Ana Maria do Nascimento Moura

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1014849367515617
  • Última atualização do currículo em 11/11/2017


Possui graduação em História - Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2009), graduação em História - Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2010) e mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2015). Atualmente é Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de História. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Ana Maria do Nascimento Moura
Nome em citações bibliográficas
MOURA, A. M. N.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Ipanguaçu.
Rodovia RN 118
Distrito Base Física
59508-000 - Ipanguacu, RN - Brasil
Telefone: (084) 33352303


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Mestrado em Antropologia Social.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Narrativas poéticas e trajetórias dos poetas em Mossoró/RN,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Rita de Cássia Maria Neves.
Grande área: Ciências Humanas
2009 - 2010
Graduação em História - Licenciatura.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2005 - 2009
Graduação em História - Bacharelado.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Combates pelo ensino de História: reflexões sobre a lei 10.639/03.
Orientador: Margarida Maria Dias de Oliveira.




Formação Complementar


2012 - 2012
Extensão universitária em XI Semana de Antropologia. (Carga horária: 28h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2009 - 2009
Concepções e Princípios da Educação Básica, da Edu. (Carga horária: 120h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Perspectivas do Ensino de História. (Carga horária: 28h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2007 - 2007
Participação Política e Controle das Políticas Púb. (Carga horária: 12h).
KILOMBO - Organização Negra do RN, KILOMBO, Brasil.
2007 - 2007
Patrimônio Histórico e Educação Patrimonial. (Carga horária: 8h).
Associação Nacional de História - Sede, ANPUH/Sede, Brasil.
2007 - 2007
Oficinas de Ensino de História. (Carga horária: 8h).
Associação Nacional de História - Seção Rio Grande do Norte, ANPUH/RN, Brasil.
2007 - 2007
A Educação Afro-Brasileira e o Ensino de História. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Da Revolução Gloriosa à Revolução Industrial. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2006 - 2006
De Herói ou Vilão a Material Didático. (Carga horária: 6h).
Associação Nacional de História - Seção Rio Grande do Norte, ANPUH/RN, Brasil.
2006 - 2006
A "Nova História Política" Francesa: um balanço. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2005 - 2005
História Visual: algumas reflexoes iniciais. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo, Carga horária: 40

Atividades

09/2010 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
História
09/2016 - 10/2016
Ensino, Especialização em Educação e Contemporaneidade, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Educação e Gênero
05/2009 - 12/2009
Extensão universitária , Campus Santa Cruz, .

Atividade de extensão realizada
Elaboração e atuação como formadora do Curso de Formação Interinstitucional dos Professores Orientadores do Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania.
06/2009 - 11/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ensino de Língua Portuguesa e Cidadania para o ProITEC


Projetos de pesquisa


2011 - 2011
Em busca do patrimônio imaterial: mapeamento cultural do Vale do Açu
Descrição: O projeto busca investigar, registrar e difundir a cultura potiguar, mais precisamente a do Vale do Açu, visando abordar a cultura popular do Rio Grande do Norte que frequentemente é reduzida a da capital. Para tanto, discutimos as noções de cultura popular, patrimônio e identidade, buscando meios de mapear as expressões locais da nossa região. É por meio do Portal da Cultura Potiguar, promovido por um conjunto de servidores e alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, que se faz presente a ideia de propagar e oferecer ânimo para a cultura desse estado tão pouco valorizado se observado por esse aspecto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
Espaços da História, espaços de identidades: ensino, patrimônio, memória
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
Ensino de história na educação básica: mídia, memória e memorização
Descrição: O ensino de história é uma área recente de pesquisa no Brasil. Contudo, desde o final da década de 70 do século XX, tem crescido substancialmente e, hoje, já conta com uma comunidade de pesquisadores que têm trilhado por vários aspectos: livros didáticos, reformas curriculares, metodologias de ensino, internalidade da sala de aula, sempre a partir da especificidade do ensino de história. Uma das linhas possíveis de trabalho que mais tem se ressentido da falta de estudos tem sido a análise da vinculação conteúdos-metodologias-níveis de ensino. A quase inexistência de estudos aprofundados nessa linha tem gerado afirmações baseadas apenas em um certo senso comum sobre a disciplina, por isso, o objetivo central dessa pesquisa é analisar os artigos sobre o ensino de História publicados na Revista Nova Escola. Esta Revista, amplamente divulgada principal, mas não exclusivamente entre os profissionais do ensino fundamental, é uma das principais responsáveis pela divulgação de propostas de atividades e idéias que confundem os conceitos de história e memória e descartam a memorização como parte do aprendizado da história. Consideramos que a especificidade de cada nível do ensino ensino fundamental (nas suas 1ª e 2ª fases), e ensino médio deve ser analisada em relação a faixa etária dos educandos, do projeto político pedagógico da instituição escolar e também no que concerne aos objetivos do ensino de história, assim, a pesquisa e divulgação dos seus resultados, poderá contribuir significativamente para a qualificação do ensino de história, inclusive nos cursos de graduação, posto que trará novos dados para a discussão sobre a formação do profissional da história...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Ana Maria do Nascimento Moura - Integrante / Margarida Maria Dias de Oliveira - Coordenador / Victor Gabriel Campêlo Assunção - Integrante / Mônica Fagundes de Sousa e Silva - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 8
2007 - 2007
Organização do acervo documental da Arquidiocese de Natal
Descrição: Projeto de estudo e organização do acervo documental da Arquidiocese de Natal..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2017
NUARTE/MO - Criação e manutenção do Núcleo de Artes do Campus Mossoró
Descrição: O projeto NUARTE/MO é a formalização, consolidação e ampliação do trabalho já realizado pelo Grupo Andaluz de Teatro, desde sua fundação, em 2013. Originalmente, o grupo foi criado para desenvolver oficinas e montagens de espetáculos teatrais. No entanto, com a chegada da professora Maria Luiza Lopes ao campus Mossoró, suas atividades se expandiram para o campo do circo, da dança e da música, experimentando, criando e apresentando intervenções artísticas que tem no hibridismo das linguagens sua característica mais marcante. No ano de 2016, além das apresentações de experimentos relacionados ao projeto "Fragmentos da Dor - investigação cênica em violência e intolerância pelo Grupo Andaluz de Teatro", o grupo ainda tem promovido ações no campus como os "Intervalos Culturais", o "Dia Internacional da Dança" e o "Festival de Artes", além de outras atividades formativas como oficinas, seminários e rodas de diálogo, todos em parceria com o Grêmio Estudantil Valdemar dos Pássaros. A criação do NUARTE/MO consolida as atividades já desenvolvidas pelo grupo, ampliando o acesso a todos os alunos do IFRN/MO, estabelecendo um espaço de formação continuada e fomento ao surgimento e manutenção de novos coletivos artísticos no âmbito do campus..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2017
Cine debate: Cultura & Arte para além dos Muros do IFRN Mossoró
Descrição: O Cinedebate é um projeto que visa fomentar uma reflexão sobre diversos temas importantes para a sociedade atual, envolvendo política, meio ambiente, ética, tecnologia e cultura, por meio da exibição de filmes, vídeos e documentários. Espera-se integrar a comunidade acadêmica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia ? Campus Mossoró, bem como estimular o acesso e a participação da comunidade de Mossoró e adjacências aos debates e temas discutidos no referido instituto. O intuito é estimular o debate e a construção de conhecimento interdisciplinar utilizando o meio cinematográfico, o que não impossibilita a exibição eventual de filmes clássicos, com tema infantil ou de grande repercussão midiática, propiciando, assim, uma formação de plateia. Com isto, visa-se também expandir ações relacionadas à várias áreas (cultura, arte, saúde etc) que são desenvolvidas dentro do Instituto Federal para as comunidades adjacentes ao Campus Mossoró, por meio dos debates e das artes, permitindo uma maior integração entre o Instituto e a comunidade. Apesar do foco ser desenvolvido no interior da Instituição, pretende-se também avaliar a possbilidade de aproveitar o grande potencial de recursos humanos do Instituto para que possamos que atender ao público de maneira mais efetiva ultrapassando os muros, inserindo-se diretamente e fisicamente nas comunidades..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - Atual
Mulheres e Jovens: Economia Solidária como alternativa para ampliação do trabalho e renda em Natal e Mossoró no Rio Grande do Norte
Descrição: O projeto oferece uma série de ações no fomento, capacitação e fortalecimento de empreendimentos econômicos solidários constituídos por mulheres e jovens de baixa renda de Natal e Mossoró do Rio Grande do Norte..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ana Maria do Nascimento Moura - Coordenador / Francisca Gomes Torres Filha - Integrante / Mauro Rogério de Almeida Vieira - Integrante.
2015 - 2015
Formação de professores e de estudantes da rede pública para a Olimpíada Nacional em História do Brasil
Descrição: O projeto tem o objetivo de contribuir para a renovação teórica e metodológica do ensino de História em escolas públicas da cidade de Mossoró/RN a partir da participação na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A ONHB está na sua 7ª edição e tem o início das provas previsto para 04 de Maio de 2015, tendo cinco fases virtuais com duração de seis dias cada, e uma final presencial na cidade de Campinas/SP. A participação por equipes e o modelo de provas da ONHB propicia o desenvolvimento de habilidades de cooperação, pesquisa e análise, importantes para a formação do estudante. O professor atua como um orientador na equipe e tem contato com documentos históricos em diversos gêneros e material acadêmico atualizado que contribuem bastante com a melhoria de suas práticas em sala de aula. A nossa proposta consiste em realizar encontros de orientação com professores e alunos de três escolas públicas da cidade durante fases virtuais da olimpíada e, em seguida, ter aulas que auxiliem tanto na fase final como para um trabalho crítico e construtivo com o material disponibilizado para fins didáticos. Esperamos assim contribuir para elevar a qualidade do ensino de História nas escolas da rede pública e estimular a participação de mais alunos na ONHB, de forma a despertar nos discentes um maior interesse pela História do Brasil e propiciar o contato com uma produção acadêmica atual e bem conceituada..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2013
Expansão do Portal da Cultura Potiguar no Vale do Açu
Descrição: Projeto que visa à expansão do Portal da Cultura Potiguar, implementado inicialmente a partir da experiência de professores do IFRN ? Campus Santa Cruz. O objetivo é utilizar as mídias digitais como veículos de integração cultural e de construção da memória e da identidade sociocultural potiguar em um sentido diverso do que foi desenvolvido a partir do advento das redes de TV aberta no início dos anos de 1980, bem como a partir de pressupostos diversos daqueles que tradicionalmente condicionaram os estudos teóricos e as políticas culturais em nosso estado..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino de História.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Memória e Patrimônio Histórico.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Cultura Popular.


Idiomas


Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
MOURA, A. M. N.. Avaliar como parte do saber docente: desafios e aprendizagens no componente curricular Memória e Patrimônio Histórico. In: Margarida Maria Dias de Oliveira. (Org.). Como se formam os professores de História: vivências e experiências na iniciação à docência. 1ed.Natal: EDUFRN, 2009, v. , p. -.

2.
MOURA, A. M. N.. História ensinada e relações étnico-raciais: reflexões sobre memória e a Lei 10.639/03. In: Margarida Maria Dias de Oliveira; Almir Félix Batista de Oliveira. (Org.). Espaços da história, espaços de identidades: ensino, memória e patrimônio. Natal: EDUFRN, 2009, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA, J. C. ; MOURA, A. M. N. . Os Festejos Juninos no Vale do Açu: uma identidade ressignificada no limiar do divino e do profano. In: Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2012, Palmas. Anais do VII CONNEPI, 2012.

2.
SILVA, W. G. R. ; MOURA, A. M. N. . Festejar o passado: a escrita da história de Natal nas comemorações do quarto centenário da cidade. In: II Colóquio Festas e Sociabilidades, 2011, Natal. Anais do II Colóquio Festas e Sociabilidades, 2008.

3.
LEMOS, Matheus M. ; SILVA, Lidiany A. ; MOURA, A. M. N. . Perspectiva do Patrimônio Imaterial na cultura do Vale do Açu. In: VI Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2011, Natal. Anais do VI Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2011.

4.
MOURA, A. M. N.. Entre o Conhecimento Histórico e os saberes não-formais: história, memória e patrimônio cultural na Revista Nova Escola (1992-2006). In: III Encontro Estadual de História, 2008, Mossoró - RN. Anais do III Encontro Estadual de História, 2008.

5.
MOURA, A. M. N.. O Movimento Negro e a Lei 10.639/03: reflexões sobre a sociedade multicultural. In: II Seminario Nacional de Estudos História e Cultura Afro-brasileiras - 120 anos de abolição: Desafios e perspectivas na construção da cidadania., 2008, Campina Grande - PB. anais do II Seminario Nacional de Estudos História e Cultura Afro-brasileiras - 120 anos de abolição: Desafios e perspectivas na construção da cidadania., 2008.

6.
OLIVEIRA, M. M. D. de ; MOURA, A. M. N. . Ensino de História na Educação Básica: análise da revista Nova Escola (1992-1999). In: VI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, 2007, Natal-RN. Anais do ... Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. Natal-RN: EDUFRN, 2007.

7.
MOURA, A. M. N.; Santos, R. M. B. . O IPHAN e o Patrimônio do Rio Grande do Norte: construção e representatividade. In: II Encontro Regional da ANPUH-RN, 2006, Caicó-RN. Anais do II Encontro Regional da ANPUH-RN, 2006. p. 20-29.

8.
MOURA, A. M. N.; Santos, R. M. B. . O IPHAN e a Educação Patrimonial no Rio Grande do Norte. In: VI Encontro Estadual de História - ANPUH/PE, 2006, Recife-PE. Anais Eletrônicos do VI Encontro Estadual de História - ANPUH/PE, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MOURA, A. M. N.; RODRIGUES, E. A. O. . As possibilidades do ensino de HIstória na Educação Profissional: reflexões sobre o IFRN - Campus Ipanguaçu. In: V Encontro Estadual de História, 2012, Caicó. Caderno de programação e resumos, 2012.

2.
MOURA, A. M. N.. A Produção da Lei 10.639/03: reflexões sobre sociedade, currículo e teoria do conhecimento. In: VIII Semana de Estudos Históricos, 2008, Caicó - RN. Caderno de Resumos da VIII Semana de Estudos Históricos, 2008. p. 30-30.

3.
MOURA, A. M. N.. Identidades e a Produção da lei 10.639/03: reflexões sobre sociedade, currículo e teoria do conhecimento. In: XVI Semana de Humanidades, 2008, Natal - RN. Anais da Semana de Humanidades, 2008.

4.
MOURA, A. M. N.. Entre o Conhecimento Histórico e os saberes não-formais: história, memória e patrimônio cultural na Revista Nova Escola (1992-2006). In: III Encontro Estadual de História, 2008, Mossoró - RN. Caderno de Resumos do III Encontro Estadual de História, 2008.

5.
MOURA, A. M. N.. O Movimento Negro e a Lei 10.639/03: reflexões sobre a sociedade multicultural. In: II Seminario Nacional de Estudos História e Cultura Afro-brasileiras - 120 anos de abolição: Desafios e perspectivas na construção da cidadania., 2008, Campina Grande - PB. anais do II Seminario Nacional de Estudos História e Cultura Afro-brasileiras - 120 anos de abolição: Desafios e perspectivas na construção da cidadania., 2008.

6.
MOURA, A. M. N.. Ensino de História na Educação Básica: mídia, memória e memorização. In: XIX Congresso de Iniciação Científica, 2008, Natal - RN. Anais do XIX CIC, 2008.

7.
OLIVEIRA, M. M. D. de ; MOURA, A. M. N. . Ensino de História na Educação Básica: análise da revista Nova Escola (1992-1999). In: VI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, 2007, Natal-RN. Caderno de Resumos do VI ENPEH. Natal-RN: EDUFRN, 2007. p. 24-25.

8.
MOURA, A. M. N.. Ensino de História na Educação Básica: análise da revista Nova Escola (1992-1999). In: XV Semana de Humanidades, 2007, Natal - RN. Anais da Semana de Humanidades, 2007.

9.
MOURA, A. M. N.. O IPHAN e a Educação Patrimonial no Rio Grande do Norte: instituição e conservação do patrimônio potiguar como alternativa do ensino de História. In: XXIV Simpósio Nacional de História, 2007, São Leopoldo - RS. Anais - XXIV Simpósio Nacional de História. São Leopoldo - RS: Ed. Unisinos, 2007.

10.
MOURA, A. M. N.; Santos, R. M. B. . O IPHAN e o Patrimônio do Rio Grande do Norte: construção e representatividade. In: II Encontro Regional da ANPUH-RN, 2006, Caicó-RN. Anais do II Encontro Regional da ANPUH-RN, 2006. p. 11-11.

11.
OLIVEIRA, M. M. D. de ; MOURA, A. M. N. . Ensino de História na Educação Básica: mídia, memória e memorização. In: II Encontro Regional da ANPUH-RN, 2006, Caicó-RN. Anais do II Encontro Regional da ANPUH-RN, 2006. p. 36-37.

12.
MOURA, A. M. N.; Santos, R. M. B. . O IPHAN e a Educação Patrimonial no Rio Grande do Norte. In: VI Encontro Estadual de História - ANPUH/PE, 2006, Recife-PE. Caderno de Resumos do VI Encontro Estadual de História - ANPUH/PE, 2006. p. 66-66.

13.
OLIVEIRA, M. M. D. de ; MOURA, A. M. N. . O Ensino de História na Educação Básica: mídia, memória e memorização. In: VI Encontro Estadual de História - ANPUH/PE, 2006, Recife-PE. Caderno de Resumos do VI Encontro Estadual de História - ANPUH/PE, 2006. p. 70-70.

Apresentações de Trabalho
1.
MOURA, A. M. N.. Entre o Conhecimento Histórico e os saberes não-formais: história, memória e patrimônio cultural na Revista Nova Escola (1992-2006). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MOURA, A. M. N.. O Movimento Negro e a Lei 10.639/03: reflexões sobre a sociedade multicultural. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MOURA, A. M. N.. Ensino de História na Educação Básica: mídia, memória e memorização. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MOURA, A. M. N.. Identidades e a Produção da lei 10.639/03: reflexões sobre sociedade, currículo e teoria do conhecimento. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MOURA, A. M. N.; SILVA, W. G. R. . Festejar o Passado: a escrita da história de Natal nas comemorações do quarto centenário da cidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MOURA, A. M. N.. A Produção da Lei 10.639/03: reflexões sobre sociedade, currículo e teoria do conhecimento. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
OLIVEIRA, M. M. D. de ; MOURA, A. M. N. . Ensino de História na Educação Básica: análise da revista Nova Escola (1992-1999). 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MOURA, A. M. N.; Santos, R. M. B. . O IPHAN e a Educação Patrimonial no RN: instituição e conservação do patrimônio potiguar como alternativa do ensino de história. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
OLIVEIRA, M. M. D. de ; MOURA, A. M. N. . Ensino de História na Educação Básica: análise da revista Nova Escola (1992-1999). 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MOURA, A. M. N.. O IPHAN e a Educação Patrimonial no RN: instituição e conservação do patrimônio potiguar como alternativa do ensino de História. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
MOURA, A. M. N.. O IPHAN e a Educação Patrimonial no Rio Grande do Norte: instituição e conservação do patrimônio potiguar como alternativa do ensino de História. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MOURA, A. M. N.; Santos, R. M. B. . O IPHAN e o Patrimônio do Rio Grande do Norte: construção e representatividade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
OLIVEIRA, M. M. D. de ; MOURA, A. M. N. . Ensno de História na Educação Básica: mídia, memória e memorização. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MOURA, A. M. N.; Santos, R. M. B. . O IPHAN e o Patrimônio do Rio Grande do Norte: construção e representatividade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
MOURA, A. M. N.; ASSUNÇÃO, V. G. C. ; SILVA, M. F. de S. e . Ensino de História na Educação Básica: mídia, memória e memorização. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
MOURA, A. M. N.; Santos, R. M. B. . O IPHAN e a Educação Patrimonial no Rio Grande do Norte. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
OLIVEIRA, M. M. D. de ; MOURA, A. M. N. ; SILVA, W. G. R. ; GOMES NETO, J. M. ; FONSECA, Gicelma Duarte . Confecção do Diagnóstico do Acervo Documental do Serviço de Assistência Rural (SAR). 2006.

2.
OLIVEIRA, M. M. D. de ; MOURA, A. M. N. ; SILVA, W. G. R. ; GOMES NETO, J. M. ; FONSECA, Gicelma Duarte . Confecção do Diagnóstico do Acervo Documental da Arquidiocese de Natal. 2006.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
OLIVEIRA, E.; SOUZA, F. das C. S.; MOURA, A. M. N.. Participação em banca de Maria Ângela Gomes de Morais. A organização do arquivo escolar: uma análise das fontes documentais no Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana em Mossoró. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Contemporaneidade) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

2.
COSTA, B. B. A.; MOURA, A. M. N.; VIEIRA, M. R. de A.. Participação em banca de Fábio Augusto Xavier. Um "elogio" a Jerônimo Ribeiro Rosado". 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Contemporaneidade) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

3.
MOURA, A. M. N.; TORRES FILHA, F. G.; SOUZA, F. das C. S.. Participação em banca de Maria Camila Fernandes de Macedo Silva. Narrativas da vida escolar de mulheres idosas do bairro Dom Eliseu (Assú/RN). 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Contemporaneidade) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

4.
SOUZA, F. das C. S.; MOURA, A. M. N.; COSTA JUNIOR, J. G. B. da.. Participação em banca de Lázaro Alves do Vale. A implantação da UNED/ETFRN em Mossoró: o que narram os primeiros servidores?. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Contemporaneidade) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

5.
SOUZA, F. das C. S.; MOURA, A. M. N.. Participação em banca de Maria Edilânzia Alves Damascena. Projeto político-pedagógico como instrumento norteador do trabalho pedagógico escolar: um estudo de caso na Escola Municipal Professora Maria Odila, em Angicos/RN. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Contemporaneidade) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

6.
COSTA, B. B. A.; SOUZA, F. das C. S.; MOURA, A. M. N.. Participação em banca de Severino Carlos de Azevedo Souza. As práticas docentes da Escola Estadual "Barão do Rio Branco" no contexto da ditadura civil-militar. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Contemporaneidade) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

7.
TORRES FILHA, F. G.; MOURA, A. M. N.; SOUSA, E. R. de.. Participação em banca de Raimundo Francisco Rodrigues Serafim Sobrinho. Elas no pódio: dificuldades e as conquistas nas práticas corporais e esportivas. 2016.

8.
TORRES FILHA, F. G.; MOURA, A. M. N.. Participação em banca de Williany Tavares dos Santos. Educação e relação de gênero: concepção, reflexão e interpretação. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Contemporaneidade) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NUNES, A. O.; MOURA, A. M. N.; DANTAS, A. S.. Participação em banca de Maria Alcione do Nascimento de Oliveira.Enfoque CTS na educação matemática: propostas e materiais didáticos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
GALDINO, Jean Carlos da Silva; ANTUNES, Cleverton Hentz; MOURA, A. M. N.. Análise e Julgamento dos Projetos de Extensão - Edital interno 01/2010. 2010. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ciclo de Palestras da 8ª Olimpíada Nacional em História do Brasil. 2016. (Outra).

2.
VI Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação Tecnológica. Perspectiva do Patrimônio Imaterial na cultura do Vale do Açu. 2011. (Congresso).

3.
XXV Simpósio Nacional de História.História ensinada e relações étnico-raciais: reflexões sobre a memória e a Lei 10.639/03. 2009. (Simpósio).

4.
II Colóquio Festas e Sociabilidades.Festejar o Passado: a escrita da história de Natal nas comemorações do quarto centenário da cidade. 2008. (Outra).

5.
III Encontro Estadual de História.Entre o Conhecimento Histórico e os saberes não-formais: história, memória e patrimônio cultural na Revista Nova Escola (1992-2006). 2008. (Encontro).

6.
II Seminário Nacional de Estudos de História e Cultura Afro-Brasileiras. 2008. (Seminário).

7.
II Seminário Nacional de Estudos de História e Cultura Afro-Brasileiras.O Movimento Negro e a Lei 10.639/03: reflexões sobre a sociedade multicultural. 2008. (Seminário).

8.
VIII Semana de História.A Produção da Lei 10.639/03: reflexões sobre sociedade, currículo e teoria do conhecimento. 2008. (Seminário).

9.
XVI Semana de Humanidades.Identidades e a Produção da lei 10.639/03: reflexões sobre sociedade, currículo e teoria do conhecimento. 2008. (Outra).

10.
Grupo de Trabalho: Para que(m) eu ensino? para que(m) eu aprendo? Licenciaturas, bacharelados, e as reflexões sobre docência e aprendizagem. 2007. (Outra).

11.
III Encontro Estadual de História. 2007. (Encontro).

12.
Projeto: quilombolas do RN - Participação e controle social das políticas públicas. 2007. (Outra).

13.
VI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. 2007. (Encontro).

14.
VI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História.Ensino de História na Educação Básica: análise da revista Nova Escola (1992-1999). 2007. (Encontro).

15.
VIII Semana de História da UFS.O IPHAN e a Educação Patrimonial no Rio Grande do Norte: instituição e conservação do patrimônio potiguar como alternativa do ensino de História. 2007. (Encontro).

16.
XV Semana de Humanidades.Ensino de História na Educação Básica: análise da revista Nova Escola (1992-1999). 2007. (Outra).

17.
XV Semana de Humanidades.O IPHAN e a Educação Patrimonial no RN: instituição e conservação do patrimônio potiguar como alternativa do ensino de história. 2007. (Outra).

18.
XXIV Simpósio Nacional de História. 2007. (Simpósio).

19.
XXIV Simpósio Nacional de História.O IPHAN e a Educação Patrimonial no RN: instituição e conservação do patrimônio potiguar como alternativa do ensino de história. 2007. (Simpósio).

20.
Encontro Nordestino do Ministério Público: em defesa do patrimônio histórico e cultural. 2006. (Encontro).

21.
Ensino de História e sala de aula: possibilidades investigativas. 2006. (Outra).

22.
Espaço e Memória: possibilidades investigativas. 2006. (Outra).

23.
II Encontro Regional da ANPUH/RN.Ensino de História na Educação Básica: mídia, memória e memorização. 2006. (Encontro).

24.
II Encontro Regional da ANPUH-RN.O IPHAN e o Patrimônio do Rio Grande do Norte: construção e representatividade. 2006. (Encontro).

25.
VI Encontro Estadual de História - ANPUH/PE. 2006. (Encontro).

26.
VI Encontro Estadual de História - ANPUH/PE.O IPHAN e a Educação Patrimonial no Rio Grande do Norte. 2006. (Encontro).

27.
XIV Semana de Humanidades.O IPHAN e o Patrimônio do Rio Grande do Norte: Construção e representatividade. 2006. (Outra).

28.
XIV Semana de Humanidades.Ensino de História na Educação Básica: mídia, memória e memorização. 2006. (Outra).

29.
O Discurso Interpretativo Sobre a Primeira Guerra Mundial. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, M. M. D. de ; MOURA, A. M. N. . VI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Dária Ferreira da Costa. Escola Estadual Gilberto Rola: sua história e contribuições à comunidade MAISA. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Contemporaneidade) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Ana Maria do Nascimento Moura.

2.
Maria Camila Fernandes de Macedo Silva. Narrativas da vida escolar de mulheres idosas do bairro Dom Eliseu (Assu/RN). 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Contemporaneidade) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Ana Maria do Nascimento Moura.

Iniciação científica
1.
Matheus Moura de Lemos. Em busca do patrimônio imaterial: mapeamento cultural do Vale do Açu. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico Integrado em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Ana Maria do Nascimento Moura.

2.
Lidiany Alves da Silva. Em busca do patrimônio imaterial: mapeamento cultural do Vale do Açu. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico Integrado em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Ana Maria do Nascimento Moura.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 18:35:30