Marcela Costa Rocha

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4157530204814295
  • Última atualização do currículo em 15/08/2018


Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Alfenas (2011), Especialização em Educação Matemática Comparada pela Universidade Aberta do Brasil (2014) e Mestrado em Estatística Aplicada e Biometria pela Universidade Federal de Alfenas (2015). Atualmente é professora de Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Câmpus Machado. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcela Costa Rocha
Nome em citações bibliográficas
ROCHA, M. C.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Machado.
Rodovia Machado Paraguaçu Km 03
Santo Antônio
37750000 - Machado, MG - Brasil
Telefone: (35) 32959700
URL da Homepage: http://mch.ifsuldeminas.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2015
Mestrado em Estatística Aplicada e Biometria.
Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.
Título: Testes baseados em correlação canônica para avaliar a consonância de paineis sensoriais,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Eric Batista Ferreira.
Coorientador: Daniel Furtado Ferreira.
2013 - 2014
Especialização em Educação Matemática Comparada. (Carga Horária: 480h).
Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
Título: Influência do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência no interesse dos graduandos em atuar no Ensino Básico.
2007 - 2011
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.
Título: Avaliação Monte Carlo dos testes F da análise de variância e Kruskal-Wallis para dados com erros binomiais.
Orientador: Eric Batista Ferreira.




Formação Complementar


2014 - 2014
Educação e Computação. (Carga horária: 2h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.
2014 - 2014
A formação docente no PIBID para a utilização das TICs. (Carga horária: 2h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.
2013 - 2013
Redação Científica. (Carga horária: 8h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.
2011 - 2011
Uma Introdução à Teoria dos Grafos. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.
2011 - 2011
Monitoria - Inferência Estatística. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.
2011 - 2011
Monitoria - Álgebra II. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.
2010 - 2010
Introdução ao software R. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.
2010 - 2010
Estatística não-paramética aplicadas às C.Humanas. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.
2010 - 2010
Análise Multivariada Aplicada. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
2009 - 2009
Introdução ao Latex. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.
2009 - 2009
Monitoria - Matemática Discreta. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.
2009 - 2009
Monitoria - Estatística Básica. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.
2009 - 2009
Oficina do Matemático. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.
2008 - 2008
Cônicas, Geometria Projetiva e o Geogebra. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2008 - 2008
Uma queixa de Gauss. (Carga horária: 1h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Machado, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do curso Licenciatura em Computação.
08/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Machado, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso Licenciatura em Computação.
02/2017 - Atual
Ensino, Licenciatura em Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Aplicada à Biologia
02/2017 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Básica
08/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Machado, .

Cargo ou função
Membro do NDE - Licenciatura em Matemática.
02/2016 - Atual
Ensino, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Básica
Estatística Experimental
02/2015 - Atual
Ensino, Engenharia Agronômica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Básica
Técnicas e análises experimentais
02/2015 - Atual
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lógica Matemática
03/2014 - Atual
Extensão universitária , Campus Machado, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora de área do PIBID - Subprojeto Computação.
12/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Machado, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Permanente do Pessoal Docente - Campus Machado.
08/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Machado, .

Cargo ou função
Membro NDE - Curso superior de Sistemas em Informação.
02/2013 - Atual
Ensino, Cafeicultura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Básica
Matemática Aplicada
Estatística Experimental
02/2013 - Atual
Ensino, Tecnologia em Alimentos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Aplicada
02/2013 - Atual
Ensino, Zootecnia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Básica
Técnicas e análises experimentais
07/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Machado, .

07/2012 - Atual
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Discreta
Lógica Matemática
Estatística Básica
07/2012 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
02/2013 - 03/2014
Extensão universitária , Campus Machado, .

Atividade de extensão realizada
Professor colaborador do PIBID - subprojeto Computação.

Escola Estadual Doutor Napoleão Salles, EEDNS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 18

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 19


Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20


Eficácia Contábil Ltda, EFICÁCIA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar administrativo, Carga horária: 20


Magazine Luiza SA, ML, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Caixa, Carga horária: 44


Cem Publicidade e Serviços Ltda, CEM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Recebedora nível 3, Carga horária: 44



Linhas de pesquisa


1.
Educação Matemática
2.
Matemática Aplicada
3.
Educação Estatística
4.
Estatística Aplicada
5.
Educação


Projetos de pesquisa


2014 - 2016
Influência do uso da internet no desempenho em Matemática
Descrição: No contexto escolar, a utilização da internet, sobretudo em sala de aula, tem sido um problema bastante relatado por diversos professores. Mesmo que a Internet possa ser considerada um agente facilitador para o aprendizado, por possibilitar o acesso a muitas informações, a mesma oferece uma quantidade considerável de distrações, levando-nos a inferir que sua utilização constante e, principalmente sem supervisão, pode prejudicar o rendimento escolar dos alunos. Isso posto, o estudo pretende investigar as possíveis relações entre uso da internet e o aprendizado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcela Costa Rocha - Coordenador / Thomas Venancio dos Reis - Integrante.
2013 - 2014
Estudo dos efeitos de parcelas perdidas na área experimental via simulação computacional
Descrição: No contexto experimental, a perda de parcelas é uma situação bastante comum e, para realizar as análises dos dados nessa situação, o pesquisador tem as opções de estimar o valor de cada parcela perdida ou utilizar softwares que façam os cálculos sem a necessidade considerar tais parcelas ou estima-las. Embora tais softwares sejam bastante eficientes, sua utilização requer maior especialização por parte do pesquisador, dificultando sua utilização por pesquisadores de áreas aplicadas e em situações de ensino. Vale notar que ambos os métodos têm vantagens e desvantagens e, dessa forma, este projeto tem como objetivo investigar o desempenho das análises estatísticas considerando os dois métodos de tratamento de parcelas perdidas: estimando-a ou realizando os cálculos considerando tal perda. Para tal análise serão realizadas simulações computacionais (simulação Monte Carlo) sob diversas condições (delineamentos experimentais, números de tratamentos, repetições, parcelas perdidas etc.) com o objetivo de propor métodos de análise mais adequados à cada tipo de pesquisa. No contexto experimental, a perda de parcelas é uma situação bastante comum e, para realizar as análises dos dados nessa situação, o pesquisador tem as opções de estimar o valor de cada parcela perdida ou utilizar softwares que façam os cálculos sem a necessidade considerar tais parcelas ou estima-las. Embora tais softwares sejam bastante eficientes, sua utilização requer maior especialização por parte do pesquisador, dificultando sua utilização por pesquisadores de áreas aplicadas e em situações de ensino. Vale notar que ambos os métodos têm vantagens e desvantagens e, dessa forma, este projeto tem como objetivo investigar o desempenho das análises estatísticas considerando os dois métodos de tratamento de parcelas perdidas: estimando-a ou realizando os cálculos considerando tal perda. Para tal análise serão realizadas simulações computacionais (simulação Monte Carlo) sob diversas condições (delineamentos experimentais, números de tratamentos, repetições, parcelas perdidas etc.) com o objetivo de propor métodos de análise mais adequados à cada tipo de pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
Estudo dos hábitos alimentares dos moradores da cidade de Machado-MG: um estudo da percepção sobre a qualidade da sua alimentação e conhecimentos sore alimentação saudável
Descrição: Estudos apontam que a melhora na dieta alimentar pode trazer benefícios à população, melhorando a qualidade de vida, diminuindo as doenças crônicas da idade adulta e, consequentemente, provocando diminuição nos gastos públicos com a saúde. No entanto, estudos indicam que boa parte da população não se alimenta de maneira correta e, dessa forma, a investigação sobre a qualidade alimentar de uma população, a partir de inquéritos dietéticos é importante para a caracterização de padrões alimentares e criação de estratégias que objetivem a educação alimentar da população. Diante do exposto, esse projeto tem por objetivo analisar, por meio de questionários, a dieta alimentar e conhecimentos sobre a adequação da alimentação de adolescentes e adultos, moradores da cidade de Machado-MG, e justifica-se pela necessidade de avaliar o conhecimento da população acerca da Pirâmide Alimentar e sua concepção sobre a qualidade da sua alimentação, pois estes fatores são essenciais para a prática de uma dieta alimentar saudável e que contribua para a qualidade de vida..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Níveis de compreensão gráfica e tipos de apreensão de registros semióticos: um estudo de validação de constructos
Descrição: O projeto busca verificar convergências entre os processos mentais envolvidos na leitura de gráficos, segundo a teoria de Curcio e, na apreensão de representações geométricas, segundo a teoria de Duval...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcela Costa Rocha - Integrante / Érica Valéria Alves - Integrante / Eric Batista Ferreira - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2009 - 2010
Conhecimentos conceituais na solução de problemas em Cálculo Diferencial Integral
Descrição: O presente projeto justifica-se pela constatação das elevadas taxas de retenção nas disciplinas de Cálculo diferencial Integral em cursos superiores, decorrentes de dificuldades de compreensão dos conteúdos da área. Fundamentado na teoria do processamento da informação, tem por objetivo analisar os processos de pensamento dos indivíduos durante a solução de problemas de Cálculo Diferencial Integral, buscando indentificar esquemas e operadores utilizados nesse processo. Para tanto, utilizará o método do "pensar em voz alta" a fim de evidenciar os processos cognitivos envolvidos na atividade de solução de problemas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcela Costa Rocha - Integrante / Érica Valéria Alves - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.


Projetos de extensão


2017 - 2018
Conscientização e combate à violência na Escola Estadual Gabriel Odorico
Descrição: O trabalho buscou conscientizar os alunos da Escola Estadual Gabriel Odorico, no município de Machado - MG, sobre a violência e suas consequências. Para tal, abordou-se o tema sob diversos aspecto com o intuito de esclarecer sobre os tipos de violência existentes (com palestras e estudo de textos), possibilitar a relação do tema abordado com o seu cotidiano (com reflexões e rodas de conversa) e mostrar que a violência pode ser superada (principalmente )..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marcela Costa Rocha - Coordenador / Hudson Mauro Lopes Filho - Integrante / Marcos Felipe Ferreira da Silva - Integrante / Flavio Henrique Silveira - Integrante / Paloma Fernandes dos Santos - Integrante / Emanuel Siqueira Mizael - Integrante / Paulo Sérgio Moreira Júnior - Integrante / Raphael Borges de Souza - Integrante / Rodolfo Speretta - Integrante / Nildson Campos dos Santos Júnior - Integrante.
2016 - 2017
Xadrez: na escola e na vida
Descrição: Muitos alunos da Escola Estadual Paulina Rigotti de Castro, localizada no município de Machado-MG, revelam baixo rendimento escolar, apresentando notas baixas em várias disciplinas (principalmente Português e Matemática). Além disso, a maioria desses alunos é proveniente de bairros muito carentes, que não ofertam opções de atividades saudáveis e, sendo assim, não são raros os relatos de mau comportamento dos mesmos. Diante disso, o desenvolvimento de um projeto que possa contribuir para a melhora do comportamento do aluno quanto seu rendimento escolar pode contribuir de maneira contundente para a formação desses alunos. Nesse sentido, o projeto ?Xadrez: na escola e na vida? mostra-se relevante, visto que tem como objetivo promover desenvolvimento cognitivo e pessoal do aluno através do jogo de xadrez e, para tal, parte da premissa de que para jogar xadrez é necessário o aperfeiçoamento de duas características: disciplina e raciocínio lógico..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Marcela Costa Rocha - Coordenador / Cassiana Ribas da Silva - Integrante / Christopher Lucas de Oliveira Generoso - Integrante / Gilberto Lucas Generoso - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Bolsa / Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Outra.
2014 - 2018
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto: Computação
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (22) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Marcela Costa Rocha - Integrante / Cristina Carvalho de Almeida - Coordenador / Renato Magalhães de Carvalho - Integrante.
2012 - 2013
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto: Computação
Descrição: aplicação de novas tecnologias na educação vem modificando o panorama do sistema educacional e, por isso o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais IFSULDEMINAS Campus Machado, levando em consideração como deve ser uma formação acadêmica consistente, para os discentes do curso de Licenciatura em Computação, futuros professores, pretende que através deste projeto os mesmos vivenciem uma experiência de trabalho interdisciplinar, onde possam colocar em prática toda teoria vista em sala de aula. Independentemente do tipo de organização, a introdução de novas Tecnologias da Informação provoca impactos em diferentes dimensões. Entre os impactos são destacados aqueles relacionados aos aspectos da organização estrutural e os impactos sociais. Diante deste contexto, este projeto pretende preparar o ambiente das escolas e seus profissionais para garantir a integração entre a educação e as TI s, mais pontualmente nas disciplinas de Física e Matemática, numa atitude pró-ativa visando à melhoria na qualidade do processo ensino-aprendizagem. Entretanto, não basta inserir as novas TI s neste processo. Especial atenção deve ser dada a preparação do professor que deve estar ciente não apenas sobre a disponibilidade de tecnologia mas sobretudo sobre as possibilidades de uso das diversas modalidades de comunicação didática. O uso do computador na educação pode ser norteado por três vertentes: o uso de programas tutores que assumem a abordagem educacional de instrução auxiliada pelo computador, o uso de programas tutelados nos quais o aluno passa a ensinar o computador através de instruções computacionais e a utilização do computador como ferramenta que otimiza a execução de atividades diárias. Estas três vertentes deverão ser analisadas para a elaboração da proposta pedagógica pela equipe do projeto para atender as particularidades de cada escola estadual envolvida..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Marcela Costa Rocha - Integrante / Cristina Carvalho de Almeida - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Probabilidade e Estatística.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Educação Estatística.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Modelos Analíticos e de Simulação.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Ferreira, E.B.2012 Ferreira, E.B. ; ROCHA, M. C. ; MEQUELINO, D. B. . Monte Carlo evaluation of the ANOVA's F and Kruskal-Wallis tests under binomial distribution.. Sigmae, v. 1, p. 126-139, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, M. ; MAGALHAES, R. G. L. ; ROCHA, M. C. ; MAKISHI, F. ; CASTILHO, L. R. . Análise do percentual de proteína e cinzas em rações para cães em crescimento. In: 9ª Jornada Científica e Tecnológica do IFSULDEMINAS e 6º Simpósio da Pós-Graduação, 2017, Machado. Anais da 9ª Jornada Científica e Tecnológica do IFSULDEMINAS e 6º Simpósio da Pós-Graduação, 2017.

2.
LIGORI, V. A. ; ROCHA, M. C. ; JORGE, T. B. F. . Comparação de taxas de mortalidade entre as raças Nova Zelândia e Bela Vista (Campus Machado). In: 8ª Jornada Científica e Tecnológica e 5º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 2016, Passos. Anais da Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-graduação do IFSULDEMINAS, 2016. v. 8.

3.
PINTO, L. F. ; GONCALVES, C. P. ; OLIVEIRA, M. A. M. ; ROCHA, M. C. . Experiência com alunos do PIP. In: 7ª Jornada Científica e Tecnológica 4º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 2015, Poços de Caldass. Anais da Jornada Científica e Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 2015. v. 7.

4.
FERREIRA, A. C. ; PEREIRA, L. M. R. ; GRILO, T. A. ; ROCHA, M. C. . Jogos em sala de aula: uma proposta de intervenção. In: 7ª Jornada Científica e Tecnológica e 4º Simpósio de Pós-graduação do IFSULDEMINAS, 2015, Poços de Caldas. Anais da Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-graduação do IFSULDEMINAS, 2015. v. 7.

5.
ROCHA, M. C.; Alves, E.V. . Domínio de conhecimentos conceituais e critérios para a seleção de operadores na solução de problemas de Cálculo Diferencial Integral. In: X Econtro Nacional de Educação Matemática (ENEM), 2010, Salvador, BA. Anais do X ENEM, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LOURENCO, S. C. ; AGUIAR, T. C. ; CARVALHO, K. C. M. ; ROCHA, M. C. ; VILAS BOAS, B. M. . Avaliação das características físicas e químicas de doces de abóbora cremosos comercializados no Mercado Municipal de Poços de Caldas -MG. In: IV Congresso Mineiro de Engenharia de Alimentos, 2018, Lavras. Anais do CMEA 2018, 2018.

2.
JESUS, J. ; SILVA, R. H. ; ROCHA, M. C. . Oficina de produção científica com turmas do 3º ano da Escola Estadual Paulina Rigotti de Castro. In: 9ª Jornada Científica e Tecnológica do IFSULDEMINAS e 6º Simpósio da Pós-Graduação, 2017, Machado. Anais da 9ª Jornada Científica e Tecnológica do IFSULDEMINAS e 6º Simpósio da Pós-Graduação, 2017.

3.
SILVA, C. R. ; GENEROSO, C. L. O. ; GENEROSO, G. L. ; ROCHA, M. C. . Xadrez: na escola e na vida. In: 9ª Jornada Científica e Tecnológica do IFSULDEMINAS e 6º Simpósio da Pós-Graduação, 2017, Machado. Anais da 9ª Jornada Científica e Tecnológica do IFSULDEMINAS e 6º Simpósio da Pós-Graduação, 2017.

4.
Ferreira, E.B. ; ROCHA, M. C. ; BASTOS, R. L. . An alternative of one parameter triangular distribution. In: 55a Reunião da RBRAS e 15a Reunião da RARG, 2010, Florianópolis, SC. Anais da 55a Reunião da RBRAS e 15a Reunião da RARG. Florianópolis, SC: Editora da UFSC, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA, M. C.; BRAGION, M. L. L. . Comparação de métodos para tratamento de parcelas perdidas em delineamento em blocos casualizados via simulação Monte Carlo. In: 58ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria (RBRAS), 2013, Campina Grande. Anais da 58ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria, 2013.

2.
ROCHA, M. C.; CASSIANO, F. R. ; PAMPLONA, A. K. A. ; OLIVEIRA, L. A. ; MORAIS, A. R. . Comparação Monte Carlo de métodos de tratamento de parcelas perdidas em Delineamento Inteiramente Casualizado. In: XI Encontro Mineiro de Estatística, 2012, Ouro Preto. Anais do XI Encontro Mineiro de Estatística, 2012.

3.
Ferreira, E.B. ; ROCHA, M. C. ; MEQUELINO, D. B. . Taxa de erro tipo I dos testes F e Kruskal-Wallis para pequenas amostras binomiais. In: I Semana da Matemática UNIFAL-MG, 2011, Alfenas-MG. Anais da I Semana da Matemática UNIFAL-MG, 2011.

4.
ROCHA, M. C.; Ferreira, E.B. ; Alves, E.V. . Avaliação de registros de representação semiótica das distribuições de frequências em livros didáticos. In: Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2010, Lavras, MG. Anais da Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Lavras, MG: Editora da UFLA, 2010. p. 1-1.

5.
Ferreira, E.B. ; BASTOS, R. L. ; ROCHA, M. C. ; SANTOS, N. P. ; MIRANDA, V. S. . Consumption frequency of chocolate products by young people in Alfenas, Brazil. In: XXV International Biometric Conference, 2010, Florianópolis. Annals of the XXV International Biometric Conference. Florianópolis, SC: Editora da UFSC, 2010.

6.
ROCHA, M. C.. Conhecimentos conceituais na solução de problemas em Cálculo Diferencial Integral. In: V Encontro de Educação Matemática, 2009, Lavras, MG. Anais do V Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
PINTO, L. F. ; SILVA, F. G. ; OLIVEIRA, M. A. M. ; GONCALVES, C. P. ; ROCHA, M. C. . Uso das tecnologias em sala de aula: um relato da experiência com alunos dos 6º e 8º anos de uma escola estadual na cidade de Machado-MG. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
CARVALHO, L. E. M. ; ROCHA, M. C. ; CARVALHO, T. P. ; MUNIZ, J. P. ; LOPES FILHO, H. M. ; QUERINO, D. W. C. ; MACIEL, Y. S. ; GENEROSO, C. L. O. . A utilização do software Geogebra para explicar o teorema de Pitágoras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
ROCHA, M. C.. Desafios no ensino de computação: relato de experiência do PIBID - Computação do IFSULDEMINAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
Ferreira, E.B. ; ROCHA, M. C. ; MEQUELINO, D. B. . Taxa de erro tipo I dos testes F e Kruskal-Wallis para pequenas amostras binomiais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
ROCHA, M. C.; Ferreira, E.B. ; Alves, E.V. . Avaliação de registros de representação semiótica das distribuições de frequências em livros didáticos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
ROCHA, M. C.. Conhecimentos conceituais na solução de problemas em Cálculo Diferencial Integrall. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
ROCHA, M. C.; SILVA, C. R. ; MOREIRA, R. A. . Aplicações de planilhas eletrônicas no processo de ensino-aprendizagem de Matemática e Estatística. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ROCHA, M. C.; Ferreira, E.B. ; Alves, E.V. . Teoria dos Registros de Representação Semiótica: Um estudo dos tratamentos e conversões na Estatística. 2011. (Relatório de pesquisa).

3.
ROCHA, M. C.; Alves, E.V. . Conhecimentos conceituais na solução de problemas em Cálculo Diferencial Integral. 2010. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
REIS, L. R.; ROCHA, M. C.. Participação em banca de Karlmer Abel Bueno Corrêa.Análise da variação temporal dos dados de receptores de sinais de satélite, de navegação e geodésia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

2.
CANGUSSU, M. A. R.; ROCHA, M. C.; CORSINI, F. S.. Participação em banca de Cíntia Rachel Silva Zambalde Domingos.A contribuição do PIBID biologia Campus Machado na formação inicial de professor: Uma visão dos egressos e ex-bolsistas de 2014. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

3.
CAIXETA, I. F.; ANDRADE, P. P.; ROCHA, M. C.. Participação em banca de João Mateus Ferreira.Consorciação do cafeeiro no sistema orgânico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cafeicultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

4.
ALMEIDA, C. C.; SOARES, M. C. F.; ROCHA, M. C.. Participação em banca de Noemi Marcia Alvarenga Mateus.Busca pela valorização profissional dos egressos do curso de Licenciatura em Computação na rede pública de ensino no sul de Minas Gerais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

5.
CANGUSSU, M. A. R.; SOARES, M. C. F.; ROCHA, M. C.. Participação em banca de Rafael Braz de Souza.A visão dos professores e diretores de uma escola pública estadual do município de Machado/Minas Gerais sobre a necessidade de um professor licenciado em computação na escola. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

6.
ALMEIDA, C. C.; ROCHA, M. C.; SOARES, M. C. F.. Participação em banca de Rafael de Freitas Cândido.Formação docente e a contribuição do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para os licenciandos em Computação e Biologia do IFSULDEMINAS câmpus Machado. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

7.
VILAS BOAS, B. M.; ROCHA, M. C.; NACHTIGALL, A. M.. Participação em banca de Raphaella Pereira de Lima.Relação entre (in) segurança alimentar e fatores socioeconômicos de uma comunidade rural do município de Machado-MG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ROCHA, M. C.. A utilização da plataforma Arduino em sala de aula: um estudo de caso. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

2.
ROCHA, M. C.. O uso de testes de comparações múltiplas. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

3.
ROCHA, M. C.. As contribuições da modelagem matemática no contexto de uma sala de aula do 9º ano do ensino fundamental. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

4.
ROCHA, M. C.. As condições de discurso em sala de aula: uma experiência no contexto do PIBID. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

5.
ROCHA, M. C.. A vivência do graduando em Licenciatura em Química no Pró-Bid na cidade de Pouso Alegre - MG. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

6.
ROCHA, M. C.. Mágicas e jogos no Ensino Fundamental: O lúdico como instrumento pedagógico no ensino de Matemática. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

7.
ROCHA, M. C.. Desenvolvendo habilidades de alfabetização científica por meio da experimentação: experiência no contexto do PIBID. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

8.
ROCHA, M. C.. Os mosaicos de Escher e o ensino da geometria. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

9.
ROCHA, M. C.. Conversando sobre Matemática com a terceira idade. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Encontro Interdisciplinar PIBID Machado. 2017. (Encontro).

2.
I Seminário de Conscientização e Combate à Violência. 2017. (Seminário).

3.
Terceiro Seminário Institucional do PIBID e Segundo das Licenciaturas. 2017. (Seminário).

4.
II Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. 2015. (Seminário).

5.
I Jornanda de Computação e Educação do IFSULDEMINAS. 2014. (Outra).

6.
V Enc. Nac. das Licenc. IV Sem, Nac. do PIBID e XI Sem. I.D.. 2014. (Seminário).

7.
I Semana da Matemática.Taxa de erro tipo I dos testes F e Kruskal-Wallis para pequenas amostras binomiais. 2011. (Outra).

8.
IX Encontro Mineiro de Estatística. 2010. (Encontro).

9.
Reunião Regional da SBPC.Avaliação de registros de representação semiótica das Distribuições de Frequência em livros didáticos. 2010. (Outra).

10.
II Seminário Nacional de Formação de Professores. 2009. (Seminário).

11.
V Encontro Mineiro de Educação Matemática.Conhecimentos Conceituais na Solução de Problemas em Cálculo Diferencial Integral. 2009. (Encontro).

12.
IV Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática. 2008. (Congresso).

13.
1º Seminário sobre Formação de Professores. 2007. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROCHA, M. C.. I Encontro Interdisciplinar PIBID Machado. 2017. (Outro).

2.
ROCHA, M. C.. I Seminário de Conscientização e Combate à Violência. 2017. (Outro).

3.
CANGUSSU, M. A. R. ; CORSINI, F. S. ; ROCHA, M. C. ; CARVALHO, R. M. ; FIGUEIREDO, A. B. ; SOARES, M. C. F. . 1º Encontro das Licenciaturas do IFSULDEMINAS e 3º Encontro Institucional do PIBID. 2016. (Outro).

4.
ROCHA, M. C.. Tarde tecnológica. 2016. (Outro).

5.
CANGUSSU, M. A. R. ; CORSINI, F. S. ; ROCHA, M. C. ; ALMEIDA, C. C. ; FIGUEIREDO, A. B. ; SOARES, M. C. F. . II Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Thomas Venancio dos Reis. Relações entre o uso da internet e rendimento escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Marcela Costa Rocha.

Iniciação científica
1.
Cassiana Ribas da Silva. Xadrez: na escola e na vida. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Marcela Costa Rocha.

2.
Gilberto Lucas Generoso. Gilberto Lucas Generoso. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Marcela Costa Rocha.

3.
Christopher Lucas Oliveira Generoso. Xadrez: na escola e na vida. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Marcela Costa Rocha.

Orientações de outra natureza
1.
Jessiane de Fátima Andrade. Monitoria em Técnicas e Análises Experimentais. 2016. Orientação de outra natureza. (Engenharia Agronômica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Marcela Costa Rocha.

2.
Jéssica Cursino Presoto. Monitoria em Estatística Básica. 2016. Orientação de outra natureza. (Engenharia Agronômica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Marcela Costa Rocha.

3.
Roger Henrique Silva. Monitoria em Técnicas e Análises Experimentais. 2016. Orientação de outra natureza. (Engenharia Agronômica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Marcela Costa Rocha.

4.
Viviane Andrade Ligori. Monitoria em Técnicas e Análises Experimentais. 2016. Orientação de outra natureza. (Zootecnia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Marcela Costa Rocha.

5.
Michelli Pereira. Monitoria em Técnicas e Análises Experimentais. 2016. Orientação de outra natureza. (Zootecnia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Marcela Costa Rocha.

6.
Luiz Eduardo Martins de Carvalho. Monitoria em Matemática para 1º ano Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. 2015. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Marcela Costa Rocha.

7.
Hellen Tamara Paiva Cipriano. Monitoria em Matemática para 1º ano Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. 2015. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Marcela Costa Rocha.

8.
Jéssica Venâncio. Monitoria em Lógica Matemática. 2015. Orientação de outra natureza. (Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Marcela Costa Rocha.

9.
Renan da Silva Pinto. Monitoria em Lógica Matemática. 2015. Orientação de outra natureza. (Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Marcela Costa Rocha.

10.
Rafael Sidney Orfão. Monitoria em Matemática para 1º ano Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. 2015. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Marcela Costa Rocha.

11.
Rafael Sdiney Orfão. Monitoria em Matemática para 1º ano Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. 2014. Orientação de outra natureza. (Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Marcela Costa Rocha.

12.
Ayla Maria Ferreira Silva Dias. Monitoria em Experimentação Agrícola. 2014. Orientação de outra natureza. (Cafeicultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Marcela Costa Rocha.

13.
Marcelo Aparecido Moreira. Monitoria em Matemática para 1º ano Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. 2014. Orientação de outra natureza. (Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Marcela Costa Rocha.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
ROCHA, M. C.; SILVA, C. R. ; MOREIRA, R. A. . Aplicações de planilhas eletrônicas no processo de ensino-aprendizagem de Matemática e Estatística. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 7:19:46