Fabiola Colombani Luengo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6794821251520314
  • Última atualização do currículo em 17/08/2018


Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP/Assis (2000), especialização em Psicologia Escolar e Educacional pelo CFP - Conselho Federal de Psicologia (2008), mestrado em Psicologia pela UNESP/Assis (2009), na linha de Infância e Realidade Brasileira, doutorado em Educação pela UNESP/Marília, na linha Psicologia da Educação: Processos Educativos e Desenvolvimento Humano, financiado pela CAPES e pós-doutorado pela UNESP/ Marília financiado pela CAPES/PNPD. Tem experiência em docência e tutoria a distância e nos cursos presenciais de Psicologia, Serviço Social, Pedagogia, Gestão Financeira, Gestão da Produção Industrial, Marketing e Ciências Contábeis nas disciplinas: História da Psicologia, Psicologia Sócio-Interacionista, Psicologia Construtivista, Psicologia Escolar, Educação Inclusiva, Psicologia do Desenvolvimento, Teorias da Aprendizagem, Orientação de TCC, Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas. É membro da Associação do Fórum de Educação Infantil, do Núcleo Medicalização do Social no Contemporâneo, membro do GEPEES (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Ética e Sociedade) e do grupo de pesquisa Desenvolvimento sociomoral de crianças e adolescentes. Atualmente é coordenadora e docente do curso de Psicologia da Faculdade Católica Paulista, psicóloga do NUAP (Núcleo de Atendimento Psicológico) da mesma faculdade e Psicóloga efetiva da ESF da Prefeitura Municipal de Campos Novos Paulista. Tem experiência na área de Psicologia Social, Clínica e Educacional, com ênfase em Infância,Educação e Família, atuando e pesquisando principalmente nos seguintes temas: psicologia escolar e da aprendizagem, medicalização, ética, moral e educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fabiola Colombani Luengo
Nome em citações bibliográficas
COLOMBANI, Fabiola

Endereço


Endereço Profissional
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA, Câmpus de Marília.
Av. Hygino Muzzi Filho, 737
Mirante
17525000 - Marília, SP - Brasil
Telefone: (14) 34021336
Ramal: 4
URL da Homepage: fabicolombani@hotmail.com


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Educacao.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Medicalização escolar e o processo normatizador da coação adulta: a era da palmatória química em uma sociedade hiperativa, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Raul Aragão Martins.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Medicalização; ESCOLA; Moralidade; Educação Básica.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2007 - 2009
Mestrado em Psicologia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A Vigilância Punitiva:a postura dos educadores no processo de patologização e medicalização da infância,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Elizabeth Piemonte Constantino.
Palavras-chave: Patologização; Medicalização; educação infantil; indisciplina.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2008 - 2009
Especialização em Psicologia Escolar e Educacional.
Conselho Federal de Psicologia, CFP, Brasil.
Título: A Atuação do Psicólogo na Área Escolar e Educacional..
1995 - 2000
Graduação em Psicologia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Morte: sono sem sonhos? A atuação do psicólogo frente ao paciente terminal.
Orientador: DRa Célia de Carvalho Ferreira Penço.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2016 - 2017
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.


Formação Complementar


2017 - 2017
Pesquisa de Pós-Doutorado PNPD/CAPES. (Carga horária: 90h).
Universidad de Buenos Aires, UBA, Argentina.
2008 - 2009
Especialização em Psicologia Escolar e Educacional.
Conselho Federal de Psicologia, CFP, Brasil.
2008 - 2008
Inglês.
Fisk, FISK, Brasil.
2006 - 2006
Violência e contemporaneidade:aspectos sociais e i. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2006 - 2006
Políticas Públicas de Atendimento à infância no Br. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Análise do Comportamento Em Psicologia. (Carga horária: 36h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Casos Clínicos Em Psicoterapia de Orientação Behav. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Neurobiologia das Doenças Mentais. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Espanhol Para Principiantes. (Carga horária: 44h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1997 - 1997
Introdução à Teoria Junguiana. (Carga horária: 8h).
Faculdade de Ciências e Letras de Assis, FCLAS, Brasil.
1997 - 1997
Terapia Racional Emotiva Comportamental. (Carga horária: 4h).
Faculdade de Ciências e Letras de Assis, FCLAS, Brasil.
1997 - 1997
Atenção Psicossocial no Hospital Psiquiátrico. (Carga horária: 4h).
Faculdade de Ciências e Letras de Assis, FCLAS, Brasil.
1996 - 1996
Psicologia Organizacional: desenv. e crises. (Carga horária: 8h).
Faculdade de Ciências e Letras de Assis, FCLAS, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em XX Semana de Psicologia: Prisma: Psicologias/Foco. (Carga horária: 43h).
Universidade de Marília, UNIMAR, Brasil.
1995 - 1995
II Curso de Cuidados com pacientes Oncológicos. (Carga horária: 8h).
Associação de Combate ao Cancêr de Marília e Região, ACCMR, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Católica Paulista, FACAP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente e Tutora de Ensino a Distância, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora e Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Atua como Coordenadora do Curso de Psicologia , Coordenadora Adjunta do Curso de Gestão da Produção Industrial e professora.

Atividades

02/2017 - Atual
Ensino, Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Organizacional
02/2017 - Atual
Ensino, Gestão Financeira, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Organizacional
02/2016 - Atual
Direção e administração, Faculdade Católica Paulista, .

Cargo ou função
Conselho do Curso de Psicologia.
02/2016 - Atual
Ensino, Gestão da Produção Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Organizacional
02/2016 - Atual
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Organizacional
Gestão de Pessoas
02/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Católica Paulista, .

Cargo ou função
Conselho do Curso de Psicologia.

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 12

Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: ESTAGIÁRIO, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO, Carga horária: 20

Atividades

05/2014 - 07/2014
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação - 75h/a - Diurno e Noturno
05/2014 - 07/2014
Ensino, Abi - Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação - 60h/a
03/2012 - 06/2012
Ensino, Abi - Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução aos Estudos da Educação - 30 h/a
Psicologia da Educação - 60 h/a
2/2000 - 12/2000
Estágios , Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Centro de Pesquisa E Psicologia Aplicada.

Estágio realizado
ATENDIMENTO INDIGIVUAL E GRUPAL DIRIGIDO A PACIENTES ADULTOS.
2/1999 - 12/1999
Estágios , Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Empresa Júnior.

Estágio realizado
ENTREVISTAS; PESQUISAS E INTERVENÇÕES COM A CONSTRUÇÃO DE PROJETOS DE ASSESSORIA.
2/1999 - 12/1999
Estágios , Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Centro de Pesquisa E Psicologia Aplicada.

Estágio realizado
ATENDIMENTO INDIVIDUAL E EM GRUPO COM ADOLESCENTES.
2/1999 - 12/1999
Estágios , Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Centro de Pesquisa E Psicologia Aplicada.

Estágio realizado
ATENDIMENTO PSICOTERÁPICO INDIVIDUAL A CRIANÇAS ATÉ 11 ANOS DE IDADE.

Prefeitura Municipal de Campos Novos Paulista, PMCNP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 20


Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2016
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor adjunto
Outras informações
Disciplinas: Teoria Construtivista Psicologia Escolar Curso- Serviço Social: Psicologia e Grupos Sociais * Com o intuito de pedir a bolsa, não aceitei aulas este semestre.


Faculdade de Direito da Alta Paulista, FADAP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplinas: Psicologia da Aprendizagem Psicologia Escolar I e II Processos de Intervenções Psicopedagógicas Estágio Curricular Obrigatório -Psicologia Escolar-4° ano


Instituto de Atendimento à Mulher, IAM, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: ESTAGIÁRIA/ Psicóloga Autônoma, Enquadramento Funcional: PSICÓLOGA/ESTAGIÁRIA/ Psicóloga Autônoma, Carga horária: 10
Outras informações
Inicialmente a atuação foi como estagiária. Após a colação de grau no curso de Psicologia, a atuação passou a ser autônoma, desenvolvendo as seguintes atividades: -Atendimento clínico; -Acompanhamento de gestantes, casais e parturientes.

Atividades

7/2000 - 12/2000
Estágios , Instituto de Atendimento à Mulher, .

Estágio realizado
ACOMPANHAMENTO E ATENDIMENTO A GESTANTES E MULHERES NÃO GESTANTES.

Recursos Humanos da Rede de Supermercados Casa Avenida Com E Imp Tltda, RHCSA, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: ESTAGIÁRIO, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO, Carga horária: 10

Atividades

2/1998 - 12/1999
Estágios , Recursos Humanos da Rede de Supermercados Casa Avenida Com E Imp Tltda, .

Estágio realizado
PARTICIPAÇÃO EM RECRUTAMENTOS E SELEÇÕES; DESCRIÇÃO DE CARGOS.

Associação Comercial de Assis, ACIA, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: ESTAGIÁRIO, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO, Carga horária: 10

Atividades

2/1998 - 12/1999
Estágios , Associação Comercial de Assis, .

Estágio realizado
CADASTRAMENTO DE CADIDATOS, CAPTAÇÃO DE VAGAS, SELEÇÃO, TRIAGEM E ENCAMINHAMENTOS DE CANDIDATOS.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
PATOLOGIZAÇÃO E MEDICALIZAÇÃO DA INFÂNCIA: O FAZER DO PSICÓLOGO ESCOLAR
Descrição: A presente pesquisa tem por objetivo analisar a prática do Psicólogo Escolar diante do processo de patologização e medicalização da infância, como também, levantar dados que possibilitem um maior entendimento do fazer desse profissional, que ao estar inserido no âmbito escolar, necessita apresentar uma proposta de trabalho específica e diferenciada para as questões que surgem neste contexto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
PATOLOGIZAÇÃO E MEDICALIZAÇÃO ESCOLAR: A ERA DA PALMATÓRIA QUÍMICA EM UMA SOCIEDADE HIPERATIVA
Descrição: Projeto de Pós-Doutorado PNPD/CAPES A presente pesquisa tem por objetivo analisar a prática medicalizante que ocorre no ambiente escolar por via de um processo de patologização e medicalização da sociedade, como também, levantar dados que possibilitem um maior entendimento do fazer desse profissional, que ao estar inserido no âmbito escolar, necessita apresentar uma proposta de trabalho específica e diferenciada para as questões que surgem neste contexto. Atualmente, a prática do psicólogo escolar ainda sofre ambigüidades, seguindo o binômio saúde/educação. Isto se deve em parte, à própria história da Educação no Brasil que foi marcada por um movimento amplo - o Higienismo, que passou a atuar desde então, em todos os aspectos da vida social e privada numa prática de domínio médico-assistencialista, com o intuito de alcançar a ordem e o progresso social, a partir de uma sociedade eugênica e disciplinar. Assim, a escola passou a ser o principal campo de atuação dos higienistas, pois viam na infância a fase em que o ser humano poderia ser moldado para tornar-se um cidadão de hábitos saudáveis. Desta forma, a escola foi encarregada de cuidar da regeneração física, intelectual e moral de seus alunos. Décadas mais tarde com o movimento da Higiene Mental, a Psicologia Científica no Brasil também passou a atuar no âmbito da educação, numa perspectiva da saúde, com o intuito de levantar precocemente fatores predisponentes que pudessem vir a comprometer o desenvolvimento e a aprendizagem da criança. Nesse sentido, propõe-se conduzir a presente pesquisa que se caracterizará como qualitativa e empregará como referencial teórico os contemporâneos da teoria histórico-cultural que possuem influência direta na inserção da Psicologia Escolar no Brasil. Os procedimentos metodológicos incluirão observação participante, entrevistas semi-estruturadas e diário de campo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Fabiola Colombani Luengo - Coordenador / Raul Aragão Martins - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2014 - Atual
ÉTICA, PAIXÃO, AMIZADE E PATOLOGIZAÇÃO ESCOLAR: REFLEXOS E REFLEXÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Descrição: Colaboradora do Projeto financiado pelo CNPq ( Edital MCTI/CNPq/Universal 14/2014), com duração de 36 meses (Processo 460389/2014-9).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (5) .
Integrantes: Fabiola Colombani Luengo - Integrante / CARVALHO,ALONSO BEZERRA - Coordenador / Sinésio Ferraz Bueno - Integrante / Mayra Marques da Silva Gualtieri Kappann - Integrante / Genivaldo de Souza Santos - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Auxílio financeiro.
2012 - 2013
A visão dos jovens diante do casamento na contemporaneidade
Descrição: Projeto de TCC..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Fabiola Colombani Luengo - Coordenador / Érika Catharino Moreira - Integrante / Bárbara regina Chacon Belotti - Integrante / Gabriela Scala Gaspar - Integrante / Maria Elisa Carricondo da Mota - Integrante.
2011 - 2016
(RE) PENSANDO A MEDICALIZAÇÃO ESCOLAR NUMA SOCIEDADE HIPERATIVA: PRÁTICAS E RECURSOS PSICOPEDAGÓGICOS
Descrição: Projeto de Doutorado financiado pela CAPES.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Fabiola Colombani Luengo - Coordenador / Raul Aragão Martins - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2010 - 2012
A EDUCAÇÃO MORAL NO MUNDO CONTEMPORÂNEO: A EXPERIÊNCIA DA AMIZADE NA SALA DE AULA
Descrição: Esta pesquisa pretende investigar sobre o processo de formação ou transmissão de valores por meio da escola. A história do Brasil foi marcada por um momento em que se buscou implantar, via disciplinas no currículo, uma educação para a moral e o civismo. Partindo da análise dos livros didáticos de Educação Moral e Cívica e de Organização Social e Política do Brasil tem-se a finalidade de problematizar o caráter disciplinador, doutrinário daquele ensino que ainda provoca nostalgias em educadores atuais. A questão dos valores na escola do século XXI está marcada pelas mudanças sociais e os problemas, as inquietações e as polêmicas que surgiram desde a metade do século passado. Para tanto é preciso refletir sobre essas questões e queremos fazê-lo a partir do tema da amizade, como um sentimento e uma ação que implica uma virtude, como preconiza Aristóteles. Isto é, o projeto aqui apresentado pode ter entre outras justificativas a idéia de que na escola contemporânea são estabelecidas relações das mais diversas, sendo a sala de aula o cenário onde se manifestam e são vivenciadas as mais diferentes concepções de mundo, de sociedade e de homem. Sala de aula: lugar ainda de conflitos, de diálogos interrompidos, e de incoerências ou mesmo de oposições entre a dimensão interpessoal, lógico-teórica e pragmático-moral. Enfim, tomar a sala de aula como um dos lugares fundamentais de relação ético-moral e política que, deste modo, pode propiciar um horizonte de possibilidades didáticas, de formação, de formulação de projetos e leis e de construção de novas relações, que talvez não esteja sendo utilizado em todo o seu potencial..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Fabiola Colombani Luengo - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2010 - 2010
A DIMENSÃO ÉTICA E POLÍTICA NA EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DA AMIZADE NA SALA DE AULA
Descrição: O projeto aqui apresentado pode ter entre outras justificativas a idéia de que na escola contemporânea são estabelecidas relações das mais diversas, sendo a sala de aula o cenário onde se manifestam e são vivenciadas as mais diferentes concepções de mundo, de sociedade e de homem. Sala de aula: lugar ainda de conflitos, de diálogos interrompidos, e de incoerências ou mesmo de oposições entre a dimensão interpessoal, lógico-teórica e pragmático-moral. Enfim, tomar a sala de aula como um dos lugares fundamentais de relação ética e política que, deste modo, pode propiciar um horizonte de possibilidades didáticas, de formação, de formulação de projetos e leis e de construção de novas relações, que talvez não esteja sendo utilizado em todo o seu potencial..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .
Integrantes: Fabiola Colombani Luengo - Coordenador.Financiador(es): Fundação para o Desenvolvimento da UNESP - Bolsa.
2009 - 2011
A relação Professor-Aluno: a experiência da amizade na sala de aula
Descrição: O projeto tem a finalidade de estudar e observar como na atualidade se conduzem as ações educativas, tendo como objetivo principal verificar como no processo de formação e atuação de professores e jovens se estebelecem as relações humanas. Isto significa compreender como entre os jovens e no ambiente escolar são construídos contatos e vivência que favoreçam mudanças de comportamentos e sobre quais valores as suas ações, suas escolhas e decisões estão assentadas. Na escola moderna se estabelecem relações as mais diversas, mas a sala de aula é o cenário onde se manifestam e são vivenciadas as mais diferentes concepções de mundo, de sociedade e de homem. Cumpre investigar se essas concepções, que foram formuladas e transformadas ao longo da história do pensamento e da ação humana, podem ser observadas na prática pedagógica. Pretendemos tratar das relações humanas a amizade em particular - que ocorrem na ação pedagógica, procurando garantir a compreensão de como as pessoas se conduzem diante dos seus semelhantes, seja como ser individual e social..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Fabiola Colombani Luengo - Coordenador.Financiador(es): Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Auxílio financeiro.
2007 - 2009
A vigilância punitiva: a postura dos educadores no processo de patologização e medicalização da infância
Descrição: Pesquisa de Mestrado na área de Psicologia e Educação na Linha:Infância e Realidade Brasileira..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2010 - Atual
(RE) PENSANDO A MEDICALIZAÇÃO ESCOLAR NUMA SOCIEDADE HIPERATIVA: PRÁTICAS E RECURSOS PSICOPEDAGÓGICOS
Descrição: A presente pesquisa tem por objetivo analisar a prática do Psicólogo Escolar diante do processo de patologização e medicalização da infância, como também, levantar dados que possibilitem um maior entendimento do fazer desse profissional, que ao estar inserido no âmbito escolar, necessita apresentar uma proposta de trabalho específica e diferenciada para as questões que surgem neste contexto, visto que, é um profissional que como educador participativo constitui saber juntamente com o professor, podendo decidir questões que surgem no cotidiano escolar. Atualmente, a prática do psicólogo escolar ainda sofre ambigüidades, seguindo o binômio saúde/educação. Isto se deve, em parte, à própria história da Educação no Brasil, que foi marcada por um movimento amplo - o Higienismo-, que passou a atuar desde então, em todos os aspectos da vida social e privada numa prática de domínio médico-assistencialista, com o intuito de alcançar a ordem e o progresso social, a partir de uma sociedade eugênica e disciplinar. Assim, a escola passou a ser o principal campo de atuação dos higienistas, pois viam na infância a fase em que o ser humano poderia ser moldado para tornar-se um cidadão de hábitos saudáveis. Décadas mais tarde com o movimento da Higiene Mental, a Psicologia Científica no Brasil também passou a atuar no âmbito da educação, numa perspectiva da saúde, com o intuito de levantar precocemente fatores predisponentes que pudessem vir a comprometer o desenvolvimento e a aprendizagem da criança. Nesse sentido, propõe-se conduzir a presente pesquisa que se caracterizará como qualitativa e empregará como referencial teórico os contemporâneos da teoria histórico-cultural que possuem influência direta na inserção da Psicologia Escolar no Brasil. Os procedimentos metodológicos incluirão observação participante, entrevistas semi-estruturadas e diário de campo..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: PSICOLOGIA EM ESTUDO (IMPRESSO)


Revisor de periódico


2016 - 2016
Periódico: Revista Psicologia Escolar e Educacional - ABRAPEE
2017 - Atual
Periódico: PSICOLOGIA EM ESTUDO (IMPRESSO)
2017 - Atual
Periódico: COLLOQUIUM HUMANARUM (IMPRESSO)
2017 - Atual
Periódico: EDUCAÇÃO UNISINOS


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Programas de Atendimento Comunitário.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Fabiola Colombani Luengo - http://www.youtube.com/watch?v=ALmdTwW8Zns  Data: 31/12/2012

Artigos completos publicados em periódicos

1.
COLOMBANI, Fabiola2014COLOMBANI, Fabiola; MARTINS, R. A. ; SHIMIZU, A. M. . TDAH: A medicalização e a coação no desenvolvimento moral. Nuances, v. 25, p. 193-210, 2014.

2.
COLOMBANI, Fabiola2013COLOMBANI, Fabiola. Psiquiatria: Nova edição de manual aumenta número de transtornos mentais. Ciência e Cultura, v. 65, p. 16-17, 2013.

3.
Oliveira,Alessandra Santos2009Oliveira,Alessandra Santos ; COLOMBANI, Fabiola ; Barros,Flávia de Oliveira Murbach . BRINQUEDOTECA: PROPORCIONANDO REFLEXÕES SOB TRÊS EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS. Travessias (UNIOESTE. Online), v. 05, p. 01-19, 2009.

4.
COLOMBANI, Fabiola2009COLOMBANI, Fabiola; CONSTANTINO,E.P. . A Vigilância Punitiva: a postura dos educadores no processo de patologização e medicalização da infância.. Vertentes (UNESP. Assis) (Cessou em 1999. Fundiu-se com ISSN 0103-605X Perfil (Assis) e ISSN 1984-9044 Revista de Psicologia da UNESP), v. 8, p. 122-126, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
COLOMBANI, Fabiola. A VIGILÂNCIA PUNITIVA: A POSTURA DOS EDUCADORES NO PROCESSO DE PATOLOGIZAÇÃO E MEDICALIZAÇÃO DA INFANCIA. 01. ed. SÃO PAULO: CULTURA ACADÊMICA, 2010. 144p .

Capítulos de livros publicados
1.
COLOMBANI, Fabiola; Raul Aragão Martins ; FEITOSA, P. . Educação, saúde e obesidade: das evidências epidemiológicas ao biopoder. In: Antonio Carlos Barbosa da Silva. (Org.). Debates em Educação Alimentar e Nutricional: Contribuições Psicológicas e Educacionais. 01ed.Marília: Poiesis, 2017, v. 01, p. 93-112.

2.
COLOMBANI, Fabiola; Raul Aragão Martins ; FEITOSA, P. . Educação, saúde e obesidade: das evidências epidemiológicas ao biopoder. CULTURA E PRÁTICAS ALIMENTARES EM QUESTÃO: PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO. 01ed.mARÍLIA: , 2016, v. 01, p. 42-.

3.
COLOMBANI, Fabiola; MARTINS, R. A. ; FEITOSA, P. . EDUCAÇÃO, SAÚDE E OBESIDADE: Das evidências epidemiológicas ao biopoder. In: Antonio Carlos Barbosa da Silva. (Org.). EDUCAÇÃO, SAÚDE E OBESIDADE: Das evidências epidemiológicas ao biopoder. 1ed.Marília: Poiesis, 2016, v. 1, p. 69-88.

4.
COLOMBANI, Fabiola; ALONSO BEZERRA DE CARVALHO . A gênese da burrice, a sala de aula e a formação ética na escola. In: Antônio Álvaro Soares Zuin; Luiz Antônio Calmon Nabuco Lastória; Renato Franco. (Org.). Teoria Crítica no Brasil e na América. 1ed.São Paulo: Nankin, 2016, v. 5, p. 293-304.

5.
COLOMBANI, Fabiola; Raul Aragão Martins . Medicalização: o olhar biologizante e as condutas normatizadoras na educação. In: Ana Lúcia Pereira Baccon; Edimar Inocência Brígido;Fábio Antônio Gabriel;Flavia Wegrzyn Martinez. (Org.). Ensaios entre Filosofia e Educação. 1ed.Rio de Janeiro: Luminária Academia, 2015, v. 1, p. 159-177.

6.
COLOMBANI, Fabiola; MARTINS, R. A. ; ALONSO BEZERRA DE CARVALHO . Medicalização: implicações do disciplinamento dos corpos e da coação adulta na educação. In: Vera Lúcia Messias Fialho Capellini; Luciene Ferreira da Silva; Antonio Francisco Marques ;Eliana Marques Zanata; Glória Georges Feres. (Org.). Medicalização: implicações do disciplinamento dos corpos e da coação adulta na educação. 1ed.Bauru: IV CBE, 2015, v. 02, p. 2181-2190.

7.
COLOMBANI, Fabiola; ALONSO BEZERRA DE CARVALHO ; SILVA, J. A. ; DIAS, G. M. ; SANTOS, E. C. ; JESUS, T. A. S. ; GIGEK, T. . AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA PRÁXIS EDUCATIVA: ÉTICA, AMIZADE E A MEDICALIZAÇÃO ESCOLAR. In: Organizadores Laurence Duarte Colvara, José Brás Barreto de Oliveira. (Org.). Volume 4 Os Processos de Interação na Escola e Políticas Públicas e Organização Escolar. 01ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015, v. 04, p. 24-42.

8.
COLOMBANI, Fabiola; Barbosa,Tatiana ; Barros,Flávia de Oliveira Murbach ; CONSTANTINO,E.P. . Educação Infantil, Políticas Públicas e o Direito à Infância: a experiência de Reggio Emília. In: Ione da Silva Cunha Nogueira; Valdeci Fontoura dos Santos. (Org.). Políticas Públicas para a Educação no Brasil: Infãncia, Conselhos de Educação e Formação de Educadores. Curitiba: CRV, 2012, v. 01, p. 33-48.

9.
ALONSO BEZERRA DE CARVALHO ; PAVAO, C. ; TOSTA, P. ; GIGLIO, R. ; CORREA, D. ; MORELLI, P. R. ; COLOMBANI, Fabiola . A relação professor-aluno: a experiência da amizade na sala de aula. In: Sheila Zambelo de Pinho; José Brás Barreto de OLiveira. (Org.). Pró Reitoria de Graduação - Núcleos de Ensino da UNESP. 1ªed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012, v. 1, p. 19-34.

10.
COLOMBANI, Fabiola; ALONSO BEZERRA DE CARVALHO . Filosofia e Educação: amizade na sala de aula. In: UNESP. (Org.). Caderno de Formação de professores - Educação, Cultura e Desenvolvimento. 01ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010, v. 02, p. 60-73.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
COLOMBANI, Fabiola. O TDAH como diagnóstico, o fracasso escolar como justificativa e a medicalização da infância como meio. Síndromes - Revista Multidisciplinar do desenvolvimento humano, São Paulo, p. 40 - 45, 01 maio 2014.

2.
COLOMBANI, Fabiola. Amamentação:muito mais que alimentar. Jornal da Estância, Campos Novos Paulista, p. 02 - 02, 10 jul. 2006.

3.
COLOMBANI, Fabiola. Depressão pós- parto. Jornal da Estância, Campos Novos Paulista, p. 02 - 02, 22 jun. 2006.

4.
COLOMBANI, Fabiola. Gestação:o início de tudo. Jornal da Estância, Campos Novos Paulista, p. 02 - 02, 28 maio 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COLOMBANI, Fabiola; ALONSO BEZERRA DE CARVALHO ; MARTINS, R. A. . AMIZADE E ÉTICA NA SALA DE AULA: REFLEXÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2016, Aguas de Lindoia. Anais do III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE). São Paulo: Unesp, 2016. v. 03. p. 1072-1083.

2.
COLOMBANI, Fabiola; MARTINS, R. A. ; ALONSO BEZERRA DE CARVALHO . MEDICALIZAÇÃO ESCOLAR E SEU IMPACTO NA SALA DE AULA: UMA REFLEXÃO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2016, Aguas de Lindoia. Anais do III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE). São Paulo: Unesp, 2016. p. 1-10.

3.
COLOMBANI, Fabiola; MARTINS, R. A. . A palmatória química como ação normatizadora dos corpos: uma reflexão para a formação de professores. In: XVI Jornada Pedagógica - Teoria Prática na Formação de Professores, 2016, Marília. XVI Jornada Pedagógica - Teoria Prática na Formação de Professores. Marília: Unesp, 2016. v. T403. p. 1.

4.
COLOMBANI, Fabiola; ALONSO BEZERRA DE CARVALHO . A sala de aula como espaço de encontro: ética e amizade na prática pedagógica. In: 3er Congreso Latinoamericano de Filosofía de la Educación, 2015, Cidade do México. Las tradiciones de la Filosofia de la Educación en la America Latina:del norte al sur. Cidade do México: Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), 2015. v. 3. p. 746-762.

5.
COLOMBANI, Fabiola; ALONSO BEZERRA DE CARVALHO . A LÓGICA MEDICALIZANTE NA EDUCAÇÃO: SAÚDE NA ESCOLA?. In: EDUCERE, 2015, Curitiba. Anais do Educere. Curitiba: PUC - PR, 2015. p. 1105-1115.

6.
COLOMBANI, Fabiola; MARTINS, R. A. . IMPLICAÇÕES DO DISCIPLINAMENTO DOS CORPOS E DA COAÇÃO ADULTA:O OLHAR MEDICALIZANTE NA EDUCAÇÃO. In: VI Simpósio Internacional em Educação e Filosofia, 2015, Presidente Prudente. Anais do VI Simpósio Internacional em Educação e Filosofia. Marília: Poiesis, 2015. p. 587-596.

7.
COLOMBANI, Fabiola; MARTINS, R. A. . Patologizando o diferente: a medicalização como desafio contemporâneo do ambiente escolar. In: 2º Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural e 13ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2014, Marília - SP. Anais do 2º Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural e 13ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2014.

8.
COLOMBANI, Fabiola; MARTINS, R. A. . Ser diferente não é ser doente: a educação medicalizada na contemporaneidade. In: XV Jornada Pedagógica - Formação de Professores - Curso de Pedagogia em debate, 2014, Marília - SP. Anais da XV Jornada Pedagógica - Formação de Professores - Curso de Pedagogia em debate. Marília: Oficina Universitária, 2014.

9.
ALONSO BEZERRA DE CARVALHO ; COLOMBANI, Fabiola . Modernidade e Formação do Ethos latinoamericano: reflexões a partir de Max Weber e Sérgio Buarque de Holanda. In: XXIX Congresso ALAS CHILE, 2013, Santiago. Crisis y Emergencias Sociales en America Latina. Santiago: ALAS, 2013. v. 01. p. 01-09.

10.
COLOMBANI, Fabiola; MARTINS, R. A. . MEDICALIZAÇÃO ESCOLAR: NORMALIZAÇÃO E O DISCIPLINAMENTO DOS CORPOS NA COAÇÃO ADULTA. In: V SIEF, 2013, Juiz de Fora. Poética e Política do Aprender: tempo, alteridade e linguagem. Juiz de Fora: SIEF. v. 01. p. 01-12.

11.
COLOMBANI, Fabiola; MARTINS, R. A. . DISCIPLINAMENTO DOS CORPOS: A MEDICALIZAÇÃO ESCOLAR COMO INSTRUMENTO DA COAÇÃO ADULTA. In: 12 Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2013, Marília. Os processos de ensinar e aprender na escola básica. Marília: UNESP, 2013. v. 01. p. 01-12.

12.
ALONSO BEZERRA DE CARVALHO ; COLOMBANI, Fabiola . A filosofia da Educação e a formação ética no Brasil. In: 2° CONGRESSO LATINO AMERICANO DE FILOSOFIA DE LA EDUCACIÓN, 2013, MONTEVIDEO. 2° CONGRESSO LATINO AMERICANO DE FILOSOFIA DE LA EDUCACIÓN. MONTEVIDEO, 2013. v. 01. p. 01-08.

13.
ALONSO BEZERRA DE CARVALHO ; COLOMBANI, Fabiola . A amizade do discurso filosófico à prática pedagógica. In: I Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico - Cultural - 11ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2012, Marília. CD Room. Marília/SP: Oficina Universitária, 2012. p. 01-12.

14.
COLOMBANI, Fabiola; Raul Aragão Martins . (Re) Pensando a prática do Psicólogo Escolar: implicações da medicalização e da coação adulta para o desenvolvimento moral. In: XIV Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012, Marília. CD Room. Marília: UNESP, 2012. p. 01-10.

15.
COLOMBANI, Fabiola. Vigilância Punitiva: a Biopolítica Educacional e a Medicalização da Infância. In: IV Simpósio Internacional em Educação e Filosofia: Biopolítica, Arte de Viver e Educação, 2011, Marília S.P. IV Simpósio Internacional em Educação e Filosofia: Biopolítica, Arte de Viver e educação, 2011. p. 768-781.

16.
COLOMBANI, Fabiola; ALONSO BEZERRA DE CARVALHO . Medicalização da Infância à Amizade na Sala de Aula: (Re)pensando a postura do educador. In: XXVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO LATINO-AMERICANA DE SOCIOLOGIA, 2011, RECIFE. SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE, 2011.

17.
COLOMBANI, Fabiola. Formação, prática e inclusão: um olhar para as diversidades da infância. In: XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores / I Congresso Nacional de Formação de Professores, 2011, Águas de Lindóia. CD Room. São Paulo: Tec Art Editora Ltda, 2011. p. 4981-4992.

18.
COLOMBANI, Fabiola; CONSTANTINO,E.P. . A vigilância punitiva: a postura dos educadores no processo de patologização e medicalização da infância. In: V CINFE- Congresso Internacional de Filosofia e Educação, 2010, Caxias do Sul. V CINFE. caxias do Sul R.S: universidade de Caxias do Sul, 2010. v. 05. p. 01-10.

19.
COLOMBANI, Fabiola; CONSTANTINO,E.P. . Da Patologização à Infância Medicalizada: (RE) pensando a postura do Educador. In: 9ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2010, Marília. Anais da 9ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - CD. Marília: Oficina Universitária, 2010. p. 1-9.

20.
COLOMBANI, Fabiola; ALONSO BEZERRA DE CARVALHO . DA AMIZADE NA EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA INTERSUBJETIVA NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO. In: V Seminário Internacional - As redes de conhecimentos e as tecnologias: os outros como legítimo OUTRO, 2009, Rio de Janeiro. Cotidiano Escolar e Redes de Conhecimentos e Significados. Rio de Janeiro: UERJ, 2009.

21.
COLOMBANI, Fabiola; CONSTANTINO,E.P. . A MEDICALIZAÇÃO DA INFÂNCIA COMO FORMA DE DISCIPLINAMENTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: X Congresso Estadual Paulista sobre Formação de educadores-Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos, 2009, Águas de Lindóia. Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos. Águas de Lindóia: Unesp, 2009.

22.
COLOMBANI, Fabiola; Flávia ; Barbosa,Tatiana . EDUCAÇÃO INFANTIL, POLITICAS PÚBLICAS E O DIREITO A INFÂNCIA: A EXPERIENCIA DE REGGIO EMILIA.. In: III ENCONTRO DE DIREITOS HUMANOS DA UNESP, 2009, Assis. III ENCONTRO DE DIREITOS HUMANOS DA UNESP, 2009.

23.
COLOMBANI, Fabiola; ALONSO BEZERRA DE CARVALHO . VIOLÊNCIA ESCOLAR E DIÁLOGO NA SALA DE AULA:ÉTICA E AMIZADE NA CONTEMPORANEIDADE. In: I CONGRESSO LATINO AMERICANO DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E II ENCONTRO DE DIREITOS HUMANOS DA UNESP, 2008, ARARAQUARA. I CONGRESSO LATINO AMERICANO DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E II ENCONTRO DE DIREITOS HUMANOS DA UNESP. ARARAQUARA: FUNDUNESP, 2008.

24.
COLOMBANI, Fabiola; Flávia ; Barbosa,Tatiana . UMA REFLEXÃO SOBRE AS FORMAS DE APRISIONAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL:O SISTEMA APOSTILADO COMO UM INSTRUMENTO LIMITADOR. In: I CONGREEO LATINO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E II ENCONTRO DE DIREITOS HUMANOS DA UNESP, 2008, ARARAQUARA. I CONGREEO LATINO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E II ENCONTRO DE DIREITOS HUMANOS DA UNESP. ARARAQUARA: FUNDUNESP, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
COLOMBANI, Fabiola. TDAH: Transtorno biológico ou invenção social?. In: II Encontro Multidisciplinar de transtornos de Aprendizagem e transtornos da Atenção: desafios psicoeducacionais, 2011, Marília. II Encontro Multidisciplinar de transtornos de Aprendizagem e transtornos da Atenção: desafios psicoeducacionais. Marília: Unesp, 2011. v. 1. p. 01-05.

2.
COLOMBANI, Fabiola; CONSTANTINO,E.P. . A MEDICALIZAÇÃO COMO CONSEQUENCIA DA QUEIXA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: IX JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2008, MARÍLIA. Qualidade de Vida para as pessoas com necessidades educacionais especiais: a dimensão das relações políticas, educacionais e familiares. MARÍLIA: UNESP, 2008.

3.
COLOMBANI, Fabiola; Flávia . Concepções de Criança e práticas pedagógicas da contemporaneidade na educação infantil:uma história a contar. In: III Congresso Internacional de Psicologia e IX Semana de Psicologia - Coletividade e Subjetividade na sociedade Contemporânea, 2007, Maringá. I, 2007.

Artigos aceitos para publicação
1.
COLOMBANI, Fabiola; MARTINS, R. A. . O MOVIMENTO HIGIENISTA COMO POLÍTICA PÚBLICA: ASPECTOS HISTÓRICOS E ATUAIS DA MEDICALIZAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL. POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL (ONLINE), 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
COLOMBANI, Fabiola. A Medicalização da Vida como instrumento de Políticas Públicas na Educação: aspectos históricos e atuais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
COLOMBANI, Fabiola; ALONSO BEZERRA DE CARVALHO . O Movimento Higienista como princípio das ações medicalizantes: a educação e o capital. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
COLOMBANI, Fabiola; ALONSO BEZERRA DE CARVALHO . A importância da Ética na formação do professor: reflexões para a prática pedagógica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
COLOMBANI, Fabiola; ALONSO BEZERRA DE CARVALHO . Medicalização como Instrumento de Governamentalidade: Educação e Biopolítica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
COLOMBANI, Fabiola. Biopolítica e Educação: a medicalização como dispositivo normalizador. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
COLOMBANI, Fabiola. As paixões humanas na sala de aula: ética e amizade como acontecimento filosófico-educacional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ALONSO BEZERRA DE CARVALHO ; MARTINS, R. A. ; COLOMBANI, Fabiola . AMIZADE E ÉTICA NA SALA DE AULA: REFLEXÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
COLOMBANI, Fabiola; MARTINS, R. A. ; ALONSO BEZERRA DE CARVALHO . MEDICALIZAÇÃO ESCOLAR E SEU IMPACTO NA SALA DE AULA: UMA REFLEXÃO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
COLOMBANI, Fabiola. Medicalização Escolar: disciplinamento dos corpos e o desrespeito ao outro na Educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
COLOMBANI, Fabiola. Desmedicalização da Vida. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
COLOMBANI, Fabiola; MARTINS, R. A. . Implicações do disciplinamento dos corpos e da coação adulta: o olhar medicalizante na educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
COLOMBANI, Fabiola; ALONSO BEZERRA DE CARVALHO . A LÓGICA MEDICALIZANTE NA EDUCAÇÃO: SAÚDE NA ESCOLA?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
COLOMBANI, Fabiola. Patologizando o diferente: a medicalização como desdafio contemporâneo do ambiente escolar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
COLOMBANI, Fabiola; ALONSO BEZERRA DE CARVALHO ; MATE, C. H. ; LEITE, S. R. M. . A Relação Professor-aluno nos modos de ensinar e de aprender: a amizade na sala de aula. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
COLOMBANI, Fabiola; ALONSO BEZERRA DE CARVALHO . A gênese da burrice, a sala de aula e a formação ética na escola. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
COLOMBANI, Fabiola. Ser diferente não é ser doente: a educação medicalizada na contemporaneidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
COLOMBANI, Fabiola. Mesa Redonda: Medicalização, autonomia e amizade na escola: implicações na contemporaneidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
ALONSO BEZERRA DE CARVALHO ; COLOMBANI, Fabiola . A Filosofia da Educação e a formação ética no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
COLOMBANI, Fabiola; MARTINS, R. A. ; ALONSO BEZERRA DE CARVALHO . Biopolítica e controle dos corpos por meio das instituições de saúde: as implicações da medicalização no contexto escolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
ALONSO BEZERRA DE CARVALHO ; COLOMBANI, Fabiola . Modernidade e Formação do Ethos latinoamericano: reflexões a partir de Max Weber e Sérgio Buarque de Holanda. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
COLOMBANI, Fabiola. A Medicalização da Infância como Política Pública: um questionamento a partir da sala de aula. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
COLOMBANI, Fabiola; MARTINS, R. A. ; ALONSO BEZERRA DE CARVALHO . Medicalização: implicações do disciplinamento dos corpos e da coação adulta na Educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
COLOMBANI, Fabiola; ALONSO BEZERRA DE CARVALHO ; LUCAS, S. R. . Ética e Formação de Professores: A experiência da amizade na sala de aula. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
COLOMBANI, Fabiola. Medicalização da Infância: uma análise crítica na rotulação do diagnóstico de TDAH, um olhar para a diversidade.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
COLOMBANI, Fabiola. RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
COLOMBANI, Fabiola; Raul Aragão Martins . (RE) pensando a prática do psicólogo escolar: implicações da medicalização e da coação adulta para o desenvolvimento moral. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

27.
ALONSO BEZERRA DE CARVALHO ; COLOMBANI, Fabiola . A Amizade: do discurso filosófico à prática pedagógica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
COLOMBANI, Fabiola. Medicalização Escolar: um olhar para as diversidades da infância. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
COLOMBANI, Fabiola. TDAH: transtorno biológico ou invenção social?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
COLOMBANI, Fabiola; Pedro Rodolfo Morelli ; RAMOS JUNIOR, J. E. P. ; CORREA, D. ; Raquel Giglio de Oliveira ; ALONSO BEZERRA DE CARVALHO ; Souza, Luciana . As relações humanas na escola: a experiência da amizade na sala de aula. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
COLOMBANI, Fabiola. FORMAÇÃO, PRÁTICA E INCLUSÃO: UM OLHAR PARA AS DIVERSIDADES DA INFÂNCIA.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
COLOMBANI, Fabiola. Da medicalização da infância à amizade na sala de aula: (RE) pensando a postura do educador. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
COLOMBANI, Fabiola. Vigilância Punitiva: a Biopolítica Educacional e a Medicalização Escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
COLOMBANI, Fabiola; CONSTANTINO,E.P. . A Vigilância Punitiva: a postura dos educadores no processo de patologização e medicalização da infância. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
COLOMBANI, Fabiola; CONSTANTINO,E.P. . DA PATOLOGIZAÇÃO À INFÃNCIA MEDICALIZADA:(RE) PENSANDO A POSTURA DO EDUCADOR. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
ALONSO BEZERRA DE CARVALHO ; Pedro Rodolfo Morelli ; Raquel Giglio de Oliveira ; CORREA, D. ; COLOMBANI, Fabiola . A dimensão ética e política na educação: a experiência da amizade na sala de aula. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

37.
COLOMBANI, Fabiola; CONSTANTINO,E.P. . Educação e saúde: conflitos no cotidiano escolar e o aumento da medicalização infantil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
COLOMBANI, Fabiola; Flávia ; Barbosa,Tatiana . O espaço da educação infantil e o direito a infância: a experiência de Reggio Emília. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

39.
COLOMBANI, Fabiola. Da Amizade na Educação: a experiência intersubjetiva na relação professor-aluno. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
COLOMBANI, Fabiola. A medicalização da infância como forma de disciplinamento: um relato de experiência. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
COLOMBANI, Fabiola. Medicalização Escolar: Um estudo crítico sobre a indisciplina e sua relação com o diagnóstico de TDAH na infância. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
COLOMBANI, Fabiola; Flávia . O disciplinamento da infância contribuindo para o desmantelamento do brincar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
COLOMBANI, Fabiola; CONSTANTINO,E.P. . A MEDICALIZAÇÃO COMO CONSEQUÊNCIA DA QUEIXA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

44.
COLOMBANI, Fabiola; Barros,Flávia de Oliveira Murbach ; Barbosa,Tatiana . O capitalismo e seu impacto na educação infantil:o aprisionamento da infãncia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

45.
COLOMBANI, Fabiola; Flávia ; Barbosa,Tatiana . Apostila: a limitação das atividades potencializadoras no espaço da educação infantil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

46.
COLOMBANI, Fabiola. A criança como alvo, a medicalização como dardo e a disciplina como argumento.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

47.
COLOMBANI, Fabiola; ALONSO BEZERRA DE CARVALHO . A escola como espaço de liberdade: ética e amizade na sala de aula.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

48.
COLOMBANI, Fabiola. Minciurso: A brincadeira e as atividades no trabalho pedagógico com crianças de 0 a 3 anos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

49.
COLOMBANI, Fabiola; ALONSO BEZERRA DE CARVALHO . Violência Escolar e diálodo na sala de aula: Ética e amizade na contemporaneidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

50.
COLOMBANI, Fabiola; Flávia ; Barbosa,Tatiana . Uma reflexão sobre as formas de aprisionamento da Eduação Infantil: o sistema apostilado como um instrumento limitador. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

51.
COLOMBANI, Fabiola; CONSTANTINO,E.P. ; GELLI, E. S. . Medicalização Escolar: um estudo crítico sobre a indisciplina e sua relação com o diagnóstico de TDAH na infância. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

52.
COLOMBANI, Fabiola. Oficina: Brinquedotecas: espaços potencializadores de liberdade e expressão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

53.
COLOMBANI, Fabiola. " A Atuação do Psicólogo na Escola como Educador Participativo: Procurando Construir um Espaço de Reflexão". 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

54.
COLOMBANI, Fabiola; Flávia . " Concepções de criança e práticas pedagógicas da contemporaneidade na educação infantil: Uma história a contar". 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

55.
COLOMBANI, Fabiola. A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO FRENTE AO PACIENTE TERMINAL. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
COLOMBANI, Fabiola. Especialista alerta para os riscos da ?droga dos concurseiros?. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
COLOMBANI, Fabiola. Nova edição de manual aumenta número de transtornos mentais. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
PROENCA, M. R. ; Lemos, F. ; COLOMBANI, Fabiola . Medicalização da Sociedade: reflexos nas salas de aula. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
COLOMBANI, Fabiola. A vigilância punitiva: a postura dos educadores no processo de patologização e medicalização da infância. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
COLOMBANI, Fabiola. Medicalização, normatização e patologização escolar: implicações para a prática pedagógica. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
COLOMBANI, Fabiola. Profissões. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
COLOMBANI, Fabiola. Educação e Prevenção à Violência na Escola. 2012. .

4.
COLOMBANI, Fabiola. Fracasso Escolar e Medicalização: reflexos na sala de aula. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
COLOMBANI, Fabiola. O FRACASSO ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES TEÓRICAS E ATUAIS. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
COLOMBANI, Fabiola. A VIGILÂNCIA PUNITIVA: A POSTURA DOS EDUCADORES NO PROCESSO DE PATOLOGIZAÇÃO E MEDICALIZAÇÃO DA INFÃNCIA. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
COLOMBANI, Fabiola. Educação Inclusiva: direito à diversidade. 2011. .

8.
COLOMBANI, Fabiola; ALONSO BEZERRA DE CARVALHO . Filosofia e Educação: amizade na sala de aula. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação).

9.
COLOMBANI, Fabiola. Auxílio na realização de atividades didáticas. 2009. (Realização de atividades didáticas).

10.
COLOMBANI, Fabiola; Barbosa,Tatiana ; Barros,Flávia de Oliveira Murbach . Brinquedotecas:espaços potencializadores de liberdade de expressão e do desenvolvimento infantill. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
COLOMBANI, Fabiola; Flávia . A brincadeira e as atividades no trabalho pedagógico com crianças de 0 a 3 anos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
COLOMBANI, Fabiola. Auxílio na realização de atividades didáticas. 2008. (Realização de atividades didáticas).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MARCHETI, T. C. I.; COLOMBANI, Fabiola; Oliveira, G.G.M. Participação em banca de RITA DE C. A. MATIOLI; TATIANE K. A. SILVA;VELUMA A.MARZOLA.MEDICALIZAÇÃO DA INFÂNCIA: INDIVIDUALIZAÇÃO DE CONFLITOS SOCIAIS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Paulista - Assis S.P.

2.
COLOMBANI, Fabiola; MARCHETI, T. C. I.; Oliveira, G.G.M. Participação em banca de ANGELA CRISTINA FURLAN RODRIGUES;PATRICIA BUZZO.HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR: UM ESTUDO SOBRE A ASSISTÊNCIA À PARTURIENTE EM UMA MATERNIDADE DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Paulista - Assis S.P.

3.
COLOMBANI, Fabiola; MARCHETI, T. C. I.; Silva, M.. Participação em banca de Andréia Lucia Molina Bettez ; Vanessa Aparecida Gouvêa Silva.EDUCAÇÃO INFANTIL: O BRINCAR E SEUS REAIS OBJETIVOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Paulista - Assis S.P.

4.
COLOMBANI, Fabiola. Participação em banca de Erika C. M.; Gabriela S. G; Maria E. C. Mota; Barbara RCB.A visão dos jovens diante do casamento na contemporaneidade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Paulista - Assis S.P.

5.
COLOMBANI, Fabiola; Silva, M.; PENACHINI., V. C. A.. Participação em banca de Maria Lígia G. Gonçalves; Nathalia Bruzarosco.A HIERARQUIA DO PROJETO DE VIDA DO HOMEM CONTEMPORÂNEO: RELAÇÃO AFETIVA E MERCADO DE TRABALHO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Paulista - Assis S.P.

6.
COLOMBANI, Fabiola; MARCHETI, T. C. I.; GARCIA, A. S.. Participação em banca de JÉSSICA ALVES DOS SANTOS.OS CONTOS DE FADAS E SUA IMPORTÂNCIA: USO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Paulista - Assis S.P.

7.
COLOMBANI, Fabiola; Silva, M.; CAPUTO, V.. Participação em banca de Marcos de Oliveira Barbosa; Rafael Dias de Souza.EXCLUSÃO SOCIAL: A VISÃO DE ALGUNS POLÍTICOS SOBRE OS PROJETOS SOCIAIS COMO INSTRUMENTO DE RESGATE À CIDADANIA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Paulista - Assis S.P.

8.
COLOMBANI, Fabiola; CAPUTO, V.. Participação em banca de Amanda Cristina Ribeiro Fogaça;Micaela Doto de Matos.Um estudo sobre a atuação do Psicólogo e do Assistente Social no CREAS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Paulista - Assis S.P.

9.
COLOMBANI, Fabiola; PENACHINI., V. C. A.; Oliveira, G.G.M. Participação em banca de Isabela Aguiar dos Santos ; Marcela de Oliveira Berardi.UM ESTUDO SOBRE A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS: FATORES ASSOCIADOS COM SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Paulista - Assis S.P.

10.
COLOMBANI, Fabiola; CAPUTO, V.; Oliveira, G.G.M. Participação em banca de Gabriely Mariano Nucci; Graziela Guimarães Baumgarten.Inclusão: uma perspectiva no âmbito escolar. 2013.

11.
COLOMBANI, Fabiola; CAPUTO, V.; Oliveira, G.G.M. Participação em banca de Ana Lara Bettez.O lugar das emoções e da afetividade no campo educacional.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Paulista - Assis S.P.

12.
COLOMBANI, Fabiola. Participação em banca de Julio Augusto de Oliveira.A relação de afeto entre terapeuta e paciente como facilitadora do processo terapêutico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Paulista - Assis S.P.

13.
Telles, Karin; COLOMBANI, Fabiola. Participação em banca de Lariane Corredato Guerino; Lia Camargo Siqueira Campos....Um estudo sobre o olhar dos funcionários da delegacia da mulher de uma cidade do interior do estado de São Paulo sobre a violência doméstica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Paulista.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Indígenas no Brasil e a busca por direitos, igualdade e cidadania. 2018. (Outra).

2.
2° CONEFAM - Congresso Nacional de Educação Familiar. 2016. (Congresso).

3.
III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. AMIZADE E ÉTICA NA SALA DE AULA: REFLEXÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2016. (Congresso).

4.
Scenário de formation 2006-2016, 10 ans après. 2016. (Outra).

5.
SOFIE - Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação. 2016. (Congresso).

6.
XVI Jornada Pedagógica - Teoria Prática na Formação de Professores.Avaliadora nas comunicações orais. 2016. (Outra).

7.
XVI Jornada Pedagógica - Teoria Prática na Formação de Professores. 2016. (Outra).

8.
XVI Jornada Pedagógica - Teoria Prática na Formação de Professores.A palmatória química como ação normatizadora dos corpos: uma reflexão para a formação de professores. 2016. (Outra).

9.
EDUCERE. A LÓGICA MEDICALIZANTE NA EDUCAÇÃO: SAÚDE NA ESCOLA?. 2015. (Congresso).

10.
VI Simpósio Internacional em Educação e Filosofia.Implicações do disciplinamento dos corpos e da coação adulta: o olhar medicalizante na educação. 2015. (Simpósio).

11.
2º Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural e 13ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marilia. Patologizando o diferente: a medicalização como desdafio contemporâneo do ambiente escolar. 2014. (Congresso).

12.
IX Congresso Internacional de Teoria Crítica: gênese, desdobramento, apropriações. A gênese da burrice, a sala de aula e a formação ética na escola. 2014. (Congresso).

13.
XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE.A Relação Professor-aluno nos modos de ensinar e de aprender: a amizade na sala de aula. 2014. (Encontro).

14.
XV Jornada Pedagógica - Formação de Professores - Curso de Pedagogia em debate.Ser diferente não é ser doente: a educação medicalizada na contemporaneidade. 2014. (Outra).

15.
2° CONGRESSO LATINOAMERICANO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO. 2013. (Congresso).

16.
2° CONGRESSO LATINOAMERICANO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO. A Filosofia da Educação e a formação ética no Brasil. 2013. (Congresso).

17.
Encontro Internacional - Participação, Democracia e Políticas Públicas: aproximando agendas e agentestes. 2013. (Encontro).

18.
III Seminário Internacional " Educação Medicalizada: reconhecer e acolher as diferenças. 2013. (Seminário).

19.
IV Congresso Brasileiro de Educação " Ensino e Aprendizagem na Educação Básica: desafios curriculares". Ética e Formação de Professores: A experiência da amizade na sala de aula. 2013. (Congresso).

20.
IV Congresso Brasileiro de Educação " Ensino e Aprendizagem na Educação Básica: desafios curriculares". Medicalização: implicações do disciplinamento dos corpos e da coação adulta na Educação. 2013. (Congresso).

21.
Mini-Curso: Enseñar y aprender filosofia: un cruce de miradas filosóficas, políticas e didácticas. 2013. (Oficina).

22.
Seminário Temático: Crianças, Adolescentes, Juventude, Idosos.A Medicalização da Infância como política pública: um questionamento a partir da sala de aula. 2013. (Seminário).

23.
V SIEF - Simpósio Internacional de Educação e Filosofia. 2013. (Simpósio).

24.
XXIX Congreso Alas Chile. Modernidade e Formação do Ethos latinoamericano: reflexões a partir de Max Weber e Sérgio Buarque de Holanda. 2013. (Congresso).

25.
XXIX Congreso Alas Chile. Biopolítica e controle dos corpos por meio das instituições de saúde: as implicações da medicalização no contexto escolar. 2013. (Congresso).

26.
Encontro de Profissionais da Rede Municipal de Educação: Educador: formação, identidade e trabalho.Relação Família e Escola. 2012. (Encontro).

27.
I CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E 11 JORNADA DO NÚCLEO DE ENSINO DE MARÍLIA. 2012. (Congresso).

28.
I CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E 11 JORNADA DO NÚCLEO DE ENSINO DE MARÍLIA. A AMIZADE: DO DISCURSO FILOSÓFICO À PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2012. (Congresso).

29.
Medicalização da sociedade: reflexos nas salas de aula.Medicalização da sociedade: reflexos nas salas de aula. 2012. (Outra).

30.
Minicurso: A importância da Orientação Psicoeducacional na Formação do do Pedagogo. 2012. (Outra).

31.
Minicurso: a importância da orientação psicoeducacional na formação do pedagogo. 2012. (Outra).

32.
XIV Jornada pedagógica. 2012. (Outra).

33.
XIV Jornada Pedagógica. 2012. (Outra).

34.
10° Jornada do Núcleo de Ensino de Marília.As relações humanas na escola: a experiência da amizade na sala de aula. 2011. (Outra).

35.
COMEMORAÇÃO AO DIA DE LUTA PELA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2011. (Outra).

36.
II Encontro Multidisciplinar de Transtornos de Aprendizagem e Transtornos da Atenção: desafios Psicoeducacionais.TDAH: transtorno biológico ou invenção social?. 2011. (Encontro).

37.
III Saúde na Roda - Que cenário estamos pintando?. 2011. (Encontro).

38.
IV Simpósio Internacional em Educação e Filosofia: Biopolítica, Arte de Viver e Educação.Vigilãncia Punitiva: a Biopolítica Educacional e a Medicalização da Infância. 2011. (Simpósio).

39.
Oficina: Intervenção em crianças com dificuldades e transtornos de aprendizagem.. 2011. (Oficina).

40.
XI CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES e I CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2011. (Outra).

41.
XI CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES I CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. FORMAÇÃO, PRÁTICA E INCLUSÃO: UM OLHAR PARA AS DIVERSIDADES DA INFÂNCIA.. 2011. (Congresso).

42.
XI CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES I CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. FORMAÇÃO, PRÁTICA E INCLUSÃO: UM OLHAR PARA AS DIVERSIDADES DA INFÂNCIA.. 2011. (Congresso).

43.
XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia. (RE) PENSANDO A MEDICALIZAÇÃO ESCOLAR NUMA SOCIEDADE HIPERATIVA: PRÁTICAS E RECURSOS PSICOPEDAGÓGICOS. 2011. (Congresso).

44.
9 Jornada do Núcleo de Ensino de Marília- Ensino e Aprendizagem como processos humanizadores: propostas da teoria histórico-cultural para a educação básica.DA PATOLOGIZAÇÃO À INFÂNCIA MEDICALIZADA: (RE) PENSANDO A POSTURA DO EDUCADOR. 2010. (Outra).

45.
II ENCONTRO DOS NÚCLEOS DE ENSINO DA UNESP E I ENCONTRO PIBID.A dimensão ética e política na educação: a experiência da amizade na sala de aula. 2010. (Encontro).

46.
V CINFE- Congresso Internacional de Filosofia e Educação. 2010. (Congresso).

47.
V CINFE-Minicurso: Amizade e educação. 2010. (Outra).

48.
V CINFE-Minicurso: Relação professor-aluno. 2010. (Outra).

49.
VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul- ANPED SUL 2010. 2010. (Encontro).

50.
III Encontro de Direitos Humanos da Unesp.O espaço da educação infantil e o direito a infância: a experiência de Reggio Emília. 2009. (Encontro).

51.
IV Congresso Internacional e X Semana de Psicologia: conhecimento e saúde mental: compromisso com o desenvolvimento humano.". 2009. (Congresso).

52.
VIII Encontro Científico da Pós-Graduação em Psicologia: modos de subjetivação no contemporâneo. 2009. (Encontro).

53.
VIII Encontro Científico da Pós-Graduação em Psicologia: Modos de Subjetivação no Contemporâneo.A vigilância: a postura dos educadores no processo de patologização e medicalização da infância. 2009. (Encontro).

54.
VIII Jornada Interdisciplinar do IEDA.Educação e Saúde:conflitos no cotidiano escolar e o aumento da medicalização infantil. 2009. (Outra).

55.
V Seminário Internacional: as redes de conhecimento e as tecnologias: os outros como legítimo OUTRO. 2009. (Seminário).

56.
V Seminário Internacional - Oficina: "Pro dia nascer feliz.". 2009. (Oficina).

57.
X Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores - Formação de Professores e a prática docente: os dilemas contemporâneos. 2009. (Congresso).

58.
X Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores -Mini Curso: "Leitura de textos Científicos no Contexto Educacional : uma aproximação do educador com a ciência". 2009. (Outra).

59.
I CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E II ENCONTRO DE DIREITOS HUMANOS DA UNESP. 2008. (Congresso).

60.
II Jornada de Atividades Ludocidadania.Minicurso: " Espaços potencializadores de liberdade de expressão e do desenvolvimento infantil- um impasse na contemporaneidade.". 2008. (Outra).

61.
IX JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL.A MEDICALIZAÇÃO COMO CONSEQUENCIA DA QUEIXA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2008. (Outra).

62.
MINI-CURSO:A HISTÓRIA NÃO CONTADA DA INVENÇÃO DA DISLEXIA E DO TDAH. 2008. (Outra).

63.
Mini-Curso "Educação para os direitos humanos e a questão das orientações sexuais diversas". 2008. (Outra).

64.
Mini Curso - Ética e Marxismo: Fundamentos Filosóficos e Determinantes Históricos. 2008. (Outra).

65.
VI FREPOP - III Internacional:" Educação Popular:O Papel Público da Universidade e os projetos de Inclusão Social - Um Outro Mundo é Possível". 2008. (Congresso).

66.
VII Congreso Internacional de Salud Mental y Derechos Humanos. A escola como espaço de liberdade:ética e amizade na sala de aula.. 2008. (Congresso).

67.
VIII CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO NORTE PIONEIRO "EDUCAÇÃO E ÉTICA". O DISCIPLINAMENTO DA INFÂNCIA CONTRIBUINDO PARA O DESMANTELAMENTO DO BRINCAR. 2008. (Congresso).

68.
VI Simpósio de Educação:" A educação hoje: novos desafios".Mini-Curso:"A brincadeira e as atividades no trabalho pedagógico com crianças de 0 a 3 anos". 2008. (Outra).

69.
16ºCOLE - CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL. 2007. (Congresso).

70.
II Ciclo de Histórias de Professores: Experiências vividas em sala de aula - UNESP/Assis." A Atuação do Psicólogo na Escola como Educador Participativo: Procurando Construir um Espaço de Reflexão". 2007. (Outra).

71.
II Ciclo de Histórias de Professores: Experiências vividas em sala de aula - UNESP/Assis. 2007. (Outra).

72.
III Congeresso Internacional e IX Semana de psicologia - UEM. " Concepções de criança e práticas pedagógicas da contemporaneidade na educação infantil: Uma história a contar". 2007. (Congresso).

73.
Mini-Curso: A abordagem Histórico-Cultural de Vygotsky para o problema do desenvolvimento da mente: história,metodologia e teoria. 2007. (Outra).

74.
Mini - Curso: Infância e Humanização: tarefas teóricas e práticas durante a VI Jornada do Núcleo de ensino de Marília - Marx,Gramsci e Vigotski:aproximações. 2007. (Outra).

75.
Mini - Curso:Similaridades e diferenças entre duas teorias psicológicas:Vygotsky e Gal' perin. 2007. (Outra).

76.
Seminário Impasses e Potencialidades da Pesquisa Científica no Mundo Contemporâneo. 2007. (Seminário).

77.
V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO - "Uma escola para cidadãos". 2007. (Congresso).

78.
VI Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - Marx,Gramsci e Vygotsky: aproximações. 2007. (Outra).

79.
VI JORNADA DO NÚCLEO DE ENSINO DE MARÍLIA - MARX, GRAMSCI E VYGOTSKY: APROXIMAÇÕES. 2007. (Outra).

80.
FÓRUM APRENDER CRIANÇA 2006. 2006. (Encontro).

81.
III ENCONTRO INTERINSTITUCIONAL DE ATENDIMENTO PSICOLÓGICO À QUEIXA ESCOLAR. 2006. (Encontro).

82.
XIX ENCONTRO DE PSICOLOGIA VI ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO - PERCURSOS E PERSPECTIVAS. 2006. (Encontro).

83.
III ENCONTRO REGIONAL DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. 2002. (Encontro).

84.
III ENCONTRO DE PRÁTICAS INSTITUCIONAIS: RELATOS DE EXPERIÊNCIA EM APRIMORAMENTO DE SAÚDE. 2000. (Encontro).

85.
I CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE PSICOLOGIA E V SEMANA BAIANA DE PSICOLOGIA. A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO FRENTE AO PACIENTE TERMINAL. 1999. (Congresso).

86.
CONCEPÇÃO, GESTAÇÃO E PARTO: UM OLHAR PSICANALÍTICO. 1998. (Encontro).

87.
II ENCONTRO SOBRE SAÚDE DO TRABALHADOR. 1998. (Encontro).

88.
III SEMINÁRIO INTEGRADO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA DE ASSIS. 1998. (Seminário).

89.
ATENÇÃO PSICOSSOCIAL NO HOSPITAL PSIQUIÁTRICO. 1997. (Outra).

90.
III ENCONTRO DE PSICOLOGIA CLÍNICA E PSICANÁLISE. 1997. (Encontro).

91.
II JORNADA DE PSICOLOGIA. 1997. (Congresso).

92.
II SEMINÁRIO INTEGRADO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA DE ASSIS. 1997. (Seminário).

93.
IV JORNADA DE EDUCAÇÃO. 1997. (Congresso).

94.
IV JORNADA DE EDUCAÇÃO. 1997. (Oficina).

95.
TERAPIA RACIONAL EMOTIVA COMPORTAMENTAL. 1997. (Outra).

96.
II ENCONTRO DE PSICOLOGIA CLÍNICA E PSICANÁLISE. 1996. (Encontro).

97.
III JORNADA DE EDUCAÇÃO. 1996. (Congresso).

98.
III JORNADA DE EDUCAÇÃO. 1996. (Oficina).

99.
I SEMINÁRIO INTEGRADO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA DE ASSIS. 1996. (Seminário).

100.
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL: DESENVOLVIMENTO E CRISES. 1996. (Outra).

101.
VII JORNADA DA APAE DE MARÍLIA - II JORNADA DO NÚCLEO DA ABENEPI - REGIONAL MARÍLIA - INTERCORRÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DO BÊBE E SUAS CONSEQUÊNCIAS. 1996. (Congresso).

102.
XXVI REUNIÃO ANUAL DE PSICOLOGIA. 1996. (Congresso).

103.
VI JORNADA DA APAE DE MARÍLIA - I JORNADA DO NÚCLEO DA ABENEPI - REGIONAL DE MARÍLIA - CONDUTAS TERAPÊUTICAS NA INFÂNCIA. 1995. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COLOMBANI, Fabiola. Monitoria e coordenação de sessão de comunicação- III Encontro de Direitos Humanos da Unesp. 2009. (Outro).

2.
COLOMBANI, Fabiola. Relatora de Grupo de Trabalho- III Encontro de Direitos Humanos da Unesp. 2009. (Outro).

3.
COLOMBANI, Fabiola. Coordenação de Pôster- III Encontro de Direitos Humanos da Unesp. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Lara Bettez. O lugar das emoções e da afetividade no campo educacional.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Paulista. Orientador: Fabiola Colombani Luengo.

2.
Andréia Lucia Molina Bettez ; Vanessa Aparecida Gouvêa Silva. EDUCAÇÃO INFANTIL: O BRINCAR E SEUS REAIS OBJETIVOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Paulista. Orientador: Fabiola Colombani Luengo.

3.
Taíse Leme das Neves ; Rosimeire Pereira da Silva. OS CONTOS DE FADAS: A IMPORTÂNCIA DO USO DOS CONTOS E SEUS BENEFÍCIOS NA INFÂNCIA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Paulista. Orientador: Fabiola Colombani Luengo.

4.
RITA DE C. A. MATIOLI; TATIANE K. A. SILVA;VELUMA A.MARZOLA. MEDICALIZAÇÃO DA INFÂNCIA: INDIVIDUALIZAÇÃO DE CONFLITOS SOCIAIS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Paulista. Orientador: Fabiola Colombani Luengo.

5.
ANGELA CRISTINA FURLAN RODRIGUES;PATRICIA BUZZO. HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR: UM ESTUDO SOBRE A ASSISTÊNCIA À PARTURIENTE EM UMA MATERNIDADE DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Paulista. Orientador: Fabiola Colombani Luengo.

6.
OSVALDO ANTONIO CORADI; RAFAEL DIAS DE SOUZA. EXCLUSÃO SOCIAL: A VISÃO DE ALGUNS POLÍTICOS SOBRE OS PROJETOS SOCIAIS COMO INSTRUMENTO DE RESGATE À CIDADANIA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Paulista. Orientador: Fabiola Colombani Luengo.

7.
Isabela Aguiar dos Santos ; Marcela de Oliveira Berardi. UM ESTUDO SOBRE A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NOS CENTROS DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ? CRAS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Paulista. Orientador: Fabiola Colombani Luengo.

8.
Bárbara Belotti;Érika Moreira;Gabriela Scala;Maria Caricondo. A VISÃO DOS JOVENS DIANTE AO CASAMENTO NA PÓS-MODERNIDADE.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Paulista. Orientador: Fabiola Colombani Luengo.

9.
Amanda Cristina Ribeiro Fogaça;Micaela Doto de Matos. Um estudo sobre a atuação do Psicólogo e do Assistente Social no CREAS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Paulista. Orientador: Fabiola Colombani Luengo.

10.
JÉSSICA ALVES DOS SANTOS. OS CONTOS DE FADAS E SUA IMPORTÂNCIA: USO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Paulista. Orientador: Fabiola Colombani Luengo.

11.
Júlio Augusto de Oliveira. A relação de afeto entre terapeuta e paciente como facilitadora do processo terapêutico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Paulista. Orientador: Fabiola Colombani Luengo.

12.
Gabriely Mariano Nucci; Graziela Guimarães Baumgarten. Inclusão: uma perspectiva no âmbito escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Paulista - Assis S.P. Orientador: Fabiola Colombani Luengo.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
COLOMBANI, Fabiola. RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PROENCA, M. R. ; Lemos, F. ; COLOMBANI, Fabiola . Medicalização da Sociedade: reflexos nas salas de aula. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).



Outras informações relevantes


-Membro Associada: Associação do Fórum Paulista em defesa da Educação Infantil
-Membro suplente do Conselho do programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNESP/Assis, na qualidade de representante discente, no período de 21/11/2007 até 20/11/2008, conforme portaria nº 245-D de 22/11/2007.
-Colaboradora do Projeto de Núcleo de Ensino-2009/2010/2011: Ética e educação: a experiência da amizade na sala de aula.
-Orientadora Colaboradora do Estágio Básico do curso de Psicologia da Unesp/Assis no eixo de Psicologia Histórico Cultural-2009.
- Aprovada no Concurso Público para Professor do Dep. de Psicologia Experimental e do Trabalho no conj. de disciplinas:FundamentosHistóricos e Epistemológicos da Psic. I, Pesquisa e Intervenção em Psic. II e Políticas Públicas para a Infância: Pesquisa e Intervenção I.Abril 2010.
-Membro do GEPEES (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Ética e Sociedade).
- Aprovada no Concurso Público para Professor do Dep. de Educação no conj. de disciplinas: Psicologia da Educação e introdução aos Estudos da Educação. Fevereiro de 2012.
- Aprovada no Concurso Público para Professor Substituto do Dep. de Psicologia no conj. de disciplinas: Psicologia Escolar I e II e Estágio Supervisionado em Psicologia e Educação, com média final 8,0 - Unesp/Bauru. Fevereiro 2014.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 15:02:41