Simoni Timm Hermes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6769556338812320
  • Última atualização do currículo em 15/01/2018


Licenciada em Pedagogia (2007) e em Educação Especial (2008), Especialista em Educação Ambiental (2009), Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação (2010), Especialista em Gestão Educacional (2011), Mestre em Educação (2012), e Doutora em Educação (2017) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atua como servidora pública federal, investida no cargo de Pedagoga, sendo que desempenha suas atividades no Centro de Tecnologia, e exerce docência no Curso de Educação Especial - Licenciatura (a distância)/UFSM. Participa do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (GIPES/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Diferença, Educação e Cultura (DEC/CNPq). Desenvolve pesquisa na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Pedagogia, atuando nos seguintes temas: políticas de in/exclusão, atendimento educacional especializado, docência, governamentalidade e subjetivação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Simoni Timm Hermes
Nome em citações bibliográficas
HERMES, S. T.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Maria, Reitoria, Pró-Reitoria de Graduação.
Avenida Roraima, n° 1000
Camobi
97105-900 - Santa Maria, RS - Brasil
Telefone: (55) 32208872
Fax: (55) 32208013
URL da Homepage: www.ufsm.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação - Doutorado.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Educação Especial & Educação Inclusiva: a emergência da docência inclusiva na escola contemporânea, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Márcia Lise Lunardi-Lazzarin.
Palavras-chave: Educação Especial; Educação Inclusiva; subjetivação; docência inclusiva.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2010 - 2012
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: O Atendimento Educacional Especializado como uma tecnologia de governamento: a condução das condutas docentes na escola inclusiva,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Márcia Lise Lunardi-Lazzarin.
Palavras-chave: inclusão escolar; Educação Especial; atendimento educacional especializado; docência; governamentalidade.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2010 - 2011
Especialização em Gestão Educacional. (Carga Horária: 390h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: O Atendimento Educacional Especializado na Política Educacional Brasileira: emergência das práticas de governamento na escola inclusiva.
Orientador: Myrian Cunha Krum.
2009 - 2010
Especialização em TIC's Aplicadas à Educação. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação: uma racionalidade didática na formação de educadores especiais.
Orientador: Leandra Anversa Fioreze.
2008 - 2009
Especialização em Educação Ambiental. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: A natureza e a cultura na Revista Nova Escola: problematizando representações nas pedagogias culturais.
Orientador: Elisane Maria Rampelotto.
2004 - 2008
Graduação em Educação Especial.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: A formação do educador especial como dispositivo de produção das subjetividades dos alunos com deficiência.
Orientador: Eliana da Costa Pereira de Menezes.
2002 - 2007
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Brinquedos/brincadeira/jogos e a constituição das identidades e diferenças na Educação Infantil.
Orientador: Graziela Escandiel de Lima.
1999 - 2002
Curso técnico/profissionalizante.
Colégio Sagrado Coração de Jesus, CSCJ, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Lidere - Programa de Desenvolvimento de Gestores da UFSM - Turma 4. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2013 - 2013
Curso Cultura, Cidadania e Direitos Humanos. (Carga horária: 150h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Capacitação em Notas das Atividades no Mo. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2012 - 2012
Projeto Político Pedagógico. (Carga horária: 160h).
Foco Exata Tecnologia, Serviços e Educacional Ltda, FETSE, Brasil.
2010 - 2010
Nova Regra Ortográfica. (Carga horária: 20h).
Escola de Administração Fazendária, ESAF, Brasil.
2010 - 2010
Curso de Disseminadores de Educação Fiscal. (Carga horária: 160h).
Escola de Administração Fazendária, ESAF, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Formação de Professores e Tutores em EaD. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2007 - 2007
Curso de Capacitação para Tutores em EaD. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2006 - 2006
Curso de Capacitação para Tutores em EaD. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2006 - 2006
Curso de Capacitação para Tutores em EaD. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Capacitação para Tutores em EaD. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Extensão em Línguas - Inglês B3. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Extensão em Línguas - Inglês B2. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Extensão em Línguas - Inglês B1. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Extensão em Línguas - Alemão B1. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2003 - 2003
PROINFO - Curso Windows/Internet. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2003 - 2003
Basic English II. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2002 - 2002
PROINFO - Curso Word. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2002 - 2002
Basic English I. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2001 - 2001
Curso Básico de Informática Windows-ME. (Carga horária: 40h).
Colégio Sagrado Coração de Jesus, CSCJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Aluna do Programa de Educação Continuada-PEC, Carga horária: 4


Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professora Externa, Enquadramento Funcional: Professora Externa, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor público federal, Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estudante

Atividades

03/2014 - Atual
Ensino, Educação Especial - Licenciatura (a distância), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Professora externa da disciplina "EAD1502 - Produção Midiática para a Educação 'A'" do Curso de Educação Especial - Licenciatura (a distância)
Professora externa da disciplina "EDE1028 - Informática na Educação Especial" do Curso de Educação Especial - Licenciatura (a distância)
Professora externa da disciplina "EDE1104 - Estágio Supervisionado/Deficiência Mental" do Curso de Educação Especial - Licenciatura (a distância)
Professora externa da disciplina "EDE1105 - Estágio Supervisionado/Surdez 'A'" do Curso de Educação Especial - Licenciatura (a distância)
08/2015 - 10/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Tecnologia, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Seleção do Edital nº 13/2015 do Centro de Tecnologia/Universidade Federal de Santa Maria - Seleção de Projetos de Ensino voltados para Aulas Inovadoras nos Cursos de Graduação do Centro de Tecnologia.
03/2015 - 06/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo de Acessibilidade, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Científica do II Seminário Aprendizagem no Ensino Superior e II Seminário Acessibilidade.
10/2012 - 06/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal de Santa Maria, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Acessibilidade da UFSM.
03/2012 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de Graduação.

Cargo ou função
Membro da Comissão de Implantação e Acompanhamento dos Projetos Pedagógicos de Curso da UFSM - CIAPPC.
05/2010 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de Graduação.

Cargo ou função
Membro do Comitê Local de Acompanhamento dos Grupos do Programa de Educação Tutorial - PET - da UFSM.
01/2010 - 12/2013
Direção e administração, Reitoria, Pró-Reitoria de Graduação.

Cargo ou função
Coordenadora Substituta da Coordenadoria de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino.
03/2013 - 07/2013
Ensino, Educação Especial - Licenciatura (a distância), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tutora a Distância da disciplina "Estágio Supervisionado/Deficiência Mental" do Curso de Educação Especial - Licenciatura (a distância)
08/2012 - 12/2012
Ensino, Educação Especial - Licenciatura (a distância), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tutora a Distância da disciplina "Alternativas Metodológicas para o Aluno com Deficiência Mental" do Curso de Educação Especial - Licenciatura (a distância)
11/2010 - 10/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal de Santa Maria, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Acessibilidade da UFSM.
03/2012 - 07/2012
Ensino, Educação Especial - Licenciatura (a distância), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tutora a Distância da disciplina "Deficiência Mental: contextos e práticas" do Curso de Educação Especial - Licenciatura (a distância)
01/2011 - 03/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de Graduação.

Cargo ou função
Membro da Comissão de Implantação e Acompanhamento dos Projetos Pedagógicos de Curso da UFSM - CIAPPC.
08/2011 - 12/2011
Ensino, Educação Especial - Licenciatura (a distância), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tutora a Distância da disciplina "Avaliação em Educação Especial" do Curso de Educação Especial - Licenciatura (a distância)
03/2011 - 07/2011
Ensino, Educação Especial - Licenciatura (a distância), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tutora a Distância da disciplina "Fundamentos Neuropsicológicos da Aprendizagem" do Curso de Educação Especial - Licenciatura (a distância)
08/2010 - 12/2010
Ensino, Educação Especial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
APG303 - Docência Orientada I
08/2010 - 12/2010
Ensino, Educação Especial - Licenciatura (a distância), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tutora a Distância da disciplina "Língua, Cultura e Identidade" do Curso de Educação Especial - Licenciatura (a distância)
05/2010 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de Graduação.

Cargo ou função
Membro da Comissão de Implantação e Acompanhamento dos Projetos Pedagógicos de Curso da UFSM - CIAPPC.
03/2010 - 07/2010
Ensino, Educação Especial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
APG304 - Docência Orientada II
03/2010 - 07/2010
Ensino, Educação Especial - Licenciatura (a distância), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tutora a Distância da disciplina "Informática na Educação Especial" do Curso de Educação Especial - Licenciatura (a distância)
12/2008 - 04/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de Graduação.

Cargo ou função
Membro da Comissão de Implantação e Acompanhamento de Projeto Pedagógico de Curso da UFSM - CIAPPC.
09/2009 - 01/2010
Outras atividades técnico-científicas , Programa de Pós-Graduação em Educação - Nível Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Educação - Nível Mestrado.

Atividade realizada
Aluna na disciplina PPE 1009 - Políticas Públicas e Educação Especial, ministrada pela Professora Dra. Márcia Lise Lunardi Lazzarin.
11/2008 - 01/2010
Direção e administração, Reitoria, Pró-Reitoria de Graduação.

Cargo ou função
Coordenadora Substituta da Coordenadoria de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino.
09/2008 - 12/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Revisão e Atualização da Resolução nº 007/86.
08/2008 - 12/2009
Ensino, Especialização em Educação Especial (a distância), Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Tutora a Distância de disciplinas do Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos (a distância)
08/2006 - 12/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .

Cargo ou função
Comissão de Elaboração do Projeto Político-Pedagógico do Centro de Educação.
05/2007 - 08/2007
Ensino, Especialização em Educação Especial (a distância), Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Tutora a Distância da disciplina "Caracterização do Aluno com Déficit Cognitivo" do Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos (a distância)
10/2006 - 03/2007
Ensino, Educação Especial - Licenciatura (a distância), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tutora a Distância da disciplina "Fundamentos Neuropsicológicos da Aprendizagem" do Curso de Educação Especial - Licenciatura (a distância)
10/2006 - 03/2007
Estágios , Centro de Educação, .

Estágio realizado
Estágio Extra-Curricular em "Filosofia da Educação".
05/2006 - 09/2006
Ensino, Educação Especial - Licenciatura (a distância), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tutora a Distância da disciplina "Língua, Cultura e Identidade" do Curso de Educação Especial - Licenciatura (a distância)
06/2006 - 06/2006
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação, Centro de Educação.

Atividade realizada
Monitora do VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPEd Sul e III Seminário dos Secretários dos Programas de Pós-Graduação em Educação.
05/2006 - 06/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .

Cargo ou função
Comissão Eleitoral para a Escolha da Coordenação do Curso de Pedagogia.
05/2004 - 05/2006
Direção e administração, Diretório Acadêmico do Centro de Educação, .

Cargo ou função
Coordenadora do Diretório Acadêmico do Centro de Educação.
05/2004 - 05/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .

Cargo ou função
Representante titular dos acadêmicos no Conselho do Centro de Educação.
05/2004 - 05/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .

Cargo ou função
Representante titular dos acadêmicos no Colegiado do Curso de Pedagogia.
08/2005 - 12/2005
Ensino, Educação Especial - Licenciatura (a distância), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tutora a Distância da disciplina "Psicologia da Educação I" do Curso de Educação Especial - Licenciatura (a distância)
10/2003 - 06/2005
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação, Centro de Educação.

Atividade realizada
Monitora da Disciplina EDE 211 - Introdução ao Estudo do Excepcional.
05/2004 - 05/2004
Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.

Atividade realizada
Monitora da Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência no Rio Grande do Sul.

Universidade do Algarve, UALG, Portugal.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estudante
Outras informações
Intercâmbio acadêmico derivado da seleção, em primeiro lugar, no Programa de Bolsas Luso-Brasileiras SANTANDER-Universidades, na Universidade Federal de Santa Maria



Projetos de pesquisa


2015 - 2017
Educação Especial & Educação Inclusiva: a emergência da docência inclusiva na escola contemporânea
Descrição: Considerando o Projeto de Tese "Educação Especial & Educação Inclusiva: a emergência da docência inclusiva na escola contemporânea", qualificado em junho de 2015, no Programa de Pós-Graduação em Educação - Doutorado, da Universidade Federal de Santa Maria, este projeto de pesquisa objetiva compreender a articulação da Educação Especial com a Educação Inclusiva na escola contemporânea a fim de problematizar os efeitos nos modos de subjetivação das professoras. De modo específico, trata-se de mapear a articulação da Educação Especial com a Educação Inclusiva na escola contemporânea; analisar o processo de modelização para a produção das professoras do AEE e das salas comuns/regulares; e problematizar a condição histórica da articulação entre a Educação Especial e a Educação Inclusiva. A partir da perspectiva filosófica de Michel Foucault, Gilles Deleuze, Félix Guattari e Maurizio Lazzarato, em especial, das ferramentas dispositivo e subjetivação, a materialidade de pesquisa será problematizada através dos contextos de emergência e proveniências. No contexto de emergência (diagnóstico do presente) organizaram-se os seguintes blocos de análise: "Metas educacionais", "Formação de professoras" e "Práticas curriculares", sendo que cada bloco constitui-se de diferentes materiais (legislações e publicações). No contexto de proveniências (história do presente), pretende-se contatar o Colégio Estadual Coronel Pilar, no município de Santa Maria, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, referência em Educação Inclusiva no referido município, para análise de documentos escolares como Regimento Escolar, Projeto Político-Pedagógico e Planos de Trabalho, bem como desenvolvimento de encontros pedagógicos com equipe diretiva e professoras. Com os dados produzidos nesses contextos de emergência e proveniências, pretende-se contribuir com as discussões em torno da inclusão escolar e da docência inclusiva na escola contemporânea..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Simoni Timm Hermes - Integrante / Márcia Lise Lunardi-Lazzarin - Coordenador.
2015 - Atual
Produções culturais surdas no contexto da Educação Bilíngue
Descrição: O presente projeto é proposto por pesquisadoras de três universidades federais localizadas no Estado do Rio Grande do Sul que, nos últimos anos, vêm desenvolvendo investigações no campo da cultura e educação de surdos, junto ao Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (GIPES). Desse modo, pretendemos ampliar as discussões em torno de temáticas que envolvem o contexto da educação de surdos no cenário da Educação Básica, enfocando a circulação e consumo da cultura surda no contexto da educação escolar bilíngue para surdos. Interessa-nos olhar para a Educação Básica no que se refere ao trabalho docente (professores surdos e ouvintes) e ao currículo (o que vem sendo ensinado; priorizado) no sentido de um dispositivo pedagógico que organiza os espaços/tempos escolares e hierarquiza os saberes. Urge discutir a cultura surda dentro de outra perspectiva que ela assume: a de operadora de elementos de classificação, de ordenamento e de formação de grupos sociais. Para a realização da investigação, priorizaremos escolas específicas para surdos, pois consideramos que, nesses espaços, artefatos culturais surdos vêm sendo produzidos, circulam e geram efeitos entre alunos e professores. Tomando como suporte teórico-metodológico os Estudos Culturais em Educação, entendemos que os artefatos culturais estão envolvidos no que se compreende o circuito da cultura (HALL; DU GAY, 1997 e JOHNSON, 1999) como espaço/tempo de produção de sentidos e significados culturais na interligação de processos de representação, identidade, produção, consumo e regulação. Para isso, metodologicamente a noção de discurso é central para a análise do corpus empírico a ser investigado. O investimento que pretendemos realizar é, a partir de uma análise das relações entre poder, saber e verdade, entender a produtividade estratégica organizada e estabelecida de um discurso atual que nos leva a ver e dizer formas particulares, tornadas como naturais e verdadeiras, sobre um objeto que não transcende a história, e sim, nela se estabelece e é fabricado.Nesse sentido, dentre as principais contribuições científicas do referido estudo,almejamos com essa pesquisa subsidiar discussões de propostas curriculares no âmbito da educação básica para alunos surdos na perspectiva da educação bilíngue, atendendo as atuais prerrogativas da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; contribuir para a realização de atividades de extensão, através de cursos e oficinas, em parceria com escolas de surdos, culminando com a realização do II Festival Brasileiro de Cultura Surda, com ênfase nas discussões acerca da cultura surda, bilinguismo e educação; produzir materiais em versão bilíngue (vídeos em Libras com legenda em português), através da sistematização dos resultados alcançados na pesquisa, priorizando os aspectos relativos aos artefatos culturais surdos e a língua de sinais; estabelecer intercâmbios com universidades e escolas, com ênfase na educação bilíngue para surdos, no sentido de fomentar discussões sobre bilinguismo e interculturalidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (4) .
Integrantes: Simoni Timm Hermes - Integrante / Márcia Lise Lunardi-Lazzarin - Coordenador / Carolina Pereira Noya - Integrante / Eliana da Costa Pereira de Menezes - Integrante / Anie Pereira Goularte Gomes - Integrante / Mônica Zavacki de Morais - Integrante / Liane Camatti - Integrante / Priscila Turchiello - Integrante / Dinara Soraia Ebbing - Integrante / Marcele Martinez Caceres - Integrante.
2014 - 2014
Avaliação interna do Curso de Ciência da Computação pelo corpo discente
Descrição: Desenvolver a avaliação interna da dimensão de organização didático-pedagógica do Curso de Ciência da Computação, pelo corpo discente, de modo a promover o autoconhecimento, o planejamento e as ações para melhoria da qualidade do processo formativo em questão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
A produção de práticas discursivas no campo da Educação Especial no contexto da racionalidade inclusiva
Descrição: O presente projeto de pesquisa vincula-se ao DEC - Grupo de Pesquisa Diferença, Educação e Cultura/CNPq, constituído por pesquisadores da UFSM e, tem por intenção investigar diferentes práticas discursivas no campo da Educação Especial produzidas no contexto da racionalidade inclusiva. Ao tomar a perspectiva dos estudos pós-críticos em educação como mote dessa investigação estabelecemos como problema de pesquisa o seguinte enunciado: que verdades, tomadas como naturais e verdadeiras, são produzidas pelas práticas discursivas no campo da Educação Especial no contexto da racionalidade inclusiva? A investigação proposta aproxima-se metodologicamente do exercício genealógico cunhado por Michel Foucault, o qual busca conhecer, pela análise histórica, as condições que possibilitaram que os indivíduos se tornassem sujeitos objetivados e subjetivados por diferentes relações de poder/saber. A materialidade analítica da investigação é constituída a partir da eleição de práticas discursivas produzidas em diferentes âmbitos - produções acadêmicas, programas de Governo, documentos legais, produções midiáticas - que apresentam a Educação Especial de forma articulada a princípios de condução de Estado dentro de uma racionalidade inclusiva. A partir do projeto propormos olhar para a Educação Especial e seus desdobramentos nas práticas educacionais contemporâneas sem pretender desenvolver uma defesa dos ideais inclusivos, e, por isso, não nos interessa partir de juízos de valor antecipados. Interessa-nos exercitar a crítica pelo exercício do pensamento. Portanto, pensar sobre a Educação Especial e as práticas desenvolvidas no contexto educacional inclusivo não significa o mesmo que estar contra tais práticas, mas significa sim colocar em suspeição algumas verdades que têm sido produzidas a partir desse cenário educacional, e que são utilizadas como estratégia para o assujeitamento dos sujeitos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (5) .
Integrantes: Simoni Timm Hermes - Integrante / Fernanda de Camargo Machado - Integrante / Márcia Lise Lunardi-Lazzarin - Coordenador / Carolina Pereira Noya - Integrante / Eliana da Costa Pereira de Menezes - Integrante / Mônica Zavacki de Morais - Integrante / Liane Camatti - Integrante / Priscila Turchiello - Integrante / Dinara Soraia Ebbing - Integrante / Marcele Martinez Caceres - Integrante / Natália de Oliveira - Integrante.
2010 - 2012
Currículo, diferença e prática docente: problematizando a formação de professores no contexto da educação de surdos
Descrição: A pesquisa se propõe a discutir os efeitos da produção curricular nos processos de formação docente, na área da educação de surdos, bem como os significados tramados em meio a um enredo discursivo que na atualidade vem se apresentando em contextos de resistência a verdades historicamente constituídas a partir das premissas da patologia e da medicalização da surdez, re-configurados nos discursos da diversidade e tolerância e contestados na articulação entre a comunidade surda e pesquisadores envolvidos nessas discussões. Diante dessas reflexões, pareceu-nos interessante problematizar as formações discursivas que atravessam os cursos de formação de professores na área da Educação de Surdos e que foram gestados nesse campo de luta por significados. A problemática em estudo procurará entender quais efeitos de sentidos foram produzidos nos cursos de formação de professores na área da educação de surdos, entre os anos de 2002 e 2007, desenvolvidos em parceria entre Secretarias da Educação (de Estado e Municípios) do Rio Grande do Sul e o Núcleo de Pesquisa em Políticas Educacionais para Surdos (NUPPES/UFRGS). Como objetivos específicos dessa investigação pretendemos: analisar os significados produzidos pelo discurso curricular proposto nos cursos investigados; examinar as produções realizadas pelos alunos ao final dos cursos; discutir as implicações educacionais destes cursos na prática docente e avaliar os impactos educacionais, sociais e culturais dos cursos nas regiões de abrangência da pesquisa. Essa investigação se inscreve no campo da abordagem qualitativa em Educação e será realizada em duas etapas distintas com metodologias articuladas a partir de referencial teórico inscrito no campo dos Estudos Culturais em Educação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .
Integrantes: Simoni Timm Hermes - Integrante / Fernanda de Camargo Machado - Integrante / Juliane Marschal Morgenstern - Integrante / Márcia Lise Lunardi-Lazzarin - Coordenador / Camilla Righi Camillo - Integrante / Madalena Klein - Integrante / Daniele de Paula Formozo - Integrante / Karina Ávila Pereira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2007 - 2007
Problematizando as identidades sexuais: os discursos dos professores sobre a homossexualidade
Descrição: Neste projeto de pesquisa, objetivou-se compreender as relações entre as discussões contemporâneas sobre a homossexualidade, os discursos dos professores acerca dessa questão e suas práticas pedagógicas. Para tal, através da utilização de um questionário com perguntas abertas, analisou-se como seis professoras que trabalham no Ensino Fundamental e/ou no Ensino Médio de uma instituição escolar da rede pública do município de Arroio do Tigre, interior do Estado do Rio Grande do Sul, vêm representando as identidades homossexuais e como essas vem sendo abordadas ou não nas suas práticas pedagógicas. Na análise e discussão dos dados, se percebeu que a maioria das professoras, ainda institui a homossexualidade pelo viés das opções, escolhas, sintomas, desvios, etc. Ainda, essas professoras destacam que, em s ala de aula, a temática passa a ser contemplada em conteúdos como genética, sexualidade ou no desenvolvimento de projetos institucionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Simoni Timm Hermes - Integrante / José Luiz Padilha Damilano - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 5
2005 - 2005
Atividades diversificadas na sala de aula: compartilhar e reconstruir saberes e fazeres
Descrição: Este projeto de pesquisa visava construir uma proposta de trabalho entre escolas dos Sistemas de Ensino Público e Privado e a Universidade, através de observações participantes em classes de alfabetização, a fim de compreender as práticas de alfabetização em vigência, e realização de circuitos de atividades diversificadas envolvendo a leitura e a escrita iniciais. Participam deste projeto acadêmicas dos Cursos de Educação Especial e Pedagogia, do Curso de Especialização em Gestão Educacional e do Mestrado em Educação e as docentes atuantes nas classes de alfabetização..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (21) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Simoni Timm Hermes - Integrante / Doris Pires Vargas Bolzan - Coordenador.
2004 - 2004
O pensar adolescente sobre a homossexualidade
Descrição: Este projeto visava analisar as representações dos adolescentes que freqüentam os dois anos finais do Ensino Fundamental sobre as indetidades homossexuais. Para tal, visitou-se uma instituição escolar da rede pública localizada no município de Arroio do Tigre, interior do Estado do Rio Grande do Sul, e aplicou-se um questionário com perguntas abertas aos adolescentes. Na análise e discussão dos dados, pode-se visualizar representações baseadas na escolha, opção sexual (posicionamentos favoráveis) e no padrão heterossexual ou religião (posicionamentos contrários)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Simoni Timm Hermes - Integrante / José Luiz Padilha Damilano - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 7


Projetos de extensão


2015 - Atual
Processos de escolarização dos sujeitos da Educação Especial: espaços e tempos de aprendizagem - X Seminário de Educação Especial e I Seminário Latino-americano de Educação Especial
Descrição: Este evento unificado objetiva compreender os processos de escolarização dos sujeitos da Educação Especial, especificamente, sujeitos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, e problematizar a aprendizagem desse público-alvo nos espaços e tempos inclusivos. Dessa forma, além da escola comum/regular, com o Atendimento Educacional Especializado, serviço da Educação Especial que oferece atividades, recursos e profissionais para atuar nas salas de recursos multifuncionais e nas demais práticas pedagógicas, interessamo-nos pelas demais modalidades de atendimento da Educação Especial. Trata-se, desse modo, de valorizar a Educação Especial no cenário inclusivo nacional e latino-americano..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Simoni Timm Hermes - Integrante / Márcia Lise Lunardi-Lazzarin - Coordenador / Fabiane Vanessa Breitenbach - Integrante / Fabiane Adela Tonetto Costas - Integrante / Silvia Maria de Oliveira Pavão - Integrante / Gabriela Brutti Lehnhart - Integrante / Lisias de Freitas Ribas da Rocha - Integrante / Marciléia Gatto - Integrante / Sabrina Fernandes de Castro - Integrante / Telma Heloisa Menezes Boelter - Integrante.
2014 - 2014
Práticas pedagógicas e pesquisa em Educação Especial: IX Seminário do Curso de Educação Especial (diurno); I Seminário do Curso de Educação Especial (noturno); V Seminário da Linha de Pesquisa Educação Especial/PPGE
Descrição: Com a temática geral ?Práticas Pedagógicas e Pesquisa em Educação Especial? objetiva-se promover a interação entre pesquisadores, docentes e estudantes em torno das questões da Educação Especial e dos seus serviços na Educação Básica e na Educação Superior na perspectiva da inclusão escolar, bem como dos Grupos de Pesquisa e das pesquisas de mestrado e doutorado desenvolvidas na Linha de Pesquisa Educação Especial/PPGE/UFSM..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (13) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Simoni Timm Hermes - Coordenador / Eliana da Costa Pereira de Menezes - Integrante / Maria Inês Naujorks - Integrante / Silvia Maria de Oliveira Pavão - Integrante / Natália de Oliveira - Integrante / Sabrina Fernandes de Castro - Integrante / Fabiane Romano de Souza Bridi - Integrante / Aline da Rosa Bilhar Pereira - Integrante / Betina Weber de Souza - Integrante / Camyla Antonioli - Integrante / Clariane do Nascimento de Freitas - Integrante / Fabiana Medianeira Pozzobon - Integrante / Franciele Rusch Konig - Integrante / Glaucimara Pires Oliveira - Integrante / Josué Manuel de Andrade - Integrante / Karla Andressa de Morais Rossi de Souza - Integrante / Karla Simone Silva Medeiros - Integrante / Karolina Waechter Simon - Integrante / Laura Aires da Silva - Integrante / Renata de Oliveira Weber - Integrante / Rudiane Ferrari Würfel - Integrante / Virginia Luzia Costa Santana Machado - Integrante.
2012 - 2012
1º Seminário do Grupo de Pesquisa "Diferença, Educação e Cultura" - DEC
Descrição: O 1º Seminário do Grupo de Pesquisa "Diferença, Educação e Cultura" - DEC objetiva promover o intercâmbio entre pesquisadores, docentes e estudantes em torno das pesquisas sobre diferença, educação e cultura desenvolvidas no decorrer dos anos de 2010 e 2011 no Programa de Pós-Graduação em Educação/CE/UFSM. Especificamente, propõe-se: a) apresentar algumas das dissertações de mestrado produzidas nas linhas de pesquisa "Educação Especial" e "Educação e Artes" nesse período; b) potencializar as orientações teórico-metodológicas desses trabalhos acadêmicos na matriz curricular do PPGE; c) conectar as investigações produzidas nesse espaço-tempo com estudos de outros pesquisadores no campo da Educação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Simoni Timm Hermes - Integrante / Márcia Lise Lunardi-Lazzarin - Coordenador / Daiane Pinheiro - Integrante / Luís Fernando Lazzarin - Integrante / Adriana Maria do Nascimento Ferreira - Integrante / Edilacir dos Santos Larruscain - Integrante / Felipe Batistella Alvares - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Outra.


Projetos de desenvolvimento


2010 - 2013
Prodocência: Programa de Aceleração e Consolidação das Licenciaturas na UFSM
Descrição: A proposição deste projeto visa incrementar as iniciativas já existentes e atingir os cursos que ainda não tenham ação ou programa em desenvolvimento. Isto ocorrerá articulando as licenciaturas entre si e entre as modalidades presencial e a distância, e promovendo a convergência de ações já existentes ou criando novas ações que convirjam para iniciativas comuns ente os projetos/programas em funcionamento. Em nosso propóstito, tais iniciativas promoverão a consolidação da formação de professores no interior dos cursos de graduação à medida que fortalecem as iniciativas já existentes e que desafiam a criação de estratégias de integração entre os cursos/programas existentes. O total de cursos a ser atingindo é de 32, e ainda visamos incluir os 6 cursos ofertados na Rede Gaúcha de educação Superior a Distância sob a responsabilidade partilhada da UFSM. Ou seja, o projeto incidirá sobre os cursos/disciplinas (UFSM) e sobre Programas/Projetos que atendem às Licenciaturas (UAB; PIBID; OBSERVATÓRIO; PROLICEN), permitindo a aceleração de ações em andamento e a conexão de saberes que estão em produção tanto no conjunto dos programas-projetos, quanto em cada Licenciatura isoladamente..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (80) .
Integrantes: Simoni Timm Hermes - Integrante / Cleonice Maria Tomazzetti - Integrante / Fabio da Purificação de Bastos - Integrante / Regina Maria Melo - Integrante / Sandra Elisa Vielmo - Coordenador / Anemar Roesler Luersen Vieira Lopes - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.


Outros Projetos


2016 - 2016
Acolhe, CT! e Semana da Calourada UFSM - 1º/2016
Descrição: O Acolhe, CT!, integrante da Semana da Calourada UFSM neste 1º semestre letivo de 2016, objetiva promover a integração entre os calouros, os veteranos, os diretórios acadêmicos, os técnico-administrativos em educação e os docentes, de modo a inteirar os calouros às dinâmicas e às relações do CT e da UFSM, e transmitir as primeiras orientações acadêmicas. No dia 07 de março de 2016, a programação está ao encargo da Direção do Centro, e conta com palestra âncora e palestra institucional no turno da tarde. De 07 a 11 de março, as atividades serão desenvolvidas em âmbito institucional através de atividades lúdicas, atrações musicais, gincanas, setores de informação, entre outros. As Coordenações e os Colegiados dos Cursos de Graduação contarão o apoio didático-pedagógico e financeiro do Centro de Tecnologia para as atividades que desenvolverem nesse período acadêmico..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Simoni Timm Hermes - Coordenador / Damaris Kirsch Pinheiro - Integrante / Deividi da Silva Pereira - Integrante / Fabio Müller - Integrante / Larissa Degliuomini Kirchhof - Integrante / Laura Ferreira - Integrante / Leandro Costa de Oliveira - Integrante / Leonardo Londero de Oliveira - Integrante / Luciano Schuch - Integrante / Mario Lucio da Silva Martins - Integrante / Natanael Rodrigues Gomes - Integrante / Tais Carvalho dos Santos - Integrante / Tatiana Vielmo de Christo Stradiotto - Integrante / Augusto de Souza Pippi - Integrante / Camile de Vargas - Integrante / Dinara Xavier da Paixão - Integrante / Felipe de Aquino Berriel Arruda - Integrante / Gisele Jacques Holzschuh - Integrante / Renata Segatto Pigatto - Integrante / Denise Morena Paz Migliorin Schiavon - Integrante / Genes Ravazi Iffarraguirre - Integrante / Ivana Cavalcante Saraiva - Integrante / Andreus Pinheiro Barbieri - Integrante / Anna Luiza Suliman - Integrante / Fabiana Campos Pimentel - Integrante / Guilherme Miollo - Integrante / Lais Vignoles Neves - Integrante / Letícia Felix de Souza - Integrante / Lucas Gonçalves Bonilla - Integrante / Lucas Saibt Real - Integrante / Pedro Augusto de Carvalho Smidt - Integrante / Sérgio Luís Sardi Mergen - Integrante.
2016 - Atual
CT Ação
Descrição: Considerando as condições históricas e os investimentos atuais na formação de profissionais da tecnologia, este projeto de desenvolvimento institucional, "CT Ação", volta-se ao ensino, à pesquisa, à extensão e à gestão no Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria. Este projeto integrador, com prazo de um ciclo de formação dos acadêmicos, visa tornar o Centro de Tecnologia referência em ensino, pesquisa, extensão e gestão na UFSM. Por isso, o CT Ação sustenta-se na relação dos eixos ensino, pesquisa, extensão e gestão..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2015 - 2015
Acolhe, CT! - 2º/2015
Descrição: O Acolhe, CT! - 2º/2015 objetiva promover a integração entre os calouros, os veteranos, os diretórios acadêmicos, os técnico-administrativos em educação e os docentes, de modo a inteirar os calouros às dinâmicas e às relações do CT e da UFSM, e transmitir as primeiras orientações acadêmicas. No dia 10 de agosto de 2015, a programação está ao encargo da Direção do Centro, e conta com atividades lúdicas e palestra institucional. Nos dias 11 a 14 de agosto, as atividades estão sob a responsabilidade dos Cursos de graduação do CT, com possibilidade de realização do passeio ciclístico do CT num desses dias. As Coordenações e os Colegiados dos Cursos de Graduação contarão o apoio didático-pedagógico e financeiro do Centro de Tecnologia..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) .
Integrantes: Simoni Timm Hermes - Coordenador / Bruna Farencena Dotto - Integrante / Damaris Kirsch Pinheiro - Integrante / Deividi da Silva Pereira - Integrante / Larissa Degliuomini Kirchhof - Integrante / Laura Ferreira - Integrante / Leandro Costa de Oliveira - Integrante / Luciano Schuch - Integrante / Maria Clara Ferreira Almeida da Silva - Integrante / Natanael Rodrigues Gomes - Integrante / Taiane Montagner Rubin - Integrante / Tais Carvalho dos Santos - Integrante / Tatiana Vielmo de Christo Stradiotto - Integrante / Ana Trindade Winck - Integrante / Augusto de Souza Pippi - Integrante / Bruno Gonçalves de Oliveira - Integrante / Camile de Vargas - Integrante / Cristiani Quadros Pedroso - Integrante / Cácio Miranda Andres - Integrante / Dinara Xavier da Paixão - Integrante / Elvis Carissimi - Integrante / Felipe de Aquino Berriel Arruda - Integrante / Frederico Menine Schaf - Integrante / Gisele Jacques Holzschuh - Integrante / José Eduardo Baggio - Integrante / Leonardo Cancian Steffenello - Integrante / Marcelo Battesini - Integrante / Michele Giane Lemes de Paulo - Integrante / Natália Agostini - Integrante / Renan Daloma Saldanha - Integrante / Renata Segatto Pigatto - Integrante / Ricardo Rodrigo de Oliveira Martins - Integrante / Tiarles da Rocha Moralles Guterres - Integrante / Denise Morena Paz Migliorin Schiavon - Integrante / Genes Ravazi Iffarraguirre - Integrante.
2015 - Atual
11.2015 - Formação e desenvolvimento pessoal e profissional docente
Descrição: Compreender a complexidade e a dinamicidade do trabalho docente, por meio do qual se constrói e reconstrói o fazer pedagógico e seu conhecimento da realidade educacional; oportunizar um quadro de saberes teórico-práticos que ampliem a compreensão dos professores diante da complexidade e da dinamicidade do trabalho docente; criar um espaço de discussão sobre o papel formador/funções da Universidade e a relação entre Universidade e Sociedade; propor uma abordagem inovadora à formação docente, no que diz respeito ao desenvolvimento pessoal e profissional, resgatando a importância da prática pedagógica para a ressignificação dos saberes docentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2014 - 2015
Acolhe, CT!
Descrição: O Acolhe, CT! objetiva promover a integração entre os calouros, os veteranos, os diretórios acadêmicos, os técnico-administrativos em educação e os docentes, de modo a inteirar os calouros às dinâmicas e às relações do CT e da UFSM, e transmitir as primeiras orientações acadêmicas. No dia 02 de março de 2015, a programação está ao encargo da Direção do Centro, e conta com atividades lúdicas, em especial a apresentação musical no hall da Unidade de Ensino e os desafios e/ou as técnicas de grupo, palestra institucional. Nos dias 03 a 06 de março, as atividades estão sob a responsabilidade dos Cursos de graduação do CT. As Coordenações e os Colegiados dos Cursos de Graduação contarão o apoio didático-pedagógico e financeiro do Centro de Tecnologia..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (19) .
Integrantes: Simoni Timm Hermes - Coordenador / Andrea Schwertner Charão - Integrante / Ariádne de Oliveira Ramos - Integrante / Brenda Salenave Santana - Integrante / Bruna Farencena Dotto - Integrante / Damaris Kirsch Pinheiro - Integrante / Deividi da Silva Pereira - Integrante / Emili Thaise da Silva - Integrante / Fabio Müller - Integrante / Fabio Ricardo Wittke - Integrante / Fernanda Braz Mendes - Integrante / Fernanda Neisse Sudbrack - Integrante / Flávia Mastella Moreira - Integrante / Gerson Severo da Trindade - Integrante / Jorge Luiz Argenta Nercolino - Integrante / Larissa Degliuomini Kirchhof - Integrante / Laura Ferreira - Integrante / Leandro Costa de Oliveira - Integrante / Leonardo Londero de Oliveira - Integrante / Leonardo Machado Carvalho - Integrante / Leticia Limana Puiati - Integrante / Luciano Schuch - Integrante / Maria Clara Ferreira Almeida da Silva - Integrante / Mario Lucio da Silva Martins - Integrante / María Antonella Aranda Avila - Integrante / Matheus Conrad - Integrante / Natanael Rodrigues Gomes - Integrante / Priscila Ertmann Bolzan - Integrante / Taiane Montagner Rubin - Integrante / Tais Carvalho dos Santos - Integrante / Tatiana Vielmo de Christo Stradiotto - Integrante / Denise Morena Paz Migliorin Schiavon - Integrante / Genes Ravazi Iffarraguirre - Integrante.
2014 - Atual
Aprimoramento e manutenção dos cursos de Educação a Distância no âmbito da Universidade Aberta do Brasil
Descrição: Este projeto objetiva desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, no sentido de atuar como um agente de inovação dos processos de ensino-aprendizagem, que incentivem a incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aos métodos didático-pedagógicos e possibilitem o acesso à Educação Superior Pública e de qualidade, propiciando a democratização do acesso à educação de forma a contribuir para a redução das diferenças socioculturais que se perpetuam em nossa sociedade..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2013 - 2015
Reoferta dos cursos de Educação a Distância no âmbito da Universidade Aberta do Brasil - 3ª Edição
Descrição: Reofertar cursos de graduação e pós-graduação no âmbito da Universidade Aberta do Brasil, assim como a capacitação continuada dos participantes envolvidos nos projetos/cursos no âmbito do sistema UAB na UFSM..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2012 - 2015
Reoferta dos cursos de Educação a Distância no âmbito da Universidade Aberta do Brasil - 2ª Edição
Descrição: Este projeto objetiva desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, no sentido de atuar como um agente de inovação dos processos de ensino-aprendizagem, que incentivem a incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aos métodos didático-pedagógicos e possibilitem o acesso à Educação Superior Pública e de qualidade, propiciando a democratização do acesso à educação de forma a contribuir para a redução das diferenças socioculturais que se perpetuam em nossa sociedade..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2011 - 2011
III Seminário Interno da Linha de Pesquisa Educação Especial/PPGE/UFSM: Educação Especial na educação contemporânea
Descrição: A Linha de Pesquisa da Educação Especial do Programa de Pós-Graduação em Educação /PPGE da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM vem desenvolvendo suas atividades desde o ano de 1998. Nesse período, uma significativa produção intelectual, originária das pesquisas dos docentes credenciados nesta Linha de Pesquisa e também dos alunos, têm sido disponibilizada à comunidade acadêmica, às escolas e ao público interessado. Os seminários internos da Linha de Pesquisa têm se convertido num momento em que se discute e se analisa esse conhecimento produzido entendendo que são as perguntas, muito mais que as respostas, que colocam o campo em movimento. Assim, esse III Seminário Interno, para além da atividade de auto-avaliação desta Linha de Pesquisa, terá como objetivo tensionar a forma como a Educação Especial vem se colocando e entendendo a formação de professores, a aprendizagem e o desenvolvimento em tempos de educação inclusiva, políticas de identidade, políticas de respeito à diferença e de educação para todos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (11) Doutorado: (5) .
Integrantes: Simoni Timm Hermes - Integrante / Soraia Napoleão Freitas - Integrante / Márcia Lise Lunardi-Lazzarin - Integrante / Fabiane Vanessa Breitenbach - Integrante / Daiane Pinheiro - Integrante / Anie Pereira Goularte Gomes - Integrante / Karine Sefrin Speroni - Integrante / Valmor Scott Junior - Integrante / Fabiane Adela Tonetto Costas - Coordenador / Maria Alcione Munhóz - Integrante / Maria Inês Naujorks - Integrante / Silvia Maria de Oliveira Pavão - Integrante / Carlo Schmidt - Integrante / Liane Camatti - Integrante / Maureline Petersen - Integrante / Adriane Cenci - Integrante / Letícia Fleig Dal Forno - Integrante / Ana Amália Oliveira Roveda - Integrante / Sibila Luft - Integrante / Leodi Conceição Meireles Ortiz - Integrante / Leandra Boer Possa - Integrante / Sílvio Carlos dos Santos - Integrante / Daniela Corte Real - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Outra.
Número de produções C, T & A: 1
2010 - 2010
PesquisaS em Educação
Descrição: O presente projeto objetiva a promoção de um espaço-tempo de diálogo sobre as perspectivas da pesquisa em educação e seus desdobramentos práticos no Programa de Pós-graduação em Educação/CE/UFSM. A partir das práticas de pesquisa locais, deseja-se visualizar e compreender movimentos do terreno da pesquisa em educação no âmbito nacional e mundial..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (17) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Simoni Timm Hermes - Integrante / Cláudia Ribeiro Bellochio - Integrante / Liliana Soares Ferreira - Coordenador / Etiane Fagundes Braga - Integrante / Leandra Costa da Costa - Integrante / Rosemar Ayres dos Santos - Integrante / Tatiana de Mello Ribeiro Cruz - Integrante / Illana dos Santos Dalmolin - Integrante / Carline Schröder Arend - Integrante / Scheila Marinho de Menezes - Integrante / Karine Sefrin Speroni - Integrante / Bruna Pereira Alves - Integrante / Micheli Daiani Hennicka - Integrante / Eliane de Oliveira Rodrigues - Integrante / Ângela Kemel Zanella - Integrante / Márcia Simone da Silva Bordin - Integrante / Valmor Scott Junior - Integrante / Thaís Virginea Borges Marchi - Integrante.
2007 - 2008
Curso de Licenciatura a Distância em Educação Especial - Oferta 3° Ano
Descrição: Através deste projeto de ensino, ofertou-se o terceiro ano do Curso de Licenciatura a Distância em Educação Especial nos pólos de Bagé, Santana do Livramento e Uruguaiana, no Estado do Rio Grande do Sul..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2006 - 2007
Curso de Licenciatura a Distância em Educação Especial - Oferta 2° Ano
Descrição: Através deste projeto de ensino, ofertou-se o segundo ano do Curso de Licenciatura a Distância em Educação Especial nos pólos de Bagé, Santana do Livramento e Uruguaiana, no Estado do Rio Grande do Sul..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2005 - 2006
Curso de Licenciatura a Distância em Educação Especial - Oferta 1° Ano
Descrição: Através deste projeto de ensino, ofertou-se o primeiro ano do Curso de Licenciatura a Distância em Educação Especial nos pólos de Bagé, Santana do Livramento e Uruguaiana, no Estado do Rio Grande do Sul..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2005 - 2005
Produção de Material Didático para o Curso de Graduação a Distância em Educação Especial
Descrição: Neste projeto de ensino, financiado pelo Ministério da Educação/Secretaria de Educação a Distância, elaborou-se material didático para o Curso de Graduação a Distância em Educação Especial, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2004 - 2004
XV Semana Acadêmica do Centro de Educação - Educação como política cultural: um espaço para a produção das diferenças
Descrição: Na condição de representantes dos acadêmicos do Centro de Educação, buscou-se, durante o primeiro semestre de 2004, questionar os acadêmicos dos Cursos de Pedagogia, Educação Especial, Especialização e Mestrado, do Centro de Educação, sobre seus interesses temáticos. Em seguida, dialogando com os docentes dos referidos cursos, levantaram-se alguns indicadores que articulassem os saberes oriundos das vivências acadêmicas e profissionais com questões emergentes do mundo contemporâneo ampliando e aprofundando os olhares sobre educação. Com isso, contemplou-se a temática ?Educação como política cultural: um espaço para a produção das diferenças?. Considerando os eixos apresentados educação - política cultural - produção das diferenças se entende que esses são de suma importância para a compreensão e participação nos diálogos realizados na contemporaneidade. Além disso, possibilita que acadêmicos, docentes, pesquisadores ampliem as fundamentações teóricas/práticas de suas produções científicas e em contextos sociais..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Simoni Timm Hermes - Integrante / Cleonice Maria Tomazzetti - Coordenador / Cristina Bertê - Integrante / Fernanda de Camargo Machado - Integrante / Franciele Rezende Becker - Integrante / Juliane Marschal Morgenstern - Integrante / Kaceline Borba de Oliveira - Integrante / Mariane Rodrigues de Souza - Integrante / Mireli Pretto da Silva - Integrante / Priscila Gadea Lorenz - Integrante / Rosangela Bitencourt Mariotto - Integrante / Samuel dos Santos Mota - Integrante / Viviane Barazzutti - Integrante / Márcia Lise Lunardi-Lazzarin - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Revista Educação Especial (UFSM)
2015 - Atual
Periódico: Revista Monografias Ambientais


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pedagogia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.


Prêmios e títulos


2013
Tutora a Distância homenageada da 1ª Turma do Curso de Educação Especial - Licenciatura (a distância) do polo de Três Passos, RS, Universidade Federal de Santa Maria.
2007
1ª selecionada no Programa de Bolsas Luso-Brasileiras SANTANDER-Universidades, Universidade Federal de Santa Maria e Banco SANTANDER.
2004
Distinção Acadêmica/Jornada Acadêmica Integrada//Universidade Federal de Santa Maria, XIX Jornada Acadêmica Integrada / Universidade Federal de Santa Maria.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
HERMES, S. T.2017HERMES, S. T.; LUNARDI-LAZZARIN, M. L. . Educação Especial como campo de saber e poder nas políticas de inclusão escolar. CONTRAPONTOS (ONLINE), v. 17, p. 290-311, 2017.

2.
LUNARDI-LAZZARIN, M. L.2016LUNARDI-LAZZARIN, M. L. ; HERMES, S. T. . Governamentalidade como ferramenta analítica: uma prática de pesquisa em Educação Especial. Educação e Filosofia (UFU. Impresso), v. 30, p. 1-18, 2016.

3.
LUNARDI-LAZZARIN, M. L.2015LUNARDI-LAZZARIN, M. L. ; HERMES, S. T. . Educação Especial, Educação Inclusiva e Pedagogia da Diversidade: celebrar a diversidade! Exaltar a tolerância! Notabilizar o respeito! Proclamar a solidariedade!. Revista Educação Especial (UFSM), v. 28, p. 531-544, 2015.

4.
FIOREZE, L. A.2012FIOREZE, L. A. ; HERMES, S. T. . Uma racionalidade didática na formação docente: tecnologias e aprendizagens. Contrapontos (UNIVALI) (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-7114 Contrapontos (Online)), v. 12, p. 104-112, 2012.

5.
HERMES, S. T.2010HERMES, S. T.; RAMPELOTTO, E. M. . Representações e pedagogias culturais ou "formas de fabricar sujeitos ambientalmente comprometidos". Revista Monografias Ambientais, v. 1, p. 17-34, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
HERMES, S. T.; LUNARDI-LAZZARIN, M. L. ; MENEZES, E. C. P. . Educação Inclusiva e Educação Especial: interfaces da Pedagogia da Diversidade no contexto universitário. In: Sílvia Maria Oliveira Pavão; Bruna Pereira Alves Fiorin; Ana Cláudia Pavão Siluk; Fabiane Vanessa Breitenbach. (Org.). Aprendizagem e acessibilidade: travessias do aprender na universidade. 01ed.Santa Maria, RS: Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, 2015, v. 01, p. 233-244.

2.
LUNARDI-LAZZARIN, M. L. ; HERMES, S. T. . Que políticas? Que práticas curriculares? Que sujeitos? O atendimento educacional especializado em questão. In: Clarice Salete Traversini; Maria Isabel Habckost Dalla Zen; Elí Teresinha Henn Fabris; Maria Cláudia Dal'Igna. (Org.). Currículo e inclusão na escola de Ensino Fundamental. 01ed.Porto Alegre, RS: EDIPUCRS, 2013, v. 01, p. 179-195.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
HERMES, S. T.; LUNARDI-LAZZARIN, M. L. . Governamentalidade e Metas Educacionais: a educação que queremos para a geração dos bicentenários. In: V Colóquio Latino-Americano de Biopolítica; III Colóquio Internacional de Biopolítica e Educação; XVII Simpósio Internacional IHU - Saberes e práticas na constituição dos sujeitos na Contemporaneidade, 2015, São Leopoldo, RS. V Colóquio Latino-Americano de Biopolítica; III Colóquio Internacional de Biopolítica e Educação; XVII Simpósio Internacional IHU - Saberes e práticas na constituição dos sujeitos na Contemporaneidade. São Leopoldo, RS: Casa Leiria, 2015. p. 999-1008.

2.
HERMES, S. T.; LUNARDI-LAZZARIN, M. L. . Caleidoscópio: o Atendimento Educacional Especializado na produção de uma subjetividade docente na Educação Especial. In: 5º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 2º Seminário Internacionl de Estudos Culturais e Educação 'Nas contingências do espaço-tempo', 2013, Canoas, RS. 5º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 2º Seminário Internacionl de Estudos Culturais e Educação. São Leopoldo, RS: Casa Leiria, 2013. v. 01. p. 01-12.

3.
HERMES, S. T.. Atendimento Educacional Especializado na escola inclusiva: estratégia e táticas na formação continuada de professores. In: XVI Jornada Nacional de Educação - Educação: Território de Saberes, 2012, Santa Maria, RS. XVI Jornada Nacional da Educação - Educação: Território de Saberes. Santa Maria, RS: Centro Universitário Franciscano, 2012. p. 01-10.

4.
HERMES, S. T.; LUNARDI-LAZZARIN, M. L. . Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: capturas e mobilizações da docência no Atendimento Educacional Especializado. In: 35ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação 'Educação, cultura, pesquisa e projetos de desenvolvimento: o Brasil do século XXI', 2012, Porto de Galinhas - PE. 35ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação 'Educação, cultura, pesquisa e projetos de desenvolvimento: o Brasil do século XXI'. Rio de Janeiro -RJ: ANPEd, 2012. p. 01-17.

5.
HERMES, S. T.. Entre a disciplina e a segurança: o Atendimento Educacional Especializado. In: 4º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 1º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2011, Canoas, RS. 4º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 1º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação: Desafios Atuais. Canoas, RS: Editora da Ulbra, 2011. v. 01. p. 01-13.

6.
HERMES, S. T.; CEZIMBRA, J. . Formação de professores & educação de surdos: mecanismos de subjetivação docente. In: VII Congresso Internacional de Educação - Profissão docente: há futuro para este ofício?, 2011, São Leopoldo, RS. VII Congresso Internacional de Educação - Profissão docente: há futuro para este ofício?. São Leopoldo, RS: Casa Leiria, 2011. p. 01-12.

7.
HERMES, S. T.. O atendimento educacional especializado e a formação de professores: novas roupagens, novos experts?. In: Políticas Públicas e Educação: constituindo a cidadania?, 2010, Rio Grande, RS. Políticas Públicas e Educação: constituindo a cidadania?. Rio Grande, RS: Universidade Federal de Rio Grande, 2010. p. 329-338.

8.
HERMES, S. T.; MENEZES, E. C. P. . A formação do educador especial como dispositivo de diminuição do risco social. In: VI Congresso Internacional de Educação - Educação e Tecnologias: sujeitos (des)conectados?, 2009, São Leopoldo, RS. Educação e Tecnologias: sujeitos (des)conectados?. São Leopoldo, RS: Casa Leiria, 2009.

9.
HERMES, S. T.; LIMA, G. E. . Brinquedos/brincadeiras/jogos e a constituição de identidades e diferenças na Educação Infantil. In: 3° Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação ? Pedagogias sem fronteiras, 2008, Canoas, RS. 3° Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação ? Pedagogias sem fronteiras. Canoas, RS: Editora da ULBRA, 2008.

10.
HERMES, S. T.; DAMILANO, J. L. . Problematizando as identidades sexuais: os discursos dos professores sobre a homossexualidade. In: 3° Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação ? Pedagogias sem fronteiras, 2008, Canoas, RS. 3° Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação ? Pedagogias sem fronteiras. Canoas, RS: Editora da ULBRA, 2008.

11.
HERMES, S. T.; LIMA, G. E. . Entre as problemáticas e as possibilidades... A literatura na Educação Infantil. In: II Seminário Nacional e V Seminário Regional de Formação de Professores ? Alfabetização e letramento: possibilidades de inclusão social, 2007, Santa Maria, RS. II Seminário Nacional e V Seminário Regional de Formação de Professores ? Alfabetização e letramento: possibilidades de inclusão social, 2007.

12.
HERMES, S. T.; LIMA, G. E. . Planejamento na Educação Infantil: aberturas, posições, possibilidades. In: V Congresso Internacional de Educação ? Pedagogias (entre) lugares e saberes, 2007, São Leopoldo, RS. V Congresso Internacional de Educação ? Pedagogias (entre) lugares e saberes. Pelotas, RS: Seiva Publicações, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ELSNER, R. M. ; LUNARDI-LAZZARIN, M. L. ; GOULARTE, R. B. ; HERMES, S. T. ; MACHADO, F. C. . Currículo, diferença e prática docente: problematizando a formação de professores no contexto da educação de surdos. In: 25ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, 2010, Santa Maria, RS. Anais 25ª JAI. Santa Maria, RS: Universidade Federal de Santa Maria, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
HERMES, S. T.; LUNARDI-LAZZARIN, M. L. . Governamentalidade e Metas Educacionais: a educação que queremos para a geração dos bicentenários. In: V Colóquio Latino-Americano de Biopolítica; III Colóquio Internacional de Biopolítica e Educação; XVII Simpósio Internacional IHU - Saberes e práticas na constituição dos sujeitos na Contemporaneidade, 2015, São Leopoldo, RS. V Colóquio Latino-Americano de Biopolítica; III Colóquio Internacional de Biopolítica e Educação; XVII Simpósio Internacional IHU - Saberes e práticas na constituição dos sujeitos na Contemporaneidade. São Leopoldo, RS: Casa Leiria, 2015. p. 999-999.

2.
HERMES, S. T.; LUNARDI-LAZZARIN, M. L. . Caleidoscópio: o Atendimento Educacional Especializado na produção de uma subjetividade docente na Educação Especial. In: 5º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 2º Seminário Internacionl de Estudos Culturais e Educação 'Nas contingências do espaço-tempo', 2013, Canoas, RS. 5º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 2º Seminário Internacionl de Estudos Culturais e Educação. São Leopoldo, RS: Casa Leiria, 2013. v. 01. p. 988-989.

3.
HERMES, S. T.; LUNARDI-LAZZARIN, M. L. . Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: capturas e mobilizações da docência no Atendimento Educacional Especializado. In: 35ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação 'Educação, cultura, pesquisa e projetos de desenvolvimento: o Brasil do século XXI', 2012, Porto de Galinhas - PE. 35ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação 'Educação, cultura, pesquisa e projetos de desenvolvimento: o Brasil do século XXI'. Rio de Janeiro -RJ: ANPEd, 2012. p. 188-188.

4.
HERMES, S. T.. Entre a disciplina e a segurança: o Atendimento Educacional Especializado. In: 4º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 1º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2011, Canoas, RS. 4º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 1º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação: Desafios Atuais. Canoas, RS: Editora da Ulbra, 2011. v. 01. p. 401-402.

5.
HERMES, S. T.; CEZIMBRA, J. . Formação de professores & educação de surdos: mecanismos de subjetivação docente. In: VII Congresso Internacional de Educação - Profissão docente: há futuro para este ofício?, 2011, São Leopoldo, RS. VII Congresso Internacional de Educação - Profissão docente: há futuro para este ofício?. São Leopoldo, RS: Casa Leiria, 2011. p. 658-659.

6.
HERMES, S. T.; MENEZES, E. C. P. . A formação do educador especial como dispositivo de diminuição do risco social. In: VI Congresso Internacional de Educação - Educação e Tecnologias: sujeitos (des)conectados?, 2009, São Leopoldo, RS. Educação e Tecnologias: sujeitos (des)conectados?. São Leopoldo, RS: Casa Leiria, 2009.

7.
HERMES, S. T.; LIMA, G. E. . Brinquedos/brincadeiras/jogos e a constituição de identidades e diferenças na Educação Infantil. In: 3° Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação ? Pedagogias sem fronteiras, 2008, Canoas, RS. 3° Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação ? Pedagogias sem fronteiras. Canoas, RS: Editora da ULBRA, 2008.

8.
HERMES, S. T.; DAMILANO, J. L. . Problematizando as identidades sexuais: os discursos dos professores sobre a homossexualidade. In: 3° Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação ? Pedagogias sem fronteiras, 2008, Canoas, RS. 3° Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação ? Pedagogias sem fronteiras. Canoas, RS: Editora da ULBRA, 2008.

9.
HERMES, S. T.; LIMA, G. E. . Entre as problemáticas e as possibilidades... A literatura na Educação Infantil. In: II Seminário Nacional e V Seminário Regional de Formação de Professores - Alfabetização e Letramento: possibilidades de inclusão social, 2007, Santa Maria, RS. II Seminário Nacional e V Seminário Regional de Formação de Professores - Alfabetização e Letramento: possibilidades de inclusão social, 2007.

10.
HERMES, S. T.; DAMILANO, J. L. . Problematizando as identidades sexuais: os discursos dos professores sobre a homossexualidade. In: 21ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, 2006, Santa Maria, RS. 21ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, 2006.

11.
HERMES, S. T.; DAMILANO, J. L. . O pensar adolescente sobre a homossexualidade. In: 12° Jornada Nacional de Iniciação Científica da 57ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2005, Fortaleza, CE. Do sertão olhando o mar, cultura & ciência, 2005.

12.
HERMES, S. T.; DAMILANO, J. L. . O pensar adolescente sobre a homossexualidade. In: XIX Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, 2004, Santa Maria, RS. XIX Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, 2004.

Artigos aceitos para publicação
1.
HERMES, S. T.; LUNARDI-LAZZARIN, M. L. . Pactos de uma racionalidade política, práticas solidárias na escola inclusiva: modos de subjetivação docente. ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
HERMES, S. T.. A atuação do pedagogo na Educação Superior. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
HERMES, S. T.. Nas 'quebradas do Inhanduy': uma gestão pedagógica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
HERMES, S. T.; LUNARDI-LAZZARIN, M. L. . Caleidoscópio: o Atendimento Educacional Especializado na produção de uma subjetividade docente na Educação Especial. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
HERMES, S. T.; CARDOSO, A. C. R. ; SCHUCK, M. ; THOMA, A. S. . Formação de professores: uma estratégia de governamento das políticas educacionais para surdos na atualidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
HERMES, S. T.; MACHADO, F. C. ; DAMILANO, J. L. . Polivalência, Atendimento Educacional Especializado e produção docente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
HERMES, S. T.. O Atendimento Educacional Especializado como uma tecnologia de governamento: a condução das condutas docentes na escola inclusiva. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
HERMES, S. T.; PAPROSQUI, J. . Gestão Pedagógica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
HERMES, S. T.. Pedagogia no Ensino Superior. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
HERMES, S. T.; LUNARDI-LAZZARIN, M. L. . Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: capturas e mobilizações da docência no Atendimento Educacional Especializado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
HERMES, S. T.. Gestão Pedagógica - Projeto Pedagógico de Curso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
HERMES, S. T.. Atendimento Educacional Especializado na escola inclusiva: estratégia e táticas na formação continuada de professores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
HERMES, S. T.. In/exclusão escolar: as regras de um jogo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
HERMES, S. T.. Entre a disciplina e a segurança: o Atendimento Educacional Especializado. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
HERMES, S. T.. Políticas de Inclusão Escolar & Educação Especial: a docência na escola inclusiva. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
HERMES, S. T.. Além dos casos: situações de não-aprendizagem nas práticas pedagógicas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
HERMES, S. T.; CEZIMBRA, J. . Formação de professores & educação de surdos: mecanismos de subjetivação docente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
HERMES, S. T.. Educação Inclusiva e Educação Especial: feitas uma para a outra?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
ELSNER, R. M. ; LUNARDI-LAZZARIN, M. L. ; GOULARTE, R. B. ; HERMES, S. T. ; MACHADO, F. C. . Currículo, diferença e prática docente: problematizando a formação de professores no contexto da educação de surdos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
HERMES, S. T.; NARDIN, A. C. ; NOYA, C. P. ; PINHEIRO, D. ; BREITENBACH, F. V. ; LUCAS, G. I. . Cartografando a experiência das tutorias presencial e a distância. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
HERMES, S. T.; MENEZES, E. C. P. . A formação do educador especial como dispositivo de diminuição do risco social. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
HERMES, S. T.; LIMA, G. E. . Brinquedos/brincadeiras/jogos e a constituição de identidades e diferenças na Educação Infantil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
HERMES, S. T.; DAMILANO, J. L. . Problematizando as identidades sexuais: os discursos dos professores sobre a homossexualidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
HERMES, S. T.. Brinquedos/brincadeiras/jogos na construção da(s) infância(s): posições e experiências. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
HERMES, S. T.. Situações de não-aprendizagem e práticas pedagógicas: problematizações iniciais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
HERMES, S. T.; LIMA, G. E. . Entre as problemáticas e as possibilidades... A literatura na Educação Infantil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
HERMES, S. T.; LIMA, G. E. . Planejamento na Educação Infantil: aberturas, posições, possibilidades. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
HERMES, S. T.; DAMILANO, J. L. . Problematizando as identidades sexuais: os discursos dos professores sobre a homossexualidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
HERMES, S. T.; DAMILANO, J. L. . O pensar adolescente sobre a homossexualidade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
HERMES, S. T.; DAMILANO, J. L. . O pensar adolescente sobre a homossexualidade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
HERMES, S. T.; DAMILANO, J. L. . O pensar adolescente sobre a homossexualidade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SIQUEIRA, H. S. G. ; HERMES, S. T. ; MARTINS, L. A. R. ; WERNS, A. F. ; BRUM, A. B. N. ; BRUM, D. P. . Educação Ambiental e Complexidade 2009 (Trabalho Completo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
HERMES, S. T.. Parecerista Ad hoc (18891) da Revista Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria. 2016.

2.
HERMES, S. T.. Parecerista Ad hoc (20101) da Revista Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria. 2016.

3.
HERMES, S. T.. Parecerista Ad hoc (22012) da Revista Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria. 2016.

4.
HERMES, S. T.. Parecerista Ad hoc (15371) da Revista Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria. 2015.

5.
HERMES, S. T.. Parecerista Ad hoc (8796) da Revista Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria. 2014.

6.
HERMES, S. T.. Parecerista Ad hoc (13355) da Revista Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria. 2014.

7.
HERMES, S. T.. Parecerista Ad hoc (6469) da Revista Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria. 2012.

8.
HERMES, S. T.. Estagiária da Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência. 2006.

9.
HERMES, S. T.. Aluno-Guia no Programa Janela Aberta da Universidade Federal de Santa Maria. 2005.

10.
HERMES, S. T.. Estande do Curso de Pedagogia na VII Feira das Profissões. 2005.

11.
HERMES, S. T.. Estagiária da Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência. 2005.

12.
HERMES, S. T.. Estande do Curso de Educação Especial na VI Feira das Profissões. 2004.

13.
HERMES, S. T.. Aluno-Guia no Programa Janela Aberta da Universidade Federal de Santa Maria. 2004.


Demais tipos de produção técnica
1.
CASARIN, M. M. ; DAMILANO, J. L. ; FREITAS, S. N. ; RAMPELOTTO, E. M. ; HERMES, S. T. . Fundamentos da Educação Especial I. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino).

2.
DAMILANO, J. L. ; HERMES, S. T. . Fundamentos Neuropsicológicos da Aprendizagem. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino).

3.
CASARIN, M. M. ; DAMILANO, J. L. ; FREITAS, S. N. ; RAMPELOTTO, E. M. ; HERMES, S. T. . Fundamentos da Educação Especial II. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
LINS, K. R.; TREVISAN, P. F. F; MORGENSTERN, J. M.; HERMES, S. T.; MORAIS, M. Z.. Participação em banca de Karine Ramos Lins. A importância da Libras no processo de alfabetização de surdos. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LUNARDI-LAZZARIN, M. L.; CAMATTI, L.; HERMES, S. T.. Participação em banca de Angélica da Silveira Mendes.A educação bilíngue no cenário da educação de surdos: sujeitos, contextos escolares e práticas pedagógicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
LUNARDI-LAZZARIN, M. L.; MORAIS, M. Z.; HERMES, S. T.. Participação em banca de Caroline Löbell da Silva.Educação bilíngue para surdos: discursos práticos e políticos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
BARICHELLO, S. D.; LUNARDI-LAZZARIN, M. L.; GOULARTE, R. B.; HERMES, S. T.; NOYA, C. P.; MACHADO, F. C.. Participação em banca de Sandra Diane Barichello.Os cenários das in/exclusões: problematizando as políticas da inclusão no contexto escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

4.
LUNARDI-LAZZARIN, M. L.; MACHADO, F. C.; CAMATTI, L.; HERMES, S. T.; TURCHIELLO, P.. Participação em banca de Marcele Martinez Caceres Jacinto.Um aluno surdo, um implante coclear e uma escola de surdos: uma história com muitas possibilidades e identidades. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

5.
LUNARDI-LAZZARIN, M. L.; MACHADO, F. C.; GOULARTE, R. B.; CEZIMBRA, J.; HERMES, S. T.. Participação em banca de Juliana Torres de Rosso.Surdez e o mercado de trabalho. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

6.
DAMILANO, J. L.; FELIX, G. T.; BREITENBACH, F. V.; HERMES, S. T.. Participação em banca de Ana Paula dos Santos Ferraz.A avaliação no contexto inclusivo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

7.
DAMILANO, J. L.; BREITENBACH, F. V.; PETERSEN, M.; HERMES, S. T.. Participação em banca de Lenize Silva Arrojo.Gravidez na dependência química: pensando o desenvolvimento infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

8.
BITTENCOURT, J. P.; LUNARDI-LAZZARIN, M. L.; PINHEIRO, D.; GOMES, A. P. G.; HERMES, S. T.; MORAIS, M. Z.. Participação em banca de Joséli Pasetto Bittencourt.Alienados, dependentes, incomunicáveis: os surdos no cenário midiático. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

9.
WAGNER, J. S. M.; LUNARDI-LAZZARIN, M. L.; PINHEIRO, D.; MORAIS, M. Z.; MACHADO, F. C.; HERMES, S. T.. Participação em banca de Jaqueline Santa Maria Wagner.Problematizando as representações sobre os estrangeiros da inclusão. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

10.
MORAES, V. P.; LUNARDI-LAZZARIN, M. L.; PINHEIRO, D.; GOMES, A. P. G.; HERMES, S. T.; MORAIS, M. Z.. Participação em banca de Violeta Porto Moraes.O outro narrado através das verdades produzidas pela mídia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Conversa de Professor: a pedagogia universitária em questão. 2016. (Oficina).

2.
Conversa de Professor: como funciona uma sala de aula invertida?. 2016. (Oficina).

3.
Conversa de Professor: metodologia ativa... venha participar!. 2016. (Oficina).

4.
Conversa de Professor: o empreendedorismo na sala de aula. 2016. (Oficina).

5.
Conversa de Professor: permanência de alunos com deficiência no Ensino Superior. 2016. (Oficina).

6.
I Seminário Internacional Filosofia e Educação: a atualidade do pensamento de Michel Foucault. 2014. (Seminário).

7.
5º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 2º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação.Caleidoscópio: o Atendimento Educacional Especializado na produção de uma subjetividade docente na Educação Especial. 2013. (Seminário).

8.
IV Seminário Interno da Linha de Pesquisa Educação Especial/PPGE/UFSM - Convergências teóricas e políticas entre a Educação geral e a Educação Especial.O Atendimento Educacional Especializado como uma tecnologia de governamento: a condução das condutas docentes na escola inclusiva. 2013. (Seminário).

9.
Seminário dos Laboratórios de Metodologia do Ensino - Estratégias educacionais no contemporâneo. 2013. (Seminário).

10.
Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, IV Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação/RS, VII Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional/UFSM. 2013. (Seminário).

11.
VIII Fórum Estadual de Educação de Surdos - FEES - Formação de professores: currículo e aprendizagem na educação de surdos.Formação de professores: uma estratégia de governamento das políticas educacionais para surdos na atualidade. 2013. (Outra).

12.
VIII Seminário de Educação Especial - Campo teórico-prático e/ou serviço técnico?.Polivalência, Atendimento Educacional Especializado e produção docente. 2013. (Seminário).

13.
35ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação "Educação, cultura, pesquisa e projetos de desenvolvimento: o Brasil do século XXI".Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: capturas e mobilizações da docência no Atendimento Educacional Especializado. 2012. (Outra).

14.
XVI Jornada Nacional de Educação - Educação: Território de Saberes.Atendimento Educacional Especializado na escola inclusiva: estratégia e táticas na formação continuada de professores. 2012. (Outra).

15.
4º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 1º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação: Desafios Atuais.Entre a disciplina e a segurança: o Atendimento Educacional Especializado. 2011. (Seminário).

16.
VII Congresso Internacional de Educação - Profissão docente: há futuro para este ofício?. Formação de professores & educação de surdos: mecanismos de subjetivação docente. 2011. (Congresso).

17.
25ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM.Currículo, diferença e prática docente: problematizando a formação de professores no contexto da educação de surdos. 2010. (Outra).

18.
Avaliação da Educação Superior. 2010. (Seminário).

19.
PesquisaS em Educação. 2010. (Seminário).

20.
Projeto de Extensão Educação, Arte, Filosofia: Deleuze e o Abecedário. 2010. (Outra).

21.
Encontro em EaD: cartografias de uma experiência.Cartografando a experiência das tutorias presencial e a distância. 2009. (Encontro).

22.
VI Congresso Internacional de Educação - Educação e Tecnologias: sujeitos (des)conectados?. A formação do educador especial como dispositivo de diminuição do risco social. 2009. (Congresso).

23.
3° Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação ? Pedagogias sem fronteiras.Brinquedos/brincadeiras/jogos e a constituição de identidades e diferenças na Educação Infantil / Problematizando as identidades sexuais: os discursos dos professores sobre a homossexualidade. 2008. (Seminário).

24.
Fórum Mundial de Educação ? Educação: economia solidária e ética planetária.Situações de não-aprendizagem e práticas pedagógicas: problematizações iniciais. 2008. (Outra).

25.
1° Seminário Local - Filosofia na escola. 2007. (Seminário).

26.
II Seminário Nacional e V Seminário Regional de Formação de Professores ? Alfabetização e letramento: possibilidades de inclusão social.Entre as problemáticas e as possibilidades... A literatura na Educação Infantil. 2007. (Seminário).

27.
IV Jornadas de Ciências da Educação e da Formação - Cartas educativas e poder local: práticas e questões emergentes. 2007. (Outra).

28.
V Congresso Internacional de Educação ? Pedagogias (entre) lugares e saberes. Planejamento na Educação Infantil: aberturas, posições, possibilidades. 2007. (Congresso).

29.
XI Simpósio Internacional e Multidisciplinar - Poder, relações, exclusão social. 2007. (Simpósio).

30.
II Seminário Nacional de Filosofia e Educação ? Confluências. 2006. (Seminário).

31.
3° Seminário de Educação Especial ? Inclusão educacional: teorias e práticas. 2005. (Seminário).

32.
57ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.O pensar adolescente sobre a homossexualidade. 2005. (Outra).

33.
VIII Jornada Estadual de Educação Infantil ? Família, sociedade, crianças, desafios... diversidade, pluralidade da educação. 2005. (Outra).

34.
24° ENEPe ? Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia ? Os caminhos da educação na conjuntura atual: desafios e perspectivas. 2004. (Encontro).

35.
A produção do conhecimento em Educação Especial. 2004. (Seminário).

36.
Educação em debate: inclusão e interdisciplinaridade. 2004. (Seminário).

37.
III Edição do Fórum Mundial de Educação ? A educação para um outro mundo possível.O pensar adolescente sobre a homossexualidade. 2004. (Outra).

38.
Oficina para crianças.Oficina para crianças. 2004. (Oficina).

39.
Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência ? O cotidiano e a ciência: construindo saberes. 2004. (Outra).

40.
XV Semana Acadêmica do Centro de Educação ? Educação como política cultural: um espaço para a produção das diferenças. 2004. (Outra).

41.
Fórum de Educação - Cenas do cotidiano escolar: os saberes dos professores. 2003. (Outra).

42.
XIV Semana Acadêmica do Centro de Educação - Práticas Educativas: saberes, contextos e diversidade. 2003. (Outra).

43.
Curso de Atualização - Proposta político-pedagógica, planos de estudos, regimento escolar, interdisciplinaridade, currículo, pedagogia de projetos, parecer descritivo. 2002. (Outra).

44.
V Minicongresso Diocesano - Os novos saberes no enfoque libertador e a auto-estima do(a) professor(a). 2002. (Outra).

45.
XIII Semana Acadêmica do Centro de Educação. 2002. (Outra).

46.
IV Minicongresso Diocesano - Cotidiano e escola: razões para fazer e para sonhar. 2001. (Outra).

47.
Curso Bíblico - História do povo de Deus: linha do tempo. 2000. (Outra).

48.
III Minicongresso Diocesano de Educação. 2000. (Outra).

49.
II Minicongresso Diocesano de Educação. 1999. (Outra).

50.
Curso de Teologia para Leigos. 1997. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LUNARDI-LAZZARIN, M. L. ; HERMES, S. T. ; COSTAS, F. A. T. ; BREITENBACH, F. V. ; LEHNHARDT, G. B. ; ROCHA, L. F. R. ; GATTO, M. ; CASTRO, S. F. ; PAVAO, S. M. O. ; BOELTER, T. H. M. . X Seminário de Educação Especial e I Seminário Latino-Americano de Educação Especial. 2015. (Outro).

2.
HERMES, S. T.. Seminário do Programa de Licenciaturas - PROLICEN/2010 - Os Desafios Atuais na Formação do Professor. 2010. (Outro).

3.
BELLOCHIO, C. R. ; FERREIRA, L. S. ; HERMES, S. T. ; BRAGA, E. F. ; COSTA, L. C. ; SANTOS, R. A. ; CRUZ, T. M. R. ; DALMOLIN, I. S. ; AREND, C. S. ; MENEZES, S. M. ; SPERONI, K. S. ; ALVES, B. P. ; HENNICKA, M. D. ; RODRIGUES, E. O. ; ZANELLA, A. K. ; BORDIN, M. S. S. ; SCOTT JUNIOR, V. ; MARCHI, T. V. B. . PesquisaS em Educação. 2010. (Outro).

4.
CUNHA, J. L. ; KRUM, M. C. ; HERMES, S. T. ; TONINI, A. ; DAMILANO, J. L. ; LUNARDI-LAZZARIN, M. L. ; MAROSTEGA, V. L. ; BERGER, B. ; FRASSON, C. M. G. T. ; BREITENBACH, F. V. ; ROWER, J. E. ; AMORIM, L. M. . Encontro em EaD: cartografias de uma experiência. 2009. (Outro).

5.
HERMES, S. T.. Seminário do Programa de Licenciaturas - PROLICEN/2008 - Políticas Públicas de Formação de Professores no Brasil. 2008. (Outro).

6.
TOMAZZETTI, C. M. ; LUNARDI, M. L. ; HERMES, S. T. ; BARAZZUTTI, V. ; BECKER, F. R. ; BERTÊ, C. ; LORENZ, P. G. ; MACHADO, F. C. ; MARIOTTO, R. B. ; MORGENSTERN, J. M. ; MOTA, S. S. ; OLIVEIRA, K. B. ; SILVA, M. P. ; SOUZA, M. R. . XV Semana Acadêmica do Centro de Educação ? Educação como política cultural: um espaço para a produção das diferenças. 2004. (Outro).



Inovação



Projeto de desenvolvimento tecnológico

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
CASARIN, M. M. ; DAMILANO, J. L. ; FREITAS, S. N. ; RAMPELOTTO, E. M. ; HERMES, S. T. . Fundamentos da Educação Especial I. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino).

2.
DAMILANO, J. L. ; HERMES, S. T. . Fundamentos Neuropsicológicos da Aprendizagem. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino).

3.
CASARIN, M. M. ; DAMILANO, J. L. ; FREITAS, S. N. ; RAMPELOTTO, E. M. ; HERMES, S. T. . Fundamentos da Educação Especial II. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino).



Outras informações relevantes


Participa do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (GIPES/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Diferença, Educação e Cultura (DEC/CNPq). 
1ª classificada no Concurso Público para Servidor Público Federal - Pedagogo da Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Santa Maria, com 97,50 pontos (2008). 1ª classificada no Concurso para o Magistério Público Estadual, município de Santa Maria, disciplinas das quatro primeiras séries/EJA, área 01, com 80,5 pontos (2005). 1ª classificada na seleção dos tutores para a disciplina Psicologia da Educação I do Curso de Graduação a Distância em Educação Especial, com média 9,25. 1ª classificada na seleção dos tutores para a disciplina Língua, Cultura e Identidade do Curso de Graduação a Distância em Educação Especial, com média 9,50. 1ª classificada na seleção dos tutores para a disciplina Fundamentos Neuropsicológicos da Aprendizagem do Curso de Graduação a Distância em Educação Especial, com média 10,0. 1ª classificada na seleção dos tutores para a disciplina Caracterização do Aluno com Déficit Cognitivo do Curso de Especialização a Distância em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, com média 9,80.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 22:34:55