Eliane Vigneron Barreto Aguiar

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9026322605382703
  • Última atualização do currículo em 10/07/2018


Doutora em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2011), Mestre em Educação Matemática na Universidade Santa Úrsula (1999) e Graduada em Ciências com Habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia de Campos (1985). Pesquisadora no Núcleo de Informática na Educação (NIE) na linha de pesquisa TICs no processo de ensino e aprendizagem. Professora Orientadora no Projeto de Iniciação Científica (PIC) da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Apresenta uma atuação profissional com ênfase em tecnologias aplicadas à educação, resolução de problemas e educação matemática. Atualmente, atuando no CEDERJ na disciplina de Matemática na Educação 2 no curso de Licenciatura em Pedagogia na UENF. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eliane Vigneron Barreto Aguiar
Nome em citações bibliográficas
Aguiar, E. V. B.;Eliane Vigneron Barreto Aguiar;Eliane V. B. Aguiar;Eliane Vigneron B. Aguiar;Eliane Vigneron

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense., Diretoria de Ensino Superior.
Rua Dr. Siqueira, 273
Parque Dom Bosco
28030130 - Campos dos Goytacazes, RJ - Brasil
Telefone: (22) 27262810
URL da Homepage: www.iff.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2011
Doutorado em Informática na Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Aprimoramento das habilidades cognitivas de resolução de problemas com o apoio de um agente conversacional, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Liane Margarida Rockenbach Tarouco.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: educação; tecnologias; matematica.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1996 - 1999
Mestrado em Educação Matemática.
Universidade Santa Úrsula, USU, Brasil.
Título: O Ensino de Matemática e o uso da Calculadora: Encontros e Desencontros.,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Dra Estela Kaufman Fainguelernt e Dr. José Paulo Quinhões..
Palavras-chave: educação matemática; calculadora; ensino médio.
1993 - 1994
Especialização em Pós Graduação Em Educação Matemática.
Faculdade de Filosofia de Campos, FAFIC, Brasil.
1987 - 1989
Especialização em Pós Graduação Em Matemática.
Faculdade de Filosofia de Campos, FAFIC, Brasil.
2015
Graduação em andamento em Abi - Geografia.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
1982 - 1985
Graduação em Ciências Com Habilitação Em Matemática.
Faculdade de Filosofia de Campos, FAFIC, Brasil.




Formação Complementar


2014
CELIFF - Inglês.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense., IFF, Brasil.
2013
Curso de Inglês.
Wizard (Campos dos Goytacazes - RJ), WIZARD, Brasil.
2013 - 2013
SMath Studio: ambiente computacional para cálculos. (Carga horária: 3h).
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense, IF FLUMINENSE, Brasil.
2013 - 2013
"Ensinando Inteligência". (Carga horária: 2h).
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense, IF FLUMINENSE, Brasil.
2013 - 2013
Imersão em Inglês no Final de Semana. (Carga horária: 20h).
LivEnglish, LIVENGLISH, Brasil.
2012 - 2012
O uso do Google Skecthup em situações de geometria. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2012 - 2012
Wittgenstein, (in)disciplinaridade e educação. (Carga horária: 4h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
2012 - 2012
A modelagem de problemas de máximos e mínimos. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2012 - 2012
Um problema de Poincaré. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2010 - 2010
Curso de redação de artigo científico. (Carga horária: 4h).
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense, IF FLUMINENSE, Brasil.
2009 - 2010
Curso de Inglês.
Minds (Porto Alegre - RS), MINDS, Brasil.
2009 - 2009
Eduquito:AVA ferramentas para inclusão digital. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2009 - 2009
Elaborando materiais educacionais para a web. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Ensino à distância - Capacitação de tutores da UAB. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Inglês.
Cultura Inglesa, CULTURA INGLESA, Brasil.
2004 - 2005
Curso de Inglês.
Cultura Inglesa, CULTURA INGLESA, Brasil.
1999 - 2000
Curso de Inglês.
Raposo English Center, RAPOSO, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense, IFF, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Esta instituição chamava-se, até 2008, Centro Federal de Educação Tecnólogica de Campos - CEFET Campos. Professora do Campus Macaé de março 1996 até julho de 2009. Transferida para o Campus Campos a partir do início do ano letivo de 2010.

Atividades

12/2012 - 06/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Diretoria de Pesquisa, .

01/2012 - 04/2014
Ensino, Engenharia de Controle e Automação Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral
03/2010 - 04/2014
Ensino, Licenciatura em Ciências da Natureza, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
Cálculo Diferencial e Integral
Geometria Analítica
03/2006 - 07/2009
Ensino, Engenharia de Controle e Automação Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral
09/2006 - 08/2008
Direção e administração, Coordenação de Ensino Superior, .

Cargo ou função
Coordenadora de Ensino Superior.
03/1996 - 08/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
7/2001 - 12/2007
Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Petróleo e Gás, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística
Álgebra Linear

CEDERJ Macaé, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2008
Vínculo: Bolsa, Enquadramento Funcional: Coordenador / Tutor, Carga horária: 19
Outras informações
A Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ tem o objetivo de oferecer educação superior a distância (EaD), gratuita e de qualidade; promover a divulgação científica; proporcionar a formação continuada de professores do ensino fundamental, médio e superior; e promover a expansão e interiorização do ensino gratuito e de qualidade no Estado.

Atividades

7/2002 - 12/2008
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tutora de Pré-Cálculo, Cálculo e Equações Diferenciais

Faculdade de Filosofia de Campos, FAFIC, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 2002
Vínculo: Professor Titular, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

3/2001 - 4/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Neteclem Fafic, Laboratório de Matemática.

Linhas de pesquisa
Projeto Matemática Viva
3/1988 - 4/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Matemática

Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora Castelo Macaé, FSMA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

8/2001 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática Discreta I
Matemática Discreta II

Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, PM/GOYTACAZES, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professora de Matemática do ensino fundamental e médio.


Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor contratado
Outras informações
Professora de Lógica, Estatística e Matemática Discreta.


Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes (RJ), PMCG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Matemática na Escola Municipal Marechal Arthur da Costa e Silva


CEDERJ, CEDERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a distância, Carga horária: 10
Outras informações
Tutora a distância no Curso de Licenciatura em Pedagogia da UENF na disciplina de Matemática na Educação 2



Linhas de pesquisa


1.
Projeto Matemática Viva

Objetivo: Desenvolver atividades no ensino de Matemática que propiciam no aprendiz o desenvolvimento do raciocínio lógico e consequentemente a construção do conhecimento..
Palavras-chave: ensino-aprendizagem; matematica; educação.
2.
TICs (tecnologias de informação e comunicação) no processo de ensino e aprendizagem

Objetivo: Investigar as contribuições do uso pedagógico das TICs para prática docente. Desenvolver e testar material digital para fins pedagógicos. Aplicar as TICs no processo de ensino e aprendizagem, considerando as diversas áreas de conhecimento e níveis de formação acadêmica. Caracterizar experimentos didático-pedagógicos para municiar a pesquisa em educação, por meio de resultados qualitativos e quantitativos..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: educação; tecnologias; ensino; aprendizagem.
3.
Interdisciplinaridade

Objetivo: O objetivo principal desta linha de pesquisa é permitir uma troca de conhecimentos nas áreas envolvidas no projeto..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
4.
Resolução de problemas

Objetivo: Esta linha de pesquisa possibilita uma discussão da resolução dos problemas considerando os vários aspectos e métodos aplicados durante o processo..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Palavras-chave: aprendizagem.


Projetos de pesquisa


2013 - 2014
Um objeto de aprendizagem de apoio à resolução de problemas interdisciplinares
Descrição: Este projeto de pesquisa visa desenvolver recursos tecnológicos (informatizados ou não) para apoiar o ensino e a aprendizagem em Ciências. Além disso, pretende desenvolver materiais pedagógicos para a aprendizagem por meio da resolução de problemas interdisciplinares em Física, Química, Matemática e Biologia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Eliane Vigneron Barreto Aguiar - Coordenador / Luciana Belarmindo da Silva - Integrante.
2012 - 2013
Uso de softwares de simulação na experimentação e na resolução de problemas interdisciplinares
Descrição: Neste projeto propõe-se em parceria com as áreas da Física, Química, Biologia e Matemática desenvolver experimentos interdisciplinares usando softwares de simulação com o objetivo de conhecer os processos cognitivos dos alunos durante a resolução de problemas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Eliane Vigneron Barreto Aguiar - Integrante / Aguiar, E. V. B. - Coordenador / Renata Lacerda Caldas Martins - Integrante / Luciana Belarmindo - Integrante.Número de orientações: 1
2012 - 2013
Formalismo matemático na experimentação de Física, Química e Biologia: um estudo dos modelos elaborados por alunos do Ensino Superior
Descrição: Propõe-se uma pesquisa que envolva as áreas da Física, Química, Biologia e Matemática, de maneira a desenvolver um trabalho interdisciplinar que utilize a experimentação e a utilização de tecnologia na resolução de situações práticas propostas em cada atividade. Para isso, serão enfatizadas as seguintes vertentes: a interdisciplinaridade em Ciências, a experimentação e a utilização da tecnologia na modelização de soluções problemáticas. O foco principal da pesquisa é a facilitação da aprendizagem por meio de estratégias diferenciadas utilizadas no estudo de temas interdisciplinares..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Eliane Vigneron Barreto Aguiar - Coordenador / Renata Lacerda Caldas Martins - Integrante / Luciana Belarmindo da Silva - Integrante.Número de orientações: 1


Projetos de extensão


2013 - 2014
Um estudo colaborativo interdisciplinar com o apoio da tecnologia
Descrição: Este projeto de extensão surge da possibilidade de divulgação para a comunidade escolar municipal, de material acadêmico pedagógico desenvolvido interdisciplinarmente e de modo colaborativo, envolvendo as áreas de conhecimento da Física, Biologia, Química e Matemática, sob o eventual suporte das novas tecnologias de comunicação. Portanto, a proposta está direcionada aos professores de Ciências ou professores de Física, Biologia, Química e Matemática, bem como aos estudantes destas áreas. O projeto visa elaboração de materiais de apoio ao ensino e à aprendizagem nestas áreas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Eliane Vigneron Barreto Aguiar - Coordenador / André Uebe Mansur - Integrante / Renata Lacerda Caldas Martins - Integrante / Luciana Belarmindo da Silva - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2009 - Atual
Projeto de Iniciação Científica (PIC) da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)
Descrição: Professora orientadora do PIC desde 2009. Os encontros presenciais realizados com os alunos acontecem no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) campus Campos-Centro em Campos dos Goytacazes no Rio de Janeiro. Como Professora orientadora minha atuação é realizada no polo, apoiando e orientando os alunos sobre seu desenvolvimento e a participação no programa (nos encontros presencias e no fórum). Os objetivos principais do PIC são: ?despertar nos alunos o gosto pela matemática e pela ciência em geral; ?motivar os alunos na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas; ?aprofundar o conhecimento matemático dos alunos, através de resolução e redação de soluções de problemas, leitura e interpretação de textos matemáticos e estudo de temas de modo mais aprofundado e com maior rigor matemático; ? desenvolver nos alunos algumas habilidades tais como: sistematização, generalização, analogia e capacidade de aprender por conta própria ou em colaboração com os demais colegas; ? incentivar o aprimoramento matemático dos professores, em especial dos professores dos alunos bolsistas; ?estimular uma articulação entre as escolas e as universidades..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
2014 - Atual
Periódico: Revista NUPEM (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Cálculo Diferencial e Integral.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Informática na Educação.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra Linear.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Eliane Vigneron Barreto Aguiar2015Eliane Vigneron Barreto Aguiar. Visualização geométrica no plano e no espaço com os recursos do Winplot. Programa Tecnologia Comunicação Educação: congregando ações e saberes, v. 1, p. 31-47, 2015.

2.
Eliane Vigneron Barreto Aguiar2015Eliane Vigneron Barreto Aguiar; Neemias Vitorino . Ferramentas e métodos para aperfeiçoamento do funcionamento de um agente conversacional. Tecnologias Digitais na Educação, v. 1, p. 106-114, 2015.

3.
Aguiar, E. V. B.;Eliane Vigneron Barreto Aguiar;Eliane V. B. Aguiar;Eliane Vigneron B. Aguiar;Eliane Vigneron2011Aguiar, E. V. B.; Tarouco, L.M.R ; Reategui, E.B. . A construção do conhecimento matemático com engajamento e aprimoramento de habilidades cognitivas apoiada por um agente conversacional. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, v. 10(2), p. 21-35, 2011.

4.
Maria Leticia Felicori Tonelli e Teixeira Leite2011Maria Leticia Felicori Tonelli e Teixeira Leite ; Patrícia Behling Schäfer ; Rodney Cezar de Albuquerque ; Suzana da Hora Macedo ; Maurício José Viana Amorim ; Daniela Szabluk ; Helvia Pereira Pinto Bastos ; Eliane Vigneron B. Aguiar ; Léa da Cruz Fagundes . Jogos digitais: uma abordagem educacional à luz da Epistemologia Genética. Cadernos do Aplicação (UFRGS), v. 24, p. 125-156, 2011.

5.
Aguiar, E. V. B.;Eliane Vigneron Barreto Aguiar;Eliane V. B. Aguiar;Eliane Vigneron B. Aguiar;Eliane Vigneron2010Aguiar, E. V. B.; Tarouco, L.M.R ; Reategui, E.B. . Usando estratégias cognitivas de estudantes talentosos como apoio para o desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas em Matemática. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 8, p. 1-10, 2010.

6.
Aguiar, E. V. B.;Eliane Vigneron Barreto Aguiar;Eliane V. B. Aguiar;Eliane Vigneron B. Aguiar;Eliane Vigneron2009Aguiar, E. V. B.; COSTA, R. G. ; MANSUR, A. U. ; Biazus, M. C. ; Florentino, A. ; Carvalho, A. S. . Fotos Panorâmicas Educativas: O uso do Hugin como instrumento de criação e construção de significados artístico-visuais. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 7, p. 1-9, 2009.

7.
Aguiar, E. V. B.;Eliane Vigneron Barreto Aguiar;Eliane V. B. Aguiar;Eliane Vigneron B. Aguiar;Eliane Vigneron2008Aguiar, E. V. B.. As novas tecnologias e o ensino-aprendizagem. Vértices (Campos dos Goitacazes), v. 10, p. 63-71, 2008.

8.
Aguiar, E. V. B.;Eliane Vigneron Barreto Aguiar;Eliane V. B. Aguiar;Eliane Vigneron B. Aguiar;Eliane Vigneron2008Aguiar, E. V. B.; CARVALHO, A. S. ; COSTA, R. G. . Coluna de destilação didática: um objeto de aprendizagem interdisciplinar. Vértices (Campos dos Goitacazes), v. 10, p. 1-10, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
Eliane Vigneron Barreto Aguiar; Maria Lucia Pozzati Flores . Objetos de Aprendizagem: Conceitos Básicos. In: Liane Margarida Rockenbach Tarouco; Valéria Machado da Costa; Bárbara Gorzila Ávila; Marta Rosecler Bez; Edson Felix dos Santos. (Org.). Objetos de Aprendizagem: Conceitos Básicos. 1ed.Porto Alegre: Evangraf, 2014, v. , p. 1-502.

2.
Aguiar, E. V. B.; Tarouco, L.M.R ; Reategui, E.B. ; Leonhardt, M ; Capra, A. ; Gularte, A. . A Conversational Agent for the Improvement of Problem-Solving Skills. In: Armando De Giusti; Javier Diaz. (Org.). Computer Science & Technology Series. 1ed.Buenos Aires: Editorial de La Universidad de La Plata, 2012, v. 1, p. 95-107.

3.
Aguiar, E. V. B.; Tarouco, L.M.R ; Reategui, E.B. . Os desafios do reconhecimento do estudante talentoso intelectualmente e habilidoso academicamente. In: Carvalho, A.S.; Bastos, H.P.P.; Leite, M.L.F.T.T.; Costa, R.G.. (Org.). Educação e Tecnologia: Um percurso interinstitucional. 1ed.Campos dos Goytacazes-RJ: Essentia Editora, 2011, v. 1, p. 75-89.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Aguiar, E. V. B.; Tarouco, L.M.R ; Reategui, E.B. . Supporting problem-solving in Mathematics with a conversational agent capable of representing gifted students knowledge. In: HICSS-47 Hawaii International Conference on System Sciences, 2014, Waikoloa, Big Island, Hawaii. Supporting problem-solving in Mathematics with a conversational agent capable of representing gifted students knowledge, 2014.

2.
Eliane V. B. Aguiar. Explorando Conceitos Matemáticos. In: II Semana das Licenciaturas/VII Semana de Ciências da Natureza, 2012, Campos dos Goytacazes. Explorando Conceitos Matemáticos. Campos dos Goytacazes, 2012.

3.
Aguiar, E. V. B.; Tarouco, L.M.R ; Reategui, E.B. ; Leonhardt, M ; Capra, A. ; Gularte, A. . Um Agente Conversacional para Aprimoramento das Habilidades de Resolução de Problemas. In: CACIC 2011-XVII Congreso Argentino de Ciencia de La Computacion, 2011, La Plata. Um agente conversacional para aprimoramento das habilidades de resolução de problemas, 2011. p. 641-650.

4.
Aguiar, E. V. B.. Aprendendo Matemática usando a Calculadora e Softwares Matemáticos Computacionais. In: IV Semana da Matemática da UFF, 2008, Niterói. Aprendendo Matemática usando a Calculadora e Softwares Matemáticos Computacionais, 2008.

5.
Aguiar, E. V. B.. A Construção de páginas usando o software NVU.. In: Semana de EAD, 2008, Campos dos Goytacazes. A Construção de páginas usando o software NVU., 2008.

6.
Carvalho, A. S. ; COSTA, R. G. ; MANSUR, A. U. ; Aguiar, E. V. B. . Coluna de Destilação: Um Objeto de Aprendizagem Interdisciplinar. In: 2º Encontro de Educação a Distância, 2008, Campos dos Goytacazes. Coluna de Destilação: Um Objeto de Aprendizagem Interdisciplinar. Campos dos Goytacazes: Essentia Editora, 2008. p. 93-104.

7.
Aguiar, E. V. B.. Projetos de Pesquisa no Laboratório. In: 3º Seminário: A Pesquisa em Educação Matemática no Rio de Janeiro, 2000, Campos dos Goytacazes. Educação Matemática no Ensino Fundamental, 2000.

8.
Aguiar, E. V. B.. Atividades com Calculadora. In: VI ENEM: Encontro Nacional de Educação Matemática, 1998, São Leopoldo - RS. Atvidades com Calculadora, 1998.

9.
Aguiar, E. V. B.. Atividades com Calculadora. In: VII EBEM - ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1997, ILHÉUS. ATIVIDADES COM CALCULADORA, 1997.

10.
Aguiar, E. V. B.. Atividades com Calculadora. In: I EEMAT: Encontro de Educação Matemática do Rio de Janeiro, 1997, Rio de Janeiro. Atividades com Calculadora, 1997.

11.
Aguiar, E. V. B.; CARNEIRO, J. P. Q. . The use of hand calculators in middle schools - survey and case study in a Brazilian city. In: 49º CIEAEM - International Commission for the Study and Improvement of Mathematics Education, 1997, Setubal. The use of hand calculators in middle schools - survey and case study in a Brazilian city, 1997.

Apresentações de Trabalho
1.
Aguiar, E. V. B.; Tarouco, L.M.R ; Reategui, E.B. . Supporting problem-solving in Mathematics with a conversational agent capable of representing gifted students knowledge. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Aguiar, E. V. B.. Ferramentas e métodos para aperfeiçoamento do funcionamento de um agente conversacional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
Aguiar, E. V. B.; SILVA, L. B. ; MARTINS, R. L. C. . Uso de softwares de simulação na experimentação e na resolução de problemas interdisciplinares. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
Aguiar, E. V. B.; SILVA, L. B. ; MARTINS, R. L. C. . Formalismo matemático na experimentação em Ciências: um estudo dos modelos elaborados por alunos do IFFluminense. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
Aguiar, E. V. B.; Tarouco, L.M.R ; Reategui, E.B. ; Leonhardt, M ; Capra, A. ; Gularte, A. . Um Agente Conversacional para Aprimoramento das Habilidades de Resolução de Problemas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
Aguiar, E. V. B.. A resolução de problemas de Matemática com o apoio de um agente conversacional. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Aguiar, E. V. B.. Resolução de Problemas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
Aguiar, E. V. B.; Tarouco, L.M.R ; Reategui, E.B. . Usando estratégias cognitivas de estudantes talentosos como apoio para o desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas em Matemática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
Aguiar, E. V. B.. Aprendendo Matemática usando a Calculadora e Softwares Matemáticos Conputacionais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
Aguiar, E. V. B.. A Construção de páginas usando o software NVU.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
Aguiar, E. V. B.; Tarouco, L.M.R ; Reategui, E.B. . 'Aprimoramento das Habilidades Cognitivas de Resolução de Problemas com o Apoio de um Agente Conversacional' 2011 (Tese de Doutorado).

2.
Aguiar, E. V. B.; Fainguelernt, E. K. ; CARNEIRO, J. P. Q. . 'O Ensino de Matemática e o Uso da Calculadora: Encontros e Desencontros' 1999 (Dissertação de Mestrado).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
Aguiar, E. V. B.; Tarouco, L.M.R ; Reategui, E.B. ; Gularte, A. ; Capra, A. ; Leonhardt, M . Blaze - Agente Conversacional. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
Eliane Vigneron. Explorando Conceitos Matemáticos. 2012. .

2.
Aguiar, E. V. B.. Um Agente Conversacional para Aprimoramento das Habilidades de Resolução de Problemas. 2011. .

3.
Eliane V. B. Aguiar. Aprendendo Matemática usando a Calculadora e Softwares Matemáticos Computacionais. 2008. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TAMARIZ, P. D. A. R.; Montané, F. A. T.; Aguiar, E. V. B.. Participação em banca de Elisângela de Araújo da Silva Almeida."O Lúdico e o Aprendizado Infantil". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia EAD) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica - VI CONFICT. Ferramentas e métodos para aperfeiçoamento do funcionamento de um agente conversacional. 2014. (Congresso).

2.
Minicurso "SMath Studio: ambiente computacional para cálculos matemáticos. 2013. (Outra).

3.
V Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica - V CONFICT. Apresentação e discussão das pesquisas elaboradas por alunos da graduação da UENF/IFFluminense/UFF. 2013. (Congresso).

4.
2º Encontro do Hotel de Hilbert. 2012. (Encontro).

5.
35ª Reunião Anual da ANPEd. 2012. (Encontro).

6.
Explorando Funções Reais no Computador com A Modelagem de Problemas de Máximos e Mínimos. 2012. (Oficina).

7.
II Semana das Licenciaturas/VII Semana de Ciências da Natureza.Explorando Conceitos Matemáticos. 2012. (Encontro).

8.
Minicurso: Um problema de Poincaré. 2012. (Encontro).

9.
O uso do Google Sketcthup em situações de geometria. 2012. (Oficina).

10.
VI Semana da Matemática da UFF. 2012. (Encontro).

11.
X ERMAC - Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional. 2012. (Encontro).

12.
CACIC 2011-XVII Congreso Argentino de Ciencia de La Computacion. Um Agente Conversacional para Aprimoramento das Habilidades de Resolução de Problemas. 2011. (Congresso).

13.
Semana das Licenciaturas no Instituto Federal Fluminense campus Campos-Centro.A resolução de problemas de Matemática com o apoio de um agente conversacional. 2011. (Encontro).

14.
6º Salão de Ensino 2010.Usando estratégias cognitivas de estudantes talentosos como apoio para o desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas em Matemática. 2010. (Oficina).

15.
6º Salão de Ensino 2010. 2010. (Encontro).

16.
Curso de Redação de Artigo Científico. 2010. (Outra).

17.
XV Ciclo de palestras sobre novas tecnologias na educação.USANDO ESTRATÉGIAS COGNITIVAS DE ESTUDANTES TALENTOSOS COMO APOIO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM MATEMÁTICA. 2010. (Encontro).

18.
Conteúdos Digitais para o Ensino e Aprendizagem de Matemática e Estatística no Ensino Médio. 2009. (Oficina).

19.
Curso: Elaborando Materiais Educacionais para a Web. 2009. (Outra).

20.
Curso Eduquito: AVA com ferramentas acessíveis para inclusão digital. 2009. (Outra).

21.
WCCE 2009 - 9th IFIP World Conference on Computers in Education. 2009. (Outra).

22.
XIII Ciclo de palestras sobre novas tecnologias na educação.Fotos panorâmicas educativas: o uso do Hugin como instrumento de criação e construção de significados artístico-visuais. 2009. (Encontro).

23.
XIV Ciclo de Palestras sobre Tecnologias na Educação. 2009. (Congresso).

24.
Circuito de Tecnologia da Informação do Senac Rio. 2008. (Outra).

25.
Curso de Extensão à distância, Capacitação de Tutores das IFES que participam da Universidade Aberta do Brasil - UAB. 2008. (Outra).

26.
IV Semana da Matemática da UFF.Aprendendo Matemática usando a Calculadora e Softwares Matemáticos Computacionais. 2008. (Encontro).

27.
Semana de EaD no IF Fluminense.A Construção de páginas usando o software NVU. 2008. (Encontro).

28.
Carreira no mundo digital. 2007. (Seminário).

29.
IV Seminário Intermunicipal de Educação - "Tempo de ensinar, atitude de aprender". 2007. (Seminário).

30.
Profissões na internet. 2007. (Seminário).

31.
VII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial. 2007. (Congresso).

32.
29ª Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2006. (Outra).

33.
I Encontro de Matemática do Norte Fluminense - UFF/CEDERJ. 2006. (Encontro).

34.
III HTEM - Programa de estudos pós-graduados em Educação Matemática. 2006. (Outra).

35.
III Seminário Intermunicipal de Educação - Ler as palavras, ler o mundo. 2006. (Seminário).

36.
Minicurso: Educação Superior: Base de dados, estudos e perspectivas de investigação. 2006. (Outra).

37.
Curso de aperfeiçoamento Modelagem de Impactos Ambientais. 2005. (Outra).

38.
II Seminário Intermunicipal de Educação - Educação em cena. 2005. (Seminário).

39.
26ª Reunião Anual da ANPED. 2003. (Outra).

40.
2º Seminário Nacional sobre Educação Pública no atual contexto mundial e nacional: concepções e políticas. 2003. (Seminário).

41.
3º SPEM: Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro.Educação Matemática no Ensino Fundamental. 2000. (Seminário).

42.
VI ENEM: Encontro Nacional de Educação Matemática.Atividades com Calculadora. 1998. (Encontro).

43.
1º EEMAT: Encontro de Educação Matemática do Rio de Janeiro.Atividades com a Calculadora. 1997. (Encontro).

44.
49ª CIEAEM: International Commission for the Study - survey and case study in a Brazilian city. The use of hand calculators in middle schools - survey and case study in a Brazilian city. 1997. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Aguiar, E. V. B.. Concurso de Seleção para alunos do Ensino Médio e Ensino Técnico. 2007. (Concurso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Matheus Santos Maia Gomes. Ferramentas e métodos para aperfeiçoamento do funcionamento de um agente conversacional. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Projeto de Iniciação Científica - PIC) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eliane Vigneron Barreto Aguiar.

2.
Késsila Perdomo. Um estudo colaborativo interdisciplinar com o apoio da tecnologia. 2013. Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense, Bolsa de Extensão do IF Fluminense campus Campos Centro. Orientador: Eliane Vigneron Barreto Aguiar.

3.
Gabriel Alves de Carvalho. Um estudo colaborativo interdisciplinar com o apoio da tecnologia. 2013. Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense, Bolsa de Extensão do IF Fluminense campus Campos Centro. Orientador: Eliane Vigneron Barreto Aguiar.

4.
Neemias Vitorino. Um objeto de aprendizagem de apoio à resolução de problemas interdisciplinares. 2013. Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eliane Vigneron Barreto Aguiar.

5.
Hayane Nahuana dos Santos. Uso de softwares de simulação na experimentação e na resolução de problemas interdisciplinares. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Instituto Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eliane Vigneron Barreto Aguiar.

6.
Yhasmani Barcelos Cabral. Formalismo matemático na experimentação de Física, Química e Biologia: um estudo dos modelos elaborados por alunos do Ensino Superior. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Instituto Federal Fluminense. Orientador: Eliane Vigneron Barreto Aguiar.



Inovação



Produto tecnológico
1.
Aguiar, E. V. B.; Tarouco, L.M.R ; Reategui, E.B. ; Gularte, A. ; Capra, A. ; Leonhardt, M . Blaze - Agente Conversacional. 2011.


Projeto de extensão



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 23:23:11