Manuela Ramos Barbieri

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9512206857512915
  • Última atualização do currículo em 01/05/2016


Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (2000), mestrado em Fitopatologia pela mesma Universidade (2003), doutorado em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2009), e pós-doutorado em Pediatria e Puericultura pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É integrante do grupo NESCA (Núcleo de Estudos da Saúde da Criança e do Adolescente) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de biologia molecular. No passado atuou em produção de anticorpos policlonais por sistema heterólogo em Escherichia coli. Trabalhou com vírus de plantas e depois com genes candidatos a carcinoma de cabeça e pescoço. Atualmente, está trabalhando com análises de polimorfismos de genes candidatos na obesidade, na regulação do crescimento pré- e pós- natal e em doenças metabólicas em adultos jovens, participantes do primeiro estudo de Coorte de nascimentos do Brasil, iniciado em 1978/79 em Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Manuela Ramos Barbieri
Nome em citações bibliográficas
BARBIERI, M.R.;Barbieri, Manuela R.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP, Departamento de Pediatria e Puericultura.
Av Bandeirantes, 3.900
Monte Alegre
14049900 - Ribeirão Preto, SP - Brasil
Telefone: (16) 36023316
URL da Homepage: http://www.fmrp.usp.br


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Medicina (Clínica Médica).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Expressão da Proteína S100A7 humana (psoriasin 1) em Escherichia coli BL21::DE3 e produção de anticorpo policlonal em coelho, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Marco Antonio Zago.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Neoplasia; Cabeça e Pescoço; S100A7; Expressão de proteína; Produção de anticorpo.
Grande área: Ciências da Saúde
Setores de atividade: Saúde Humana.
2001 - 2003
Mestrado em Agronomia (Fitopatologia).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Título: Expressão em Escherchia coli da proteina capsidial de Watermelon mosaic virus (WMV-2) e produção de anti-soro específico,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Francisco Murilo Zerbini Júnior.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Watermelon Mosaic Virus - 2; cucurbitáceas; Elisa indireto; imunodifusão; western blot.
Grande área: Ciências Agrárias
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2000 - 2001
Aperfeiçoamento em Fitopatologia.
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Título: Expressão em Escherichia coli da proteína capsidial de Watermelon mosaic virus (WMV-2) e produção de anti-soro específico.. Ano de finalização: 2001.
Orientador: Franscisco Murilo Zerbini Júnior.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
1995 - 2000
Graduação em Agronomia.
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Título: Expressão em Escherichia coli da proteína capsidial de Watermelon mosaic virus (WMV-2) e produção de anti-soro específico.
Orientador: Francisco Murilo Zerbini Júnior.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1991 - 1992
Ensino Médio (2º grau).
Liceu Albert Sabin, ALBERT SABIN, Brasil.
1990 - 1991
Ensino Médio (2º grau).
Anglo, ANGLO, Brasil.
1982 - 1989
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual de Primeiro Grau Prof Alcides Correa, EEPG, Brasil.


Pós-doutorado


2009 - 2013
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências da Saúde


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-doutoranda, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pós-doutoranda pelo PNPD (Programa Nacional de Pós Doutorado da CAPES) com o Subprojeto: Influência de polimorfismos de genes candidatos na obesidade, na regulação do crescimento pré- e pós-natal e em doenças metabólicas em adultos jovens, participantes do primeiro estudo de Coorte de nascimentos do Brasil, iniciado em 1978/79 em Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo, vinculado ao Projeto: Parâmetros comportamentais, metabólicos e epigenéticos na vida adulta da exposição ao tabaco nos períodos gestacional e neonatal, supervisionada pelo Professor Titular Marcelo Zubaran Goldani do Departamento de Pediatria e Puericultura da Faculdade de Medicina - UFRGS/RS, e integrante do grupo NESCA (Núcleo de Estudos da Saúde da Criança e do Adolescente) do Departamento de Pediatria e Puericultura da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP/SP. O trabalho foi realizado na Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto/SP, no Laboratório de Genética Molecular e de Bioinformática, coordenado pelo Prof. Dr Wilson Araújo da Silva Júnior, em parceria com o grupo NESCA.

Atividades

11/2009 - 11/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Medicina, Departamento de Pediatria e Puericultura.


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Doutora em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Bolsista da FAPESP com o Projeto: Expressão da Proteína S100A7 humana (psoriasin 1) em Escherichia coli BL21::DE3 e produção de anticorpo policlonal em coelho, sob a orientação do Professor Titular Marco Antonio Zago e membro titular da Academia Brasileira de Ciências, atualmente Reitor da Universidade de São Paulo.

Atividades

05/2005 - 06/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Clínica Médica.


Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Mestre em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa/MG. Bolsista do CNPq com o projeto: Expressão em Escherichia coli da proteína capsidial de Watermelon mosaic virus (WMV-2) e produção de anti-soro específico, sob a orientação do Professor Adjunto Francisco Murilo Zerbini Júnior.

Atividades

05/2001 - 04/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Fitopatologia, .


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP, FMRP - USP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto Universal (CNPq): Interação entre restrição do crescimento intrauterino, fatores genéticos e ambientais na ocorrência de obesidade em adultos jovens. Coordenadora: Profa. Dra. Heloisa Bettiol

Atividades

09/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Pediatria e Puericultura, .



Linhas de pesquisa


1.
Origem Desenvolvimentista da Saúde e da Doença
2.
Caracterização molecular de vírus de plantas
3.
Genética Molecular do Câncer
4.
Origem Desenvolvimentista da Saúde e da Doença
5.
Origem Desenvolvimentista da Saúde e da Doença


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Interação entre restrição do crescimento intrauterino, fatores genéticos e ambientais na ocorrência de obesidade em adultos jovens
Descrição: Barker demonstrou, em estudos de coorte, a associação entre a restrição de crescimento intra-uterino (RCIU) e a maior ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis. A razão do peso ao nascer proposta por Kramer et al. em 1989, que é a razão entre o peso da criança e o peso mediano para a idade gestacional, é uma medida apropriada da RCIU. O gene FTO foi o primeiro gene associado com obesidade. Uma variante do primeiro íntron foi identificada, rs9939609 (T/A), associada significativamente com a diabetes tipo 2 mediada pelo índice de massa corporal (IMC). A variação no IMC explicada por este polimorfismo foi de aproximadamente 1%, e o risco atribuível populacional foi de 20,4% para obesidade e 12,7% para sobrepeso. O gene PPARγ é um dos genes mais estudados como potencialmente ligado ao desenvolvimento da obesidade, especialmente relacionado às interações com os fatores de estilo de vida. Um polimorfismo frequente, Pro12Ala (C/G), sugere efeito protetor contra o risco de desenvolver diabetes tipo 2. A frequência deste alelo varia de 2 a 23% em diferentes grupos étnicos e foi originalmente associado com baixo IMC e melhor sensibilidade à insulina. Recentemente foram descritas associações de variantes genéticas tanto com o peso ao nascer como com diabetes tipo 2, e também com outros fenótipos do adulto, tais como a pressão arterial e a altura, o que evidencia a influência de fatores genéticos no crescimento fetal e no crescimento e metabolismo pós-natais. Esse contexto sugere a hipótese de que os genes FTO e PPARγ possam ter um papel importante tanto no desenvolvimento intrauterino como na gênese da obesidade em fases mais tardias da vida. Este estudo visa investigar a inter-relação genético-ambiental e da restrição do crescimento intrauterino na etiologia da obesidade em 2063 adultos jovens de uma coorte iniciada ao nascimento na cidade de Ribeirão Preto, SP, em 1978/79, e reavaliada entre 23 e 25 anos de idade. Serão selecionados todos os 272 indivíduos com RCIU da amostra e igual número de indivíduos sem RCIU. Os SNPs dos genes candidatos serão analisados nas amostras dos indivíduos selecionados por meio da técnica de HRM (High Resolution Melt). Serão analisadas as associações dos SNPs dos genes FTO e PPARγ com a obesidade na idade adulta por meio de regressão logística simples e múltipla. Será também avaliado o impacto dos polimorfismos dos genes candidatos na ocorrência de RCIU. Serão considerados nas análises das associações outros fatores de risco para obesidade e RCIU..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2013
Parâmetros comportamentais, metabólicos e epigenéticos na vida adulta da exposição ao tabaco nos períodos gestacional e neonatal.
Descrição: O projeto estava sendo realizado durante o período de abrangência do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD), e do qual o Subprojeto: Influência de polimorfismos de genes candidatos na obesidade, na regulação do crescimento pré- e pós-natal e em doenças metabólicas em adultos jovens faz parte, está vinculado ao primeiro estudo de Coorte de nascimentos do Brasil, iniciado em 1978/79 em Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo. A coleta de sangue para análise genética foi realizada na quarta fase do estudo, entre 2002 e 2004, quando os indivíduos tinham entre 23 e 25 anos de idade. Na avaliação destes adultos jovens, 2063 indivíduos participaram da coleta para realização dos estudos subsequentes, o que correspondeu a 31,8% da Coorte original. Nestas amostras estavam sendo analisados alguns polimorfismos de substituição simples (SNPs) dos genes FTO e PPARG. Inicialmente, 200 amostras do banco de DNA desta Coorte foram analisadas para a identificação do perfil de SNPs dos genes FTO e PPARG por meio da técnica de High Resolution Melting (HRM). Em seguida, propusemos o aumento do número de amostras a serem analisadas por HRM deste banco e a análise estatística dos resultados obtidos durante o estudo. Adicionalmente, este estudo será feito com as amostras dos indivíduos participantes da nova Coorte, denominada BRISA Coorte, utilizando a mesma metodologia. A correlação dos resultados obtidos entre a população de ambas as Coortes em estudo será feita e, posteriormente, entre as demais populações estudadas em literatura, como a associação com os achados clínico epidemiológicos destes estudos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2009
Expressão da Proteína S100A7 humana (psoriasin 1) em Escherichia coli BL21::DE3 e produção de anticorpo policlonal em coelho
Descrição: A proteína codificada pelo gene S100A7 é membro da família multigênica S100 contendo dois domínios de ligação ao cálcio denominado ?2EF hand?, que estão envolvidas na regulação da estrutura e configuração e nos processos celulares como progressão do ciclo celular e diferenciação. A hiperexpressão de S100A7 (Psoriasin 1), uma pequena proteína ligadora de cálcio, tem sido associada com o desenvolvimento de psoriases e carcinomas em diferentes tipos de epitélios. Neste trabalho foi expressa a proteína S100A7 em sistema heterólogo (Escherichia coli) e, a partir da proteína S100A7 recombinante (S100A7r), produziu um anticorpo específico, no intuito que seja passível de uso no diagnóstico e/ou prognóstico de neoplasias de cabeça e pescoço. Inicialmente, a região codificadora do gene S100A7 foi amplificada via RT-PCR utilizando oligonucleotídeos específicos, cuja sequencia foi deduzida a partir de RNA extraído de tecido tumoral de traquéia. O fragmento amplificado foi clonado em pCR2.1-TOPO e subclonado no vetor de expressão pAE. Os plasmídeos recombinantes foram sequenciados, e a identidade e integridade do fragmento foi confirmada. A proteína S100A7r foi expressa com sucesso em E. coli BL21::DE3, sem adição de IPTG, em seguida foi purificada por meio de cromatografia de afinidade em coluna de Ni-NTA (His-tag), e obtida na concentração de 2,0 a 3,5 mg/ml. A proteína S100A7r foi caracterizada por espectrometria de massa, após digestão "in situ" com tripsina, em tipo Eletrospray e MALDI-TOF/TOF, e utilizada na imunização do coelho. O anticorpo policlonal produzido foi caracterizado quanto ao título e especificidade por Elisa indireto, "Western blotting" e imunohistoquímica, incluindo a técnica de amostras teciduais dispostas sob a forma de "tissue microarray". A melhor imunorreatividade específica do anticorpo policlonal produzido foi obtida na diluição 1:12.000. Em suma, os resultados obtidos nos testes imunológicos demonstraram que os anticorpos policlonais produzidos a partir da proteína S100A7r foram sensíveis e específicos para a identificação do carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Manuela Ramos Barbieri - Integrante / Marco Antonio Zago - Coordenador / Camillo Del Cistia Andrade - Integrante / Wilson Araújo da Silva Júnior - Integrante / Marcelo Dias Baruffi - Integrante / Venâncio Avancini Ferreira Alves - Integrante / Lewis Joel Greene - Integrante / José César Rosa - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3
1997 - 2003
Expressão em Escherichia coli da proteína capsidial de Watermelon mosaic virus (WMV-2) e produção de anti-soro específico
Descrição: O Watermelon mosaic virus (WMV-2) é um potyvírus típico, com partículas alongadas, flexuosas, com 690-760 nm de comprimento por 11-16 nm de diâmetro, e genoma composto por uma única molécula de RNA de fita simples, de polaridade positiva, com aproximadamente 10.000 nucleotídeos, envolta por uma proteína capsidial com peso molecular de aproximadamente 34 kDa. O WMV-2 causa mosqueado, mosaico e deformação foliar e dos frutos, sendo os sintomas passíveis de serem confundidos com aqueles induzidos por outros vírus que infectam cucurbitáceas. Neste trabalho foi produzido e caracterizado o anti-soro específico para o WMV-2 a partir de proteína capsidial expressa em E. coli. O isolado de WMV-2 foi mantido em plantas de Cucurbita pepo ?Caserta?. O gene cp foi amplificado via RT-PCR com oligonucleotídeos específicos, a partir de RNA viral extraído de preparações virais concentradas. O fragmento amplificado foi clonado em pBLUESCRIPT KS+ e completamente sequenciado. Em seguida foi subclonado no vetor de expressão pRSET-A. Plasmídeos recombinantes foram utilizados para a expressão da proteína capsidial em E. coli BL21::DE3. A proteína foi purificada por meio de cromatografia de afinidade, a partir de proteínas totais extraídas de E. coli. Uma vez purificada, a proteína foi quantificada e utilizada para imunização dos coelhos. O título do anti-soro foi testado em ELISA indireto. O melhor resultado da reação específica foi obtido na diluição 1:32.000. O anti-soro foi caracterizado em testes de imunodifusão, Western blot, DAS-ELISA e ELISA indireto. Todos os testes demonstraram que o anti-soro produzido a partir da expressão do gene da proteína capsidial é altamente específico para a detecção do WMV-2 em extratos foliares, não tendo sido observada reação heteróloga interespecífica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Manuela Ramos Barbieri - Integrante / Francisco Murilo Zerbini Júnior - Coordenador / Murilo Geraldo de Carvalho - Integrante / Zambolim, Eunize M. - Integrante.
Número de produções C, T & A: 10


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Saúde Materno-Infantil.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica/Especialidade: Cancerologia.
3.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade/Especialidade: Fitopatologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BARBIERI, M.R.;Barbieri, Manuela R.2011 BARBIERI, M.R.; ANDRADE, C. D. C. ; SILVA Jr., W. A. ; MARQUES, A. A. ; LEOPOLDINO, A. M. ; MONTES, M. B. A. ; BARUFFI, M. D. ; SOARES, I. C. ; WAKAMATSU, A. ; ALVES, V. A. F. ; LAURE, H. J. ; ZAGO, M. A. ; GREENE, L. J. . Expression of human protein S100A7 (psoriasin), preparation of antibody and application to human larynx squamous cell carcinoma.. BMC Research Notes, v. 4, p. 494, 2011.

2.
Gimenez, Marcela2010 Gimenez, Marcela ; de Oliveira Souza, Vanessa Cristina ; Izumi, Clarice ; Barbieri, Manuela R. ; Chammas, Roger ; Oba-Shinjo, Sueli Mieko ; Uno, Miyuki ; Marie, Suely Kazue Nagahashi ; Rosa, José Cesar . Proteomic analysis of low- to high-grade astrocytomas reveals an alteration of the expression level of raf kinase inhibitor protein and nucleophosmin. Proteomics (Weinheim. Print), v. 10, p. 2812-2821, 2010.

3.
BARBIERI, M.R.;Barbieri, Manuela R.2004 BARBIERI, M.R.; Carvalho, Murilo G. de ; Zambolim, Eunize M. ; Zerbini, F. Murilo . Expressão em Escherichia coli da proteína capsidial do Watermelon mosaic virus e produção de anti-soro. Fitopatologia Brasileira (Impresso) (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1982-5676 Tropical Plant Pathology (Impresso)), v. 29, p. 215-219, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BARBIERI, M.R.; ANDRADE, C. D. C. ; BARUFFI, M. D. ; NEDER, L. S. ; LAURE, H. J. ; IZUMI, C. ; GREENE, L. J. ; ROSA, J. C. ; ZAGO, M. A. . Purification and characterization of the S100A7 human protein (Psoriasin) expressed in Escherichia coli and polyclonal antibody production. In: XXXVIII Annual Meeting of SBBq, 2009, Águas de Lindóia-SP. Abstract, 2009.

2.
LAURE, H. J. ; BARBIERI, M.R. ; GIMENEZ, M. ; IZUMI, C. ; ZIMMERMANN, L. ; CHAMMAS R ; ROSA, J. C. . Phosproteome of Melan-A, TM1 and TM5 cells using liquid chromatography off-line MALDI-TOF/TOF-MS. In: XXXVIII Annual Meeting of SBBq, 2009, Águas de Lindóia-SP. Abstracts, 2009.

3.
GIMENEZ, M. ; RAMAO, A. ; BARBIERI, M.R. ; IZUMI, C. ; ROSA, J. C. . Correlation of Nucleophosmin, CRMP2 and RKIP with tumor progression in astrocytomas. In: XXXVIII Annual Meeting of SBBq, 2009, Águas de Líndoia-SP. Abstracts, 2009.

4.
BARBIERI, M.R.; AREDES, E. M. ; ZAMBOLIM, E. M. ; CARVALHO, M. G. ; ZERBINI, F. M. . Characterization of an antiserum to Watermelon mosaic virus (WMV-2) produced against Escherichia coli expressed capsid protein. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2001, São Pedro-SP. Characterization of an antiserum to Watermelon mosaic virus (WMV-2) produced against Escherichia coli expressed capsid protein. Brasília: Fitopatologia Brasileira, 2001. v. 26. p. 530-530.

5.
BARBIERI, M.R.; AREDES, E. M. ; ZAMBOLIM, E. M. ; CARVALHO, M. G. ; ZERBINI, F. M. . Expression in Escherichia coli of the capsid proteins of Watermelon Mosaic Vírus (WMV-2) and Zuchini Yellow Mosaic Virus (ZYMV), and production of specific antisera. In: XI Congresso de Virologia e III Encontro de Virologia do Mercosul, 2000, São Lourenço-MG. Expression in Escherichia coli of the capsid proteins of Watermelon Mosaic Vírus (WMV-2) and Zuchini Yellow Mosaic Virus (ZYMV), and production of specific antisera, 2000. v. 05. p. 166-166.

6.
BARBIERI, M.R.; ZERBINI, F. M. ; AREDES, E. M. ; ZAMBOLIM, E. M. . Expressão em Escherichia coli da proteína capsidial de dois potyvírus que infectam cucurbitáceas em Minas Gerais, e produção de anti-soros específicos. In: IX Simpósio de Iniciação Científica da UFV, 1999, Viçosa, MG. Anais do IX Simpósio de Iniciação Científica da UFV, 1999. v. 1. p. 216-216.

7.
CAVALCANTI, H. J. H. ; SALOMAO, L. C. C. ; BARBIERI, M.R. ; FONSECA, M. J. O. . Influência do tipo de muda no desenvolvimento e na produção da bananeira (Musa spp.) ?Prata-anã?. In: IX Simpósio de Iniciação Científica da UFV, 1999, Viçosa, MG. Anais do IX Simpósio de Iniciação Científica da UFV, 1999. v. 1. p. 236-236.

8.
BARBIERI, M.R.; RICHARDS, R. S. ; ZAMBOLIM, E. M. ; ZERBINI, F. M. . Distribuição e Caracterização dos principais vírus que infectam cucurbitáceas no estado de Minas Gerais. In: VIII Simpósio de Iniciação Científica da UFV, 1998, Viçosa, MG. Anais do VIII Simpósio de Iniciação Científica da UFV, 1998. v. 1. p. 270-270.

9.
RICHARDS, R. S. ; BARBIERI, M.R. ; ZAMBOLIM, E. M. ; CARVALHO, M. G. ; ZERBINI, F. M. . Production of cDNA probes for the specific detection of viruses associated with the viral complex of cucurbits. In: XXXI Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1998, Fortaleza-CE. Production of cDNA probes for the specific detection of viruses associated with the viral complex of cucurbits. Brasília: Fitopatologia Brasileira, 1998. v. 23. p. 322-322.

10.
CAVALCANTI, H. J. H. ; SALOMAO, L. C. C. ; BARBIERI, M.R. . Influência do tipo de muda no desenvolvimento da bananeira (Musa spp.) ?Prata-anã? (AAB). In: VII Simpósio de Iniciação Científica da UFV, 1997, Viçosa-MG. Anais do VII Simpósio de Iniciação Científica da UFV, 1997. v. 1. p. 179-179.

Apresentações de Trabalho
1.
BARBIERI, M.R.; ANDRADE, C. D. C. ; BARUFFI, M. D. ; NEDER, L. S. ; LAURE, H. J. ; IZUMI, C. ; GREENE, L. J. ; ROSA, J. C. ; ZAGO, M. A. . Purification and characterization of the S100A7 human protein (Psoriasin) expressed in Escherichia coli and polyclonal antibody production. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BARBIERI, M.R.; AREDES, E. M. ; ZAMBOLIM, E. M. ; CARVALHO, M. G. ; ZERBINI, F. M. . Characterization of an antiserum to Watermelon mosaic virus (WMV-2) produced against Escherichia coli expressed capsid protein. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
BARBIERI, M.R.; AREDES, E. M. ; ZAMBOLIM, E. M. ; CARVALHO, M. G. ; ZERBINI, F. M. . Expression in Escherichia coli of the capsid proteins of Watermelon Mosaic Vírus (WMV-2) and Zuchini Yellow Mosaic Virus (ZYMV), and production of specific antisera. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
BARBIERI, M.R.; ZERBINI, F. M. ; AREDES, E. M. ; ZAMBOLIM, E. M. . Expressão em Escherichia coli da proteína capsidial de dois potyvírus que infectam cucurbitáceas em Minas Gerais, e produção de anti-soros específicos. 1999. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
CAVALCANTI, H. J. H. ; SALOMAO, L. C. C. ; BARBIERI, M.R. ; FONSECA, M. J. O. . Influência do tipo de muda no desenvolvimento e na produção da bananeira (Musa spp.) ?Prata-anã?. 1999. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
RICHARDS, R. S. ; BARBIERI, M.R. ; ZAMBOLIM, E. M. ; CARVALHO, M. G. ; ZERBINI, F. M. . Production of cDNA probes for the specific detection of viruses associated with the viral complex of cucurbits. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
BARBIERI, M.R.; RICHARDS, R. S. ; ZAMBOLIM, E. M. ; ZERBINI, F. M. . Detecção, Distribuição e Caracterização dos principais vírus que infectam cucurbitáceas no estado de Minas Gerais. 1998. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
CAVALCANTI, H. J. H. ; SALOMAO, L. C. C. ; BARBIERI, M.R. . Influência do tipo de muda no desenvolvimento da bananeira (Musa spp.) ?Prata-anã? (AAB). 1997. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Demais trabalhos
1.
BARBIERI, M.R.. Estágio como colaboradora no projeto de pesquisa de Pós-doc do Prof Dr Marcelo Razera Baruffi intitulado: "Estudos Genéticos em Processos Proliferativos Reparativos Inflamatórios Ósseos". 2003 (Estágio) .

2.
BARBIERI, M.R.. Estágio em produção de mudas de bananeira, por meio da técnica de cultura de tecidos, no Setor de Fruticultura da UFV. 2000 (Estágio) .

3.
BARBIERI, M.R.. Integrante da equipe do projeto: ?Influência do tipo de muda no desenvolvimento e na produção da bananeira (Musa AAB) cv. Prata Anã?, de Iniciação Científica do CNPq, no Setor de Fruticultura da UFV. 1996 (Integrante) .

4.
BARBIERI, M.R.. Estágio de acompanhamento da produção do moranguinho com aplicação da técnica de plasticultura e propagação de mudas no campo, no Setor de Fruticultura da UFV. 1996 (Estágio) .

5.
BARBIERI, M.R.. Estágio no Departamento de Pesquisa, Semente Básica, Produção e Indústria, Empresa Sementes DowAgroSciences CAROL Produtos Agrícolas Ltda (antiga Dinamilho CAROL). 1996 (Estágio) .

6.
BARBIERI, M.R.. Estágio de acompanhamento no experimento desenvolvido pelo mestrando Ênio Carneiro de Medeiros, Setor de Fruticultura, DFT/ UFV. 1995 (Estágio) .



Outras informações relevantes


Bolsista de Doutorado do Centro de Terapia Celular/Hemocentro. Orientador: Professor Titular Marco Antonio Zago. Período: maio de 2005 a setembro de 2005.
Bolsista de Apoio Técnico a Pesquisa do CNPq. Orientador: Professor Titular Marco Antonio Zago. Período: agosto de 2004 a abril de 2005.
Bolsista de Iniciação Científica do CNPq. Orientador: Professor Adjunto Francisco Murilo Zerbini Júnior. Período: fevereiro de 1997 a julho de 2000. 
Estágio como colaboradora no Projeto de pesquisa do pós-doutorando Prof. Dr Marcelo Razera Baruffi: Estudos Genéticos em Processos Proliferativos Reparativos Inflamatórios Ósseos. Laboratório de Biologia Molecular do Serviço de Oncologia Pediátrica do HCFMRP. Coordenador: Professor Titular Luíz Gonzaga Tone. Período: novembro de 2003 até janeiro de 2004.
Estágio em produção de mudas de bananeira, por meio da técnica de cultura de tecidos. Setor de Fruticultura da UFV/MG. Orientador Professor Adjunto Luiz Carlos Chamhum Salomão. Período: primeiro semestre de 2000.
Integrante da equipe do Projeto: Influência do tipo de muda no desenvolvimento e na produção da bananeira (Musa AAB) cv. Prata Anã, de Iniciação Científica do CNPq. Setor de Fruticultura da UFV/MG. Orientador: Professor Adjunto Luiz Carlos Chamhum Salomão. Período: 1996 a 1998.
Estágio de acompanhamento da produção de morango com aplicação da técnica de plasticultura e propagação de mudas no campo. Setor de Fruticultura da UFV/MG. Orientador: Professor Adjunto Flávio Alencar d?Araújo Couto. Período: 1996 a 1997.
Estágio no Departamento de Pesquisa, Semente Básica, Produção e Indústria, Empresa Sementes DowAgroSciences CAROL Produtos Agrícolas Ltda, Jardinópolis/SP. Orientador: Dr Roberto Venceslau de Carvalho. Período: janeiro de 1996. 
Estágio de acompanhamento no experimento desenvolvido pelo mestrando Ênio Carneiro de Medeiros, Setor de Fruticultura da UFV/MG. Orientador: Professor Adjunto Dalmo Lopes de Siqueira. Período: 1995.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 16:28:17