Simone Pires Barbosa Aubin

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6640914628239572
  • Última atualização do currículo em 14/09/2018


Possui graduação em Licenciatura em língua portuguesa e francesa pela Universidade Federal de Pernambuco (1998), mestrado em Literatura geral e comparada - Université d'Angers (2000), mestrado em Literatura comparada pela Universidade Católica de Angers (1999) e doutorado em Literatura geral e comparada - Université d'Angers (2010). Atualmente é professora do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Francesa, Literatura Comparada e Metodologia do Ensino. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Simone Pires Barbosa Aubin
Nome em citações bibliográficas
AUBIN, S.P.B.


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2010
Doutorado em Literatura Geral e Comparada.
Université d'Angers, UA, França.
Título: O percurso iniciático em Grande Sertão: Veredas de Guimarães Rosa e Vendredi ou les limbes du Pacifique de Michel Tournier, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Arlette Bouloumié e Francis Utéza.
Palavras-chave: iniciação; mito; imaginário; Símbolos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1999 - 2000
Mestrado em Literatura Geral e Comparada.
Université d'Angers, UA, França.
Título: O simbolismo do mal em Grande Sertão: Veredas de Guimarães Rosa,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Arlette Bouloumié.
Palavras-chave: símbolos; mito.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1998 - 1999
Mestrado em Literatura comparada.
Universidade Católica de Angers, UCO, França.
Título: A expressão da violência em Fogo Morto de José Lins do Rego e Coline de Jean Giono,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Ioana Galleron.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1994 - 1998
Graduação em Licenciatura em língua portuguesa e francesa.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Literatura Juvenil Contemporânea. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2017 - 2017
A Literatura e O Ensino da Literatura. (Carga horária: 90h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2001 - 2001
Literatura Brasileira. (Carga horária: 5h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
1997 - 1997
Língua Francesa. (Carga horária: 9h).
Consulado Geral da França, CGF, França.
1995 - 1996
Língua e Cultura Francesas. (Carga horária: 300h).
Universidade Católica de Angers, UCO, França.
1994 - 1994
Literatura e aprendizagem do francês. (Carga horária: 13h).
Aliança Francesa, AF, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Elvira Viana, EEV, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de língua francesa


Instituto de Comunicação e de Formação de Angers, ICFA, França.
Vínculo institucional

2003 - 2010
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora de língua francesa e portuguesa


Université d'Angers, UA, França.
Vínculo institucional

2002 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora de língua francesa e portuguesa


Universidade Católica de Angers, UCO, França.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de língua potuguesa


Écolangues, ECOL, França.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora de língua potuguesa


Escola Superior de Agricultura, ESA, França.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora de língua portuguesa


Tribunal de Primeira Instância de Angers, TGI, França.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Intérprete português - francês, Enquadramento Funcional: Intérprete português - francês


Congregação do Bom Pastor, CBP, França.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Intérprete, Enquadramento Funcional: Intérprete português - francês


Câmara de Comércio e Indústria de Angers, CCI, França.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora de língua portuguesa


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto - Língua Francesa, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Intérprete, Enquadramento Funcional: Intérprete português - francês


Colégio de Aplicação, CA, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária em língua francesa e portuguesa


Aliança Francesa, AF, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1997
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora de língua francesa


Centro de Artes Sílvia Galvão, SIGA, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora de língua francesa



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Cartografia do ensino de francês em Recife e Olinda
Descrição: O presente projeto analisará a situação da Língua Francesa em recife através de um mapeamento de sua oferta em nível público e privado, fundamental e médio. Ele observará igualmente o perfil dos professores nesses contextos de atuação. Um dos resultados previstos diz respeito à proposta de intervenção com vistas a criar uma rede de qualificação didático-pedagógico para os aluos de FLE da UFPE..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Simone Pires Barbosa Aubin - Integrante / Joice Armani Gali - Coordenador.


Projetos de extensão


2012 - 2012
Le français en chantant pour et par les enfants
Descrição: O presente projeto de extensão tem por objetivo propor alternativas para a ampliação do quadro do Francês como Língua Estrangeira - FLE - na rede pública de educação do Recife. Dessa forma, foram realizada aulas de francês na Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Rodolf Aureliano através do Programa Federal "Mais Educação". O projeto utilizou prioritariamente a música como meio de letramento..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Simone Pires Barbosa Aubin - Integrante / Joice Armani Gali - Coordenador.
2011 - 2011
I Semana de Encontros de Francês Língua Estrangeira
Descrição: Este evento procura reavivar a Língua Francesa no curso de Letras da UFPE. Ele propõe uma maior integração entre alunos, professores e comunidade externa, a partir da exposição e do debate de ideias em torno das culturas francesa e francófona..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Simone Pires Barbosa Aubin - Integrante / Joice Armani Gali - Coordenador.


Outros Projetos


2011 - 2012
Adesão à Agência Universitária da Francofonia - AUF
Descrição: Esse projeto visa integrar a UFPE nas atividades de pesquisa da AUF (Agência Universitária da Francofonia). Dessa forma, o Departamento de Letras da UFPE poderá fazer convênios com outras instituições francófonas e contribuir para a reflexão em torno da literatura e cultura de países de língua francesa..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada/Especialidade: Literatura Comparada (brasileira e francesa).
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Imaginário e símbolos em literatura.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua e literatura francesas.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Metodologia do ensino.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
AUBIN, S.P.B.. Mensagens da casa do Pai. 1. ed. Rio de Janeiro: Confraria do Vento, 2018. v. 1. 72p .

2.
AUBIN, S.P.B.. Pena Azul e outras histórias. 1. ed. Rio de Janeiro: Confraria do Vento, 2012. 151p .

Capítulos de livros publicados
1.
Ludovic Aubin ; AUBIN, S.P.B. . L´univers initiatique dans Vendredi ou les limbes du Pacifique. In: Rosiane Xypas. (Org.). La dimension interculturelle en didactique des langues étrangères. 1ed.Campina Grande: EDUFCG, 2017, v. 1, p. 77-93.

2.
AUBIN, S.P.B.. Robinson Crusoé na pluma de Michel Tournier: um mito que enriquece as expressão escrita. In: Rosiane Xypas ; Vivian Monteiro. (Org.). Leitura em língua estrangeira: abordagens teóricas e práticas. 1ed.Campina Grande: EDUFCG, 2017, v. 1, p. 111-126.

3.
AUBIN, S.P.B.; Joice Armani Galli ; Rahissa Oliveira de Lima . O ensino de francês língua estrangeira nas escolas públicas: ações para políticas linguísticas na rede municipal de Recife. In: Wellington Pinheiro dos Santos. (Org.). O ensino de francês língua estrangeira nas escolas públicas: ações para políticas linguísticas na rede municipal de Recife. 1ed.Recife: Editora Universitária da UFPE, 2014, v. 3, p. 330-340.

4.
AUBIN, S.P.B.. Comprendre l´univers des mythes avec Guimarães Rosa et Michel Tournier. In: Maria José de Matos Luna ; Vera Moura. (Org.). Língua e Literatura: perspectivas teórico práticas. 1ed.Recife: Editora Universitária / UFPE, 2012, v. 1, p. 13-.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
AUBIN, S.P.B.; Joice Armani Galli . Motiver à l´enseignement du français au Brésil. Le français dans le monde, França, p. 34 - 35, 01 jan. 2015.

2.
AUBIN, S.P.B.. Construindo um jovem filósofo: reflexões sobre uma experiência interdisciplinar na França. Revista Leia Escola, Campina Grande - PE.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AUBIN, S.P.B.. O livro didático em FLE: algumas considerações digitais. In: 6° Simpósio Hipertexto e Tecnologia na Educação, 2015, Recife - PE. Simpósio Hipertexto e Tecnologia na Educação, 2015.

2.
AUBIN, S.P.B.. O uso do livro didático digital em francês na UFPE. In: 4° Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: comunidades e aprendizagem em rede, 2012, Recife. Simpósio Hipertexto e Tecnologia na Educação, 2012.

3.
AUBIN, S.P.B.. Robinson Crusoé na pluma de Michel Tournier : um mito que enriquece a expressão escrita. In: IV Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino (ENLIJE), 2012, Campina Grande. IV Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino (ENLIJE), 2012.

4.
AUBIN, S.P.B.. Les supports visuels dans les cours de Français Instrumental. In: XVIII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês, 2011, Curitiba - PR. (In)former pour transformer: le français pour tous, défis politiques et didactiques, 2011. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
AUBIN, S.P.B.. O papel da alegria na literatura infanto - juvenil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
AUBIN, S.P.B.. O livro didático em FLE: algumas considerações digitais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
AUBIN, S.P.B.. O Universo iniciático na obra Vendredi ou Les limbes du Pacifique de Michel Tournier. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
AUBIN, S.P.B.. L´univers initiatique dans l´écriture de Guimarães Rosa e Michel Tournier. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
AUBIN, S.P.B.. Le Vent Paraclet de Michel Tournier: quando a memória inspira a criação literária e restaura a história. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
AUBIN, S.P.B.. Guimarães Rosa et Michel Tournier: la literature comparée comme outil de révélation des mécanismes de la violence. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
AUBIN, S.P.B.. A presença das TICE no ensino de FLE através do livro didático Alter Ego. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
AUBIN, S.P.B.. Lacunas e autonomias na formação em FLE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
AUBIN, S.P.B.. L?univers initiatique dans l?ecriture de Guimarãs Rosa et Michel Tournier. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
AUBIN, S.P.B.. O universo fantástico de um ritual iniciático em Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa: da descida aos infernos à experiência das alturas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
AUBIN, S.P.B.; Joice Armani Galli . O uso do livro didático digital em francês na UFPE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
AUBIN, S.P.B.. Robinson Crusoé na pluma de Michel Tournier: um mito que enriquece a expressão escrita. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
AUBIN, S.P.B.. O Ensino de Língua Francesa e a Formação do Professor de Educação Básica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
AUBIN, S.P.B.. Les supports visuels dans les cours de Français Instrumental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
AUBIN, S.P.B.. Construindo um jovem filósofo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
AUBIN, S.P.B.; Joice Armani Galli . Texto e Linguagem (entrevista com Jean-Michel Adam). Recife: Núcleo de Investigações sobre Gêneros Textuais (NIG), 2013. (Tradução/Outra).

2.
AUBIN, S.P.B.. Quando uma narração na literatura infanto-juvenil sustenta e contém uma ordem do homem e do mundo, 2012. (Tradução/Outra).

3.
AUBIN, S.P.B.. 4° Simpósio Hipertexto e Tecnologia na Educação: Comunidade e Aprendizagem em Rede, 2012. (Tradução/Outra).

4.
AUBIN, S.P.B.. Quando uma narração na literatura infantojuvenil sustenta e contém uma ordem do homem e do mundo., 2012. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
AUBIN, S.P.B.; XYPAS, R. . Oficina criativa de língua francesa. 2017.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
AUBIN, S.P.B.. Didáticas e Culturas no Ensino/Aprendizagem de Línguas Estrangeiras. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
AUBIN, S.P.B.. O papel da literatura infantojuvenil. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
AUBIN, S.P.B.; XYPAS, R. . Letramento literário multimodal a serviço da compreensão e leitura: representações simbólicas do lobo mau ao lobo sentimental. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
AUBIN, S.P.B.. A evolução do lobo enquanto personagem: do lobo mau ao lobo sentimental. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
AUBIN, S.P.B.; Joice Armani Galli . I Semana de Encontros do Francês Língua Estrangeira. 2011 (Produção cultural).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Joice Armani Galli; AUBIN, S.P.B.. Participação em banca de José Herbertt Neves Florencio.Considerações pedagógicas acerca do gênero "le compte rendu". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Francês) - Universidade Federal de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
AUBIN, S.P.B.; GALLI, J. A.; KUNZE, D. L.. Seleção pública para professor substituto. 2018. Universidade Federal de Pernambuco.

2.
Joice Armani Galli; AUBIN, S.P.B.. Concurso público para Professor Substituto do Departamento de Letras - UFPE. 2015. Universidade Federal de Pernambuco.

3.
AUBIN, S.P.B.; Joice Armani Galli. Concurso público para Cargo de professor de Magistério Superior da Universidade Federal de Pernambuco. 2014. Universidade Federal de Pernambuco.

4.
Joice Armani Galli; AUBIN, S.P.B.; HOLANDA, L.. Concurso público para Professor Substituto do Departamento de Letras - Língua Francesa. 2013. Universidade Federal de Pernambuco.

5.
Joice Armani Galli; AUBIN, S.P.B.. Concurso público para professor assistente : língua e literatura francesas. 2012.

Outras participações
1.
AUBIN, S.P.B.; FALCAO, E.. Seleção para vaga de professor estagiário do Núcleo de Línguas e Culturas. 2017. Universidade Federal de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII Encontro de Literatura Infantojuvenil da UNICAP.O papel da alegria na literatura infantojuvenil. 2015. (Encontro).

2.
II SEPLEV.Le vent Paraclet de Michel Tournier: quando a memória inspira a criação literária e restaura a história. 2014. (Seminário).

3.
I Simpósio de Didáticas de Línguas e Literaturas Estrangeiras - Representações Linguístico (Inter) Culturais Francónas.O universo iniciático na obra Vendredi ou les limbes du Pacifique de Michel Tournier. 2014. (Simpósio).

4.
LITARED: literatura, arte e educação.L´univers initiatique dans l´écriture de Guimarães Rosa et Michel Tournier. 2014. (Seminário).

5.
Repensando a Literatura em um curso de FLE.Letramento literário multimodal a serviço da compreensão e leitura: representações simbólicas do lobo mau ao lobo sentimental. 2014. (Encontro).

6.
VII EXPO UFPE. Apresentação do Curso Letras-Francês da UFPE. 2014. (Exposição).

7.
3° Congresso de Literatura Fantástica. O universo fantástico de um ritual iniciático em Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa: da descida aos infernos à experiência das alturas. 2013. (Congresso).

8.
5° Simpósio Hipertexto e Tecnologia na Educação.A presença das TICE no ensino de FLE através do livro didático Alter Ego. 2013. (Simpósio).

9.
II Jornada PET-Letras-UFPE.O Ensino de Língua Francesa e a Formação do Professor de Educação Básica. 2013. (Encontro).

10.
II Journée FLE - UFPE.Lacunas e autonomias na formação em FLE. 2013. (Encontro).

11.
Journée d´études littéraire internationale UFPE - Alliannce Française.Guimarães Rosa et Michel Tournier: la littérature comparée comme outil de révélation des mécanismes de la violence. 2013. (Encontro).

12.
Représentations, textes et idées en voyage entre le Brésil et la France.L?univers initiatique dans l?ecriture de Guimarãs Rosa et Michel Tournier. 2013. (Encontro).

13.
VIII SELIMEL.O Ensino de Língua Francesa e a Formação do Professor de Educação Básica. 2013. (Seminário).

14.
4° Simpósio Hipertexto e Tecnologia na Educação.O uso do livro didático digital em francês na UFPE. 2012. (Simpósio).

15.
IV Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino.Robinson Crusoé na pluma de Michel Tournier : um mito que enriquece a expressão escrita. 2012. (Encontro).

16.
XVIII Congresso Brasileiro de Professores de Francês. Les supports visuels dans les cours de Français Instrumental. 2011. (Congresso).

17.
III Encontro Nacional sobre Literatura Infanto-Juvenil.Construindo um jovem filósofo. 2010. (Encontro).

18.
II Seminário Internacional Guimarães Rosa. 2001. (Seminário).

19.
L'Image Fixe. 1997. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AUBIN, S.P.B.. EXPO - UFPE. 2017. .

2.
AUBIN, S.P.B.. IV Jornada Francófona da UFPE. 2016. (Outro).

3.
AUBIN, S.P.B.; Joice Armani Galli . III Jornada Francófona da UFPE: riquezas e desafios da interculturalidade. 2015. (Outro).

4.
Joice Armani Galli ; AUBIN, S.P.B. ; NAOUAR, O. ; PEDROSA, O. P. . Jornada de Francês Língua Estrangeira - FLE/AUF. 2013. (Outro).

5.
AUBIN, S.P.B.. 4° Simpósio Hipertexto e Tecnologia na Educação: Comunidade e Aprendizagem em Rede. 2012. (Outro).

6.
AUBIN, S.P.B.; Joice Armani Galli . I Semana de Encontros do Francês Língua Estrangeira (SENFLE). 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
André Severo da Silva. Enseigner le Français au-delà de la France: la culture francophone dans les cours de FLE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Francês) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Simone Pires Barbosa Aubin.

2.
Fernanda Nery e Rodrigo Oliveira. La conception et le traitement de l´erreur à l´UFPE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Francês) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Simone Pires Barbosa Aubin.

3.
Jamille Morais da Silva. Francês instrumental e seus desdobramentos: esclarecendo os conceitos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Francês) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Simone Pires Barbosa Aubin.

4.
Maria Rachel dos Santos Andrade. Lacunas culturais em FLE: relevância e desafios. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Francês) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Simone Pires Barbosa Aubin.

Orientações de outra natureza
1.
Herbett Neves. Le genre "compte rendu" et l´écriture formelle française. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Francês) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Simone Pires Barbosa Aubin.

2.
Jamille Morais. Les classes de FLE d´un établissement d´enseignement professionnel de Pernambuco: une observation attentive. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Francês) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Simone Pires Barbosa Aubin.

3.
Larissa de Souza Arruda. Une réflexion sur l´enseignement du FLE à Recife. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Francês) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Simone Pires Barbosa Aubin.

4.
Jaqueline Oliveira Rocha dos Santos. Le Manuel Alter Ego A1: un regard pédagogique sur les documents authentiques et l´approche actionnelle pour l´enseignement-apprentissage du FLE. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Francês) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Simone Pires Barbosa Aubin.

5.
Lorena Santos. Le parcours de l´enseignement du FLE pour les enfants dans une école privée de Recife. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Francês) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Simone Pires Barbosa Aubin.

6.
Rahissa Oliveira de Lima. A Língua Francesa no CAC-UFPE e sua interface com o manual Reflet. 2012. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Simone Pires Barbosa Aubin.

7.
Jéssica Cristina Jardim e Camile Fernandez. Tradução do ensaio "Passo a passo mitocrítico" de Gilbert Durand. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Francês) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Simone Pires Barbosa Aubin.



Inovação



Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


Foi co-fundadora do Instituto de Comunicação e de Formação de Angers (ICFA) que divulga a língua francesa e outras línguas estrangeiras na França (desde 2003)
Além dos diplomas e certificados citados, também possui o " Diploma Superior de Estudos Franceses Modernos" (Alliance Française / França, 1997), o "Diploma Aprofundado de Língua Francesa" (Ministère de l'Education Nationale / França, 1996) e o "Certificado Prático de Língua Francesa" (Université de nancy II / França, 1992)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 21:44:12