Alexandre Bellini Tasca

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2812071435702075
  • Última atualização do currículo em 02/06/2018


É graduado em História pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em História e Culturas Políticas pela UFMG. Atualmente é doutorando do PPGHIS-UFMG também na linha de História e Culturas Políticas e membro do Grupo de Estudo e Trabalho em História e Linguagem. Desenvolve pesquisas acerca das relações luso-brasileiras da primeira metade do XIX, com ênfase no processo do constituir nacional do Brasil e de Portugal realizado através de debates parlamentares e circulação de impressos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alexandre Bellini Tasca
Nome em citações bibliográficas
TASCA, A. B.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.
Av. Antônio Carlos, 6627
Pampulha
31270-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2016
Mestrado em História.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Enredamentos: o constituir nacional entre Portugal e Brasil nas Cortes de Lisboa (1820-1822),Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Luiz Carlos Villalta.
Palavras-chave: Discurso, Nação, Independência Cortes.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil Colônia.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguagem.
2008 - 2012
Graduação em História.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Extensão universitária em História e arqueologia. (Carga horária: 180h).
Universidade de Évora, UE, Portugal.
2009 - 2009
Encontro com o museu. (Carga horária: 4h).
Associação dos Amigos do Museu Histórico Abílio Barreto, AAMHAB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professor das disciplinas: História do Brasil II; História do Brasil IV; Formadores do Brasil; História da América II.


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Autônamo, Enquadramento Funcional: Mediador, Carga horária: 40
Outras informações
Mediador do Museu Itinerante Ponto UFMG, responsável pela mediar inteiração da comunidade das cidades de Governador Valadares, Teófilo Otoni e Janaúba com a exposição.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor suplente, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Sociologia, História e Geopolítica.

Atividades

02/2014 - 07/2014
Estágios , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.

Estágio realizado
Estágio Docente: "O Brasil Representado - A questão nacional nos discursos luso-brasileiros".
08/2010 - 07/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, .

07/2009 - 07/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, .

Linhas de pesquisa
História do Brasil Colonial


Linhas de pesquisa


1.
História do Brasil Colonial
2.
Culturas Políticas
3.
Relações Luso-Brasileiras
4.
História do Livro e da leitura


Projetos de pesquisa


2010 - 2011
Livros Libertinos e Libertinagens em Portugal e no Brasil (c. 1750-1821)
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Alexandre Bellini Tasca - Integrante / Luiz Carlos Villalta - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2009 - 2010
A Revolução Pernambucana de 1817, a ?pátria?, o ?país? e a ?nação?: culturas políticas e histórico-literárias em Pernambuco dos inícios do século XIX.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Alexandre Bellini Tasca - Integrante / Breno Gontijo Andrade - Integrante / Luiz Carlos Villalta - Coordenador / Rony Carlos Braga de Oliveira - Integrante / Emily Joyce Oliveira Lopes Silva - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de extensão


2011 - 2011
História e Cinema
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) .
Integrantes: Alexandre Bellini Tasca - Integrante / Luiz Duarte Haele Arnaut - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Colônia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: História e linguagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TASCA, A. B.2010 TASCA, A. B.. Circulação livreira e educação moral no mundo luso-brasileiro do XIX: Das fábulas esópicas às Aventuras de Telêmaco. Atas do 5º Colóquio: Colóquio do Polo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras, v. 1, p. 1, 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TASCA, A. B.. Entre as cortes constituintes e a imprensa periódica: discursos acerca do brasileiro nos anos de 1820 no mundo luso-brasileiro. In: XIV SIMPÓSIO NACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA e IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA, 2013, uberlândia. Anais do SILEL. Uberlândia: EDUFU, 2013. v. 3.

2.
TASCA, A. B.. Discursos intercruzados: ideias circulantes em Gazeta Pernambucana e Sentinela da liberdade no Brasil recém-independente. In: VIII Semana de História Política/V Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade, 2013, Rio de Janeiro. Anais da VIII Semana de História Política da UERJ, 2013. v. 1.

3.
TASCA, A. B.. A arte de jurar: prática e retórica dos juramentos no mundo luso-brasileiro (1820-1822). In: II Encontro de Pesquisa em História da UFMG, 2013, Belo Horizonte. Anais Eletrônicos do II Encontro de Pesquisa em História da UFMG? II EPHIS, 2013. v. III. p. 1.

4.
TASCA, A. B.. Dizer brasileiros, dizer portugueses: Investigações quanto as mudanças do discurso de Nação. In: II Encontro do Grupo de Estudo e Trabalho em História e Linguagem: Linguagem no mundo, mundo na linguagem, 2011, Belo Horizonte. Linguagem no mundo, mundo na linguagem: Anais eletrônicos do II Encontro do Grupo de Estudo e Trabalho em História e Linguagem. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2011. p. 368-375.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TASCA, A. B.. Discursos intercruzados: ideias circulantes em Gazeta Pernambucana e Sentinela da liberdade no Brasil recém-independente. In: V Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade, 2013, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos/ VIII Semana de História Política/V Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade, 2013. v. 1. p. 68-68.

2.
TASCA, A. B.. A arte de jurar: prática e retórica dos juramentos no mundo luso-brasileiro (1820-1822). In: II Encontro de Pesquisa em História - UFMG, 2013, Belo Horizonte. Anais Eletrônicos do II Encontro de Pesquisa em História da UFMG, 2013. v. III.

3.
TASCA, A. B.. Dizer brasileiros, dizer portugueses: Investigações quanto as mudanças do discurso de Nação. In: II Encontro do Grupo de Estudo e Trabalho em História e Linguagem: Linguagem no mundo, mundo na linguagem, 2011, Belo Horizonte. Caderno de Resumos: II Encontro do Grupo de Estudo e Trabalho em História e Linguagem: Linguagem no mundo, mundo na linguagem, 2011. p. 24-25.

4.
TASCA, A. B.. Circulação livreira e educação moral no mundo luso-brasileiro do XIX: Das fábulas esópicas às Aventuras de Telêmaco. In: 5º Colóquio do PPRLB, O Atlântico como ponte: a Europa e o espaço lusófono - II, 2010, Rio de Janeiro. 5º Colóquio do PPRLB, O Atlântico como ponte: a Europa e o espaço lusófono - II: Caderno de resumos, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
TASCA, A. B.. Manifestos e constituintes: a crise do Antigo Regime luso-brasileiro (1820- 1823). 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
TASCA, A. B.. O deputado e o periodista: Cipriano Barata e as relações Brasil-Portugal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
TASCA, A. B.. Entre cortes e manifestos: usos das linguagens no constituir nacional lusobrasileiro (1821-1822). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
TASCA, A. B.; MALACCO, F. S. O. . Entre a África Ocidental e o Impresso Brasileiro: Encontros Atlânticos nas páginas do Sentinela da Liberdade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
TASCA, A. B.. A representação das Cortes: a nação portuguesa entre brasileiros, europeus e toda casta de gente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
TASCA, A. B.. Cipriano Barata entre a esperança é o desengano: a narrativa pública e a memória de si. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
TASCA, A. B.. A arte de jurar: prátia e retórica dos juramentos no mundo luso-brasileiro (1820-1822). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
TASCA, A. B.. Discursos intercruzados: ideias circulantes em A Gazeta Pernambucana e Sentinela da Liberdade no Brasil recém independente.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
TASCA, A. B.. Esfera pública, Inquisição e libertinagem: os perigos das idéias 'francesas' em Coimbra em fins do século XVIII. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
TASCA, A. B.. História e Linguagem: A esfera pública em questão - Fronteiras e funções. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
TASCA, A. B.. Dizer brasileiros, dizer portugueses: Investigações quanto as mudanças do discurso de Nação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
TASCA, A. B.. A esfera pública em questão: fronteiras e funções. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
TASCA, A. B.; Villalta, L. C. . Livros libertinos e libertinagens em Portugal e no Brasil (c. 1750-1821). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
TASCA, A. B.. CIRCULAÇÃO LIVREIRA E EDUCAÇÃO MORAL NO MUNDO LUSOBRASILEIRO DO XIX: DAS FÁBULAS ESÓPICAS ÀS AVENTURAS DE TELÊMACO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
TASCA, A. B.. A Revolução Pernambucana de 1817, a "pátria", o "país" e a "nação": culturas políticas e histórico-literárias em Pernambuco dos inícios do século XIX. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Jornada do Centro de Estudos Africanos/ I Seminário Internacional: P: Patrimônio, História Intelectual e Cultura na África Ocidental.Entre a África Ocidental e o Impresso Brasileiro: Encontros Atlânticos nas páginas do Sentinela da Liberdade. 2017. (Seminário).

2.
VIII Semana de História Política/V Seminário Nacional de História: Política e cultura & Política e Sociedade.Discursos intercruzados: ideias circulantes em S Gazeta Pernambucana e Sentinela da liberdade no Brasil recém-independente. 2013. (Seminário).

3.
XIV SIMPÓSIO NACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA e IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA.Entre as cortes constituintes e a imprensa periódica: discursos acerca do brasileiro nos anos de 1820 no mundo luso-brasileiro. 2013. (Simpósio).

4.
VII Encontro Nacional de Estudante de História - Des(a)fiar a história. 2012. (Encontro).

5.
Colóquio Internacional Religiosidade, o Tribunal do Santo Ofício e as Minas Setecentista.Esfera pública, Inquisição e libertinagem: os perigos das idéias "francesas" em Coimbra em fins do século XVIII. 2011. (Outra).

6.
Festival de História - fHist. 2011. (Outra).

7.
II Encontro do Grupo de Estudo e Trabalho em História e Linguagem - Mundo na linguagem, linguagem no mundo..Dizer brasileiros, dozer portugueses: Investigações quanto as mudanças do discurso de Nação. 2011. (Encontro).

8.
II Seminário Nacional Práticas Sociais, Narrativas Visuais e Relações de Poder: visões contemporâneasea. 2011. (Seminário).

9.
XIV Encontro de Extensão.Cinema História. 2011. (Encontro).

10.
X Semana de Eventos da Faculdade de Letras - SEVFALE.História e Linguagem: A esfera pública em questão - Fronteiras e funções. 2011. (Outra).

11.
XX Semana de Iniciação Científica da UFMG.Livros libertinos e libertinagens em Portugal e no Brasil (C. 1750-1821). 2011. (Outra).

12.
XXVI Simpósio Nacional de História. 2011. (Simpósio).

13.
5º Colóquio PPRLB, O Atlântico como ponte: a Europa e o espaço lusófono -II.A circulação livreira em Pernambuco e a construção moral (1813-1821): as Fábulas, de Fedro e As Aventuras de Telêmaco, de Fénelon. 2010. (Outra).

14.
Elementos para a escolha do livro didático de História do PNLD. 2010. (Outra).

15.
História da África e o ensino de história. 2010. (Outra).

16.
I Jornada do Grupo de Estudos e Trabalho em História e Linguagem. 2010. (Outra).

17.
XIX Semana de Iniciação científica da UFMG.A revolução pernambucana de 1817, a pátria, o país e a nação: Culturas políticas e histórico-literárias em Pernambuco dos inícios do século XIX. 2010. (Outra).

18.
XXX Encontro Nacional dos Estudantes de História. 2010. (Encontro).

19.
III Jornadas Históricas.Revolução Penambucana de 1817, a pátria, o país e a nação: culturas políticas e histórico literárias. 2009. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TASCA, A. B.. Museu Itinerante Ponto UFMG. 2016. (Exposição).

2.
TASCA, A. B.. Museu Itinerante Ponto UFMG. 2016. (Exposição).

3.
TASCA, A. B.. Museu Itinerante Ponto UFMG. 2016. (Exposição).

4.
TASCA, A. B.; ARNAUT, Luiz ; MOREIRA, Renata . III Encontro do Grupo de Estudo e Trabalho em História e Linguagem. 2014. (Outro).

5.
TASCA, A. B.. III Encontro de Pesquisa em História - Ephis. 2014. (Outro).

6.
TASCA, A. B.; ARNAUT, Luiz ; MOREIRA, Renata . II Encontro do Grupo de Estudo e Trabalho em História e Linguagem - Mundo na linguagem, linguagem no mundo. 2011. (Outro).

7.
TASCA, A. B.. IV Jornadas Históricas. 2010. (Outro).



Outras informações relevantes


Membro do Grupo de Estudo e Trabalho em História e Linguagem - GETHL: http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0333705MV3COY5



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 4:46:49