Sara Cristiane Barauna

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5641868862968588
  • Última atualização do currículo em 08/09/2014


Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Regional de Blumenau (2004) e mestrado em Neurociências pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é professor de graduação da Faculdade Metropolitana de Blumenau e professor de graduação da Universidade Regional de Blumenau. Tem experiência na área de anatomia humana, citologia, histologia e embriologia, atuando principalmente nos seguintes temas: tabernaemontana catharinensis, depressão, transdução do sinal intracelular. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sara Cristiane Barauna
Nome em citações bibliográficas
BARAUNA, S. C.;BARAUNA, S


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2006
Mestrado em Neurociências.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Modulação do fator de transcrição CREB e efeito antidepressivo da lectina de Canavalia brasiliensis (ConBr) no teste do nado forçado em camundongos.,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Rodrigo Bainy Leal.
2000 - 2004
Graduação em Fisioterapia.
Universidade Regional de Blumenau.
Título: Estudo comparativo do processo de consolidação óssea através dos lasers de AsGa e HeNe: uma análise histológica.
Orientador: Élide Kurban.




Formação Complementar


2014 - 2014
Eletrofisiologia e microscopia funcional por fluor. (Carga horária: 2h).
Federação das Sociedades de Biologia Experimental.
2014 - 2014
Bioestatística: comparando amostras. (Carga horária: 2h).
Federação das Sociedades de Biologia Experimental.
2011 - 2011
Extensão universitária em Formação cotinuada p docentes no ensino superior. (Carga horária: 12h).
Fameblu.
2011 - 2011
Atualizações em resistência bacteriana.. (Carga horária: 4h).
Fameblu.
2010 - 2010
Extensão universitária em Curso de Extensão em Docência Superior. (Carga horária: 12h).
Faculdade Metropolitana de Blumenau.
2010 - 2010
Extensão universitária em III Semana de Enfermagem. (Carga horária: 20h).
Fameblu.
2008 - 2008
Extensão universitária em Curso de Extensão em Docência Superior. (Carga horária: 40h).
Faculdade Metropolitana de Blumenau.
2008 - 2008
Drenagem Linfática para Fisioterapeutas. (Carga horária: 40h).
Instituto Brasileiro de Therapias e Ensino.
2002 - 2002
Programa de Gestão de Resíduos Perigosos. (Carga horária: 2h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau.
2000 - 2000
Fisioterapia aquática. (Carga horária: 15h).
Universidade do Estado de Santa Catarina.


Atuação Profissional



Faculdade Metropolitana de Blumenau, FAMEBLU, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Graduação, Carga horária: 16


Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de graduação, Carga horária: 32

Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20

Atividades

11/2009 - Atual
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Citologia e embriologia
08/2009 - Atual
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Biologia Celular
08/2009 - Atual
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Histologia e embriologia
Morfologia Microscópica
2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Regional de Blumenau, Departamento de Ciências Naturais.

Linhas de pesquisa
Neurociência e Comportameno
02/2008 - Atual
Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Citologia, histologia e embriologia
Histologia e embriologia veterinária
04/2002 - 08/2004
Estágios , Universidade Regional de Blumenau, Departamento de Ciências Naturais.

Estágio realizado
Monitoria em bioquímica, bioquímica humana, bioquímica geral, bioquímica I, III, IV e V.

Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Atividades

03/2005 - 11/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório de Neuroquímica III, .



Linhas de pesquisa


1.
Neurociência e Comportameno
2.
Fosforilação de proteínas no sistema nervoso central


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Envolvimento dos Sistemas de Monoaminas no Efeito Antidepressivo da Fração Acetato de Etila de Tabernaemontana catharinensis

Descrição: Investigaremos o possível efeito antidepressivo da fração acetato de etila extraída da Tabernaemontana catharinensis, uma angiosperma pertencente à família Apocynaceae, que tem apresentado diversos efeitos farmacológicos em estudos in vivo. Alguns estudos têm demonstrado potentes efeitos de xantonas extraídas de outras plantas sobre o sistema nervoso central, dentre eles, chama a atenção uma diminuição no tempo de imobilidade no teste do nado forçado, atividade característica de um efeito antidepressivo. Esse fato merece destaque uma vez que grande parte da população mundial é acometida, em algum momento da vida, pela depressão e dependem de antidepressivos, além de convivem com efeitos colaterais dos medicamentos. Serão utilizados oitenta camundongos machos, divididos em dez grupos com oito animais em cada. A via de ação da xantona será estudada pela administração de antagonistas nos animais. Como antagonista do sistema serotoninérgico, usaremos NAN-190 e cetanserina. Para o sistema dopaminérgico utilizaremos o antagonista SCH-23390 e noradrenérgico aplicaremos o antagonista Ioimbina. 30 minutos depois, metade dos grupos receberá via oral o extrato da Tabernaemontana catharinensis. 60 minutos após a administração dos fármacos, os camundongos serão submetidos ao teste de nado forçado. Ao término dos experimentos os animais serão sacrificados com aprofundamento anestésico com tiopental (300mg/kg)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Sara Cristiane Barauna - Coordenador / Cláudia Almeida Coelho de Albuquerque - Integrante.
2014 - Atual
Efeito Antidepressivo Da Fração Acetato De Etila Das Folhas De Plinia jaboticaba No Teste Do Nado Forçado Em Camundongos

Descrição: O uso de plantas medicinais é muito difundido na população devido ao baixo custo e também pela tradição cultural que é transmitida através das gerações. Diante disto e do grande potencial apresentado pela planta jabuticabeira frente à sua utilização medicinal, o presente trabalho tem como objetivo verificar a ação antidepressiva da fração acetato de etila provenientes de Plinia jaboticaba administrado via oral em camundongos no teste do nado forçado e o envolvimento do sistema serotoninérgico no efeito antidepressivo da fração acetato de etila de Plinia jaboticaba através do co-tratamento com fluoxetina. Esse fato merece destaque uma vez que grande parte da população mundial é acometida, em algum momento da vida, pela depressão, uma perturbação do humor caracterizada por vários sintomas. Serão utilizados 72 camundongos machos, divididos em 9 grupos de 8 animais cada. Na primeira série de experimentos os animais receberão o extrato de Plinia jaboticaba via oral nas doses de 50mg/Kg, 100mg/Kg, 250mg/Kg ou 500mg/Kg ou água destilada. Após 54 minutos do tratamento os animais serão avaliados no campo aberto e em seguida submetidos ao teste do nado forçado. Em um segundo momento os animais serão tratados com veículo, fluoxetina em uma dose subativa (5mg/Kg), extrato de Plinia jaboticaba (dose subativa) ou ambos (fluoxetina e extrato em doses subativas). Os animais de todos os grupos serão submetidos ao teste do nado forçado 60 minutos após o tratamento. Ao término dos experimentos, os animais serão sacrificados por aprofundamento anestésico com tiopental (300mg/Kg)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Sara Cristiane Barauna - Coordenador / Claudia Almeida Coelho de Albuquerque - Integrante / Jonas Mello - Integrante / Nathieli Pauletti - Integrante / Michele Debiasi Alberton - Integrante / Rúbia Tábata Rigatti - Integrante.
2013 - Atual
Efeito Antidepressivo e do Co-Tratamento com Fluoxetina da Fração de Xantonas Extraída de Tabernaemontana catharinensis no Teste do Nado Forçado em Camundongos.

Descrição: Vários compostos extraídos da Tabernaemontana catharinensis, um arbusto pertencente à família Apocynaceae, tem apresentado diversos efeitos farmacológicos. Um destes compostos são as xantonas, bioflavonoides que apresentam uma importante função relacionada à defesa de plantas. Alguns estudos têm demonstrado potentes efeitos de xantonas extraídas de plantas sobre o sistema nervoso central, dentre eles, chama a atenção uma diminuição no tempo de imobilidade no teste do nado forçado, atividade característica de um efeito antidepressivo, de camundongos tratados com xantonas provenientes de outras espécies. Esse fato merece destaque uma vez que grande parte da população mundial é acometida, em algum momento da vida, pela depressão, uma perturbação do humor caracterizada por vários sintomas. Este estudo investigará a ação antidepressiva da fração de xantonas provenientes de T. catharinensis administrado via oral em camundongos no teste do nado forçado e o envolvimento do sistema serotoninérgico no efeito antidepressivo da fração xantona de T. catharinensis através do co-tratamento com fluoxetina. Serão utilizados 72 camundongos machos, divididos em 9 grupos de 8 animais cada. Na primeira série de experimentos os animais receberão o extrato de T. catharinensis via oral nas doses de 125mg/Kg, 250mg/Kg, 500mg/Kg ou 750mg/Kg ou água destilada. Após 54 minutos do tratamento os animais serão avaliados no campo aberto e em seguida submetidos ao teste do nado forçado. Em um segundo momento os animais serão tratados com veículo, fluoxetina em uma dose subativa (5mg/Kg), extrato de T. catharinensis (dose subativa) ou ambos (fluoxetina e extrato em doses subativas). Os animais de todos os grupos serão submetidos ao teste do nado forçado 60 minutos após o tratamento. Ao término dos experimentos, os animais serão sacrificados por aprofundamento anestésico com tiopental (300mg/Kg)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Sara Cristiane Barauna - Coordenador / Claudia Almeida Coelho de Albuquerque - Integrante / Jonas Mello - Integrante / Bárbara Baltha - Integrante.
2013 - Atual
Efeitos da solução de xantonas de Tabernaemontana catharinensis sobre respostas glicêmicas e estresse oxidativo de Rattus norvegicus diabéticos.

Descrição: Vários compostos extraídos da Tabernaemontana catharinensis, um arbusto pertencente à família Apocynaceae, tem apresentado diversos efeitos farmacológicos . Um destes compostos são as xantonas, bioflavonoides que apresentam uma importante função relacionada à defesa das plantas. Alguns estudos tem demonstrado potentes efeitos das xantonas extraídas de plantas como hipoglicemiantes e sobre o estresse oxidativo gerado. Esse fato merece destaque uma vez que grande parte da população mundial é acometida pela diabetes, em algum momento da vida. Este estudo investigará a ação hipoglicemiante e antioxidativa da fração rica de xantonas provenientes de T. catharinensis administrado via oral em ratos utilizando testes bioquímicos e histológicos. Serão utilizados 49 ratos machos, divididos em 7 grupos de 7 animais cada. Os animais receberão a fração rica em xantonas do extrato de T. catharinensis via oral nas doses de 250mg/Kg ou 750mg/Kg ou água destilada. Após 30 dias do tratamento os animais serão sacrificados por decapitação e em seguida avaliados em testes bioquímicos e histológicos. Este trabalho será realizado de janeiro/2013 a abril/2014 seguindo um cronograma de execução das atividades..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Sara Cristiane Barauna - Coordenador / Claudia Almeida Coelho de Albuquerque - Integrante / Débora Dal Magro - Integrante / Aline Cristina Lehmann - Integrante / Nathieli Pauletti - Integrante.
2012 - 2013
Efeito Antidepressivo do Extrato Hidroalcoólico de Allium sativum no Teste no Nado Forçado em Camundongos.

Descrição: A fisiopatologia precisa dos distúrbios depressivos continua obscura, assim como a neurobiologia da regulação do humor normal. Contudo, recentes avanços em neurociência, particularmente em neurobiologia molecular e funcional do cérebro, estão rapidamente avançando ou entendendo as bases biológicas dos estados de humor normal e patológico. Foi demonstrado que o extrato hidroalcoólico de alho (Allium sativum) apresentou efeito antidepressivo em animais submetidos a doses de 100mg/Kg dia (Jahani et al., 2009). O efeito do extrato de alho foi comparado aos de drogas antidepressivas como Fluoxetina e Imipramina sendo que o extrato de Allium sativum reduz os sinais da depressão como: diarréia, perda de peso, hemorragia ocular, sedação (Jahani et al., 2009). O Allium sativum, conhecido popularmente como alho, alho-bravo, alho-hortense, alho-manso, alho-ordinário e alho-do-reino, alho comum (Harri, 2002) é uma erva bulbosa, pequena, formada de 8-12 bulbinhos (dentes), com odor forte e característico (Harri, 2002). Seus usos estão associados a diversas patologias dentre as quais podemos citar as parasitoses, desconfortos gastrintestinais, dislipidemias, verminoses intestinais, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, câncer, além de atividades antiinflamatória, antimicrobiana e antiasmática (Marchiori, 2005; Harri, 2002). Tendo em vista a quantidade de efeitos farmacológicos do Allium sativum, seu uso popular, o alto grau de acometimento da população por distúrbios como a depressão e os dados já obtidos com relação ao efeito antidepressivo do extrato, parece promissor e importante avaliar as possíveis vias de ação do extrato de Allium sativum através da modulação comportamental em animais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Sara Cristiane Barauna - Coordenador / Claudia Almeida Coelho de Albuquerque - Integrante / Vanessa Golfetto Uliano - Integrante.
2011 - 2012
Efeito do Tratamento Crônico com o Extrato Hidroalcoólico de Tabernaemontana catharinensis no Teste no Nado Forçado em Camundongos.

Descrição: A Tabernaemontana catharinensis, um arbusto pertencente à família Apocynaceae, tem apresentado diversos efeitos farmacológicos em alguns estudos que utilizaram extrato aquoso ou etanólico da planta. Outras espécies da mesma família tem apresentado efeitos relevantes em testes comportamentais com animais. Estes efeitos parecem ser dependentes de alcalóides presentes nas espécies da família Apocynaceae. Dentre os efeitos comportamentais observados, chama a atenção uma diminuição no tempo de imobilidade no teste do nado forçado, atividade característica de um efeito antidepressivo, de camundongos tratados com o extrato de folhas da Apocynum venetum, uma planta da família Apocynaceae. Esse fato merece destaque uma vez que grande parte da população mundial é acometida, em algum momento da vida, pela depressão, uma perturbação do humor caracterizada por vários sintomas. Este estudo investigará a ação antidepressiva do extrato hidroalcoólico de T. catharinensis administrado via oral em camundongos durante 7 e 14 dias consecutivos, utilizando o teste do nado forçado como modelo comportamental. Serão utilizados 48 camundongos machos, divididos em 6 grupos de 8 animais cada. Os animais receberão 1ml do extrato hidroalcoolico de T. catharinensis via oral nas doses de 500mg/Kg ou 1000mg/Kg ou salina. Um dia após a administração da última dose do extrato (8o ou 15o dia), os animais serão avaliados no teste do nado forçado (TNF). Ao término dos experimentos, os animais serão sacrificados por decapitação. Este trabalho será realizado de março/2011 a dezembro/2011 seguindo um cronograma de execução das atividades..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Sara Cristiane Barauna - Coordenador / Claudia Almeida Coelho de Albuquerque - Integrante / Fábio Augusto Gesser Cardoso - Integrante / Michele Debiasi Alberton Magina - Integrante / Débora Dal Magro - Integrante / Isabelle Zimmermann Arancibia Oro - Integrante.
Financiador(es): Universidade Regional de Blumenau - Bolsa.
2010 - 2011
Efeitos do Extrato Hidroetanólico de Tabernaemontana catharinensis: Análise Comportamental e Morfológica.

Descrição: A Tabernaemontana catharinensis, um arbusto pertencente à família Apocynaceae, tem apresentado diversos efeitos farmacológicos em alguns estudos que utilizaram extrato aquoso ou etanólico da planta. Este estudo tem como objetivos verificar o eventual efeito antidepressivo do extrato de T. catharinensis no teste do nado forçado e atividade locomotora de camundongos swiss quando expostos a diferentes concentrações de T. Catharinensis, investigar a participação dos sistemas serotoninérgico, noradrenérgico e dopaminérgico sobre os efeitos da T. Catharinensis, investigar o efeito de diferentes concentrações de T. catharinensis sobre a atividade da acetilcolinesterase e butirilcolinesterase em cérebro e sangue de camundongos, respectivamente e por fim, determinar a citotoxicidade do extrato de T. Catharinensis. Os animais serão tratados com veículo ou extrato de T. catharinensis (250mg/Kg, 500mg/Kg, 750mg/Kg ou 1000mg/Kg) e serão submetidos ao teste do nado forçado 1 ou 2 horas após a aplicação do extrato via oral. Após a determinação da concentração e tempo ideais de ação do extrato os animais serão pré-tratados com veículo, cetanserina (5 mg/Kg, i.p.), SCH 23390 (0,05 mg/Kg, s.c.), NAN-190 (0,5 mg/Kg, i.p.) ou ioimbina (1 mg/Kg, i.p.) e após 30 minutos estes animais receberão o extrato de T. catharinensis via oral. Os animais de todos os grupos experimentais serão submetidos ao TNF após o respectivo tratamento. Para o preparo do extrato serão utilizadas as folhas de Tabernaemontana catharinensis, provenientes do Campus da FURB. O teste do nado forçado será realizado de acordo com o descrito por Porsolt et al. (1977). A fim de excluir a possibilidade de um eventual efeito semelhante a antidepressivo, os camundongos serão submetidos ao teste do campo aberto, como descrito por Rodrigues et al. (2004). A atividade das enzimas acetilcolinesterase e butirilcolinesterase será determinada de acordo com o método colorimétrico de Ellman e colaboradores, (1961) com algumas modific.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Sara Cristiane Barauna - Integrante / Ana Lúcia B. Zeni - Integrante / Claudia Almeida Coelho de Albuquerque - Integrante / Débora Delwing Dal Magro - Coordenador / Fábio Augusto Gesser Cardoso - Integrante / Keila Zaniboni Siqueira - Integrante / Denise Janning - Integrante / Daniela delwing de Lima - Integrante / Michele Debiasi Alberton Magina - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro.
2010 - 2011
Envolvimento dos Sistemas Serotoninérgico, Noradrenérgico e Dopaminérgico no Efeito Antidepressivo do Extrato Hidroalcoólico de Tabernaemontana catharinensis.

Descrição: A Tabernaemontana catharinensis, um arbusto pertencente à família Apocynaceae, tem apresentado diversos efeitos farmacológicos em alguns estudos que utilizaram extrato aquoso ou etanólico da planta. Este estudo tem como objetivo investigar as vias de ação do extrato hidroalcoolico de T. catharinensis em um modelo animal preditivo de atividade antidepressiva. Os animais serão pré-tratados com veículo, cetanserina (5 mg/Kg, i.p.), SCH 23390 (0,05 mg/Kg, s.c.), NAN-190 (0,5 mg/Kg, i.p.) ou ioimbina (1 mg/Kg, i.p.) e após 30 minutos estes animais receberão o extrato de T. catharinensis na dose de 1000 mg/Kg via oral. Os animais de todos os grupos experimentais serão submetidos ao TNF 1 hora após o respectivo tratamento. Esperamos que a administração do extrato de Tabernamontana catharinensis apresente efeito antidepressivo nos camundongos submetidos ao TNF e que este efeito seja dependente da ativação do sistema de monoaminas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Sara Cristiane Barauna - Integrante / Claudia Almeida Coelho de Albuquerque - Coordenador / Fábio Augusto Gesser Cardoso - Integrante / Débora Dal Magro - Integrante.
Financiador(es): Universidade Regional de Blumenau - Auxílio financeiro.
2009 - 2010
Efeito Antidepressivo do Extrato Hidroalcoólico de Tabernaemontana catharinensis no Teste no Nado Forçado em Camundongos.

Descrição: A Tabernaemontana catharinensis, um arbusto pertencente à família Apocynaceae, tem apresentado diversos efeitos farmacológicos em alguns estudos que utilizaram extrato aquoso ou etanólico da planta. Outras espécies da mesma família têm apresentado efeitos relevantes em testes comportamentais com animais. Estes efeitos parecem ser dependentes de alcalóides presentes nas espécies da família Apocynaceae. Dentre os efeitos comportamentais observados, chama a atenção uma diminuição no tempo de imobilidade no teste do nado forçado, atividade característica de um efeito antidepressivo, de camundongos tratados com o extrato de folhas da Apocynum venetum, uma planta da família Apocynaceae. Esse fato merece destaque uma vez que grande parte da população mundial é acometida, em algum momento da vida, pela depressão, uma perturbação do humor caracterizada por vários sintomas. Este estudo investigará a ação antidepressiva do extrato hidroalcoolico de T. catharinensis administrado via oral em camundongos no teste do nado forçado e seu possível efeito psicoestimulante sobre a atividade locomotora de camundongos. Serão utilizados 80 camundongos machos, divididos em 10 grupos de 8 animais cada. Os animais receberão 1ml do extrato hidroalcoolico de T. catharinensis via oral nas doses de 125mg/Kg, 250mg/Kg, 500mg/Kg e 1000mg/Kg ou salina. Após 54 minutos ou 1 hora e 54 minutos do tratamento os animais serão avaliados no campo aberto e, em seguida no teste do nado forçado (TNF). Ao término dos experimentos, os animais serão sacrificados por decapitação e os cérebros e fígados serão removidos para uma posterior análise histológica (projeto paralelo)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Sara Cristiane Barauna - Integrante / Claudia Almeida Coelho de Albuquerque - Integrante / Débora Delwing Dal Magro - Coordenador / Fábio Augusto Gesser Cardoso - Integrante / Morgana dos Santos - Integrante.
Financiador(es): Universidade Regional de Blumenau - Bolsa.


Projetos de extensão


2013 - Atual
Educação em Embriologia e Reprodução Humana

Descrição: A embriologia humana envolve a anatomia do desenvolvimento, embora, como na anatomia do adulto, sejam de grande importância as considerações funcionais quando conhecidas. Apesar do desenvolvimento inicial, especialmente o do embrião, constituir o foco principal da embriologia, o desenvolvimento continua após o nascimento. O desenvolvimento do ser humano tem início com a fertilização, um processo através do qual o espermatozóide do pai e ovócito se unem e dão origem a um novo organismo, o zigoto. Com a liberdade sexual cada vez mais cedo entre adolescentes da sociedade moderna, há maior necessidade de informações sobre os métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis (DST), que estão entre as doenças que constituem problemas de saúde pública. Essas podem ser doenças infecciosas, parasitárias e infestações transmitidas por contato sexual. Nos últimos 20 anos o jovem passou a ter acesso às mais diversas fontes de informação e desinformação a respeito de questões sexuais. Vários estudos mostraram que adolescentes com baixa escolaridade iniciam a vida sexual mais precocemente e que os jovens de menor nível educacional e de menor idade possuem menos conhecimento sobre métodos anticoncepcionais. Devido a esta precocidade do jovem em iniciar a vida sexual, faz-se necessário levar a este público o conhecimento sobre métodos contraceptivos, DSTs e a embriologia humana. Uma vez que o jovem tem conhecimento a respeito dos riscos de uma relação sexual desprotegida e dos métodos contraceptivos, bem como o desenvolvimento do embrião, este atuará de forma mais consciente. Este trabalho tem como objetivo geral propiciar o conhecimento da embriologia e reprodução humana, centrada na aquisição de princípios científicos e educativos no âmbito social. Além deste, destacamos como objetivos específicos promover a integração entre a Universidade e a comunidade; capacitar profissionais e acadêmicos da área da saúde e educação para orientar a comunidade a cerca dos aspectos relacionados à reprodução humana; estimular os acadêmicos no desenvolvimento de atividades de extensão universitária; elaborar materiais didático-pedagógicos com ênfase aos aspectos relacionados ao desenvolvimento embrionário e anexos; educar os adolescentes e os familiares através de palestras, e outras atividades sócio-educativas sobre a embriologia, métodos contraceptivos e DSTs. Com o intuito de levar o conhecimento a respeito do desenvolvimento humano, métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis a adolescentes do ensino médio de escolas públicas e particulares da cidade de Blumenau, os bolsistas irão elaborar materiais didático-pedagógicos de maneira que possam transmitir seu conhecimento através de métodos atrativos como a construção de maquetes, jogos, cartazes explicativos e palestras com a utilização de peças anatômicas de fetos demonstrando as características de cada estágio do desenvolvimento embrionário e fetal. Esperamos, com a execução deste projeto, abranger da forma mais ampla possível os alunos do ensino médio da rede pública e particular da região de Blumenau com palestras e atividades sobre a embriologia humana e os aspectos que a cerca, como sexualidade, DSTs e métodos contraceptivos. Promover a conscientização sobre o conhecimento do corpo e do desenvolvimento embrionário e suas relações com o ambiente em que vivemos e a integração entre discentes e docentes no processo ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de aulas criativas e mais atrativas sobre a embriologia humana. Transmitir informações relevantes sobre questões de saúde fetal e da gestante na adolescência, conhecendo o corpo humano, as doenças e os métodos contraceptivos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .

Integrantes: Sara Cristiane Barauna - Coordenador / Claudia Almeida Coelho de Albuquerque - Integrante / Mara Pivesso - Integrante / Débora Dal Magro - Integrante / Débora Baratto Albuquerque - Integrante / Isabela Yones Nogara - Integrante / Ana Luiza Cim Ribeiro de Souza - Integrante / Clarissa Novello Batzner - Integrante.
Financiador(es): Universidade Regional de Blumenau - Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Neuroquimica.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Anatomia.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Embriologia.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Histologia.
5.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2006
Mestre em Neurociências, UFSC.
2004
Melhor média dos formandos de fisioterapia da turma de 2004/II, FURB.
2004
Bacharel em fisioterapia, FURB.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Janning, D.2011Janning, D. ; Albuquerque, CAC ; BARAUNA, S. C. . AVALIAÇÃO PRELIMINAR DO EXTRATO HIDROALCOÓLICO DE TABERNAEMONTANA CATHARINENSIS NO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS EM PELE DE RATOS (RATTUS NORVEGICUS). Revista Eletrônica de Farmácia, v. VIII, p. 53-64, 2011.

2.
POSSER, Thais2009POSSER, Thais ; KASTER, M. P. ; BARAUNA, S. C. ; ROCHA, João Batista Teixeira da ; RODRIGUES, A. L. S. ; Leal, R.B . Antidepressant-like effect of the organoselenium compound ebselen in mice: Evidence for the involvement of the monoaminergic system.. European Journal of Pharmacology, v. 602, p. 85-91, 2009.

3.
BARAUNA, S. C.;BARAUNA, S2006 BARAUNA, S. C. ; KASTER, M ; HECKERT, B ; DONASCIMENTO, K ; ROSSI, F ; TEIXEIRA, E ; CAVADA, B ; RODRIGUES, A ; LEAL, R . Antidepressant?like effect of lectin from Canavalia brasiliensis (ConBr) administered centrally in mice. Pharmacology, Biochemistry and Behavior, v. 85, n.submetido, p. 160-169, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PAULETTI, N. ; COSTA, A. S. ; BARAUNA, S. C. ; Delwing de Lima, D. ; Delwing-Dal Magro, D. ; CRUZ, J. N. ; CRUZ, J. G. P. . Behavioral interactions of simvastatin and diazepam in tests of axiety and object recognition.. In: XXIX Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE, 2014, Caxambu - MG. Livro de resumos, 2014.

2.
PAULETTI, N. ; ALBERTON, M. D. ; VEIGA, B. V. ; MELLO, J. ; BALTHA, B. ; BARAUNA, S. C. . Efeito antodepressivo e do co-tratamento com fluoxetina da fração de xantonas extraída de tabernaemontana catharinensis no teste do nado forçado em camundongos.. In: XXIX Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE, 2014, Caxambu - MG. Livro de resumos, 2014.

3.
BARAUNA, S. C. ; SILVA, D. P. ; Albuquerque, CAC . Avaliação da Toxicidade dos Extratos Hidroalcoolicos de Cascas de Caule e Folhas de Tabernaemontana catharinensis. In: 40o Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, 2013, Florianópolis. SBAC, 2013.

4.
BARAUNA, S. C. ; BOHATCH JUNIOR, M. S. ; MATKOVSKI, P. D. ; ULIANO, V. G. ; Magins, M.D.A. ; Albuquerque, CAC . Estudos Preliminares da Toxicidade Materna do Extrato Hidroalcoolico de Tabernermontana catharinensis Administrado em Ratas Prenhes.. In: 40o Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, 2013, Florianópolis. SBAC, 2013.

5.
ULIANO, V. G. ; BARAUNA, S. C. ; BOHATCH JUNIOR, M. S. ; MATKOVSKI, P. D. ; MELLO, J. ; BALTHA, B. ; Magins, M.D.A. ; Albuquerque, CAC . Efeito Antidepressivo do extrato de allium sativum no teste do nado forçado em camundongos. In: Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2013, Blumenau. MIPE, 2013.

6.
MATKOVSKI, P. D. ; Albuquerque, CAC ; BOHATCH JUNIOR, M. S. ; ULIANO, V. G. ; SILVA, E. B. ; BARAUNA, S. C. . Análise da toxicidade materna do extrato hidroalcoolico de tabernaemontana catharinensis. In: Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2013, Blumenau. MIPE, 2013.

7.
BARAUNA, S. C. ; ULIANO, V. G. ; ORO, I. Z. A. . EFEITO DO TRATAMENTO CRÔNICO COM O EXTRATO HIDROALCOÓLICO DE Tabernaemontana catharinensis NO TESTE DO NADO FORÇADO EM CAMUNDONGOS.. In: MIPE, 2012, Blumenau. MIPE, 2012.

8.
Cardoso, F.A.G. ; Albuquerque, CAC ; BARAUNA, S. C. . Envolvimento dos sistemas serotoninérgico, noradrenérgico e dopaminérgico no efeito antidepressivo do extrato hidroalcoólico de Tabernaemontana catharinensis.. In: MIPE, 2011, Blumenau. Livro de resumos, 2011.

9.
Cardoso, F.A.G. ; Santos, M. ; Delwing-Dal Magro, D. ; Delwing de Lima, D. ; Albuquerque, CAC ; Janning, D. ; BARAUNA, S. C. . Antidepressant-like effect and histological changes induced by the acute administration of hydroalcoholic Tabernaemontana catharinensis extract in mice.. In: XV Meeting of the Brazilian Society for Cell Biology, 2010, São Paulo. Program & Abstracts.

10.
Boni, AP ; Janning, D. ; BARAUNA, S. C. ; ZENI, A. L. B. ; Albuquerque, CAC . Preliminary effects of hydroalcoholic extract of Tabernaemontana catharinensis in mice experimentally inoculated with snake venom.. In: XV Meeting of the Brazilian Society for Cell Biology, 2010, São Paulo. Program & Abstracts, 2010.

11.
Delwing, D. ; Cardoso, F.A.G. ; Santos, M. ; Delwing, D. ; Albuquerque, CAC ; BARAUNA, S. C. . Efeito antidepressivo do extrato hidroalcoólico de Tabernaemontana catharinensis no teste do nado forçado em camundongos.. In: XXV Reunial Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE, 2010, Águas de Lindoia. Livro de REsumos, 2010.

12.
Santos, M. ; Delwing-Dal Magro, D. ; BARAUNA, S. C. ; Albuquerque, CAC ; Cardoso, F.A.G. . Efeito antidepressivo do extrato hidroalcoólico de Tabernaemontana catharinensis no teste do nado forçado em camundongos.. In: Mostra integrada de ensino, pesquisa e extensão., 2010, Blumenau. Livro de resumos, 2010.

13.
BARAUNA, S. C. ; KASTER, M. P. ; Heckert, B.T. ; Lisboa, L.K. ; NASCIMENTO, K. S. ; ROSSI, F. M. ; TEIXEIRA, E. H. ; Cavada, B.S. ; RODRIGUES, A. L. S. ; Leal, R.B . Antidepressant-like effect of Canavalia brasiliensis Lectin (ConBr) administered centrally in mice.. In: Advances in the diagnosis and treatment of brain diseases, 2006, Porto Alegre. livro de resumos, 2006.

14.
BARAUNA, S. C. ; KASTER, M. P. ; Lisboa, L.K. ; NASCIMENTO, K. S. ; ROSSI, F. M. ; Teixeira, E.H. ; Cavada, B.S. ; RODRIGUES, A. L. S. ; Leal, R.B . Antidepressant-like effect of lectin from Canavalia brasiliensis (ConBr) administered centrally in mice.. In: XXXV Reunião Anual da SBBq, 2006, águas de Lindóia. CD de resumos, 2006.

15.
Pereira, S.F. ; Heckert, B.T. ; BARAUNA, S. C. ; Pinto, V.P.T. ; Teixeira, E.H. ; Nascimento, K.S. ; Cavada, B.S. ; Leal, R.B . Canavalia brasiliensis Lectin (ConBr) Increases ERK1/2 phosphorylation in synaptosomes. In: XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq, 2005, Águas de Lindóia. Livro de Resumos, 2005.

16.
Heckert, B.T. ; Pereira, S.F. ; BARAUNA, S. C. ; Alvarez-Silva, M ; GARCEZ, R. C. ; Pinto, V.P.T. ; Teixeira, E.H. ; Nascimento, K.S. ; Cavada, B.S. ; Leal, R.B . Canavalia brasiliensis (ConBr) and Canavalia ensiformes Lectin (ConA) decrease tumoral cell viability and ERK1/2 phosphorylation. In: XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e biologia Molecular - SBBq, 2005, Águas de Lindóia. Livro de Resumos, 2005.

17.
BARAUNA, S. C. ; Heckert, B.T. ; KASTER, M. P. ; Cavada, B.S. ; RODRIGUES, A. L. S. ; Leal, R.B . Efeito antidepressivo da lectina de Canavalia brasiliensis (ConBr) em camundongos. In: 5a SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão Universidade /federal de Santa Catarina, 2005, Florianópolis. Livro de Resumos, 2005.

18.
Heckert, B.T. ; Pereira, S.F. ; BARAUNA, S. C. ; GARCEZ, R. C. ; Cavada, B.S. ; Leal, R.B . Ações da lectina ConBr sobre preparações do SNC.. In: XV Seminário de Iniciação Científica da UFSC, 2005, UFSC. Livro de Resumos, 2005.

19.
BARAUNA, S. C. ; SILVA, E. S. ; ZENI, A. L. B. ; ALMEIDA, E. M. . Dosagens Bioquímicas de Glicemia de Visitantes ao Projeto Universidade Aberta - FURB/2003. In: Farmapolis, 2004, Florianópolis. Caderno de Resumos dos Trabalhos Científicos, 2004.

20.
DALLMOLIN, M. ; BARAUNA, S. C. ; ZIMMERMANN, M. C. ; SILVA, E. S. ; ALMEIDA, E. M. ; ZENI, A. L. B. . Tratamento de Hipercolesterolemia Experimental Crônica em Ratos com Infusão de Folhas de Amoreira Branca (Morus alba L.). In: Forum Anual de Iniciação Científica, 2004, Blumenau. Livro de resumos, 2004.

21.
BONOMINI, F. C. ; BARAUNA, S. C. ; KURBAN, E. . Estudo Comparativo do Processo de Consolidação Óssea através da Utilização dos Lasers de Hene e AsGa: Uma Análise Histológica. In: Forum Anual de Iniciação Científica, 2004, Blumenau. Livro de Resumos, 2004.

22.
BARAUNA, S. C. ; PIETCHAKI, M. L. K. ; STEIN, C. E. ; ZENI, A. L. B. . Tratamento de Hipercolesterolemia Experimental Aguda pela Administração Oral de Infusão de Folhas de Amoreira Negra (Morus nigra L.). In: Forum Anual de Iniciação Científica, 2004, Blumenau. Livro de resumos, 2004.


Demais tipos de produção técnica
1.
BARAUNA, S. C. . Fundamentos para o cuidado de enfermagem em urgência e emergência. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila pós graduação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Delwing-Dal Magro, D.; Delwing de Lima, D.; BARAUNA, S. C.. Participação em banca de Berenice Richter.Atividade Antioxidante do extrato bruto hidroalcoólico e das frações acetato de etila e butanol das folhas de Plinia jaboticaba (Vell.) Kausel (Myrtaceae) sobre os efeitos do etanol em ratos Wistar.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Regional de Blumenau.

2.
SILVA, D. P.; Albuquerque, CAC; ZENI, A. L. B.; BARAUNA, S. C.. Participação em banca de Deise Priscila da Silva.CARACTERIZAÇÃO FITOQUÍMICA E AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE DOS EXTRATOS HIDROALCOÓLICOS DE CASCAS DE CAULE E FOLHAS DE Tabernaemontana catharinensis A.DC. (APOCYNACEAE) EM CAMUNDONGOS Swiss.CARACTERIZAÇÃO FITOQUÍMICA E AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE DOS EXTRATOS HIDROALCOÓLICOS DE CASCAS DE CAULE E FOLHAS DE Tabernaemontana catharinensis A.DC. (APOCYNACEAE) EM CAMUNDONGOS Swiss.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Regional de Blumenau.

3.
Albuquerque, CAC; BARAUNA, S. C.; ZENI, A. L. B.. Participação em banca de Deise Priscila da Silva.Caracterização fitoquímica e avaliação da toxicidade do extrato hidroalcoólico de casca de caule e folhas de Tabernaemontana catharinensis A.D.C. (Apocynaceae) em camundongos Swiss.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Regional de Blumenau.

4.
Antunes, K.; POLIZELLI, K. M.; BARAUNA, S. C.. Participação em banca de Ana Cláudia Mafra e Juliana Thayse Cassante Brandão Tomelin.Levantamento dos recursos fisioterapêuticos mais utilizados no rejuvenescimento cutâneo no município de Blumenau - SC.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Metropolitana de Blumenau.

5.
Antunes, K.; BARAUNA, S. C.. Participação em banca de Íris.Utilização da Corrente Russa, Ultra Som 3 MHZ e massagem modeladora na redução de medidas e na melhora do fibro edema geloide.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Metropolitana de Blumenau.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Albuquerque, CAC; BARAUNA, S. C.; PIVESSO,M.S.G.. Monitoria. 2013. Universidade Regional de Blumenau.

2.
BARAUNA, S. C.; PIVESSO,M.S.G.. Professor substituto. 2013. Universidade Regional de Blumenau.

3.
BARAUNA, S. C.; PIVESSO,M.S.G.. Professor substituto. 2013. Universidade Regional de Blumenau.

4.
Albuquerque, CAC; BARAUNA, S. C.; PIVESSO,M.S.G.. Monitoria. 2012. Universidade Regional de Blumenau.

5.
Albuquerque, CAC; BARAUNA, S. C.; PIVESSO,M.S.G.. Monitoria. 2011. Universidade Regional de Blumenau.

6.
Albuquerque, CAC; PIVESSO,M.S.G.; BARAUNA, S. Concurso de Monitoria nas matérias histologia, embriologia e biologia celular. 2009. Universidade Regional de Blumenau.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXIX Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE. Efeito antodepressivo e do co-tratamento com fluoxetina da fração de xantonas extraída de tabernaemontana catharinensis no teste do nado forçado em camundongos.. 2014. (Congresso).

2.
40o Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. Membro Efetivo do Congresso. 2013. (Congresso).

3.
XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq. Canavalia brasiliensis lectin (ConBr) increases ERK 1/2 phosphorylation in synaptossomes.. 2005. (Congresso).

4.
Forum Anual de Iniciação Científica.tratamento de hipercolesterolemia experimental crônica em ratos com infusão de folhas de amoreira branca (morus alba L.). 2004. (Seminário).

5.
Universidade Aberta.Apresentação do Laboratório de Bioquímica. 2004. (Oficina).

6.
Universidade Aberta.Apresentação do Laboratório de Bioquímica. 2003. (Oficina).

7.
Universidade Aberta.Apresentação do Laboratório de Bioquímica. 2002. (Oficina).

8.
Coninfo.Feira de Informática e Telecomunicações. 2002. (Outra).

9.
V Jornada Prática Clínica supervisionada de Fisioterapia.Jornada Prática Clínica Supervisionada de Fisioterapia. 2002. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Rúbia Tabata Rigatti. Efeito Antidepressivo Da Fração Acetato De Etila Das Folhas De Plinia jaboticaba No Teste Do Nado Forçado Em Camundongos. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade Regional de Blumenau, Universidade Regional de Blumenau/Pipe art. 170. (Orientador).

2.
Jonas Mello. Envolvimento dos Sistemas de Monoaminas no Efeito Antidepressivo da Fração Acetato de Etila de Tabernaemontana catharinensis. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade Regional de Blumenau, FUMDES. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Aline Cristina Lehmann. Efeitos da solução de xantonas de Tabernaemontana catharinensis sobre respostas glicêmicas e estresse oxidativo de Rattus norvegicus diabéticos.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Nutrição) - Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Sara Cristiane Barauna.

Iniciação científica
1.
Jonas Mello. Efeito Antidepressivo e do Co-Tratamento com Fluoxetina da Fração de Xantonas Extraída de Tabernaemontana catharinensis no Teste do Nado Forçado em Camundongos.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Regional de Blumenau, Universidade Regional de Blumenau/PIBIC. Orientador: Sara Cristiane Barauna.

2.
Sara Cristiane Barauna. Efeito Antidepressivo do Extrato Hidroalcoólico de Allium sativum no Teste no Nado Forçado em Camundongos.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Regional de Blumenau, Universidade Regional de Blumenau/PIBIC. Orientador: Sara Cristiane Barauna.

3.
ISABELLE ZIMMERMANN ARANCIBIA ORO. EFEITO DO TRATAMENTO CRÔNICO COM O EXTRATO HIDROALCOÓLICO DE Tabernaemontana catharinensis NO TESTE DO NADO FORÇADO EM CAMUNDONGOS.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Regional de Blumenau, Universidade Regional de Blumenau/Pipe art. 170. Orientador: Sara Cristiane Barauna.

4.
Sara Cristiane Barauna. Efeito do Tratamento Crônico com o Extrato Hidroalcoólico de Tabernaemontana catharinensis no Teste no Nado Forçado em Camundongos.. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Regional de Blumenau, Universidade Regional de Blumenau/Pipe art. 170. Orientador: Sara Cristiane Barauna.

5.
Sara Cristiane Barauna. ENVOLVIMENTO DOS SISTEMAS SEROTONINÉRGICO, NORADRENÉRGICO E DOPAMINÉGICO NO EFEITO ANTIDEPRESSIVO DO EXTRATO HIDROALCOÓLICO DE Tabernaemontana catharinensis.. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade Regional de Blumenau, Universidade Regional de Blumenau/Pipe art. 170. Orientador: Sara Cristiane Barauna.

6.
Sara Cristiane Barauna. Efeito antidepressivo do extrato hidroalcoólico de Tabernaemontana catharinensis no teste do nado forçado em camundongos.. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia) - Universidade Regional de Blumenau, Universidade Regional de Blumenau/PIBIC. Orientador: Sara Cristiane Barauna.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 31/10/2014 às 16:33:06