Débora Villela de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1819188553638448
  • Última atualização do currículo em 23/05/2017


Mestra pelo Programa de História Social pela Universidade de São Paulo, sob orientação da Profa. Dra. Mary Anne Junqueira. Seu projeto, intitulado: A "sólida e estável monarquia dos trópicos": imagens do Brasil nos Estados Unidos no livro Brazil and the Brazilians - Portrayed in Historical and Descritive Sketches, de Kidder e Fletcher - 1857, recebeu apoio do Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Participou como integrante do projeto temático "Cultura e Política e Política nas Américas: Configurações de Identidades e Circulação de Idéias (séc. XIX e XX)", entre 2006 e 2010. Atuou como conteudista e professora auxiliar no Projeto ProCampo/Unitau para formação de Professores em Licenciatura em Ciências da Natureza (Parceria com o MEC). É Tutora nas disciplinas de Metodologia Científica e Antropologia na Universidade Anhembi-Morumbi, São Paulo. É professora EAD na Universidade Potiguar (UnP/RN). Atua como tutora EAD na Anhembi Morumbi. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Débora Villela de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, D. V.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Anhembi Morumbi, Depto. de Educação a Distância.
Rua Casa do Ator - até 157/0158
Vila Olímpia
04546000 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 32923194


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2013
Mestrado em História.
FFLCH - História - Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A "sólida e estável" monarquia nos trópicos: imagens do Brasil e dos Brasileiros no livro Brazil and The Brazilians - Portrayed in Historical and Descriptive Sketches, de Kidder e Fletcher, 1857,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Mary Anne Junqueira.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Estados Unidos; Brasil Império; Livro e leitura; Imagens e representações.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América / Especialidade: História dos Estados Unidos.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil Império.
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2010
Graduação em HIstória.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Conteudista

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações
Atuação na disciplina de Fundamentos e Práticas de Educação Básica I no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza (frente: Geografia) voltado a alunos do Campo.


Arquivo Público do Estado de São Paulo, APESP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Concursado - FUNDAP, Carga horária: 30


Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tutor de Ensino a Distância, Carga horária: 20


Universidade Potiguar, UnP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor DNS I, Carga horária: 24



Projetos de pesquisa


2008 - 2009
Análise Bibliográfica sobre Gênero e Desempenho Escolar
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2010
Projeto Temático "Cultura e Política nas Américas: Circulação de Idéias e Configuração de Identidades (séculos XIX e XX)"
Descrição: O projeto temático Cultura e Política nas Américas: Circulação de Idéias e Configuração de Identidades (séculos XIX e XX), iniciado no ano de 2007 com o apoio da FAPESP, reúne uma extensa gama de atividades de pesquisas em torno de problemas fundamentalmente referidos à circulação de idéias e saberes e à construção de identidades culturais e políticas nas Américas dos séculos XIX e XX. As pesquisas em desenvolvimento se inserem no cruzamento dos campos da história política renovada e da história intelectual, em constante diálogo com a história da cultura. Três grandes núcleos temáticos compõem este projeto: a) Culturas imperiais e circulação de idéias nas Américas (século XIX); b) Identidades culturais e projetos políticos no mundo americano e ibérico; c) Artistas, intelectuais e identidades na América Latina Contemporânea. Integram os diferentes núcleos docentes do Departamento de História da FFLCH da USP, onde o projeto se aloca, e dos Departamentos de História da UNESP nos campi de Assis e Franca, além de pesquisadores em nível de pós-doutorado, doutorado, mestrado e iniciação científica. As atividades e produtos programados compreendem: a realização de seminários internos e de dois seminários abertos internacionais; a publicação de livros, de artigos em revistas científicas e de um livro texto de História da América para uso no ensino fundamental e médio; a manutenção deste site; a constituição de acervos bibliográficos e documentais para incorporação às universidades envolvidas; intercâmbios e parcerias nacionais e internacionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2009 - Atual
A "sólida e estáve monarquia dos trópicos": imagens do Brasil nos Estados Unidos no livro Brazil and the Brazilians - Portrayed in Historical and Descritivve Sketches, de Kidder e Fletcher - 1857
Descrição: O trabalho consiste na análise do livro ?The Brazil and The Brazilians?, publicado em 1857, elaborada a partir das experiências e da pesquisa de dois missionários metodistas: Daniel Parish Kidder e James Fletcher, sobre o Brasil. Percebemos que a publicação é um livro, o que faz com que diversos outros elementos e aspectos apareçam e o diferenciem de um relato de viagem qualquer. O teor do discurso do livro aponta para uma visão positiva sobre o Brasil, propondo-se uma maior abertura e um maior contato dos norte-americanos parea com o país retratado. A análise procura verificar as influências na construção do livro, do discurso que este veicula e das formas como ele retrata o Brasil e seus aspectos sociais, aos norte americanos. Além disto, procuramos observar as articulações que a conjuntura analisada proporcionou para a produção, a recepção e divulgação do livro, dado a boa recepção que a mesma obteve, já que, no período entre 1857 e 1868, foram publicadas 8 edições..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Débora Villela de Oliveira - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2008 - Atual
Trânsitos nas Américas: Viagens e Viajantes (séculos XIX e XX)
Descrição: Descrição: Investigar as viagens que partiram das Américas e as que se dirigiram para o continente, além das realizadas entre os países americanos. Discutir os usos possíveis da documentação referente ao ato de viajar: a materialidade da jornada, as implicações do caráter discursivo dos relatos e a possibilidade de apreensão da sociedade visitada. Observar viagens e viajantes numa perspectiva relacional complexa, identificando desigualdades de poder e a imprevisibilidade resultante do contato..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, D. V.2013 OLIVEIRA, D. V.. Negros, humanidade e religião em Brazil and the Brazilians portrayed in historical and descriptive sketches. PLURA, Revista de Estudos de Religião, v. 4, p. 165-184, 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, D. V.. Apontamentos documentais sobre uma publicação norte-americana sobre o Brasil no século XIX. In: XXVI Simpósio Nacional de História da ANPUH, 2011, São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História - ANPUH. São Paulo: ANPUH - SP, 2011. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, D. V.. 'O olhar de um norte-americano sobre o Brasil: James C. Fletcher e a tradução do Império em 'Brazil and The Brazilians' (1857). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
GONÇALVES, Lívia Magalhães ; BARBOSA, Andresa Oliver ; OLIVEIRA, D. V. ; ROCHA, Gisleni Cristina . Histórias do Futebol. São Paulo: Arquivo Público do Estado de São Paulo, 2010 (Livro).


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, D. V.; ROCHA, R. R. . Regionalização do Espaço Mundial. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

2.
FARIA, J. C. ; OLIVEIRA, D. V. ; TUNINI, M. T. . Fundamentos e Práticas de Ciência e Matemática na Educação Básica II. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

3.
FARIA, J. C. ; OLIVEIRA, D. V. . Fundamentos e Práticas da Educação Básica I. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Fascículo).

4.
FARIA, J. C. ; OLIVEIRA, D. V. . Pressupostos da Área de Ciências da Natureza e Matemática. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

5.
OLIVEIRA, D. V.. 'A Sólida e Estável Monarquia Constitucional': Imagens do Brasil no livro 'Brazil and The Brazilians - portrayed in Historical and Descriptive Sketches' de Kidder e Fletcher, 1857. 2011. (Relatório de pesquisa).

6.
ROCHA, Gisleni Cristina ; OLIVEIRA, D. V. ; BARBOSA, Andresa Oliver . Futebol no Brasil: das origens à popularização. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Exposição Virtual).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Livros e Universidades. 2012. (Simpósio).

2.
Seminário Internacional de Pesquisa Brasileiros e Brasilianistas: uma homenagem à Emília Viotti da Costa. 2012. (Seminário).

3.
VII EPOG - Encontro de Pós Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paul .oe."O olhar de um norte-americano sobre o Brasil: James C. Fletcher e a tradução do Império em "Brazil and The Brazilians" (1857). 2012. (Encontro).

4.
X Encontro da ANPHLAC - Associação dos Professores e Pesquisadores de História das Américas.A Cultura Imperial Norte-Americana e a "Sólida e Estável Monarquia Constitucional" de Kidder e Fletcher, 1857. 2012. (Encontro).

5.
XXVI Simpósio Nacional de História da ANPUH.?The Brazil and The Brazilians?: Apontamentos documentais de uma publicação norte-americana sobre o Brasil no século XIX. 2011. (Simpósio).

6.
Seminários Internos do Projeto Temático Cultura e Política nas Américas - sécs. XIX e XX.A ?sólida e estável monarquia dos trópicos?: imagens do Brasil nos Estados Unidos no livro Brazil and the Brazilians ? Portrayed in Historical and Descritive Sketches, de Kidder e Fletcher ? 1857. 2010. (Seminário).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
OLIVEIRA, D. V.2013 OLIVEIRA, D. V.. Negros, humanidade e religião em Brazil and the Brazilians portrayed in historical and descriptive sketches. PLURA, Revista de Estudos de Religião, v. 4, p. 165-184, 2013.


Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, D. V.. 'O olhar de um norte-americano sobre o Brasil: James C. Fletcher e a tradução do Império em 'Brazil and The Brazilians' (1857). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
FARIA, J. C. ; OLIVEIRA, D. V. . Fundamentos e Práticas da Educação Básica I. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Fascículo).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 14:19:32