Marluce Aparecida Fonseca

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4867865255140834
  • Última atualização do currículo em 28/09/2018


Possui graduação em Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO- BH) e mestrado em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professora da Faculdade FACEMG no curso de Educação Física e proprietária do Studio de Treinamento Funcional Feedback- BH/MG. Tem experiência em Anatomia Humana, Aprendizagem Motora, Bioestatística, Biomecânica, Cinesiologia, Crescimento e Desenvolvimento Humano, Metologia da Ciência e Recreação. Atua com a linha de pesquisa Aprendizagem Motora, principalmente com as variáveis que interferem na aquisição de habilidades motoras. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marluce Aparecida Fonseca
Nome em citações bibliográficas
FONSECA, M. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais.
Rua São Miguel
Itapoã
31710350 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 87564596
URL da Homepage: marluce_ed.fisica@yahoo.com.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado em Ciências do Esporte.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Influência da quantidade de prática sobre os efeitos da frequência de CR na aprendizagem do arremesso de dardo de salão,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Rodolfo Novellino Benda.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2004 - 2008
Graduação em Educação Física.
Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.




Formação Complementar


2011
Teoria e metodologia do treinamento técnico tático. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2010 - 2010
Análise do Processo Ensino Aprend. de Habil. Espor. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2009 - 2009
Curso de Aprendizagem de Habilidades Esportivas. (Carga horária: 17h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2009 - 2009
Psicologia do Esporte. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2009 - 2009
Métodos em Biomecânica. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2008 - 2008
Aprendizagem Motora. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2008 - 2008
Seminário em Termorregulação e Exercício. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2007 - 2007
Aperfeiçoamento em Corridas de Longa Duração. (Carga horária: 10h).
Federação Mineira de Atletismo, FMA, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Ensino de Minas Gerais, FACEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Adjunto, Enquadramento Funcional: Professora do curso de Educação Física, Carga horária: 12


Faculdade Univértix, UNIVÉRTICE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora do curso de Engenharia Civil, Carga horária: 16
Outras informações
Professora da disciplina Estatística Aplicada do curso de Engenharia Civil da Faculdade Vértice/Univértix.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora dos curso de Enfermagem e Farmácia, Carga horária: 16
Outras informações
Professora da disciplina Bioestatística Aplicada dos cursos de Enfermagem e Farmácia da Faculdade Vértice/Univértix.

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Física, Carga horária: 16
Outras informações
Professora do curso de Licenciatura em Educação Física na Faculdade Vértice/ Univértix nas disciplinas Cinesiologia, Bioestatística, Crescimento e Desenvolvimento Humano I e Metodologia da Ciência.


Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Tutora presencial de Educação Física, Carga horária: 8


Studio de Treinamento Funcional Feedback, FEED, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Proprietária e professora, Enquadramento Funcional: Professora de Treinamento Funcional, Carga horária: 24


Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, APM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Física, Carga horária: 8


Stúdio Ativittà, ATIVITTÀ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora de Treinamento Funcional, Carga horária: 8


Colégio Abgar Renault, CAR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professor de Educação Física, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 8


Escola Cristã IBF, IBF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 9


E.E. Zilda Arns, E.E.Z.A, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Física, Carga horária: 8


Instituto Educacional Jaraguá, IEJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Física, Carga horária: 2


Escola Estadual Prof. José Mesquita de Carvalho, E.E PJMC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ed. Física, Carga horária: 5


Escola Estadual Técnico Industrial Professor Fontes, EETIPF, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Física, Carga horária: 2


Instituto Educacional Céu Azul, -, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professora de Ed. Física, Carga horária: 10


Escola Estadual Jesus de Praga, EEMJP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Física, Carga horária: 8



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FONSECA, M. A.; SILVA, R. A. F. ; SILVA, A. O. . Efeitos de diferentes Frequências Relativas de Conhecimento de Resultados (CR) na aprendizagem do saque do Voleibol em crianças de 7 a 10 anos de idade.. In: Fórum Acadêmico da Faculdade Vértice (FAVE), 2015, Matipó. Efeitos de diferentes Frequências Relativas de Conhecimento de Resultados (CR) na aprendizagem do saque do Voleibol em crianças de 7 a 10 anos de idade., 2015.

2.
FONSECA, M. A.; HIGIDIO, S. ; MENDES, J. . Efeitos de diferentes Frequências Relativas de Conhecimento de Resultados (CR) na aprendizagem do saque do Voleibol em crianças de 11 A 15 anos de idade.. In: Fórum Acadêmico da Faculdade vértice (XVIII FAVE), 2015, Matipó- MG. Efeitos de diferentes Frequências Relativas de Conhecimento de Resultados (CR) na aprendizagem do saque do Voleibol em crianças de 11 a 15 anos de idade., 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COUTO, C. R. ; CAMPOS, C. E. ; BENDA, R. N. ; FONSECA, M. A. . Influência de diferentes níveis de estabilização do desempenho na adaptação de uma tarefa de lançamento de dardo de salão.. In: VI Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2012, São Paulo. Brazilian Journal of Motor Behavior. Rio Claro, SP: Mundo Color, 2012. v. 7. p. 19-19.

2.
FONSECA, M. A.; VIEIRA, M. M. ; UGRINOWISTCH, H. ; BENDA, R. N. . Os efeitos do conhecimento de resultados sumário na aquisição de habilidades motoras.. In: VI Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2012, São Paulo. Brazilian Journal of Motor Behavior., 2012. v. 7. p. 22-22.

3.
GALLO, L. G. ; FONSECA, M. A. ; VIEIRA, M. M. ; UGRINOWITSCH, H. ; BENDA, R. N. . Efeitos da frequência relativa de CR na aquisição de uma habilidade motora em pessoas com síndrome de down.. In: VI Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2012, São Paulo. Brazilian Journal of Motor Behavior., 2012. v. 7.

4.
CARVALHO, M. F. ; FONSECA, M. A. ; VIEIRA, M. M. ; UGRINOWISTCH, H. ; BENDA, R. N. . Efeitos do conhecimento de resultados (CR) autocontrolado na aquisição de uma habilidade motora de posicionamento manual.. In: VI Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2012, São Paulo. Brazilian Journal of Motor Behavior., 2012. v. 2012. p. 16-16.

5.
UGRINOWITSCH,H. ; CAMPOS ; COUTO ; FONSECA, M. A. . Efeito de diferentes Frequências de Conhecimento de Resultado na Adaptação a perturbações perceptivas imprevisíveis. In: 2° ENPACOM, 2011, Bauru/ SP. Efeito de diferentes Frequências de Conhecimento de Resultado na Adaptação a perturbações perceptivas imprevisíveis, 2011.

Artigos aceitos para publicação
1.
VIEIRA, M. M. ; UGRINOWITSCH,H. ; BENDA, R. N. ; FONSECA, M. A. . Os efeitos do conhecimento de resultados sumário na aquisição de habilidades motoras.. Brazilian Journal of Motor Behavior, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
CAMPOS, C. E. ; COUTO, C. R. ; FONSECA, M. A. ; UGRINOWITSCH, H. ; BENDA, R. N. . Influência de diferentes níveis de estabilização do desempenho na adaptação de uma tarefa de lançamento de dardo.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
GOMES, T.V.B ; BENDA, R.N. ; MARINHO, N.F.S. ; FONSECA, M. A. ; UGRINOWITSCH,H. . Correlação entre diferentes medidas de aprendizagem na tarefa de lançamento de dardo ao alvo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
FONSECA, M. A.; CARVALHO,L.P ; UGRINOWITSCH,H. . Efeito de diferentes freqüências de conhecimento de resultados na aprendizagem do saque do voleibol com crianças. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FONSECA, M. A.; Florindo, F.. Participação em banca de Divino Daniel Sampaio Neto e Guilherme Galdino Domingues.Níveis de obesidade infantil em Centros de Educação Infantil Municipal (CEIM) de uma cidade da Zona da Mata Mineira.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Vértice.

2.
FONSECA, M. A.. Participação em banca de Cassia Tensol da Siva e kaique Júnior de Oliveira.A relevância do profissional de Educação Física para o desenvolvimento na infância nas turmas de educação infantil de duas cidades da Zona da Mata Mineira.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Vértice.

3.
FONSECA, M. A.; Florindo, F.; Lopes, M.. Participação em banca de Eni Barbosa de Paiva e Suellen Viana Costa.Nível de atividade física dos alunos do ensino médio da rede estadual de uma cidade da Zona da Mata Mineira. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Univértix.

4.
FONSECA, M. A.; Florindo, F.; Lopes, M.. Participação em banca de Elias Barbosa Rodrigues.Políticas públicas para o esporte: o projeto segundo tempo do ministério dos esportes e seu desenvolvimento no estado de minas gerais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Univértix.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
EMAFES. 2016. (Encontro).

2.
EMAFES. 2015. (Encontro).

3.
Fórum Acadêmico da Faculdade Vértice (XVIII FAVE).Efeitos de diferentes frequências relativas de conhecimento de resultados (CR) na aprendizagem do saque do Voleibol em Adolescentes de 11 a 15 anos de idade.. 2015. (Seminário).

4.
Fórum Acadêmico da Faculdade Vértice (XVIII FAVE).Efeitos de diferentes Frequências Relativas de Conhecimento de Resultados (CR) na aprendizagem do saque do Voleibol em crianças de 7 a 10 anos de idade.. 2015. (Seminário).

5.
VI Congresso Brasileiro de Comportamento Motor.. 2012. (Congresso).

6.
V Congresso Brasileiro de comportamento Motor. 2010. (Congresso).

7.
V Congresso Brasileiro de Comportamento Motor. 2010. (Congresso).

8.
V Congresso Brasileiro de Comportamento Motor. 2010. (Congresso).

9.
IV Congresso Brasileiro de Comportamento Motor. 2008. (Congresso).

10.
IV Congresso Brasileiro de Comportamento Motor/ Mini-Curso: "Affordances e Desenvolvimento Motor". 2008. (Congresso).

11.
IV Congresso Brasileiro de Comportamento Motor/ Mini-Curso "Attention and Motor Skill Learning: an Overview". 2008. (Congresso).

12.
IV Seminário Mineiro de Comportamento Motor. 2008. (Seminário).

13.
Encontro Nacional de Atividade Física. 2007. (Encontro).

14.
Encontro Nacional de Atividade Física. 2007. (Encontro).

15.
Encontro Nacional de Atividade Física. 2007. (Encontro).

16.
Participação do III Seminário de Comportamento Motor. 2007. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Brendon Junior Aparecido Firmino e Lorraine Stéfani Cezário. Fatores associados à obesidade de estudantes escolares e sua relação com a prática de Atividade Física. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Vértice. (Orientador).

2.
Apoliana Silva Ferreira. O papel do profissional de Educação Física na prevenção e controle da obesidade.. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Vértice. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ruth Alves Fagundes Silva e Aline Oliveira da Silva. Efeitos de diferentes Frequências Relativas de Conhecimento de Resultados (CR) na aprendizagem do saque do Voleibol em crianças de 7 a 10 anos de idade.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Vértice. Orientador: Marluce Aparecida Fonseca.

2.
Josélia Mendes e Simone Higidio. Efeitos de diferentes frequências relativas de conhecimento de resultados (CR) na aprendizagem do saque do Voleibol em Adolescentes de 11 a 15 anos de idade.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Vértice. Orientador: Marluce Aparecida Fonseca.

3.
Girlene de Souza Dutra e Silvana da Silva Rosa. Nível de prontidão para a atividade física em praticantes de caminhada da cidade de Matipó-MG.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Univértix. Orientador: Marluce Aparecida Fonseca.



Outras informações relevantes


-Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) no curso de Educação Física no Instituto Belo Horizonte de Ensino Superior (IBHES), curso em fase de autorização.
 
- Professora e proprietária do Studio de Treinamento Funcional Feedback.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 24:52:10