Richarles Souza de Carvalho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2887889897792879
  • Última atualização do currículo em 29/09/2018


Doutor em Ciências da Linguagem pela UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina. Licenciado em Letras pela UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Atualmente é coordenador adjunto do curso de Letras e professor em cursos de licenciatura na UNESC. Tem experiência no ensino de Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Análise do Discurso e Formação de Professores. Pesquisador dos seguintes temas: Análise do Discurso, Discurso Publicitário, Formação de Professores e Ensino de Literatura. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Richarles Souza de Carvalho
Nome em citações bibliográficas
CARVALHO, Richarles S.;CARVALHO, RICHARLES SOUZA DE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Extremo Sul Catarinense.
Av. Universitária, 1105
Bairro Universitário
88806000 - Criciúma, SC - Brasil
Telefone: (48) 34312663
URL da Homepage: http://www.unesc.net/letras


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Ciências da Linguagem.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: Materialidades discursivas persuasivo-nostálgicas na publicidade, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Maria Marta Furlanetto.
Bolsista do(a): FUNDO DE APOIO À MANUTENÇÃO E AO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, FUMDES, Brasil.
Palavras-chave: Análise do Discurso; Publicidade; Nostalgia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2004 - 2006
Mestrado em Ciências da Linguagem.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO PUBLICITÁRIO NA PROMOÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Debora de Carvalho Figueiredo.
Palavras-chave: ACD, discurso publicitário, livro didático.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior.
2003 - 2004
Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior. (Carga Horária: 360h).
Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
Título: LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DA PRESENÇA E DA AUSÊNCIA DE TEXTOS LITERÁRIOS EM MATERIAIS DIDÁTICOS EMPREGADOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM OITAVAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Orientador: Gladir da Silva Cabral.
1998 - 2001
Graduação em Letras Português-Inglês.
Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
1992 - 1995
Ensino Médio (2º grau).
Escola de Educação Básica Eng. Sebastião Toledo dos Santos, EEB STS, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2008
Avaliando a avaliação processual da UNESC. (Carga horária: 12h).
Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
2005 - 2005
Ferramentas para análise de transitividade. (Carga horária: 8h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2004 - 2004
Prática Pedagógica: Desafios e Superações. (Carga horária: 30h).
Colégio de Aplicação da Unesc, CAP UNESC, Brasil.
2003 - 2003
Programa de Formação Continuada da UNESC. (Carga horária: 8h).
Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
2003 - 2003
Programa de Formação Continuada da UNESC. (Carga horária: 4h).
Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
2003 - 2003
Semana de Estudos Pedagógicos do CAP. (Carga horária: 44h).
Colégio de Aplicação da Unesc, CAP UNESC, Brasil.
2000 - 2000
Universidade Desenvolvimento e Meio Ambiente. (Carga horária: 12h).
Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
2000 - 2000
Seminário Interdisciplinar dos Cursos Licenciatura. (Carga horária: 20h).
Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
2000 - 2000
Planejamento Participativo e Processos de Ensino. (Carga horária: 20h).
Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
1996 - 1996
Inglês Avançado. (Carga horária: 50h).
Instituto de Idiomas Yázigi, YÁZIGI, Brasil.


Atuação Profissional



Escola de Educação Básica Lindolfo Collor, EEB LC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Língua Portuguesa do Ensino Médio

Atividades

02/2004 - 07/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

08/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Editorial, .

Cargo ou função
Conselheiro da EdiUNESC.
02/2017 - Atual
Direção e administração, UNESC, Curso de Letras.

Cargo ou função
Coordenador adjunto do curso de Letras.
02/2017 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção e Interpretação de Textos
02/2017 - Atual
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa II
02/2016 - Atual
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Texto e Discurso
07/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UNESC, Unidade de Humanidades, Ciências e Educação.

Linhas de pesquisa
Letramento e Discurso
03/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UNESC, Curso de Letras.

Linhas de pesquisa
Letramento e Ensino
03/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UNESC, Unidade de Humanidades, Ciências e Educação.

Linhas de pesquisa
Língua e Ensino
08/2009 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Infantojuvenil
02/2011 - 01/2017
Direção e administração, UNESC, Curso de Letras.

Cargo ou função
Coordenador do curso de Letras.
08/2016 - 12/2016
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Práticas de Linguagem I
02/2011 - 12/2016
Ensino, Letras Português-Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado de Língua Inglesa I
02/2010 - 12/2016
Ensino, Letras Português-Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado de Língua Inglesa III
08/2009 - 12/2016
Ensino, Letras Português-Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado de Língua Inglesa II
03/2007 - 12/2016
Ensino, Letras Português-Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa nível I ao VIII
07/2013 - 12/2015
Ensino, Letras Português-Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Latina
02/2015 - 07/2015
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise do Discurso
03/2013 - 03/2014
Extensão universitária , UNESC, Unidade de Humanidades, Ciências e Educação.

Atividade de extensão realizada
Língua inglesa extraclasse em escolas públicas de Criciúma.
03/2008 - 12/2012
Ensino, Letras Português-Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Estrangeira para Crianças
02/2001 - 12/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa
03/2011 - 03/2012
Extensão universitária , UNESC, Unidade de Humanidades, Ciências e Educação.

Atividade de extensão realizada
Projeto Sala de Leitura.
03/2000 - 12/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa
10/2009 - 10/2009
Ensino, Língua Inglesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
LÍNGUA INGLESA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
2006 - 2006
Ensino, Letras Português-Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Brasileira

Colégio Cristo Rei, CCR, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 20

Atividades

02/1998 - 02/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa
Filosofia
02/1998 - 02/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa


Linhas de pesquisa


1.
Letramento e Discurso

Objetivo: Esta linha pertence ao Grupo de Pesquisa sobre Letramento e Discurso da UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense). Os estudos inseridos na referida linha tratam da interface dos conceitos de Letramento e de Discurso, em suas mais variadas nuances. A complexa noção de discurso é problematizada na construção ideológica de realidades, de identidades e, não diferentemente, de práticas de letramento..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
2.
Língua e Ensino

Objetivo: Esta linha pertence ao grupo de pesquisa Littera ? Correlações entre Cultura, Processamento e Língua. O objetivo é investigar questões que envolvem fenômenos discursivos e textuais, oralidade e escrita, leitura e letramento, representação e subjetividade, a fim de refletir sobre as práticas e efeitos do ensino de língua, bem como propor estratégias de intervenção..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Letramento e Ensino

Objetivo: Esta linha está inserida nas atividades do Grupo de Pesquisa sobre Letramento e Discurso. São objetivos: i) investigar a historicidade do trabalho com letramento no Brasil, desde os primeiros estudos sobre até os mais contemporâneos conceitos de multimodalidade e multiletramento; não são descartadas, portanto, novas perspectivas como o letramento digital, letramento imagético, letramento literário etc.; ii) problematizar relações conceituais e práticas entre as noções de Letramento e Discurso..


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Estudos do Discurso e Letramento: contribuições teóricas para as práticas de linguagem

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Carlos Arcângelo Schlickmann em 09/07/2016.
Descrição: A presente proposta de pesquisa está inserida nas atividades do Grupo de Pesquisa sobre Letramento e Discurso, mais especificamente na linha Letramento e Ensino, a qual tem como objetivo central investigar o letramento, em suas mais diversas nuances. Pretendemos levar em conta toda a historicidade do trabalho com letramento no Brasil, desde os primeiros estudos sobre a ?literacia? (termo oriundo do inglês literacy e que inicialmente foi traduzido dessa forma) até aos mais contemporâneos conceitos de multimodalidade e multiletramento. A metodologia baseia-se na construção de síntese teórica a partir de revisão bibliográfica sobre alguns conceitos dos Estudos do Discurso, sobre Letramento e sobre Práticas de Linguagem. São coletados materiais didáticos para o ensino de língua portuguesa, os quais são analisados à luz dos conceitos estudados anteriormente. Apesar de muito se ter avançado nos últimos anos na qualidade dos materiais didáticos no Brasil, entendemos como hipótese que ainda há muitas lacunas em tais materiais, sobretudo no que diz respeito a questões de gênero, hegemonia e autoria..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Richarles Souza de Carvalho - Integrante / Schlickmann, Carlos Arcângelo - Coordenador / Eloisa da Rosa Oliveira - Integrante / Estela Ramos de Souza de Oliveira - Integrante / Beatris Pizzoni de Freitas - Integrante.
2015 - Atual
Análise do discurso publicitário em diferentes materialidades textuais em Criciúma - SC (2014-2015)
Descrição: Inserido nas atividades do Grupo de Pesquisa sobre Letramento e Discurso, este projeto versa sobre a publicidade presente em diferentes suportes midiáticos, durante o biênio 2014-2015. Partindo do pressuposto de que o discurso, em suas mais variadas facetas, constrói ideologicamente as realidades, as identidades, e não diferentemente, as práticas de letramento, analisar publicidade é uma prática de suma importância nos contextos atuais de diversidade cultural em que nos encontramos. Maingueneau (2010, p. 168-170) chega a propor uma taxonomia própria para o discurso publicitário, devido a sua relevância na contemporaneidade, e também em razão da constituição mimética e multimodal do discurso publicitário como um tipo de discurso fundador, mas que, diferentemente de discursos como o político, o religioso e o filosófico, se constitui na vulgata desses, mas também tem suas características próprias. Paralelamente a uma revisão teórica de pressupostos da Análise do Discurso de orientação francesa e sobre Publicidade e Propaganda, nossa intenção é recolher peças publicitárias de veiculação regional em diferentes suportes, a saber: outdoors, panfletos, flyers, propagandas radiofônicas, entre outros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Richarles Souza de Carvalho - Coordenador / Julia Cravo da Silva - Integrante.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Saberes Pedagógicos


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: LINGUAGEM EM (DIS)CURSO (ONLINE)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Ensino de Lingua Estrangeira.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Interdisciplinaridade e Projetos de Trabalho.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Letramento.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARVALHO, Richarles S.;CARVALHO, RICHARLES SOUZA DE2017CARVALHO, Richarles S.; OLIVEIRA, E. R. ; COLOMBO, Bruno D. . Games and play: paths towards childhood humanization. PEDAGOGY AND PSYCHOLOGY OF EDUCATION, v. 1, p. 52, 2017.

2.
GASPAR, BIANCA SERAFIM2017GASPAR, BIANCA SERAFIM ; CARVALHO, RICHARLES SOUZA DE . Imagens de infância em Peter Pan de James Barrie. Revista Saberes Pedagógicos, v. 2, p. 259-274, 2017.

3.
CARVALHO, Richarles S.;CARVALHO, RICHARLES SOUZA DE2015CARVALHO, Richarles S.; GNEVEK, O. . Theories Of Quality Changes Of The Speech And Reasoning Mechanism In The Russian Psychology. CRIAR EDUCAÇÃO REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNESC, v. 4, p. 1-17, 2015.

4.
CARVALHO, Richarles S.;CARVALHO, RICHARLES SOUZA DE2015 CARVALHO, Richarles S.; FURLANETTO, M.M. . Memória, nostalgia e publicidade: o caso das camisas retrô de futebol. CASA (Araraquara), v. 13, p. 189-225, 2015.

5.
CARVALHO, Richarles S.;CARVALHO, RICHARLES SOUZA DE2014CARVALHO, Richarles S.. Formação De Leitores X Formação De Professores: Uma Experiência Em Aulas De Literatura Infantojuvenil. Coletânea de Experiências de Ensino/Aprendizagem dos Docentes dos Cursos de Graduação da Unesc, v. II, p. 101-104, 2014.

6.
CARVALHO, Richarles S.;CARVALHO, RICHARLES SOUZA DE2013CARVALHO, Richarles S.; Schlickmann, Carlos Arcângelo . Estágios Supervisionados Do Curso De Letras: O Texto Como Ponto De Partida. Coletânea de Experiências de Ensino/Aprendizagem dos Docentes dos Cursos de Graduação da Unesc, v. I, p. 9-13, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CARVALHO, Richarles S.; Schlickmann, Carlos Arcângelo (Org.) ; AZEREDO, Jéferson L. (Org.) . Linguagem e construção de identidades. 1. ed. Criciúma: EDIUNESC, 2018. 152p .

2.
CARVALHO, RICHARLES SOUZA DE; Schlickmann, Carlos Arcângelo (Org.) ; AZEREDO, Jéferson L. (Org.) ; FELDHAUS, Marcelo (Org.) . Nós, professores: experiências do Pibid na UNESC v. II. 1. ed. Criciúma: EDIUNESC, 2018.

3.
CARVALHO, Richarles S.; BACK, Angela Cristina Di Palma (Org.) ; Schlickmann, Carlos Arcângelo (Org.) . Língua e Ensino: práticas de linguagem possíveis e reais. 1. ed. Criciúma: EdiUnesc, 2014. 216p .

Capítulos de livros publicados
1.
CARVALHO, Richarles S.; Schlickmann, Carlos Arcângelo ; AZEREDO, Jéferson L. ; FELDHAUS, Marcelo ; SILVA, Alex Sander . O Pibid na UNESC como experiência bidirecional entre formação docente e Educação Básica. In: Carlos Arcângelo Schlickmann; Jéferson Luís de Azeredo; Marcelo Feldhaus; Richarles Souza de Carvalho. (Org.). NÓS, PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS DO PIBID NA UNESC VOL. II. 1ed.Criciúma: EDIUNESC, 2018, v. 2, p. 11-24.

2.
CARVALHO, Richarles S.; Schlickmann, Carlos Arcângelo ; FREITAS, B. P. . Análise Discursiva do Ethos de professor em posts no Facebook. In: Carlos Arcângelo Schlickmann; Jéferson Luís de Azeredo; Richarles Souza de Carvalho. (Org.). Linguagem e construção de identidades. 1ed.Criciúma: EDIUNESC, 2018, v. , p. 119-133.

3.
CARVALHO, Richarles S.; VIAN JR., Orlando . A Apreciação em anúncios publicitários de livros didáticos de língua inglesa. In: VIAN JR., O.; SOUZA, A.A.; ALMEIDA, F.A.S.D.P. (Org.). A linguagem da avaliação em língua portuguesa: Estudos sistêmico-funcionais com base no Sistema de Avaliatividade. 1ed.São Carlos: Pedro e João Editores, 2010, v. , p. 131-150.

4.
CARVALHO, Richarles S.. Ensino de Língua Inglesa, Interdisciplinaridade e Projetos de Trabalho: uma Interface possível?. In: PEREIRA, Antonio Serafim. (Org.). Pesquisa, Formação e Autoria. 1ed.Criciúma: Ed. UNESC, 2010, v. , p. 99-115.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CARVALHO, Richarles S.. Curso de Letras da Unesc: 40 anos de história. A Tribuna, Criciúma, 24 jul. 2014.

2.
CARVALHO, Richarles S.. Leitura, literatura e comprometimento. Jornal da Manhã, Criciúma, p. 2 - 2, 29 abr. 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, Richarles S.; FELICIO, A. R. . Discurso de Professores em Formação: Análise de Relatos de observação realizados por acadêmicos de Letras. In: II SELEP - SEMINÁRIO DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL, 2012, Criciúma. Anais do II SELEP - Seminário de Leitura e Produção Textual. Criciúma: Editora UNESC, 2012.

2.
CARVALHO, Richarles S.; CARDOSO, Eloir Fatima Mondardo . Problematização: a compreensão de professoras participantes de um processo de pesquisa-formação. In: V Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação das Universidades Brasileiras, 2007, Rio de Janeiro. Anais do V SICEA. Rio de Janeiro, 2007.

3.
CARVALHO, Richarles S.; VIEYTO, Marianela Marana . Aplicabilidade da Língua Estrangeira dentro da Metodologia dos Projetos de Trabalho. In: II Fórum Nacional de Educação: Formação, trabalho e educação, 2005, Torres.. Anais do II Fórum Nacional de Educação: Formação, trabalho e educação. Torres, 2005.

4.
CARVALHO, Richarles S.; VIEYTO, Marianela Marana . A experiência da pesquisa-ação sobre os projetos de trabalho no Colégio de Aplicação da UNESC: o olhar dos professores de língua estrangeira. In: I Fórum Nacional de Educação, 2004, Torres.. Anais do Iº Fórum Nacional de Educação: Educação Escolar: Gestão das Relações. Torres, 2004.

5.
CARVALHO, Richarles S.. Aula De Língua Estrangeira Para Crianças: Modismo ou Necessidade?. In: 6. Encontro do CELSUL, 2004, Florianopolis. Anais do 6o. Encontro do CELSUL. Florianopolis, 2004.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, Richarles S.. Livros Didáticos De Língua Inglesa Para Crianças: Uma Análise Crítica e Qualitativa. In: I Congresso de Iniciação Científica e Pós-graduação, 2010, Florianópolis. Anais do I CICPG. Florianópolis: UDESC, 2010. v. 1. p. seção 3.6.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, Richarles S.. Uma análise da indumentária em contextos religiosos e universitários. In: SILEL - Simpósio Nacional e Internacional de Letras e Linguística, 2013, Uberlândia - SC. Caderno de resumos das comunicações aprovadas (LINGUÍSTICA). Uberlândia: EdUfu, 2013.

2.
CARVALHO, Richarles S.. APROPRIAÇÃO DO GÊNERO EPISTOLAR NA AULA DE LÍNGUA INGLESA: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA. In: SIGET, 2009, Caxias do Sul. Anais do V SIGET. Caxias do Sul: Educsc, 2009.

3.
CARVALHO, Richarles S.. Análise Crítica do discurso em diferentes gêneros textuais utilizados na venda de livros didáticos. In: 4o. SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2007, Tubarão. Anais ... SIGET. Tubarão, 2007. p. 307-307.

4.
CARVALHO, Richarles S.; CARDOSO, Eloir Fatima Mondardo . A problematização no Ensino por Problematização e Pesquisa (EPP) e a compreensão dos professores envolvidos no processo de pesquisa-formação. In: I Simpósio Internacional de Educação / IV Fórum Nacional de Educação, 2007, Torres. Anais do IV Fórum Nacional de Educação e I Simpósio Internacional de Educação. Torres: ULBRA, 2007.

5.
CARVALHO, Richarles S.. Análise Crítica do Discurso de Propagandas de Livros Didáticos em Websites. In: 7o. Encontro do CELSUL, 2006, Pelotas. Caderno de Resumos do 7o. Encontro do CELSUL. Pelotas - RS, 2006. p. 238-239.

6.
CARVALHO, Richarles S.. A Abordagem Teórica da Valoração como Análise de Anúncios de Contra Capas de Livros Didáticos. In: V Semana Integrada das Licenciaturas da UNISUL, 2006, Tubarão. Caderno de Resumos da V Semana Integrada das Licenciaturas da UNISUL. Tubarão, 2006.

7.
CARVALHO, Richarles S.; VIEYTO, Marianela Marana . Países de Língua Inglesa e Língua Espanhola: um Estudo Investigativo Interdisciplinar na quintas séries do Ensino Fundamental. In: II Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2005, Criciúma. Caderno de Programação do II Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão. Criciúma, 2005.

8.
CARVALHO, Richarles S.. Análise Crítica Do Discurso Publicitário De Catálogos Promocionais De Livros Didáticos De Língua Inglesa. In: 3o. Seminário de Grupos de Pesquisa - 1o. Seminário de Iniciação Científica da ACAFE, 2005, Lages - SC. Anais do 3o. Seminário de Grupos de Pesquisa - 1o. Seminário de Iniciação Científica da ACAFE. Lages, 2005.

9.
CARVALHO, Richarles S.. Presença e Ausência de Textos Literários em Livros Didáticos de Língua Inglesa. In: III Semana Integrada das Licenciaturas da UNISUL, 2004, Tubarão. Caderno de Resumos das Comunicações do Curso de Mestrado em Ciências da Linguagem e do Curso de Graduação em Letras da III Semana Integrada das Licenciaturas. Tubarão, 2004.

10.
CARVALHO, Richarles S.; PEREIRA, Antonio Serafim ; OSÓRIO, Paulo Sérgio ; VIEYTO, Marianela Marana ; PEREIRA, Rosangela ; CARDOSO, Eloir Fatima Mondardo ; ROSSO, Mirian Giseli . A possibilidade dos projetos de trabalho no pensamento, na ação e no registro do Grupo de Pesquisa-Formação do Colégio de Aplicação da UNESC. In: V Seminário Interdisciplinar dos Cursos de Licenciatura, 2004, Criciúma. Anais do V Seminário Interdisciplinar dos Cursos de Licenciatura. Criciúma, 2004. p. 190-191.

11.
CARVALHO, Richarles S.; PEREIRA, Rosangela . Língua estrangeira para crianças: modismo ou real necessidade?. In: V Seminário Interdisciplinar dos Cursos de Licenciatura, 2004, Criciúma. Anais do V Seminário Interdisciplinar dos Cursos de Licenciatura. Criciúma, 2004. p. 132-133.

Artigos aceitos para publicação
1.
CARVALHO, Richarles S.; AZEREDO, Jéferson L. ; BAUM, Michele C. . A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A DIMENSÃO PEDAGÓGICA NA ÓTICA DO PLANO DE GESTÃO. Revista Internacional de Formação de Professores, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO, Richarles S.. Problematização e Pesquisa como pressupostos de ensino no CAP/UNESC. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CARVALHO, Richarles S.. Problematização e Pesquisa como componentes essenciais no processo de ensino-aprendizagem. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
CARVALHO, Richarles S.; Schlickmann, Carlos Arcângelo ; CIZESCKI, Fernanda . Dossiê EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Criciúma: EdiUNESC, 2016 (Organização de Dossiê).

2.
CARVALHO, Richarles S.. Leitura, literatura e comprometimento. Crciúma: EdiUNESC, 2014 (Portal Ciência UNESC).

3.
CARVALHO, Richarles S.; SILVEIRA, D. A. . Anais do III SELEP - Seminário de Leitura e Produção Textual (organização). Criciúma: EdiUnesc, 2013 (Anais de evento).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CARVALHO, Richarles S.. Parecer na 2a. Semana de Ciência e Tecnologia da UNESC. 2011.

2.
CARVALHO, Richarles S.. Comissão Científica do I Congresso de Humanidades, Ciências e Educação da UNESC. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
CARVALHO, Richarles S.; FRUTUOSO, Maria C. K. . Formação Continuada para Professores de Língua Inglesa da Prefeitura Municipal de Criciúma. 2009. (Formação Continuada para Professores de Língua Inglesa).

2.
CARVALHO, Richarles S.. Língua estrangeira e interdisciplinaridade: um diálogo possível no currículo escolar. 2006. .

3.
CARVALHO, Richarles S.; PEREIRA, Rosangela . Língua estrangeira para crianças: modismo ou real necessidade?. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Música
1.
CARVALHO, Richarles S.. Regência do Coral Infanto-Juvenil do Colégio de Aplicação da UNESC. 2000. Apresentação de Obra (para compositores).

Demais trabalhos
1.
CARVALHO, Richarles S.. Livro: Amigo Mágico. 1999 (Oficina de Artes) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CARVALHO, Richarles S.; SILVA, Alex Sander; RIPA, Roselaine. Participação em banca de Rogério Bitencourt Marcelino. Dispositivos eletrônicos digitais de controle e monitoramento: um estudo de caso em uma escola pública. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

2.
CECHINEL, André; CABRAL, Gladir da Silva; CARVALHO, Richarles S.; SILVA, Fábio L.L.. Participação em banca de Caroline Almeida de Silva Grandi Nietto. Relações entre o pós-método no ensino de língua estrangeira e a educação libertadora de Paulo Freire. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Qualificações de Mestrado
1.
CARVALHO, Richarles S.; CABRAL, Gladir da Silva; CECHINEL, André. Participação em banca de Caroline Almeida da Silva Grandi. Relações entre o conceito de pós-método no ensino de língua inglesa e a prática libertadora de Paulo Freire. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, E. R.; CARVALHO, Richarles S.; CASAGRANDE, Samira. Participação em banca de Samara Camargo Felisbino.O professor mediador no processo de formação dos alunos leitores e escritores das escolas do município de Criciúma. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

2.
CARVALHO, Richarles S.; CASTRO, Everson N. H.; CORAL, Soraia R. N.. Participação em banca de Sandra Alves dos Santos.O Conceito de Interdisciplinaridade dos Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNESC.

3.
CARVALHO, Richarles S.; BITTENCOURT, Ricardo Luiz de; CASTRO, Everson N. H.. Participação em banca de Micheli da Costa Bez Birolo.A Interdisciplinaridade como Eixo Norteador na Efetivacao da Pratica Pedagogica de uma Escola. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNESC.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação. GT Educação e formação de professores. 2016. (Congresso).

2.
IV Encontro da Rede Sul Letras. Gourmetização e Memória: a Tipografia como materialidade do discurso persuasivo-nostálgico. 2016. (Congresso).

3.
IV SIAD - Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso.Memória, gourmetização e elementos tipográficos na construção da persuasão-nostálgica. 2016. (Simpósio).

4.
VII Semana de Ciência e Tecnologia da UNESC.Painel de Pesquisa: A noção de autoria na pesquisa acadêmica. 2016. (Outra).

5.
VII Semana de Ciência e Tecnologia da UNESC.Minicurso: Análise do Discurso. 2016. (Outra).

6.
3ª JIED - Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 2º EIID - Encontro Internacional da Imagem em Discurso.Análise de um cardápio de restaurante: o jogo discursivo de elementos persuasivo-nostálgicos e da tradição. 2015. (Encontro).

7.
IV SELEP - Seminário de Leitura e Produção Textual.GT Discurso e Letramento: múltiplas interfaces. 2015. (Seminário).

8.
VII SIMFOP - Simpósio de Formação de Professores.Nada mais atual do que... análise de uma campanha publicitária educacional. 2015. (Simpósio).

9.
4ª Jornada de Linguagem da FAED - UDESC. A formação de leitores x formação de professores: uma experiência nas aulas de literatura inanfantojuvenil em um curso de Pedagogia. 2014. (Congresso).

10.
CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE HUMANIDADES, CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO. O discurso da tradição: elementos persuasivo-nostálgicos em um cardápio de restaurante. 2014. (Congresso).

11.
VI SIMFOP - Simpósio de Formação de Professores.Camisas de futebol retrô: uma análise de elementos persuasivo-nostálgicos. 2014. (Simpósio).

12.
III SELEP - Seminário de Leitura e Produção Textual.GT Análise do Discurso: múltiplas interfaces. 2013. (Seminário).

13.
III SELEP - Seminário de Leitura e Produção Textual.O Fenômeno Retrô Presente Em Textualidades Não-Verbais: O Caso Do Retorno De Indumentárias. 2013. (Seminário).

14.
IV Semana de Ciência e Tecnologia da UNESC. Escrita acadêmica: (re)formulando conceitos (minicurso). 2013. (Congresso).

15.
IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística.Uma análise da indumentária em contextos religiosos e universitários. 2013. (Simpósio).

16.
II Encontro Catarinense de Estudantes de Letras.Livros didáticos de Língua Inglesa para Ensino Médio: uma Análise de Discursos e Identidades.. 2011. (Encontro).

17.
III Fórum Integrado de ensino, pesquisa e Extensão. 2011. (Outra).

18.
Programa de Formação Continuada dos Docentes da UNESC. 2011. (Encontro).

19.
Formação continuada da disciplina de leitura e Produção Textual na modalidade de educaçào a dist6ancia da UNESC. 2008. (Outra).

20.
I Congresso de Humanidades. Ensino por Problematização e Pesquisa: buscando superar o conhecimento informativo. 2008. (Congresso).

21.
The use of English: from Pronunciation to Pragmatics. 2008. (Seminário).

22.
VIII Encontro do CELSUL.As representações de professor e aluno em propagandas de livros didáticos de língua inglesa. 2008. (Encontro).

23.
4o. SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.Análise crítica do discurso em diferentes gêneros textuais utilizados na venda de livros didáticos. 2007. (Simpósio).

24.
Formação Continuada para Professores das Áreas de Letras e Pedagogia. 2007. (Oficina).

25.
I Seminário de Educação Matemática.Problematização: a compreensão de professoras participantes de um processo de pesquisa-formação. 2007. (Seminário).

26.
I Simpósio Internacional de Educação / IV Fórum Nacional de Educação.A problematização no Ensino por Problematização e Pesquisa (EPP) e a compreensão dos professores envolvidos no processo de pesquisa-formação. 2007. (Simpósio).

27.
Programa de Formação Continuada dos Docentes da UNESC ? Rediscutir o Projeto Político Pedagógico da UNESC. 2007. (Encontro).

28.
V Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação das Universidades Brasileiras.Problematização: a compreensão de professoras participantes de um processo de pesquisa-formação. 2007. (Seminário).

29.
Diferenças, desigualdades e inclusão. 2006. (Encontro).

30.
Estudo da Proposta Pedagógica do CAP-UNESC. 2006. (Encontro).

31.
III Forum Nacional de Educacao.Participação da mesa temática: A Experiência da Pesquisa-Formação do CAP: superando o apelo da mídia educacional sobre projetos de trabalho. 2006. (Outra).

32.
Princípios Norteadores das Diretrizes Curriculares. 2006. (Encontro).

33.
VII Encontro do CELSUL.Análise Crítica do Discurso de Propagandas de Livros Didáticos em Websites. 2006. (Encontro).

34.
3o. Seminário de Grupos de Pesquisa - 1o. Seminário de Iniciação Científica da ACAFE.Análise Crítica Do Discurso Publicitário De Catálogos Promocionais De Livros Didáticos De Língua Inglesa. 2005. (Seminário).

35.
II Fórum Nacional de Educação: Formação, Trabalho e Educação.A Aplicabilidade da Língua Estrangeira dentro da Metodologia dos Projetos de Trabalho. 2005. (Outra).

36.
Por uma Prática Pedagógica Inclusiva. 2005. (Oficina).

37.
XVII Seminário do CELLIP - Centro de Estudos lingüísticos e Literários do Paraná.Análise Crítica do Discurso Publicitário em Catálogos Promocionais de livros Didáticos De Língua Inglesa. 2005. (Seminário).

38.
I Fórum Nacional de Educação.A experiência da pesquisa-ação sobre os projetos de trabalho no Colégio de Aplicação da UNESC: o olhar dos professores de Língua Estrangeira. 2004. (Outra).

39.
III Fórum de Produção Científica.Projetos de Trabalho na Compreensão do grupo de pesquisa-formação de 5a. e 6a. séries do ensino fundamental do colegio de aplicação da UNESC. 2004. (Outra).

40.
III Semana Integrada das Licenciaturas.Presença e Ausência De Textos Literários em Livros Didáticos de Língua Inglesa. 2004. (Outra).

41.
VI Encontro do CELSUL - Círculo de Estudos Língüísticos do SUL.Língua inglesa para crianças: modismo ou real necessidade?. 2004. (Encontro).

42.
V Seminário Interdisciplinar dos Cursos de Licenciatura Da UNESC.Língua Estrangeira para Crianças: modismo ou real necessidade?. 2004. (Seminário).

43.
IV Encontro de Psicopedagogia. 2003. (Encontro).

44.
Oficina de aperfeiçoamento para formadores em Língua Estrangeira. 2003. (Oficina).

45.
VI Seminário Internacional de Educação. 2003. (Seminário).

46.
Seminário da APLISC. 2002. (Seminário).

47.
Ciclo de Palestras: Língua e Ensino.Relatos de experiências sobre ensino e aprendizagem de língua inglesa.. 2001. (Outra).

48.
II Seminário Interdisciplinar Dos Cursos De Licenciatura Da UNESC: Novos Desafios na Formação e Atuação de Professores.Poetas da Fase Heróica do Modernismo: Introdução ao Modernismo e Agenor Barbosa. 2001. (Seminário).

49.
Jornada Educação e Cidadania. 2001. (Encontro).

50.
III Congresso de Educadores FDZ. 2000. (Congresso).

51.
VI Seminário de Educação. 2000. (Seminário).

52.
XVIII Semana Literária. 2000. (Encontro).

53.
XVII Semana Literária. 1999. (Encontro).

54.
XVI Semana Literária. 1998. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARVALHO, Richarles S.; CIZESCKI, Fernanda ; SILVEIRA, D. A. . IV SELEP (Seminário de Leitura e Produção Textual). 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Paula Martins de Oliveira. Relações entre o verbal e o não verbal na construção de sentidos. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. (Orientador).

2.
Débora Pinho Gomes. Intersecções discursivas em livros didáticos do Ensino Fundamental. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Carlos Arcângelo Schlickmann. O Fenômeno da Gourmetização. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gastronomia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Richarles Souza de Carvalho.

2.
André Geraldo Barbosa. IMAGEM E REPUTAÇÃO DO PCdoB NO DISCURSO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Richarles Souza de Carvalho.

3.
Aline Coral. Gêneros Literários no Ensino Fundamental: Discurso docente X prática. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Literatura Ênfase Nos Gêneros do Discurso) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Richarles Souza de Carvalho.

4.
Samira Matias. A intertextualidade presente no discurso da persongagem Lady Kate. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Literatura Ênfase Nos Gêneros do Discurso) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Richarles Souza de Carvalho.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bianca Serafim Gaspar. Concepções de infância em Peter Pan de James Barrie. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Richarles Souza de Carvalho.

2.
Thais Floriano de Souza. Uma análise de estratégias de ensino de leitura no ensino fundamental na cidade de Jacinto Machado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Richarles Souza de Carvalho.

3.
Lucia Questel. Análise do discurso publicitário infantil na revista Vogue Kids Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Richarles Souza de Carvalho.

4.
Heloisa Coelho Teixeira. A linguagem verbal e não verbal na obra Flicts. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Richarles Souza de Carvalho.

5.
Júlia Cravo da Silva. América Latina: resistências discursivas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Richarles Souza de Carvalho.

6.
Suelen dos Santos Jorge. Análise de discursos do Papa Francisco presentes em uma entrevista e uma carta. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Richarles Souza de Carvalho.

7.
Daniela Ferreira Pacheco. Análise De Discursos Políticos No Processo De Votação Do Impeachment De Dilma Rousseff. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Richarles Souza de Carvalho.

8.
Julya Godoy Schmuller. Tradução e Análise do Discurso: diferentes perspectivas de um texto a partir da dublagem e da redublagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Richarles Souza de Carvalho.

9.
Beatriz de Medeiros Sebastião. A (não) Tradução de Nomes Próprios em Harry Potter: Implicações Discursivas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português-Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Richarles Souza de Carvalho.

10.
Flaviane Duarte. Análise sobre a contação de histórias para bebês em escolas públicas de Criciúma - SC. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Richarles Souza de Carvalho.

11.
Letícia Benenot. O jogo discursivo presente em propagandas voltadas ao público infantil em diferentes épocas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português-Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Richarles Souza de Carvalho.

12.
Carolina da Silva Fernandes Meurer. Análise do conceito motivação nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de língua estrangeira. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português-Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Richarles Souza de Carvalho.

13.
Edilaine Bithencourt Hilário. A importância da contação de histórias nas salas de aula de Educação Infantil nas escolas de Criciúma - SC. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Richarles Souza de Carvalho.

14.
Taize da Rosa Emerim. Literatura na Educação Infantil: um estudo em uma escola municipal em Santa Rosa do Sul - SC. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Richarles Souza de Carvalho.

15.
Gabriela Despindola Gomes. Análise de habilidades linguísticas e temas presentes em livros didáticos de língua inglesa para o ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português-Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Richarles Souza de Carvalho.

16.
Leda Maria Coan. Análise de discursos presentes nas histórias que as pessoas contam. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português-Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Richarles Souza de Carvalho.

17.
Luis Alberto González Rolón. Análise de discursos de alunos angolanos em redações de vestibular. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português-Espanhol) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Richarles Souza de Carvalho.

18.
Jaqueline do Nascimento Felisberto. GUIA DE LIVROS DIDÁTICOS PNLD 2012: ANÁLISE DAS RESENHAS DE LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português-Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Richarles Souza de Carvalho.

19.
Mibsã Janine Antunes da Silva. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA ? ESPANHOL - NO ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE CRICIÚMA, EM CONFORMIDADE COM AS LEIS VIGENTES. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português-Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Richarles Souza de Carvalho.

20.
Bruna Ramos Gazola. MOTIVAÇÃO E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português-Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Richarles Souza de Carvalho.

21.
Keruly Luiz Bardini. AUSÊNCIA E PRESENÇA DA DISCIPLINA DE LÍNGUA ESPANHOLA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA CIDADE DE CRICIÚMA - SC. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português-Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Richarles Souza de Carvalho.

22.
Flávia Giassi Patel. ANÁLISE DE PLANOS DE ENSINO E APOSTILAS DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS INSTRUMENTAL DE UMA ESCOLA TÉCNICA DE CRICIÚMA-SC. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português-Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Richarles Souza de Carvalho.

23.
Aline Antenor da Silva. O PAPEL DA LITERATURA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Richarles Souza de Carvalho.

Iniciação científica
1.
Deivid de Sousa Viana. Análise de práticas de linguagem na Educação Básica com foco no discurso. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Richarles Souza de Carvalho.

2.
Júlia Cravo da Silva. Grupo​ ​de​ ​pesquisa​ ​sobre​ ​Letramento​ ​e​ ​Discurso. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Richarles Souza de Carvalho.

3.
Júlia Cravo da Silva. Análise do discurso publicitário presente em diferentes textualidades na região sul de Santa Catarina. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Richarles Souza de Carvalho.

4.
Beatris Pizzoni de Freitas. Estudos do Discurso e Letramento: contribuições teóricas para as práticas de linguagem. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Richarles Souza de Carvalho.

5.
Júlya Gabriela da Silva Antonio. Estudos do Discurso e Letramento: contribuições teóricas para as práticas de linguagem. 2016. Iniciação Científica - Centro de Educação Profissional Abílio Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Richarles Souza de Carvalho.

6.
Caroline Venceslau Floriano. Análise do discurso publicitário em diferentes materialidades textuais em Criciúma - SC. 2016. Iniciação Científica - Centro de Educação Profissional Abílio Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Richarles Souza de Carvalho.

7.
Naiara Beatriz de Souza da Silva. Coleta de dados em livros didáticos de língua inglesa para crianças. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português-Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Richarles Souza de Carvalho.

8.
Leda Maria Chequeto Coan. Análise crítica de livros didáticos de Língua Inglesa para crianças. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português-Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Richarles Souza de Carvalho.

9.
Luis Alberto González Rolón. Constituição discursiva de textos de alunos angolanos. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português-Espanhol) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Richarles Souza de Carvalho.

10.
Adriana Rocha Felício. O discurso de professores de Língua Inglesa na cidade de Criciúma. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português-Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Richarles Souza de Carvalho.

11.
Naiara Beatriz de Souza da Silva. Coleta de dados em relatórios de estágio supervisionado de acadêmicos de Letras. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português-Inglês) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Richarles Souza de Carvalho.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 6:00:23