Ana Carla de Lemos Bezerra

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1816115898756622
  • Última atualização do currículo em 10/09/2017


Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, tendo sido bolsista Pibic/CNPq durante o curso; e mestrado em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ - linha Tecnologias da Comunicação e Estéticas), tendo sido bolsista da Capes. Possui experiência acadêmica na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação e Tecnologias da Comunicação. Possui experiência profissional em consultoria, gestão, acompanhamento e monitoramento técnico de projetos sociais, educacionais e culturais no âmbito de políticas públicas; articulação de grupos técnicos na área de educação (envolvendo esferas do poder público federal, estaduais e municipais na Educação Básica), de parcerias nas áreas de educação, comunicação, cultura, informática e esportes, e de grupos de pesquisa; elaboração, organização e realização de formações e oficinas técnicas e acadêmicas (diversas áreas); pesquisas acadêmica e de campo (comunicação, cultura, educação, tecnologias da informação e comunicação); elaboração, revisão e edição de conteúdos informativos e materiais didáticos para mídias digitais (sites, portais, redes sociais) e impressas; comunicação institucional; revisão bibliográfica; e editoração de livros. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Carla de Lemos Bezerra
Nome em citações bibliográficas
Lemos, A.C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação.
Av. Pasteur, 250, Fundos, Sala 106
Urca
22290902 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 38735079
URL da Homepage: http://www.eco.ufrj.br/


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2008
Mestrado em Comunicação e Cultura.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A Multidão como referência para a sociedade civil - do direito à comunicação aos casos de monitoramento da mídia no ciberespaço,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Henrique Antoun.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Resistência; Multidão; Sociedade Civil; Ciberespaço; Direito à Comunicação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
1999 - 2003
Graduação em Comunicação Social - Jornalismo.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Índice - encartes didáticos sobre Economia.
Orientador: Dacier de Barros e Silva.




Formação Complementar


2016 - 2016
Educação a distância. (Carga horária: 80h).
Portal Educação, PE, Brasil.
2001 - 2003
Pibic/CNPq. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Integrante do Programa IDEA, Enquadramento Funcional: Coordenação executiva-Projeto HFR: Interfaces, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação - Coordenação executiva do Projeto História Filosofia Religião: Interfaces, coordenado pelo prof. titular emérito Marcio Tavares d´Amaral, realizando: 1. Coordenação das equipes de transcrição, revisão e edição de originais para publicação da série de livros "Os assassinos do sol - uma história dos paradigmas filosóficos" (a partir da transcrição das aulas do curso "Comunicação e História do Pensamento", ministrado desde 2002 pelo referido professor na Pós-graduação da ECO-UFRJ), e de outras publicações; 2. Organização de reuniões/encontros acadêmicos e de livre docência ligados ao Projeto; 3. Elaboração e edição de conteúdo (texto e audiovisual) para o site do Projeto (sendo também responsável pela gestão e manutenção da página); 4. Elaboração e acompanhamento de planos de trabalho e relatórios de pesquisas relacionados à solicitação e concessão de bolsas (Iniciação Científica/Graduação, Pós-graduação) vinculadas ao Projeto; entre outras atividades.

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Integrante do Programa IDEA, Enquadramento Funcional: Integrante do Projeto HFR: Interfaces
Outras informações
Integrante do Programa de Estudos Avançados - IDEA / Laboratório de História dos Sistemas de Pensamento, atuando no Projeto História Filosofia Religião: Interfaces, coordenados pelo prof. titular emérito Marcio Tavares d´Amaral (ECO-UFRJ). Além de integrante do grupo, realiza condução técnica de reuniões de estudo.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES - Mestranda
Outras informações
Desenvolvimento do projeto de pesquisa "A Multidão como referência para a sociedade civil - do direito à comunicação aos casos de monitoramento da mídia no ciberespaço" (orientador: Henrique Antoun)

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Integrante do Programa IDEA, Enquadramento Funcional: Integrante de Projeto de Pesquisa / Bolsista
Outras informações
Integrante do Programa de Estudos Avançados - IDEA / CiberIDEA, atuando no Projeto "Mobilidade, Mediação e Governabilidade: o problema da democracia na cibercultura", coordenado pelo prof. Henrique Antoun.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES - Estágio Docência, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio-docência realizado na disciplina ECS516 Com. Glob. Soc. Tec. III (ECO/UFRJ - 2007.1 - graduação / Comunicação Social), ministrada pelo prof. Henrique Antoun (orientador no Mestrado).

Atividades

09/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicação, .

03/2006 - 04/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicação, .

Linhas de pesquisa
Tecnologias da Comunicação

Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, UNESCO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora do Programa Escola Aberta (MEC-RJ), Carga horária: 30
Outras informações
Responsável pela coordenação regional do Programa na REMEC-RJ (Representação do Ministério da Educação - RJ), realizando: Elaboração, implementação e avaliação de estratégias de gestão em 20 Secretarias de Educação e 350 escolas parceiras (Educação Básica); Orientação técnica nos processos de adesão e repasse de recursos federais; Planejamento e organização de formações para atores do Programa promovidas pelo MEC, UNESCO, universidades (cursos de extensão e especialização da UNIRIO e UFRJ) e outros parceiros; Elaboração de instrumentos e relatórios de pesquisa a partir da sistematização e análise de dados institucionais e de campo; Interlocução e acompanhamento das atividades dos parceiros institucionais (Programas Conexão de Saberes/MEC e Escola que Protege/MEC, UNIRIO, UFRJ, UFF, UFRRJ, Min. do Esporte, Min. da Cultura, Centro Teatro do Oprimido etc.); Representação do Programa em reuniões técnicas, eventos e missões de comitivas de outros estados e países; Visitas de acompanhamento às escolas; Gerência do setor de Comunicação; Mediação de reuniões do Comitê local e elaboração de pautas e memórias; Apoio à implementação do Programa Mais Educação/MEC no RJ etc. A partir de 2009, passou a acumular funções na Coordenação Nacional do Programa, em Brasília-DF, realizando atividades equivalentes às citadas acima com Secretarias de Educação e parceiros em todo o país. Entre as atividades de destaque, estão: 1. Representação do MEC/Unesco em reuniões para elaboração do Projeto ?Jovens Lideranças para a Multiplicação de Boas Práticas Socioeducativas? em Guiné Bissau (parceria entre o MEC, Min. das Relações Exteriores e ONGs; 2. Participação em missão técnica à Guiné Bissau; e 3. Participação em reuniões para encaminhamento de parcerias e formações em âmbito nacional (Projeto Cine nas Escolas Públicas/Min. Cultura, Programa Esporte e Lazer na Cidade/Min. Esporte, Centro de Referência da Educação, Programa Nacional de Fortalecimento de Conselhos Escolares/MEC etc.)

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Redatora de conteúdos institucionais, Carga horária: 40
Outras informações
Redatora de conteúdos institucionais, responsável pela elaboração das cartilhas ?Trocando Saberes?, destinadas aos integrantes do Programa Escola Aberta (MEC/Unesco) em unidades de ensino de Pernambuco.

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Editora de Conteúdo-Projeto Escola Aberta/PE, Carga horária: 40
Outras informações
Editora de conteúdo do portal do Projeto Escola Aberta (desenvolvido para promover a inclusão digital de comunidades de 19 municípios de Pernambuco), sendo responsável pela: coordenação da equipe de redatores da página; pesquisa e descrição de sites de diversas áreas (Educação, Esportes, Cultura, Saúde, Informática, entre outras); capacitação de multiplicadores de inclusão digital sobre o uso das novas tecnologias; elaboração, aplicação e sistematização de pesquisas sobre inclusão digital nas escolas integradas ao Projeto; administração de fóruns de discussão e atendimento a internautas; produção e edição de textos institucionais e de conteúdo técnico para cartilha temática sobre inclusão digital.

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Monitora de Jornalismo, Enquadramento Funcional: Monitora / dinamizadora de Jornalismo, Carga horária: 6
Outras informações
Monitoria de oficinas de jornalismo em três escolas públicas integradas ao Projeto Escola Aberta de PE, atuando na elaboração e execução de aulas de técnicas jornalísticas; definição de pautas, edição de textos e revisão dos jornais produzidos pelos participantes das oficinas; elaboração do conteúdo da apostila de jornalismo do Projeto; e acompanhamento das atividades do Projeto nas escolas. Carga horária ? 6h/semana, em dois semestres.

Atividades

06/2006 - 06/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, .

Cargo ou função
Consultora do Ministério da Educação / Unesco.
03/2006 - 06/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, .

Linhas de pesquisa
Educação
03/2006 - 06/2011
Serviços técnicos especializados , Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, .

Serviço realizado
Apoio à Educação Básica via Projeto de Cooperação Técnica (Unesco/MEC).
03/2003 - 02/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, .

03/2003 - 02/2005
Serviços técnicos especializados , Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, .

Serviço realizado
Prestação de serviço na área de Comunicação.

Rede de Informações para o Terceiro Setor, RITS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisadora do estudo Utilização da Internet nas eleições presidenciais de 2006, atuando na recepção, monitoramento e classificação de mensagens eletrônicas; alimentação de banco de dados; sistematização, registro e análise do perfil do grupo participante e das mensagens apuradas.

Atividades

06/2006 - 12/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Rede de Informações para o Terceiro Setor / Rits, .


Conselho Indigenista Missionário, CIMI, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Assessora de comunicação e imprensa, Carga horária: 30
Outras informações
Assessora de comunicação e imprensa da Conferência Nacional dos Povos Indígenas (2003), responsável pela redação de releases; divulgação e contato com a mídia (TV, jornais, internet, rádio) sobre o evento; e cobertura da conferência para a seção nacional do CIMI.

Atividades

03/2003 - 04/2003
Serviços técnicos especializados , Conselho Indigenista Missionário, .

Serviço realizado
Assessoria de comunicação e imprensa.

Fórum de Mulheres de Pernambuco, FMPE, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Assessora de comunicação e imprensa, Carga horária: 20
Outras informações
Assessora de comunicação e imprensa, atuando na redação de releases, jornal institucional e informativos internos; acompanhamento de projetos da área de mídia/comunicação; capacitação de integrantes do FMPE para o contato com a mídia; elaboração de artigos e entrevistas para informativos do Terceiro Setor; e organização do acervo técnico e acadêmico do FMPE.

Atividades

03/2002 - 12/2002
Serviços técnicos especializados , Fórum de Mulheres de Pernambuco, .

Serviço realizado
Assessoria de comunicação e imprensa.

Agencia Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco, CONDEPE/FIDEM, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisadora da Agenda 21 (estudo proposto pela Conferência Rio 92 para reconhecer o padrão de desenvolvimento em vários países e difundir o conceito de desenvolvimento sustentável), realizando aplicação de questionários em domicílio, tabulação de dados e produção de relatórios sobre os resultados da pesquisa.

Atividades

05/2001 - 12/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco, .


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do Pibic/CNPq, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq), sendo integrante do Grupo de Pesquisa ?Comunicação e Discurso?, do Depto. de Comunicação Social da UFPE, em dois projetos: - ?O ciclo vital das notícias: surgimento, desdobramento e ?morte? dos fatos jornalísticos nos noticiários televisivos?, com o subprojeto ?O papel da imagem nos telejornais nacionais como elemento de contextualização da informação? (2002 e 2003). -?Gêneros jornalísticos em região de fronteira: estudo comparativo entre o documentário e a grande reportagem?, com o subprojeto ?As rotinas de produção e suas interferências nos documentários e grandes reportagens? (2001 e 2002). Os projetos e subprojetos foram coordenados pela profa. Wilma Morais (CAC-UFPE), integrante do referido Grupo de Pesquisa.

Atividades

04/2001 - 02/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Artes e Comunicação, .



Linhas de pesquisa


1.
História dos Sistemas de Pensamento
2.
Tecnologias da Comunicação
3.
Políticas Públicas
4.
Democracia
5.
Educação
6.
Terceiro Setor
7.
Tecnologias da Comunicação
8.
Políticas Públicas
9.
Desenvolvimento sustentável
10.
Jornalismo
11.
Comunicação e Discurso
12.
Estudos dos Media


Projetos de pesquisa


2011 - Atual
História Filosofia Religião: interfaces na cultura comunicacional pós-moderna
Descrição: O Projeto História Filosofia Religião: interfaces, coordenado pelo professor Marcio Tavares d´Amaral e vinculado ao Laboratório de História dos Sistemas de Pensamento do Programa de Estudos Avançados - IDEA/ECO/UFRJ, visa aprofundar os estudos sobre a formação e a identidade da cultura ocidental contemporânea, recuperando suas duas fontes originais: a cultura grega, pautada no Ser e na Razão, e a cultura judaica, baseada nos fundamentos da Fé e de Deus. Dedica-se a desenvolver uma história dos paradigmas da cultura ocidental desde a sua origem, a partir da confluência das suas duas fontes, até o momento em que se diz que a História acabou. Ao longo da pesquisa sobre essa história dos paradigmas, busca-se identificar os movimentos de aproximação, refutação e descontinuidade entre os fundamentos de Fé e Razão experimentados no sistema História-Filosofia-Religião. O Projeto tem por objetivo ainda ampliar os estudos e as reflexões sobre o regime da eficácia como paradigma cultural contemporâneo, bem como verificar suas causas, efeitos e desdobramentos na atualidade. O "História Filosofia Religião: interfaces" foi elaborado a partir dos resultados em relação às hipóteses e aos objetivos propostos em três projetos de pesquisa anteriores: "Comunicação e transcendência: o desafio da cultura atual, entre o moderno e o contemporâneo" (2000 a 2003); "Uma ciência da comunicação ainda é possível? O problema do Mal na cultura contemporânea" (2003 a 2006); e "Investigação do sistema de pensamento religião no campo comunicacional contemporâneo: um novo olhar sobre a verdade" (2007-2010). Cf. http://historiafilosofiareligiao.com..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Ana Carla de Lemos Bezerra - Integrante / Marcio Tavares d´Amaral - Coordenador / Janine Justen - Integrante.
2005 - 2010
Mobilidade, Mediação e Governabilidade: o problema da democracia na cibercultura
Descrição: "Mobilidade, Mediação e Governabilidade: O problema da democracia na cibercultura", coordenado pelo prof. Henrique Antoun (IDEA/ECO/UFRJ), tem como questão analisar as perturbações trazidas para a prática democrática através das transformações na mediação propiciada pela mobilidade das redes. Partindo das perspectivas tanto do crescimento do ativismo dos grupos na sociedade quanto do dominante uso instrumental da informação filtrada como características atuais da cibercultura, este projeto visa examinar o estranho paradoxo que parece opor o poder da informação ao poder da comunicação nas práticas sociais. Enquanto, por um lado, o poder da informação constituiria o campo dos bancos e minas de dados, da propriedade intelectual, da venda de serviços e espetáculos através da rede tecnológica, o poder da comunicação, por outro lado, investiria e ampliaria o campo da partilha de conhecimentos e bens, da criação de valores, da resolução dos dilemas da ação coletiva e da geração de mercados e bens comuns. Deste modo, a informação exprimiria o poder da propriedade e da exploração do capital social como uma potência da cooperação; enquanto a comunicação exprimiria o poder de valoração e organização autônomas do trabalho como uma potência da parceria. A proposta é avaliar as transformações qualitativas introduzidas pela virtualidade nas noções de "coisa" e de "lugar", que ganham com isso mobilidade ? de forma a afetar o modo de conceber a "propriedade" e a "comunidade". Pretende-se analisar também a mudança qualitativa trazida pela mobilidade para as noções de "agente" e "ação", que recebem, assim, dons virtuais ? de modo a afetar o modo de conceber o "sujeito" e a "causalidade". Pontuar a avaliação dos conceitos de "comunidade virtual", "rede de parceria" e "mediação" com estes "lugares", "coisas", "agentes" e "ações" problematizados pela virtualidade e a mobilidade é a estratégia escolhida para traçar uma genealogia da rede interativa de comunicação distribuída. A dissertação de mestrado "A Multidão como Referência para a Sociedade Civil: do direito à comunicação aos casos de monitoramento da mídia no ciberespaço" (LEMOS, A. C., 2008) foi desenvolvida no âmbito deste Projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2003
O ciclo vital das notícias: surgimento, desdobramento e ?morte? dos fatos jornalísticos nos noticiários televisivos

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Wilma Peregrino de Morais em 19/07/2015.
Descrição: Dentro do Projeto "O ciclo vital das notícias: surgimento, desdobramento e ?morte? dos fatos jornalísticos nos noticiários televisivos", desenvolvi o subprojeto "O papel da imagem nos telejornais nacionais como elemento de contextualização da informação? (2002-2003), ambos realizados no âmbito do Grupo de Pesquisa "Comunicação e Discurso" e coordenados pela profa. Wilma Morais (CAC-UFPE)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2003
Gêneros jornalísticos em região de fronteira: estudo comparativo entre o documentário e a grande reportagem
Descrição: Dentro do Projeto "Gêneros jornalísticos em região de fronteira: estudo comparativo entre o documentário e a grande reportagem", desenvolvi o subprojeto "As rotinas de produção e suas interferências nos documentários e grandes reportagens? (2001-2002), ambos realizados no âmbito do Grupo de Pesquisa "Comunicação e Discurso" e coordenados pela profa. Wilma Morais (CAC-UFPE)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração/Especialidade: Teoria e Ética do Jornalismo.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Tecnologias da Comunicação.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Políticas Públicas.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2008
Aprovação com louvor - Mestrado de Comunicação e Cultura, Escola de Comunicação - UFRJ.
2003
Prêmio Intercom de Incentivo à Pesquisa de Graduação em Comunicação Social - Iniciacom 2003 (Menção Honrosa), Intercom.
2003
Láurea Universitária do Curso de Comunicação Social - Jornalismo, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Morais, W. P.2004 Morais, W. P. ; Lemos, A.C. . As rotinas de produção e suas interferências nos documentários e reportagens especiais televisivos. Anuário Internacional de Comunicação Lusófona, v. 5, p. 123-139, 2004.

Capítulos de livros publicados
1.
ANTOUN, H. ; Lemos, A.C. ; Pecini, A. . Código e luta por autonomia na comunicação em rede. In: Freire Filho, João; Herschmann, Micael. (Org.). Novos Rumos da Cultura da Mídia. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad X, 2007, v. 1, p. 263-290.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ANTOUN, H. ; Lemos, A.C. ; Pecini, A. . Código e luta por autonomia na comunicação em rede. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2007, Santos / SP. XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2007. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Lemos, A.C.. O papel da imagem nos telejornais nacionais como elemento de contextualização da informação. In: XI Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pernambuco - IV Congresso de ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE, 2004, Recife / PE. Anais do XI Congresso de Iniciação Científica da UFPE, 2004.

2.
Lemos, A.C.. As rotinas de produção e suas interferências nos documentários e nas grandes reportagens. In: X Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pernambuco - III Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE, 2003, Recife / PE. Anais do X Congresso de Iniciação Científica da UFPE, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
ANTOUN, H. ; Lemos, A.C. . Código e luta por autonomia na comunicação em rede. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Lemos, A.C.. O papel da imagem nos telejornais nacionais como elemento de contextualização da informação. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
Lemos, A.C.. As rotinas de produção e suas interferências nos documentários e reportagens especiais televisivos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
Lemos, A.C.. As rotinas de produção e suas interferências nos documentários e nas grandes reportagens. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ANISTIA INTERNACIONAL ; Lemos, A.C. . ?Você matou meu filho!?: Homicídios cometidos pela Polícia Militar na cidade do Rio de Janeiro. 2015.

2.
AMARAL, M.T.D' ; Lemos, A.C. . História Filosofia Religião: Conversações 1 (revisão de originais e pré-editoração do livro). 2013.

3.
Lemos, A.C.. Relatório contendo sistematização, análise e avaliação do material coletado sobre o desenvolvimento do Programa Escola Aberta (MEC/Unesco - RJ), e apresentando proposta de roteiro para aprofundamento dos assuntos identificados. 2010.

4.
Lemos, A.C.. Relatório contendo o registro histórico do desenvolvimento do Programa Escola Aberta (MEC/Unesco) no RJ para apreciação e discussão com os gestores do MEC. 2010.

5.
Lemos, A.C.. Relatório apresentando os impactos e os resultados obtidos pelo Programa Escola Aberta (MEC/Unesco - RJ) no período de 2005 a 2009, ressaltando os aspectos metodológicos e conceituais produzidos durante a execução do Programa. 2010.

6.
Lemos, A.C.. Relatório contendo alternativas de canais e fluxo de comunicação para divulgar o registro e os conceitos/métodos construídos pelo Programa Escola Aberta (MEC/Unesco - RJ), objetivando a visibilidade e a sustentação do trabalho desenvolvido pelos Comitês Metropolitanos. 2010.

7.
AMARAL, M.T.D' ; Lemos, A.C. . As idéias no lugar: tecnologia, mística e alteridade na cultura contemporânea (revisão de originais e pré-editoração de livro). 2009.

8.
Lemos, A.C.. Relatório contendo análise crítica dos materiais de referência produzidos pelo Programa Escola Aberta (nacional e RJ), contendo recomendações para aprimoramento ou produção de novos materiais e especificação de público-alvo. 2009.

9.
Lemos, A.C.. Relatório contendo proposta de conteúdos e conhecimentos a serem contemplados na elaboração de novos materiais de referência (teóricos e práticos) a partir das sugestões obtidas nas reuniões e encontros com as secretarias de Educação parceiras do Programa Escola Aberta (MEC/Unesco - nacional e RJ). 2009.

10.
Lemos, A.C.. Relatório contendo análise bibliográfica e compilação de textos para fornecer subsídios teóricos necessários às reflexões sobre as atividades realizadas no âmbito do Programa Escola Aberta. 2009.

11.
Lemos, A.C.. Relatório contendo proposta de publicações com conteúdo teórico e metodológico de qualificação/formação dos atores do Programa Escola Aberta (MEC/Unesco). 2009.

12.
ANTOUN, H. ; Lemos, A.C. . Web 2.0: participação e vigilância na era da comunicação distribuída (revisão de originais e pré-editoração de livro). 2008.

13.
Lemos, A.C.. Relatório contendo levantamento das oficinas do Programa Escola Aberta - RJ que podem coadjuvar com a Educação Integral. 2008.

14.
Lemos, A.C.. Relatório contendo mapeamento da implementação e funcionamento das oficinas pedagógicas do Programa Escola Aberta (MEC/Unesco - RJ). 2008.

15.
Lemos, A.C.. Relatório contendo levantamento financeiro da utilização dos recursos recebidos pelo Programa Escola Aberta (MEC/Unesco - RJ) a partir da Resolução n. 55 de 03 de dezembro de 2007. 2008.

16.
Lemos, A.C.. Relatório contendo mapeamento das estratégias de comunicação e divulgação do Programa Escola Aberta (MEC/Unesco -RJ) desenvolvidas pelas Secretarias de Educação que compõem o Comitê Metropolitano-RJ. 2008.

17.
Lemos, A.C.. Relatório contendo levantamento do perfil e condições de trabalho dos professores comunitários das escolas abertas (RJ) pra subsidiar a implementação e a construção da política de educação integral. 2008.

18.
Lemos, A.C.. Relatório contendo análise da implementação e das contribuições do Plano de Formação sobre Esporte Recreativo, do Ministério do Esporte, para os atores e atrizes do Programa Escola Aberta (MEC/Unesco - RJ). 2007.

19.
Lemos, A.C.. Relatório contendo análise da implementação e da execução das diversas etapas do Plano de Formação sobre o Projeto Escola que Protege para os atores e atrizes do Programa Escola Aberta (MEC/Unesco - RJ). 2007.

20.
Lemos, A.C.. Relatório contendo análise da implementação, execução e integração do Projeto Conexão de Saberes no âmbito do Programa Escola Aberta (MEC/Unesco - RJ). 2007.

21.
Lemos, A.C.. Relatório contendo proposta para gestão, acompanhamento e articulação local do Programa Escola Aberta (RJ). 2007.

22.
Lemos, A.C.. Relatório contendo análise do papel e do trabalho desempenhado pelos diretores escolares no que se refere à gestão democrática do Programa Escola Aberta (MEC/Unesco - RJ). 2007.

23.
Lemos, A.C.. Relatório contendo avaliação sobre como as oficinas de formação inicial para o trabalho podem contribuir para a aprendizagem de uma atividade profissional e para o fortalecimento da auto-estima dos moradores das comunidades em que se encontra o Programa Escola Aberta (MEC/Unesco - RJ). 2007.

24.
Lemos, A.C.. Relatório contendo levantamento sobre o olhar da comunidade sobre a escola a partir da chegada do Programa Escola Aberta (MEC/Unesco - RJ), verificando se as contribuições para os beneficiários o potencializam para efetivá-lo como política pública. 2007.

25.
Lemos, A.C.. Relatório/portfólio de fotos dos trabalhos, ações, cenários, atores e atrizes do Programa Escola Aberta (MEC/Unesco - RJ) que contribuam para o registro, documentação e historicidade de sua trajetória, de acordo com roteiro elaborado pela coordenação nacional do Programa. 2007.

26.
Lemos, A.C.; Bruno, Fernanda ; FATORELLI, A. . Limiares da Imagem: tecnologia e estética na cultura contemporânea (revisão de originais e pré-editoração de livro). 2006.

Redes sociais, websites e blogs
1.
Lemos, A.C.; AMARAL, M.T.D' . Projeto História Filosofia Religião - Interfaces. 2014; Tema: História, Filosofia, Religião, Comunicação, Cultura. (Rede social).

2.
AMARAL, M.T.D' ; Lemos, A.C. . História Filosofia Religião: interfaces (site). 2013; Tema: Site do Projeto História Filosofia Religião: Interfaces, coordenado pelo prof. Marcio Tavares d'Amaral e vinculado ao IDEA ? Programa de Estudos Avançados/ECO-UFRJ. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
AMARAL, M.T.D' ; Lemos, A.C. . Os assassinos do sol: uma história dos paradigmas filosóficos - Os medievais. 2016. (Editoração/Livro).

2.
AMARAL, M.T.D' ; Lemos, A.C. . Os assassinos do sol: uma história dos paradigmas filosóficos - Os gregos (séculos VI aC a I dC). 2015. (Editoração/Livro).

3.
AMARAL, M.T.D' ; Lemos, A.C. . Os assassinos do sol: uma história dos paradigmas filosóficos - A Patrística (séculos I a VIII). 2014. (Editoração/Livro).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Oficinas de leitura ?A arte da crise ? cultura, valor, comum: Negri, Foucault, Deleuze e Guattari? - FCRB. 2014. (Oficina).

2.
Oficinas de leitura ?A arte da crise ? cultura, valor, comum: Negri, Foucault, Deleuze e Guattari - FCRB. 2013. (Oficina).

3.
3º Seminário Internacional sobre Capitalismo Cognitivo - Revolução 2.0: da Crise do Capitalismo Global à Constituição do Comu. 2011. (Seminário).

4.
Colóquio Cultura, Trabalho e Vida na crise do capitalismo global. 2009. (Encontro).

5.
Colóquio Cultura, Trabalho e Natureza na Globalização. 2008. (Encontro).

6.
Fórum Livre do Direito Autoral. 2008. (Outra).

7.
I Encontro Internacional de Educação: Arte e Analfabetismo Funcional. 2008. (Encontro).

8.
Mundo Vix - Políticas do Comum. 2008. (Encontro).

9.
Encontro de Divulgadores da Ciência. 2007. (Encontro).

10.
XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Código e luta por autonomia na comunicação em rede. 2007. (Congresso).

11.
XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2007. (Congresso).

12.
Reunião Regional da SBPC-PE. 2004. (Encontro).

13.
XI Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pernambuco - IV Congresso de ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE. O papel da imagem nos telejornais nacionais como elemento de contextualização da informação. 2004. (Congresso).

14.
12º Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação. 2003. (Encontro).

15.
6º Fórum Nacional de Professores de Jornalismo.As rotinas de produção e suas interferências nos documentários e nas grandes reportagens. 2003. (Outra).

16.
XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - XII Jornada Vera Giangrande de Iniciação Científica em Comunicação Social. As rotinas de produção e suas interferências nos documentários e reportagens especiais televisivos. 2003. (Congresso).

17.
X Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pernambuco - III Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE. As rotinas de produção e suas interferências nos documentários e nas grandes reportagens. 2002. (Congresso).

18.
I Congresso e IV Colóquio da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso. 2001. (Congresso).

19.
I Simpósio de Grupos de Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco. 2001. (Simpósio).

20.
IX Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pernambuco. 2001. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AMARAL, M.T.D' ; Lemos, A.C. . Encontro 35 anos de IDEA - O futuro, quando não é mais um projeto: prospecções temerárias. 2017. (Outro).

2.
AMARAL, M.T.D' ; Lemos, A.C. . Reaula 6 - Narrativa, versão e fato: o caso do impeachment. 2016. (Outro).

3.
AMARAL, M.T.D' ; Lemos, A.C. . Encontro IDEA 2015 - Do sapiens aos drones: sujeitos, culturas e máquinas em questões. 2015. (Outro).

4.
AMARAL, M.T.D' ; Lemos, A.C. . Encontro História Filosofia Religião: Conversações 5 - Refletir, meditar, conhecer na sociedade da imagem. 2015. (Outro).

5.
AMARAL, M.T.D' ; Lemos, A.C. . Reaula 5 - O que sobra para a comunicação quando o diálogo acaba? ? Ódio e conversa na conjuntura brasileira atual. 2015. (Outro).

6.
AMARAL, M.T.D' ; Lemos, A.C. . Reaula 4 - Representação, sofrimento e festa: da Copa às eleições. 2014. (Outro).

7.
AMARAL, M.T.D' ; Lemos, A.C. . Encontro História Filosofia Religião: Conversações 4 - O sentir do universo: diálogos entre filosofia, fé e ciência. 2014. (Outro).

8.
AMARAL, M.T.D' ; Lemos, A.C. . Encontro História Filosofia Religião: Conversações 3 - Tradição e pós-modernidade: a presença de Deus na cultura contemporânea. 2013. (Outro).

9.
AMARAL, M.T.D' ; Lemos, A.C. . Reaula 3 - As jornadas de junho: entre virtual e real, das redes às ruas (e volta). 2013. (Outro).

10.
AMARAL, M.T.D' ; Lemos, A.C. . Encontro IDEA 30 Anos. 2012. (Outro).

11.
AMARAL, M.T.D' ; Lemos, A.C. . Encontro História Filosofia Religião: Conversações 2 - O ?fim da História?. 2012. (Outro).

12.
AMARAL, M.T.D' ; Lemos, A.C. . Reaula 2 - Verdade e simulação na cultura contemporânea. 2012. (Outro).

13.
AMARAL, M.T.D' ; Lemos, A.C. . Encontro História Filosofia Religião: Conversações. 2011. (Outro).

14.
AMARAL, M.T.D' ; Lemos, A.C. . Reaula 1 - Amor e verdade na conjuntura pós-moderna. 2011. (Outro).

15.
Lemos, A.C.. Encontro Regional dos Programas Escola Aberta e Mais Educação - Sudeste 2. 2010. (Outro).

16.
Lemos, A.C.. Encontro Regional do Programa Escola Aberta - Sudeste 1. 2009. (Outro).

17.
AMARAL, M.T.D' ; Lemos, A.C. . Encontro IDEA 25 Anos. 2006. (Outro).



Outras informações relevantes


O certificado do Curso sobre Educação a Distância será emitido até o dia 15/12.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 1:09:58