Mayra Cristina Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5067198410529379
  • Última atualização do currículo em 28/04/2014


Doutora em Musicologia (Documentação e História da Música) pela UNIRIO, é mestre em Música (Cravo) pela UFRJ (2005), graduada em Música (Cravo) pelo Koninklijk Conservatorium Den Haag (2008) e em Arquitetura e Urbanismo pela UFJF (2003). Atua nas áreas de Musicologia Histórica - especialmente sobre instrumentos musicais no Rio de Janeiro até 1831 - e de Música Antiga - com ênfase em cravo e órgão. Atualmente desenvolve projeto de pesquisa de Pós-Doutorado em Retórica Musical na UFJF e coordena o Laboratório de Música Antiga na mesma instituição. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mayra Cristina Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, M. C.


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Música.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: A circulação de instrumentos musicais no Rio de Janeiro - do período colonial ao final do primeiro reinado, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Carlos Alberto Figueiredo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Palavras-chave: musicologia histórica; organologia; terminologia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Musicologia Histórica.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Documentação e História da Música.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Instrumentação Musical.
2003 - 2005
Mestrado em Música.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Do Cravo ao Pianoforte no Rio de Janeiro - Um estudo documental e organológico,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Marcelo Fagerlande.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: cravo; organologia; pianoforte; terminologia; transição.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Instrumentação Musical.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Musicologia Histórica.
2006 - 2008
Graduação em Música.
Koninklijk Conservatorium Den Haag.
1998 - 2003
Graduação em Arquitetura e Urbanismo.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: Conservação da Companhia Têxtil Ferreira Guimarães.
Orientador: Mônica Rocio Neves.
1999 - 2004
Curso técnico/profissionalizante em Curso Técnico em Instrumento "Órgão".
Conservatório Estadual de Música "Haidée França Americano".
1994 - 1998
Curso técnico/profissionalizante em Curso Técnico em Instrumento "Piano".
Conservatório Estadual de Música "Haidée França Americano".


Pós-doutorado


2014
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Musicologia.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Retórica Musical.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música Antiga.


Formação Complementar


2010 - 2010
Grupo de Trabalho em Musicologia. (Carga horária: 6h).
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, ANPPOM, Brasil.
2009 - 2009
Grupo de Trabalho em Teoria e Análise. (Carga horária: 6h).
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, ANPPOM, Brasil.
2007 - 2007
Judy Tarling´s classes - Rethoric & Chamber Music. (Carga horária: 3h).
Conservatorium van Amsterdam.
2006 - 2006
Extensão universitária em Instrumento de Orquestra I - Cravo. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Campinas.
2006 - 2006
Extensão universitária em Topicos Especiais em Praticas Interpretativas. (Carga horária: 135h).
Universidade Estadual de Campinas.
2005 - 2005
Organologia e Iconografia Musical. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Cravo - XIV Festival Internacional Pró-Música. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Instrumento Complementar IV - Cravo. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Campinas.
2002 - 2002
Extensão universitária em Cravo - XIII Festival Internacional Pró-Música. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Instrumento Complementar III - Cravo. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Campinas.
2000 - 2000
Extensão universitária em Cravo - XI Festival Internacional Pró-Música. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Mús. Câm. - XI Festival Internacional Pró-Música. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Instrumento Complementar II - Cravo. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Campinas.
2000 - 2000
Preservação do Patrimônio Cultural.
Permear.
2000 - 2000
Curso Básico de AutoCAD R14 for windows. (Carga horária: 40h).
PROCAD Engenharia & Informática.
1999 - 1999
Extensão universitária em Cravo - X Festival Internacional Pró-Música. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Arquitetura nos anos 90. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Música de Câmera Barroca. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Campinas.
1999 - 1999
Extensão universitária em Instrumento Complementar I - Cravo. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Campinas.
1998 - 1998
Extensão universitária em Cravo - IX Festival Internacional Pró-Música. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
1998 - 1998
Oficina de Educação Musical. (Carga horária: 80h).
Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais.
1997 - 1997
Extensão universitária em Cravo - VIII Festival Internacional Pró-Música. (Carga horária: 140h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora do Laboratório de Música Antiga, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes e Design, .


Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2009 - 04/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Letras e Artes, .

Linhas de pesquisa
Musicologia Histórica

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitora de Baixo Contínuo - EM/UFRJ, Carga horária: 2
Outras informações
Monitora da disciplina de Baixo Contínuo I oferecida aos alunos da Graduação em Música da Escola de Música da UFRj, sob supervisão do Profº Drº Marcelo Fagerlande.

Atividades

08/2003 - 12/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Letras e Artes, .

03/2004 - 07/2004
Estágios , Centro de Letras e Artes, .

Estágio realizado
Monitora de Baixo Contínuo.

Centro Cultural Pró-Música, PRÓ-MÚSICA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professora de Teoria e Percepção Musical

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professora de Piano

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Cravista Acompanhadora, Carga horária: 40
Outras informações
Cravista Acompanhadora do 19º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, Juiz de Fora - MG.

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professora de Cravo, Carga horária: 5


Conservatório Estadual de Música "Haidée França Americano", CEM - HFA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Designado, Enquadramento Funcional: Professora de Estruturação Musical, Carga horária: 5
Outras informações
Cargo de Docente do Ensino Médio da rede estadual de educação.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Designado, Enquadramento Funcional: Professora de Órgão, Carga horária: 7
Outras informações
Cargo de Docente do Ensino Fundamental da rede estadual de educação.

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Designado, Enquadramento Funcional: Professora de Piano, Carga horária: 6
Outras informações
Cargo de Docente do Ensino Médio da rede estadual de educação

Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Designado, Enquadramento Funcional: Professora de Instrumento Complementar Violão, Carga horária: 9
Outras informações
Cargo de Docente do Ensino Médio da rede estadual de educação.

Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Designado, Enquadramento Funcional: Professora de Piano, Carga horária: 5
Outras informações
Cargo de Docente do Ensino Médio da rede estadual de educação.

Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Designado, Enquadramento Funcional: Professora de Leitura e Acompanhamento, Carga horária: 4
Outras informações
Cargo de Docente do Ensino Médio da rede estadual de educação.

Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Designado, Enquadramento Funcional: Professora de Prática de Conjunto
Outras informações
Cargo de Docente do Ensino Médio da rede estadual de educação.


SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, SEE-MG, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Monitora do Projeto Música na Escola, Carga horária: 20
Outras informações
Treinamento de Musicalização Infantil aos professores da rede estadual de ensino.



Linhas de pesquisa


1.
Performance Musical / Musicologia Histórica
2.
Musicologia Histórica
3.
Musicologia / Retórica Musical / Música Antiga


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Cravistas estrangeiros no Rio de Janeiro no séc. XX

Descrição: O presente projeto visa estudar a presença de cravistas estrangeiros na cidade do Rio de Janeiro ao longo do século XX, e, a partir de suas atividades artísticas e eventualmente didáticas, compreender qual foi sua contribuição para o desenvolvimento das atividades em torno do instrumento na mesma cidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Mayra Cristina Pereira - Integrante / Maria Aida Barroso - Integrante / Marcelo Fagerlande - Coordenador.
2014 - Atual
Laboratório de Aprendizagem Colaborativo em Criação Sonora

Descrição: O projeto tem como objetivo criar um espaço laboratorial de criação e produção de tecnologia musical aplicada à criação sonora, musical a través de diferentes aplicativos tecnológicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Mayra Cristina Pereira - Integrante / outros - Integrante / Daniel Eduardo Quaranta - Coordenador.
2012 - Atual
Sistemas de Informações Musicais

Descrição: Sistemas de Informações Musicais proporcionam metodologias e técnicas para tratar e recuperar recursos de natureza musical em seus diversos formatos. O presente grupo, formado por pesquisadores das áreas de sistemas de informação, ciência da informação e musicologia, dedica-se ao estudo de contribuições oriundas dessas áreas e sua aplicação a recursos musicais brasileiros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Mayra Cristina Pereira - Integrante / Rosana de Saldanha da Gama Lanzelotte - Coordenador / carlos alberto figueiredo - Integrante / flavia martins - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Cravo / Música Antiga.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Musicologia Histórica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Lê Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
FAGERLANDE, M. ; PEREIRA, M. C. ; TAVARES, A. C. ; ALBUQUERQUE, C. ; BARROSO, M. A. . Tratados e Métodos de Teclado. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2013. 118p .

Capítulos de livros publicados
1.
PEREIRA, M. C. ; outros . A importação de instrumentos musicais no Rio de Janeiro colonial. Intertextualidades: Fronteiras entre o Sacro e o Profano na Música do Brasil Colonial e Imperial. 000ed.: , 2014, v. , p. 000-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, M. C. . A investigação sobre instrumentos musicais em documentos alfandegários: uma pauta de alfândega do Rio de Janeiro colonial. In: XX Conferencia de la Asociación Argentina de Musicología, 2012, Buenos Aires. Anales de la XX Conferencia de la Asociación Argentina de Musicología y XVI Jornadas Argentinas de Musicología del instituto Nacional de Musicología "Carlos Vega", 2012.

2.
PEREIRA, M. C. . O comércio de instrumentos musicais no Rio de Janeiro no início do século XIX: um olhar através dos anúncios de jornais. In: II SIMPOM, 2012, Rio de Janeiro. Anais do II SIMPOM, 2012.

3.
PEREIRA, M. C. ; CALLEGARI, Paula . A inserção de instrumentos antigos na música contemporânea brasileira: reflexões sobre as "Variações para duo de flauta e cravo de Carlos Almada". In: Performa '11 - Encontros de Investigação em Performance, 2011, Aveiro. Anais do Performa '11 - Encontros de Investigação em Performance, 2011.

4.
PEREIRA, M. C. . A presença de instrumentos musicais em duas festividades reais no Rio de Janeiro do séc. XVIII. In: XXI Congresso ANPPOM, 2011, Uberlândia. Anais do XXI Congresso da ANPPOM, 2011.

5.
PEREIRA, M. C. . Iconografia musical na Relação dos magníficos carros... do desfile em comemoração ao casamento dos Infantes de Portugal no Rio de Janeiro do século XVIII. In: 13th International RIdIM Conference & 1o Congresso Brasileiro de Iconografia Musical, 2011, Salvador. Anais 13th International RIdIM Conference & 1o Congresso Brasileiro de Iconografia Musical, 2011.

6.
PEREIRA, M. C. . Perspectiva histórica da existência do cravo e do pianoforte no Rio de Janeiro até 1830. In: Encontro de Musicologia Histórica, 2010, Juiz de Fora. Anais VIII Encontro de Musicologia Histórica. Petrópolis: SERMOGRAF, 2010. v. VIII.

7.
PEREIRA, M. C. . Instrumentos musicais em documentos alfandegários do Rio de Janeiro. In: XX Congresso ANPPOM, 2010, Florianópolis. Anais do XX Congresso da ANPPOM, 2010.

8.
PEREIRA, M. C. . Aerofones no Rio de Janeiro nos séculos XVIII e XIX: uma abordagem a partir de documentos alfandegários. In: I SIMPOM, 2010, Rio de Janeiro. Anais do I SIMPOM, 2010.

9.
PEREIRA, M. C. . Análise histórica da terminologia do piano no Rio de Janeiro. In: XIX Congresso ANPPOM, 2009, Curitiba. Anais do XIX Congresso da ANPPOM, 2009. p. 257-260.

10.
PEREIRA, M. C. . A boa execução em instrumentos de teclado segundo o Ensaio de C. P. E. Bach. In: Colóquio de Pesquisa - Programa de Pós-Graduação em Música UFRJ, 2005, Rio de Janeiro. 5º Colóquio de Pesquisa - Programa de Pós-Graduação/EM. Rio de Janeiro, 2005.

11.
PEREIRA, M. C. . A mecânica do pianoforte: dois estudos de caso. In: Colóquio de Pesquisa - Programa de Pós-Graduação em Música UFRJ, 2004, Rio de Janeiro. 4º Colóquio de Pesquisa - Programa de Pós-Graduação/EM. Rio de Janeiro, 2004. p. 178-187.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, M. C. . A investigação sobre instrumentos musicais em documentos alfandegários. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PEREIRA, M. C. . A importação de instrumentos musicais no Rio de Janeiro colonial. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PEREIRA, M. C. . Do Cravo ao Piano. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PEREIRA, M. C. . Os instrumentos históricos de teclado no Brasil: origens e preservação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
PEREIRA, M. C. . O comércio de instrumentos musicais no Rio de Janeiro no início do século XIX: um olhar através dos anúncios de jornais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PEREIRA, M. C. . Iconografia musical na Relação dos magníficos carros... do desfile em comemoração ao casamento dos Infantes de Portugal no Rio de Janeiro do século XVIII. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
PEREIRA, M. C. . A importação de instrumentos musicais no Rio de Janeiro no século XVIII. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
PEREIRA, M. C. . A inserção de instrumentos antigos na música contemporânea brasileira: reflexões sobre as "Variações para duo de flauta e cravo de Carlos Almada". 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PEREIRA, M. C. . A presença de instrumentos musicais em duas festividades reais no Rio de Janeiro do séc. XVIII. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PEREIRA, M. C. . Instrumentos musicais em documentos alfandegários do Rio de Janeiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
PEREIRA, M. C. . Aerofones no Rio de Janeiro nos séculos XVIII e XIX: uma abordagem a partir de documentos alfandegários. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
PEREIRA, M. C. . Análise histórica da terminologia do piano no Rio de Janeiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
PEREIRA, M. C. . Perspectiva histórica da existência do Cravo e do Pianoforte no Rio de Janeiro até 1830. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
PEREIRA, M. C. . Do Cravo ao Pianoforte no Rio de Janeiro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
PEREIRA, M. C. . A boa execução em instrumentos de teclado segundo o Ensaio de C. P. E. Bach. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
PEREIRA, M. C. . A mecânica do pianoforte: dois estudos de caso. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
PEREIRA, M. C. . A circulação de instrumentos musicais no Rio de Janeiro - do período colonial ao final do primeiro reinado 2013 (Tese de Doutorado).

2.
PEREIRA, M. C. . Do Cravo ao Pianoforte no Rio de Janeiro: Um estudo documental e organológico 2005 (Dissertação de Mestrado).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
LANZELOTTE, R. S. G. ; PEREIRA, M. C. ; outros . Musica Brasilis. 2013; Tema: Site criado em 2009 para a difusão de repertórios brasileiros de todos os tempos, que inclui uma seção dedicada aos instrumentos musicais constantes nas obras disponibilizadas e cuja autoria é de responsabilidade da autora.. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
PEREIRA, M. C. . Instrumentos Musicais no Rio de Janeiro - Exposicao Rio Musica: Cinco seculos de musica no Rio. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Pesquisa e elaboracao de conteudos musicologicos/organologicos).


Produção artística/cultural
Música
1.
PEREIRA, M. C. ; CALLEGARI, Paula . Concerto de Cravo e Flauta Doce. 2013. Interpretação.

2.
PEREIRA, M. C. . Concertos ao Órgão. 2013. Interpretação.

3.
PEREIRA, M. C. . Concertos ao Órgão. 2013. Interpretação.

4.
PEREIRA, M. C. ; MAGALHAES, A. P. ; LIMA, P. ; MELLO, N. ; MENDES, L. . Concerto de Musica Italiana do seculo XVII. 2012. Interpretação.

5.
PEREIRA, M. C. ; LIMA, P. ; MAGALHAES, A. P. ; MENDES, L. ; MANCINI, A. X. . Concerto de Música Inglesa dos séculos XVII e XVIII. 2012. Interpretação.

6.
PEREIRA, M. C. ; MAGALHAES, A. P. ; LIMA, P. ; MELLO, N. ; MENDES, L. . Concerto de Música Italiana do século XVII e modinhas. 2012. Interpretação.

7.
PEREIRA, M. C. ; DOMAGALSKA, Patrycja . Concerto de Cravo a 4 mãos. 2011. Interpretação.

8.
PEREIRA, M. C. ; DOMAGALSKA, Patrycja . Concerto de Cravo a 4 mãos. 2011. Interpretação.

9.
PEREIRA, M. C. ; CALLEGARI, Paula . Recital de Flauta e Cravo. 2011. Interpretação.

10.
PEREIRA, M. C. ; CARRILHO, António. . Concerto de Flauta Doce e Cravo. 2010. Interpretação.

11.
PEREIRA, M. C. ; FAVILLA, I. . Concerto de Flauta Doce/Fagote Barroco e Cravo. 2010. Interpretação.

12.
PEREIRA, M. C. ; D'Avena, Inês . Duo de Flauta Doce e Cravo. 2009. Interpretação.

13.
PEREIRA, M. C. ; outros . Euridice. 2008. Interpretação.

14.
PEREIRA, M. C. . Euridice. 2008. Interpretação.

15.
PEREIRA, M. C. . Euridice. 2008. Interpretação.

16.
PEREIRA, M. C. ; outros . VIII Early Music on Stage - Royal conservatoire - The Hague. 2008. Interpretação.

17.
PEREIRA, M. C. ; outros . Arias with Obbligato Instruments - J. S. Bach. 2008. Interpretação.

18.
PEREIRA, M. C. . Harpsichord Recital - Bachelor. 2008. Interpretação.

19.
PEREIRA, M. C. . Harpsichord Recital - Bachelor Final Exam. 2008. Interpretação.

20.
PEREIRA, M. C. ; outros . Concerto de Conjuntos de Câmara e Madrigal do Festival. 2008. Interpretação.

21.
PEREIRA, M. C. ; outros . Concerto de Canto Barroco. 2008. Interpretação.

22.
PEREIRA, M. C. . Buxtehude Symposium 2007. 2007. Interpretação.

23.
PEREIRA, M. C. . Buxtehude Symposium 2007. 2007. Interpretação.

24.
PEREIRA, M. C. ; outros . Coffee Culture in the 18th century. 2007. Interpretação.

25.
PEREIRA, M. C. ; outros . VI Baroque on Stage - Royal conservatoire - The Hague. 2007. Interpretação.

26.
PEREIRA, M. C. ; outros . IV Early Music on Stage - Royal conservatoire - The Hague. 2007. Interpretação.

27.
PEREIRA, M. C. . Harpsichord Recital - Tentamen. 2007. Interpretação.

28.
PEREIRA, M. C. ; CALLEGARI, Paula . Concerto de Música Barroca - Flauta Doce e Cravo. 2006. Interpretação.

29.
PEREIRA, M. C. ; outros . IV Baroque on Stage - Royal conservatoire - The Hague. 2006. Interpretação.

30.
PEREIRA, M. C. . Recital de Cravo. 2006. Interpretação.

31.
PEREIRA, M. C. . Concerto Didático de Cravo. 2006. Interpretação.

32.
PEREIRA, M. C. . Concerto Prelúdio 21 - compositores brasileiros do presente. 2005. Interpretação.

33.
PEREIRA, M. C. . Recital de Cravo. 2005. Interpretação.

34.
PEREIRA, M. C. ; BARROSO, M. A. . Concerto de Abertura do XV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM). 2005. Interpretação.

35.
PEREIRA, M. C. . Recital de Cravo. 2004. Interpretação.

36.
PEREIRA, M. C. . Concerto Espiritual Barroco Alemão. 2004. Interpretação.

37.
PEREIRA, M. C. ; outros . Música latina para violão e cravo. 2004. Interpretação.

38.
PEREIRA, M. C. . Recital de Órgão. 2004. Interpretação.

39.
PEREIRA, M. C. . Dido and Aeneas - Primeiro Ato e Segundo Ato, primeira cena. 2004. Interpretação.

40.
PEREIRA, M. C. . Música Alemã dos séculos XVII e XVIII. 2003. Interpretação.

41.
PEREIRA, M. C. . Concerto de Cravo. 2003. Interpretação.

42.
PEREIRA, M. C. ; outros . Concerto Conjunto Pró-Música Colonial Brasileira. 2002. Interpretação.

43.
PEREIRA, M. C. ; outros . Concerto Conjunto Pró-Música Colonial Brasileira. 2002. Interpretação.

44.
PEREIRA, M. C. . Concerto da Orquestra Colonial do Festival - XII Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. 2001. Interpretação.

45.
PEREIRA, M. C. ; outros . Concerto Conjunto Pró-Música Colonial Brasileira. 2001. Interpretação.

46.
PEREIRA, M. C. ; outros . Concerto Conjunto Pró-Música Colonial Brasileira. 2001. Interpretação.

47.
PEREIRA, M. C. ; outros . Concerto Conjunto Pró-Música Colonial Brasileira. 2001. Interpretação.

48.
PEREIRA, M. C. ; outros . Concerto Conjunto Pró-Música Colonial Brasileira. 2000. Interpretação.

49.
PEREIRA, M. C. ; outros . Concerto Conjunto Pró-Música Colonial Brasileira. 2000. Interpretação.

50.
PEREIRA, M. C. ; outros . Concerto Conjunto Pró-Música Colonial Brasileira. 2000. Interpretação.

51.
PEREIRA, M. C. ; outros . Concerto Conjunto Pró-Música Colonial Brasileira. 2000. Interpretação.

52.
PEREIRA, M. C. ; outros . Concerto Conjunto Pró-Música Colonial Brasileira. 2000. Interpretação.

53.
PEREIRA, M. C. ; outros . Concerto Conjunto Pró-Música Colonial Brasileira. 2000. Interpretação.

54.
PEREIRA, M. C. ; COURI NETO, P. . Modinhas - Duo de Canto e Cravo. 2000. Interpretação.

55.
PEREIRA, M. C. . Concerto Conjunto Pró-Música Colonial Brasileira. 1998. Interpretação.

56.
PEREIRA, M. C. . Concerto Conjunto Pró-Música Colonial Brasileira. 1998. Interpretação.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PEREIRA, M. C.; SILVEIRA, C. E. R.; UNANUE, M.. Participação em banca de Paula Lopes Vilela.Complexo Itinerante de Eventos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.

2.
PEREIRA, M. C.; SILVEIRA, C. E. R.; MARQUES, A.. Participação em banca de Anelise.Midiateca. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.

3.
PEREIRA, M. C.; SILVEIRA, C. E. R.; ARBACH, Jorge. Participação em banca de Nathalia Fajardo Caetano.Centro de Arte. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

4.
PEREIRA, M. C.; SILVEIRA, C. E. R.; M. S. Campello. Participação em banca de Sumaya Elias Russo.Espaço Multifuncional da Música. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Juiz de Fora.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PIRES, A. D.; VIEGAS, M. A.; PEREIRA, M. C.. Concurso Público para provimento do cargo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. 2013. Colégio de Aplicação João XXIII / Universidade Federal de Juiz de Fora.

Outras participações
1.
PEREIRA, M. C.; OUTROS, O.. Comitê científico do II Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos. 2014. Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos.

2.
outros; PEREIRA, M. C.. Banco de Pareceristas da ANPPOM. 2014. Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X Semana do Cravo.Tratados e Métodos de Teclado. 2013. (Encontro).

2.
XX Conferencia de la Asociación Argentina de Musicología. A investigação sobre instrumentos musicais em documentos alfandegários: uma pauta de alfândega do Rio de Janeiro colonial. 2012. (Congresso).

3.
II SIMPOM.O comércio de instrumentos musicais no Rio de Janeiro no início do século XIX: um olhar através dos anúncios de jornais. 2012. (Simpósio).

4.
IX Encontro de Musicologia Histórica.A importação de instrumentos musicais no Rio de Janeiro colonial. 2012. (Encontro).

5.
IX Semana do Cravo.Instrumentos históricos de teclado no Brasil: origens e preservação. 2012. (Encontro).

6.
Semana do Piano.Do Cravo ao Piano. 2012. (Outra).

7.
13º Congresso Internacional do Répertoire International d'Iconographie Musicale (RIdIM) e 1º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical. Iconografia musical na. 2011. (Congresso).

8.
XXI Congresso ANPPOM. A presença de instrumentos musicais em duas festividades reais no Rio de Janeiro do séc. XVIII. 2011. (Congresso).

9.
Festival de Música Piaget / Viseu - Seminários de Música.A importação de instrumentos musicais no Rio de Janeiro no século XVIII. 2011. (Seminário).

10.
Performa '11 - Encontros de Investigação em Performance.A inserção de instrumentos antigos na música contemporânea brasileira: reflexões sobre as "Variações para duo de flauta e cravo de Carlos Almada". 2011. (Encontro).

11.
XX Congresso ANPPOM. Instrumentos musicais em documentos alfandegários do Rio de Janeiro. 2010. (Congresso).

12.
I SIMPOM.Aerofones no Rio de Janeiro nos séculos XVIII e XIX: uma abordagem a partir de documentos alfandegários. 2010. (Simpósio).

13.
Performa Clavis. 2010. (Encontro).

14.
VII Semana do Cravo. 2010. (Encontro).

15.
XIX Congresso ANPPOM. Análise histórica da terminologia do piano no Rio de Janeiro. 2009. (Congresso).

16.
V Semana do Cravo.Do Cravo ao Pianoforte no Rio de Janeiro. 2008. (Encontro).

17.
VIII Encontro de Musicologia Histórica.Perspectiva histórica da existência do cravo e do pianoforte no Rio de Janeiro até 1830. 2008. (Encontro).

18.
XV Congresso ANPPOM. Duo de Cravos - obras de Soler, Couperin e Bach. 2005. (Congresso).

19.
II Semana do Cravo.Recital solo de Cravo. 2005. (Encontro).

20.
I Semana do Cravo.Recital solo de Cravo. 2004. (Encontro).

21.
5º Colóquio de Pesquisa da Pós-Graduação em Música.A boa execução em instrumentos de teclado segundo o Ensaio de C. P. E. Bach. 2004. (Outra).

22.
4º Colóquio de Pesquisa da Pós-Graduação.A mecânica do pianoforte: dois estudos de caso. 2003. (Outra).

23.
Mostra de Arquitetura e Urbanismo / UFJF. 2000. (Oficina).

24.
IV Encontro de Musicologia Histórica.Duo de Cravo e Canto Barroco. 2000. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREIRA, M. C. ; outros . Concerto de Traverso e Cravo. 2009. (Concerto).

2.
PEREIRA, M. C. ; outros . Concerto Didático de Cravo. 2006. (Concerto).

3.
Verzoni, Marcelo ; PEREIRA, M. C. . 5º Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Música. 2004. (Congresso).

4.
Verzoni, Marcelo ; Meirelles, Regina ; PEREIRA, M. C. . 4º Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Música. 2003. (Congresso).



Outras informações relevantes


Contemplada com as seguintes Bolsas de Estudos:
- FAPEMIG: 2014, Pós-Doutorado na UFJF;
- CNPq: 2009 a 2013, Doutorado na UNIRIO;
- NUFFIC DELTA II (governo Holandês): 2006, Bacharelado no Koninklijk Conservatorium Den Haag;
- CAPES: 2003 a 2005, Mestrado na UFRJ;

É membro (colaboradora externa) do Caravelas - Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira, órgão do Centro de Estudos da Sociologia e Estética Musical (CESEM) sediado na Faculdade de Ciências Socais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 28/11/2014 às 11:18:52