Josué Berlesi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0468572924132582
  • Última atualização do currículo em 20/07/2018


Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e é mestre e doutor pela Escola Superior de Teologia (EST), possui experiência na área de História Antiga. Participou das escavações arqueológicas no sítio de Megiddo, em Israel. Se dedica principalmente ao estudo da história antiga oriental. Suas pesquisas se referem, majoritariamente, a historiografia sobre o Israel antigo. Atualmente trabalha como docente de História Antiga na UFPA Campus Cametá. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Josué Berlesi
Nome em citações bibliográficas
BERLESI, Josué

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pará.
Rua Travessa Padre Antonio
Matinha
68400000 - Cametá, PA - Brasil
Telefone: (91) 32017000
URL da Homepage: http://https://www.portal.ufpa.br/


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Teologia.
Faculdade EST, EST, Brasil.
com período sanduíche em Universidade Nova de Lisboa (Orientador: Francisco José Gomes Caramelo).
Título: O Israel antigo em debate: uma análise da história de Israel da educação básica ao ensino superior, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Gisela Isolde Waechter Streck.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2008 interrompida
Doutorado interrompido em 2013 em Doutorado em História.
Universidad de Buenos Aires, UBA, Argentina.
Título: Consideraciones teórico-metodológicas acerca de la historia de Israel en los currículos académicos de Historia: un análisis de los modos de recepción de la historiografia de Israel en Brasil y en la Argentina.,
Orientador: Marcelo Campagno.
Ano de interrupção: 2013
Palavras-chave: História antiga de Israel.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2007
Mestrado em Mestrado em Teologia.
Instituto Ecumênico de Pós-Graduação em Teologia, IEPG, Brasil.
Título: História, Arqueologia e a Cronologia do Êxodo: Historiografia e Problematizações,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Julio Paulo Tavares Zabatiero.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: História dos Hebreus; Êxodo; Historiografia.
2002 - 2005
Graduação em História.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Análise da Pertinência Histórica da Narrativa Javista do Pentateuco.
Orientador: Anderson Zalewski Vargas.




Formação Complementar


2009 - 2009
Diploma de Español como Lengua Extranjera.
Instituto Cervantes, IC, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Curso de Hebraico Bíblico. (Carga horária: 60h).
Faculdade EST, EST, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em História da Índia. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente Campus Cametá, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas: História Antiga e Medieval


Faculdade EST, EST, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: estágio docência, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio docência com alunos da graduação da EST na disciplina de História de Israel



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Currículo, identidade religiosa e práxis educativa
Descrição: O Grupo de Pesquisa visa: Promover o incremento do ensino, da pesquisa e da extensão através da produção científica nas áreas temáticas: currículo nas instituições escolares, práxis educativa, formação e identidade docente, ensino religioso e práticas da educação cristã comunitária; Subsidiar a formação de profissionais e pesquisadores nas temáticas da identidade religiosa e da área do conhecimento e práxis do Ensino Religioso; Subsidiar a reflexão na área da formação e identidade docente, acompanhando a práxis educativa e a produção científica de profissionais da educação; Subsidiar os processos de estruturação curricular na perspectiva das relações entre formação profissional e identidade docente nos sistemas de ensino, com a realização de palestras e a geração de publicações específicas; Socializar o resultado de pesquisas com a organização de eventos científicos e de atividades de extensão, com a realização de palestras e com a participação em Congressos, Seminários, Simpósios; Estabelecer parcerias institucionais para viabilizar intercâmbios acadêmicos no desenvolvimento de projetos de pesquisa integrados e promoção de eventos; Estimular a elaboração de projetos de pesquisa nas modalidades de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado; Produzir material acadêmico para divulgação em periódicos, bem como apresentação em eventos científicos nacionais e internacionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (4) .
Integrantes: Josué Berlesi - Integrante / Remí Klein - Coordenador.
2012 - 2013
A abordagem simplista do Oriente frente ao monopólio ocidental: uma análise da história antiga nos livros didáticos e nos cursos de História
Descrição: O presente projeto pretende promover ações de que envolvam o ensino, a pesquisa e a extensão no intuito de contribuir para sanar as mazelas que assolam a abordagem da história antiga oriental seja nas licenciaturas em História seja nos livros didáticos. Sem dúvida, a investigação precária do citado tema nos cursos de formação de professores reflete-se nos livros didáticos, os quais tratam a antiguidade oriental de modo extremamente descabido relegando a mesma a um papel coadjuvante na história. Neste projeto a história antiga de Israel será o principal objeto de análise sendo que se espera, com o mesmo, alertar para a precariedade generalizada que se instala sobre o estudo do Oriente antigo. Apenas para que se tenha uma ideia de tal quadro veja-se que o currículo do curso de Licenciatura em História da UFPA contempla uma única disciplina de História Antiga a qual limita-se a tratar, quase que exclusivamente, o passado greco-romano. Frente a tal situação, o presente projeto pretende propor uma reformulação do quadro curricular do curso de História visando inserir o conteúdo pertinente ao antigo Oriente na disciplina de História Antiga ou mesmo sugerir o fracionamento da disciplina em duas: história antiga clássica e história antiga oriental, caso que ocorre na maior parte das IES federais brasileiras. Além disso, pretende-se de igual forma promover seminários de formação com professores de História do município de Cametá com o fito de capacitá-los para ministrar o conteúdo de antiguidade oriental que se faz presente nos currículos dos ensinos fundamental e médio..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Josué Berlesi - Coordenador.
2010 - 2011
E O C M H L ? Estudos orientais, clássicos e Medievais na História e na Literatura: Gênero, discursos, religiosidade e usos e costumes do passado
Descrição: O monoteísmo é visto como uma herança cultural e religiosa do antigo Israel. Cabe alertar, no entanto, que os redatores da Bíblia Hebraica desenvolveram grande esforço para apagar os resquícios de politeísmo e/ou monolatria presente no texto bíblico contribuindo assim para a construção de um monoteísmo patriarcal e masculino. Além do mais, é preciso desfazer uma concepção já cristalizada de que a religião israelita formou-se como algo único e independente, ou seja, deslocada do contexto cultural e histórico da antiga Canaã. A religião de Israel, na verdade, foi marcada pela adoração de deusas e deuses. O caso mais recorrente reside nas referências bíblicas à deusa Asherá. Do mesmo modo, as evidências arqueológicas provenientes dos sítios de Khirbet el Qom, Kuntillet Ajrud e Tell Miqneh atestam a vinculação da referida deusa com o deus Javé (YHWH). Assim, por meio de uma releitura crítica do texto bíblico somada a pesquisa arqueológica pode-se desconstruir o processo de monoteização masculina pelo qual passou o antigo Israel..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Josué Berlesi - Coordenador / Roberta Alexandrina da Silva - Integrante.


Outros Projetos


2012 - 2013
A abordagem simplista do Oriente frente ao monopólio ocidental: uma análise da história antiga nos cursos de História e nos livros didáticos
Descrição: De modo geral a história antiga oriental ainda carece de mais atenção na academia brasileira. O número de investigadores nacionais que se dedicam ao tema é extremamente reduzido, sobretudo quando se compara com o quantitativo de profissionais que se dedicam a pesquisar o passado Greco-romano área por qual houve uma predileção desde o início da disciplina de história antiga no Brasil. Nesse contexto há uma precária abordagem do Oriente antigo nas graduações em História o que acaba sendo refletido no material didático disponível para os ensinos fundamental e médio, soma-se a isso a reduzida quantidade de bibliografia especializada e atualizada sobre o tema disponível em língua nacional. Desse modo é preciso estreitar o diálogo com especialistas nacionais e estrangeiros no intuito de que as percepções mais recentes sobre a área sejam absorvidas na abordagem da história antiga oriental seja nas graduações em História e/ou na educação básica..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Josué Berlesi - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Lê Razoavelmente.
Hebraico
Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Conceito "A com Louvor" na defesa da Tese de Doutorado, Faculdades EST.
2009
Aprovação no concurso para Professor Auxiliar em História Antiga e Medieval -, UFPA.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Roberto Ramón Rodríguez  Data: 14/01/2015

Artigos completos publicados em periódicos

1.
BERLESI, Josué2015BERLESI, Josué. O Israel antigo nos currículos acadêmicos de História: Considerações preliminares. Anais do Congresso Internacional da Faculdades EST, v. 2, p. 575-586, 2015.

2.
BERLESI, Josué2015BERLESI, Josué. Conservadorismo versus progressismo:apontamentos sobre a historiografia do Israel antigo. Revista Eletrônica Antiguidade Clássica, v. 10, p. 44, 2015.

3.
BERLESI, Josué2014BERLESI, Josué. Bíblia, mídia e fundamentalismo: obstáculos para o estudo acadêmico da história antiga de Israel. Protestantismo em Revista, v. 34, p. 42, 2014.

4.
BERLESI, Josué2012BERLESI, Josué. Arqueología en Israel: los desafios de la ciencia frente a cuestiones políticas y religiosas. Revista Mundo Antigo, v. II, p. 31, 2012.

5.
BERLESI, Josué2010BERLESI, Josué. A história de Israel, seus oradores e seus auditórios: uma análise da "saída do Egito" sob a perspectiva de distintos especialistas. Antiguidade Clássica (Apucarama), v. 1, p. 1, 2010.

6.
BERLESI, Josué2008BERLESI, Josué. Uma análise da pertinência histórica do Êxodo: A propósito do documentário ?The Exodus Decoded? de Simcha Jacobovici. História e-História, v. 1, p. 1, 2008.

7.
BERLESI, Josué2007BERLESI, Josué. O ÊXODO DOS HEBREUS SEGUNDO HISTORIADORES E ARQUEÓLOGOS: ÊNFASE NA PERSPECTIVA MINIMALISTA A PARTIR DA OBRA DE FINKELSTEIN E SILBERMAN. Gaia (Rio de Janeiro), v. 4, p. 1/2-13, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FELDMAN, A. (Org.) ; BERLESI, Josué (Org.) . Historiografia: nove debates, novas perspectivas. 1. ed. Belém do Pará: UFPA, 2015. 194p .

2.
BERLESI, Josué. História, Arqueologia e a Cronologia do Êxodo: Historiografia e Problematizações. São Leopoldo: Editora Sinodal, 2008. v. 100. 96p .

Capítulos de livros publicados
1.
BERLESI, Josué; PFOH, E. . A História Antiga de Israel e os novos horizontes de pesquisa. In: PORTO, V. C.; POZZER, K. M. P.. (Org.). Um outro mundo antigo. 1ed.Sao Paulo: Annablume, 2013, v. , p. 1-338.

2.
BERLESI, Josué. Reinterpretando a jornada pelo deserto: a contribuição do relato do êxodo para a emergência de YHWH. In: Adriana Zierer;Ana Livia Bomfin Vieira. (Org.). História Antiga e Medieval, viagens e viajantes: cultura, imaginário e espacialidade. 941ed.São Luiz: UEMA, 2012, v. , p. 211-220.

3.
BERLESI, Josué. A abordagem simplista do Oriente frente ao monopólio ocidental: uma análise da História Antiga nos cursos de História. In: Edir Augusto Dias Pereira; Francivaldo Alves Nunes. (Org.). Encontros de História e Educação: Pesquisa Social, Histórica e Política em Educação. Brasília: Editora Kiron, 2012, v. , p. 13-19.

4.
BERLESI, Josué. "Eu sou Yhwh teu deus": considerações sobre o processo de monoteização masculina no antigo Israel. In: José Pedro Garcia Oliveira, Doriedson S. Rodrigues,João Batista do Carmo Silva, Odete da Cruz Mendes. (Org.). Educação, Ciência e Desenvolvimento na Amazônia Tocantina. 370ed.Cametá: UFPA, 2011, v. , p. 87-100.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BERLESI, Josué. The Ancient Near East in Brazil and Argentina From the Origins of Research to the Present. The Ancient Near East Today, Estados Unidos, 20 maio 2013.

2.
BERLESI, Josué. Onde está a honra dos orgulhosos?. Jornal da Manhã, Ijuí RS, p. 1 - 1, 21 out. 2008.

3.
BERLESI, Josué. O necessário combate à política assistencialista. Jornal Imparcial, Ijuí/RS, p. 2 - 2, 20 jan. 2007.

4.
BERLESI, Josué. Virgem Maria? Uma análise do termo hebraico ´almah. Jornal da Manhã, Ijuí/RS, p. 2, 22 nov. 2006.

5.
BERLESI, Josué. Revivendo 1968?. Jornal Imparcial, Ijuí/RS, p. 2, 02 nov. 2006.

6.
BERLESI, Josué. A arqueologia e a Bíblia. Jornal Imparcial, Ijuí-RS, p. 2, 01 jul. 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BERLESI, Josué. A pesquisa arqueológica em Tel Megiddo: Resulados parciais da temporada 2008. In: VII Forum FAPA, 2008, Porto Alegre. Caderno de Resumos VII Forum FAPA. Porto Alegre: FAPA, 2008. p. 151-151.

2.
BERLESI, Josué. Considerações Sobre a Historiografia do Povo Hebreu: Uma Ênfase na Perspectiva Minimalista. In: VI Forum FAPA, 2007, Porto Alegre. Caderno de Resumos VI Forum Fapa. Porto Alegre: Fapa, 2007. v. 1. p. 68-68.

3.
BERLESI, Josué. Análise da Pertinência Histórica do Êxodo Bíblico. In: V Fórum Fapa, 2006, Porto Alegre. Caderno de Resumos V Fórum Fapa, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
BERLESI, Josué. A influência cultural cananita na religião de Israel: uma análise dos nomes divinos na Bíblia Hebraica e na Epigrafia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BERLESI, Josué. A 'História Sagrada' nos Currículos Escolares. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BERLESI, Josué. A HISTÓRIA ANTIGA DE ISRAEL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PROPOSTAS PARA UM ESTUDO CRÍTICO DO ISRAEL ANTIGO.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
BERLESI, Josué. Jerusalém como capital imperial durante a 'Monarquia Unida': uma reavaliação crítica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BERLESI, Josué. Antigo Testamento versus evidências materiais: o que se pode dizer da história antiga de Israel na atualidade?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BERLESI, Josué. Antigo Testamento Monoteísta?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BERLESI, Josué. Exegese bíblica e arqueologia: um diálogo possível?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BERLESI, Josué. A Jerusalém de Davi: Cidade Real ou Aldeia Rural?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BERLESI, Josué. A História Antiga de Israel no Brasil: Três Opiniões sobre o Tema. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
BERLESI, Josué. O Israel antigo nos currículos acadêmicos de História: considerações preliminares. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BERLESI, Josué. O Israel Antigo em Perspectiva: As implicações do minimalismo para a interpretação da história antiga levantina. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BERLESI, Josué. Davi:o herói entre o mito e a história. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BERLESI, Josué. A História Antiga de Israel na academia brasileira: relatos da experiência de ensino e pesquisa na Universidade Federal do Pará. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
BERLESI, Josué. Reinterpretando a jornada pelo deserto: a contribuição do relato do êxodo para a emergência de YHWH. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
BERLESI, Josué. Bíblia pra quê te quero? Uma história de Israel a partir da arqueologia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
BERLESI, Josué. Eu Sou YHWH teu deus: considerações sobre o processo de monoteização masculina no antigo Israel. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
BERLESI, Josué. Costurando História e Literatura em busca do mundo hebreu: considerações sobre o debate acerca da cronologia da narrativa veterotestamentária. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
BERLESI, Josué. Eu sou Javé teu Deus que te tirei da casa da servidão": A relação entre Egito e Israel na tradição veterotestamentária.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
BERLESI, Josué. A Consolidação do Monoteísmo no Israel Antigo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
BERLESI, Josué. Considerações sobre a historiografia do povo hebreu: uma ênfase na exegese histórico-crítica.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
BERLESI, Josué. Cronologia do Êxodo e memória histórica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
BERLESI, Josué. Cronologia do Êxodo e Memória Histórica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
BERLESI, Josué. Cronologia do Êxodo e Memória Histórica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BERLESI, Josué. Consultor Ad Hoc Revista Aedos. 2008.

Trabalhos técnicos
1.
BERLESI, Josué. Escavações arqueológicas em Tel Megiddo. 2012.

2.
BERLESI, Josué. Escavações arqueológicas em Tel Megiddo.. 2008.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BERLESI, Josué. Escavações arqueológicas em Tel Megiddo. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
BERLESI, Josué. A História de Israel na pesquisa contemporânea: Balanço historiográfico. 2009. (Palestra).

2.
BERLESI, Josué. Israel antigo: um órfão acadêmico entre os historiadores. 2009. (Palestra).

3.
BERLESI, Josué. Arqueologia e Política: breves considerações sobre a Arqueologia em Israel. 2009. (palestra).

4.
BERLESI, Josué. Para interpretar a Bíblia. 2008. (Conferência).

5.
BERLESI, Josué. História de Israel ou História do Levante? Uma análise das recentes pesquisas sobre o Israel Antigo. 2008. (Conferência).

6.
BERLESI, Josué. O passado de Israel no Antigo Oriente Médio: Novas perspectivas de análise. 2008. (Palestra).

7.
BERLESI, Josué. O Israel antigo em questão: delineando a fronteira entre o passado mítico e o passado histórico.. 2008. (Palestra).

8.
BERLESI, Josué. História de Israel e textos bíblicos: problemas de interpretação. 2007. (Conferência).

9.
BERLESI, Josué. As Origens do Israel Antigo: análise das principais teorias sobre a formação do povo hebreu.. 2007. (Conferência).

10.
BERLESI, Josué. Exposição "Brasil Indígena". 2002. (Monitoria).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CORREA, D. R.; ALMEIDA, L. A.; BERLESI, Josué. Participação em banca de Carlos Antonio dos Santos.Fronteiras entre Messianismo Judaico Antigo e Cristianismo Primitivo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

2.
BERLESI, Josué; BAKOS, M. M.; DOBERSTEIN, A. W.. Participação em banca de OTÁVIO ZALEWSKI VARGAS.O CONCEITO DE DEUS NA CARTA DE ARISTEAS A FILOCRATES. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM HISTÓRIA) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Simpósio Nacional de História Militar do Piauí.História Militar e Culturas Religiosas na Antiguidade: Leituras.. 2017. (Simpósio).

2.
II Congresso Internacional da Faculdades EST. O Israel antigo nos currículos acadêmicos de História: considerações preliminares. 2014. (Congresso).

3.
XXIV Ciclo de Debates em História Antiga. O Israel Antigo em Perspectiva: As implicações do minimalismo para a interpretação da história antiga levantina. 2014. (Congresso).

4.
3 Ciclo Internacional de Conferências e XIII Jornada de Estudos do Oriente Antigo: A África no Mundo Antigo.A Consolidação do Monoteísmo no Israel Antigo. 2007. (Outra).

5.
Diálogos entre História e Arqueologia: A cultura material nas interpretações do Mundo Antigo. 2007. (Outra).

6.
Semana Acadêmica da História - As Classes Populares na História. 2005. (Outra).

7.
XI Jornada de Estudos do Oriente Antigo. 2005. (Outra).

8.
Curso de Extensão História da Índia. 2004. (Outra).

9.
IX Jornada de Ensino de História e Educação. 2003. (Outra).

10.
IV EGEH Encontro Gaúcho de Estudantes de História. 2002. (Encontro).

11.
IV Seminário Internacional de Educação. 2002. (Seminário).

12.
Semana Acadêmica do Curso de História - Unijuí. 2002. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Alexandrina da Silva, Roberta ; BERLESI, Josué ; PORTO, T. A. ; BIRRO, R. . I Encontro Internacional de História Antiga e Medieval na Amazônia. 2014. (Congresso).

2.
BERLESI, Josué. V Seminário de Extensão do Campus de Cametá. 2011. (Congresso).

3.
BERLESI, Josué; FELDMAN, A. . I Semana Internacional de História da Amazônia Tocantina. 2011. (Congresso).

4.
PORTO, T. A. ; BERLESI, Josué . I Encontro de História Antiga e Medieval do Pará. 2011. (Congresso).

5.
BERLESI, Josué; FINKELSTEIN, I. ; VARGAS, A. Z. . Religião e Racionalidade: A história bíblica e a investigação arqueológica. 2009. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
BERLESI, Josué2012BERLESI, Josué. Arqueología en Israel: los desafios de la ciencia frente a cuestiones políticas y religiosas. Revista Mundo Antigo, v. II, p. 31, 2012.

2.
BERLESI, Josué2015BERLESI, Josué. O Israel antigo nos currículos acadêmicos de História: Considerações preliminares. Anais do Congresso Internacional da Faculdades EST, v. 2, p. 575-586, 2015.


Livros e capítulos
1.
BERLESI, Josué; PFOH, E. . A História Antiga de Israel e os novos horizontes de pesquisa. In: PORTO, V. C.; POZZER, K. M. P.. (Org.). Um outro mundo antigo. 1ed.Sao Paulo: Annablume, 2013, v. , p. 1-338.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BERLESI, Josué. The Ancient Near East in Brazil and Argentina From the Origins of Research to the Present. The Ancient Near East Today, Estados Unidos, 20 maio 2013.


Apresentações de Trabalho
1.
BERLESI, Josué. A História Antiga de Israel no Brasil: Três Opiniões sobre o Tema. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Atuação como bolsista voluntário durante os anos de 2004 e 2005 no Projetto Apollonia- História e Aruqeologia da Cidade Antiga, um convênio entre UFRGS e Tel Aviv University para o estudo do sítio arqueológico de Apollonia-Arsuf.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 23:21:15