Paulo Viníccius Vieira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0301817190540096
  • Última atualização do currículo em 01/11/2018


Possui mestrado em Computação Aplicada, especialização em Gerência de Projetos e graduação em Ciência da Computação. Experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Algoritmos e Lógica de Programação, Informática na Educação e Desenvolvimento de Sistemas. Professor das disciplinas Algoritmos, Programação e Computação Básica. Principais linhas de Pesquisa:: ensino de programação, arquitetura de computadores, compiladores e software básico. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paulo Viníccius Vieira
Nome em citações bibliográficas
VIEIRA, P. V.;VIEIRA, PAULO V.;VIEIRA, PAULO VINICCIUS


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado em Computação.
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
Título: Avaliação empírica da proposta interdisciplinar de uso dos processadores BIP,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Andre Luis Alice Raabe.
Coorientador: Cesar Albenes Zeferino.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação em Computação; Interdisciplinaridade; Avaliação Empírica; Arquitetura de Computadores; compiladores.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Hardware.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2010 - 2011
Especialização em Gerência de Projetos. (Carga Horária: 360h).
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
Título: Plano de Projeto: Dissertação de Mestrado.
2003 - 2009
Graduação em Ciência da Computação.
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
Título: Bipide: Ambiente de Desenvolvimento Integrado para a Arquitetura dos Processadores BIP.
Orientador: Andre Luis Alice Raabe.




Atuação Profissional



Benner Sistemas, BENNER, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40


Femepe Industria e Comerciao de Pescados SA, FEMEPE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuação como Analista de Sistemas/Programador. Desenvolvimento em plataforma .NET utilizando-se as linguagens C# e Asp.net


Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30
Outras informações
Professor de disciplinas de Algoritmos e Programação em cursos de graduação.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 8
Outras informações
Professor substituto na disciplina Algoritmos e Programação (1º período) do Curso de Ciência da Computação

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Programador, Carga horária: 40
Outras informações
Desenvolvimento de sistemas WEB em linguagem PHP.

Atividades

04/2011 - 03/2013
Pesquisa e desenvolvimento , LEDS - Laboratório de Sistemas Embarcados e Distribuídos, .

2008 - 2010
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Técnologicas da Terra e do Mar, .

Linhas de pesquisa
Informática na Educação
07/2006 - 07/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Técnologicas da Terra e do Mar, .

Linhas de pesquisa
Computação Móvel
10/2005 - 07/2006
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Técnologicas da Terra e do Mar, Centro de Ciências Técnologicas da Terra e do Mar.

Atividade realizada
Monitoria em Programação.
07/2004 - 10/2005
Estágios , Reitoria, Pró-Reitoria de Ensino.

Estágio realizado
Suporte Operacional.


Linhas de pesquisa


1.
Informática na Educação
2.
Informática na Educação
3.
Ensino de Programação
4.
Inteligência Aplicada
5.
Arquitetura de Computadores
6.
Computação Móvel


Projetos de pesquisa


2011 - 2013
Avaliação Empírica de um Modelo Simplificado de Processador para o Apoio do Ensino de Programação
Descrição: Este projeto busca realizar uma avaliação empírica de uma estratégia de ensino de computação relacionada à disciplina de Introdução à Programação. A análise busca elucidar qual o impacto do uso de um modelo simplificado de computador na compreensão de conceitos básicos ligados ao ensino inicial de algoritmos. O modelo simplificado a que este projeto se refere é denominado BIP (Basic Instruction-set Processor), o qual foi concebido para elucidar aos alunos do primeiro ano de cursos da área de Computação o funcionamento básico de um processador. Acredita-se que introduzir esses conceitos aos alunos auxilia na redução da abstração envolvida em conceitos fundamentais de programação, como variáveis, atribuições, operações aritméticas desvios e laços, e, conseqüentemente, pode influenciar positivamente na aprendizagem. O Projeto irá realizar um levantamento empírico envolvendo duas turmas de primeira fase de um curso de Ciência da Computação. O design experimental adotado utilizará a primeira turma como grupo experimental e a segunda como grupo de controle. Um pós-teste será aplicado para avaliar comparativamente os grupos e aferir a significância estatística do desempenho das turmas. A equipe proponente possui experiência em avaliações de caráter educacional envolvendo conceitos relacionados ao ensino de Computação. O presente projeto representa está situado no contexto de uma parceria realizada entre o Grupo de Informática na Educação e o Grupo de Sistemas Embarcados e Distribuídos da Universidade do Vale do Itajaí. Os resultados esperados e incluem a formação de pesquisadores, a produção e disponibilização para a comunidade de área de uma ferramenta que apóie a aplicação da estratégia proposta e a divulgação dos resultados em eventos e periódicos qualificados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Paulo Viníccius Vieira - Coordenador / Cesar Albens Zeferino - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2008 - 2011
Avaliação Empírica de um Modelo Simplificado de Processador para o Apoio do Ensino de Programação - Edital Universal CNPQ 2008
Descrição: Este projeto busca realizar uma avaliação empírica de uma estratégia de ensino de computação relacionada à disciplina de Introdução à Programação. A análise busca elucidar qual o impacto do uso de um modelo simplificado de computador na compreensão de conceitos básicos ligados ao ensino inicial de algoritmos. O modelo simplificado a que este projeto se refere é denominado BIP (Basic Instruction-set Processor), o qual foi concebido para elucidar aos alunos do primeiro ano de cursos da área de Computação o funcionamento básico de um processador. Acredita-se que introduzir esses conceitos aos alunos auxilia na redução da abstração envolvida em conceitos fundamentais de programação, como variáveis, atribuições, operações aritméticas desvios e laços, e, conseqüentemente, pode influenciar positivamente na aprendizagem. O Projeto irá realizar um levantamento empírico envolvendo duas turmas de primeira fase de um curso de Ciência da Computação. O design experimental adotado utilizará a primeira turma como grupo experimental e a segunda como grupo de controle. Um pós-teste será aplicado para avaliar comparativamente os grupos e aferir a significância estatística do desempenho das turmas. O presente projeto representa a etapa final de uma parceria realizada entre o Grupo de Informática na Educação e o Grupo de Sistemas Embarcados e Distribuídos da Universidade do Vale do Itajaí. Os resultados esperados e incluem a formação de pesquisadores, a produção e disponibilização para a comunidade de área de uma ferramenta que apóie a aplicação da estratégia proposta e a divulgação dos resultados em eventos e periódicos qualificados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Paulo Viníccius Vieira - Integrante / caroline farias salvador - Integrante / Cesar Albens Zeferino - Integrante / André Luis Alice Raabe - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2007 - 2007
SISTEMA COMPUTACIONAL EMBARCADO DE ALERTA PARA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Paulo Viníccius Vieira - Integrante / Cesar Albens Zeferino - Coordenador.


Projetos de extensão


2015 - 2016
INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO, ROBÓTICA E IMPLEMENTAÇÃO DE PROCESSADORES: ATRAINDO TALENTOS PARA AS ÁREAS DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) André Luís Alice Raabe em 01/07/2016.
Descrição: Este projeto busca proporcionar oportunidades para estudantes das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino médio de conhecerem e se engajarem em atividades de Educação e inovação tecnológica. Os estudantes participarão por 10 meses de um programa de atividades que desenvolve habilidades para a programação de computadores, a construção de aplicações robóticas, o projeto e a implementação de processadores. Os conhecimentos, materiais instrucionais e ferramentas utilizadas se apoiam nas práticas existentes nos cursos de graduação em Ciência da Computação, Engenharia de Computação e Engenharia Mecânica. Os docentes que propõem este projeto atuam nestes cursos e nos grupos de pesquisa de Informática na Educação e de Sistemas Embarcados e Distribuídos. As ações do projeto estão fundamentadas nas linhas de pesquisa definidas no Projeto Pedagógico dos cursos e alinhadas com as atividades que historicamente vem sendo conduzidas por esses grupos de pesquisa não apenas no escopo da graduação, mas incluindo também mestrados e doutorado.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Paulo Viníccius Vieira - Integrante / Cesar Albens Zeferino - Integrante / André Luis Alice Raabe - Coordenador / Fabrício Bortoluzzi - Integrante / André Luiz Maciel Santana - Integrante / Julia Peron Metzger - Integrante / Eduardo Borges Gomes - Integrante / Luis Felipe Santana - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Software Básico.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Orientador do 2º colocado na categoria Trabalhos de Conclusão de Curso em Informática na Educação, Sociedade Brasileira de Computação - Comissão Especial de Informática na Educação - CTD-IE.
2013
2ª colocação no Concurso de Teses, Dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso em Informática na Educação (CTD-IE) - Categoria Dissertação de Mestrado - CBIE-2013, Sociedade Brasileira de Computação - Comissão Especial de Informática na Educação.
2009
Aluno Destaque de graduação, Sociedade Brasileira de Computação.
2009
Mérito Estudantil na Graduação, Universidade do Vale do itajaí.
2009
Menção Honrosa referente ao Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade do Vale do Itajaí.
2009
1ª colocação no Concurso de Teses, Dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso em Informática na Educação (CTD-IE) - Categoria TCC - SBIE-2009, Sociedade Brasileira de Computação - Comissão Especial de Informática na Educação.
2007
1º Lugar no Desafio de Programação, Universidade do Vale do Itajaí.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VIEIRA, P. V.2016VIEIRA, P. V.; RAABE, A. L. A. ; ZEFERINO, C. A. . Projeto BIP: Impactos de 10 Anos de Uso de Uma Proposta Interdisciplinar de Ensino de Computação. International Journal of Computer Architecture Education, v. 5, p. 32-37, 2016.

2.
VIEIRA, PAULO VINICCIUS2015 VIEIRA, PAULO VINICCIUS; ZEFERINO, Cesar Albenes ; RAABE, ANDRÉ LUIS . Avaliação Empírica da Proposta Interdisciplinar de Uso dos Processadores BIP. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 23, p. 99-110, 2015.

3.
VIEIRA, P. V.;VIEIRA, PAULO V.;VIEIRA, PAULO VINICCIUS2012VIEIRA, P. V.; RECH, P. M. ; MENSCH, R. C. ; ZEFERINO, Cesar Albenes ; RAABE, André Luís Alice . Estendendo a Arquitetura dos Processadores BIP para Ampliar o Seu Potencial de Uso em Disciplinas de Introdução a Programação. International Journal of Computer Architecture Education, v. 1, p. 1-10, 2012.

4.
VIEIRA, P. V.;VIEIRA, PAULO V.;VIEIRA, PAULO VINICCIUS2010 VIEIRA, P. V.; RAABE, A. L. A. ; ZEFERINO, C. A. . Bipide - Ambiente de Desenvolvimento Integrado para a Arquitetura dos Processadores BIP. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 18, p. 32-43, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
ZEFERINO, C. A. ; RAABE, A. L. A. ; VIEIRA, P. V. ; PEREIRA, Maicon Carlos . Um Enfoque Interdisciplinar no Ensino de Arquitetura de Computadores. In: Martins, C; Navaux P.; Azevedo, R.; Kofuji, S.. (Org.). Arquitetura de Computadores: educação, ensino e aprendizado. 1ed.Porto Alegre: SBC, 2012, v. 1, p. 165-193.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PERES, B. P. ; ZEFERINO, C. A. ; VIEIRA, P. V. . Simulador Web para a Família de Processadores BIP. In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2017), 2017, Recife. Anais d0 XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2017). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017. v. 1. p. 827-836.

2.
VIEIRA, P. V.; ZEFERINO, C. A. ; RAABE, A. L. A. . Aplicação de Grupo Focal para Avaliação da Utilização de uma Família de Processadores Simplificados em uma Disciplina de Compiladores. In: Computer on the Beach, 2016, Florianópolis. Anais do Computer on the Beach. Florianópolis: Universidade do Vale do Itajaí, 2016. p. 232-241.

3.
VIEIRA, PAULO V.; ZEFERINO, CESAR A. ; RAABE, ANDRÉ L. A. . Avaliação Empírica da Proposta Interdisciplinar de Uso dos Processadores BIP. In: Worshops do II Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2013.

4.
VIEIRA, P. V.; COSTA, Agnaldo ; RAABE, A. L. A. . SCORM X Common Cartridge: Um Estudo Comparativo. In: Computer on the Beach 2012, 2012, Florianópolis. Computer on the Beach 2012: Anais do Evento, 2012. p. 61-70.

5.
VIEIRA, P. V.; COSTA, Agnaldo ; RAABE, A. L. A. . Um Estudo Comparativo sobre a Utilização dos Padrões Common Cartridge e SCORM no Ambiente Moodle. In: LACLO - VII Latin American Conference on Learning Objects and Technologies, 2012, Guayaquil. Proceeding of the VII Latin American Conference on Learning Objects and Technologies, 2012. p. 115-125.

6.
RECH, P. M. ; VIEIRA, P. V. ; ZEFERINO, C. A. ; RAABE, A. L. A. . BIP IV: Especificação e Suporte na Ferramenta Bipide. In: Workshop sobre Educação em Arquitetura de Computadores, 2011, Vitória. International Symposium on Computer Architecture and High-Performance Computing Proceedings, 2011. v. 1. p. 10-20.

7.
VIEIRA, P. V.; RAABE, A. L. A. ; ZEFERINO, C. A. . Bipide: Ambiente de Desenvolvimento Integrado para Utilização dos Processadores BIP no Ensino de Programação. In: XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2009, Florianópolis. Anais do XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2009. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PERES, B. P. ; ZEFERINO, C. A. ; VIEIRA, P. V. . Bipide Web: Construção de uma Versão Online do Ambiente de Desenvolvimento Integrado Bipide. In: Workshops do VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2017), 2017, Recife. Anais dos Workshops do VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2017). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017. p. 91-91.

2.
VIEIRA, P. V.; ZEFERINO, C. A. ; RAABE, A. L. A. . Delineamento Quase-Experimental para Avaliação de uma Abordagem Interdisciplinar no Ensino de Computação. In: Computer on the Beach 2012, 2012, Florianópolis. Computer on the Beach 2012: Anais do Evento, 2012. p. 137-138.

Apresentações de Trabalho
1.
VIEIRA, P. V.; RAABE, A. L. A. ; ZEFERINO, C. A. . Projeto BIP: Impactos de 10 Anos de Uso de Uma Proposta Interdisciplinar de Ensino de Computação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
VIEIRA, P. V.; ZEFERINO, C. A. ; RAABE, A. L. A. . Avaliação Empírica da Proposta Interdisciplinar de Uso dos Processadores BIP. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
VIEIRA, P. V.; COSTA, Agnaldo ; RAABE, A. L. A. . SCORM X Common Cartridge: Um Estudo Comparativo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
Paulo R. M. Rech ; VIEIRA, P. V. ; ZEFERINO, C. A. ; RAABE, A. L. A. . BIP IV: Especificação e Suporte na Ferramenta Bipide. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
VIEIRA, P. V.; RAABE, A. L. A. ; ZEFERINO, C. A. . Bipide Ambiente de Desenvolvimento Integrado para a Arquitetura dos Processadores BIP. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
PERES, B. P. ; ZEFERINO, C. A. ; VIEIRA, PAULO V. . Bipide Web. 2016.

2.
VIEIRA, P. V.; RAABE, A. L. A. ; ZEFERINO, C. A. . Bipide: Ambiente de Desenvolvimento Integrado para a Arquitetura dos Processadores BIP. 2009.

3.
ZEFERINO, C. A. ; HOSTINS, H. ; VIEIRA, P. V. . PIC Tools. 2005.


Demais tipos de produção técnica
1.
VIEIRA, PAULO V.. Introdução ao Visual Studio com C# e Windows Forms. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VIEIRA, P. V.; BORTOLUZZI, Fabrício; SANTIAGO, R.; SIMAO, J. G. S.; LEITHARDT, V. R. Q.. Participação em banca de William da Silva.COMPILADOR C E AMBIENTE INTEGRADO DE DESENVOLVIMENTO PARA O uBIP. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Vale do Itajaí.

2.
SANTANA, A. L. M.; VIEIRA, P. V.; JESUS, E. A.. Participação em banca de Paulo Eduardo Martins.DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UMA MODIFICAÇÃO DO JOGO MINECRAFT PARA ESTIMULAR O PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Vale do Itajaí.

3.
SANTANA, A. L. M.; JESUS, E. A.; VIEIRA, P. V.. Participação em banca de Leonardo Antonio Pinheiro.ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS EM ATIVIDADES COM BRINQUEDOS PROGRAMÁVEIS. 2016.

4.
ZEFERINO, C. A.; SANTIAGO, R.; NOSCHANG, L. F.; VIEIRA, P. V.. Participação em banca de Paula Mannes.Integração do Portugol Core com o BIPIDE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Vale do Itajaí.

5.
BORTOLUZZI, Fabrício; RAABE, André Luís Alice; VALIM, P. R. O.; ZEFERINO, Cesar Albenes; PEREIRA, Maicon Carlos; VIEIRA, P. V.. Participação em banca de Hendrig Wernner Maus Santana Gonçalves.Análise e portabilidade de um sistema operacional de tempo real para o BIP. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Vale do Itajaí.

6.
VIEIRA, P. V.. Participação em banca de Paulo Roberto Machado Rech.BIP IV: Especificação e Suporte na IDE Bipide. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Vale do Itajaí.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Fórum Integrado de Extensão 2017. 2017. (Oficina).

2.
Computer on the Beach. Aplicação de Grupo Focal para Avaliação da Utilização de uma Família de Processadores Simplificados em uma Disciplina de Compiladores. 2016. (Congresso).

3.
XVII Simpósio de Sistemas Computacionais de Alto Desempenho - WSCAD.Projeto BIP: Impactos de 10 Anos de Uso de Uma Proposta Interdisciplinar de Ensino de Computação. 2016. (Simpósio).

4.
Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE 2013. Avaliação Empírica da Proposta Interdisciplinar de Uso dos Processadores BIP. 2013. (Congresso).

5.
Computer on the Beach 2012. Delineamento Quase-Experimental para Avaliação de uma Abordagem Interdisciplinar no Ensino de Computação. 2012. (Congresso).

6.
Computer on the Beach 2012. SCORM X Common Cartridge: Um Estudo Comparativo. 2012. (Congresso).

7.
LACLO - VII Latin American Conference on Learning Objects and Technologies. Um Estudo Comparativo sobre a Utilização dos Padrões Common Cartridge e SCORM no Ambiente Moodle. 2012. (Congresso).

8.
23rd International Symposium on Computer Architecture and High Performance Computing - SBAC-PAD'2011. 2011. (Simpósio).

9.
Workshop sobre Educação em Arquitetura de Computadores.BIP IV: Especificação e Suporte na Ferramenta Bipide. 2011. (Outra).

10.
XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.Bipide: Ambiente de Desenvolvimento Integrado para Utilização dos Processadores BIP no Ensino de Programação. 2009. (Simpósio).

11.
Seminário de Iniciação Cientifica.Sistema Computacional Embarcado de Alerta para Administração de Medicamentos. 2007. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bruno Pereira Peres. CONSTRUÇÃO DE UMA VERSÃO ONLINE DO AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO BIPIDE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Vale do Itajaí. Orientador: Paulo Viníccius Vieira.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
VIEIRA, P. V.2016VIEIRA, P. V.; RAABE, A. L. A. ; ZEFERINO, C. A. . Projeto BIP: Impactos de 10 Anos de Uso de Uma Proposta Interdisciplinar de Ensino de Computação. International Journal of Computer Architecture Education, v. 5, p. 32-37, 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
VIEIRA, P. V.; RAABE, A. L. A. ; ZEFERINO, C. A. . Projeto BIP: Impactos de 10 Anos de Uso de Uma Proposta Interdisciplinar de Ensino de Computação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Programa de Computador sem registro de patente
1.
PERES, B. P. ; ZEFERINO, C. A. ; VIEIRA, PAULO V. . Bipide Web. 2016.


Cursos de curta duração ministrados
1.
VIEIRA, PAULO V.. Introdução ao Visual Studio com C# e Windows Forms. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 8:43:25