Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9262323548559269
  • Última atualização do currículo em 22/09/2014


possui graduação em Letras pela Universidade Católica de Goiás (1986), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e doutorado em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Atua como Professora Associada 4 na Faculdade de Letras, onde ingressou em 1991. Exerceu a função de secretária da Diretoria da ANPOLL (biênio 2006-2008). De 2003 a 2007 e de 2013 a 2014 coordenou o Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás. Fez parte da Comissão de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação em Letras e Linguística da CAPES nos triênios 2004-2006 e 2007-2009. Tem experiência na área de Letras, mais especificamente, em Linguística Aplicada, desenvolvendo pesquisas nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de língua estrangeira, etnografia da comunicação e metodologia da pesquisa em Linguística Aplicada. Em 2011, realizou estágio pós-doutoral com bolsa da CAPES no Communcation Studies Department da University of Texas em Austin, nos Estados Unidos. Atualmente, coordena o Programa Inglês sem Fronteiras do MEC-SESU na UFG. Também coordena o Programa de Bolsas ETA da CAPES -FULBRIGHT na UFG. Em 2012, foi eleita coordenadora do GT de Formação de Educadores em Linguística Aplicada da ANPOLL no biênio 2012-2014. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira
Nome em citações bibliográficas
DALACORTE, M. C. F.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, FACULDADE DE LETRAS.
Faculdade de Letras
Campus Samambaia
74001970 - Goiânia, GO - Brasil - Caixa-postal: 131
Telefone: (062) 5211136
Fax: (062) 5211160
URL da Homepage: www.letras.ufg.br


Formação acadêmica/titulação


1996 - 1999
Doutorado em Estudos Lingüísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: A participação dos aprendizes na interação em sala de aula de inglês: um estudo de caso, Ano de obtenção: 1999.
Orientador: Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: interação; motivação; teoria sócio-cultural.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Setores de atividade: Educação.
1989 - 1991
Mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Natural Conversation and EFL Textbook Dialogs: A Contrastive Study,Ano de Obtenção: 1991.
Orientador: Carmen Rosa Caldas-Coulthard.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: conversational analysis; conversational strategies; conversational style.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Setores de atividade: Educação.
1987 - 1988
Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM INGLÊS.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
1983 - 1986
Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.


Pós-doutorado


2011 - 2011
Pós-Doutorado.
THE UNIVERSITY OF TEXAS AT AUSTIN.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Atuação Profissional



Revista Horizontes de Lingüística Aplicada.

Journal of Pragmatics.

Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - Atual
Vínculo: Servidor Público - Reg. Estat., Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSOCIADO 4, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

12/2000 - Atual
Serviços técnicos especializados , CEPAE, .

Serviço realizado
Membro do Conselho Consultivo da Revista Solta a Voz, do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - CEPAE.
03/2000 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Letras, .

03/2000 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês III
Inglês II
Inglês IV
Introdução à Tradução
03/1999 - Atual
Ensino, Letras e Linguística, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Análise da Conversação
Metodologia de Pesquisa
03/1999 - Atual
Ensino, Letras e Linguística, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Etnografia da Comunicação
03/1999 - Atual
Ensino, Letras e Linguística, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Análise da Conversação
Metodologia de Pesquisa
10/2004 - 07/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Análise de Propostas de Convênios e Contratos do Consleho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da UFG.
04/2004 - 07/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, .

Cargo ou função
Membro Titular da Comissão de Avaliação de Cursos de Pós-Graduação Latu Sensu da UFG.
12/2003 - 07/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro suplente da comissão de avaliação de solicitações de autorização de cursos de Pós-Graduação Latu Sensu da UFG.
07/2003 - 07/2007
Direção e administração, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística.
07/2003 - 07/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, .

Cargo ou função
Membro Titular da Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa.
12/2003 - 12/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro Titular do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da UFG - CEPEC.
12/2003 - 12/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro Titular da Comissão de Análise das Propostas de Convênios e Contratos /CEPEC.
08/2002 - 08/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Avaliação Docente da Faculdade de Letras - UFG.
01/2001 - 07/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, .

Cargo ou função
Membro Titular do Comitê Interno do PIBIC.
04/1999 - 06/2003
Direção e administração, FACULDADE DE LETRAS, .

Cargo ou função
Sub-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística da Faculdade de Letras.
02/2002 - 02/2002
Treinamentos ministrados , FACULDADE DE LETRAS, .

Treinamentos ministrados
Curso de Capacitação para Professores da Rede Estadual de Ensino de Goiás
08/2001 - 12/2001
Ensino, Letras e Linguística, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Análise do Discurso
3/2001 - 12/2001
Extensão universitária , Faculdade de Letras, .

Atividade de extensão realizada
Tradução de 30 livros infantis doados pelos alunos das 4 e 5 Séries da University of Wyoming Lab. School e traduzidos pelos alunos do 5 Ano de Letras - 2001 - da FL da UFG para serem utilizados pelas crianças da Creche da UFG.
03/2001 - 06/2001
Ensino, Letras e Linguística, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Pesquisa
07/2000 - 12/2000
Ensino, Letras e Linguística, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Pesquisa
09/2000 - 09/2000
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Letras, .

Serviço realizado
Avaliador de Trabalhos Apresentados - VIII Seminário de Iniciação Cinetífica na UFG.
03/2000 - 07/2000
Ensino, Letras e Linguística, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino de Língua Estrangeira
04/2000 - 06/2000
Extensão universitária , FACULDADE DE LETRAS, .

Atividade de extensão realizada
Tradução dos poemas de Burton Bradley com os alunos do 5 Ano de Letras da FL - UFG.
05/2000 - 05/2000
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Letras, .

Serviço realizado
Consultor Externo - Terceira Etapa do Processo de Seleção do PIBIC/CNPQ do Módulo Centro-Oeste.
08/1999 - 12/1999
Ensino, Letras e Linguística, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Pesquisa
03/1999 - 12/1999
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês I
Inglês VI
03/1999 - 07/1999
Ensino, Letras e Linguística, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Aquisição de Língua Estrangeira
10/1991 - 12/1995
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia da Língua Inglesa
Inglês I
Inglês II
Inglês III
Inglês VI
Inglês para Biblioteconomia
Inglês para Ciências da Computação
Inglês para Química


Linhas de pesquisa


1.
LINHA 1. Ensino e Aprendizagem de Línguas; LINHA 2. Linguagem, sociedade e cultura

Objetivo: LINHA 1;Estudos sobre enisno e aprendizagem de língua estrangeira; estratégias de aprendizagem; processos sociais e afetivos; metodlogia de ensino, análise e produção de materiais didáticos; avaliação e estudos sobre o evento de sala de aula. LINHA 2: Estudo dos fenômenos lingüísticos orais e escritos das línguas em relação aos aspectos socioculturais das diferentes comunidades lingüísticas..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Setores de atividade: Educação; Informação e comunicação.
Palavras-chave: enisno de língua estrangeira; análise da conversação; etnografia da comunicação; mediação de conflitos.


Projetos de pesquisa


2011 - Atual
A MEDIAÇÃO DE CONFLITOS SOB A PERSPECTIVA DA ETNOGRAFIA DA FALA

Descrição: Este projeto tem como objetivo principal investigar situações mediação de conflito em diferentes contextos. Os dados serão coletados em meios de comunicação diversos e serão analisados sob as perspectivas da etnografia da fala e de teorias da comunicação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira - Coordenador / MADELINE MAXWELL - Integrante / EMILY RICHARDSON - Integrante.
2008 - Atual
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA SALA DE AULA DE INGLÊS E A ESCOLA INCLUSIVA

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira - Coordenador.
2006 - 2009
Prátcas pedagógicas na sala de aula de LE

Descrição: Prátcas pedagógicas na sala de aula de LE.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira - Coordenador / DANIELLA CORCIOLI AZEVEDO ROCHA - Integrante / Raquel Longuinho Lopes de Almeida - Integrante.
Número de orientações: 1
2005 - 2006
LINGUA(GEM), CULTURA E ESCOLA: O PERFIL DA SALA DE AULA DE INGLÊS NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DE GOIÂNIA

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira - Coordenador / Heloisa Augusta Brito de Melo - Integrante / Dilys Karen Rees - Integrante / Deise Nanci de Castro Mesquita - Integrante / MARIANA ROSA MASTRELLA - Integrante.

Número de produções C, T & A: 15 / Número de orientações: 11
2003 - 2004
A afetividade na sala de aula de LE

Descrição: O projeto visa tratar da influência de fatores afetivos na interação em sala de aula de LE.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (2) .

Integrantes: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira - Coordenador.
Número de orientações: 3
1999 - 2002
A participação dos aprendizes na interação em sala de aula de LE

Descrição: O projeto trata dos fatores que afetam a participação dos aprendizes na interação em sala de aula de LE.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) .

Integrantes: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira - Coordenador.
Número de orientações: 5


Projetos de extensão


2012 - Atual
Programa de assistente de ensino de língua inglesa: Projeto de Assistente de Ensino de Língua Inglesa UFG, 2012-2014

Descrição: O projeto é realizado com o apoio da Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Comissão Fulbright), em cooperação com a CAPES e tem como objetivo principal o recebimento de assistentes de ensino de língua inglesa em Instituições Públicas de Ensino Superior (IES) brasileiras, visando colaborar com os cursos de bacharelado e/ou licenciatura em Letras, Língua Inglesa na formação dos profissionais de ensino da Língua Inglesa. .
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (80) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira - Coordenador / Heloisa Augusta Brito de Melo - Integrante.
2012 - Atual
INGLÊS SEM FRONTEIRAS

Descrição: COORDENADORA DO PROGRAMA INGLÊ SEM FRONTEIRAS NA UFG.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (80) .

Integrantes: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira - Coordenador.
Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro / CAPES - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1


Membro de corpo editorial


2006 - 2008
Periódico: Revista da ANPOLL
2012 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Linguística Aplicada (Impresso)
2013 - Atual
Periódico: Signum: Estudos da Linguagem


Revisor de periódico


2007 - Atual
Periódico: Revista da ANPOLL
2007 - Atual
Periódico: Inter-ação (Goiânia)
2006 - Atual
Periódico: Revista Solta a Voz


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


1999
Melhor Trabalho na Área de Letras "A participação dos aprendizes na interação em sala de aula de inglês: um estudo de caso" premiado na I Semana de Pós-Graduação da UFMG, UFMG.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BORGES, T. D.2014BORGES, T. D. ; LAGO, N. A. ; DALACORTE, M. C. F. . COM A AJUDA DO MEU COLEGA CONSEGUI FAZER O EXERCÍCIO DE LISTENING : UMA ANÁLISE SOCIOCULTURAL DA INTERAÇÃO DE DOIS ALUNOS EM UMA ATIVIDADE DE COMPREENSÃO ORAL EM INGLÊS. Polifonia, v. 21, p. 316-343, 2014.

2.
DALACORTE, M. C. F.2013DALACORTE, M. C. F. ; RIOS, R. F. . Amostras de elementos verbais e não-verbais em uma entrevista televisiva. Verso e Reverso (Unisinos. Online), v. 27, p. 58-66, 2013.

3.
MEDEIROS, T. G.2010MEDEIROS, T. G. ; DALACORTE, M. C. F. . O aluno surdo aprendendo inglês em escola inclusiva: uma perspectiva Vygotskiana. Revista Educação Especial (UFSM), v. 23, p. 103/36-116, 2010.

4.
MEDEIROS, T. G.2010MEDEIROS, T. G. ; DALACORTE, M. C. F. . A interação entre dois alunos surdos e uma intérprete durante uma aula de Língua Inglesa. Odisséia (UFRN) (Cessou em 2006. Cont. ISSN 1983-2435 Revista Odisséia), v. 1, p. 1-15, 2010.

5.
DALACORTE, M. C. F.2009DALACORTE, M. C. F. . ENGLISH AND PORTUGUESE CLOSINGS: A CONTRASTIVE STUDY. RASK, International journal of language and communication, v. 29, p. 85-116, 2009.

6.
VICTOR, C. F. S.2009VICTOR, C. F. S. ; DALACORTE, M. C. F. . Ouvindo os discursos de um professor de língua inglesa em seu primeiro ano de trabalho com alunos surdos. Revista Virtual de Cultura Surda e Diversidade, v. 1, p. 1-1, 2009.

7.
DALACORTE, M. C. F.2003DALACORTE, M. C. F. . A mudança de turnos na sala de aula de LE. Linguagem e Ensino, PUC-Pelotas, 2003.

8.
DALACORTE, M. C. F.1999DALACORTE, M. C. F. ; DALCORTE, M. C. F. . What Can I do To Motivate My Students?. Newsletter da Apliemge, Belo Horizonte - MG, v. 4, n.1, p. 1-1, 1999.

9.
DALACORTE, M. C. F.1998DALACORTE, M. C. F. . Listening Ideas. Newsletter da Apliemge, Belo Horizonte, v. 03, n.03, p. 01-06, 1998.

10.
DALACORTE, M. C. F.1998DALACORTE, M. C. F. . A noção dos professores de inglês sobre a abordagem comunicativa. Signótica, Goiânia, v. 10, p. 109-122, 1998.

11.
DALACORTE, M. C. F.1994DALACORTE, M. C. F. . Speech Representation In Chapter I Of D.H. Lawrence'S Women In Love. Letras em Revista, Goiânia - GO, v. 5/6, n.1, p. 41-48, 1994.

12.
DALACORTE, M. C. F.1994DALACORTE, M. C. F. . An Attempt To Analyse Comprehension Questions Of A Reading Passage. Signótica, Goiânia - GO, v. 6, p. 91-102, 1994.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
DALACORTE, M. C. F. (Org.) ; MELO, H. A. B. (Org.) ; REES, D. K. (Org.) . MÚLTIPLAS VOZES: ESTUDOS INTERCULTURAIS, ESTUDOS DE BILINGÜISMO E ESTUDOS DA SALA DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. 1. ed. GOIÂNIA: EDITORA DA UFG, 2008. v. 1. 233p .

2.
DALACORTE, M. C. F. (Org.) ; MELO, H. A. B. (Org.) . A sala de aula de língua estrangeira (Segunda Edição Revista e Ampliada). 2. ed. Goiânia: Editora da UFG, 2005. v. 1. 170p .

3.
DALACORTE, M. C. F. (Org.) . Catálogo de Dissertações 1972-2003 do Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística da Faculdade de Letras da UFG. Goiânia: Editora Cânone, 2004. v. 1. 177p .

4.
DALACORTE, M. C. F. (Org.) . Traduzindo Goiás. Goiânia: Faculdade de Letras da UFG, 2000. 96p .

5.
DALACORTE, M. C. F. (Org.) ; MELO, H. A. B. (Org.) . A sala de aula de língua estrangeira. Goiânia: Editora da UFG, 2000. 122p .

Capítulos de livros publicados
1.
DALACORTE, M. C. F. ; MELO, H. A. B. . PERCEPÇÕES ACERCA DA PARTICIPAÇÃO DOS ETAS EM AULAS DE INGLÊS DO CURSO DE LETRAS DA UFG. In: ANDRESSA BRAWERMAN-ALBINI E VALÉRIA MEDEIROS. (Org.). DIVERSIDADE CULTURAL E ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. 1ed.CAMPINAS-SP: PONTES, 2013, v. 1, p. 73-95.

2.
Sebba, M. A .Yasbec ; DALACORTE, M. C. F. . Ensino das quatro habilidades linguísticas em línguas estrangeiras: Produção escrita. In: FIGUEIREDO, Francisco Jose Quaresma de. (Org.). Formação de Professores de Línguas Estrangeiras: princípios e práticas.. 1ed.GOIANIA: EDITORA DA UFG, 2012, v. 1, p. 83-100.

3.
MASTRELLA, M. R. ; DALACORTE, M. C. F. . RESSIGNIFICANDO O CONCEITO DE ANSIEDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA. In: DALACORTE, M.C.F.F.; MELO, H.A.B.; REES, D.K.. (Org.). MÚLTIPLAS VOZES: ESTUDOS INTECULTURAIS, ESTUDOS DE BILINGÜISMO E ESTUDOS DA SALA DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. 1ed.GOIÂNIA GO: EDITORA DA UFG, 2008, v. 1, p. 162-187.

4.
DALACORTE, M. C. F. . A participação dos aprendizes na interação em sala de aula de inglês- (Segunda Edição). In: Maria Cristina Faria Dalacorte;Heloisa Augusta Brito de Melo. (Org.). A sala de aula de língua estrangeira. 2ed.Goiânia: Editora da UFG, 2005, v. 1, p. 39-62.

5.
DALACORTE, M. C. F. . A participação dos aprendizes na interação em sala de aula de inglês: um estudo de caso. In: Wilson J. Leffa. (Org.). TELA - Textos em Linguística Aplicada. Pelotas: Editora da Universidade Católica de Pelotas, 2000, v. , p. -.

6.
DALACORTE, M. C. F. . Traçando os caminhos. In: Maria Cristina Faria Dalacorte. (Org.). Traduzindo Goiás. Goiânia: Faculdade de Letras da UFG, 2000, v. , p. 10-12.

7.
DALACORTE, M. C. F. . A participação dos aprendizes na interação em sala de aula. In: Heloisa Augusta B. de Mello; Maria Cristina Faria Dalacorte. (Org.). A sala de aula de língua estrangeira. Goiânia: Editora da UFG, 2000, v. , p. 39-62.

8.
DALACORTE, M. C. F. . Conversas Naturais e Diálogos de Livros Para Ensino de Língua Inglesa: Um Estudo Contrastivo. In: MACHADO,I.L.; CRUZ,A.R.; LYSARDO-DIAS,D.. (Org.). Teorias e Práticas Discursivas: Estudos em Análise do Discurso. 1ed.Belo Horizonte - MG: Carol Borges, 1998, v. , p. 43-54.

9.
DALACORTE, M. C. F. . Metáfora e Contexto. In: PAIVA,V.L.M.O.. (Org.). Metáforas do Cotidiano. 1ed.Belo Horizonte - MG: Centro Gráfico da UFMG, 1998, v. , p. 63-70.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
DALACORTE, M. C. F. . Inglês com ou sem fronteiras?. JORNAL DA CIÊNCIA, SBPC, p. 1 - 1, 19 fev. 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DALACORTE, M. C. F. . A interação em diferentes contextos de sala de aula de LE. In: II Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso, 2002, Belo Horizonte. II Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso da FALE, 2002.

2.
DALACORTE, M. C. F. . Individual Responses To The Language Classroom Interaction. In: XIV Enpuli, 1997. Individual responses to the language classroom interaction. Belo Horizonte - MG. p. 214-218.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DALACORTE, M. C. F. . Topic manipulation and flouting of the cooperation principles. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRAPUI, 2012, FLORIANOPOLIS. III CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRAPUI. FLORIANOPOLIS: EDITORA DA UFSC, 2012. v. 1.

2.
DALACORTE, M. C. F. ; Roger-Nasser, Y. ; Lyons, A. . Programa de assistente de ensino de língua inglesa: Projeto de Assistente de Ensino de Língua Inglesa UFG, 2012-2014. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRAPUI, 2012, FLORIANOPOLIS. III CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRAPUI. FLORIANOPOLIS: EDITORA DA UFSC, 2012. v. 1.

3.
ALMEIDA, R. L. L. ; DALACORTE, M. C. F. . As narrativas de professores de inglês de escolas públicas de Goiânia sobre suas práticas pedagógicas. In: IX COLÓQUIO DE LETRAS - FL, 2008, GOIÂNIA GO. ANAIS DO IX COLÓQUIO DE LETRAS. GOIÂNIA, 2008.

4.
DALACORTE, M. C. F. . PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA SALA DE AULA DE LINGUA ESTRANGEIRA E A ESCOLA. In: XXIII ENANPOLL, 2008, Goiânia. XXIII Encontro Nacional da Anpoll "Produção do Conhecimento em Letras e Lingüística:, 2008.

5.
DALACORTE, M. C. F. . PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA SALA DE AULA DE LE. In: CONGRESSO - ALAB, 2007, BRASÍLIA DF. ANAIS -ALAB. BRASÍLIA - DF: UNB, 2007.

6.
ROCHA, D. C. A. ; DALACORTE, M. C. F. . PLANEJAMENTO COLABORATIVO E REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DE SALA DE AULA DE LE: UMA PESQUISA AÇÃO. In: IV CICLO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS DA FL, 2007, GOIÂNIA GO. ANAIS DO IV CICLO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS DA FL. GOIÂNIA -GO, 2007. p. 14-14.

7.
DALACORTE, M. C. F. . A pesquisa em ensino e aprendizagem de línguas realizada no Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística da UFG. In: XXI ENCONTRO NACIONAL DA ANPOLL: DOMÍNIOS DO SABER: HISTÓRIA, INSTITUIÇÕES, PRÁTICAS, 2006, SAO PAULO. XXI ENCONTRO NACIONAL DA ANPOLL: DOMÍNIOS DO SABER: HISTÓRIA, INSTITUIÇÕES, PRÁTICAS. SAO PAULO, 2006.

8.
DALACORTE, M. C. F. . A pesquisa em ensino e aprendizagem de línguas no Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística da UFG nos últimos 15 anos e perspectivas futuras. In: II ELARCO - ENCONTRO DE LINGÜÍSTICA APLICADA DA REGIÃO CENTRO-OESTE, 2005, BRASÍLIA. II ELARCO - ENCONTRO DE LINGÜÍSTICA APLICADA DA REGIÃO CENTRO-OESTE. BRASÍLIA, 2005. p. 20-20.

9.
DALACORTE, M. C. F. . A afetividade e a interação dos aprendizes na sala de aula de língua estrangeira. In: XIX ENANPOLL, 2004, Maceió. ANPOLL - Boletim Informativo n. 32 XIX Encontro Nacional da ANPOLL. Maceió, 2004. v. 32. p. 280-281.

10.
DALACORTE, M. C. F. . Tradução do livro Techniques and Principles in Language Teaching. In: Colóquio de Letras, 2003, Goiânia. Colóquio de Letras. Goiânia: Editora Vieira, 2003.

11.
DALACORTE, M. C. F. . Tradução do livro Techniques and Principles in Language Teaching - 2a Etapa. In: IV Colóquio de Pesquisa e Extensão, 2003, Goiânia. IV Colóquio de pesquisa e Extensão. Goiânia: Editora Vieira, 2003. p. 23-23.

12.
DALACORTE, M. C. F. . Tradução do livro Techniques and Principles in Language Teaching pelos alunos do 5o Ano -2002 de Letras da UFG. In: V Seminário de Línguas Estrangeiras, 2003, Goiânia. V Seminário de Línguas Estrangeiras. Goiânia: Gráfica e Editora Vieira, 2003. p. 93-93.

13.
DALACORTE, M. C. F. . A formação do professor de LE: o desenvolvimento profissional e a construção de sua identidade. In: 1o Encontro de Lingüística Aplicada da Região Centro-Oeste, 2003, Brasília. 1o Encontro de Lingüística Aplicada da Região Centro-Oeste, 2003.

14.
DALACORTE, M. C. F. . A formação do professor de LE: o desenvolvimento profissional e a construção de sua identidade. In: 1o Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino, 2003, Goiânia. 1o Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino, 2003.

15.
DALACORTE, M. C. F. . A interação em diferentes contextos de sala de aula de LE. In: II Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso: Discurso, Ação e Sociedade, 2002, Belo Horizonte. II Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso: Discurso, Ação e Sociedade, 2002. v. 1. p. 43-43.

16.
DALACORTE, M. C. F. . Tradução de livros infantis. In: III Colóquio de Pesquisa e Extensão, 2002, Goiânia. III Colóquio de Pesquisa e Extensão, 2002. v. 1. p. 33-33.

17.
DALACORTE, M. C. F. . A Participação dos Aprendizes na Interação em Sala de Aula de Inglês: Um Estudo de Caso. In: 51a. Reunião Anual da SBPC, 1999, Porto Alegre - RS. Anais da 51a. Reunião Anual da SBPC (trabalho publicado em CD-ROM), 1999.

18.
DALACORTE, M. C. F. . A participação dos aprendizes na interação em sala de aula de inglês: um estudo de caso. In: I Semana de Pós-Graduação da UFMG, 1999, Belo Horizonte. VIII Semana de Iniciação Científica / I Semana de Pós-Graduação, 1999. v. 01. p. 05-148.

Apresentações de Trabalho
1.
DALACORTE, M. C. F. . Topic manipulation and flouting of the cooperation principles. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
DALACORTE, M. C. F. ; Roger-Nasser, Y. ; Lyons, A. . Programa de assistente de ensino de língua inglesa: Projeto de Assistente de Ensino de Língua Inglesa UFG, 2012-2014. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
DALACORTE, M. C. F. . ENGLISH AND PORTUGUESE CLOSINGS: A CONTRASTIVE STUDY. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
DALACORTE, M. C. F. . Práticas pedagógicas na sala de aula de LE e a escola inclusiva. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
DALACORTE, M. C. F. . PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA SALA DE AULA DE LE. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
DALACORTE, M. C. F. . A pesquisa em ensino e aprendizagem de línguas em Goiás nos últimos 15 anos e perspectivas futuras. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
DALACORTE, M. C. F. . A afetividade na interação em sala de aula de LE. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
DALACORTE, M. C. F. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LE. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
DALACORTE, M. C. F. . Metodologia de Ensino de Língua Estrangeira. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
DALACORTE, M. C. F. . Metodologia de ensino. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
DALACORTE, M. C. F. ; PESSOA, R. R. ; DUARTE, M. S. . I Capacitação de Professores de Inglês. Goiânia: Produzida pela Secretaria da educação do Estado de Goiás, 2002 (Capítulo de Apostila).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
DALACORTE, M. C. F. . Membro do Comitê de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação em Letras e Lingüística da CAPES. 2007.

2.
DALACORTE, M. C. F. . Secretária da ANPOLL. 2006.

3.
DALACORTE, M. C. F. . Membro do Comitê de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação em Letras e Lingüística da CAPES. 2006.

4.
DALACORTE, M. C. F. . Membro do Comitê de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação em Letras e Lingüística da CAPES. 2005.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
DALACORTE, M. C. F. ; PAIVA, V. L. M. O. E. ; MELO, H. A. B. . Inglês em Rede. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de unidade de um curso de inglês instrumental online).

2.
DALACORTE, M. C. F. . Metodologia de Pesquisa. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Demais trabalhos
1.
DALACORTE, M. C. F. . Traduzindo Goiás: uma experiência compartilhada. 2001 (Comunicação) .

2.
DALACORTE, M. C. F. . A participação dos aprendizes na interação em sala de aula de inlgês: um estudo de caso. 1999 (Tese de Doutorado para obtenção do grau de Doutor) .

3.
DALACORTE, M. C. F. . Aprendendo a Língua Inglesa. 1999 (Mini-Curso) .

4.
DALACORTE, M. C. F. . Metáfora e Contexto. 1999 (Comunicação) .

5.
DALACORTE, M. C. F. . A conversação natural e os diálogos dos livros para ensino de língua inglesa: um estudo contrastivo. 1997 (Comunicação) .

6.
DALACORTE, M. C. F. . A participação dos conceitos metafóricos e do contexto no processo de identificação de metáforas convencionais. 1997 (Comunicação) .

7.
DALACORTE, M. C. F. . Action Research and Conversational Analysis in the Teaching of English. 1995 (Mini-Curso) .

8.
DALACORTE, M. C. F. . Natural Conversation and EFL Textbook Dialogues: A Contrastive Study. 1995 (Comunicação) .

9.
DALACORTE, M. C. F. . Communicative Techniques. 1995 (Módulo Instrucional) .

10.
DALACORTE, M. C. F. . Songs: an important tool. 1995 (Woekshop) .

11.
DALACORTE, M. C. F. . Improving Fluency. 1994 (Módulo Instrucional) .

12.
DALACORTE, M. C. F. . Conversational Analysis. 1994 (Palestra) .

13.
DALACORTE, M. C. F. . Inglês Instrumental. 1994 (Mini-Curso) .

14.
DALACORTE, M. C. F. . Telephone Conversation Openings. 1992 (Comunicação) .

15.
DALACORTE, M. C. F. . Natural Conversation and EFL Textbook Dialogues: A Contrastive Study. 1991 (Dissertação de Mestrado) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GIMENEZ, T. N.; DALACORTE, M. C. F.; MATEUS, E. F.. Participação em banca de LEONARDO NEVES CORREA. POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM FOCO NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PARA ALUNOS SURDOS. 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

2.
FIGUEIREDO, F.J.Q.; DALACORTE, M. C. F.; JESUS, D. M.. Participação em banca de Letícia Martins Côrtes. Correção de erros em língua inglesa: do colaborativo ao individual. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.

3.
GIMENEZ, T. N.; PESSOA, R. R.; DALACORTE, M. C. F.. Participação em banca de Nilvania Damas Silva Lima. Teorias pessoais e percepções de cinco professores de inglês em formação universitária. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.

4.
CHAUVET, G. A.; DALACORTE, M. C. F.. Participação em banca de Núria Alexandra Vintró. Adulto: aluno infiel ou incompreendido? Aspectos lingüísticos e afetivos que permeiam o ensino da língua inglesa (LE) para adultos. 2007. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

5.
DALACORTE, M. C. F.; ALMEIDA FILHO, J. C. P.; SANTOS, P. L. C.. Participação em banca de Maria Natércia Alencar. Avaliação e produção de material didático: uma proposta para formação continuada de professor de LE. 2006. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

6.
DALACORTE, M. C. F.; SANTOS, C. A. B.; CHAUVET, G. A.. Participação em banca de Christian Philip Klein. O papel da atitude cultural de alunos brasileiros imersos em cursos de inglês como segunda língua nos Estados Unidos. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Brasília.

7.
DALACORTE, M. C. F.; MORAES FILHO, W.B.; BERTOLDO, E.S.. Participação em banca de Rosangela Aparecida Fernandes. Leitura e compreensão de textos em língua: o papel do conhecimento prévio sobre o assunto. 2006. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS) - Universidade Federal de Uberlândia.

8.
SANTOS, C. A. B.; SANTOS, P. L. C.; DALACORTE, M. C. F.. Participação em banca de Luciano Herbert Dias. Uma lente cultural sobre o livro didático de língua inglesa. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Brasília.

9.
DALACORTE, M. C. F.; CHAUVET, G. A.; SANTOS, C. A. B.. Participação em banca de Elisabeth Rodrigues Bonfim. Aspectos psicológicos no desenvolvimento da competência lingüístico-comunicativa em LE (inglês) entre alunos na faixa etária da maturidade. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Brasília.

10.
DALACORTE, M. C. F.; CHAUVET, G. A.; ALVAREZ, M. L. O.. Participação em banca de Joselita Júnia Viegas Vidotti. Problemas de compreensão oral da língua inglesa para o aluno brasileiro. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Brasília.

11.
DALACORTE, M. C. F.; ALVAREZ, M. L. O.; CHAUVET, G. A.. Participação em banca de Ana cristina da Silveira Chaves. O ser afetivo na sala de aula. 2004. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade de Brasília.

12.
DALACORTE, M. C. F.; ALVAREZ, M. L. O.; FIGUEIREDO, F.J.Q.. Participação em banca de Cláudia Vitoriano e Silva. A auto-avaliação e a promoção do envolvimento dos alunos nas aulas de língua inglesa na 1a. etapa do Ciclo III. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.

13.
DALACORTE, M. C. F.; MELO, H. A. B.; RIDD, M. D.. Participação em banca de Newton Paulo Monteiro. Entonação - seus temas e desafios no ensino de língua inglesa (um estudo de caso). 2004. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.

14.
DALACORTE, M. C. F.; PAGANO, A. S.; MAGALHAES, C. M.. Participação em banca de Tatiana do Socorro Chaves Lima de Macedo. Academic Writing: estudo de livros didáticos para o ensino /aprendizagem de escrita acadêmica em inglês sob a perspectiva de gêneros do discurso. 2003. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

15.
DALACORTE, M. C. F.; PAIVA, V. L. M. O. E.; ARAUJO, H. A.. Participação em banca de Vanessa de Assis Araújo. O processo grupal sob a percepção de aprendizes de língua inglesa: um estudo de caso. 2003. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

16.
DALACORTE, M. C. F.; FIGUEIREDO, F.J.Q.; DUTRA, D. P.. Participação em banca de Alessandra de Oliveira Gomes. O ensino da estratégia de aprendizagem 'agrupamento' (grouping) a alunos de inglês como língua estrangeira. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.

17.
DALACORTE, M. C. F.; ALVAREZ, M. L. O.; SANTOS, P. L. C.. Participação em banca de Alessandra Masson Mendonça. Processo de aprendizagem de uma língua estrangeira (inglês) por crianças de 9 anos alfabetizadas. 2003. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

18.
DALACORTE, M. C. F.; GIL, G.; TOMITCH, L. M. B.. Participação em banca de Daniela Gomes de Araújo. EFL Reading Teachers'procedures in Florianópolis: a case study. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente)) - Universidade Federal de Santa Catarina.

19.
DALACORTE, M. C. F.; ALVAREZ, M. L. O.; LIMA, L. M.. Participação em banca de Cleidimar Aparecida Mendonça e Silva. A competência sociolingüística relacionada com os americanismos: análise de livros didáticos de E/LE. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.

20.
DALACORTE, M. C. F.. Participação em banca de Guido de Oliveira. Revisão colaborativa de textos escritos em língua inglesa por alunos iniciantes do curso de Letras. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.

21.
DALACORTE, M. C. F.. Participação em banca de Barbra R. Sabota Silva. Leitura em Língua Inglesa: a resolução colaborativa de exercícios de compreensão textual. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.

22.
GUIMARÃES, M. S. A.; DALACORTE, M. C. F.. Participação em banca de Mônica Soares de Araújo Guimarães. O uso de textos orais variados em atividades de compreensão oral em turmas grandes. 2001. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

23.
AVELAR FILHO, J. N.; DALACORTE, M. C. F.. Participação em banca de Jõao Nunes de Avelar Filho. A qualidade no processo ensino- aprendizagem de segunda língua intrinsecamente relacionada à quantidade de alunos por sala de aula. 2001. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

24.
ROCHA, M. A. C.; DALACORTE, M. C. F.. Participação em banca de Maria Aparecida Curupaná da Rocha. Se - funcionalidade versus utilização: Uma conceituação a partir dos dados numéricos. 2001. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.

25.
FIGUEIREDO, C. J.; DALACORTE, M. C. F.. Participação em banca de Carla Janaína Figueiredo. O uso de estratégias de comunicação em sala de aula de língua inglesa: a interação em foco. 2001. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.

26.
BARROS, L. C. N.; DALACORTE, M. C. F.. Participação em banca de Lara Cristina Nercessian de Barros. Uma análise do discurso telejornalístico: o Jornal Nacional e o telespectador. 2001. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.

27.
DALACORTE, M. C. F.. Participação em banca de Sara de Oliveira Pinto. A linguagem cinestésica como elemento de interação e de produção de insumo. 2001. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

28.
NASCIMENTO, K. H.; DALACORTE, M. C. F.. Participação em banca de Kátia Honório do Nascimento. O diálogo nos livros de língua inglesa: uma representação dos gêneros do discurso oral natural. 2000. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

29.
Braga, M. C. O.; DALACORTE, M. C. F.. Participação em banca de Maria do Carmo de Oliveira Braga. Humor in the EFL classroom: a sociointeracionist perspective. 2000. Dissertação (Mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente)) - Universidade Federal de Santa Catarina.

30.
Silva, I. M.; DALACORTE, M. C. F.. Participação em banca de Izabel Maria da Silva. Percepções do que seja ser um professor de inglês para formandos de Letras: um estudo de caso. 2000. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

31.
OSULLIVAN, P. J.; DALACORTE, M. C. F.. Participação em banca de Patrick John O'Sullivan. The influence of language learning strategies on students 'acquisition of a second language. 2000. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

32.
ABREU, C. L. F.; DALACORTE, M. C. F.. Participação em banca de Cláudio Luiz Fonseca Abreu. As práticas discursivas dos sujeitos da Congada e da festa de Nossa Senhora do Rosário de Catalão-GO. 2000. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.

33.
REZENDE, T. F.; DALACORTE, M. C. F.. Participação em banca de Tânia F. Rezende. Discurso e identidade etnocultural na comunidade de Pombal-GO. 2000. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.

34.
SOUZA FILHO, S. M.; DALACORTE, M. C. F.. Participação em banca de Sinval Martins de Souza Filho. Um estudo etnográfico sobre a aquisição de língua portuguesa oral em uma comunidade Xerente. 2000. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.

35.
GOMES, V. M. A.; DALACORTE, M. C. F.. Participação em banca de Valdirene Maria de Araújo Gomes. Interferências fonético-fonológicas na aprendizagem do inglês como segunda língua. 2000. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.

36.
MOTTA, S.R.; DALACORTE, M. C. F.. Participação em banca de Susi Reis da Motta. São realmente comunicativas as aulas nas quais se utiliza a abordagem comunicativa?. 1999. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
MAXWELL,M.; Browning, L.; Vangelisti, A.; BUSCH-ARMENDARIZ, N.; DALACORTE, M. C. F.. Participação em banca de EMILY RICHARDSON. Communication Challenges in Family Violence Court: An Ethnography of Protective Order Hearings. 2014. Tese (Doutorado em COMMUNICATION STUDIES) - The University of Texas at Austin.

2.
SILVA, D.E.G.; CALDAS-COUTHARD.C.R.; DALACORTE, M. C. F.; RADHAY,R.A.; OLIVEIRA, C.B.. Participação em banca de Lucia Gonçalves de Freitas. Discurso e identidade em narrativa de migrantes. 2008. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

3.
DALACORTE, M. C. F.; GIMENEZ, T. N.; BRAGGIO, S. L. B.; REES, D. K.; RESENDE, A. C. A.. Participação em banca de Deise Nanci de Castro Mesquita. Estágio e ensino e aprendizagem de Inglês na Licenciatura em Letras. 2005. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.

4.
DALACORTE, M. C. F.. Participação em banca de Dilys Karen Rees. O deslocar de horizontes: um estudo de caso da leitura de textos literários em língua inglesa (Suplente). 2003 - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
SILVA, S. R. E.; DALACORTE, M. C. F.. Participação em banca de Sérgio Raimundo Elias da Silva. Manifestações de Controle do Professor de Inglês como Língua Estrangeira: um estudo de caso. 2001. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Doutorado
1.
MAXWELL,M.; Vangelisti, A.; Browning, L.; Busch, N.; DALACORTE, M. C. F.. Participação em banca de EMILY RICHARDSON. Communication in Protective Order Courtrooms. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em COMMUNICATION STUDIES) - University of Texas at Austin.

2.
DALACORTE, M. C. F.; MEURER, J. L.; MESQUITA, D. N. C.. Participação em banca de Cristiane Rosa Lopes. Práticas discrusivas entre professoras de Língua Inglesa: uma análise de representações e identidades. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.

3.
DALACORTE, M. C. F.; BRAGGIO, S. L. B.; FARIA, S.. Participação em banca de Deise Nanci de Castro Mesquita. Centro de línguas, estágio e ensino e aprendizagem de inglês na Licenciatura em Letras. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.

4.
DALACORTE, M. C. F.; REES, D. K.; BOHN, H. I.. Participação em banca de MARIANA ROSA MASTRELLA. Identidade, língua estrangeira e a sala de aula: conflitos em perspectiva. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DALACORTE, M. C. F.; BRAGGIO, S. L. B.; SILVA, M. S. P.. Participação em banca de Rodrigo Mesquita.Migração e usos/atitudes da língua Xerente Akwe na cidade: um estudo sociolingüístico dos Xerente em Tocantínia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
DALACORTE, M. C. F.. CONCURSO PUBLICO - SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIAS. 2010. SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIAS.

2.
DALACORTE, M. C. F.; FIGUEIREDO, F.J.Q.; GOHN, C.A.; BASTOS, H. M. L.; MARUSSO, A. S.. Membro Suplente da Banca do Concurso de Professor Adjunto de Língua Inglesa da Faculdade de Língua Inglesa da UFMG. 2003. Universidade Federal de Minas Gerais.

Avaliação de cursos
1.
DALACORTE, M. C. F.. MEMBRO DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS DA CAPES - TRIÊNIO 2007-2009. 2010. CAPES.

2.
DALACORTE, M. C. F.. MEMBRO DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGÜÍSTICA CAPES. 2007. CAPES.

3.
DALACORTE, M. C. F.. MEMBRO DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGÜÍSTICA CAPES. 2006. CAPES.

4.
DALACORTE, M. C. F.. MEMBRO DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGÜÍSTICA DA CAPES. 2005. CAPES.

5.
DALACORTE, M. C. F.. MEMBRO DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGÜÍSTICA. 2004.

Outras participações
1.
DALACORTE, M. C. F.. Textos científicos na área de saúde: inglês instrumental em uma escola técnica de saúde. 2004. Fundação Oswaldo Cruz.

2.
DALACORTE, M. C. F.. Membro titular do Comitê Interno do PIBIC. 2003. Universidade Federal de Goiás.

3.
DALACORTE, M. C. F.. Membro titular do Comitê Interno do PIBIC. 2002. Universidade Federal de Goiás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX COLÓQUIO DE LETRAS - FL.Língua(gem), cultura e escola: o perfil da sala de aula de inglês no ensino fundamental e médio de Goiânia (na escola pública em Goiânia). 2008. (Seminário).

2.
XXII ENANPOLL. Coordenação da mesa redonda: Políticas de avaliação de projetos de pesquisas: pareceres técnicos sobre os projetos da área nas agências financiadoras. 2007. (Congresso).

3.
CONGRESSO - ALAB. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA SALA DE AULA DE LE. 2007. (Congresso).

4.
VIII Coloquio de Letras.O perfil da sala de aula de ingles em Goias. 2007. (Seminário).

5.
IV CICLO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS DA FL.PLANEJAMENTO COLABORATIVO E REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA NA SALA DE AULA DE LE: UMA PESQUISA AÇÃO. 2007. (Seminário).

6.
A pesquisa em ensino e aprendizagem de línguas em Goiás nos últimos 15 anos e perspectivas futuras. XXI ENCONTRO NACIONAL DA ANPOLL: DOMÍNIOS DO SABER: HISTÓRIA, INSTITUIÇÕES, PRÁTICAS. 2006. (Congresso).

7.
VII Colóquio de Pesquisa e Extensão.Lingua(gem), cultura e escola: o perfil da sala de aula de inglês em Goiânia. 2006. (Simpósio).

8.
VII Colóquio de Pesquisa e Extensão.Língua estrangeira como matéria curricular obrigatória - necessidade e descrédito. 2006. (Simpósio).

9.
XIII Seminário atualização e aperfeiçoamento docente.A pesquisa em línguas estrangeiras. 2005. (Seminário).

10.
VI COLÓQUIO DE PESQUISA E EXTENSÃO.A pesquisa em ensino e aprendizagem de línguas realizada no Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística da UFG. 2005. (Encontro).

11.
II ELARCO - ENCONTRO DE LINGÜÍSTICA APLICADA DA REGIÃO CENTRO-OESTE.MESA REDONDA -LlNGÜÍSTICA APLICADA NA PÓS-GRADUAÇÃO DO CENTRO-OESTE: DESAFIOS ATUAIS. 2005. (Encontro).

12.
II ELARCO - ENCONTRO DE LINGÜÍSTICA APLICADA DO CENTRO-OESTE.MESA REDONDA - O PROFESSOR DE LE EM FORMAÇÃO. 2005. (Encontro).

13.
XIX ENANPOLL. A afetividade e a interação dos aprendizes na sala de aula de língua estrangeira. 2004. (Congresso).

14.
V Seminário de Línguas Estrangeiras.Tradução do livro Techniques and Principles in Language Teaching pelos alunos do 5o Ano -2002 da Faculdade de Letras da UFG. 2003. (Seminário).

15.
I Bienal Interdisciplinar de Morrinhos: educação e meio ambiente.Palestra: Formação de professores de língua estrangeira. 2003. (Seminário).

16.
IV Colóquio de Pesquisa e Extensão.Tradução do livro Techniques and Principles in Language Teaching - 1a Etapa. 2003. (Simpósio).

17.
IV Colóquio de Pesquisa e Extensão.Tradução do livro Techniques and Principles in Language Teaching - 2a Etapa. 2003. (Simpósio).

18.
I Encontro de Lingüística Aplicada da Região Centro-Oeste.A formação do professor de LE: o desenvolvimento profissional e a construção de sua identidade. 2003. (Encontro).

19.
1o Encontro estadual de Didática e Práticas de Ensino.A formação do professor de LE: o desenvolvimento profissional e a construção de sua identidade. 2003. (Encontro).

20.
XVI Seminário Nacional de Inglês Instrumental.Os mitos da abordagem instrumental. 2002. (Seminário).

21.
III Seminário Nacional de Língua Portuguesa e Lingüística.Minicurso: Tradução: diferentes abordagens para o ensino de línguas. 2002. (Seminário).

22.
X Seminário de Iniciação Científica.Minicurso: Elaboração de Projeto de Pesquisa. 2002. (Seminário).

23.
II Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso.Interações em Sala de Aula. 2002. (Simpósio).

24.
Comunicação apresentada no IV Seminário de Línguas Estrangeiras.Traduzindo Goiás: uma experiência compartilhada. 2001. (Seminário).

25.
51a Reunião Anual da SBPC. A participação dos aprendizes na interação em sala de aula de inlgês: um estudo de caso. 1999. (Congresso).

26.
I Semana de Pós-Graduação e VIII Semana de Iniciação Científica da UFMG.A participação dos aprendizes na interação em sala de aula de inlgês: um estudo de caso. 1999. (Seminário).

27.
Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso: controvérsias e perspectivas.Metáfora e Contexto. 1999. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DALACORTE, M. C. F. ; ROMERO, T. . V CLAFPL - CONGRESSO LATINO AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS. 2014. (Congresso).

2.
DALACORTE, M. C. F. ; REICHMANN, C. L. ; ROMERO, T. ; SILVA, K. A. . IV CLAFPL. 2013. (Congresso).

3.
DALACORTE, M. C. F. . III SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES E TESES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGUÍSTICA - UFG. 2012. (Outro).

4.
C.R.T.SOLANGE ; DALACORTE, M. C. F. . III CLAFPL - Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. 2010. (Congresso).

5.
TURCHI, M. Z. ; DALACORTE, M. C. F. . XXIII ENANPOLL - ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DA ANPOLL. 2008. (Congresso).

6.
LIMA, R. ; TURCHI, M. Z. ; GOMES, A. L. ; DALACORTE, M. C. F. . XXII ENANPOLL. 2007. (Congresso).

7.
DALACORTE, M. C. F. . IV CICLO DE ESTUDOS LINGUISTICOS E LITERARIOS. 2007. (Outro).

8.
DALACORTE, M. C. F. . III CICLO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGÜÍSTICA DA UFG. 2004. (Outro).

9.
DALACORTE, M. C. F. . III Seminário de Línguas Estrangeiras. 1999. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Margarida Álvares. A fala-em-interação em contextos de ensino e aprendizagem de língua espanhola como LE: implicações linguístico-culturais. Início: 2013. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
TATTIANA DIELLO. O que significa ser um bom professor formador de línguas na atualidade? Crenças de professores formadores de língua inglesa sobre o seu papel e as percepções de seus alunos, professores em formação. Início: 2013. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

3.
Roberta Cruvinel. Formação continuada de professores de línguas estrangeiras. Início: 2012. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
TÂNITHA GLÉRIA DE MEDEIROS. CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE INGLÊS E INTÉRPRETES DIANTE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS E A PRÁTICA DO ENSINO DE INGLÊS PARA ALUNOS SURDOS. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

2.
SAMARA GONÇALVES LIMA. CRENÇAS SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA PARA SURDOS: UM ESTUDO COM UMA ALUNA E DOIS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA EM GOIÁS. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

3.
CARLETE FÁTIMA DA SILVA VICTOR. A SALA DE AULA INCLUSIVA NA REDE PÚBLICA COM ALUNOS SURDOS: UM ESTUDO DE CASO DE UM PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

4.
STELLA MARIS DE LIMA RABAHI. . Formação continuada do professor de língua estrangeira do ensino público de GOIÂNIA-GO. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

5.
Angelita Duarte da Silva. O ALUNO SURDO NA SALA DE AULA INCLUSIVA DE LÍNGUA INGLESA. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

6.
Michele Siqueira. Os temas transversais nos livros didáticos de língua inglesa do ensino fundamental: uma ferramenta para a formação de sujeitos críticos?. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

7.
DANIELLA CORCIOLI AZEVEDO ROCHA. Formação continuada, prática e reflexões de três professores de língua inglesa de escolas públicas em Goiás: uma pesquisa-ação. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

8.
Ana Claudia Cunha Salum. Escolhas subjetivas em língua estrangeira: da reprodução ao inesperado. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

9.
Isabela Alessandri Monteiro Couto Paranhos. A constituição do fazer pedagógico de uma professora de língua estrangeira: uma leitura de sua trajetória escolar e profissional. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

10.
Aline Pereira de Oliveira. Projetos de trabalho em sala de aula de língua inglesa na escola pública: uma pesquisa-ação. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

11.
Ieda Regina do Carmo. Cultura no processo de ensino e aprendizagem em escolas públicas estaduais na cidade de Goiânia. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

12.
Newton Paulo Monteiro. Entonação - seus temas e desafios no ensino de língua inglesa (um estudo de caso). 2004. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

13.
Cláudia Vitoriano e Silva. A auto-avaliação e a promoção do envolvimento dos alunos nas aulas de língua inglesa na 1a. etapa do Ciclo III. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

14.
Noemy Alcanfôr Rosa Gontijo. A abordagem de ensinar de duas professoras de inglês: um enfoque nas atividades de produção oral. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

15.
Marilda de Oliveira Rodovalho. Leitura e Interpretação de textos - adequação do livro didático às propostas dos novos PCNs. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

16.
Lúcia Gonçalves de Freitas. Imigrantes brasileiros nos EUA: língua e identidade. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

17.
Carla Conti de Freitas. Planejamento das aulas e prática pedagígica dos professores de língua inglesa do ensino fundamental da escola pública em Goiás. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

18.
Cristiane Rosa Lopes. A avaliação no ensino comunicativo de línguas. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

19.
Mariana Rosa Mastrella. A relação crenças-ansiedade no processo de aprendizagem de L2. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

20.
Santinha Neuda Alves do Lago. Auto-estima e atitude quanto à escrita no processo de correção com os pares: uma imersão no domínio afetivo. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

21.
Maria da Glória Dias Correia. Concepções de linguagem e ensino de língua portuguesa. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

22.
Lara C. Nercessian de Barros. Uma análise do discurso telejornalístico: o Jornal Nacional e o telespectador. 2001. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

23.
Carla Janaina Figueiredo. O uso de estratégias de comunicação em sala de aula de Língua Inglesa: a interação em foco. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

Tese de doutorado
1.
Renata Ferreira Rios. Resolução de conflitos em audiências do Procon: sequências de discordância com correção pelo outro e recursos de agravamento. 2014. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

2.
Claudia Vitoriano e Silva. O DESAFIO DO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NA PERSPECTIVA DOS GÊNEROS DISCURSIVOS. 2011. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

3.
Cristiane Rosa Lopes. DIÁLOGOS ENTRE DUAS PROFESSORAS: UMA ANÁLISE DE TRANSITIVIDADE. 2008. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

4.
Mariana Rosa Mastrella. Inglês como língua estrangeira: entre o desejo do domínio e a luta contra a exclusão. 2007. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

5.
Deise Nanci de Castro Mesquita. Estágio e ensino e aprendizagem de Inglês na Licenciatura em Letras. 2005. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
CLEBER CESAR DA SILVA. A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR DE ESPANHOL PARA ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS EM UMA ESCOLA DE PIRES DO RIO-GO. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino e Aprendizagem de Inglês) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

2.
Denise Nunes de Oliveira. Uma reflexão sobre a evasão e reingresso em uma escola de língua inglesa. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino e Aprendizagem de Inglês) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

3.
Rodrigo Nunes Gennari. Pen-Pal & E-Pal - An analysis of these two kinds of interactions. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino e Aprendizagem de Inglês) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

4.
Soila Augusta de Souza. Speaking in the classroom: why not?. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino e Aprendizagem de Inglês) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

5.
Ana Cristina Pereira. O uso de charges no ensino de língua portuguesa. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

6.
Raquel Abrahão Edreira Neves. Um estudo sobre o ensino de língua inglesa nos ciclos de desenvolvimento humano em quatro escolas da Rede Municipal de Goiânia-GO. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM INGLÊS) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

7.
José de Mattos Júnior. Processo Ensino-Aprendizagem em Língua Inglesa: Relação com o Desempenho Final do Aluno. 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM INGLÊS) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

8.
Ieda R. do Carmo. A questão cultural na sala de aula: algumas reflexões. 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM INGLÊS) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

9.
Lúcia Gonçalves de Freitas. Uma Pesquisa sobre o Perfil do Professor de Língua Inglesa de Jaraguá, GO. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação: Metodologia do Ensino Superior) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

10.
Leda Maria Urzedo. Dificuldades de aprendizagem na alfabetização. 1998. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Secretaria da Educação dos Estado de Goiás. Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

11.
Geraldina Braz de S. Leite. A importância da leitura: uma pesquisa-ação. 1998. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Secretaria da Educação dos Estado de Goiás. Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

12.
Maria Helena Maia Salgado. Leitura dinâmica na 8a. Série do ensino fundamental. 1998. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Secretaria da Educação dos Estado de Goiás. Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

13.
Alaide Janólio de Camargo. Processo de alfabetização e pesquisa. 1998. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Secretaria da Educação dos Estado de Goiás. Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

14.
Adão Faustino da Silva. A importância da leitura para a produção escrita. 1998. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Secretaria da Educação dos Estado de Goiás. Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

15.
Silvia N. S. Azevedo. Os erros no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da 3a. Série de uma escola Presbiteriana de Porangatu. 1998. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Secretaria da Educação dos Estado de Goiás. Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

16.
Raimunda M. Dutra. A literatura infantil e sua contribuição na produção de texto. 1998. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Secretaria da Educação dos Estado de Goiás. Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

17.
Maria Augusta F. Ferreira. A contribuição da literatura na produção de textos. 1998. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Secretaria da Educação dos Estado de Goiás. Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

18.
Telma Oliveira M. Dias. Como é que o tema sexualidade vem sendo passado enquanto Linguagem. 1998. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Secretaria da Educação dos Estado de Goiás. Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

19.
Maria Telma Aureliano de Souza Dal Cartel. A produção de textos escritos: relato de uma experiência inovadora. 1998. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Secretaria da Educação dos Estado de Goiás. Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

20.
Doriane Gomes de Oliveira e Silva. Atividades Lúdicas na Educação. 1998. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Secretaria da Educação dos Estado de Goiás. Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

Iniciação científica
1.
Iasmym Passos Bernardes. Atitudes de um professor de língua inglesa com alunos especiais na sala de aula. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

2.
RAQUEL LONGUINHO LOPES DE ALMEIDA. NARRATIVAS DE PROFESSORES DE INGLÊS COMO LE. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

3.
Priscilla Silva Menezes. Propostas de atividades para promoção da motivação em sala de aula de língua inglesa. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

4.
FERNANDA ELINE DE OLIVEIRA. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA SALA DE AULA DE LE. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.

5.
FERNANDA ELINE DE OLIVEIRA. MOTIVAÇÃO NA SALA DE AULA DE LE. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
DALACORTE, M. C. F.2013DALACORTE, M. C. F. ; RIOS, R. F. . Amostras de elementos verbais e não-verbais em uma entrevista televisiva. Verso e Reverso (Unisinos. Online), v. 27, p. 58-66, 2013.


Livros e capítulos
1.
DALACORTE, M. C. F. ; MELO, H. A. B. . PERCEPÇÕES ACERCA DA PARTICIPAÇÃO DOS ETAS EM AULAS DE INGLÊS DO CURSO DE LETRAS DA UFG. In: ANDRESSA BRAWERMAN-ALBINI E VALÉRIA MEDEIROS. (Org.). DIVERSIDADE CULTURAL E ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. 1ed.CAMPINAS-SP: PONTES, 2013, v. 1, p. 73-95.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
DALACORTE, M. C. F. . Inglês com ou sem fronteiras?. JORNAL DA CIÊNCIA, SBPC, p. 1 - 1, 19 fev. 2013.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DALACORTE, M. C. F. . III SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES E TESES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGUÍSTICA - UFG. 2012. (Outro).

2.
DALACORTE, M. C. F. ; REICHMANN, C. L. ; ROMERO, T. ; SILVA, K. A. . IV CLAFPL. 2013. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/10/2014 às 13:24:38