Lizbeth Oliveira de Andrade

Bolsista de Mestrado do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7237309289468220
  • Última atualização do currículo em 24/05/2014


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Campus de Marília (2012), atuando como bolsista ou voluntária em projetos que envolvem, principalmente, os seguintes temas: estratégias de leitura e escrita, formação do leitor, literatura infantil, contação de histórias, leitura, orientação profissional e inclusão social. Realizou o Trabalho de Conclusão de curso sob orientação da Drª Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto e coorientação do Dr. Cláudio Roberto Brocanelli, cujo título é: Literatura infantil e as narrativas dos contos: ferramentas para a formação da atividade criadora e imaginação na infância. Membro dos grupos de pesquisa "Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação" cujos líderes são Dr. Dagoberto Buim Arena e Drª. Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto e "Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural" sob liderança da Drª Sueli Guadalupe de Lima Mendonça e Drª Suely Amaral Mello. Mestranda em educação pela Universidade Estadual Paulista ( Unesp) - Campus de Marília, na linha de pesquisa Teoria e praticas pedagógicas, sob orientação da Drª Cyntia G.G. S. Girotto. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lizbeth Oliveira de Andrade
Nome em citações bibliográficas
ANDRADE, L. O.


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Graduação em pedagogia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Literatura infantil e as narrativas dos contos: ferramentas para a formação da atividade criadora e imaginação na infância.
Orientador: Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto.
2005 - 2007
Ensino Médio (2º grau).
E.E. Lydia Helena Frandsen Sthur.
1997 - 2004
Ensino Fundamental (1º grau).
Instituto Noroeste de Birigui da Igreja Metodista.


Formação Complementar


2014 - 2014
Minicurso de formação literária:'Poemas escolhido. (Carga horária: 9h).
Oficinais Culturais Tarsila do Amaral.
2013 - 2013
Estudos de literatura e sociedade- novas vivências. (Carga horária: 30h).
Oficina Cultural Tarsila do Amaral.
2013 - 2013
A Filosofia e a literatura como pensamento e ação. (Carga horária: 3h).
Oficina Cultural Tarsila do Amaral.
2013 - 2013
Literatura contemporânea- escrita criativa. (Carga horária: 3h).
Oficina Cultural Tarsila do Amaral.
2012 - 2012
A teoria da atividade e o ensino de humanidades.. (Carga horária: 4h).
UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília.
2012 - 2012
Questão de método em Vigotski. (Carga horária: 4h).
UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília.
2012 - 2012
CONTRIBUIÇÕES DA ARTE E DA FILOSOFIA PARA A FORMAÇ. (Carga horária: 4h).
UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília.
2011 - 2011
Extensão universitária em Conta- contos: formação de leitores e contadores.. (Carga horária: 60h).
UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília.
2011 - 2011
Extensão universitária em Ler e contar para transformar. (Carga horária: 60h).
UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília.
2011 - 2011
História da Arte a partir da Coleção do MASP. (Carga horária: 4h).
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand.
2011 - 2011
Desvelando o espaço geográfico com embalagens. (Carga horária: 4h).
UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília.
2011 - 2011
Práticas de mediação da leitura na ed. Infantil. (Carga horária: 4h).
UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília.
2011 - 2011
Criança e literatura. (Carga horária: 20h).
Unesp Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente.
2011 - 2011
Desempenho acadêmico no ensino superior. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho.
2010 - 2010
Autismo e a inclusão escolar. (Carga horária: 4h).
UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília.
2010 - 2010
Democratização da Educação. (Carga horária: 3h).
UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília.
2010 - 2010
A prática pedagógica da Teoria Histórico-Cultural. (Carga horária: 4h).
UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília.
2010 - 2010
Educação Humanistica. (Carga horária: 8h).
UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília.
2008 - 2008
Extensão universitária em Ler e contar para transformar. (Carga horária: 32h).
UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília.
2008 - 2008
pedagogia. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2008 - 2008
EJA e a contação de histórias. (Carga horária: 4h).
UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília.
2008 - 2008
Modelagem matemática e Educação de Jovens e Adulto. (Carga horária: 4h).
UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília.
2008 - 2008
A utilização de obejtos no ensino de matemática. (Carga horária: 4h).
UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília.
2008 - 2008
Grupo de estudos e pesquisa NUDHUC. (Carga horária: 32h).
Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho.


Atuação Profissional



UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, UNESP- FFC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: estudante de graduação, Enquadramento Funcional: estudante


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Atividades

2011 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de extensão Orientação Profissional: Universidade ajuda os jovens a encontrarem caminhos profissionais..
2008 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, .

Atividade de extensão realizada
LEITURA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: JANELAS AO SONHO E À REFLEXÃO.
09/2010 - 11/2010
Estágios , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, .

Estágio realizado
Estágio realizado em escola municipal de Marília na educação infantil..
08/2010 - 10/2010
Estágios , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, .

Estágio realizado
Estágio em gestão realizado em escola estadual de Birigui..
07/2010 - 08/2010
Estágios , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, .

Estágio realizado
Estágio de gestão realizado na Diretoria de Ensino de Birigui..
04/2010 - 06/2010
Estágios , Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, .

Estágio realizado
Estágio realizado em escola estadual de Marília, no prmeiro ciclo do ensino fundamental.


Projetos de pesquisa


2011 - 2012
LER E COMPREENDER: AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA COM LIVROS DO PROGRAMA NACIONAL DE BIBLIOTECA NA ESCOLA UMA POLÍTICA PÚBLICA PARA FORMAÇÃO DE LEITORES AUTÔNOMOS

Descrição: Com os resultados do PISA, detectou-se pelo mundo uma crescente preocupação com as relações estabelecidas entre os leitores e o material escrito, em especial, o Livro de Literatura, e a compreensão do lido. No entanto, apesar de todo o investimento em programas de fomento à leitura, por parte do governo, as políticas públicas de Formação de Leitores não estão atingindo seus objetivos de formar leitores qualitativamente melhores. O projeto ora proposto é o desdobramento de uma pesquisa de Políticas públicas financiada pela FAPESP e CNPq, de 2006 a 2010, como parte das atividades do CELLIJ (Centro de Estudos em Leitura, Literatura Infantil e Juvenil) e do Grupo de Pesquisa PROLEAO - Processos de Leitura e Escrita: Apropriação e Objetivação - que diagnosticou, entre outras coisas, que os livros de literatura infantil não circulam nas escolas e que os professores sentem dificuldade de ensinar seus alunos a lerem. Consequentemente, essas crianças decodificam, mas não compreendem o que leem. Diante de tais constatações, este projeto tem por principal objetivo verificar como os livros do Programa Nacional de Biblioteca na Escola (PNBE) podem aliar-se à metodologia de estratégias de compreensão leitora para transformar alunos de séries iniciais do Ensino Fundamental (1º. ao 5º. ano) de Presidente Prudente e Marília (Estado de São Paulo - Brasil) em leitores autônomos. A matriz metodológica configura-se em dois momentos distintos: a) Verificar quais livros de literatura infantil do Programa Nacional de Biblioteca na Escola existem nas escolas dos dois municípios; como estão organizados; como circulam e como são utilizados nas relações entre os agentes escolares, bem como identificar o acesso para além do universo escolar. Um segundo momento, será o de aliar os livros do PNBE quanto a dois aspectos: à estrutura do texto narrativo e à estratégia de compreensão leitora, por meio de análises dos livros e elaboração de atividades para o ensino das estratégias..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Lizbeth Oliveira de Andrade - Integrante / Cyntia Graziela Guizellim Simões Girotto - Integrante / Dagoberto Buim Arena - Integrante / Renata Junqueira de Souza - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2011 - 2011
"Leitura e Contação de Histórias: janelas ao sonho e a reflexão"

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Lizbeth Oliveira de Andrade - Integrante / Priscila Rodrigues Sonsim - Integrante / Cyntia Graziela Guizellim Simões Girotto - Coordenador / Isadora Chicarelli Amaro da Silva - Integrante / Yngrid Karolline Mendonça - Integrante.
2010 - 2010
Crianças, leitoras e literatura: a ação dos mediadores o aprendizado da linguagem escrita

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Lizbeth Oliveira de Andrade - Integrante / Cyntia Graziela Guizellim Simões Girotto - Coordenador.
Financiador(es): Fundação para o Desenvolvimento da UNESP - Auxílio financeiro.
2008 - 2012
Atividades de leitura e escrita à luz da teoria Histórico-Cultural

Descrição: Este projeto objetiva realizar estudos teórico-práticos em torno da temática do ensinar e aprender a ler e a escrever à luz da Teoria Histórico- Cultural, buscando compreender as contribuições dos autores ligados a esta teoria acerca do desenvolvimento humano e mais especificamente da linguagem na perspectiva de estabelecer diretrizes paea as práticas educativas de leitura e escrita na escola da infência (0-10 anos)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Lizbeth Oliveira de Andrade - Integrante / Cyntia Graziela Guizellim Simões Girotto - Coordenador.
2008 - 2009
Atividades de leitura literária: mediações para o aprendizado da leitura e da escrita (PROGRAD - FUNDUNESP)

Descrição: Trata-se de projeto vinculado ao Núcleo de Ensino que têm como objetivo contribuir para a a formação inicial e continuada de professores no campo da literatura infantil, criando condições para que possam: refletir e organizar práticas pedagógicas, intencionalmente planejadas, dirigidas à ampla formação da inteligência e da personalidade infantis, considerando as atividades de leitura literária, decorrentes da literatura infantil ; valorizar o seu papel de mediador e de exemplo de atitudes e de ações para as crianças quando lê ou conta histórias e, acima de tudo, quando lhes dá a possibilidade de serem protagonistas ativas do momento da rotina diária com a literatura infantil no âmbito educacional; e explicitar procedimentos pedagógicos que poderão servir ao desenvolvimento de atividades de leitura literária mediadoras à apropriação da leitura e da escrita; contribuindo para que repensem o papel da literatura infantil como meio propício para motivar a atividade e, por meio dela, a formação e o uso de capacidades especificamente humanas na infância, sendo planejada e pensada como recurso lúdico e pedagógico a um só tempo. (CARGA HORÁRIA DE 432 hs).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Lizbeth Oliveira de Andrade - Integrante / Cyntia Graziela Guizellim Simões Girotto - Coordenador.
Financiador(es): Fundação para o Desenvolvimento da UNESP - Auxílio financeiro.
2008 - 2009
Atividades de leitura literária: mediações para o aprendizado da leitura e da escrita

Descrição: Trata-se de projeto vinculado ao Núcleo de Ensino que têm como objetivo contribuir para a formação inicial e continuada de professores no campo da literatura infantil, criando condições para que possam: refletir e organizar práticas pedagógicas, intencionalmente planejadas, dirigidas à ampla formação da inteligência e da personalidade infantis, considerando as atividades de leitura literária, decorrentes da literatura infantil ; valorizar o seu papel de mediador e de exemplo de atitudes e de ações para as crianças quando lê ou conta histórias e, acima de tudo, quando lhes dá a possibilidade de serem protagonistas ativas do momento da rotina diária com a literatura infantil no âmbito educacional; e explicitar procedimentos pedagógicos que poderão servir ao desenvolvimento de atividades de leitura literária mediadoras à apropriação da leitura e da escrita; contribuindo para que repensem o papel da literatura infantil como meio propício para motivar a atividade e, por meio dela, a formação e o uso de capacidades especificamente humanas na infância, sendo planejada e pensada como recurso lúdico e pedagógico a um só tempo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Lizbeth Oliveira de Andrade - Integrante / Paula Stephany de Camargo da Silva - Integrante / Priscila Rodrigues Sonsim - Integrante / Thais Barbosa Passos - Integrante / Thaís Julia Rodrigues - Integrante / Cyntia Graziela Guizellim Simões Girotto - Coordenador.
Financiador(es): Fundação para o Desenvolvimento da UNESP - Bolsa.



Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BROCANELLI, C. R.2013BROCANELLI, C. R. ; GIROTTO, C. G. G. S. ; ANDRADE, L. O. . A EDUCAÇÃO COMO EXPERIÊNCIA A PARTIR DE HISTÓRIAS LIDAS E CONTADAS: MOMENTOS DE (RE) CRIAÇÃO DA INFÂNCIA. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 01, p. 01-15, 2013.

2.
BROCANELLI, C. R.2011BROCANELLI, C. R. ; ANDRADE, L. O. . O NARRADOR DE WALTER BENJAMIN E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: (duas) CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ATUAL. Colloquium Humanarum, v. 08, p. 759-766, 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BROCANELLI, C. R. ; ANDRADE, L. O. . ' O NARRADOR' DE WALTER BENJAMIM E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: (DUAS) CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ATUAL. In: XVI Encontro de pesquisa e Institucional e Iniciação Científica (ENAPI) no Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2011), 2011, Presidente Prudente. ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão., 2011. v. 1. p. 759-766.

2.
ANDRADE, L. O. ; SONSIM, Priscila Rodrigues ; GIROTTO, C.G.G.S. . LEITURA E INCLUSÃO SOCIAL UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS. In: VI SEMINÁRIO DE DIREITOS HUMANOS DO SÉCULO XXI & IV ENCONTRO DE DIREITOS HUMASNOS DA UNESP, 2010, Marília. Seminário Direitos Humanos no século XXI (UNESP), 2010. p. 1-8.

3.
SONSIM, Priscila Rodrigues ; ANDRADE, L. O. ; GIROTTO, C.G.G.S. . O direito à leitura como forma de inclusão social: extratégias para a formação do leitor.. In: IX CONCRESO INTERNACIONAL DE SALUD MENTAL Y DERECHOS HUMANOS, 2010, Buenos Aires. IX CONCRESO INTERNACIONAL DE SALUD MENTAL Y DERECHOS HUMANOS, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GONÇALVES, C.G. ; GIROTTO, C.G.G.S. ; BARROSO, D.F. ; SILVA, I.C.A. ; ANDRADE, L. O. ; SONSIM, Priscila Rodrigues ; SANTOS, T.C. dos ; MENDONÇA, Y.K. . ESTRATÉGIAS DE LEITURA: UMA AÇÃO MEDIADORA PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR AUTÔNOMO. In: 10ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2011, Marília. 10ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2011. p. 1-8.

2.
GONÇALVES, C.G. ; GIROTTO, C.G.G.S. ; BARROSO, D.F. ; SILVA, I.C.A. ; ANDRADE, L. O. ; SONSIM, Priscila Rodrigues ; SANTOS, T.C. dos ; MENDONÇA, Y.K. . BARÃO-TU, PÃO BICHOPA E TODOS OS TRONSMONS- O DESPERTAR DA IMAGINAÇÃO E FORMAÇÃO DO(A) LEITOR(A) MIRIM POR MEIO DE LEITURAS E CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS.. In: 10ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2011, Marília. 10ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2011. p. 1-7.

3.
ANDRADE, L. O. ; RODRIGUES, Thaís Julia ; Paula Stephany de Camargo da Silva ; SONSIM, Priscila Rodrigues ; GIROTTO, C.G.G.S. . A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOS (DAS) PROFESSORES (AS): USO DE LEITURA INFANTIL E CONTOS COMO ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA.. In: 13ª JORNADA PEDAGÓGICA- Formação do pedagogo e da Pedagoga: pressupostos e perspectivas., 2010, Marília. 13ª JORNADA PEDAGÓGICA- Formação do pedagogo e da Pedagoga: pressupostos e perspectivas., 2010. p. 1-8.

4.
ANDRADE, L. O. ; Paula Stephany de Camargo da Silva ; SONSIM, Priscila Rodrigues ; PASSOS, Thais Barbosa ; RODRIGUES, Thaís Julia ; GIROTTO, C.G.G.S. . Mediações para o aprendizado da leitura e da escrita. In: 9ª Jornada do núcleo de ensino de Marília, 2010, Marília. 9ª Jornada do núcleo de ensino de Marília, 2010. p. 1-8.

Artigos aceitos para publicação
1.
BROCANELLI, C. R. ; GIROTTO, C.G.G.S. ; ANDRADE, L. O. . A educação como experiência a partir de histórias lidas e contadas: momentos de (re) criação da infância'. Revista de Educação PUC-Campinas, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
ANDRADE, L. O. . A importância da contação de histórias na socialização. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ANDRADE, L. O. . Contação de Histórias- Quem conta um conto aumenta um ponto: contribuições das Narrativas de histórias na atualidade.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SILVA, I.C.A. ; ANDRADE, L. O. ; MENDONÇA, Y.K. ; SONSIM, Priscila Rodrigues ; VILAR, L.P. . TREM MÁGICO, BAÚ DOS TESOUROS, COLCHA DE RETALHOS E CAIXAS QUE CONTAM HISTÓRIAS: RECURSOS MATERIAIS E DIDÁTICOS QUE AUXILIAM NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA LEITORA.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
BROCANELLI, C. R. ; ANDRADE, L. O. . O NARRADOR DE WALTER BENJAMIN E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: (DUAS) CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ATUAL.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
GONÇALVES, C.G. ; GIROTTO, C.G.G.S. ; BARROSO, D.F. ; SILVA, I.C.A. ; ANDRADE, L. O. ; SONSIM, Priscila Rodrigues ; SANTOS, T.C. dos ; MENDONÇA, Y.K. . ESTRATÉGIAS DE LEITURA: UMA AÇÃO MEDIADORA PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR AUTÔNOMO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
GONÇALVES, C.G. ; GIROTTO, C.G.G.S. ; BARROSO, D.F. ; SILVA, I.C.A. ; ANDRADE, L. O. ; SONSIM, Priscila Rodrigues ; SANTOS, T.C. dos ; MENDONÇA, Y.K. . BARÃO-TU, PÃO BICHOPÂ E TODOS OS TRONSMONS- O DESPERTAR DA IMAGINAÇÃO E FORMAÇÃO DO(A) LEITOR(A) MIRIM POR MEIO DE LEITURAS E CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
ANDRADE, L. O. ; GIROTTO, C.G.G.S. . CRIANÇA LEITORA, JOVEM LEITOR: O DEPERTAR PARA O GOSTO DA LEITURA LITERÁRIA.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
ANDRADE, L. O. ; GIROTTO, C.G.G.S. . Criança Leitora, Joven leitor: o despertar para o gosto da leitura literária.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ANDRADE, L. O. ; GIROTTO, C.G.G.S. . Literatura Infantil e Contos na articulação da criança leitora. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SILVA, I.C.A. ; ANDRADE, L. O. ; GIROTTO, C.G.G.S. ; BARROSO, D.F. ; GONÇALVES, C.G. . HORA DO CONTO: CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO DE LEITORES AUTÔNOMOS E O DESPERTAR DA IMAGINAÇÃO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
BROCANELLI, C. R. ; ANDRADE, L. O. . ' O NARRADOR ' DE WALTER BENJAMIM E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS (duas) CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ATUAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ANDRADE, L. O. ; Paula Stephany de Camargo da Silva ; SONSIM, Priscila Rodrigues ; PASSOS, Thais Barbosa ; RODRIGUES, Thaís Julia ; GIROTTO, Cyntia Graziela Guizelim Simões . MEDIAÇÕES PARA O APRENDIZADO DA LEITURA E ESCRITA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ANDRADE, L. O. ; SONSIM, Priscila Rodrigues ; GIROTTO, Cyntia Graziela Guizelim Simões . LEITURA E INCLUSÃO SOCIAL UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
ANDRADE, L. O. ; RODRIGUES, Thaís Julia ; SONSIM, Priscila Rodrigues ; GIROTTO, Cyntia Graziela Guizelim Simões ; Paula Stephany de Camargo da Silva . A IMPORTANCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOS(AS) PROFESSORES(AS): uso de literatura infantil e contos como estratpegias para o ensino de leitura e escrita.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SONSIM, Priscila Rodrigues ; ANDRADE, L. O. ; GIROTTO, C.G.G.S. . O direito à leitura como forma de inclusão social: extratégias para a formação do leitor.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
ANDRADE, L. O. . Literatura infantil e as narrativas dos contos: ferramentas para a formação da atividade criadora e imaginação na infância. Marília: Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2012 (Trabalho de conclusão de curso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
A Filosofia e a literatura como pensamento e ação. 2013. (Outra).

2.
Literatura contemporânea- escrita criativa na formação de leitores. 2013. (Outra).

3.
Estudos de Literatura e Sociedade- novas vivências literáriS. 2013. (Outra).

4.
Estudos de Literatura e Sociedade- novas vivências literáriS. 2013. (Outra).

5.
I Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico Cultural e 11ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília. 2012. (Congresso).

6.
XIV Jornada Pedagógica.TREM MÁGICO, BAÚ DOS TESOUROS, COLCHA DE RETALHOS E CAIXAS QUE CONTAM HISTÓRIAS: RECURSOS MATERIAIS E DIDÁTICOS QUE AUXILIAM NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA LEITORA.. 2012. (Outra).

7.
XXIII Congresso de Iniciação Cientifica da Unesp. Literatura infantil e contos na articulação da criança leitora. 2011. (Congresso).

8.
I Congresso Internacional do grupo de Pesquisa. CRIANÇA LEITORA, JOVEM LEITOR: O DESPERTAR PARA O GOSTO DA LEITURA LITERÁRIA.. 2011. (Congresso).

9.
XIX Seminário de Iniciação Científica da UFOP.HORA DO CONTO: CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO DE LEITORES AUTÔNOMOS E O DESPERTAR DA IMAGINAÇÃO.. 2011. (Seminário).

10.
Curso Introdutório à História da Arte a partir da Coleção do MASP. 2011. (Oficina).

11.
Desvendando o espaço geografico a partir de rótulos de embalagens. 2011. (Oficina).

12.
Práticas de mediação da leitura na educação infantil. 2011. (Oficina).

13.
Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE 2011), VIII ENAENS, XVI ENAPI e IX ENAEXT.O NARRADOR DE WALTER BENJAMIM E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: (DUAS) CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ATUAL. 2011. (Encontro).

14.
I Ciclo de Palestras - Formação de Professores, " Saberes de referência da profissão docente e lugar de sua produção: alguns aspectos.. 2011. (Outra).

15.
10ª Jornada do núcleo de ensino de Marília.ESTRATÉGIAS DE LEITURA: UMA AÇÃO MEDIADORA PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR AUTÔNOMO.. 2011. (Outra).

16.
I Ciclo de debates "Crianças e literatura: o ensino das Estratégias de Leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental". 2011. (Outra).

17.
VI SEMINÁRIO DE DIREITOS HUMANOS DO SÉCULO XXI & IV ENCONTRO DE DIREITOS HUMANOS DA UNESP.LEITURA E INCLUSÃO SOCIAL EM RELATO DE EXPERIÊNCIAS. 2010. (Seminário).

18.
VI SEMINÁRIO DE DIREITOS HUMANOS DO SÉCULO XXI & IV ENCONTRO DE DIREITOS HUMANOS DA UNESP. 2010. (Seminário).

19.
AUTISMO E INCLUSÃO ESCOLAR. 2010. (Oficina).

20.
A PRÁTICA PEDAGÓGICA A LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: ALGUMAS EXPERIÊNCIAS. 2010. (Oficina).

21.
Educação Humanista: o homem concreto na sua inteireza. 2010. (Oficina).

22.
DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO. 2010. (Oficina).

23.
9ª JORNADA DO NÚCLEO DE ENSINO DE MARÍLIA- ensino e aprendizagem como processos humanizadores: propostas da teoria histórico-cultural para a educação básica..MEDIAÇÕES PARA O APRENDIZADO DA LEITURA E DA ESCRITA. 2010. (Outra).

24.
A Literatura Infantil em Portugal. 2010. (Outra).

25.
13ª JORNADA PEDAGÓGICA- Formação do Pedagogo e da Pedagoga: pressupostos e perspectivas..A IMPORTANCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOS(AS) PROFESSORES(AS): uso de literatura infantil como estratégias para o ensino de leitura e escrita.. 2010. (Outra).

26.
13ª JORNADA PEDAGÓGICA- Formação de Pedagogo e da Pedagoga: pressupostos e perspectivas. 2010. (Outra).

27.
9ª JORNADA DO NÚCLEO DE ENSINO DE MARÍLIA- Ensino e aprendizagem como processos humanizadores: propostas da teoria histórico-cultural para a educação básica.. 2010. (Outra).

28.
Palestra Internacional- A Literatura Infantil em Portugal. 2010. (Outra).

29.
7º Encontro do PEJA E 5º Seminário Regional de EJA- Memórias e histórias de vida: interfaces com a aprendizagem. 2009. (Encontro).

30.
V Seminario Direitos Humanos no século XXI E VII Semana da Mulher. 2008. (Seminário).

31.
VI Seninário do Trabalho; trabalho, economia e educação no século XXI. 2008. (Seminário).

32.
II Seminário Científico: Teoria Política do Socialismo- Marximo e movimentos sociais na virada do milênio. 2008. (Seminário).

33.
Modelagem matemática e Educação de Jovens e Adultos.. 2008. (Oficina).

34.
A utilização de objetos de aprendizagem no ensino de Matemática. 2008. (Oficina).

35.
VI Encontro do PEJA e IV Encontro Regional de EJA. 2008. (Encontro).

36.
XII Jornada Pedagogica- Tecnologia e Educação: um olhar crítico. 2008. (Outra).

37.
Educação de jovens e adultos e a contação de histórias: o que as caixas contam; durante o VI Encontro do PEJA e IV Encontro de EJA. 2008. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANDRADE, L. O. . Feira de profissões 2012. 2012. (Exposição).

2.
ANDRADE, L. O. . Feira de profissões 2011. 2011. (Exposição).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
BROCANELLI, C. R. ; GIROTTO, C.G.G.S. ; ANDRADE, L. O. . A educação como experiência a partir de histórias lidas e contadas: momentos de (re) criação da infância'. Revista de Educação PUC-Campinas, 2013.



Outras informações relevantes


Foi estagiária voluntária no Berçário Municipal Mãe Cristina na cidade de Marília durante o ano de 2008, neste teve a oportunidade de acompanhar o projeto da pedagoga Creuza Prates Galindo Soares intitulado  Meu Broto de Leitura... Leitura de Histórias, Contos, Poesias... para bebês . O mesmo  foi um dos cinco finalistas do Prêmio Viva Leitura em 2008, que é uma iniciativa do Minestério da Educação (MEC), e inaugurou a Bebeteca Lu Martinez.
 Em 2008 ainda, foi bolsista BAEE I  no Nucléo de Direitos Humanos e Cidadania,  com orientação da Profª. Drª Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo.
 Em 2009  foi bolsista BAAE I sob orientação da Profª. Drª. Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto , com o projeto "Atividades de leitura literária" , totalizando 432 horas aula de atividades.  No ano de 2010 com bolsa da Pró-Reitoria de Extenção Universitária (PROEX),  sob orientação da Profª. Drª. Cyntia G.G.S. Girotto, participou como colaboradora do Projeto: "Crianças, leitura e literatura: a ação dos mediadores, com carga horária de 432 horas aula. 
  Desde fevereiro de 2011 é  voluntária na Associação Klinica da Alegria com presidência e fundação de Rafael Augusto Kwiatkoski Vieira, na Santa Casa de Misericórdia  de Marília, que promove trabalhos de estimulação buscando sempre pelas potêncialidades  dos pacientes da mesma  por meio de brincadeiras, conversas, histórias, músicas, etc. O objetivo central é proporcionar momentos agradáveis  aos pacientes, estando estes  livres para aceitar ou não as visitas em seus leitos, possibilitando momentos de escolhas em um local onde são submetidos a muitas normas.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 30/07/2014 às 4:01:18