Idalina Maria Almeida de Freitas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2990853471289997
  • Última atualização do currículo em 19/10/2018


Professora Adjunta na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Campus dos Malês/ Bahia. Doutora em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012), onde foi bolsista FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007) e Graduada em História pela Universidade Federal do Ceará (2004). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Idalina Maria Almeida de Freitas
Nome em citações bibliográficas
FREITAS, Idalina M. Almeida de.;FREITAS, IDALINA MARIA ALMEIDA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Internacional da Integração Afro-Brasileira, Universidade Internacional da Integração Afro-Brasileira.
Rua Juvenal Eugênio Queiroz, s/n
Centro
43900000 - São Francisco do Conde, BA - Brasil
Telefone: (84) 34214870
URL da Homepage: http://www.unilab.edu.br/campus-sao-francisco-do-conde/


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em História.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A moral dos Corpos: desejos, dispositivos e subjetividades em Fortaleza (1910-1950)., Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Maria Izilda Santos de Matos.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: gênero; medicina; cidade; publicidade e história; corpo e subjetividades.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História do Corpo.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História do Brasil República.
2005 - 2007
Mestrado em História.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Crimes Passionais em Fortaleza: o cotidiano construído nos processos nas primeiras décadas do século XX.,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Maria Izilda Santos de Matos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: cotidiano; Crime; gênero.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Ceará.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Processos - Crime e História.
2000 - 2004
Graduação em história.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.




Formação Complementar


2003 - 2005
Extensão universitária em Catalogação de Documentos.
Arquivo Público do Estado do Ceará, APEC, Brasil.
2001 - 2004
Extensão universitária em PET História. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Internacional da Integração Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplina Patrimônio, Cidadania e Ensino de História - T01 Processos Coloniais e a construção da Modernidade - T01 Coordenação de Estágio Supervisionado em História

Atividades

07/2018 - Atual
Ensino, BHU, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Processos Coloniais e a Construção da Modernidade
07/2018 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Coordenação Estágio Supervisionado em História
07/2018 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Patrimônio, Cidadania e Ensino de História
02/2018 - Atual
Direção e administração, Universidade Internacional da Integração Afro-Brasileira, .

Cargo ou função
Coordenadora dos Estágios Supervisionados em História.

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio Docente
Outras informações
Estágio docente na Disciplina de História do Brasil

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Especialização Latu Senso em História, Sociedade e Cultura


Arquivo Püblico do Estado do Ceará, APEC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Catalogação de Documentos cartoriais - arquivos da justiça, século XX.


Memorial do Imigrante, MI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisadora Documentos da Emigração Portuguesa no Brasil, séculos XIX e XX.


Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas História Antiga Antropologia Cultural Orientação de TCC


Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Ministrou a disciplina Ensino de História, Gênero e Diversidade na Escola dentro da Especialização em Ensino de História da Universidade Estadual do Piauí.


Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora no Curso Gênero e Diversidade na Escola - GDE - UFC Virtual.

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Corretor Do Vestibular, Enquadramento Funcional: Corretor do Vestibular

Atividades

09/2013 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Contemporânea I
História da África
História Moderna I

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas: Estágio Supervisionado IV (turmas I e II, orientação individualizada), Seminário de Metodologia do Ensino de História .

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio Supervisionado IV - T01 Estágio Supervisionado IV - T02 Seminário de Metodologia do Ensino de História

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas Estágio Supervisionado IV, Organização da Educação Brasileira, Seminário de História do Brasil I

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas Estágio Supervisionado III, Metodologia do Ensino de História

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora na Especialização em História e Cultura Africana e Afro-brasileira - UFRN - CERES.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio Superisionado III - T01 Estágio Supervisionado III - T02 Metodologia do Ensino de História

Atividades

09/2014 - Atual
Ensino, História e Cultura Africana e Afro-brasileira, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Religião eReligiosidades Africanas e Afro-brasileiras
06/2014 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado IV
Organização da Educação Brasileira
07/2014 - 07/2014
Outras atividades técnico-científicas , Centro Regional de Ensino Superior do Seridó, Centro Regional de Ensino Superior do Seridó.

Atividade realizada
Parecerista ad hoc da Coleção ANPUH-RN prêmio de publicação..

Universidade Federal do Sul da Bahia, UFSB, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 10
Outras informações
Mestrado Profissional em Ensino e Relações Étnico-raciais.

Atividades

04/2018 - Atual
Ensino, Mestrado em Ensino e Relações Étnico Racias PPGER, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Ensino-Aprendizagem da Educação nas Relações Étnico-raciais


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Histórias e Memórias de São Francisco do Conde/Bahia (séculos XVI ao XIX).
Descrição: Este projeto de pesquisa visa a partir de uma perspectiva histórica reconstruir trajetórias de pessoas, lugares e instituições na cidade de São Francisco do Conde por meio de arquivos orais e documentais. Nesse sentido, objetiva-se por meio do levantamento de fontes documentais, percorrer Arquivos históricos, IHGB, Biblioteca Pública da Bahia, Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, dentre outros espaços, articulados as narrativas de moradores da cidade, construindo assim material analítico e histórico sobre a região. A ideia é que esses ?personagens? possam atribuir por meio de suas narrativas, outros sentidos e pertencimentos a História dessa importante cidade situada no Recôncavo Baiano. Nesse percurso, busca-se igualmente junto aos resultados das investigações, produzir material didático e um inventário dos lugares de memória da cidade, pertinente ao ensino de História Local e Regional, a ser publicado e utilizado como literatura didática para o ensino e aprendizagem em História do contexto ao qual o Campus dos Malês - Unilab está inserido. O projeto reunindo tais dinâmicas busca formar alunos pesquisadores e docentes comprometidos com diferentes metodologias de pesquisa histórica e em discussões historiográficas recentes sobre arquivos, educação patrimonial, história oral, escravidão, liberdade, história local e regional, ensino e aprendizagem em História..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Idalina Maria Almeida de Freitas - Coordenador.
2018 - Atual
Ensino de História nos Espaços Lusófonos
Descrição: O objetivo da pesquisa é refletir os processos de ensino e aprendizagem em história da África, tendo como eixos centrais de análise os saberes produzidos pelos professores em ambientes acadêmicos, o modo como se articulam com os saberes ensinados e quais relações de aprendizagem os estudantes estabelecem com o conhecimento histórico nos espaços lusófonos e na região do Recôncavo baiano no Brasil. Propõem-se estabelecer uma investigação comparativa entre consciência histórica de estudantes e professores africanos e brasileiros. Analisar os modos como as relações entre literatura didática e historiografia são elaboradas a partir de narrativas que foram e são construídas em manuais escolares e paradidáticos, percebendo o contexto histórico de produção, práticas de leituras, bem como a influência na construção das identidades locais. Construir um acervo de livros didáticos, manuais e paradidáticos da lusofonia, relatórios de estágios, teses, dissertações, currículos de formação docente, acordos de cooperação internacional, dentre outras produções que dialoguem com a temática e que construam demandas de pesquisa na área. Fomentar reflexões acerca de outras possibilidades de construção de saberes escolares que envolvam aspectos da história local, arquivos históricos, patrimônio histórico e memória. Objetiva-se também com essa pesquisa a criação de um laboratório de Ensino de História nos Espaços Lusófonos, bem como um observatório do Ensino de História com as experiências de professores e alunos da lusofonia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Idalina Maria Almeida de Freitas - Coordenador.
2017 - 2018
Entre crioulos e nagôs: escravidão, resistências e comunidades negras nos engenhos Cajaíba e Itatingui (São Francisco do Conde, BA ? 1850-1888)
Descrição: Partindo de um episódio ocorrido em 3 de setembro de 1878 na vila de São Francisco do Conde, quando o senhor de engenho Alexandre Gomes Ferrão de Argollo, dono de duas das maiores propriedades de cana-de-açúcar do Recôncavo Baiano (os engenhos Cajaíba e Itatingui) ainda em atividade nesse período, foi assassinato pelos seus próprios escravos, esse projeto de pesquisa pretende analisar em detalhes a trama montada pelos cativos, bem como seus desdobramentos, reconstruindo suas trajetórias de vida e também de outros africanos e crioulos que trabalhavam e viviam naquelas propriedades, antes e depois do ato criminoso. Nesse percurso, a ideia é igualmente compreender as conexões entre os temas da mobilização coletiva das senzalas e da família escrava e ainda as relações entre as comunidades negras dos engenhos da família Ferrão de Argollo e mesmo outros da região. Como a pesquisa será realizada em diferentes acervos e arquivos históricos de Salvador e do Recôncavo Baiano, a exemplo das cidades de Santo Amaro e Cachoeira, o projeto buscará a formação de alunos-pesquisadores em diferentes metodologias de investigação históricas e em discussões historiográficas recentes sobre escravidão, etnicidade, família, resistência e comunidades negras. Além disso, difundiremos e produziremos material analítico e histórico sobre a região em que o Campus dos Malês da UNILAB está instalado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Idalina Maria Almeida de Freitas - Integrante / Juliana Barreto Farias - Coordenador.
2016 - 2017
Traço singular: intelectualidade de mulheres negras como produção de conhecimento decolonial.
Descrição: Os lugares de enunciação, produção e divulgação de conhecimentos, são marcados também pelas hierarquias raciais, de classe, gênero, que incidem sobre o corpo. Acreditamos que a episteme está em todos os lugares, em muitos modos de vida e formas de escrita. Nesse sentido a produção intelectual de mulheres negras ainda demanda visibilidade, sobretudo nos espaços acadêmicos e de pesquisa, reconhecendo as potências transformadoras nas formas como se pensa intelectualidade e conhecimento. As trajetórias individuais e coletivas de mulheres negras em especial, é visto como a construção de novas epistemologias a partir de uma perspectiva subalterna e interseccional. Reconhecemos assim, a importância de inúmeras intelectuais, escritoras e pesquisadoras negras, com intervenções político-acadêmicas decolonizadoras: Lélia Gonzalez, Beatriz do Nascimento, Matilde Ribeiro, Sueli Carneiro, Nilma Lino Gomes, Conceição Evaristo, Luiza Bairros, Patrícia Hill Collins, Bell Hooks, dentre outras que pensam sua condição e as políticas de dominação a partir do lugar epistêmico. Essas reflexões são percebidas em várias dimensões como os mundos do trabalho, ciência, corporeidade, escrita, em meio a elaboração de conhecimentos contra-hegemônicos. O Brasil recentemente, frente as leis 10.639/03 e 11.645/08 teve a possibilidade de incorporar a experiência negra e indígena não apenas na formulação de conhe¬cimento, mas também na busca de soluções para os problemas sócio-políticos que enfrentamos, porém ainda há ausência de análises mais profundas da produção escrita de mulheres negras, e por sua vez o silenciamento em determinados espaços acadêmicos das potencialidades que o feminismo negro e diaspórico, bem como a escrita enquanto traço para pensar a intelectualidade negra e a contribuição dessas escritas para as diferentes áreas do conhecimento. O objetivo da pesquisa é mapear, catalogar e refletir, produções e questões postas a partir das escritas de mulheres negras, realizando intersecções entre contextos globais e nacionais. A proposta visa à discussão de produções e inspirações epistemológicas de mulheres negras como conhecimentos decoloniais, na busca por práticas transformadoras e transgressoras na produção de conhecimento. A pesquisa será realizada por meio do mapeamento bibliográfico e reflexivo de produções intelectuais de mulheres negras tais como: revistas acadêmicas, literatura e cordéis. As obras dessas mulheres são permeadas de personagens e temáticas onde os aspectos de subalternidade da população afro-descendente (em particular a experiência feminina afro-americana e afro-brasileira) são problematizadas, ressaltadas sob o olhar de uma escrita política, o que chamamos de traço singular para pensar a intelectualidade negra feminina, na perspectiva teórica vislumbrada por bell hooks. Nesse sentido, teoria, ficção e realidade caminham juntas, por meio da palavra-força que contribui para pensar-mos o que Sueli Carneiro chama de ?vontade de memória?, frente à debilidade de nossos registros, sobretudo em forma de publicação e bibliografia nos espaços de produção de conhecimento. Propõem-se pensar as potências intelectuais e ativistas, produtoras de epistemologias em seus conhecimentos cotidianos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
O Elo da Inclusão Negra no Seridó Potiguar: Um estudo da Lei 10.639/03 sob a perspectiva de sua Aplicação nas Escolas e nas Licenciaturas do CERES/UFRN
Descrição: O estudo articula a educação básica e a universidade, porquanto não há como focar o olhar investigativo na educação básica sem que se atente para a formação dos futuros professores que atuarão nesse campo profissional. Um estudo da Lei 10.639/03 sob a perspectiva de sua Aplicação nas Escolas e nas Licenciaturas do CERES/UFRN", porque a investigação direciona-se tanto à educação básica quanto à universidade. São dois eixos de investigação sendo que um complementa o outro. Só se pode pensar política e pedagogicamente a licenciatura se tivermos clareza do que ocorre na educação básica (para a qual se direcionam os profissionais formados na universidade)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
A cor do dinheiro: cultura material e trajetórias de vida de mulheres escravas e libertas na região do Seridó no século XIX.
Descrição: A proposta consiste na tentativa de captar as possibilidades de ascensão econômica de mulheres escravas e libertas, na sociedade do século XIX na região do Seridó Potiguar, tendo como foco as formas de investimento, cultura material, identidade, sociabilidades e, principalmente, suas diversas trajetórias de vida. Pretende-se analisar a construção de identidades múltiplas desse mesmo grupo escravizado e liberto, a partir de seu patrimônio material..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2017
Diálogos pertinentes: educação, pesquisa e ativismos.
Descrição: O curso visa oportunizar um espaço para discussões teórico-metodológicas e epistemológicas, experiências educacionais e ativismos de grupo, visando à reflexão na construção de outros saberes na área dos estudos subalternos, insurgentes e pós-coloniais, intersecionando os marcadores de raça, gênero, classe, espécie e sua implicação nos Direitos Humanos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2017
CONSERVAÇÃO PREVENTIVA, CATALOGAÇÃO DE DOCUMENTOS HISTÓRICOS, ENSINO E PESQUISA NO SERIDÓ
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Idalina Maria Almeida de Freitas - Coordenador / Muirakytan Kennedy de Macêdo. - Integrante / Helder Alexandre Medeiros de Macedo - Integrante.
2015 - 2017
Universidades na Feira
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (60) .
Integrantes: Idalina Maria Almeida de Freitas - Coordenador / Maria de Fátima Garcia - Integrante / Lucas Pereira de Melo - Integrante.
2015 - 2015
Universidades na Feira
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (60) .
Integrantes: Idalina Maria Almeida de Freitas - Coordenador / Maria de Fátima Garcia - Integrante / Lucas Pereira de Melo - Integrante.
2014 - 2016
Cine PIBID
Descrição: Exibição de filmes de documentários seguidos de debates. As temáticas são pensadas afim de promover debates, sobretudo com os alunos da graduação e educação básica, além do público em geral, a respeito de temas que envolvem diversidade, direitos humanos e questão racial..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
História da Câmara Municipal de Caicó - módulo formação história e historiografia e formação técnica.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Idalina Maria Almeida de Freitas - Coordenador / Muirakytan Kennedy de Macêdo. - Integrante / Helder Alexandre Medeiros de Macedo - Integrante / Rosenilson da Silva Santos - Integrante / Juciene Batista Félix Andrade - Integrante.
2013 - 2014
Gênero e Diversidade na Escola GDE
Descrição: Formação continuada de professores da rede pública, UAB e ONGs no intuito de sensibilizar para as questões de gênero e diversidade na escola..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Idalina Maria Almeida de Freitas - Integrante / Marcelo Tavares Natividade - Coordenador.
2003 - 2006
Conservar para conhecer, conhecer para preservar.
Descrição: Foi realizado a partir de uma parceria do PET/História (programa de educação tutorial) da Universidade Federal do Ceará com o Arquivo do Estado do Ceará a indentificação, organização e catalogação de 2.561 documentos do fundo Tribunal de Justiça, Série Ações Criminais (1910-1950)...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2015 - 2017
PIBID História
Descrição: Coordenadora de Área dos bolsistas dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2003 - 2006
Periódico: A História em Processo: Ações criminais em Fortaleza 1910-1950.
2014 - Atual
Periódico: Aedos: Revista do Corpo Discente do Programa de Pós-Graduação em História d


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Gênero.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino de História.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Diáspora e História da África.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2014
Aprovada em Concurso Público para Docente do Magistério Superior - Classe Adjunto A, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FREITAS, IDALINA MARIA ALMEIDA2017FREITAS, IDALINA MARIA ALMEIDA. A produção intelectual de mulheres negras: fontes bibliográficas, escritas de si e escritas da história. * The intellectual production of black women: bibliographical sources, written oneself and written history.. História e Cultura, v. 6, p. 213, 2017.

2.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.;FREITAS, IDALINA MARIA ALMEIDA2015FREITAS, Idalina M. Almeida de.. Gênero, corpo e sexualidade: as narrativas de processos crime na Fortaleza do século XX.. Temporalidades, v. 7, p. 19-632, 2015.

3.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.;FREITAS, IDALINA MARIA ALMEIDA2012FREITAS, Idalina M. Almeida de.. A moral dos corpos: desejos, dispositivos e subjetividades em Fortaleza (1910-1950).. Projeto História (Online), v. 45, p. 7-424, 2012.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.. Revista Dobras. Revista Dobras, São Paulo, p. 7 - 137, 06 jun. 2013.

2.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.. Fortaleza é uma saudade.... Diário do Nordeste.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.. Saber e Poder na Metrópole: medicina legal, corpo e relações de gênero.. In: XII Encontro de Pesquisadores da PUCSP na Área da Saúde., 2009, São Paulo. XII Encontro de Pesquisadores da PUCSP na Área da Saúde., 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.. O preço da Traição: crimes passionais em Fortaleza nas primeiras décadas do século XX.. In: II Seminário de Pesquisa do Departamento de História UFC, 2004, Fortaleza. Caderno de Resumos, 2004.

2.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.. "A cultura do charque em Aracati entre rupturas e permanências".. In: I Seminário de Pesquisa do Departamento de História da UFC., 2003, Fortaleza. Resumo, 2003.

3.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.. Aracati: experiências de uma elite econômica em crise.. In: XII Encontro de Iniciação a Docência da UFC-Pró Reitoria de Graduação, 2003, Fortaleza. Caderno de resumos, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.. Ensinando a transgredir: experiências e inspirações de mulheres negras no Ensino de História.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.. Corpo e Subjetividade: elementos do pensamento Foucaultiano no fazer-se histórico.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.. Projeto Mirante: história, memória e um novo olhar.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.. Saber e Poder na Metrópole: medicina legal, corpo e relações de gênero.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.. O preço da Traição: crimes passionais em Fortaleza nas primeiras décadas do século XX.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.. Aracati: experiências de uma elite econômica em crise.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.. "A cultura do charque em Aracati entre rupturas e permanências".. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.. Corpo e Cidade: experiências de gênero nos processos crime.. Instituto Frei Tito de Alencar, 2010 (Coleção História Social - Fortaleza sob outros olhares - Gênero).

2.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.. Trama das Ideias: construções sobre crimes em Fortaleza no início do século XX.. Fortaleza: Arquivo Público do Ceará, 2008 (Revista do Arquivo Público do Ceará).

3.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.. Crimes passionais em Fortaleza: o cotidiano construído nos processos crime - séc.XX.. Fortaleza: Arquivo Público do Ceará, 2006 (Revista do Arquivo Público do Ceará).

4.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.; SECRETO, Verônica. ; TOLEDO, Edilene. . O preço da traição: três crimes passioanis em Fortaleza nas primeiras décadas do séc. XX.. Fortaleza: Arquivo Público do Ceará, 2006 (A história em processo: ações criminais em Fortaleza (1910-1950).).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.. Plano Municipal de Educação de Caicó. 2015.

Trabalhos técnicos
1.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.. 'A ?ESPOSA IDEAL?: DOS CUIDADOS COM O CORPO À MATERNIDADE'. 2015.

2.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.. Culturas Históricas e Narrativas Didáticas: Representações de Gênero durante o Estado Novo (1937-1945). 2015.

3.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.. Bloco misto: a presença das mulheres no carnaval de rua do Recife/pe na década de 20 do século XX.. 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MACEDO., M. K. ; FREITAS, Idalina M. Almeida de. . Escravismos, Sertão e Ensino.. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.. E o forró (re)criou a mulher.... 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.. Mitos e Fatos sobre sexualidade.. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.; MACEDO., M. K. ; ANDRADE, J. F. B. ; SANTOS, R. S. . Desnudando o Corpo: história e saúde. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.; ANDRADE, L. . Corpo, Moda e Beleza: discursos de vontade.. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.. Relatório Fapesp. 2012. (Relatório de pesquisa).

4.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.. Relatório CNPQ. 2008. (Relatório de pesquisa).

5.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.; ATAYDE, Marla Albuquerque. . Oficina Vestígios do Crime: Fontes para a História da Cidade e Violência. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.; SECRETO, Verônica. ; TOLEDO, Edilene. . Fontes para a História Criminal no Ceará. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Catalógo para Pesquisa Arquivística).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.; LOPES, Maria Aparecida Oliveira; REICHERT, Lilian. Participação em banca de Eva Dayane Almeida de Góes. INTERSECÇÕES ENTRE A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER NEGRA E SUAS CONFIGURAÇÕES AFETIVAS: CONDICIONANTES HISTÓRICOS, POLÍTICAS PÚBLICAS E IMPACTOS SOCIAIS NO SUL DA BAHIA. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Estado e Sociedade) - Universidade Federal do Sul da Bahia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.; MACEDO, H. A. M.; SANTOS, R. S.. Participação em banca de Thiago Rodrigues da Silva.Repertório de documentos referentes à pessoa de Luis Chermont de Brito presentes em arquivos do município de Caicó - RN (1861-1879). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.; AIRES, A. M. P.; ANDRADE, M. L. B. de O.. Participação em banca de Ysla Kaionara dos Santos Ferreira.Sexualidade na escola: propostas metodológicas para o trabalho em sala de aula a partir de obras de arte da artista plástica Margarita Sikorskaia.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.. Participação em banca de Karoline Queiroz e Silva.Revolução ou contra-revolução? os debates em torno da revolução de 1930 e a formação do professor-historiador.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Ceará.

4.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.. Participação em banca de Sávyo Enrico Rodrigues Alves.Entre "bárbaros" e civilizados: o imperialismo e o ensino de história.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Ceará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.; MACEDO, H. A. M.; ANDRADE, J. B. F.. Participação em Banca Examinadora do Processo seletivo para professor substituto - Metodologia da Pesquisa Histórica.. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.; ANDRADE JUNIOR, L.; MEDEIROS, H. A. M.. Participação em Banca Examinadora do Processo Seletivo para professor substituto - História da África e História da Arte.. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Outras participações
1.
MELO, L.; DANTAS, G.; FREITAS, Idalina M. Almeida de.. articipação em Banca Examinadora de Processo Seletivo de Provas e Títulos para o Cargo de Professor Substituto da Escola Multicampi de Ciência Médicas - EMCM/UFRN. 2016. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.. Vestibular UFC. 2006. Universidade Federal do Ceará.

3.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.. Vestibular UFC. 2005. Universidade Federal do Ceará.

4.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.. Vestibular UFC. 2004. Universidade Federal do Ceará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Seminário Internacional Desfazendo Gênero.Intelectuais Negras, escritas de si e produção de conhecimento: intersecções raça e gênero na escrita da História.. 2017. (Seminário).

2.
VI Congresso Baiano de Pesquisadores Negros. Interseccionalidades de raça, gênero e classe. 2017. (Congresso).

3.
VII Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão.Oficina Mulheres, História e Relações de Gênero. 2016. (Seminário).

4.
VI Semana de História da UERN.Ensinando a transgredir: experiências e inspirações de mulheres negras no Ensino de História. 2016. (Outra).

5.
VI Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão.Desnudando o corpo: história e saúde.. 2015. (Seminário).

6.
IV Colóquio Nacional História e Sensibilidades.História, Cultura e Identidades: experiências africanas e afro-brasileiras.. 2014. (Simpósio).

7.
V Seminário Nacional de Estudos Culturais Afro-brasileiros e III Semana Afro-paraibana..Outros Olhares, Novas Práticas: educação e materiais didáticos na perspectiva histórica africana e afro-brasileira.. 2014. (Seminário).

8.
V Seminário Nacional de Estudos Culturais Afro-brasileiros e III Semana Afro-paraibana..Um estudo da Aplicação das Legislações de cunho afirmativo nos anos iniciais do ensino fundamental: o município de Caicó, Rio Grande do Norte.. 2014. (Seminário).

9.
CurtaOgênero 2013.Participante. 2013. (Seminário).

10.
I Encontro Internacional Construção e Elementos Memoriais em torno da Escravidão e do tráfico no Brasil e na França. Estudo comparativo de dois sistemas memoriais. s. 2013. (Encontro).

11.
II Colóquio de estudos Foucaultianos.Corpo e Subjetividade: elementos do pensamento Foucaultiano no fazer-se histórico.. 2013. (Outra).

12.
I Seminário Direitos Humanos e Gênero.Debatedora. 2013. (Seminário).

13.
IX Colóquio de Moda.Corpo, Moda e Beleza: discursos de vontade.. 2013. (Outra).

14.
História da Moda no Brasil com João Braga..História da Moda no Brasil com João Braga.. 2011. (Encontro).

15.
VII Colóquio Internacional Foucault..colóquio. 2011. (Outra).

16.
XII Encontro de Pesquisadres da PUCSP da Área da Saúde..Saber e Poder na Metrópole: medicina legal, corpo e relações de gênero.. 2009. (Encontro).

17.
V Colóquio Internacional Foucault. 2008. (Congresso).

18.
XI Anpuh - São Paulo. 2008. (Congresso).

19.
III Seminário Internacional de E-Imigração Portuguesa..Emigração. 2007. (Seminário).

20.
II Seminário de Pesquisa do Departamento de História da UFC. "A oficina da História: Abordagens e Procedimentos"..O Preço da Traição: três crimes passionais em Fortaleza nas primiras décadas do século XX.. 2004. (Seminário).

21.
Seminário Aniversário de Fortaleza 278 anos: "Estado, Cultura e Poder"..Roteiro de excurssões ou trilhas da cidade: roteiro V- cemitério e área central.. 2004. (Seminário).

22.
40 horas Paulo Freire 40 Anos depois.palestra como ouvinte. 2003. (Outra).

23.
Colóquio Capistrano de Abreu 150 anos.. 2003. (Outra).

24.
I Seminário de Pesquisa do Departamento de História da UFC " Desafios da Pesquisa: Documentos"..O preço da Traição: crimes passionais em Fortaleza nas primeiras décadas do século XX.. 2003. (Simpósio).

25.
XII Encontro de Iniciação à Docência da UFC/ Pró Reitoria de Graduação ..Aracati: experiêcias de uma elite econômica em crise.. 2003. (Encontro).

26.
XV Encontro Regional dos Estudantes de História do Norte e Nordeste. 2003. (Encontro).

27.
Colóquio PROCAD- UNICAMP/UFBA/UFC.. 2002. (Outra).

28.
Cultura Popular no Brasil: uma avaliação historiográfica.. 2002. (Outra).

29.
Exposição Mundos do Trabalho.curadoria. 2002. (Outra).

30.
Mito e História: algumas reflexões a partir da Amazônia.. 2002. (Outra).

31.
Esquerdas, democracia e governo de Jão Goulart.. 2001. (Outra).

32.
Frei Tito de Alencar Lima. 2001. (Outra).

33.
Raízes do Pensamento Moderno. 2001. (Outra).

34.
XII Encontro Regional dos Estudantes de História do Norte e Nordeste.. 2001. (Encontro).

35.
XI Seminário PET História: 130 anos da Comuna de Paris.. 2001. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LOPES, Maria Aparecida ; XAVIER, Giovana ; FREITAS, Idalina M. Almeida de. . VI Congresso Baiano de Pesquisadores Negros. 2017. (Congresso).

2.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.; SILVA, V. R. L. . III Seminário internacional Desfazendo Gênero. 2017. (Outro).

3.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.; RIBARD, F. ; MUNIZ, T. . VII Mostra de Cinema Africano. 2014. (Outro).

4.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.. II Seminário de Pesquisa do Departamento de História da UFC. "A oficina da História: Abordagens e Procedimentos".. 2004. (Outro).

5.
SECRETO, Verônica. ; TOLEDO, Edilene. ; FREITAS, Idalina M. Almeida de. . Seminário Revisitando o Golpe de 1964: Memórias e Reflexões.. 2004. (Outro).

6.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.. I Seminário de Pesquisa do Departamento de História da UFC: "Desafios da Pesquisa: Documentos".. 2003. (Outro).

7.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.. XI Seminário PET História . "130 anos da Comuna de Paris".. 2001. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
CAUIM BENFICA. DIVERSIDADE CULTURAL AFRODESCENDENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL II DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PORTO SEGURO: UMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR.. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Ensino e Relações Étnico Racias PPGER) - Universidade Federal do Sul da Bahia. (Orientador).

2.
EPAMINONDAS LIMA DE SOUZA BARBOSA DE CASTRO. EDUCAR PARA A COLETIVIDADE: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº 10.639/03 NO TERRITÓRIO DA COSTA DO DESCOBRIMENTO. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Ensino e Relações Étnico Racias PPGER) - Universidade Federal do Sul da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Clara Manuella de Souza Guerra. Escrava Anastácia: uma análise sobre a mulher negra do Brasil escravocrata, a importância da memória de resistência e da identidade afro-brasileira para a história.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História e Cultura Africana) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Idalina Maria Almeida de Freitas.

2.
Francinilson Pereira Silva do Nascimento. Ações afirmativas: releituras sobre o mito da democracia racial e revalorização sócio-cultural dos afrodescendentes.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História e Cultura Africana) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Idalina Maria Almeida de Freitas.

3.
Maria de Fátima da Silva. Literatura africana e afro-brasileira na educação infantil e fundamental: experiências com materiais didáticos, alunos e professores.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História e Cultura Africana) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Idalina Maria Almeida de Freitas.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.;FREITAS, IDALINA MARIA ALMEIDA2015FREITAS, Idalina M. Almeida de.. Gênero, corpo e sexualidade: as narrativas de processos crime na Fortaleza do século XX.. Temporalidades, v. 7, p. 19-632, 2015.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.. Revista Dobras. Revista Dobras, São Paulo, p. 7 - 137, 06 jun. 2013.


Apresentações de Trabalho
1.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.. Ensinando a transgredir: experiências e inspirações de mulheres negras no Ensino de História.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.; ANDRADE, L. . Corpo, Moda e Beleza: discursos de vontade.. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.; MACEDO., M. K. ; ANDRADE, J. F. B. ; SANTOS, R. S. . Desnudando o Corpo: história e saúde. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.. Mitos e Fatos sobre sexualidade.. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
FREITAS, Idalina M. Almeida de.. E o forró (re)criou a mulher.... 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 24:29:19