Maria Angela Paulino Teixeira Lopes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6131657953924047
  • Última atualização do currículo em 17/05/2014


possui graduação em Letras (português/francês) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1972), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1998) e doutorado em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Coautora de livros didáticos de língua portuguesa para a Educação Básica, atualmente é professor adjunto iv da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Lingüística Aplicada e Análise do Discurso, pesquisando os seguintes objetos e/ou temas: interacionismo sociodiscursivo, referenciação, gêneros textuais, formação docente, representações sociais e construção identitária. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Angela Paulino Teixeira Lopes
Nome em citações bibliográficas
LOPES, M. A. P. T.

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Letras.
Av. Dom José Gaspar, 500
Coração Eucarístico
30535-610 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 33194187


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2004
Doutorado em Estudos Lingüísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Processos inferenciais de referenciação na perspectiva sócio-discursiva, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Hugo Mari.
Palavras-chave: Referenciação; Gêneros textuais; Sociointeracionismo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Setores de atividade: Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1995 - 1998
Mestrado em Letras.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: O processamento dêitico na constituição da polifonia,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Milton do Nascimento.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
1983 - 1985
Especialização em Educação - Ciências Sociais Aplicadas.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1969 - 1972
Graduação em Letras (português/francês).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Formação Complementar


2001 - 2002
Faculté des Lettres.
Université de Genève.


Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, PBH, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 1994
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Atividades

02/1983 - 10/1994
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1999 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
A partir de agosto de 2010, passa a regime de dedicação exclusiva - 40 h. semanais - após ser aprovada no Processo de Provimento Interno de vaga para docente no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Letras da PUC Minas, em junho de 2010.

Atividades

03/2004 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Letras.

02/1999 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Língua Portuguesa II
Lingüística II
Lingüística III

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador
Outras informações
Docente na disciplina Análise do Discurso e ensino, no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGEM - MESTRADO EM ESTUDOS DE LINGUAGENS do CEFET-MG, no 2º semestre de 2009.

Vínculo institucional

1994 - 1998
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/1994 - 08/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Redação
Literatura
Português


Linhas de pesquisa


1.
Enunciação e processos discursivos
2.
Lingüística e Língua Portuguesa


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: imagens e representações construídas por alunos da Educação Básica

Descrição: A pesquisa tem como objetivo geral analisar as representações construídas pelos alunos acerca dos modos de didatização empregados pelo professor e como essas representações podem interferir nas relações estabelecidas entre docente e estudantes em sala de aula e no alcance dos objetivos pretendidos pelo ensino e aprendizagem de língua portuguesa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Maria Angela Paulino Teixeira Lopes - Coordenador / Raiane Chaves da Rocha - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2010 - 2010
Aula de língua materna: movimentos de didatização entre concepções e representações

Descrição: A pesquisa pretende compreender as representações do objeto aula, como se dá a construção do conhecimento a partir da interação professor-aluno e aluno-aluno, reiterando o papel dos discursos nos processos constitutivos das práticas de linguagem, no âmbito educacional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Maria Angela Paulino Teixeira Lopes - Coordenador.
2008 - 2009
Efeitos discursivos e constituição do ethos do professor de língua materna

Descrição: A pesquisa tem como objetivo central apreender e investigar a imagem de professor de língua materna (ethos) projetada a partir dos discursos e das ações do docente, bem como os modos como este se relaciona com outros discursos e outras ações na esfera educacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Maria Angela Paulino Teixeira Lopes - Coordenador.
2008 - Atual
O agir do professor: prescrições, representações sociais e discursos na/sobre a atividade docente

Descrição: O grupo busca compreender e interpretar o agir do professor, especialmente o de língua materna, não somente com base no registro e exame da atividade docente, como também a partir da análise dos discursos produzidos nas e sobre as situações de trabalho, nas trocas entre professor e alunos e entre professor e pesquisador. Na esteira dessas reflexões, visa apreender a constituição de um ethos do professor, materializada em diferentes discursos. Filiando-se a estudos na linha do interacionismo sociodiscursivo (ISD) e a abordagens integradas a esse quadro teórico-metodológico, o grupo almeja, portanto, compreender o agir do professor, a organização de seu trabalho, bem como as concepções teóricas e metodológicas que orientam sua prática profissional, considerados os diferentes espaços e tempos em que ocorrem mediações formativas. No âmbito das ações do grupo, estão sendo desenvolvidas pesquisas de mestrado e iniciação científica, publicação de artigos, livros e capítulos de livros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Maria Angela Paulino Teixeira Lopes - Coordenador / Juliana Alves Assis - Integrante.

Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 2
2007 - 2007
Ações e representações do professor - do trabalho planejado ao trabalho efetivado

Descrição: A pesquisa tem como objetivo central compreender o agir do professor, a organização de seu trabalho, bem como as representações daí decorrentes e as concepções de ensino e de aprendizagem de língua subjacentes às atividades desenvolvidas em sala de aula..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Maria Angela Paulino Teixeira Lopes - Coordenador / Claudia Cristina de Miranda Melo Andrade - Integrante.
Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2011 - 2011
Periódico: Scripta (PUCMG)
2011 - 2011
Periódico: Scripta (PUCMG)
2012 - 2012
Periódico: Scripta (PUCMG)


Revisor de periódico


2008 - 2009
Periódico: ESTUDOS LINGUÍSTICOS -CLUNL
2011 - 2011
Periódico: Scripta (PUCMG)
2012 - 2012
Periódico: Scripta (PUCMG)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2000
Prêmio JABUTI - Melhor livro didático de 1999, Câmara Brasileira do Livro.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LOPES, M. A. P. T.2011LOPES, M. A. P. T. . Saberes e representações: práticas de letramento em aulas de língua materna. Perspectiva (UFSC), v. 28, p. 489-507, 2011.

2.
VILLELA, A. M. N.2011VILLELA, A. M. N. ; LOPES, M. A. P. T. . Significando a prática docente uma análise de discursos, ações e representações. Scripta (PUCMG), v. 15, p. 285, 2011.

3.
LOPES, M. A. P. T.2009LOPES, M. A. P. T. . Ações e representaçõesdo professor de língua materna - analisando efeitos identitários. Estudos Linguísticos (Lisboa), v. 3, p. 333-348, 2009.

4.
ASSIS, J. A.2009ASSIS, J. A. ; LOPES, M. A. P. T. . Ethos, discursos e representações na atividade de avaliação de textos escritos: pistas de um processo de formação de professores. Scripta (PUCMG), v. 13, p. 71-94, 2009.

5.
LOPES, M. A. P. T.2005LOPES, M. A. P. T. . Processos de referenciação - ações cognitivas e sociodiscursivas em interação. Calidoscópio (UNISINOS), São Leopoldo, v. 02, n.02, p. 33-40, 2005.

6.
LOPES, M. A. P. T.2005LOPES, M. A. P. T. . Adeus, Valentina! - da construção de contextos para a construção da referenciação. Scripta (PUCMG), Belo Horizonte, v. 1, n.1, p. 51-70, 2005.

7.
LOPES, M. A. P. T.1997 LOPES, M. A. P. T. . O ensino da geografia na perspectiva enunciativa-algumas reflexões. Educação & Tecnologia, Belo Horizonte, v. 5, n.1, p. 12-18, 1997.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Sette, Graça ; LOPES, M. A. P. T. ; Starling, Rozário . PARA LER O MUNDO. 1ª. ed. São Paulo: Scipione, 2009. v. 1. 208p .

2.
Sette, Graça ; LOPES, M. A. P. T. ; Starling, Rozário . PARA LER O MUNDO. 1ª. ed. São Paulo: Scipione, 2009. v. 1. 232p .

3.
Sette, Graça ; LOPES, M. A. P. T. ; Starling, Rozário . PARA LER O MUNDO. 1ª. ed. São Paulo: SCIPIONE, 2009. v. 1. 240p .

4.
Sette, Graça ; LOPES, M. A. P. T. ; Starling, Rozário . PARA LER O MUNDO. 1. ed. São Paulo: SCIPIONE, 2009. v. 1. 248p .

5.
Barreto, Antonio ; LOPES, M. A. P. T. ; Sette, Graça ; Starling, Rozário . Para ler o mundo. 01. ed. São Paulo: Scipione, 2007. v. 04. 230p .

6.
LOPES, M. A. P. T. ; Barreto, Antonio ; Sette, Graça ; Starling, Rozário . Coleção : Para Ler o Mundo. 1. ed. Belo Horizonte: Editora Formato, 2001. v. 4. 800p .

7.
LOPES, M. A. P. T. ; Barreto, Antonio ; Sette, Graça ; Starling, Rozário . Transversais do Mundo - Leituras de um tempo. 1. ed. Belo Horizonte: Editora Le, 1999. v. 1. 205p .

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, J. Q. G. ; ASSIS, J. A. ; LOPES, M. A. P. T. . Letramento, gênero e discurso: cenas de conversa(s) com Malu Matencio. In: Luzia Bueno; Maria Angela Paulino Teixeira Lopes; Vera Lúcia Lopes Cristóvão. (Org.). Gêneros textuais e formação inicial: uma homenagem à Malu Matencio. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2013, v. 1, p. 9-39.

2.
LOPES, M. A. P. T. . Estágio Supervisionado - diálogos possíveis entre a instância formadora e a escola.. In: Adair Vieira Gonçalves; Alexandra Santos Pinheiro; Maria Eduarda Ferro. (Org.). Estágio Supervisionado e Práticas Educativas: Diálogos Interdisciplinares. 1ed.Dourados: UEMS, 2011, v. 1, p. 159-180.

3.
LOPES, M. A. P. T. . Efeitos discursivos e praxiológicos na constituição do ethos do professor de lingua materna. In: Ida Lúcia Machado; Renato de Mello. (Org.). Análises do discurso hoje. 1ed.Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010, v. 3, p. 157-179.

4.
ASSIS, J. A. ; LOPES, M. A. P. T. ; MATA, M. A. ; SILVA, J. Q. G. . Formação de professores de língua materna: algumas apostas. In: Vóvio, C.L.; Sito, L.S., De Grande, P. B.. (Org.). Letramentos: rupturas, deslocamentos e repercussões de pesquisas em Linguística Aplicada. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2010, v. 1, p. 179-199.

5.
LOPES, M. A. P. T. . Estratégias de textualização em gêneros opinativos - uma aplicação didática. In: Ana Cristina Frike Matte. (Org.). Lingua(gem), texto, discurso - entre a reflexão e a prática. 01ed.Rio de Janeiro: Lucerna, 2007, v. 02, p. 104-121.

6.
LOPES, M. A. P. T. . Relatórios de estágio: opacidade e vaguidão na análise do agir do professor. In: GUIMARÃES, Ana Maria; MACHADO, Anna Rachel; COUTINHO, Antónia. (Org.). O interacionismo sociodiscursivo questões epistemológicas e metodológicas. 01ed.Campinas: Mercado de Letras, 2007, v. 01, p. 221-236.

7.
LOPES, M. A. P. T. . A referenciação nos textos rosianos - os (des)caminhos interpretativos dos manuais didáticos. In: Hugo Mari; Ivete Walty; Zélia Versiani. (Org.). Ensaios sobre leitura. Belo Horizonte: PUCMINAS, 2005, v. , p. 183-205.

8.
LOPES, M. A. P. T. . Referenciação e gênero textual - atividades sócio-discursivas em interação. In: Ida Lúcia Machado; Renato de Mello. (Org.). Gêneros: reflexões em análise do discurso. 1ªed.Belo Horizonte: NAD/FALE/UFMG, 2004, v. 1, p. 205-219.

9.
LOPES, M. A. P. T. . O processamento dêitico na constituição da polifonia. In: Maria do Carmo Lanna Figueiredo; Maria Nazareth Soares Fonseca. (Org.). Tradição e contemporaneidade - língua e literatura. 01ed.Belo Horizonte: PUC Minas, 2003, v. 01, p. 280-300.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LOPES, M. A. P. T. . O ensino da geografia na perspectiva enunciativa. Educação e Tecnologia, Belo Horizonte, p. 12 - 16, 01 jul. 1997.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LOPES, M. A. P. T. . Aula de língua materna: movimentos de didatização entre concepções e representações. In: XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prátca de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2010. v. 1.

2.
LOPES, M. A. P. T. . O ethos do professor de língua materna contrapondo ações e representações. In: V Colóquio de Pesquisa em Educação da PUC Minas, 2007, Belo Horizonte. Anais dos Colóquios de Pesquisa em Educação. Belo Horizonte: Editora Info LTDA, 2007. v. 01.

Apresentações de Trabalho
1.
LOPES, M. A. P. T. . 'REPRESENTAçõES SOCIAIS, PRáTICAS DISCURSIVAS E CONSTRUçãO DE SENTIDOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LOPES, M. A. P. T. . Aula de português representações, identidades e didatização. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LOPES, M. A. P. T. . Processos de constituição identitária em discursos de professores em atuação e em formação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ASSIS, J. A. ; LOPES, M. A. P. T. ; SILVA, J. Q. G. . Mesa redonda: Ensino-aprendizagem da escrita da esfera acadêmica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
LOPES, M. A. P. T. . Aula de língua materna: movimentos de didatização entre concepções e representações. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LOPES, M. A. P. T. . Estágio Supervisionado - diálogos possíveis entre a instância formadora e a escola. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
LOPES, M. A. P. T. . Estágio Supervisionado - diálogos possíveis entre a instância formadora e a escola. Dourados: Editora da Universidade Federal da Grande Dourados, 2010 (Revista da Universidade Federal da Grande Dourados).

2.
LOPES, M. A. P. T. . As unidades de análise da psicologia e sua interpretação: interacionismo social ou interacionismo lógico?. Campinas: Mercado de letras, 2006. (Tradução/Artigo).

3.
LOPES, M. A. P. T. . As condicões de construcão dos conhecimento humanos. Campinas: Mercado de letras, 2006. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LOPES, M. A. P. T. . 4º Simpósio Internacional de Estudos e Gêneros textuais. 2007.

2.
LOPES, M. A. P. T. ; RIBEIRO, V. P. . Projeto Oficinas de Leitura e Produção de Textos. 2005.


Demais tipos de produção técnica
1.
BUENO, L. ; CRISTOVAO, V. L. L. ; LOPES, M. A. P. T. . Gêneros textuais e formação inicial: uma homenagem à Malu Matencio. 2013. (Editoração/Livro).

2.
LOPES, M. A. P. T. ; VILLELA, A. M. N. . Análise do Discurso e Ensino. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SILVA, J. Q. G. ; ASSIS, J. A. ; LOPES, M. A. P. T. . Linguística Textual: referenciação e (con)textualização. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SILVA, J. Q. G. ; LOPES, M. A. P. T. ; MATA, M. A. . ANÁLISE DO DISCURSO: estudo sobre a interação verbal à luz de diferentes pontos de vista. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
Sette, Graça ; LOPES, M. A. P. T. ; Starling, Rozário . Para ler o mundo. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro didático).

6.
LOPES, M. A. P. T. ; RAMOS, Anne E.P.S . Efeitos discursivos e constituição do ethos do professor de língua materna. 2009. (Relatório de pesquisa).

7.
LOPES, M. A. P. T. ; DOLABELLA, Ana Rosa V. . O ensino de línguas com fins profissionais. 2009. (Tradução do francês de conferência ministrada por Dra. Florence Mourlhon Dallies).

8.
MATENCIO, M. L. M. ; SILVA, J. Q. G. ; ASSIS, J. A. ; LOPES, M. A. P. T. . SEMINARIOS DE ESTUDOS AVANÇADOS: práticas de formação, práticas em sala de aula: o agir do professor e a interação professor/aluno. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
ASSIS, J. A. ; LOPES, M. A. P. T. . análise do discurso: representações sociais e discursos na/sobre a atividade docente do professor de língua materna. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
LOPES, M. A. P. T. . Ações e representações do professor do trabalho planejado ao trabalho efetivado. 2008. (Relatório de pesquisa).

11.
LOPES, M. A. P. T. . Do letramento à construção da identidade: uma análise de memoriais de professores em formação inicial. 2006. (Relatório de pesquisa).

12.
Costa Val ; NASCIMENTO, Milton ; LOPES, M. A. P. T. . Gramática(s) e discurso(s) no ensino de língua portuguesa. 2006. (Mesa-redonda).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ASSIS, J. A.; LOPES, M. A. P. T.; BRASILEIRO, A. M. M.. Participação em banca de Karine Correia dos Santos de Oliveira. Representações Sociais no Discurso sobre o Trabalho do professor de língua portuguesa: um estudo de caso. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2.
ASSIS, J. A.; LOPES, M. A. P. T.; RODRIGUES, D. L. D. I.. Participação em banca de Daniela Imaculada Pereira Costa. O futuro professor de espanhol: representações e identidades no discurso sobre a formação e a prática docentes. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

3.
ASSIS, J. A.; LOPES, M. A. P. T.; CARVALHO, A. B. G.. Participação em banca de Mônica Regina Firmino Garcia Leão. O GÊNERO BLOG COMO INSTRUMENTO PARA A PRÁTICA DA ESCRITA NA ESCOLA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA . 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

4.
ASSIS, J. A.; CARVALHO, A. B. G.; LOPES, M. A. P. T.. Participação em banca de Úrsula Bianca Ribeiro Herzog. A teleaula em práticas de ensino-aprendizagem: um estudo sobre representações sociais em um viés linguistico-discursivo. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

5.
SILVA, J. Q. G.; GOMES, M C A; LOPES, M. A. P. T.; MARI, H.. Participação em banca de Janaína Zaidan Bicalho Fonseca. O processo de didatização dos gêneros discursivos em práticas de ensino de língua portuguesa: um diálogo entre a aula e o livro didático. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

6.
SILVA, J. Q. G.; CARVALHO, A. B. G.; RODRIGUES, D. L. D. I.; LOPES, M. A. P. T.. Participação em banca de Jânia Almeida Silva. Representações sociais de ensino: um estudo etnográfico no campo da educação especial. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

7.
LOPES, M. A. P. T.; MATA, M. A.; PARREIRAS, V A; VILLELA, A. M. N.. Participação em banca de Geralda Cristina Fortunato. A sala de aula, o blog e os adolescentes: a construção textual no espaço do papel e da tela. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

8.
ASSIS, J. A.; SILVA, J. Q. G.; RIBEIRO, Ana Elisa; LOPES, M. A. P. T.. Participação em banca de Luciana Cândido de Lima Diniz. A interação professor/aluno na educação da distância: características e representações. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

9.
DECAT, M. B. N.; MATENCIO, M. L. M.; ASSIS, J. A.; LOPES, M. A. P. T.. Participação em banca de Gustavo Miranda Guimarães. Do plenário para o papel: análise do processo de retextualização desenvolvido na produção de ata de reunião plenária. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

10.
DECAT, M. B. N.; LOPES, M. A. P. T.; DELLISOLA, R. L. P.. Participação em banca de José Olavo de Oliveira Malta. O refinamento da competência discursiva através de processos de retextualizações de narrativas de um conto tradicional. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

11.
LISARDO-DIAS; LOPES, M. A. P. T.; MATENCIO, M. L. M.. Participação em banca de Tony Charles Labanca Correia. A imagem do público-alvo nas revistas "Semana Illustrada" e "Jovem Pan". 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

12.
MACHADO, A. R.; SILVA, J. Q. G.; MATENCIO, M. L. M.; LOPES, M. A. P. T.. Participação em banca de Maria Beatriz Chagas Lucca. A referenciação no texto legal. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

13.
DELLISOLA, R. L. P.; OLIVEIRA, M. G.; MARI, H.; LOPES, M. A. P. T.. Participação em banca de Anita Maria Ferreira da Silva. A produção do sentido das metáforas no discurso não-protocolar do presidente Lula. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

14.
LOPES, M. A. P. T.; GUIMARAES, A. M. M.; FRONZA, C. A.. Participação em banca de Daiana Campani. Questões para além da didatizacão do gênero:um olhar para o ensino de pontuacão em sequencia didática sobre o gênero textual conto humorístico infantil. 2005. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

15.
MATENCIO, M. L. M.; Costa Val; LOPES, M. A. P. T.. Participação em banca de Marta Siqueira de Godói Sampaio. A referenciação da relação enunciador/encunciatário nos parâmentros curriculares nacionais de língua portuguesa nas séries iniciais do ensino fundamental. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
ASSIS, J. A.; COUTINHO, M. A.; ROCHA, M. I. A.; OLIVEIRA, A. R.; LOPES, M. A. P. T.. Participação em banca de Maria Alzira Leite. Olhares para o professor: representações sociais na trama da teia discursiva de educadores . 2014. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2.
ASSIS, J. A.; LOPES, M. A. P. T.; Ribeiro, P B; MARI, H.; MATA, M. A.. Participação em banca de Maria de Lourdes Guimarães de Carvalho. O letramento acadêmico no curso de Letras: saberes, recursos e ações textual-discursivas na produção de resenhas . 2013. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

3.
MARI, H.; ASSIS, J. A.; VOVIO, C. L.; GOMES, M. F. C.; LOPES, M. A. P. T.. Participação em banca de Ada Magaly Matias Brasileiro. A emoção na sala de aula: impactos na interação professor/aluno/objeto de ensino. 2012. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

4.
CAVALCANTE, Sandra M.; KLEIMAN, Angela; RIBEIRO, Ana Elisa; ASSIS, J. A.; LOPES, M. A. P. T.. Participação em banca de Adilson Ribeiro de Oliveira. Processos de referenciação, emergência de representações sociais e produção de sentido: um olhar sobre percursos interpretativos na atividades de leitura. 2011. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

5.
Lima, Helcira M. R.; GUSTIN, Miracy B. S.; MENEZES, William Augusto; MARI, H.; MENDES, P. H. A.; LOPES, M. A. P. T.. Participação em banca de Maysa de Pádua Teixeira Paulinelli. Argumentação e performatividade da linguagem no Tribunal do Júri. 2011. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

6.
ASSIS, J. A.; VAL, M. G. V.; Ribeiro, P B; NASCIMENTO, Milton; SILVA, J. Q. G.; CAVALCANTE, Sandra M.; LOPES, M. A. P. T.. Participação em banca de Fernanda de Castro Batista Coelho. Construção identitária e(m) comportamentos na sala de aula: o agenciamento da palavra em dois grupos (um alemão e um brasileiro). 2011. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

7.
DOLABELLA, Ana Rosa V.; Mozair Salomão Bruck; MARI, H.; SILVA, J. Q. G.; CARVALHO, A. B. G.; ASSIS, J. A.; LOPES, M. A. P. T.. Participação em banca de Helena Contaldo Ferreira Martins. Representações sociais no discurso publicitário: da produção à recepção. 2011. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

8.
COUTINHO, M. A.; LEURQUIN, E V L F; BULEA, E E; LOPES, M. A. P. T.; DIAS, A M I; BORGES, V M C. Participação em banca de Camila Maria Marques Peixoto. Representações do agir docente: análises de reconfigurações do agir no discurso do professor. 2011. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Ceará.

9.
MARTINS, Aracy A.; ROJO, Roxane H. R.; NASCIMENTO, Milton; PRAZERES, L.A.; BELMIRO, C. A.; LOPES, M. A. P. T.. Participação em banca de Edna Maria Santanna Magalhães. A letra e a voz: um estudo das práticas de leitura e de escrita escolares desenvolvidas com estudantes de camadas populares ao fim do Ensino Fundamental. 2010. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
ROMUALDO, Jonas Araújo; ASSIS, J. A.; SILVA, J. Q. G.; MORATO, Edwiges Maria; LOPES, M. A. P. T.. Participação em banca de Márcia Fonseca de Amorim. O discurso da e para a mulher no funk brasileiro de cunho erótico: uma proposta de análise do universo sexual feminino. 2009. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

11.
MARI, H.; LOPES, M. A. P. T.; OLIVEIRA, M. G.; REZENDE, G. J.; BAPTISTA, Patricia Rodrigues T.. Participação em banca de Maria Regina de Carvalho Caseiro Oliveira. O gênero notícia e suas possibilidades de modalização na construção do sensacionalismo: uma abordagem linguístico-discursiva. 2009. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

12.
REZENDE, G. J.; ABRAAO, V. B. B.; MENDES, P. H. A.; LOPES, M. A. P. T.; MARI, H.. Participação em banca de Edna Aparecida Lisboa Soares. A construção/interpretação do referente. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

13.
DIAS, Luiz Francisco; MATENCIO, M. L. M.; LOPES, M. A. P. T.; MENDES, Eliana Amarante de Mendonça; CAFIEIRO, Delaine. Participação em banca de Maria Aparecida da Mata. Processos referenciais na retextualização de textos acadêmicos. 2008. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

14.
MATENCIO, M. L. M.; KLEIMAN, Angela; CORREA, Manoel Luiz Gonçalves; MACHADO, Ida L.; MARI, H.; LOPES, M. A. P. T.. Participação em banca de Glória Dias Soares Vitorino. Relações do sujeito com a significação: dos posicionamentos parafrásticos aos movimentos polissêmicos". 2008. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Qualificações de Doutorado
1.
ASSIS, J. A.; LOPES, M. A. P. T.; MATA, M. A.; Ribeiro, P B. Participação em banca de Maria de Lourdes Guimarães de Carvalho. O letramento acadêmico indiciado pelo gênero resenha: um estudo sobre a resenha acadêmica no curso de Letras . 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2.
MAFRA, J J; ASSIS, J. A.; LOPES, M. A. P. T.. Participação em banca de Neusa de Araújo Fernandes. Represenrtações sociais, referenciação e produção de sentido em discursos de escritores e de entrevistados sobre a presença da Europa na formação cultural do Arraial de Tijuco/Diamantina. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

3.
ASSIS, J. A.; BICALHO, Delaine C.; SILVA, J. Q. G.; LOPES, M. A. P. T.. Participação em banca de Anneliese Maria Bento Gama de Carvalho. Ser professor é...o fazer docente des(re/ve)lado e as representações do professor de língua materna. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

4.
SILVA, J. Q. G.; COSCARELLI, C. V.; ASSIS, J. A.; LOPES, M. A. P. T.. Participação em banca de Ana Rosa Vidigal Dolabella. Letramento, mídias e escola: uma reflexão sobre a ação do professor como agente de letramento e a construção de saberes em Mídia-Educação no Brasil. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

5.
ASSIS, J. A.; LOPES, M. A. P. T.; CAVALCANTE, Sandra M.; NASCIMENTO, Milton. Participação em banca de Adilson Ribeiro de Oliveira. Processos de referenciação e produção de sentido na atividade de leitura. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

6.
MARI, H.; MENDES, P. H. A.; LOPES, M. A. P. T.. Participação em banca de Maria Regina de Carvalho Caseiro Oliveira. Mecanismos linguistico-discursivos de modalização presentes no gênero notícia. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

7.
MENDES, P. H. A.; LOPES, M. A. P. T.; MARI, H.. Participação em banca de Edna Aparecida Lisboa Soares. A construção/interpretação do referente 'espetáculo político no discurso político-presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva e no discurso da midia impressa. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
LOPES, M. A. P. T.; MENDES, P. H. A.; GOMES, M. F.. Oficina de textos - Curso Nutrição. 2008. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2.
FERNANDES, D. M.; LOPES, M. A. P. T.; OLIVEIRA, M. A.. Língua Portuguesa III - Curso Tecnologia em Comunicação Assistiva (Libras e Braille). 2008. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

3.
FERNANDES, D. M.; LOPES, M. A. P. T.; MENDES, P. H. A.. Língua Portuguesa II - Curso Superior de Tecnologia em Comunicação assistiva - Libras e Braille. 2008. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V ENCONTRO MINEIRO DE ANÁLISE DO DISCURSO - Análise do Discurso e Interdisciplinaridades. Representações sociais e construção de sentidos de textos do discurso midiático . 2014. (Encontro).

2.
21º Seminário de Iniciação Científica da PUC Minas.Aula de língua portuguesa: imagens e representações construídas por alunos do Ensino Médio. 2013. (Seminário).

3.
XI Simposio do ICH Ensino, Pesquisa e Extensão. Formação de licenciados uma nova agenda para um novo cenário? . 2013. (Simpósio).

4.
Quatrièmes Rencontres Internationales de l'Interactionnisme Socio-discursif.Ações discursivas e interações em aulas de língua portuguesa - uma análise dos processos de construção identitária de docentes e discentes. 2013. (Encontro).

5.
PROTEXTOS: um projeto para o ensino, formação e aprendizagem da produção textual.Discursos de professores em atuação e em formação - saberes e representações em torno da aula de língua portuguesa. 2013. (Encontro).

6.
PROTEXTOS: um projeto para o ensino, formação e aprendizagem da produção textual.Representações e práticas de escrita (alunos e professores). 2013. (Encontro).

7.
60º Seminário do GEL."REPRESENTAçõES SOCIAIS, PRáTICAS DISCURSIVAS E CONSTRUçãO DE SENTIDOS. 2012. (Seminário).

8.
Terceras Jornadas Internacionales de Investigación y práctica en Didácticade las lenguas y las literaturas.Representações e processos de didatização movimentos de leitura de professores de língua portuguesa em formação. 2012. (Outra).

9.
Terceras Jornadas Internacionales de investigación y práctica en Didáctica de las lenguas y las literaturas.Painel: Problemas actuales de la enseñanza de lenguas desde el ISD. 2012. (Outra).

10.
SEMANA DA PEDAGOGIA: Educação, docência e gestão:.Formação de professores: as licenciaturas em debate. 2012. (Outra).

11.
18º InPLA. Aula de português representações, identidades e didatização. 2011. (Congresso).

12.
IX Congresso Latino americano de Estudos do Discurso. Processos de constituição identitária em discursos de professores em atuação e em formação. 2011. (Congresso).

13.
1º SIMPÓSIO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM SESLIN.Mesa-redonda: Ensino-aprendizagem da escrita da esfera acadêmica. 2011. (Simpósio).

14.
XV ENDIPE ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO.Aula de língua materna: movimentos de didatização entre concepções e representações. 2010. (Encontro).

15.
CIAD-RIO II FÓRUM INTERNACIONAL DE ANÁLISE DO DISCURSO.SIGNIFICANDO A PRÁTICA DOCENTE UMA ANÁLISE DE DISCURSOS, AÇÕES E REPRESENTAÇÕES. 2010. (Encontro).

16.
CELSUL - Círculo de Estudos Linguísticos do Sul. Será que eu vou conseguir escrever assim um dia? : Representações sociais sobre os gêneros acadêmico-científicos na formação de professores. 2010. (Encontro).

17.
CELSUL - Círculo de Estudos Linguísticos do Sul.Ações de linguagem e mediação formativa significando práticas letradas do futuro professor. 2010. (Encontro).

18.
Minicurso: O Sujeito do discurso (Prof. Dr. Patrick Charaudeau) II COLÓQUIO INTERINSTITUCIONAL DO NÚCLEO DE ANÁLISE DO DISCURSO. 2010. (Outra).

19.
I SEMINARIO NACIONAL DE ESTAGIO SUPERVISIONADO: diálogos entre licenciaturas e II FORUM DAS LICENCIATURAS.Estágio Supervisionado - diálogos possíveis entre a instância formadora e a escola. 2009. (Seminário).

20.
7º SIMPÓSIO DE MOSTRA INTEGRADA DE PESQUISAS do Instituto de Ciências Humanas da PUC Minas. Aprendendo a ser professor: a experiência das Oficinas de Leitura e Produção de Textos no Curso de Letras. 2009. (Simpósio).

21.
II SIMPOSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LINGUA PORTUGUESA.Avaliação de textos escritos por professores em formação inicial: quem sou eu ao corrigir um texto?. 2009. (Simpósio).

22.
17º InPLA - Intercâmbio de Linguística Aplicada.Análise das representações sobre ensino de língua materna: esteitando os elos entre a instância formadora e a escola. 2009. (Outra).

23.
II Congresso de Letras, Artes e Cultura - Universidade Federal de São João del Rey. O trabalho do professor de português - à procura do objeto perdido. 2008. (Congresso).

24.
I Seminário Nacional de Professores de Português.O trabalho do professor de português - autonomia ou dependência no agir?. 2008. (Seminário).

25.
III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso.Efeitos discursivos e praxiológicos na constituição do etho do professor de língua materna. 2008. (Simpósio).

26.
I SIMPOSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA.Ethos, discursos e representações na atividade de avaliação de textos escritos: pistas de um processo de formação de professores. 2008. (Simpósio).

27.
6º SIMPOSIO DE MOSTRA INTEGRADA DE PESQUISA - "PARADIGMAS PERDIDOS: CIÊNCIAS HUMANAS, CULTURA E SUBJETIVIDADE".Contrapondo ações e representações: uma análise da construção identitária do professor de língua materna. 2008. (Simpósio).

28.
III ENCONTRO INTERNACIONAL DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO.Territorialidades, fronteiras: o ISD e as análises de discurso(s). 2008. (Encontro).

29.
14º Seminário - Letras em foco (PUC Minas - São Gabriel).Os desafios da licenciatura no Brasil. 2008. (Outra).

30.
Curso Yves Clot Clínica da atividade: uma abordagem para a compreensao e transformação das situações de trabalho. 2008. (Outra).

31.
V Congresso Internacional da ABRALIN. Orientação de poster de Renata Marques Gomide:. 2007. (Congresso).

32.
XV Seminario de Iniciação Científica da PUC Minas.Ações e representações na construção identitária do professor (orientação de Cláudia Cristina de Melo Andrade). 2007. (Seminário).

33.
II Encontro Internacional do Interacionismo sociodiscursivo.Ações e representações do professor de língua materna analisando efeitos identitários. 2007. (Encontro).

34.
16º Intercâmbio de Pesquisas em Língüística Aplicada (InPLA).Processos de constituição do sujeito acadêmico: uma leitura de diários de leitura. 2007. (Outra).

35.
V Colóquio de Pesquisa em Educação da PUC Minas.O ethos do professor de língua materna contrapondo ações e representações. 2007. (Outra).

36.
Curso Jean Paul Bronckart Problemas do agir e do desenvolvimento humano. 2007. (Outra).

37.
VIII Seminário Nacional de Línguas Instrumentais.A ação dos gêneros na constituição do sujeito acadêmico - algumas considerações. 2006. (Seminário).

38.
XI SIMPÓSIO NACIONAL E I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LETRAS E LINGÜÍSTICA.Gêneros opinativos, estratégias sintáticas e posicionamento enunciativo. 2006. (Simpósio).

39.
I Encontro Internacional do Intercionismo sociodiscursivo - questões epistemológicas e metodológicas.A proposta do ISD para a análise do agir representado em diferentes textos. 2006. (Encontro).

40.
V Congresso Internacional da ABRALIN. Processos de referenciação em práticas acadêmicas - uma análise de resenhas. 2005. (Congresso).

41.
Congresso Internacional Linguagem e Interação. Seqüências didáticas e práticas de linguagem: uma análise dos mecanismos de textualização em gêneros opinativos. 2005. (Congresso).

42.
I Encontro Mineiro de Análise do discurso.Atividades de retextualizaçâo - marcas do agir discursivo na referenciação. 2005. (Encontro).

43.
III Seminário Guimarães Rosa: temas e problemas.A referenciaçâo nos textos rosianos: os (des)caminhos interpretativos dos manuais didáticos. 2004. (Seminário).

44.
14 InPLA- Intercâmbio de Pesquisas em Linguistica Aplicada.Processos de referenciação - açoes cognitivas e sócio-discursivas em interação. 2004. (Outra).

45.
III Congresso Internacional da ABRALIN. Processos de inferenciação e construção da referência. 2003. (Congresso).

46.
Congresso Brasileiro de Leitura. Referenciação e gênero textual: atividades sócio-discursivas em interação. 2003. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BULEA, E E ; BOTA, C. ; LOPES, M. A. P. T. ; DOLZ, J. . Quatrièmes Rencontres Internationales de l'interactionnisme socio-discursif. 2013. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
GLORIA FIGUEIREDO COSTA. ESTRATÉGIAS DE ARGUMENTAÇÃO EM E-MAILS DE RECLAMAÇÃO. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Shirlei Luana Chaves e Sousa Pereira. O PROCESSO DE LETRAMENTO DO BACHARELANDO EM DIREITO: por uma proposta de práticas acadêmicas integradas. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. (Orientador).

3.
Olivier Zoroastro Martins. AVALIAÇÕES ESCOLARES EM LÍNGUA PORTUGUESA: reduto arbitrário de poder na construção da identidade docente. Início: 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Janaína Zaidan Bicalho Fonseca. As estratégias de didatização constitutivas do agir e da identidade docente do professor de português. Início: 2012. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Raiane Chaves da Rocha. AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: imagens e representações construídas por alunos da Educação Básica. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Vanda Lúcia Moreira Rangel. Representações de professores e alunos da Educação de Jovens e adultos de uma escola da rede pública municipal de Belo Horizonte - um estudo dos processos de constituição identitária. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, . Orientador: Maria Angela Paulino Teixeira Lopes.

2.
Olivier Zoroastro Martins. Entre o prescrito e o realizado: repercussões no ensino da escrita em aulas de língua materna. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, . Orientador: Maria Angela Paulino Teixeira Lopes.

3.
Maria do Carmo Souza Lima. Um olhar sobre a atividade do professor de língua materna do sistema público educacional: as representações nos discursos para os/sobre os/dos docentes. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, . Orientador: Maria Angela Paulino Teixeira Lopes.

4.
Maria das Dores Eugênia Alves Evangelista. Discursos de / sobre estudantes: representações sociais e construção de identidades. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, . Orientador: Maria Angela Paulino Teixeira Lopes.

5.
Geralda Cristina Fortunato. A sala de aula, o blog e os adolescentes: a construção textual no espaço do papel e da tela. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, . Orientador: Maria Angela Paulino Teixeira Lopes.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Denis Pereira de Andrade. Análise sintático-enunciativa do sujeito gramatical: O Livro dos Provérbios da Bíblia. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagem e tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Maria Angela Paulino Teixeira Lopes.

Iniciação científica
1.
Raiane Chaves da Rocha. Aula de língua portuguesa: imagens e representações construídas por alunos do Ensino Médio. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Maria Angela Paulino Teixeira Lopes.

2.
Marilane de Almeida Silva Casorla. Aula de língua materna: movimentos de didatização entre concepções e representações. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Maria Angela Paulino Teixeira Lopes.

3.
Anne Elba Pinto Sena Ramos. Práticas e discursos em interação: efeitos no agir e na constituição do ethos do professor de língua materna . 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Fundo de Incentivo à Pesquisa PUC Minas. Orientador: Maria Angela Paulino Teixeira Lopes.

4.
Cláudia Cristina de Melo Andrade. O TRABALHO DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA: SEU AGIR E SUA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Angela Paulino Teixeira Lopes.

5.
Anne Elba Pinto Sena Ramos. Efeitos discursivos e constituição do ethos do professor de língua materna. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Fundo de Incentivo à Pesquisa PUC Minas. Orientador: Maria Angela Paulino Teixeira Lopes.

6.
Renata Oliveira Marques. Do letramento à construção da identidade: uma análise de memoriais de professores em formação inicial. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Angela Paulino Teixeira Lopes.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
LOPES, M. A. P. T. . 'REPRESENTAçõES SOCIAIS, PRáTICAS DISCURSIVAS E CONSTRUçãO DE SENTIDOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BULEA, E E ; BOTA, C. ; LOPES, M. A. P. T. ; DOLZ, J. . Quatrièmes Rencontres Internationales de l'interactionnisme socio-discursif. 2013. (Congresso).



Outras informações relevantes


Coautora da Coleção Didática de Língua Portuguesa Para ler o mundo  (6º ao 9º ano), aprovada no PNLD 2011.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 30/07/2014 às 8:08:27