Leandro Couto Carreira Ricon

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  • Última atualização do currículo em 11/12/2018


Doutor (2017) e Mestre (2013) em História pelo Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC-IH-UFRJ), na linha Poder e Discurso. Graduado (2010) em História pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Professor da Universidade Católica de Petrópolis. Líder do grupo de Pesquisa Ensino e Teoria da História, da Universidade Católica de Petrópolis. Membro do Conselho Editorial da revista Poder e Cultura (www.poderecultura.com) da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da revista Veredas da História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Pesquisador da Universidade de Pernambuco (UPE) através do Grupo de Estudos em História Sociocultural da América Latina (GEHSCAL), na linha de História do Tempo Presente, coordenado pelos professores Karl Schurster e Kalina Vanderlei; da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), através do Laboratório de Pesquisas em Teoria da História e Interdisciplinaridade (LAPETHI), nas linhas de Teoria da História e Historiografia e História e Interdisciplinaridade, coordenado pelos professores José D'Assunção Barros e Débora El Jaick Andrade; e do Grupo de Pesquisas em Educação Musical (GEPEM), na linha de História Social da Música, coordenado pelo professor Antonio Carlos Leal Gastão. Foi professor palestrante dos cursos de pós-graduação da Universidade Candido Mendes (UCAM) no pólo Petrópolis (Tríade - Estudos Jurídicos) nas disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica; Ética, Educação e Sociedade; e Didática (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leandro Couto Carreira Ricon
Nome em citações bibliográficas
RICON, L. C. C.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em História Comparada.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Historiografia e Romantismo na Alemanha no Contexto da Unificação: Leopold von Ranke, Richard Wagner e a interpretação político-nacionalista na Confederação Germânica, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: José Costa D'Assunção Barros.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Leopold von Ranke; Richard Wagner; Nacionalismo; Unificação Alemã.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Social da Música.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
2011 - 2013
Mestrado em História Comparada.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Melodias Paralelas: uma análise comparativa da percepção nacionalista em óperas de Richard Wagner e Giuseppe Verdi na primeira metade do século XIX,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: José Costa D'Assunção Barros.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: História e Arte; Romantismo; Ópera; Metodologia; Richard Wagner; Giuseppe Verdi.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História / Especialidade: História Social das Artes.
2012 - 2013
Especialização em História Social. (Carga Horária: 430h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
Título: A guilhotina e o homem: em tempos difíceis, Albert Camus e a pena de morte.
Orientador: Cyntia Simioni Franca.
2015
Graduação em andamento em Filosofia.
Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
Título: Filosofia e Literatura: o encontro do abusrdo em Albert Camus.
2007 - 2010
Graduação em História.
Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Brasil.
Título: Por uma ópera alemã: Richard Wagner e o nacionalismo.
Orientador: Karl Schurster Veríssimo de Souza Leão.
Bolsista do(a): Divisão de Assistência ao Estudante e Assuntos Comunitários - UCP, DIAAC-UCP, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em Metodologias Ativas e Tecnologias Interativas. (Carga horária: 60h).
Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Brasil.
2013 - 2013
Introdução à Mitologia Comparada. (Carga horária: 9h).
Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Brasil.
2013 - 2013
Imprensa como fonte e objeto da História. (Carga horária: 12h).
Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Brasil.
2012 - 2012
A Revolução Surrealista. (Carga horária: 6h).
Centro de Estudos Sobre o Atual e o Cotidiano, CEAC, Brasil.
2012 - 2012
Hollywood e a Política da Boa Vizinhança. (Carga horária: 6h).
Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Brasil.
2010 - 2010
O Negro na História e na Sociedade Brasileira. (Carga horária: 4h).
Revista África e Africanidades, ., Brasil.
2010 - 2010
Metodologia do trabalho científico em história e. (Carga horária: 16h).
Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Brasil.
2010 - 2010
Cinema e Guerra: Análise do Uso da Arte.... (Carga horária: 15h).
Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Brasil.
2009 - 2009
Política e Economia na América do Sul. (Carga horária: 10h).
Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

08/2015 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Ética, Educação e Sociedade
02/2014 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Didática
04/2013 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Pesquisador do Laboratório de Pesquisas em Teoria da História e Interdisciplinaridade (LAPETHI), nas linhas de Teoria da História e Historiografia e História e Interdisciplinaridade, coordenado pelo professor José D'Assunção Barros


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Doutorando
Outras informações
Discente do Programa de Pós-Graduação em História Comparada do Instituto de História

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Mestrando
Outras informações
Discente do Programa de Pós-Graduação em História Comparada do Instituto de História

Atividades

08/2013 - 12/2013
Estágios , Instituto de História, .

Estágio realizado
Estágio em docência realizado sob supervisão do Prof. Dr. Wagner Pinheiro Pereira na matéria 'Política de Massa, Sociedade do Espetáculo e Cultura da Mídia'.
03/2013 - 07/2013
Estágios , Instituto de História, .

Estágio realizado
Estágio em docência realizado sob supervisão do Prof. Dr. Wagner Pinheiro Pereira na matéria 'A Pesquisa em História - Teoria e Metodologia'.
08/2012 - 12/2012
Estágios , Instituto de História, .

Estágio realizado
Estágio em docência realizado sob supervisão do Prof. Dr. Francisco Carlos Teixeira da Silva na matéria 'Ditaduras no Século XX: leituras básicas'.
03/2012 - 07/2012
Estágios , Instituto de História, .

Estágio realizado
Estágio em docência realizado sob supervisão do Prof. Dr. José Costa D'Assunção Barros na matéria 'Conceitos em História'.
08/2011 - 12/2011
Estágios , Instituto de História, .

Estágio realizado
Estágio em docência realizado sob supervisão do Prof. Dr. Francisco Carlos Teixeira da Silva na matéria 'Guerras e Construção de Memórias'.

Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Pesquisador da Universidade de Pernambuco através do Grupo de Estudos em História Sociocultural da América Latina, na linha de História do Tempo Presente


Sigma: Centro Cultural, SIGMA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Diretor Acadêmico


Tríade: Estudos Jurídicos, TRÍADE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2017
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professor de Sociologia


Laboratório de Estudos Históricos e Midiáticos das Américas e da Europa, LEHMAE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Pesquisador do Laboratório de Estudos Históricos e Midiáticos das Américas e da Europa do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Coordenador de Laboratório de Estudos
Outras informações
Coordenador colaborador do Laboratório de Estudos de História Social

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Membro da Coordenação
Outras informações
Membro colaborador na coordenação do CineClube de História

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 8
Outras informações
Monitoria das matérias ministradas pela professor Doutorando Karl Schurster: 1 - História da América II; 2 - História Contemporânea I; 3 - História Contemporânea II; 4 - Teoria da História; 5 - História e Historiografia.

Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pianista, Carga horária: 6
Outras informações
Pianista da Orquestra de Câmara da Universidade Católica de Petrópolis, do Coral da Universidade Católica de Petrópolis e do conjunto Anima e Cuore, sob regência do Maestro Antônio Carlos Leal Gastão.

Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Editor, Carga horária: 6
Outras informações
Editor de partituras da Orquestra de Câmara da Universidade Católica de Petrópolis, do Coral da Universidade Católica de Petrópolis e do conjunto Anima e Cuore, sob orientação do Maestro Antônio Carlos Leal Gastão.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 8
Outras informações
Monitoria das matérias ministradas pela professora Mestre Lia Bott: 1 - História do Brasil I; 2 - História do Brasil IV; 3 - História e Cultura Afro-Brasileira; 4 - Educação Patrimonial; 5 - História da América I.

Atividades

06/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Teologia e Humanidades, Curso de História.

Linhas de pesquisa
Teoria e Ensino de História
06/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Univerdidade Católica de Petrópolis, .

Cargo ou função
Membro do Comitê de Ética na Pesquisa.
09/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Teologia e Humanidades, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Acadêmico do Centro de Teologia e Humanidades.
02/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Teologia e Humanidades, Curso de História.

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante.
08/2018 - 12/2018
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da América Colonial
História do Brasil Colonial
História do Brasil Republicano
Historiografia
08/2018 - 12/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Sociologia
08/2018 - 12/2018
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Música no Brasil
02/2018 - 06/2018
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em História
História do Brasil Império
História e Educação Patrimonial
Metodologia da Pesquisa
Teoria da História
02/2018 - 06/2018
Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Geral da Música
Música do Folclore Brasileiro
02/2018 - 06/2018
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa
07/2017 - 12/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Sociologia
07/2017 - 12/2017
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do Brasil Colônia
Historiografia
04/2017 - 12/2017
Ensino, Gestão Mercadológica e Comunicação Integrada, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa
02/2017 - 06/2017
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em História
Metodologia da Pesquisa
Teoria da História
02/2017 - 06/2017
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos das Ciências Humanas e Sociais
08/2016 - 12/2016
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História e Historiografia
História e Ciências Político-Econômicas
08/2016 - 12/2016
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Sociologia

Laboratório de Estudos do TEMPO PRESENTE, LETP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Pesquisador do Laboratório da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Tradutor
Outras informações
Tradutor do periódico Boletim do Tempo do Laboratório de Estudos do Tempo Presente da Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Centro de Estudos do Atual e do Cotidiano, CEAC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor palestrante
Outras informações
Professor em cursos livres de extensão


Colégio Ponto de Ensino, PENSI, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Professor de História do Ensino Médio


Colégio São Tomas de Aquino, CSTA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Professor de História e Filosofia do Ensino Médio


Super Pré, HJ CONCURSOS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professor da área de Ciências Humanas no preparatório para ENEM e PISM (UFJF)


Instituto Petropolitano Apogeu Cultural, IPAC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 21
Outras informações
Professor de História, Prática de Pesquisa e Atualidades para o segundo segmento do Ensino Fundamental


Atual: Preparatório para Concursos, ATUAL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professor de História e Sociologia em preparatórios para concursos



Linhas de pesquisa


1.
Teoria e Ensino de História


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
História da historiografia: as mudanças na produção do conhecimento histórico
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Regimes autoritários e o ensino dos traumas coletivos
Descrição: Este projeto de pesquisa REGIMES AUTORITÁRIOS E O ENSINO DOS TRAUMAS COLETIVOS tem por objetivo um estudo sistemático e comprado do ensino de história através de eventos considerados ?traumáticos? pela historiografia e pela política de vários países. Neste momento, nos propomos, organizados em um grupo de diferentes níveis de especialização, dispersão geográfica/interiorização e de nível de intervenção no processo pedagógico e de formação de alunos e docentes (sob a conjugação dos esforços das instituições UFRJ/UPE/UCAM/CECIERJ e Escola de Aplicação UPE) a aprofundar a pesquisa e o debate sobre os autoritarismos do século XX e XXI e as formas de transição para as novas democracias. Em tais processos nos interessamos, desta feita, por uma instituição especial e seu impacto sobre as sociedades: o papel da escola, dos textos e instrumentos didáticos, como eles foram utilizados na formação de todo uma geração. Temos, em tais casos, exemplos históricos, com um viés estreito entre a política e a disciplina da História, e o seu ensino, como no caso do ?Shoah? na (s) Alemanha (s) e a persistência dos (neo) fascismos ou sua ressurgência (malgrado os planos didáticos postos em prática logo depois da II Guerra Mundial) e, em outro corte cronológico, as experiências em curso nos casos das ditaduras civis-militares recentes, como no Brasil e na Argentina; no regime racialista do ?Apartheid? na África do Sul e no debate sobre o ensino do ?Shoah? e do ?Nakbah? em Israel e na Palestina. Na América Latina, a superação, compreensão e análise de seu passado recente de suas experiências autoritárias tornou-se largamente decorrente do papel das diversas ?comissões da verdade?, sejam ainda de ?Justiça? e de ?Reconciliação?. A dúvida persistente reside, aqui, na capacidade da sociedade em criar mecanismos pedagógicos capazes de impedir a repetição de fenômenos de autoritarismo e de ódio, através de uma explicação rigorosa, adequada e ao mesmo tempo de consistência pedagógica para o fenômeno dos processos ditatórias no continente. No caso alemão, antes citado, malgrado o enorme esforço de desnazificação da escola, logo depois de 1945, e mesmo do impacto de Maio de 1968, a escola mostrou-se incapaz de oferecer às novas gerações condições críticas de superação da sedução do nazismo e do extremismo, permitindo a emergência de uma larga faixa de jovens fascinados pelo extremismo racista e o cultivo do ódio. A grande questão sobre o papel da escola no ensino das ditaduras e regimes de ódio se coloca, desta forma, perante os insucessos ocorridos em países ? como Alemanha, Itália, Áustria e Espanha ? onde, malgrado a excelência das condições escolares, o ensino, os currículos e os recursos pedagógicos não foram suficientes para formar uma nova juventude crítica e desvinculada de brutais atos de racismo e de violência, simbólica e física, contra o outro. Nas ruas, nos estádios de futebol, nos bares e mesmo em ambientes de trabalho, multiplicam-se atos de racismo e de exclusão..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2010
Caminhos da Integração
Descrição: Trata-se de uma proposta de implementação de vasto Centro de Inteligência Aberta, visando dar maior coerência e densidade aos esforços já existentes no interior do Laboratório de Estudos do Tempo Presente quanto aos estudos de história da América do Sul (em sentido restrito) e de América Latina em geral.O interesse, no presente projeto, dirige-se claramente para o alistamento de alunos de graduação e pós-graduação, para sua melhor e mais intensa formação e preparação para os estudos voltados para a América do Sul. Pretendemos com este projeto consolidar tais ações, acentuando o caráter do Laboratório TEMPO PRESENTE como uma 'fonte aberta' para cooperação com outras instituições públicas, com o meio acadêmico em geral, finalidade esta primordial na constituição da proposta, bem como junto a órgãos e secretarias do Estado e meios de comunicação. Nosso objetivo é pesquisar, analisar, compreender e acompanhar as vias atuais de transformação e mudança (nos campos históricos, estratégicos, políticos, culturais e sociais) que se abrem para a América do Sul no século XXI no intuito de estabelecer metas que tangenciem o âmbito da cooperação internacional através da capacitação de estudos de inteligência estratégica. Os resultados esperados são: a) Discutir a diversidade de matrizes teóricas e políticas dos diversos projetos de integração continental; b) Discutir o impacto da crise mundial - nos seus aspectos financeiros-creditícios, de aumento do protecionismo e sobre a economia real do continente, em especial sobre o futuro dos projetos de integração; c) Problematizar o papel das medidas contraposta de segurança e defesa do continente, em especial o pensamento autônomo de defesa continental em face de formulações hegemônicas, como a reativação de mecanismos extra-continentais de força por parte dos EUA ( a IV Frota, por exemplo ) e seu impacto sobre as formulações regionais de segurança e defesa; d) Identificar e analisar os novos atores emergentes na integração sul-america.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Historiografia e Imaginação Histórica: a Escrita da História e suas possibilidades de renovação a partir de novas interdisciplinaridades (Música, Cinema, Literatura, Novas Mídias)
Descrição: O projeto dedica-se a investigar e refletir sobre as possibilidades de contribuição de certos campos de expressão para a renovação dos modos de escrever a História e de pensar a Historiografia. O Cinema, a Música, a Literatura e as novas mídias, conforme é postulado, devem ser considerados como caminhos importantes para a renovação da escrita historiográfica. A Música: com seus modos de imaginação específicos e suas possibilidades expressivas constitui um primeiro foco de pesquisa e reflexão. Pergunta-se se a possibilidade de pensar polifonicamente, tão bem explorada pela Música a partir de conceitos como o de 'acorde', não poderia contribuir para elaborar uma nova maneira de entender a Teoria da História e a identidade teórica dos historiadores. Outro campo de interesse ao qual o projeto se dedica é a possibilidade de ampliar as estratégias discursivas historiográficas com o diálogo com formas expressivas trazidas pelo Cinema. Parte-se da ideia de que alguns recursos expressivos que têm sido explorados criativamente pela escrita cinematográfica (e também pela Literatura moderna) ? tais como as idas e vindas no tempo, a polifonia de tempos narrativos, a exploração do tempo psicológico, os recursos da montagem poderiam passar a ser mais explorados pelos historiadores, que tendem, em geral, a um uso linear do tempo e da narrativa. Novas mídias, como as proporcionadas pelo computador e pelo ambiente interativo da web, poderiam, igualmente, contribuir para substituir instâncias já consolidadas na escrita historiográfica, como a da autoria individual e explícita, ou a do texto que é imobilizado em uma forma e conteúdo definitivos, depois de publicado. Interessando-se pelo diálogo da escrita da História com a Música, Cinema e novas mídias, o projeto almeja ampliar a investigação sobre novos modos de expressão para a História..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2009
Dos imperialismos: debates, evoluções e persistências
Descrição: O presente grupo de debate pretende, de forma introdutória e seminal, retomar os debates sobre a pertinência heurística, a persistência conceitual e a validade atual da questão imperialista. Pretende-se fazê-lo através de estudos essencialmente teórico-metodológicos e analíticos, desde a leitura dos clássicos do início do século XX, passando pelo revigoramento da questão nos anos 70, até os atuais marcos da discussão. O objetivo do grupo é contribuir de forma cooperativa e horizontalizada para a formação extra-curricular dos discentes do Laboratório, do Instituto e da Universidade. Quinzenalmente, o grupo se reunirá para a discussão de capitulos ou fragmentos selecionados na bibliografia recomendada, com um leitor/debatedor responsável pela explanação do referido texto.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
Efetivação dos direitos fundamentais à moradia, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural: rotas de colisão e de cidadania
Descrição: A efetivação dos direitos sociais é tema que merece especial atenção no âmbito da proposta de mestrado em direito da Universidade Católica de Petrópolis, tendo em vista a linha de pesquisa Processo e Efetivação da Justiça e dos Direitos Humanos. De fato, a implementação de tais direitos importa na concretização dos direitos humanos e do valor justiça. Dentre os direitos sociais, destaca-se, na perspectiva deste projeto, o direito à moradia. Inserido na Constituição Brasileira de 1988 como um direito social, encontra-se frequentemente em colisão com outros direitos fundamentais, constituindo um dos objetivos deste projeto pensar sobre essas antinomias verificadas no plano constitucional e buscar soluções justas em face da problemática local. No caso da Região onde se situa o município de Petrópolis, os problemas advindos da produção irregular da moradia urbana tornam-se evidentes e perigosos para a segurança de seus moradores. Características do relevo e do clima exigem a não-ocupação de encostas e a preservação do patrimônio natural, haja vista que boa parte da cidade e dos distritos é tida como Área de Proteção Ambiental e, determinadas áreas, de preservação permanente. Além dessas características ambientais, outro traço marcante da Região é sua importância cultural e histórica, já que a cidade de Petrópolis foi construída durante o Segundo Reinado, possuindo grande parte de sua área tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Nesse contexto, a produção irregular da moradia urbana pode, e de fato atinge, o patrimônio histórico. O projeto de pesquisa pretende investigar a possibilidade de conciliar o direito à moradia com a preservação ambiental e do patrimônio cultural, interesses protegidos constitucionalmente, e que vêm colidindo diante das especificidades da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, em especial do Município de Petrópolis. Conciliação que constitui um desafio a ser enfrentado pela sociedade e pelo Poder Público..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) .
Integrantes: Leandro Couto Carreira Ricon - Integrante / Waleska Marcy Rosa - Coordenador / Janaina Christina Perrayon Lopes - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2014 - 2015
Periódico: Pesquisa e Música
2014 - Atual
Periódico: Poder e Cultura
2009 - 2013
Periódico: Boletim Tempo Presente (UFRJ)
2007 - Atual
Periódico: Veredas da História


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História dos Intelectuais e das Ideias.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Social da Música.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Lê Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Tese de doutorado aprovada com recomendação de publicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2013
Dissertação de mestrado aprovada com recomendação de publicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2013
Monografia de especialização aprovada com conceito excelente, Universidade Norte do Paraná.
2012
Qualificação de mestrado aprovada sendo destacados o domínio teórico-metodológico, a originalidade do trabalho e a abordagem interdisciplinar, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2010
Monografia de conclusão de curso em Licenciatura em História aprovada com Distinção e Louvor., Universidade Católica de Petrópolis.
1996
Conhecimento em História de Petrópolis, Prefeitura Municipal de Petrópolis.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS
Total de trabalhos:3
Total de citações:3
RICON, Leandro Couto Carreira.  Data: 16/04/2018

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
RICON, Leandro Couto Carreira.  Data: 16/04/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
RICON, L. C. C.2017RICON, L. C. C.. História e Política: ensaio sobre a história de um relacionamento mútuo. PODER & CULTURA, v. 4, p. 14-43, 2017.

2.
RICON, L. C. C.2015RICON, L. C. C.. Da dedução à indução ou como quebrar os ídolos e erigir uma 'Casa de Salomão' para a ciência histórica. PODER & CULTURA, v. 1, p. 28-45, 2015.

3.
RICON, L. C. C.2014 RICON, L. C. C.. O menino e os sortilégios: apontamentos sobre a presença da Primeira Guerra na obra de Maurice Ravel (1914 ? 1930). Revista História: Debates e Tendências, v. 14, p. 380-394, 2014.

4.
RICON, L. C. C.2014RICON, L. C. C.. O Retorno das Biografias através de um Prisma Problematizado ou Ultrapassando os Limites da Solidão. PODER & CULTURA, v. 1, p. 71-90, 2014.

5.
RICON, L. C. C.2013 RICON, L. C. C.. Por uma História Social da música: uma metodologia aplicada à produção operística * For a Social History of music: a methodology applied to opera production. História e Cultura, v. 2, p. 81, 2013.

6.
RICON, L. C. C.2013 RICON, L. C. C.. A pluralidade de interpretações acerca do fenômeno da criação musical durante o romantismo alemão ou a querela dos românticos. Pesquisa e Música, v. 12/13, p. 9-22, 2013.

7.
RICON, L. C. C.2012RICON, L. C. C.; SCHURSTER, K. . If My Heart Could Only Talk: Billie Holiday (Se Meu Coração Pudesse Apenas Falar). Cadernos do Tempo Presente, v. 8, p. 1-12, 2012.

8.
RICON, L. C. C.2012 RICON, L. C. C.. Os Artistas e as Sociedades nos Estudos de História Comparada ou as Vidas Paralelas. Revista Eletrônica História em Reflexão (UFGD), v. 6, p. 1-24, 2012.

9.
RICON, L. C. C.2011RICON, L. C. C.. 'Um sobrevivente de Varsóvia': um compositor e uma música. BOLETIM DO TEMPO PRESENTE, v. 1, p. 1, 2011.

10.
RICON, L. C. C.2011RICON, L. C. C.; VICHI, L. P. . Para o despertar de uma natureza germânica: o texto 'was ist deutsch?' de Richard Wagner. Veredas da História, v. 1, p. 1-33, 2011.

11.
RICON, L. C. C.2011RICON, L. C. C.. A emergência de uma ópera alemã no primeiro escrito de Richard Wagner. Escritas (Goiânia), v. 1, p. 1-18, 2011.

12.
RICON, L. C. C.2010RICON, L. C. C.. Entre a cientificidade alemã e a narratividade brasileira: uma comparação entre as visões de História de Durval Muniz de Albuquerque Júnior e Jörn Rüsen. Boletim tempo presente (UFRJ), v. 1, p. 1, 2010.

13.
RICON, L. C. C.2010RICON, L. C. C.. Richard Wagner: revolução, panfletagem e música. Boletim tempo presente (UFRJ), v. 1, p. 1-1, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RICON, L. C. C.; MALGERI, L. (Org.) . Ensaios sobre Cinema e Humanidades: aproximações interdisciplinares, olhares múltiplos. 1. ed. São Paulo: Scortecci, 2017. v. 1. 318p .

2.
SOUZA NETO, J. M. (Org.) ; SCHURSTER, K. (Org.) ; RICON, L. C. C. (Org.) . Imagens em movimento: ensaios sobre Cinema e História. 1. ed. Rio de Janeiro: Autografia, 2016. v. 1. 334p .

3.
RICON, L. C. C.. A guilhotina e o homem: em tempos difíceis, Albert Camus e a pena de morte. 1. ed. São Paulo: Scortecci, 2015. 108p .

4.
RICON, L. C. C.; BARROS, J. D. (Org.) . Giuseppe Verdi: Libretos Completos. 1. ed. São Paulo: Scortecci, 2014. v. 1. 128p .

5.
RICON, L. C. C.. Por uma ópera alemã: Richard Wagner e o início de seu nacionalismo musical. 1. ed. Rio de Janeiro: Multifoco, 2012. v. 1. 154p .

Capítulos de livros publicados
1.
RICON, L. C. C.. Positivismo e Historicismo: apostas iniciais para a educação histórica em uma Europa fragmentada. In: Leonardo Malgeri. (Org.). Ética, Educação e Sociedade no Século XXI: abordagens multidisciplinares. 1ed.Olinda: Livro Rápido, 2018, v. , p. 102-121.

2.
MALGERI, L. ; RICON, L. C. C. . A Onda, Uma experiência filmográfica que deu certo. In: Leandro Couto Carreira Ricon; Leonardo Malgeri. (Org.). Ensaios sobre Cinema e Humanidades: aproximações interdisciplinares, olhares múltiplos. 1ed.São Paulo: Scortecci, 2017, v. 1, p. 33-50.

3.
RICON, L. C. C.; MALGERI, L. . Amadeus e Salieri: O gênio e a gênese da loucura a quem só cabe ser menor. In: Leandro Couto Carreira Ricon; Leonardo Malgeri. (Org.). Ensaios sobre Cinema e Humanidades: aproximações interdisciplinares, olhares múltiplos. 1ed.São Paulo: Scortecci, 2017, v. 1, p. 281-290.

4.
RICON, L. C. C.; MALGERI, L. . Eu não matei Mozart: reflexões sobre Amadeus de Milos Forman. In: José Maria Gomes de Souza Neto; Karl Schurster de Sousa Leão; Leandro Couto Carreira Ricon. (Org.). Imagens em movimento: ensaios sobre Cinema e História. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia: EdUPE, 2016, v. 1, p. 194-201.

5.
SCHURSTER, K. ; RICON, L. C. C. . A História Política e a História do Tempo Presente: caminhos e intercessões: Notas sobre a História do Tempo Presente. In: Karl Schurster; Giselda Brito Silva; Júlia Mattos. (Org.). Campos da Política: Discursos e Práticas. 1ed.São Paulo: LP-Books, 2012, v. 1, p. 64-81.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RICON, L. C. C.. Não perguntarás meu nome: a política em Lohengrin de Richard Wagner. In: X Semana de História Política, 2015, Rio de Janeiro. Anais da X Semana de História Política: Minorias étnicas, de gênero e religiosas / VII Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade. Rio de Janeiro: UERJ, 2015. p. 1624-1633.

2.
RICON, L. C. C.. Historicismo e romantismo: relacionamentos possíveis para o início de um debate. In: XI Simpósio de História Comparada, 2014, Rio de Janeiro. Anais do XI Simpósio de História Comparada. Rio de Janeiro: PPGHC, 2014. p. 247-254.

3.
RICON, L. C. C.. Missivas de um Orfeu: Claudio Monteverdi, o mecenato italiano e a invenção da ópera. In: VII Semana de História Política - IV Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade, 2012, Rio de Janeiro. Anais da VII Semana de História Política / IV Seminário Nacional de História: Cultura & SOciedade. Rio de Janeiro: UERJ, 2012. p. 1025-1032.

4.
RICON, L. C. C.. De artesão a artista: uma análise da posição social de Mozart através do filme Amadeus. In: V Semana Acadêmica do Centro de Teologia e Humanidades, 2012, Petrópolis. Trabalhos da V Semana Acadêmica do Centro de Teologia e Humanidades. Petrópolis/RJ: Editora UCP, 2012. v. 1. p. 72-80.

5.
RICON, L. C. C.. Um certo Laurindo: a história real de um cabo que nunca existiu. In: VIII Simpósio de História da Universidade Salgado de Oliveira: Estado, Poder e Violência, 2011, São Gonçalo. Anais do VI Simpósio de História: Revoluções, Repúblicas e Utopias. São Gonçalo: UNIVERSO, 2011. p. 397-409.

6.
RICON, L. C. C.. Em busca da modernidade? Richard Wagner e a relação entre as concepções de Moderno e de Ortodoxo na formação da Alemanha. In: III Congresso Internacional de História: Territórios, poderes, identidades., 2011, Vitória. Anais eletrônicos do III Congresso Internacional Ufes/Université Paris-Est/Universidade do Minho. Vitória: GM Editora. p. 1-8.

7.
RICON, L. C. C.. Ouvintes Alemães: nas ondas da rádio, Thomas Mann e a resistência. In: VI Semana de História Política - III Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade, 2011, Rio de Janeiro. Anais da VI Semana de História Política - III Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade. Rio de Janeiro: UERJ, 2011. v. 1. p. 978-986.

8.
RICON, L. C. C.. O anti-semitismo de Wagner e Gobineau interpretado através do texto de Wagner Introdução ao artigo do Conde Gobineau Um juízo sobre a situação atual do mundo. In: III Semana do CTH: I Semana Internacional do CTH: Os desafios da cultura moderna e contemporânea à metafísica, 2010, Petrópolis. Anais da I Semana Internacional do CTH: Os desafios da cultura moderna e contemporânea à metafísica. Petrópolis: Universidade Católica de Petrópolis, 2010. p. 94-106.

9.
RICON, L. C. C.. Entre o Real e o Ideal - a religião e o pensamento renascentista. In: II Semana do Centro de Teologia e Humanidades, 2009, Petrópolis. Anais da II Semana do Centro de Teologia e Humanidades - Pensamentos em diálogo: as múltiplas dimensões da formação docente, 2009. p. 84-96.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RICON, L. C. C.. Uma vida pelo Tsar e uma ópera para o povo: a formação da música nacional no país de Glinka. In: I Congresso Internacional de Estudos Orientais e Eslavos / VI Encontro de Letras Orientais e Eslavas, 2011, Rio de Janeiro. Caderno de Resumo. Rio de Janeiro: Ed. Faculdade de Letras UFRJ, 2011. p. 12-13.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RICON, L. C. C.. Não perguntarás meu nome: a política em Lohengrin de Richard Wagner. In: X Semana de História Política, 2015, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos da X Semana de História. Rio de Janeiro: UERJ, PPGH, 2015. v. 1. p. 290-291.

2.
RICON, L. C. C.. Canções sem palavras: apontamentos sobre a utilização da música instrumental como fonte histórica. In: XVI Encontro Regional de História da Anpuh-Rio: Saberes e práticas científicas, 2014, Rio de Janeiro. Cadernos de Resumos do XVI Encontro Regional de História da Anpuh-Rio: Saberes e práticas científicas. Rio de Janeiro: Ed. ANPUH-RIO, 2014. v. 1. p. 325-325.

3.
RICON, L. C. C.. Deus ou Diabo? Uma leitura da obra pianística de Franz Liszt. In: IX Semana de História Política / VI Seminário Nacional de História Política, Cultura e Sociedade, 2014, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos da IX Semana de História Política / VI Seminário Nacional de História Política, Cultura e Sociedade. Rio de Janeiro: UERJ, 2014. v. 1. p. 305-306.

4.
RICON, L. C. C.. Missivas de um Orfeu: Claudio Monteverdi, o mecenato italiano e a invenção da ópera. In: VII Semana de História Política - IV Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade, 2012, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos (Semana de História Política, Seminário Nacional de História Política). Rio de Janeiro: UERJ, 2012. p. 139-139.

5.
RICON, L. C. C.. Ouvintes Alemães: nas ondas da rádio, Thomas Mann e a resistência. In: VI Semana de História Política - III Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade, 2011, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos (Semana de História Política, Seminário Nacional de História Política). Rio de Janeiro: UERJ, 2011. p. 92-93.

6.
RICON, L. C. C.. Em busca da modernidade? Richard Wagner e a relação entre as concepções de Moderno e de Ortodoxo na formação da Alemanha. In: III Congresso Internacional: Territórios, poderes, identidades, 2011, Vitória. Anais Eletrônicos do III Congresso Internacional Ufes/Université Paris-Est/Universidade do Minho. Vitória: GM Editora, 2011. p. 188-189.

7.
RICON, L. C. C.. Um certo Laurindo: a história real de um cabo que nunca existiu. In: VIII Simpósio de História da Universidade Salgado de Oliveira: Estado, Poder e Violência, 2011, São Gonçalo. Anais do VI Simpósio de História: Revoluções, Repúblicas e Utopias. São Gonçalo: UNIVERSO, 2011. p. 65-65.

Apresentações de Trabalho
1.
RICON, L. C. C.. História da Morte no Ocidente. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
RICON, L. C. C.; RODRIGUES, L. A. ; FURTADO, J. G. E. ; VENTURA, L. . História Oral - Um diálogo entre História e Memória. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
RICON, L. C. C.; MIRZA, F. ; GALVAO, G. . Aspectos Históricos do Processo Penal Brasileiro: da era Vargas aos dias atuais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
RICON, L. C. C.. Literatura e História: Aproximações possíveis para a educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
REBUA, E. ; GARCIA, P. B. ; RICON, L. C. C. . Pensamento Social Brasileiro: matrizes nacionais-populares. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
RICON, L. C. C.. Origem e Evolução da Escrita Musical. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
RICON, L. C. C.. Por que História?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
RICON, L. C. C.. A nota azul: Chopin, música e política. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
RICON, L. C. C.. Diálogos entre o conhecimento contemporâneo e a ética líquida. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
RICON, L. C. C.. Educação e Consciência Histórica: a utilização de filmes no Ensino de História. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
RICON, L. C. C.. A guilhotina e o homem: em tempos difíceis, Albert Camus e a pena de morte. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
RICON, L. C. C.. Não perguntarás meu nome: a política em Lohengrin de Richard Wagner. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
RICON, L. C. C.. Canções sem palavras: apontamentos sobre a utilização da música instrumental como fonte histórica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
RICON, L. C. C.. Um jornal como propaganda nacional: a Introdução do Bayreuther Blätter feita por Richard Wagner (1878). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
RICON, L. C. C.. Deus ou Diabo? Uma leitura da obra pianística de Franz Liszt. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
RICON, L. C. C.. A história como Magistra Vitae no filme O Clube do Imperador. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
RICON, L. C. C.. A História Comparada e a utilização da música romântica em sala de aula: o caso do nacionalismo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
RICON, L. C. C.. A microhistória e a história regional: delimitações historiográficas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
RICON, L. C. C.. Os dois lados dos Alpes: o nacionalismo nas óperas de Verdi e Wagner entre 1830 e a Primavera dos Povos em perspectiva comparada. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
RICON, L. C. C.. De artesão a artista: uma análise da posição social de Mozart através do filme Amadeus. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
RICON, L. C. C.. As relações perigosas: Wagner e Nietzsche. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
RICON, L. C. C.. Richard Wagner e o nacionalismo alemão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
RICON, L. C. C.. Missivas de um Orfeu: Claudio Monteverdi, o mecenato italiano e a invenção da ópera. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
RICON, L. C. C.. Cinema veiculando o nazismo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
RICON, L. C. C.. A música brasileira vai à Alemanha durante a 2ª guerra: uma análise de três canções populares sobre o evento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
RICON, L. C. C.. Uma análise comparativa do conceito de Arte e de Revolução na obra de Richard Wagner. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
RICON, L. C. C.. Ouvintes Alemães: nas ondas da rádio, Thomas Mann e a resistência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
RICON, L. C. C.. História e Música. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
RICON, L. C. C.. Donald vai a guerra: a História a partir dos quadrinhos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
RICON, L. C. C.. O anti-semitismo de Wagner e Gobineau interpretado através do texto de Wagner Introdução ao artigo do Conde Gobineau Um juízo sobre a situação atual do mundo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
RICON, L. C. C.. Estranhas frutas do racismo: Jazz e a representação do preconceito. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
RICON, L. C. C.. Entre o Real e o Ideal - a religião e o pensamento renascentista. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
RICON, L. C. C.. As histórias em quadrinhos como representação da sociedade: um estudo do preconceito. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
RICON, L. C. C.. Apresentação. Olinda, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
RICON, L. C. C.. Apresentação. Olinda, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

3.
RICON, L. C. C.; SCHURSTER, K. . Saindo da Torre de Marfim: A Biografia no Tempo. Rio de Janeiro, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

4.
RICON, L. C. C.. Apresentação. Rio de Janeiro: Recife, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

5.
RICON, L. C. C.. Apresentação. Seropédica, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

6.
RICON, L. C. C.. Resenha de: ADORNO, Theodor W. Posição do narrador no romance contemporâneo. In: Textos escolhidos de Benjamin, Adorno, Horkheim e Habermas (Coleção: Os Pensadores). São Paulo: Abril Cultural, 1980, p.269-273.. Aguarrás, 2011 (Resenha).

7.
RICON, L. C. C.. Resenha História e Crítica Literária de: SAMPAIO, Albino Forjaz de. Palavras Cínicas. 2ed. Lisboa: Cantos & Vieira, 1911.. Aguarras, 2011 (Resenha).

8.
RICON, L. C. C.. Resenha de: NERUDA, Pablo. Vinte poemas de amor e uma canção desesperada. [Trad. Fernando Assis Pacheco]. 6ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1976 (edição bilíngüe). Rio de Janeiro: Das Americas - Revista do Núcleo de Estudos das Américas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2011 (Resenha).

9.
RICON, L. C. C.. Resenha de: DUVIGNAUD, Jean. Problemas de Sociologia da Arte. In: VELHO, Gilberto (ORG). Sociologia da Arte (Volume I). 2ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1971, p.23-36.. Aguarrás, 2011 (Resenha).

10.
RICON, L. C. C.. Resenha de: ADORNO, Theodor W. Idéias para a sociologia da música. In: Textos escolhidos de Benjamin, Adorno, Horkheim e Habermas (Coleção: Os Pensadores). São Paulo: Abril Cultural, 1980, p.259-268. Aguarras, 2011 (Resenha).

11.
RICON, L. C. C.. O homem e a sociedade estabelecida, 2011. (Tradução/Artigo).

12.
BROCKNER, E. ; RICON, L. C. C. . Colômbia: Política Externa em Fluxo. Rio de Janeiro: Tempo Presente, 2011. (Tradução/Artigo).

13.
RICON, L. C. C.. Resenha de: ELIAS, Norbert. Mozart, sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1995.. Aguarrás, 2010 (Resenha).

14.
RICON, L. C. C.. Resenha histórica e Crítica Literária de: MARQUEZ, Gabriel Garcia. O general em seu labirinto. Rio de Janeiro: Editora Record, 1989.. Aguarrás, 2010 (Resenha).

15.
LAGROU, P. ; RICON, L. C. C. . História e Memória, o Exemplo de Duas Guerras Mundiais. Rio de Janeiro: Tempo Presente, 2010. (Tradução/Artigo).

16.
GILBERT, J. ; RICON, L. C. C. . Pós-Modernidade e a crise da democracia. Rio de Janeiro: Tempo Presente, 2009. (Tradução/Artigo).

17.
LAGROU, P. ; RICON, L. C. C. ; COSTA, I. M. A. ; SCHURSTER, K. . Desmobilizando Europa, 1989-2009: desconstruir e ressuscitar a historiografia da Guerra Fria. Rio de Janeiro: Tempo Presente, 2009. (Tradução/Artigo).

18.
BROWN, K. ; RICON, L. C. C. . Democracia no chão: desinteresse, comunidade e sociedade civil. Rio de Janeiro: Tempo Presente, 2009. (Tradução/Artigo).

19.
ROUSSO, H. ; RICON, L. C. C. ; COSTA, I. M. A. ; SCHURSTER, K. . Vichy, Crimes contra a Humanidade e Julgamento por Memória. Rio de Janeiro: Tempo Presente, 2009. (Tradução/Artigo).

20.
WOLF, A. T. ; RICON, L. C. C. . Águas Agitadas: Conflitos e Cooperação sobre Rios Partilhados. Rio de Janeiro: Tempo Presente, 2009. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
RICON, L. C. C.. Parecerista de títulos para publicação acadêmica da Universidade de Pernambuco. 2018.

2.
RICON, L. C. C.. Parecerista de títulos para publicação acadêmica da Universidade de Pernambuco. 2017.


Demais tipos de produção técnica
1.
RICON, L. C. C.. Recortes historiográficos: entre teoria e método. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
RICON, L. C. C.. Música e Representação da Violência: O caso das Guerras Mundiais. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
RICON, L. C. C.. Teoria da História: Acordes Historiográficos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
RICON, L. C. C.. A pesquisa histórica: teoria e método. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
RICON, L. C. C.. História e Música. 2014. (Coordenação de Simpósio Temático).

6.
SCHURSTER, K. ; RICON, L. C. C. . História do Tempo Presente: fontes, métodos e abordagens. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
RICON, L. C. C.. Abordagens historiográficas contemporâneas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
RICON, L. C. C.. Correntes historiográficas francesas: séculos XIX, XX e XXI. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
RICON, L. C. C.. História Social da Música: da Antiguidado ao Romantismo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
RICON, L. C. C.. O Campo da História: Especialidades e Abordagens. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
RICON, L. C. C.. Os paradigmas iniciais da História: Positivismo e Historicismo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
RICON, L. C. C.. Os paradigmas revolucionários. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
RICON, L. C. C.. Histórias do Recife: entre narrativas do passado e interpretações do presente. 2011. (Revisão de livro).

14.
RICON, L. C. C.; MARTELLO, A. M. ; ANDRADE, B. B. O. ; NOLASCO, C. A. ; QUEIROZ, F. C. N. ; SILVA, M. K. ; MIRANDA, M. A. ; LIMA, P. H. ; PEREIRA, R. V. . RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO #1 Abril / 2010. 2010. (Relatório de pesquisa).

15.
RICON, L. C. C.. Entrevista com o professor Paulo Gabriel Hilu Pinto. 2010. (Transcrição).

16.
RICON, L. C. C.. A história do Tempo Presente Venezuelana de 1950 ao Século XXI. 2009. (Revisão de livro).

17.
RICON, L. C. C.; LAPSKY, I. . A Guerra como metáfora: política, propaganda e imprensa no Estado Novo (1942-1945). 2009. (Revisão de livro).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
REBUA, E.; RICON, L. C. C.; SOUZA, R. F.. Participação em banca de Lubélia de Paula Souza Barbosa. Formação do professor formador no contexto da formação continuada da rede municipal de Juiz de Fora no ano de 2016. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
RICON, L. C. C.; MALGERI, L.. Participação em banca de Cristiane Barroso Leal de Souza. A influência da música no processo de desenvolvimento cognitivo, afetivo e social das crianças na educação infantil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade Candido Mendes.

2.
MALGERI, L.; RICON, L. C. C.. Participação em banca de Monica Teles Pacheco Mathias. Letramento em crianças de 5 a 6 anos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade Candido Mendes.

3.
MALGERI, L.; RICON, L. C. C.. Participação em banca de Lusiete Rispoli De Andrade Pereira. A importância da afetividade no processo de construção e aquisição do conhecimento na educação infantil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade Candido Mendes.

4.
MALGERI, L.; RICON, L. C. C.. Participação em banca de Eliane Marques Daher Chedier. O papel do educador na sociedade contemporânea. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade Candido Mendes.

5.
MALGERI, L.; RICON, L. C. C.. Participação em banca de Aline de Oliveira Júlio. Formação continuada: processos de melhorias das práticas pedagógicas. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade Candido Mendes.

6.
MALGERI, L.; RICON, L. C. C.. Participação em banca de Daniela da Silva Ferreira. A formação continuada do professor. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade Candido Mendes.

7.
RICON, L. C. C.; MALGERI, L.. Participação em banca de Rafael da Silva Gonçalo. O muro da escola: para isolar ou para proteger? um estudo sobre o território da escola. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade Candido Mendes.

8.
MALGERI, L.; RICON, L. C. C.. Participação em banca de Gisele Andrade Figueira. O público e o privado como categoria de análise em educação. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade Candido Mendes.

9.
MALGERI, L.; RICON, L. C. C.. Participação em banca de Camila Cristina Eiras dos Reis. Tecnologia de informação e comunicação na educação: uma análise comparativa. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade Candido Mendes.

10.
RICON, L. C. C.; MALGERI, L.. Participação em banca de Maria Elisa Peixoto da Costa Badia. Orientação educacional e o resgate da família: práticas pedagógicas aproximando família e instituição em prol da formação do aluno-cidadão. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade Candido Mendes.

11.
RICON, L. C. C.; MALGERI, L.. Participação em banca de Mariana Garcia Pereira. A criança e o desenvolvimento do conceito de morte.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Candido Mendes.

12.
MALGERI, L.; RICON, L. C. C.. Participação em banca de Rachel Aparecido Fernandes dos Santos. O orientador e a coordenação dos atores no processo ensino-aprendizagem. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade Candido Mendes.

13.
RICON, L. C. C.; MALGERI, L.. Participação em banca de Gabriela Machado. O orientador pedagógico e o fracasso escolar no ensino de Língua Portuguesa: uma reflexão. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade Candido Mendes.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
AQUINO, L. B.; RICON, L. C. C.. Participação em banca de Helena Filpo Ribeiro de Oliveira.Preciso me encontrar: a trajetória do samba e suas raízes sociais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Católica de Petrópolis.

2.
SALES, T. H.; RICON, L. C. C.. Participação em banca de Natália Thees Vianna.Neoliberalismo e o mundo do trabalho: um ponto de vista histórico nas transformações da sociedade contemporânea. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Católica de Petrópolis.

3.
SALES, T. H.; RICON, L. C. C.. Participação em banca de Beatriz Turba Morais.Violência contra mulher em governos de Estado totalitário. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Católica de Petrópolis.

4.
SILVA, C. M.; LEITE, E. P. V.; RICON, L. C. C.. Participação em banca de Juliana Barbatti de Lima.Intervenção Psicológica no Contexto Familiar de Pacientes Oncológicos fora da Possibilidade Terapêutica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Petrópolis.

5.
LOPES, J. C. P.; RICON, L. C. C.. Participação em banca de Luiza Rosa Pessôa.Pina Bausch: o indivíduo e o individualismo refletidos na dança contemporânea. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Católica de Petrópolis.

6.
LOPES, J. C. P.; RICON, L. C. C.. Participação em banca de Carolline Ramos Dias.Maria Graham: a questão feminina no século XIX em seu diário de viagem ao Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Católica de Petrópolis.

7.
LOPES, J. C. P.; RICON, L. C. C.. Participação em banca de Thamirys dos Santos Araujo.A morte viva na memória: os diários de Anne Frank e Helga Weiss. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Católica de Petrópolis.

8.
TAMANCOLDI, B.; RICON, L. C. C.. Participação em banca de Igor Florêncio Leal.A importância do ensino da História no segundo segmento do Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Católica de Petrópolis.

9.
TAMANCOLDI, B.; RICON, L. C. C.. Participação em banca de Guilherme Gomes Müller.A Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918): a anatomia de um trauma. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Católica de Petrópolis.

10.
LOPES, J. C. P.; RICON, L. C. C.; FERREIRA JR, M. V.. Participação em banca de Lucas de Almeida Rodrigues.Franz Liszt: a transição do músico artesão para o artista na Europa Ocidental do século XIX (1811 - 1848). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Católica de Petrópolis.

11.
LOPES, J. C. P.; FERREIRA JR, M. V.; RICON, L. C. C.. Participação em banca de Roberta Rodrigues.A casa dos espíritos: mulheres, política e poder no Chile contemporâneo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Católica de Petrópolis.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Semana de Educação do Município de Petrópolis: Múltiplas Linguagens, Múltiplos Olhares, Múltiplas Práticas. A função social da literatura em jovens escritores de Petrópolis. 2017. (Congresso).

2.
I Café com História.Democracia: Expressões e contradições. 2016. (Encontro).

3.
Semana de Educação - Prefeitura Municipal de Petrópolis.Educação e Consciência Histórica: a utilização de filmes no Ensino de História | Lançamento do livro: A guilhotina e o homem: em tempos difíceis, Albert Camus e a pena de morte. 2015. (Encontro).

4.
X Semana de História Política.Não perguntarás meu nome: a política em Lohengrin de Richard Wagner. 2015. (Seminário).

5.
IX Semana de História Política / VI Seminário Nacional de História Política, Cultura e Sociedade.Deus ou Diabo? Uma leitura da obra pianística de Franz Liszt. 2014. (Seminário).

6.
V Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ: Periódicos Musicais: História, Crítica e Políticas Editoriais.Um jornal como propaganda nacional: a Introdução do Bayreuther Blätter feita por Richard Wagner (1878). 2014. (Simpósio).

7.
XVI Encontro Regional de História da Anpuh-Rio: Saberes e práticas científicas.Canções sem palavras: apontamentos sobre a utilização da música instrumental como fonte histórica. 2014. (Encontro).

8.
IV Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ 'Verdi, Wagner e Contemporâneos'.Os dois lados dos Alpes: o nacionalismo nas óperas de Verdi e Wagner entre 1830 e a Primavera dos Povos em perspectiva comparada. 2013. (Simpósio).

9.
Ditadura de Imagens: Cinema e Política na Alemanha de Hitler (1931933-1945). Palestra com o Prof. Dr. Wagner Pinheiro Pereira. 2012. (Seminário).

10.
VII Semana de História Política - IV Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade.Missivas de um Orfeu: Claudio Monteverdi, o mecenato italiano e a invenção da ópera. 2012. (Seminário).

11.
V Semana Acadêmica do Centro de Teologia e Humanidades.De artesão a artista: uma análise da posição social de Mozart através do filme Amadeus. 2012. (Seminário).

12.
IV Semana Acadêmica do CTH.A música brasileira vai à Alemanha durante a 2ª guerra: uma análise de três canções populares sobre o evento. 2011. (Outra).

13.
VIII Simpósio de História da Universidade Salgado de Oliveira: Estado, Poder e Violência.Um certo Laurindo: A história real do cabo que nunca existiu. 2011. (Simpósio).

14.
VI Semana de História Política - III Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade.Ouvintes Alemães: nas ondas da rádio, Thomas Mann e a resistência. 2011. (Seminário).

15.
X Simpósio de História Comparada.Uma Análise Comparativa do Conceito de Arte e Revolução na obra de Richard Wagner. 2011. (Simpósio).

16.
Os 65 anos do término da Segunda Guerra Mundial e as conseqüências para a atualidade. 2010. (Outra).

17.
Semana Internacional do Centro de Teologia e Humanidades.O anti-semitismo de Wagner e Gobineau interpretado através do texto de Wagner. 2010. (Outra).

18.
Encontro com os Mestres.As histórias em quadrinhos como representação da sociedade: um estudo do preconceito. 2009. (Encontro).

19.
II Semana do Centro de Teologia e Humanidades.Entre o Real e o Ideal - a religião e o pensamento renascentista. 2009. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RICON, L. C. C.. Mesa de apresentação de trabalhos da XII Semana Acadêmica do Centro de Teologia e Humanidades. 2018. (Outro).

2.
TAMANCOLDI, B. ; RICON, L. C. C. . Palestra com o professor doutor Leandro Duarte Rust: Bispos Guerreiros. 2018. (Outro).

3.
RICON, L. C. C.. Mesa de trabalhos de História Social das Artes e das Idéias. 2013. (Outro).

4.
RICON, L. C. C.; RODRIGUES, M. G. D. ; FERRAZ, L. S. L. A. . Teoria da História - Acordes Historiográficos. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jonathan Vargas Burdignon. a definir. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Católica de Petrópolis. (Orientador).

2.
Gabriel Mencarelli Barbatti de Souza. A definir. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Católica de Petrópolis. (Orientador).

3.
Lucas Lourenço Martins. A definir. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Católica de Petrópolis. (Orientador).

4.
Lucas França Maciel Priori. A definir. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Católica de Petrópolis. (Orientador).

5.
Bruno dos Santos Pinto. A definir. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Católica de Petrópolis. (Orientador).

6.
João Furio Novaes. a definir. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Católica de Petrópolis. (Orientador).

7.
José Claudio Miranda. a definir. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Católica de Petrópolis. (Orientador).

8.
Isabela Nogueira da Silva Grossi. A definir. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Católica de Petrópolis. (Orientador).

9.
Daniel Batista da Cunha Ramos. a definir. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Católica de Petrópolis. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Cristiane Barroso Leal de Souza. A influência da música no processo de desenvolvimento cognitivo, afetivo e social das crianças na educação infantil. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade Candido Mendes. Orientador: Leandro Couto Carreira Ricon.

2.
Rafael da Silva Gonçalo. O muro da escola: para isolar ou para proteger? um estudo sobre o território da escola. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade Candido Mendes. Orientador: Leandro Couto Carreira Ricon.

3.
Maria Elisa Peixoto da Costa Badia. Orientação educacional e o resgate da família: práticas pedagógicas aproximando família e instituição em prol da formação do aluno-cidadão. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade Candido Mendes. Orientador: Leandro Couto Carreira Ricon.

4.
Mariana Garcia Pereira. A criança e o desenvolvimento do conceito de morte. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Candido Mendes. Orientador: Leandro Couto Carreira Ricon.

5.
Gabriela Machado. O orientador pedagógico e o fracasso escolar no ensino de Língua Portuguesa: uma reflexão. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade Candido Mendes. Orientador: Leandro Couto Carreira Ricon.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Daiane França da Silva. Vítimas Esquecidas: os fins dos animais não humanos durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Católica de Petrópolis. Orientador: Leandro Couto Carreira Ricon.

Orientações de outra natureza
1.
Daniel Batista da Cunha Ramos. Monitoria em Historiografia. 2018. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Católica de Petrópolis. Orientador: Leandro Couto Carreira Ricon.

2.
Guilherme Freitas Gomes. Monitoria em Estágio Supervisionado em História. 2018. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Católica de Petrópolis. Orientador: Leandro Couto Carreira Ricon.

3.
Gabriel Mencarelli Barbatti de Souza. Monitoria em Metodologia da Pesquisa. 2017. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Católica de Petrópolis. Orientador: Leandro Couto Carreira Ricon.

4.
Rafael Breves Ferreira. Monitoria em Metodologia da Pesquisa. 2017. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Católica de Petrópolis. Orientador: Leandro Couto Carreira Ricon.

5.
Vitor Corrêa da Silva. Monitoria em Metodologia da Pesquisa. 2017. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Católica de Petrópolis. Orientador: Leandro Couto Carreira Ricon.

6.
Gabriel Virginio de Oliveira Silva. Pesquisa em História Comparada. 2016. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Leandro Couto Carreira Ricon.



Outras informações relevantes


Foi aluno da classe de piano da professora mestra Roberta Lemos Jordão (UFRJ) e de composição do professor mestre Sergio Di Sabbato (UFRJ).

Publicação no prelo (livro): O sol, a história, a revolta: ética e história no pensamento de Albert Camus



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