Stephanie Dahn Batista

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5334187645210854
  • Última atualização do currículo em 05/09/2018


possui graduação em História da Arte, Ciências Cult., Ciências Pol. - Westfälische Wilhelms-Universität, Münster (2000) e mestrado em História da Arte, Ciências Cult., Ciências Pol. - Westfälische Wilhelms-Universität, Münster (2000). Doutorado em História - Universidade Federal do Paraná (2011). Atualmente é professora da Universidade Federal do Paraná no Departamento de Artes e Vice-Diretora do Setor de Artes, Comunicação e Design (2018-2022). Tem experiência na área de Artes visuais atuando principalmente nos seguintes temas: história da arte, crítica de arte, artes visuais, corpo e gênero. Participa nos Grupos de Pesquisa do Cnpq "Artes Visuais: Teoria, educação e poética", "Núcleo de Estudos de Gênero" e "NAVIS ? Núcleo de Artes Visuais". Realizou curadorias no Museu de Arte Contemporânea do Paraná, atuou como coordenadora curatorial da Bienal Internacional de Curitiba (2013) e como curadora do Circuito Universitário da Bienal Internacional de Curitiba (2013-2017). Produziu diversos textos críticos sobre artistas em Curitiba. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Stephanie Dahn Batista
Nome em citações bibliográficas
BATISTA, S. D.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Paraná, Departamento de Artes.
Rua Coronel Dulcídio, 638
Batel
80420-170 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (041) 32226856
URL da Homepage: www.artes.ufpr.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em História.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: O corpo falante: As inscrições discursivas do corpo na pintura acadêmica brasileira do século XIX, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Ana Paula Vosne Martins.
Palavras-chave: representação do corpo; pintura brasileira; gênero; século XIX.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: História da Arte.
1994 - 2000
Mestrado em História da Arte, Ciências Cult., Ciências Pol..
Westfälische Wilhelms-Universität, Münster, WWU, Alemanha.
Título: Anita Malfatti. Die Bildnisse von 1910 bis 1925 (Anita Malfatti. Os retratos de 1910 a 1925),Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: PhD. Jürg Meyer zur Capellen.
Palavras-chave: história da arte; modernismo brasileiro; Anita Malfatti; análise da produção artística; transcrição manuscritos memória de Anita; história-séc.XX.
Grande área: Ciências Humanas
1994 - 2000
Graduação em História da Arte, Ciências Cult., Ciências Pol..
Westfälische Wilhelms-Universität, Münster, WWU, Alemanha.
Título: Anita Malfatti. Die Bildnisse von 1910 bis 1925. (Anita Malfatti. Os retratos de 1910 a 1925).
Orientador: PhD. Jürg Meyer zur Capellen.




Formação Complementar


2002 - 2002
Projektmanagement mit MS Project. (Carga horária: 16h).
Seminarzentrum Göttingen Association International Management, SGAIM, Alemanha.
2000 - 2000
Extensão universitária em O poder das mulheres no mundo.... (Carga horária: 30h).
Studienbegleitprogramm für ausländische Studierende Nidersachsen, STUBE, Alemanha.
1997 - 1997
Extensão universitária em Brasil, com prof. Dr Sevilla (Universität Trier). (Carga horária: 40h).
Friedrich-Naumann-Stiftung, FNS, Alemanha.
1994 - 1994
Extensão universitária em Solidariedade com o Brasil. (Carga horária: 20h).
Missionszentrale der Franziskaner, MF, Alemanha.
1994 - 1994
Extensão universitária em Artes Plásticas. (Carga horária: 200h).
Kreisvolkshochschule Schaumburg, KS, Alemanha.
1994 - 1994
Extensão universitária em Conflito entre norte e sul. (Carga horária: 40h).
Friedirch-Ebert-Stiftung, FES, Alemanha.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas: Hisoria da Arte I; Lingangem das Artes Visuais; Fundamentos da Linguagem Visual; Tópicos especificos de história e crítica de arte.

Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas: Linguagens das Artes visuais, HA 561; Metodologia de Pesquisa em Artes HA 158; Fundamentos da Linguagem Visual III HA 513, Tecnicas e materiais expressivos HA 450.

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 20

Atividades

10/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho do Museu de Arte da Universidade Federal do Paraná, .

Cargo ou função
Conselheira.
02/2012 - Atual
Ensino, Artes visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte
Tópicos específicos de História e crítica de arte
Fundamentos da Linguagem visual
Linguagens das Artes visuais
08/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, .

04/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Artes, .

10/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Federal do Paraná, Departamento de Artes, .

Linhas de pesquisa
Arte, Corpo, Gênero
08/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Federal do Paraná, UFPR, .

09/2011 - 12/2011
Ensino, Artes visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos específicos de História e crítica de Arte
02/2007 - 08/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Federal do Paraná, Departamento de História, .

02/2007 - 02/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Federal do Paraná, UFPR, .

Linhas de pesquisa
Gênero e Linguagens
02/2009 - 02/2010
Extensão universitária , Pro-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do Projeto de Extensão.
02/2009 - 02/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho do Museu de Arte da Universidade Federal do Paraná, .

Cargo ou função
Membro do Conselho.
02/2008 - 12/2009
Ensino, Artes visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Linguagem Visual III
Linguagem das Artes visuais
Metodologia de Pesquisa em Artes visuais
Topicos específico de História e Crítica de Arte
11/2004 - 05/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Federal do Paraná, Departamento de Artes, .

04/2005 - 04/2006
Ensino, Educação Artística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Pesquisa em Artes, Fundamentos das Linguagens Visuais II (Teoria da Cor) Linguagens das artes plásticas
04/2004 - 12/2005
Ensino, Design Industrial e Gráfico, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte I, História da Arte II
04/2004 - 04/2005
Ensino, Educação Artística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Pesquisa em Artes, Historia de Arte Btasileira, Histtória Universal

Saur Verlag, SV, Alemanha.
Vínculo institucional

2002 - 2010
Vínculo: freelance, Enquadramento Funcional: Autora
Outras informações
Autora responsável pela coletânea biográfica que já conta com acervo publicado de aproximadamente 170 verbetes de artistas brasileiros (p.ex. Siron Franco, Bené Fonteneles, Waldemar Curt Freyesleben, Antonio Augusto Frantz, Paulo Gaiad, Raphael Galvez, Paulo Garcez, Esther Grinspum, Yara Guasque, Alberto de Veiga Guignard), na produção enciclopédica do Allgemeines Künstlerlexikon (Artists of the World throughout all Ages). 65 vol. Editora De Gruyter Publisher, München/Leipzig (RFA), ISBN 978-3-598-22740-0

Atividades

06/2002 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento .


Universidade Federal do Paraná Campus litoral, UFPR LITORAL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Escola de Música e Belas Artes do Paraná, EMBAP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Docência nos Cursos Superior de Pintura, Gravura, Escultura e Licenciatura de Desenho

Atividades

05/2005 - 12/2006
Ensino, Superior de Pintura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte - Idade Média a Séc. XIX
História da Arte - Séc. XIX a Contemp.
05/2005 - 12/2006
Ensino, Superior de Gravura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte - Séc. XIX a Contemp.
05/2005 - 12/2006
Ensino, Licenciatura de Desenho, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte - Idade Média a Séc. XIX
História da Arte - Séc. XIX a Contemp.
05/2004 - 12/2006
Ensino, Superior de Escultura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte - Idade Média a Séc. XIX
História da Arte - Séc. XIX a Contemp.


Linhas de pesquisa


1.
Biografia de Artistas Brasileiros

Objetivo: Objetivos> Autora responsavél pela coletânea biográfica que conta aproximadamente 170 verbetes de artistas brasileiros (p.ex. Siron Franco, Bené Fonteneles, Waldemar Curt Freyesleben, Antonio Augusto Frantz, Paulo Gaiad, Raphael Galvez, Paulo Garcez, Esther Grinspum, Yara Guasque, Alberto Veiga Guignard) já publicados na produção enciclopédica do Allgemeines Künstlerlexikon (Artist of the World throughout all ages), Editora De Gruyter Publisher, München/ Leipzig (RFA). ISBN 978-3-598-32740-0.
2.
Arte, Corpo, Gênero

Objetivo: Trazer para a abordagem das artes visuais, a partir da perspectiva histórica e das especificidades de sua linguagem, a categoria analítica de gênero e a reflexão sobre as transformações nos modos de representação do corpo. Grupo de Pesquisa: Núcleo de estudos de Gênero.
Palavras-chave: artes visuais; corpo; história da arte; representação; gênero.
3.
Intersubjetividade e Pluralidade: reflexões e sentimentos na História

Objetivo: O grupo de pesquisa está integrado ao curso de Pós graduação em História da Universidade Federal do Paraná, e forma alunos de mestrado e doutorado, além de estimular pesquisas afins entre os alunos de graduação, através de bolsas institucionais como o PET, PIBIC e outras..
4.
Gênero e Linguagens

Objetivo: São objetivos desta linha de pesquisa o estudo da construção de gênero enquanto linguagem; a investigação sobre a maneira como as diversas linguagens (da literatura, da mídia, das artes visuais) produzem, e naturalizam e/ou resignificam concepções do masculino e do feminino e os efeitos dessas construções sobre a criação artística e/ou performance social dos sujeitos femininos e masculinos. Grupo de Pesquisa: Nucleo de Estudo de Gênero..
5.
Desfocado - artes visuais e design sob a perspectiva de gênero

Objetivo: O projeto "desfocado - artes e design sob a perspectiva de gênero" foi concebido como um projeto interdisciplinar e interdepartamental entre o curso de Artes Visuais e Design, em que os estudantes dos referidos cursos trabalharão sob a perspectiva teórica de gênero questões da cultura visual. Ele possibilitará um estudo aprofundado em relação ao posicionamento do Design e das Artes visuais para com o gênero, visando a questionar o que muitas vezes parece ser óbvio em nossa cultura visual: a diferenciação de produtos em masculino e feminino, cujas características são ditas "advindas" de cada um desses gêneros. O gênero então se manifesta como uma rede sutil, um código implícito, uma estrutura desfocada que coordena nosso comportamento e estabelece a auto-definição. Os alunos trabalhamo em etapas, um estudo teórico, pesquisa de campo com entrevistas com artistas e disgners da cidade de Curitiba e posteriormente execução de um trabalho de arte e design que será exposto no MUSA como resultado da pesquisa..
6.
Artes Visuais: Teoria, educação e poética
7.
NAVIS - Núcleo de Artes Visuais
8.
Núcleo de Estudos de Gênero


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
O corpo no palco de gênero: representações corpóreas de feminilidades e masculinidades na arte brasileira no século XX e XXI
Descrição: Este projeto de pesquisa procura investigar as imagens artísticas do corpo no século XX e XXI nos acervos dos Museus públicos de Curitiba. Na intersecção da perspectiva teórica de gênero e a história da arte o projeto analisará as inscrições discursivas nos desenhos, nas pinturas, gravuras e fotografias de artistas brasileiros sobre aquilo que se entende como masculino e feminino. Procura-se identificar continuidades e interrupções nos discursos visuais dentro e fora da produção canônica sobre o corpo como objeto histórico e plural a a partir de levantamentos de nus nos acervos públicos de Curitiba..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Stephanie Dahn Batista - Coordenador / Iuska Volski Mota - Integrante / Erica Storer de Araujo - Integrante / Isadora Mattiolli - Integrante / Ana Paula Clemente - Integrante / Carolina Tokars Wernick - Integrante / Naiara Akel de Pauli - Integrante / Aline Luize Biernastki - Integrante / Renan Archer - Integrante / Monica Schreiber - Integrante.
2007 - 2011
A representação do corpo na pintura acadêmica na segunda metade do século XIX
Descrição: O tema da presente tese é a representação do corpo na pintura acadêmica na segunda metade do século XIX no Brasil. A produção imagética da figura humana é o ponto de partida e alicerce conceitual de toda a arte, pois é o próprio ser humano em representação que conduz a comovente narrativa ‒ a história. Visualizando uma matriz cultural do século XIX, os corpos produzidos na arte e na literatura brasileira adquiriram um sentido na representação artística que pertence ao domínio da criação e é parte integrante das práticas culturais da sociedade do Império brasileiro, particularmente das impressões de sua elite intelectual. Analisamos os discursos inscritos na representação dos corpos genereficados [gendered] e marcados pela raça no momento da construção nacional na segunda metade do século XIX. A partir das fontes imagéticas ‒ os desenhos produzidos para fins de estudo na Academia Imperial de Belas Artes por alunos e professores entre 1860 e 1890 e as pinturas de nus dos artistas Vitor Meirelles, Pedro Américo, Rodolfo Amoedo e Almeida Junior ‒ encontramos diferentes corpos brasileiros entrelaçados com a rede biopolítica dos discursos científicos do oitocentos. Esses corpos como objeto artístico são produzidos e contornados pelas ciências da anatomia, da fisiologia e pelas proporções geométricas seguindo as doutrinas clássicas da teoria de arte e o sistema da arte acadêmica. Para analisá-los as fontes imagéticas são confrontadas com os Estatutos (1820, 1831, 1855) e currículos da Academia Imperial, os discursos de professores e relatos da prática de ensino do modelo vivo. Além das representações artísticas, são os corpos narrados pela literatura oitocentista, pelas poesias e pelos romances indianistas e realistas que enunciam os corpos múltiplos e declaram o status dos corpos autóctones brasileiros, colaborando, juntos, para constituir o imaginário cultural da nação. Partindo do conceito de representação conforme enunciado por Roger Chartier, a tese.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2006
Desfocado - artes visuais e design sob a perspectiva de gênero
Descrição: O projeto "desfocado - artes e design sob a perspectiva de gênero" foi concebido como um projeto interdisciplinar e interdepartamental entre o curso de Artes Visuais e Design, em que os estudantes dos referidos cursos trabalharão sob a perspectiva teórica de gênero questões da cultura visual. Ele possibilitará um estudo aprofundado em relação ao posicionamento do Design e das Artes visuais para com o gênero, visando a questionar o que muitas vezes parece ser óbvio em nossa cultura visual: a diferenciação de produtos em masculino e feminino, cujas características são ditas "advindas" de cada um desses gêneros. O gênero então se manifesta como uma rede sutil, um código implícito, uma estrutura desfocada que coordena nosso comportamento e estabelece a auto-definição. Os alunos trabalhamo em etapas, um estudo teórico, pesquisa de campo com entrevistas com artistas e disgners da cidade de Curitiba e posteriormente execução de um trabalho de arte e design que será exposto no MUSA como resultado da pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - Atual
Biografia de artistas brasileiros
Descrição: Autora responsável pela coletânea biográfica que conta com aproximadamente 170 verbetes de artistas brasileiros (p.ex. Siron Franco, Bené Fonteneles, Waldemar Curt Freyesleben, Antonio Augusto Frantz, Paulo Gaiad, Raphael Galvez, Paulo Garcez, Esther Grinspum, Yara Guasque, Alberto de Veiga Guignard) já publicados na produção enciclopédica do Allgemeines Künstlerlexikon (Artists of the World Troughout all Ages), Editora De Gruyter Publisher, München/Leipzig (RFA). ISBN 978-3-598-32740-0.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2014 - 2014
Periódico: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: ARTES VISUAIS.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: HISTÓRIA DA ARTE/Especialidade: História da Arte Moderna.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: HISTÓRIA DA ARTE/Especialidade: História da Arte Contemp..
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: HISTÓRIA DA ARTE/Especialidade: História da Arte Brasileira do Séc. XIX.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Visuais e Gênero/Especialidade: Artes Visuais e corpo.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Visuais e Gênero.


Idiomas


Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
Professora homenageada pelo curso de Artes Visuais, Departamento de Artes - UFPR.
2010
Professora homenageada do Curso de Educação artística, Departamento de Artes da UFPR.
2009
Patrono da turma do curso da Educação artística, Departamento de Artes da UFPR.
2008
Paraninfa do Curso de Educação Artística, Departamento de Artes da UFPR.
2007
Paraninfa do Curso Superior de Gravura e Escultura, Escola de Música e Belas Artes.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BATISTA, S. D.2011BATISTA, S. D.. O corpo falante: Narrativas e inscrições num corpo imaginário na pintura acadêmica do século XIX. 19&20 (Rio de Janeiro), v. VI, p. Nr.9, 2011.

2.
BATISTA, S. D.2010 BATISTA, S. D.. O corpo falante:narrativas e inscrições num corpo imaginário na pintura acadêmica do século XIX. Revista Científica/FAP (Curitiba. Online), v. 5, p. 125-148, 2010.

3.
BATISTA, S. D.2001BATISTA, S. D.. Anita Malfatti. ?Nichts in der Welt ist ohne Farbe? (Anita Malfatti. Nada neste mundo é sem cor). Tópicos, Cadernos Brasil-Alemanha, Bonn - RFA, v. 1, p. 28-29, 2001.

4.
BATISTA, S. D.1995BATISTA, S. D.. ?BBK´95 oder Bunte bezeugende Kunst von 95 Künstlern? (BBK?95 ou Arte colorida/afirmativa de 95 artistas). Kulturpolitik, Bonn - RFA, v. 4, p. 20-21, 1995.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
COELHO, T. ; ESCOBAR, T. ; ALMEIDA, A. ; BATISTA, S. D. . Bienal Internacional de Curitiba 2013 - catálogo. 1. ed. Curitiba: Instituto Paranaense de Arte, 2013. 5p .

Capítulos de livros publicados
1.
BATISTA, S. D.. Der sprechende Köprer: Indentitäts- und kunstheoretische Diskurse in Körperdarstellungen der brasilianischen akademischen Malerei des 19. Jahrhunderts.. In: Karge, Henrik; Klein, Bruno. (Org.). 1810 - 1910 - 2010. Independencias dependientes. Kunst und nationale Identitäten in Lateinamerika. Art and National Indentities in Latin America.. 17ed.Madrid / Frankfurt: Iberoamericana / Vervuert, 2016, v. 17, p. 223-233.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BATISTA, S. D.; MATEVSKI, N. . Sobre o masculino e o feminino. Gazeta do Povo, Curitiba, PR, p. 6 - 6, 14 abr. 2006.

2.
BATISTA, S. D.. Anita Malfatti no MAUC (Museu de Arte da UFC). Diário do Nordeste, Fortaleza, CE, p. 1 - 1, 29 jun. 2001.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BATISTA, S. D.. Corpo visível ? corpo vidente | corpo falado ? corpo falante: As inscrições discursivas no corpo imaginário na pintura acadêmica brasileira do século XIX. In: XXV Simpósio Nacional de História - ANPUH, 2009, Fortaleza. Anais do XXV Simpósio Nacional de História: Por uma est(ética) da beleza na História. Fortaleza: ANPUH, 2009.. Fortaleza, 2009.

2.
BATISTA, S. D.. Poéticas mutantes do corpo. O corpo e suas representações na inserção da tecnologia e da arte. In: 2° Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade UTFPR, 2007, Curitiba. 2° Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade. Curitiba: UTFPR, 2007. v. 1.

3.
BATISTA, S. D.. Desfocado - Artes e design sob a perspectiva de gênero. A trajetória do projeto de pesquisa realizado nos cursos de Artes Visuais e Design da UFPR. In: VII Séminário Internacional Fazendo Gênero, 2006, Florianópolis, SC. Anais.... Florianópolis, SC, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BATISTA, S. D.. Corpo visível ? corpo vidente | corpo falado ? corpo falante: As inscrições discursivas no corpo imaginário na pintura acadêmica brasileira do século XIX. In: XXV Simpósio Nacional de História - ANPUH, 2009, Fortaleza. In: Simpósio Nacional de História (25.2009: Fortaleza, CE) História e Ética: Simpósio Temáticos e Resumos do XXV Simpósio Nacional de História: Fortaleza, CE, 12 a 17 de Julho 2009/ org. Afonsina Maria Augusto Moreira, Ana Sara Ribeiro Parente Cortez ...[. Fortaleza: Editora, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
BATISTA, S. D.. Um olhar sobre si ? Pintoras e seus autorretratos como ato performativo no staging gender. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BATISTA, S. D.. Tendências, tabus e transgressões: as acadamias na Academia Imperial de Belas Artes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BATISTA, S. D.. O corpo falante: as inscrições discursivas do corpo na pintura acadêmica brasileira do século XIX. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BATISTA, S. D.. Arte, vida e corpo falante. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
BATISTA, S. D.. Global art e a Bienal Internacional de Curitiba. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BATISTA, S. D.. Minando um sistema: a arte acadêmcia e a crítica de arte no seculo XIX. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
BATISTA, S. D.. Der sprechende Körper: Identitäts- und kunsttheoretische Diskurse in Körperdarstellungen der brasilianischen akademischen Malerei des XIX Jahrhunderts. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
BATISTA, S. D.. Gerhard Richter - Sinopse. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
BATISTA, S. D.. Boudy trouble e marcas de gênero: as inscrições discursivas no corpo imaginário na pintura acadêmica brasileira do século XIX. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BATISTA, S. D.. Corpo visível ? corpo vidente | corpo falado ? corpo falante: As inscrições discursivas no corpo imaginário na pintura acadêmica brasileira do século XIX. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
BATISTA, S. D.. Poéticas mutantes do corpo. O corpo e suas representações na inserção da tecnologia e da arte. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BATISTA, S. D.. Artes visuais sob a perspectiva de gênero: a idealização da maternidade ou a madona contemporânea. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
BATISTA, S. D.. A inscrição consciente ou inconsciente de gênero no celular na China e no Japão. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
BATISTA, S. D.. Memória visual e representação de gênero. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
BATISTA, S. D.. Artes visuais e design sob a perspectiva de gênero. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
BATISTA, S. D.. Pessoas, figuras e tipos: tendências no retrato da Anita Malfatti e outros modernistas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
BATISTA, S. D.. Novos estudos sobre Anita Malfatti. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
BATISTA, S. D.. Vestidos em Arte: Os nus nos acervos públicos de Curitiba. Curitiba: Museu Oscar Niemwywe, 2017 (Texto de Curadoria).

2.
BATISTA, S. D.; REIS, P. . 10 anos Mostra_Deartes. Curitiba: Museu de Artes da UFPR, 2017 (Texto de Curadoria).

3.
BATISTA, S. D.; MATTIOLLI, I. ; MOTA, I. V. . Circuito universitário da Bienal Internacional de Curitiba CUBIC 3. Curitiba: Instituto Paranaense de Arte, 2017 (Texto de catálogo).

4.
BATISTA, S. D.. Daniel DACH: Da Substância. Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba, 2015 (Texto de Curadoria).

5.
BATISTA, S. D.; LUZ, A. . Circuito universitário da Bienal Internacional de Curitiba CUBIC 2. Curitiba: Instituto Paranaense de Arte, 2015 (Texto de catálogo).

6.
BATISTA, S. D.. Ventosul reloaded - 3 Notas. Curitiba: Instituto Paranaense de Arte, 2013 (Texto de catálogo).

7.
BATISTA, S. D.; LUZ, A. . Circuito universitário da Bienal Internacional de Curitiba CUBIC 1. Curitiba: Instituto Paranaense de Arte, 2013 (Texto de catálogo).

8.
BATISTA, S. D.. Eliane Prolik. Controvérsia aberta.. Brasília: VIS-IdA-Universidade Brasilia, 2009 (Texto crítico de arte).

9.
BATISTA, S. D.. Bernadete Amourin: adentros. Belo Horizonte: Palacio das Artes, 2009 (Critica de arte).

10.
BATISTA, S. D.. Lilian Gassen: Belvedere. Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba, 2009 (Crítica de Arte).

11.
BATISTA, S. D.. Verbete: Grinspum, Esther. Leipzig, München: Editora De Gruyter, Allgemeines Künstlerlexikon (Artists of the World Troughout all Ages), 2009 (Coletânea biográfica de artistas brasileiros).

12.
BATISTA, S. D.. Verbete: Groff, João Batista. Leipzig, München: Editora De Gruyter, Allgemeines Künstlerlexikon (Artists of the World Troughout all Ages), 2009 (Coletânea biográfica de artistas brasileiros).

13.
BATISTA, S. D.. Verbete: Guasque, Yara. Leipzig, München: De Gruyter, Allgemeines Künstlerlexikon (Artists of the World Troughout all Ages), 2009 (Coletânea biográfica de artistas brasileiros).

14.
BATISTA, S. D.. Verbete: Guignard, Alberto de Veiga. Leipzig, München: De Gruyter, Allgemeines Künstlerlexikon (Artists of the World Troughout all Ages), 2009 (Coletânea biográfica de artistas brasileiros).

15.
BATISTA, S. D.. Verbete: Guimarães, Rosana. Leipzig, München: De Gruyter, Allgemeines Künstlerlexikon (Artists of the World Troughout all Ages), 2009 (Coletânea biográfica de artistas brasileiros).

16.
BATISTA, S. D.; LANDAL, S. . Uma curadoria experimental e parcial. Possibilidades conectadas. Curitiba: Museu de Arte Contemporânea do Paraná, 2009 (Texto de Curadoria).

17.
BATISTA, S. D.; Nunes, F. Vaz . 63. Salão Paranaense. Curitiba: Secretária de Cultura do Estado de Paraná, 2009 (Texto de curadoria).

18.
BATISTA, S. D.. Verbete: Guima, Guimarães Luis. Leipzig, München: De Gruyter, Allgemeines Künstlerlexikon (Artists of the World Troughout all Ages), 2009 (Coletânea biográfica de artistas brasileiros).

19.
BATISTA, S. D.. Paolo Pisano. Confrontação entre-lugares. Curitiba 2008 (Texto crítico de Arte).

20.
BATISTA, S. D.. Verbetes no Allgemeines Künstlerlexikon (Artists of the World Troughout all Ages) (Autora responsável por coletânea biográfica de artistas brasileiros). München, Leipzig - RFA: K.G. Saur Verlag Publisher, 2002 (Coletânea biográfica de artistas brasileiros).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BATISTA, S. D.. Processo de Avaliação de Projeto de Pesquisa do Edital 2014 do Programa da Iniciação científica. 2014.

2.
BATISTA, S. D.. convenio internacional com a Städelschule Frankfurt (Alemanha). 2011.

3.
BATISTA, S. D.. Arquivos da artista plástica alemã Maria Schleiner (Organização, planejamento e sistematização dos arquivos). 2000.

Trabalhos técnicos
1.
DUARTE, Paulo Sergio ; PANITZ, Marilia ; BATISTA, S. D. ; HILL, Marcos ; Nunes, F. Vaz . Curdadoria do 63. Salão Paranaense de Arte. 2009.

2.
BATISTA, S. D.. Desfocado. Artes e design sob a perspectiva de gênero (Coordenação do projeto). 2006.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BATISTA, S. D.. Vestidos em Arte: os nus nos acervos públicos de Curitiba. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
BATISTA, S. D.; JUSTINO, Maria José . Mulheres na Arte. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
BATISTA, S. D.; MATTIOLLI, I. . O Céu pelo avesso / exposição de Consuelo Schlichta e Marília Dias. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
BATISTA, S. D.; LUZ, A. ; BLOOMFIELD, T. B. . CUBIC: estrategias curatoriais junto com o Projeto O Artista da UFPR. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
BATISTA, S. D.. Entrevista: Desfocado. Artes e design sob a perspectiva de gênero. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
BATISTA, S. D.. Poéticas Visuais - Arte Contemporânea. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
BATISTA, S. D.. História da Arte Moderna e Contemporânea - Teoria da Arte. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
BATISTA, S. D.. Arte/ Educação. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
BATISTA, S. D.. História da Arte Moderna e Contemporânea - Arte Contemporânea. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
BATISTA, S. D.. Arte em dialogo com o mundo ou a construção do olhar.. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
BATISTA, S. D.; REGEDI . Gênero na Escola: A importância de repensar conceitos e preconceitos.. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
BATISTA, S. D.. O corpo, a natureza e o espaço urbano na arte contemporânea. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
BATISTA, S. D.. Intervenção artística em Matinhos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
BATISTA, S. D.. Intervenção artística em Matinhos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
BATISTA, S. D.; LANDAL, S. ; KERN, K. ; RIGATTI, A. . Possiveis Connexões. 2008 (Curadoria de Exposição).

2.
BATISTA, S. D.. Desfocado. Artes e design sob a perspectiva de gênero. 2006 (Exposição de Arte).

Demais trabalhos
1.
BATISTA, S. D.. Participante do Núcleo de Estudos de Gênero (CNPq) do Programa de Pós-Graduação em História da UFPR. 2005 (Participante de Grupo de Pesquisa) .

2.
BATISTA, S. D.. Monitora do Instituto da História da Arte da Westfälische-Wilhelms Universität, Münster ? RFA. 1998 (Monitoria) .

3.
BATISTA, S. D.. Estágio e Pesquisa no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, IEB/USP. 1998 (Estágio e Pesquisa) .

4.
BATISTA, S. D.. Estágio no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN/CE. 1997 (Estágio e Pesquisa) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FREITAS, A.; BATISTA, S. D.; KAMINSKI, R.. Participação em banca de Naymme Tatyane Almeida Moraes. A paisagem como um discurso em Tarsila do Amaral, a construção de um diálogo entre o espaço social e pictórico na década de vinte do século XX no Brasil : do Pau Brasil a Antropofagia. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

Qualificações de Mestrado
1.
FREITAS, A.; BATISTA, S. D.; SEREZA, L. C.. Participação em banca de Sara Jane dos santos. A escultura tumular de Victor Brecheret nos anos 1920: Modernismo e patrimônio histórico. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Paraná DeArtes.

2.
FREITAS, A.; BATISTA, S. D.; KAMINSKI, R.. Participação em banca de Naymme Tatyane Almeida Moraes. A pintura da Paisagem de Tarsila do Amaral. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BATISTA, S. D.; SILVA, I. C.. Participação em banca de Morgana Harpia B. Carvalho.Instalação na Bienal Internacional de Curitiba. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes visuais) - Departamento de Artes UFPR.

2.
GISI, J.; BATISTA, S. D.. Participação em banca de Naiara Akel de Pauli.O que significa ensinar sobre uma artista mulher/PR. A representatividade das mulheres artistas na história da arte do Paraná. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná DeArtes.

3.
BATISTA, S. D.; REIS, P.. Participação em banca de Monica Schreiber.O corpo que dança e as artes visuais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná DeArtes.

4.
BATISTA, S. D.; REIS, P.. Participação em banca de Carolina Tokars Wernick.Arte e subjetividade: o Brasil e as mulheres nos anos 70. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná DeArtes.

5.
GISI, J.; BATISTA, S. D.. Participação em banca de Isadora Buso Mattiolli.Diane Arbus e Nan Goldin. Uma análise comparativa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes visuais) - Departamento de Artes UFPR.

6.
BATISTA, S. D.; LEÃO, G.. Participação em banca de Mariana Kauchakje.O corpo da mulher e poder: Relações e representações. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes visuais) - Departamento de Artes UFPR.

7.
BATISTA, S. D.; GISI, J.. Participação em banca de Karen Christinne Tribess Zem.Maternidade Imposta: um estudo poético. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes visuais) - Departamento de Artes UFPR.

8.
LEÃO, G.; BATISTA, S. D.. Participação em banca de Juliana de Sávio Silva.O Espaço íntimo: um projeto fotográfico sobre o olhar do outro.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes visuais) - Departamento de Artes UFPR.

9.
BATISTA, S. D.; BLOOMFIELD, T. B.. Participação em banca de Juliana Rodrigues.Alteridade e Contaminação entre universos: aproximações entre arte e vida nas proposições de Maurício Dias e Walter Riedweg. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes visuais) - Departamento de Artes UFPR.

10.
BATISTA, S. D.. Participação em banca de Lilian Akemi Kawano.Representação pictórica da mulher: discurso de gênero e poder na arte francesa do século XIX. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná.

11.
BATISTA, S. D.. Participação em banca de Ana Paula Clemente.Enunciações corpóreas: Representações de nus dos acervos MAC e MON sob a perspectiva de gênero. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná.

12.
BATISTA, S. D.. Participação em banca de Paulete Cristiane de Oliveira.O Fazer fotográfico em obras de Anna Bella Geiger e Adriana Varejão, na prespectiva de uma antropologia da imagem. 2013 - Universidade Federal do Paraná.

13.
BATISTA, S. D.. Participação em banca de Anna Carolina Brandalise.Raul Gomes e a exposição de Arte Paranaense (1944). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná.

14.
BATISTA, S. D.; SCHLICHTA, C. A. B. D.. Participação em banca de Diogo Messias Santos.Realidade Aumentada:A experiência imersiva como mediação em arte. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes visuais) - Departamento de Artes UFPR.

15.
REIS, P.; BATISTA, S. D.. Participação em banca de Karina Sayuri.A pele, a tela. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes visuais) - Departamento de Artes UFPR.

16.
MENGARELLI, H. D.; BATISTA, S. D.. Participação em banca de Valéria Metroski de Alvarenga.Há loucura na arte ou arte na loucura. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes visuais) - Departamento de Artes UFPR.

17.
LEÃO, G.; BATISTA, S. D.. Participação em banca de Bruno Marcelino de Oliveira.O uso da cor e dos seus efeitos na pintura de Fernando Burjato. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes visuais) - Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

18.
OSINSKI, Dulce; BATISTA, S. D.. Participação em banca de Mauren da Maia.A arte de se ferir: corp social e corpo artístico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes visuais) - Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

19.
BINI, Fernando; BATISTA, S. D.. Participação em banca de Cibele Cristine da Silva.O fetiche na arte contemporâena. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes visuais) - Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

20.
ALVEZ, Fabíola; BATISTA, S. D.. Participação em banca de Ronaldo Bevilacqua Marcondes.Os monumentos como recurso metodológico em sala de aula. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes visuais) - Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

21.
BATISTA, S. D.; CARNEIRO, Ricardo. Participação em banca de Angelo Rafael da Luz.Artista itinerante e performance art: o corpo nos limites de espaço e lugar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes visuais) - Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

22.
REIS, P.; BATISTA, S. D.. Participação em banca de Marcella Piovesan.A questão de gênero e suas interlouções na arte. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Paraná.

23.
CORRÊA, R. de O.; BATISTA, S. D.. Participação em banca de Anna Dória Rachwal.Os conceitos fundamentais da História da Arte de Heinrich Wölfflin. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Paraná.

24.
REIS, P.; BATISTA, S. D.. Participação em banca de Maria Camilla Galhardo Martins.Arte e Moda no século XX. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Paraná.

25.
BATISTA, S. D.; SCHLICHTA, C. A. B. D.. Participação em banca de Manuela Tamara das Flores.O olhar luminoso. A cor na Pedagogia Waldorf. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Paraná.

26.
BATISTA, S. D.; MOUTINHO, Luiz Damon Santos. Participação em banca de Fabiola Alves.Merleau-Ponty e a pintura. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Paraná.

27.
BATISTA, S. D.. Participação em banca de Fernanda Ribas Mira.Professores-Artistas do Departamento de Artes da UFPR. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
LEÃO, G.; BATISTA, S. D.; Nunes, F. Vaz. Teste seletivo. 2016. Universidade Federal do Paraná DeArtes.

2.
BATISTA, S. D.. 22 EVINCI. 2014. Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

3.
BATISTA, S. D.. 21 EVINCI da UFPR. 2013. Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

4.
BATISTA, S. D.; HILL, Marcos; DUARTE, Paulo Sergio; Panitz, M.; Nunes, F. Vaz. Salão Paranaense. 2009. Museu de Arte Contemporânea do Paraná.

5.
BATISTA, S. D.. Júri de Avaliação de Trabalhos Artísticos do XV Salão de Arte de Mococa - SP. 1998. Museu de Artes Plásticas "Quirino da Silva".



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
As mulheres na História, na Literatura e nas Artes: entre práticas e representações.Um olhar sobre si - o ato performativo de pintoras em seus autoretratos da Renascença até a Arte Moderna. 2017. (Seminário).

2.
Circuito Universitário da Bienal Internacional de Curitiba.Curadoria no CUBIC. 2014. (Encontro).

3.
Seminário internacional: Arte, Corpo e imagens dissidentes.As mulheres nas Artes visuais. 2014. (Seminário).

4.
III Congresso Brasileiro de Sociologia do Direito e I Simpósio do Nucleo de Direito do Terceiro Setor, Risco e Políticas Públicas. Arte, vida e corpo falante. 2012. (Congresso).

5.
XXXII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Tendências, tabus e transgressões: as acadamias na Academia Imperial de Belas Artes. 2012. (Congresso).

6.
19. Evento de Iniciação científica.Artes visuais e Música. 2011. (Outra).

7.
Encontro Associação Internacional de Crítica de Arte (AICA).O impacto local da 6. Bienal de Curitiba. 2011. (Encontro).

8.
Trânsitos Culturais Biennale de Curitiba.Biennale Spaziergang - Conhecendo a 6º Bienal. 2011. (Encontro).

9.
V Simpósio Antigos e Modernos - UFPR.Os fins da crítica: crítica e arte.. 2011. (Simpósio).

10.
Colóquio do Comitê Brasileiro de História de Arte. 2010. (Congresso).

11.
Fazendo Gênero 9: Diásporas, diversidades, deslocamentos.Body trouble e Marcas de gênero: As inscrições discursivas no corpo imaginário na pintura acadêmica brasileira do século XIX. 2010. (Seminário).

12.
Independencias dependientes/Bedingte Abhängigkeiten/ Indepdendências dependentes. Kunst und nationale Identiäten in Lateinamerika.Der sprechende Körper: Identitäts- und Kunsthistorische Diskurse in Körperdarstellungen der akademischen Malerei des 19. Jahrhunderts. 2010. (Seminário).

13.
Seminario do 63. Salão Paranaense.Análise da Arte Contemporânea. 2009. (Seminário).

14.
XXV Simpósio Nacional de História - ANPUH.Corpo visível - corpo vidente, corpo falado - corpo falante: as inscrições discursivas no corpo imaginário na pintura acadêmica brasileira do século XIX. 2009. (Simpósio).

15.
Possiveis Connexões. Mesa redonda.As relações entre as instituções de ensino de arte em Curitiba - possiveis Connexões. 2008. (Encontro).

16.
PET-História: 100 Anos Frida Kalo..Frida Kalo. A arte do corpo. 2007. (Outra).

17.
XI Semana de Arte.XI Semana de Arte, Universidade Tuiuti do Paraná. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BATISTA, S. D.. Circuito universitário da Bienal Internacional de Curitiba CUBIC 3. 2017. (Exposição).

2.
BATISTA, S. D.. X Mostra_DeArtes. 2017. (Exposição).

3.
BATISTA, S. D.; REIS, P. . X Mostra_DeArtes edição comemorativa. 2017. (Exposição).

4.
BATISTA, S. D.. Vestidos em Arte: os nus nos acervos públicos de Curitiba. 2017. (Exposição).

5.
BATISTA, S. D.; LUZ, A. . Circuito universitário da Bienal Internacional de Curitiba CUBIC 2. 2015. (Exposição).

6.
BATISTA, S. D.. Bienal Internacional de Curitiba. 2013. (Exposição).

7.
BATISTA, S. D.. VI Mostra_DeArtes. 2013. (Exposição).

8.
BATISTA, S. D.; LUZ, A. . Circuito universitário da Bienal Internacional de Curitiba CUBIC 1. 2013. (Exposição).

9.
BATISTA, S. D.. Michael Ruetz. 1968 Tempos Incômodos. 2012. (Exposição).

10.
BATISTA, S. D.. 2012 - proposições sobre o futuro. 2012. (Exposição).

11.
BATISTA, S. D.. V Mostra_DeArtes. 2012. (Exposição).

12.
BATISTA, S. D.. IV Mostra DeArtes. 2011. (Exposição).

13.
BATISTA, S. D.; SCHLICHTA, C. A. B. D. . Mostra DeArtes. 2009. (Exposição).

14.
BATISTA, S. D.. Novos encontros no Acervo do MusA, UFPR. 2009. (Exposição).

15.
BATISTA, S. D.; Nunes, F. Vaz . 63. Salão de Arte do Paraná. 2009. (Exposição).

16.
BATISTA, S. D.; KERN, K. ; LANDAL, S. ; RIGATTI, A. . Possiveis Connexões. 2008. (Exposição).

17.
BATISTA, S. D.; SCHLICHTA, C. A. B. D. . Mostra DeArtes. 2008. (Exposição).

18.
BATISTA, S. D.. Desfocado. Artes visuais e design na perspectiva de gênero. 2007. (Exposição).

19.
BATISTA, S. D.; REIS, P. ; MARTINS, A. P. V. ; MAGALHAES, F. . Mesa-redonda: Desfocado. Artes visuais e design sob a perspectiva de gênero. 2006. (Outro).

20.
BATISTA, S. D.. Desfocado ? artes e design sob a perspectiva de gênero. 2006. (Exposição).

21.
BATISTA, S. D.. Bate-papo com participantes do Projeto Desfocado. 2006. (Outro).

22.
BATISTA, S. D.. Xilogravura brasileira, de João Pedro Carvalho Neto. 2002. (Exposição).

23.
BATISTA, S. D.. ?TERRA ? Der Kampf um Land? (TERRA ? a luta pela terra), de Sebastião Salgado. 1998. (Exposição).

24.
BATISTA, S. D.. 9. Hochschultage Berufliche Bildung 1996 (IX Simpósio Internacional da Formação Profissional 1996). 1996. (Congresso).

25.
BATISTA, S. D.. Salão Anual do Bundesverband Bildender Künstler Niedersachsen (Associação dos Artistas Plásticos da Baixa-Saxônia). 1995. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Mateus Gruber. o Corpo masculino e a representação do desejo homoerótico. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná DeArtes. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Marcela Ribas Belz. Construções imagéticas do corpo nos acervos dos Museus de Curitiba. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná DeArtes. (Orientador).

2.
Rennan Negrão de Queiroz. Construções imagéticas do corpo nos acervos dos Museus de Curitiba. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná DeArtes. (Orientador).

3.
Heloisa Müller Santana. Construções imagéticas do corpo nos acervos dos Museus de Curitiba. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná DeArtes. (Orientador).

4.
Viviane Cristina Vieira. Construções imagéticas do corpo nos acervos dos Museus de Curitiba. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná DeArtes. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Mário Minhos Balsemão Neto. Diferente Olhar: o Homoerotismo na arte de EDrnesto Frederico Scheffel. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História de Arte) - Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Orientador: Stephanie Dahn Batista.

2.
Rosely Arruda. O testemunho das imagens. As imagens entre a história e a história da arte. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História de Arte) - Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Orientador: Stephanie Dahn Batista.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Monica Schreiber. O corpo que dança e as artes visuais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes visuais) - Departamento de Artes UFPR. Orientador: Stephanie Dahn Batista.

2.
Carolina Tokars Wernick. Arte e subjetividade: o Brasil e as mulheres nos anos 70. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes visuais) - Departamento de Artes UFPR. Orientador: Stephanie Dahn Batista.

3.
Karen Christinne Tribess Zem. Maternidade Imposta: um estudo poético. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes visuais) - Departamento de Artes UFPR. Orientador: Stephanie Dahn Batista.

4.
Mariana Kauchakje. O corpo da mulher e poder: Relações e representações. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes visuais) - Departamento de Artes UFPR. Orientador: Stephanie Dahn Batista.

5.
Ana Paula Clemente. Enunciações corpóreas: representações de nus dos acervos MAC e MON sob a perspectiva de gênero. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Stephanie Dahn Batista.

6.
Lilian Akemi Kawano. Representação pictórica da mulher: discurso de gênero e poder na arte francesa do século XIX. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Stephanie Dahn Batista.

7.
Juliana Rodrigues. Alteridade e Contaminação entre universos: aproximações entre arte e vida nas proposições de Maurício Dias e Walter Riedweg. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes visuais) - Departamento de Artes UFPR. Orientador: Stephanie Dahn Batista.

8.
Karina Sayuri. A pele, a tela. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes visuais) - Departamento de Artes UFPR. Orientador: Stephanie Dahn Batista.

9.
Angelo Rafael da Luz. Artista itinerante e performance art: o corpo nos limites de espaço e lugar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes visuais) - Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil. Orientador: Stephanie Dahn Batista.

10.
Lara Rubia Back. O corpo na arte contemporânea como desestabilizador de certezas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Stephanie Dahn Batista.

11.
Laís Schneider. O auto-retrato por artistas brasileiras na contemporaneidade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Stephanie Dahn Batista.

12.
Juciane Aparecida Ramos. O fio da memória no retrato fotográfico e suas implicações na arte contemporânea. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Stephanie Dahn Batista.

13.
Manuela Tamara das Flores. O olhar luminoso. A cor na Pedagogia Waldorf. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Stephanie Dahn Batista.

14.
Vivian Ferreira Corrêa da Silva. Antoni Gaudí (1852-1926). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Stephanie Dahn Batista.

Iniciação científica
1.
Juliana Bonato. MULHERES NA EXPOSIÇÃO ?VESTIDOS EM ARTE?: UMA ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DO CORPO FEMININO. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná DeArtes. Orientador: Stephanie Dahn Batista.

2.
Renan Archer. Construções imagéticas dos corpos nos museus de Curitiba. Uma análise discursiva sob a perspectiva de gênero. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná DeArtes, Fundação Araucária. Orientador: Stephanie Dahn Batista.

3.
Talita Bazzo Rauber. Possíveis resignificações do corpo nos "Sonetos" do Schwanke no acervo do MON. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná DeArtes. Orientador: Stephanie Dahn Batista.

4.
Aline Luize Biernastki. O NU EM CENÁRIO DE GRUPO: UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES DO CORPO NOS ACERVOS PÚBLICOS DE CURITIBA. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Artes visuais) - Departamento de Artes UFPR, Fundação Araucária. Orientador: Stephanie Dahn Batista.

5.
Naiara Akel de Pauli. PRESENÇA E AUSÊNCIA DOS CORPOS FEMININOS NOS DESENHOS ACADÊMICOS DE NÚS NO INÍCIO DO SÉCULO XX NO ACERVO DO MUSEU OSCAR NIEMEYER. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Artes visuais) - Departamento de Artes UFPR. Orientador: Stephanie Dahn Batista.

6.
Carolina Tokars Wernick. A DÉCADA DE 70 E AS REPRESENTAÇÕES DO CORPO NU: INSCRIÇÕES DE GÊNERO NA ANÁLISE DOS ACERVOS PÚBLICOS DE ARTE EM CURITIBA. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Artes visuais) - Departamento de Artes UFPR. Orientador: Stephanie Dahn Batista.

7.
Érica Storer de Araujo. ​O corpo nu entre a produção artística do dos acervos públicos de Curitiba e as aulas de Modelo Vivo da EMBAP. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Artes visuais) - Departamento de Artes UFPR, Fundação Araucária. Orientador: Stephanie Dahn Batista.

8.
Isadora Buzo Mattiolli. O Corpo Nu no Salão Paranaense: uma análise sobre as instituições e suas respectivas representações corpóreas de feminilidades e masculinidades na arte brasileira a partir dos anos 2000. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Artes visuais) - Departamento de Artes UFPR. Orientador: Stephanie Dahn Batista.

9.
Erica Storer de Araujo. Estudos sobre as representações do corpo nu grotesco nas gravuras dos acervos públicos Curitiba entre os séculos XX e XXI. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Artes visuais) - Departamento de Artes UFPR, Fundação Araucária. Orientador: Stephanie Dahn Batista.

10.
Isadora Buzo Mattiolli. Corpo que não se conforma: a representação do corpo gordo nos acervos públicos de Curitiba. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Artes visuais) - Departamento de Artes UFPR. Orientador: Stephanie Dahn Batista.

11.
Iuska Volski Mota. Os temas excusos da obra de Ben Ami Voloch: Pesquisa dos desenhos e pinturas do acervo do Museu de Arte do Paraná, Museu de Arte Contemporânea e Museu de Gravura. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Artes visuais) - Departamento de Artes UFPR, Fundação Araucária. Orientador: Stephanie Dahn Batista.

12.
Ana Paula Aguiar Clemente. Enunciações corpóreas : representações de nus femininos e masculinos sob a perspectiva de gênero. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Artes visuais) - Departamento de Artes UFPR, Universidade Federal do Paraná/ TN. Orientador: Stephanie Dahn Batista.



Outras informações relevantes


Membro do conselho de orientação artística no Museu Oscar Niemeyer, 2012



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 20:57:46