Maria das Mercês Ferreira Sampaio

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5309852142496189
  • Última atualização do currículo em 01/02/2017


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1963), mestrado em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Aposentada como diretora de escola pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Foi professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no Programa de Estudos Pós Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, de agosto de 1997 a julho de 2006. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, educação escolar, ensino fundamental, política educacional e formação docente. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria das Mercês Ferreira Sampaio
Nome em citações bibliográficas
SAMPAIO, M. M. F.


Formação acadêmica/titulação


1994 - 1997
Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Um gosto amargo de escola: relação entre currículo, ensino e fracasso escolar, Ano de obtenção: 1997.
Orientador: Mirian Jorge Warde.
Palavras-chave: currículo; fracasso escolar; organização escolar; dificuldades escolares; ensino básico.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
1981 - 1988
Mestrado em História e Filosofia da Educação.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Ensino regular em período noturno da rede pública do Estado de São Paulo: um estudo sobre seus problemas e tentativas de soluções,Ano de Obtenção: 1988.
Orientador: Mirian Jorge Warde.
Palavras-chave: ensino noturno; ensino básico; política educacional.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1960 - 1963
Graduação em Pedagogia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor assistente doutor, Carga horária: 30

Atividades

3/1998 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC/SP, Programa de Pós Graduação Em Educação História Política Sociedade.

3/1998 - Atual
Ensino, Programa de Pós Graduação Em Educação História Pol, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Pesquisa sobre Instituições Escolares
A escola como objeto de estudo
Seminários de dissertação


Linhas de pesquisa


1.
Instituição escolar e prática pedagógica


Projetos de pesquisa


2001 - Atual
Escola: entre saberes, professores e alunos
Descrição: Projeto institucional que tem por objetivo investigar a escola básica atual, com ênfase na escola fundamental, através de três entradas: saberes, professores e alunos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (23) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (12) .
Integrantes: Maria das Mercês Ferreira Sampaio - Integrante / José Geraldo Silveira Bueno - Coordenador / Alda Junqueira Marin - Integrante / Luciana Maria Giovanni - Integrante / Marcos Cézar de Freitas - Integrante.Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Remuneração.
Número de produções C, T & A: 20 / Número de orientações: 11


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SAMPAIO, M. M. F.2016SAMPAIO, M. M. F.; GALLIAN, C. V. A. . Norbert Elias e o conhecimento: contribuições para o debate sobre currículo. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), v. 46, p. 132-157, 2016.

2.
GALLIAN, C. V. A.2012GALLIAN, C. V. A. ; SAMPAIO, M. M. F. . Educação em tempo integral: implicações para o currículo da escola básica. Currículo sem Fronteiras, v. 12, p. 403-422, 2012.

3.
SAMPAIO, M. M. F.2005SAMPAIO, M. M. F.; BUENO, José Geraldo Silveira ; MARIN, Alda Junqueira . Escola como objeto de estudo nos trabalhos acadêmicos brasileiros: 1981/1998. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, v. 35, n.124, p. 171-199, 2005.

4.
SAMPAIO, M. M. F.2004SAMPAIO, M. M. F.; MARIN, Alda Junqueira . Precarização do trabalho docente e seus efeitos sobre as práticas curriculares. Educação e Sociedade, Campinas/SP, v. 25, p. 1203-1226, 2004.

5.
SAMPAIO, M. M. F.2000SAMPAIO, M. M. F.. Aceleração de estudos: uma intervenção pedagógica. Em Aberto, Brasília - DF, v. 17, n.71, p. 57-73, 2000.

6.
SAMPAIO, M. M. F.1995SAMPAIO, M. M. F.; SETÚBAL, M. A. ; GROSBAUN, M. W. . Currículo e autonomia da escola. Idéias, São Paulo - SP, n.26, p. 151-159, 1995.

7.
SAMPAIO, M. M. F.1995SAMPAIO, M. M. F.. Problemas da elaboração e realização do currículo. Idéias, São Paulo - SP, n.26, p. 143-150, 1995.

8.
SAMPAIO, M. M. F.1994SAMPAIO, M. M. F.. Discutindo a integração curricular nos cursos de formação para o magistério. Revista da Ande, São Paulo - SP, n.20, p. 43-51, 1994.

9.
SAMPAIO, M. M. F.1994SAMPAIO, M. M. F.. A escola como foco de análise: um estudo de 16 unidades escolares. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo - SP, n.95, p. 43-51, 1994.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SAMPAIO, M. M. F.. Um gosto amargo de escola: relações entre currículo, ensino e fracasso escolar. 2ª. ed. São Paulo: IGLU EDITORA LTDA, 2004. v. 1000. 255p .

2.
SAMPAIO, M. M. F.. O cotidiano escolar face às políticas educacionais. 1. ed. Araraquara: J&M Editora, 2002. v. 01. 01p .

3.
SAMPAIO, M. M. F.. Um gosto amargo de escola: relação entre currículo, ensino e fracasso escolar. 1. ed. São Paulo: EDUC - Editora da PUCSP, 1999. v. 1. 278p .

4.
SAMPAIO, M. M. F.. Interdisciplinaridade no município de São Paulo. 1. ed. Brasília: INEP/CENPEC, 1994. v. 1. 127p .

5.
SILVA, T. R. N. ; SAMPAIO, M. M. F. . Formação de professores no Brasil: um estudo analítico e bibliográfico. 1. ed. São Paulo: Fundação Carlos Chagas/REDUC, 1991. v. 1. 234p .

Capítulos de livros publicados
1.
SAMPAIO, M. M. F.. Práticas, saberes e conhecimento ? escola e currículo. In: Alda Junqueira Marin; Luciana Maria Giovanni. (Org.). Práticas e saberes docentes: os anos iniciais em foco. 1ed.Araraquara: Junqueira & Marin, 2016, v. , p. 11-50.

2.
SAMPAIO, M. M. F.. Prefácio. In: Fabiany de Cássia Tavares Silva, Manoel Câmara Rasslan. (Org.). Observatório de cultura escolar : estudos e pesquisas sobre escola, currículo e cultura escolar, volume 2. 1ed.Campo Grande: UFMS, 2016, v. 2, p. 14-24.

3.
SAMPAIO, M. M. F.; GALIAN, C. V. A. . Escola, tempo e currículo. In: BITTENCOURT, J.; THIESEN, J. S.; MOHR, A.. (Org.). Projetos formativos em Educação Integral: investigações plurais. 01ed.Florianópolis/SC: NUP, 2015, v. 01, p. 13-42.

4.
GALIAN, C. V. A. ; SAMPAIO, M. M. F. . Conhecimento escolar na escola de tempo integral. In: Roberto Rafael Dias da Silva. (Org.). Currículo e docência nas políticas de ampliação da jornada escolar. 1ed.Porto Alegre: Evangraf, 2014, v. 1, p. 11-28.

5.
SAMPAIO, M. M. F.; GALIAN, C. V. A. . Currículo na escola: uma questão complexa. In: Alda Junqueira Marin. (Org.). Escolas, organizações e ensino. 1ed.Araraquara: J&M Editores, 2013, v. , p. 169-217.

6.
SAMPAIO, M. M. F.. Propostas curriculares e o processo ensino-aprendizagem. In: Fabiany de Cássia Tavares Silva; Marcus Vinícíus Medeiros Pereira. (Org.). Observatório de Cultura Escolar: Estudos e Pesquisas sobre Escola, Currículo e Cultura Escolar. 1ed.Campo Grande: Editora UFMS, 2013, v. , p. 69-97.

7.
SAMPAIO, M. M. F.. Currículo e sujeitos da escola. In: MOREIRA, A. F. B.;ALVES, M. P. C.; GARCIA, R. L.. (Org.). Currículo, cotidiano e tecnologias. Araraquara: Junqueira e Marin, 2006, v. , p. 65-91.

8.
SAMPAIO, M. M. F.. O cotidiano escolar face às políticas educacionais. In: Maria das Mercês Ferreira Sampaio. (Org.). O cotidiano escolar face às políticas educacionais. 01ed.Araraquara - SP: J&M Editora, 2002, v. 01, p. 05-12.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GALIAN, C. V. A. ; SAMPAIO, M. M. F. . A noção de competência nas propostas curriculares para o Ensino Médio. In: VII Colóquio Luso-brasileiro sobre questões curriculares/XI Colóquio sobre questões Curriculares/I Colóquio Afro-luso-brasileiro sobre questões curriculares, 2014, Braga. Currículo na contemporaneidade: Internacionalização e contextos locais. Braga: Centro de Investigações Educacionais (CIEd), 2014. v. 1. p. 3289-3294.

2.
GALIAN, C. V. A. ; SAMPAIO, M. M. F. . A referência às competências nas propostas curriculares brasileiras. In: X Colóquio sobre Questões Curriculares & VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo, 2012, Belo Horizonte. Desafios Contemporâneos no Campo do Currículo. Belo Horizonte: CRV, 2012. v. 1.

3.
SAMPAIO, M. M. F.. Propostas Curriculares de estados e municípios brasileiros para ensino fundamental e médio. In: I Seminário Nacional Currículo em Movimento - Perspectivas Atuais, 2010, Belo Horizonte. I Seminário Nacional Currículo em Movimento - Perspectivas Atuais, 2010.

4.
SAMPAIO, M. M. F.. Currículo e sujeitos da escola. In: II Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares e VI Colóquio sobre Questões Curriculares, 2004, Rio de Janeiro. Currículo: pensar, inventar, diferir. Rio de Janeiro: UCP/UERJ/UFRJ/Universidade do Minho, 2004. v. 1. p. 1-43.

5.
SAMPAIO, M. M. F.; MARIN, Alda Junqueira ; GIOVANNI, Luciana Maria ; GUARNIERI, Maria Regina . Significado das séries escolares e a implementação de ciclos na escola fundamental. In: II Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares e VI Colóquio sobre Questões Curriculares, 2004, Rio de Janeiro. Currículo: pensar, inventar, diferir. Rio de Janeiro: UCP/UERJ/UFRJ/Universidade do Minho, 2004. v. 1. p. 1-10.

6.
SAMPAIO, M. M. F.; FALSARELLA, Ana Maria ; MENDES, Mônica de Fátima Valenzi . A produção intelectual sobre análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. In: II Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares e VI Colóquio sobre Questões Curriculares, 2004, Rio de Janeiro. Currículo: pensar, inventar, diferir, 2004. v. 1. p. 1-10.

7.
SAMPAIO, M. M. F.. A escola no centro da pesquisa: caminhos e problemas. In: 26ª Reunião Anual da ANPEd, 2003, Poços de Caldas - MG. Novo governo, novas políticas? O papel histórico da ANPEd na produção de políticas educacionai. Rio de Janeiro - RJ: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação - ANPEd, 2003. v. 01. p. 01-15.

8.
SAMPAIO, M. M. F.. Currículo e produção de identidades. In: V Colóquio sobre Questões Curriculares, 2002, Braga - PT. Anais do V Colóquio sobre Questões Curriculares. Braga - PT: Universidade do Minho, 2002. v. 01. p. 1-12.

9.
SAMPAIO, M. M. F.. O Cotidiano escolar face às poliíticas educacionais. In: XI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2002, Goiânia - GO. Anais do XI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Goiânia - GO: ENDIPE - Universidade Federal de Goiás, 2002. p. 138-140.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SAMPAIO, M. M. F.; BUENO, José Geraldo Silveira ; MARIN, Alda Junqueira . La escuela como objeto de estudio en los trabajos academicos brasileños. In: Pedagogía 2007 Encuentro por la Unidad de los Educadores, 2007, Habana. Memorias de lo encuentro por la unidad de los educadores - Pedagogía 2007, 2007. p. 206-206.

2.
SAMPAIO, M. M. F.; GUARNIERI, Maria Regina ; GIOVANNI, Luciana Maria ; MARIN, Alda Junqueira . Significados das séries escolares e a implementação de ciclos na escola fundamental. In: VI Colóquio sobre Questões Curriculares-II Colóquio Luso-brasileiro sobre Questões Curriculares, 2004, Rio de Janeiro. VI Colóquio sobre questões Curriculares, II Colóquio Luso-brasileiro sobre questões curriculares Currículo: Pensar, Inventar, Discernir. Rio de Janeiro: UERJ, 2004. p. 133-133.

3.
SAMPAIO, M. M. F.; FALSARELLA, A. M. ; MENDES, Mônica de Fátima Valenzi . A produção intelectual sobre a análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. In: VI Colóquio sobre Questões Curriculares-II Colóquio Luso-brasileiro sobre Questões Curriculares, 2004, Rio de Janeiro. VI Colóquio sobre questões curriculares, II Colóquio sobre questões curriculares Currículo: Pensar, Inventar, Diferir. Rio de Janeiro: UERJ, 2004. p. 109-110.

Apresentações de Trabalho
1.
SAMPAIO, M. M. F.; GALIAN, C. V. A. . Educação integral e impactos no currículo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
GALLIAN, C. V. A. ; SAMPAIO, M. M. F. . Educação em tempo integral: implicações para o currículo da escola básica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GALLIAN, C. V. A. ; SAMPAIO, M. M. F. . As referências às competências na produção das propostas curriculares brasileiras. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SAMPAIO, M. M. F.. Currículo e diversidade cultural. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SAMPAIO, M. M. F.. Modelos de investigações acerca dos processos e práticas curriculares. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SAMPAIO, M. M. F.. Inovações e ensino público: um novo espelho ou disfarce de velhas imagens?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SAMPAIO, M. M. F.; MARIN, Alda Junqueira ; GIOVANNI, Luciana Maria ; GUARNIERI, Maria Regina . Significado das séries escolares e a implementação de ciclos na escola fundamental. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SAMPAIO, M. M. F.; FALSARELLA, Ana Maria ; MENDES, Mônica de Fátima Valenzi . A produção intelectual sobre análises dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SAMPAIO, M. M. F.. Sujeitos da escola. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SAMPAIO, M. M. F.; MARIN, Alda Junqueira ; BUENO, José Geraldo Silveira . Balanço das dissertações e teses brasileiras sobre a escola - 1981/1998. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
SAMPAIO, M. M. F.; MOREIRA, A. F. B. . Questões teóricas sobre o estudo do currículo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
SAMPAIO, M. M. F.. O ensinar e o aprender na escola. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SAMPAIO, M. M. F.. Políticas públicas de educação e cotidiano escolar. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SAMPAIO, M. M. F.. Currículo, didática e pesquisa da escola. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
SAMPAIO, M. M. F.. Saber escolar, diversificação curricular: a relação conteúdo/forma na sala de aula. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
SAMPAIO, M. M. F.. O currículo do ensino médio. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
SAMPAIO, M. M. F.. Relações entre práticas curriculares, organização da escola e produção de identidades. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SAMPAIO, M. M. F.. O cotidiano escolar face às políticas educacionais. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
SAMPAIO, M. M. F.. Currículo e novos projetos que atingem o ensino fundamental. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
SAMPAIO, M. M. F.. Escola: função social. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
SAMPAIO, M. M. F.. Formação de professores e o currículo da escola básica. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
SAMPAIO, M. M. F.. A escola como objeto de pesquisa: possibilidades e limites. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
SAMPAIO, M. M. F.. Ensino, aprendizagem e avaliação na escola básica. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
SAMPAIO, M. M. F.. Fracasso escolar: determinantes sociais e escolares. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
SAMPAIO, M. M. F.. Projetos educacionais e produção de materiais didáticos e instrucionais. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
SAMPAIO, M. M. F.. Fracasso escolar: relações entre currículo, ensino e aprendizagem. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
SAMPAIO, M. M. F.. Escola: ampliando os espaços de inclusão. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
SAMPAIO, M. M. F.. Projeto Classes de Aceleração: Concepções, Princípios e Problemas. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
SAMPAIO, M. M. F.. Novos desafios para a educação. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
SAMPAIO, M. M. F.. Currículo e sucesso escolar: estudo preliminar em quatro escolas. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
SAMPAIO, M. M. F.. Integração curricular e interdisciplinaridade. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
SAMPAIO, M. M. F.. Interdisciplinaridade no município de São Pauilo. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
SAMPAIO, M. M. F.. Qualidade para todos: os caminhos da cada escola. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
SAMPAIO, M. M. F.. Formação de Professores. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SAMPAIO, M. M. F.. Assessoria pedagógica para reorganização curricular da rede municipal de Educação de São Paulo. 2016.

2.
SAMPAIO, M. M. F.. Assessoria pedagógica?Cajamar. 2014.

3.
SAMPAIO, M. M. F.. Assessoria para revisão e aprofundamento de Proposta Curricular-Cajamar. 2012.

4.
Secretaria Municipal de Educação de Diadema ; SAMPAIO, M. M. F. . Assessoria para revisão e aprofundamento de Proposta Curricular do Ensino Fundamental-Diadema. 2011.

5.
SAMPAIO, M. M. F.. Formação em Pesquisa Educacional. 2004.

6.
SAMPAIO, M. M. F.. Análise de Currículos. 2004.

7.
SAMPAIO, M. M. F.. Diretrizes Curriculares Estaduais. 2004.

8.
SAMPAIO, M. M. F.. Revisão curricular, reforma de ensino e formação de professores em Cabo Verde. 2003.

9.
SAMPAIO, M. M. F.. Revisão curricular, reforma de ensino e formação de professores em Cabo Verde. 2002.

10.
SAMPAIO, M. M. F.. O desenvolvimento curricular na escola fundamental. 2002.

11.
SAMPAIO, M. M. F.. Revisão curricular, reforma de ensino e formação de professores em Cabo Verde. 2001.

12.
SAMPAIO, M. M. F.. Melhoria da qualidade do ensino fundamental. 2000.

13.
SAMPAIO, M. M. F.. Organização das Linhas de Pesquisa. 2000.

14.
SAMPAIO, M. M. F.. Melhoria da qualidade de ensino. 2000.

15.
SAMPAIO, M. M. F.. Reorganização curricular. 1998.

16.
SAMPAIO, M. M. F.. Reorganização curricular. 1998.

17.
SAMPAIO, M. M. F.. Reorganização curricular. 1998.

18.
SAMPAIO, M. M. F.. Reorganização curricular. 1998.

19.
SAMPAIO, M. M. F.. Reorganização curricular. 1998.

20.
SAMPAIO, M. M. F.. Reorganização curricular. 1998.

21.
SAMPAIO, M. M. F.. Classes de Aceleração - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. 1995.

Processos ou técnicas
1.
SAMPAIO, M. M. F.; BUENO, José Geraldo Silveira . A produção discente da pós-graduação sobre a escoila. 2004.

2.
SAMPAIO, M. M. F.; MARIN, Alda Junqueira ; BUENO, José Geraldo Silveira . A produção discente da pós-graduação sobre a esola brasileira - 1981/1998. 2001.

Trabalhos técnicos
1.
SAMPAIO, M. M. F.; MARIN, Alda Junqueira ; BUENO, José Geraldo Silveira . A escola: entre saberes, professores e alunos. 2001.

2.
SAMPAIO, M. M. F.; BUENO, José Geraldo Silveira ; SASS, Odair ; SAVIANI, N. . A produção, pela escola, de suporte teórico para o trabalho pedagógico. 1999.

3.
SAMPAIO, M. M. F.. Interdisciplinaridade no município de São Paulo. 1994.

4.
SAMPAIO, M. M. F.. Formação de professores no Brasil: um estudo analítico e bibliográfico. 1991.

5.
SAMPAIO, M. M. F.. Ensino noturno: um estudo sobre medidas de reformulação. 1984.


Demais tipos de produção técnica
1.
SAMPAIO, M. M. F.; NOVAES, L. C. ; PENNA, M. G. ; DAMASCENO, Á. R. ; FERREIRA, V. M. R. ; GALLIAN, C. V. A. ; BERTOLINI, M. H. . Relatório de Análise de Propostas Curriculares para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. 2010. (Relatório de pesquisa).

2.
SAMPAIO, M. M. F.. Classes de aceleração: orientação para capacitação de professores. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de orientação aos professores).

3.
SAMPAIO, M. M. F.; MARINHO, A. ; SMOLE, K. C. S. . Ensinar e aprender - reflexão e criação. 1998. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de orientação aos professores).

4.
SAMPAIO, M. M. F.. Ensinar e aprender: reflexão e criação. 1998. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para alunos com atraso escolar).

5.
SAMPAIO, M. M. F.; MARINHO, A. ; SMOLE, K. C. S. . Ensinar e aprender. 1997. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de orientação aos professores).

6.
SAMPAIO, M. M. F.. Ensinar pra valer! Aprender pra valer!. 1996. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para alunos com atraso escolar).

7.
SAMPAIO, M. M. F.. Raízes e Asas. 1994. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para alunos com atraso escolar).

Demais trabalhos
1.
SAMPAIO, M. M. F.. A questão do fracasso escolar e a escola democrática. 1997 (Palestra) .

2.
SAMPAIO, M. M. F.. Princípios básicos do trabalho com as Classes de Aceleração. 1996 (Trabalho apresentado em evento científico) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GALLEGO, R. C.; VICENTINI, P. P.; SAMPAIO, M. M. F.. Participação em banca de Milena Pedroso Ruella Martins. Saberes docentes e inovações curriculares: um estudo acerca da apropriação das orientações curriculares por professoras da educação infantil da rede municipal de São Paulo. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação.

2.
SALLLES, P. P.; LUCAS, M. I.; SAMPAIO, M. M. F.. Participação em banca de Maurício Braz de Carvalho. Pedagogia da incerteza: a presença do debate pós-moderno no campo do ensino e da formação docente em música. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

3.
VICENTINI, P. P.; GALLEGO, R. C.; SAMPAIO, M. M. F.. Participação em banca de Luciana Ribolli de Oliveira. Várias dimensões do trabalho de alfabetização para professores participantes dos programas Letra e Vida e Ler e Escrever. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

4.
VICENTINI, P. P.; MARIN, Alda Junqueira; SAMPAIO, M. M. F.. Participação em banca de Jadilson Lourenço da Silva. A rotatividade docente numa escola da rede estadual de ensino. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

5.
SAMPAIO, M. M. F.; MUNAKATA, Kazumi; REZENDE, N. L.. Participação em banca de Angela Maria Damaceno Reis Alves. O uso do livro didático de língua portuguesa por professores do ensino fundamental. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

6.
SAMPAIO, M. M. F.; FREITAS, Marcos Cézar de; ZIBAS, D. M. L.. Participação em banca de Roberto Ferraz. Ensino Médio e preparação da juventude para o mercado de trabalho: contradições (aspirações e expectativas profissionais de alunos concluintes do Ensino Médio da rede pública estadual). 2006. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

7.
SASS, Odair; SAMPAIO, M. M. F.; MAHONEY, A. A.. Participação em banca de Kelly Cristina dos Santos. Autonomia da criança: transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, conforme as prescrições oficiais. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

8.
CROCHIK, José Leon; SAMPAIO, M. M. F.; LOMONACO, J. F.. Participação em banca de José Ronaldo Pereira. Novas tecnologias na educação de jovens e adultos: um estudo sobre a aprendizagem na telessala. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

9.
BUENO, José Geraldo Silveira; SOARES, M. A. L.; SAMPAIO, M. M. F.. Participação em banca de Mauriza Moura Dantas. Práticas cotidianas de ensino da língua escrita em classe especial para surdos. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

10.
SASS, Odair; SAMPAIO, M. M. F.; MOURA, Manoel Oriosvaldo de. Participação em banca de Cláudia Valentina Assumpção Gallian. Conhecimento escolar em ciências naturais no ensino fundamental. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

11.
SAMPAIO, M. M. F.; MUNAKATA, Kazumi; BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Participação em banca de Marilu de Freitas Faricelli. Conteúdo pedagógico da História como disciplina escolar: exercícios propostos por livros didáticos de 5ª a 8ª série. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

12.
SAMPAIO, M. M. F.; CROCHIK, José Leon; MAAR, W. L.. Participação em banca de Alex Sandro Correa. A indisciplina no ensino fundamental: uma análise dos registros de ocorrências disciplinares de 5ª e 8ª séries. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

13.
SAMPAIO, M. M. F.; MUNAKATA, Kazumi; BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Participação em banca de Márcia Regina Takeuchi. Análise material de livros didáticos para educação de jovens e adultos. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

14.
SAMPAIO, M. M. F.; SAVIANI, N.; PINTO, R. M. F.. Participação em banca de Claudete Terezinha Kretzschmar de Negreiros. Currículo para a formação do assistente social: análise dos processos de elaboração e implementação curriculares na Faculdade de Serviço Social da Universidade Católica de Santos. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Santos.

15.
SAMPAIO, M. M. F.; FREITAS, Marcos Cézar de; FARIA, A. L. G.. Participação em banca de Ana Paula Ferreira da Silva. A construção ideológica da escola como antídoto ao estigma "situação de risco" atribuído a crianças e jovens: elementos para uma crítica. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

16.
SAMPAIO, M. M. F.; MAHONEY, A. A.; AMBROZETTI, N. B.. Participação em banca de Ana Maria Gimenes Corrêa Calil. Afetividade na docência: sentimentos de professoras no dia-a-dia da sala de aula. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

17.
SAMPAIO, M. M. F.; BONTEMPI JUNIOR, B.; BICCAS, Maurilane de Souza. Participação em banca de Katya Mitsuko Zuquim Braghini. O ensino secundário brasileiro nos anos 1950 e a questão da qualidade de ensino. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

18.
MARIN, Alda Junqueira; SAMPAIO, M. M. F.; MARQUESI, S. C.. Participação em banca de Rosely Maria Salim. Língua Portuguesa no ensino médio: limites e possibilidades formativas do currículo desenvolvido na escola. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

19.
SAMPAIO, M. M. F.; MARTINS, Maria Do Carmo; ROSSI, Vera Lúcia Sabongi de. Participação em banca de Ricardo Antonio Viotto. Os professores de história: formação inicial e a configuração dos saberes escolares - Um estudo dobre os professores atuantes na diretoria de ensino de Jaú. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

20.
SAMPAIO, M. M. F.; GIOVANNI, Luciana Maria; MUZZETTI, L. R.. Participação em banca de Neusa Maria Pereira. A Reforma do Ensino Médio e os rumos da sua implementação em uma escola da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

21.
GOMES, Heloísa Szymanski Ribeiro; SAMPAIO, M. M. F.; MARIN, Alda Junqueira. Participação em banca de Márcia Gallo. A parceria presente: a relação família-escola numa escola da periferia de São Paulo. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

22.
SAMPAIO, M. M. F.; MUNAKATA, Kazumi; BICCAS, Maurilane de Souza. Participação em banca de Nelcida Maria Cearon. Programa de alfabetização de jovens e adultos - Praja visão do aluno. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

23.
SAMPAIO, M. M. F.; SOUZA, Rosa Fátima de; VALDEMARIN, Vera Teresa. Participação em banca de Rosilene Batista de Oliveira Fiscarelli. Material didático: discursos e saberes. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

24.
SAMPAIO, M. M. F.; BUENO, José Geraldo Silveira; D'ANTINO, Maria Eloísa Famá. Participação em banca de Benigna Alves Siqueira. Inclusão de crianças deficientes mentais no ensino regular: limites e possibilidades de participação em sala de aula. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

25.
SAMPAIO, M. M. F.; CARVALHO, M. M. C.; BICAS, M. S.. Participação em banca de Fernanda Azevedo Marques Flores. Práticas de leitura nas linhas e entrelinhas dos cadernos de registro de professoras da educação infantil. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

26.
SAMPAIO, M. M. F.; MARIN, Alda Junqueira; GUARNIERI, Maria Regina. Participação em banca de Adriane Knoblauch. A avaliação de alunos na implantação da proposta de ciclos de aprendizagem no município de Curitiba, à luz da cultura escolar. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

27.
SAMPAIO, M. M. F.; DINIZ, M. I. S. V.; PIMENTA, S. G.. Participação em banca de Cristiane Akemi Ishiara. O olhar do professor para a formação contínua em um cenário de projetos. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

28.
SAMPAIO, M. M. F.; CROCHIK, José Leon; SANDOVAL, S. A. M.. Participação em banca de Rosana Maria César Del Picchia de Araújo Nogueira. Escola e violência: análise das dissertações e teses sobre o tema produzidas na área da educação, no período de 1990 a 2000. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

29.
MARIN, Alda Junqueira; SAMPAIO, M. M. F.; MARTINS, Maria Do Carmo. Participação em banca de Márcia Marin Rédua. A organização do ensino em ciclos e as práticas escolares: investigação em uma escola da rede municipal de São Paulo. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

30.
SAMPAIO, M. M. F.; MARIN, Alda Junqueira; FESTER, Helenice Ciampi Ribeiro. Participação em banca de Roper Pires de Carvalho Pinto. Práticas de professores de história do 1º ano - Ciclo I em relação a facetas da cultura escolar. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

31.
SAMPAIO, M. M. F.; MARIN, Alda Junqueira. Participação em banca de Tamara Fresia Mantovani de Oliveira. O fracasso escolar e a cultura do ideal em uma escola da rede estadual sob o regime de progressão continuada. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

32.
SAMPAIO, M. M. F.; MUNAKATA, Kazumi. Participação em banca de Maria Aparecida Reis de Abreu. Ciências naturais para as escolas públicas primárias paulistas (1890-1920). 2003. Dissertação (Mestrado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

33.
SAMPAIO, M. M. F.; MARIN, Alda Junqueira. Participação em banca de Viveane Petratti de Moraes. O lazer de jovens em escolas públicas da rede estadual da cidade de São Paulo. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

34.
SAMPAIO, M. M. F.; CROCHIK, José Leon; GUEDES, M. C.. Participação em banca de Patrícia Lazarini. Noções de indivíduo na produção acadêmcia da Psicologia Social da PUC/SP (1972/1989). 2002. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

35.
SAMPAIO, M. M. F.; MARIN, Alda Junqueira; MARQUESI, S. C.. Participação em banca de Cilmara Cristina Cardoso Marque. Práticas de revisão curricular de língua portuguesa, de 5ª a 8ª séries, realizadas pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (1983-1985): um estudo de diferentes relações com a pesquisa. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

36.
SAMPAIO, M. M. F.; SASS, Odair; MAHONEY, A. A.. Participação em banca de Maria Cecília Sanches. Atividades pré-escolares e a formação da criança: a relevância do papel do professor. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

37.
SAMPAIO, M. M. F.; SASS, Odair; OLIVEIRA, A. M.. Participação em banca de Renata Stancanelli. A língua materna e a aquisição de conceitos matemáticos: estudo com alunos de 5ª série do ensino fundamental. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

38.
SAMPAIO, M. M. F.; MUNAKATA, Kazumi; MARTINS, Maria Do Carmo. Participação em banca de Maria Helena Bertolini Bezerra. História ou memória: a Companhia de Cimento Portland Perus e os movimentos sociais do bairro na prática pedagógica da Escola Municipal Cândido Portinari. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

39.
SAMPAIO, M. M. F.; MUNAKATA, Kazumi; NOSELLA, P.. Participação em banca de Rosemary Trabold Nicácio. A pedagogia da alternância na visão dos alunos de assentamento: um estudo da pedagogia da alternância implantada em um escola agrícola do Estado de São Paulo. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

40.
SAMPAIO, M. M. F.; BUENO, José Geraldo Silveira; SOARES, M. A. L.. Participação em banca de Fernanda Cortez Illiano. Trajetória curricular de uma escola de surdos: entre o ensino regular e as demandas do alunado. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

41.
SAMPAIO, M. M. F.; BUENO, José Geraldo Silveira; GLAT, R.. Participação em banca de Cláudia da Silva Moreira. A trajetória escolar de portadores de deficiência visual no ensino regular, atendidos em sala de recursos. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

42.
SAMPAIO, M. M. F.; SANTOS, L. L. C. P.. Participação em banca de Áurea Regina Damasceno. Da formação no corredor ao corredor da formação: a troca de experiência como alternativa para a gestão dos dilemas e desafios da prática pedagógica dos professores de língua portuguesa. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

43.
MARIN, Alda Junqueira; SAMPAIO, M. M. F.; SANTOS, L. L. C. P.. Participação em banca de Gisele Goller. Práticas docentes nas séries iniciais e seus determinantes. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

44.
SASS, Odair; SAMPAIO, M. M. F.; MARANHÃO, M. C.. Participação em banca de Eridan da Costa Santos Maia. Ensino de matemática: sua caracterização em quintas séries do Ensino Fundamental de Vitória da Conquista. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

45.
BUENO, José Geraldo Silveira; SAMPAIO, M. M. F.; DINIZ, M. I.. Participação em banca de Corina Dias Chagas Flores. PROCIEMA: propostas e trajetórias do primeiro projeto de extensão da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

46.
WARDE, M. J.; SAMPAIO, M. M. F.; KAWASHITA, N.. Participação em banca de Angela Maria Gusmão Santos Martins. Experiências pedagógicas: um tema (re)visitado. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

47.
MARIN, Alda Junqueira; SAMPAIO, M. M. F.; DIETZSCH, M. J.. Participação em banca de Vanessa Carla Rodrigues Santamaria. A formação inicial do professor em nível médio: um estudo da proposta curricular das disciplinas de língua portuguesa e metodologias de ensino. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

48.
SAMPAIO, M. M. F.; BUENO, José Geraldo Silveira; WAJSKOP, G.. Participação em banca de Maria Elena Villar e Villar. Festa: revelações da prática de educar - um estudo sobre a creche. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

49.
BUENO, José Geraldo Silveira; SAMPAIO, M. M. F.; MARTINS, Maria Do Carmo. Participação em banca de Walmir Caio Xavier. Uma escola sem portão no interior de Goiás: aprendiza marista Padre Lancísio - a elaboração de sua proposta pedagógica e a percepç]ao de seus componentes. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

50.
WARDE, M. J.; SAMPAIO, M. M. F.; ANDRÉ, M.. Participação em banca de Ana Maria Falsarella. Formação continuada e prática de sala de aula: um estudo sobre os efeitos da capacitação de professores no projeto das classes de aceleração no Estado de São Paulo. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

51.
SAMPAIO, M. M. F.; CROCHIK, José Leon; AMARAL, L. A.. Participação em banca de Abigail Pedro de Gusmão. Preconceito na escola: análise de pesquisas científicas sobre o tema. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

52.
BUENO, José Geraldo Silveira; SAMPAIO, M. M. F.; VIANNA, C. P.. Participação em banca de Maria Virgínia Ortiz de Camargo. Conselho de Escola: sua participação na gestão de uma escola da rede municipal de São Paulo. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

53.
SAMPAIO, M. M. F.; MUNAKATA, Kazumi; RIBEIRO, M. A. R.. Participação em banca de Anete Charnet Gonçalves da Silva. Inspeção médica escolar em São Paulo (1911/1930): a escola como lugar de higiene e saúde. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

54.
MARIN, Alda Junqueira; SAMPAIO, M. M. F.; GUARNIERI, Maria Regina. Participação em banca de Valéria Milena Röhrich Ferreira. Escola em movimento: a reelaboração da prática pedagógica na implementação da política do ciclo básico da alfabetização no Estado do Paraná. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
GHANEM JUNIOR, E. G. G.; PENIN, S. T. S.; SAMPAIO, M. M. F.. Participação em banca de Maria Socorro Gonçalves Torquato. Ideias educacionais de docentes em escolas estaduais paulistas. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado) - Faculdade de Educação.

2.
GHANEM JUNIOR, E. G. G.; PENIN, S. T. S.; FERREIRA JUNIOR, A.; SOUZA, A. N.; SAMPAIO, M. M. F.. Participação em banca de Maria Socorro Gonçalves Torquato. Ideias educacionais de docentes em escolas estaduais paulistas. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado) - Faculdade de Educação.

3.
MARIN, Alda Junqueira; GIOVANNI, Luciana Maria; FESTER, Helenice Ciampi Ribeiro; SAMPAIO, M. M. F.; MARTINS, P. L. O.. Participação em banca de Ana Carolino Colacioppo Rodrigues. Formação de professores dos anos iniciais da escolarização. Um estudo da disciplina Didática no curso de Pedagogia. 2014. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
BUENO, José Geraldo Silveira; MARIN, Alda Junqueira; GIOVINAZZO JR., A. C.; PENNA, M. G.; SAMPAIO, M. M. F.. Participação em banca de Roseli Regis dos Reis. Juventude e conhecimento escolar: um estudo sobre o (des)interesse. 2014. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

5.
MARIN, Alda Junqueira; BUENO, José Geraldo Silveira; GIOVINAZZO JR., A. C.; D'ALLAQUA, M. J. C.; SAMPAIO, M. M. F.. Participação em banca de Daiana Cristina de Andrade. A escola de portas abertas e olhos fechados: situações de permanência desqualificada. 2014. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

6.
SILVA FILHO, J. J.; ROCHA, E. A. C.; DIAS, J.; MARCASSA, L. P.; SAMPAIO, M. M. F.. Participação em banca de Justina Inês Sponchiado. Da relação com a escola e seus saberes entre crianças de famílias de baixa renda: um estudo a partir de uma instituição pública da Ilha de Santa Catarina. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
MARIN, Alda Junqueira; BUENO, José Geraldo Silveira; GIOVINAZZO JR., A. C.; BETTI, Mauro; SAMPAIO, M. M. F.. Participação em banca de Flávia Roberta Torezin Liba. A relação entre o "saber fazer" e o "saber sobre o fazer" no Discurso Pedagógico Oficial da Educação Física escolar. 2012. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

8.
MARIN, Alda Junqueira; BUENO, José Geraldo Silveira; SAMPAIO, M. M. F.; GALLIAN, C. V. A.; FERREIRA, V. M. R.. Participação em banca de Julice Dias. (Pré)-escola, cidade e famílias: produção de comunidades de sentido em cadeias ritualísticas de interação (1980-1999). 2009. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

9.
MARIN, Alda Junqueira; SAMPAIO, M. M. F.; BUENO, José Geraldo Silveira; GIOVINAZZO JR., A. C.; SANTOS, L. L. C. P.. Participação em banca de Cláudia Valentina Assumpção Galian. A recontextualização do conhecimento científico. Os desafios da constituição do conhecimento escolar. 2009. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

10.
MARIN, Alda Junqueira; SAMPAIO, M. M. F.; GIOVANNI, Luciana Maria; MENDES, Mônica de Fátima Valenzi; FALSARELLA, Ana Maria. Participação em banca de Maria Helena Bertolini Bezerra. Formação do leitor: a escola cumpre a tarefa?. 2009. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

11.
MARIN, Alda Junqueira; SAMPAIO, M. M. F.; GIOVINAZZO JR., A. C.; ALBUQUERQUE, H. M. P.; CARVALHO, Diana Carvalho de. Participação em banca de Maria Cecília Sanches. Projeto inovador: uma alternativa para a formação do jovem na escola pública?. 2009. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

12.
VICENTINI, P. P.; SAMPAIO, M. M. F.; MARIN, Alda Junqueira; BOGUS, L. M. M.; CATANI, D. B.. Participação em banca de Valéria Milena Rohrich Ferreira. Tecendo uma cidade modelar: relações entre currículo, educação escolar e projeto da cidade de Curitiba na década de 1990. 2008. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

13.
ZAGO, N.; PAIXAO, L. P.; SAMPAIO, M. M. F.; SHIROMA, E. O.; EVANGELISTA, O.. Participação em banca de Beatriz Collere Bittencourt Hanff. Reprovação e interrupção escolar de alunos das quintas séries do ensino fundamental: o difícil percurso para a continuiidade dos estudos. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

14.
GIOVANNI, Luciana Maria; ALBUQUERQUE, H. M. P.; GIOVINAZZO JR., A. C.; NOVAES, L. C.; SAMPAIO, M. M. F.. Participação em banca de Valéria Moreira Rezende. Da escola de excelência à escola de aparência: análise da qualidade do ensino médio regular em duas escolas da rede pública de Minas Gerais. 2007. Tese (Doutorado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

15.
SAMPAIO, M. M. F.; SASS, Odair; CROCHIK, José Leon; BORGES, A. S.; MAAR, W. L.. Participação em banca de Giseli Novelli. Currículo por módulo e Educação Profissional Técnica: crítica da formação para o mercado de trabalho. 2006. Tese (Doutorado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

16.
SAMPAIO, M. M. F.; MARIN, Alda Junqueira; BUENO, José Geraldo Silveira; BARROS, H. F.; LEITE, S. A. S.. Participação em banca de Mônica Fátima Valenzi Mendes. Sala de Leitura nas escolas da rede municipal de ensino de São Paulo: uma inovação que resiste às descontinuidades políticas. 2006. Tese (Doutorado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

17.
WARDE, M. J.; SAMPAIO, M. M. F.; MENDONCA, A. W. P.; RIBEIRO, M. G. M.. Participação em banca de Macioniro Celeste Filho. A reforma universitária e a Universidade de São Paulo - Década de 1960. 2006. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

18.
WARDE, M. J.; SASS, Odair; SAMPAIO, M. M. F.; FREITAS, Marcos Cézar de; MARTINS, Maria Do Carmo; GONCALVES, M. C.. Participação em banca de Francisco Alencar de Sousa. Os tempos do Império: uma análise da reforma do ensino livre de 1879. 2006. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

19.
BUENO, José Geraldo Silveira; MARIN, Alda Junqueira; SAMPAIO, M. M. F.; CAIADO, K. R. M.; SOARES, M. A. L.. Participação em banca de Roseli Albino dos Santos. Processos de escolarização e deficiência: trajetórias escolares singulares de ex-alunos de classe especial para deficientes mentais. 2006. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

20.
SAMPAIO, M. M. F.; MARIN, Alda Junqueira; BUENO, José Geraldo Silveira; MUZZETTI, L. R.; MOREIRA, M. F. S.. Participação em banca de Roger Marchesini de Quadros Souza. Regime de ciclos com progressão continuada nas escolas públicas: um cenário para o estudo dos impactos das mudanças educacionais no capital cultural e habitus dos professores. 2005 - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

21.
BUENO, José Geraldo Silveira; SAMPAIO, M. M. F.; SOARES, M. A. L.; ZAGO, N.; PACHECO, J. A.. Participação em banca de Geovana Mendonça Lunardi. Nas trilhas da exclusão: as práticas curriculares da escola no atendimento às diferenças dos alunos. 2005. Tese (Doutorado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

22.
GIOVANNI, Luciana Maria; SAMPAIO, M. M. F.; MARIN, Alda Junqueira; SANTOS, L. L. C. P.; CARVALHO, Diana Carvalho de. Participação em banca de Luiz Carlos Novaes. A escola perdida: a boa escola e o bom aluno no discurso de pais e professores. 2005. Tese (Doutorado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

23.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; SAMPAIO, M. M. F.; MOURA, Manoel Oriosvaldo de; SASS, Odair; SICCA, N. A. L.. Participação em banca de Wagner Wuo. A Física ensinada e a cultura: uma análise relacional do conhecimento de Física em escolas públicas de ensino médio. 2005. Tese (Doutorado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

24.
SAMPAIO, M. M. F.; WARDE, M. J.; SASS, Odair; GONDRA, J. G.; CATANI, D. B.. Participação em banca de Rosiley Aparecida Teixeira Souto. Recrutamento e qualificação de professores primários na instrução pública paulista (1892 a 1933): um estudo das tecnologias de Estado. 2005. Tese (Doutorado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

25.
BUENO, José Geraldo Silveira; SAMPAIO, M. M. F.; WARDE, M. J.; BORGES, A. S.; GONCALVES, M. C.. Participação em banca de Jussara Biagini. Reforma do ensino técnico: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a reestruturação curricular do CEFET de Minas Gerais. 2005. Tese (Doutorado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

26.
MARIN, Alda Junqueira; SAMPAIO, M. M. F.; WARDE, M. J.; ROMANELLI, G.; SPOSITO, M. P.. Participação em banca de Ana Maria Falsarella. Autonomia escolar e elaboração do projeto pedagógico: o trabalho cotidiano da escola face à nova política educacional (Lei nº 9394/96). 2005. Tese (Doutorado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

27.
SAMPAIO, M. M. F.; ZAGO, N.; ESTEBAN, M. T.; SCHEIBE, L.. Participação em banca de Ilana Laterman. Quando o aluno não acompanha o ensino: um estudo com professores de séries iniciais. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

28.
SAMPAIO, M. M. F.; SASS, Odair; CROCHIK, José Leon; PALANGANA, Isilda Campaner; CARVALHO, Diana Carvalho de. Participação em banca de Maria Terezinha Bellanda Galuch. Experiência e Práticas Docentes: O Ensino de Ciências nas primeiras séries do Ensino Fundamental. 2004. Tese (Doutorado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

29.
SAMPAIO, M. M. F.; MOURA, Manoel Oriosvaldo de; GOLDER, Mário; ARAÚJO, Elaine Sampaio; MORAES, Maria Célia Marcondes de. Participação em banca de Maria Isabel Batista Serrão. Estudantes de Pedagogia e a atividade de aprendizagem do ensino em formação. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

30.
SAMPAIO, M. M. F.; CROCHIK, José Leon; BUENO, José Geraldo Silveira; ALBERTINI, Paulo; SCHMITD, Maria Luísa Sandoval. Participação em banca de Rômulo Pereira Nascimento. Educação e Preconceito - Um estudo sobre as pesquisas contra o preconceito étnico. 2004. Tese (Doutorado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

31.
SAMPAIO, M. M. F.; MUNAKATA, Kazumi; FESTER, Helenice Ciampi Ribeiro; BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes; MARTINS, Maria Do Carmo. Participação em banca de Eliane Mimesse Prado. As práticas dos professores de História nas escolas estaduais paulistas nas décadas de 1970 e 1980. 2004. Tese (Doutorado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

32.
SAMPAIO, M. M. F.; BUENO, José Geraldo Silveira; MOREIRA, A. F. B.; MARIN, Alda Junqueira; BRAGA, T. M. G.. Participação em banca de Yvelise Freitas de Souza Arco-Verde. A arquitetura do tempo na cultura escolar: um estudo sobre os Centros de Educação Integral de Curitiba. 2003. Tese (Doutorado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

33.
SAMPAIO, M. M. F.; SANTOS, L. L. C. P.; SOARES, M. B.; NOGUEIRA, M. A.; CASIMIRO, A. L.. Participação em banca de Tânia de Freitas Resende. Escola tá bravo - acesso à informação fora da escola e construção dos conhecimentos escolares em sala de aula. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

34.
SAMPAIO, M. M. F.; MOURA, Manoel Oriosvaldo de; OLIVEIRA, M. K.; CASTELLAR, S. M. V.; PALANGANA, Isilda Campaner. Participação em banca de Marta Sueli de Faria Sforni. Aprendizagem conceitual e organização do ensino: contribuições da teoria da atividade. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

35.
SAMPAIO, M. M. F.; MARIN, Alda Junqueira; FERREIRA, J. R.; BUENO, José Geraldo Silveira; D'ALLAQUA, M. J. C.. Participação em banca de Fabiany de Cássia Tavares Silva. As relações entre ensino, aprendizagem e deficiência mental desenhando a cultura escolar. 2003. Tese (Doutorado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

36.
SAMPAIO, M. M. F.; SASS, Odair; CROCHIK, José Leon; ALBERTINI, Paulo; SCHMIDT, M. L. S.. Participação em banca de Carlos Antônio Giovinazzo Júnior. A educação escolar segundo os adolescentes: um estudo sobre a relação entre a escola e seus alunos. 2003. Tese (Doutorado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

37.
SAMPAIO, M. M. F.; HADDAD, S.; RIBEIRO, V. M. M.; KRAWCZYK, N.; PIERRO, M. C.. Participação em banca de Sônia Maria Chaves Haracemiv. O professor e o programa de EJA de Curitiba: repensando o que é afirmado, negado e sugerido. 2003. Tese (Doutorado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

38.
SAMPAIO, M. M. F.; HADDAD, S.; SAVIANI, N.; RIBEIRO, V. M.; ALMEIDA, M. I.. Participação em banca de Maria Margarida Machado. A política de formação de professores que atuam na educação de jovens e adultos em Goiás na década de 1990. 2002. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

39.
SAMPAIO, M. M. F.; WARDE, M. J.; MOREIRA, A. F. B.; SANTOS, L. L. C. P.; MUNAKATA, Kazumi. Participação em banca de Fernando Roberto Campos. A sociologia da educação nos cursos de formação de professores entre os anos 30 e 50: um estudo da disciplina a partir dos manuais didáticos. 2002. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

40.
SAMPAIO, M. M. F.; MARIN, Alda Junqueira; GIOVANNI, Luciana Maria; GUARNIERI, Maria Regina; REALI, A. M. M. R.. Participação em banca de Claudia Cristina Fiorio Guilherme. A progressão continuada e a inteligência dos professores. 2002. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

41.
SAMPAIO, M. M. F.; SAVIANI, N.. Participação em banca de Elizabeth Miranda de Lima. De aprendiz a mestre: trajetórias de construção do trabalho docente. 2002. Tese (Doutorado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

42.
BRANDÃO, S. C.; SAMPAIO, M. M. F.; SASS, Odair; GUEDES, M. C.; GUZZO, R.; ALBERTINI, Paulo. Participação em banca de Silvana Cardoso Brandão. Da ideologia da racionalidade tecnológica à formação cultural: paradoxos da psicologia na educação. 2001. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

43.
SAMPAIO, M. M. F.; BUENO, José Geraldo Silveira; SASS, Odair; MIRA, M. H. N.; MARTINEZ, A. M.. Participação em banca de Cristina Maria de Carvalho Delou. Sucesso e fracasso esolar de alunos considerados superdotados: um estudo sobre a trajetória escolar de alunos que receberam atendimento em sala de recursos de escola da rede pública de ensino. 2001. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

44.
SAMPAIO, M. M. F.; BUENO, José Geraldo Silveira; SANTOS, L. L. C. P.; MARIN, Alda Junqueira; GIOVANNI, Luciana Maria. Participação em banca de Mark Clark Assen de Carvalho. As práticas e rituais de avaliação como expressão da cultura da escola e da organização do trabalho escolar. 2001. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
GALIAN, C. V. A.; SAMPAIO, M. M. F.; JARDIM, F.. Participação em banca de Veronica Moraes Ferreira. O currículo de cursos de Pedagogia e a formação de professores para as relações étnico-raciais. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Faculdade de Educação.

2.
MARIN, Alda Junqueira; SAMPAIO, M. M. F.; GIOVANNI, Luciana Maria. Participação em banca de Ana Carolina Colacciopo Rodrigues. Formação de professores dos anos iniciais da escolarização. Um estudo da disciplina Didática no curso de Pedagogia. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
BUENO, José Geraldo Silveira; MARIN, Alda Junqueira; SAMPAIO, M. M. F.. Participação em banca de Roseli Régis dos Reis. Juventude e conhecimento escolar: um estudo sobre o (des)interesse de alunos de camadas privilegiadas. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
MARIN, Alda Junqueira; SAMPAIO, M. M. F.; BUENO, José Geraldo Silveira. Participação em banca de Flávia Roberta Torezin Liba. Para que serve a Educação Física na escola?. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

5.
pesanha; GATTI Jr., D.; SAMPAIO, M. M. F.; BRITO, S. H. A.; SILVA, F. C. T.; DANIEL, M. E. B.. Participação em banca de Nilcéia da Silveira Protásio Campos. A escolarização das práticas musicais: uma análise das bandas e fanfarras escolares em Campo Grande/MS no período de 1997-2008. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

6.
MARIN, Alda Junqueira; SANTOS, L. L. C. P.; SAMPAIO, M. M. F.. Participação em banca de Cláudia Valentina Assumpção Gallian. Ciência ensinada e ciência aprendida: uma investigação sobre o conhecimento escolar no ensino fundamental. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

7.
MARIN, Alda Junqueira; GIOVANNI, Luciana Maria; SAMPAIO, M. M. F.. Participação em banca de Tamara Fresia Mantovani de Oliveira. Conhecimentos mobilizados por professores durante o processo de alfabetização. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

8.
MARIN, Alda Junqueira; CARVALHO, Diana Carvalho de; SAMPAIO, M. M. F.. Participação em banca de Maria Cecília Sanches. Projeto inovador como alternativa para a formação dos jovens na escola pública. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

9.
MARIN, Alda Junqueira; SAMPAIO, M. M. F.; GIOVANNI, Luciana Maria. Participação em banca de Maria Helena Bertolini Bezerra. Escola de Ensino Fundamental e literatura infantil: entre o prazer e o dever. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

10.
GIOVANNI, Luciana Maria; SAMPAIO, M. M. F.; MITRULIS, E.. Participação em banca de Valéria Moreira Rezende. Condições internas das escolas e suas singularidades na oferta e qualidade do ensino médio regular: investigação em "Escolas Referência" da rede pública estadual no Triângulo Mineiro. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

11.
SAMPAIO, M. M. F.. Participação em banca de Mônica Fátima Valenzi Mendes. Escola e cultura.Práticas da/na sala de leitura. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

12.
MARIN, Alda Junqueira; SAMPAIO, M. M. F.; SANTOS, L. L. C. P.. Participação em banca de Áurea Regina Damasceno. Representações de pais e professores sobre a boa escola. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

13.
SAMPAIO, M. M. F.. Participação em banca de Jussara Biagini. Reforma do ensino técnico: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a reestruturação curricular do CEFET de MInas Gerais. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

14.
SAMPAIO, M. M. F.; MOURA, Manoel Oriosvaldo de; OLIVEIRA, M. K.. Participação em banca de Marta Sueli de Faria Sforni. Atividade de ensino e aprendizagem conceitual. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Educação (Psicologia da Educação)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

15.
SAMPAIO, M. M. F.; MARIN, Alda Junqueira; GUARNIERI, Maria Regina. Participação em banca de Cláudia Cristina Fiorio Guilherme. Impacto do regime de progressão continuada na prática dos professores de 2as. e 3as. séries do estado de São Paulo. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

16.
SAMPAIO, M. M. F.; SASS, Odair; GUEDES, M. C.. Participação em banca de Silvana Cardoso Brandão. Da ideologia da racionalidade tecnológica à formação cultural: paradoxos da psicologia na educação. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
SALLES, P. P.; PENNA, M.; SAMPAIO, M. M. F.. Participação em banca de Maurício Braz de Carvalho. Educação Musical, escola pública e democratização da cultura: a Lei 11769/08 e seus impactos na formação docente em Música. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Música) - Escola de Comunicações e Artes - USP.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SAMPAIO, M. M. F.; Ern; Silva. Concurso para provimento de cargo de Professor Adjunto. 2004. Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
SAMPAIO, M. M. F.; PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar; ROSSI, Vera Lúcia Sabongi de; AMORIM, Antônio Carlos Rodrigues; MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Provimento de cargo de Professor Doutor na Área de Currículos e Programas, do Departamento de Administração e Supervisão Educacional, da Faculdade de Educação, da Universidade Estadual de Campinas, SP.. 2003. Universidade Estadual de Campinas.

3.
SAMPAIO, M. M. F.. Concurso para Professor Adjunto. 2002. Universidade Federal de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Semináro Práticas e saberes docentes: os anos iniciais em focooco.Práticas, saberes e conhecimento na reflexão sobre o currículo. 2015. (Seminário).

2.
II Jornada de Formação Docente da UFRJ ? Mostra de trabalhos do PIBID.Desafios da formação docente no mundo globalizado. 2014. (Outra).

3.
II Jornada de Formação Docente da UFRJ ? Mostra de trabalhos do PIBID.O professor da escola básica no Brasil? formação e desafios em sua atuação. 2014. (Outra).

4.
Seminário Final do projeto Aceleração de Aprendizagem Ciclo II.As diferentes expressões da seletividade escolar e os ramas de Aceleração de Aprendizagem. 2014. (Seminário).

5.
II Seminário FEUSP sobre currículo, escola e sociedade do conhecimento. Aportes para a discussão dos processos de construção, seleção e organização do currículo. o3.Tendências nas propostas curriculares de estados e municípios brasileiros. 2013. (Seminário).

6.
Seminário Internacional de Educação em Tempo Integral.Educação integral e impactos no currículo. 2013. (Seminário).

7.
X Colóquio sobre Questões Curriculares/VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículoiros.As referências às competências na produção das propostas curriculares brasileiras. 2012. (Outra).

8.
XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE ? Revisitar os estudos curriculares: onde estamos e para onde vamos.Educação em tempo integral: implicações para o currículo da escola básica. 2012. (Outra).

9.
Currículo: Construção & Participação.Participação no Currículo: caminho democrático para a construção da qualidade social da educação. 2010. (Seminário).

10.
I Seminário Nacional Currículo em Movimento - Perspectivas Atuais.Avaliação dos guias curriculares de estados e municípios brasileiros. 2010. (Seminário).

11.
Discussão dos Referenciais curriculares para o ensino fundamental.Conhecimento escolar e currículo. 2007. (Encontro).

12.
Pedagogía 2007 Encuentro por la Unidad de los Educadores.La escuela como objeto de estudio en los trabajos academicos brasileños. 2007. (Encontro).

13.
I Seminário do Observatório de Cultura Escolar.Pesquisas sobre cultura escolar. 2006. (Seminário).

14.
I Seminário do Observatório de Cultura Escolar.Questões teórico-metodológicas da pesquisa sobre currículo e escola. 2006. (Seminário).

15.
VII Colóquio sobre Questões Curriculares/III Colóquio Luso-brasileiro sobre Questões Curriculares. Currículo, Tecnologias e Inovações Curriculares. 2006. (Congresso).

16.
XVII Congresso anual do sindicato dos profissionais em educação no ensino municipal - SP (SINPEEM). O desafio de formar indivíduos críticos e criativos. 2006. (Congresso).

17.
VI Colóquio Luso-brasileiro sobre Questões Curriculares.Sujeitos da Escola. 2004. (Outra).

18.
VI Colóquio sobre Questões Curriculares-II Colóquio Luso-brasileiro sobre Questões Curriculares. A produção intelectual sobre a análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. 2004. (Congresso).

19.
VI Colóquio sobre Questões Curriculares-II Colóquio Luso-brasileiro sobre Questões Curriculares. Significado das séries escolares e a implementação de ciclos na Escola Fundamental. 2004. (Congresso).

20.
26ª Reunião anual da ANPEd - Novo Governo - Novas Políticas. 26ª Reunião Anual da ANPEd. 2003. (Congresso).

21.
XI ENDIPE - Encontro nacional de Didática e Prática de Ensino. XI ENDIPE - Encontro nacional de Didática e Prática de Ensino. 2002. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Iraci José Francisco. Atuação do diretor de escola na rede pública estadual de São Paulo. Início: 2005. Dissertação (Mestrado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. (Orientador).

2.
Norma Lúcia Barbosa. Práticas de leitura na Ensino Médio. Início: 2005. Dissertação (Mestrado profissional em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Valéria Moreira Rezende. Ensino Médio regular e qualidade do ensino. Início: 2005. Tese (Doutorado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Cláudia Valentina Assumpção Gallian. Ciência ensinada e ciência apreendida. Uma investigação sobre o conhecimento escolar no Ensino Fundamental. Início: 2005. Tese (Doutorado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

3.
Valéria Milena Röhrich Ferreira. Currículo: semelhanças e diferenças em escolas de mesma rede pública. Início: 2004. Tese (Doutorado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. (Orientador).

4.
Maria Cecília Sanches. Currículo e temas sociais da atualidade. Início: 2004. Tese (Doutorado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. (Orientador).

5.
Áurea Regina Damasceno. A trajetória de escola pública de elite nos anos de 1950. Início: 2003. Tese (Doutorado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Claudia Valentina Assumpção Gallian. Conhecimento escolar em ciências naturais no ensino fundamental. 2005. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria das Mercês Ferreira Sampaio.

2.
Rosely Maria Salim. Língua Portuguesa no ensino médio: limites e possibilidades formativas do currículo desenvolvido na escola. 2005. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria das Mercês Ferreira Sampaio.

3.
Márcia Gallo. A parceria presente: a relação família-escola numa escola da periferia de São Paulo. 2004. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria das Mercês Ferreira Sampaio.

4.
Gisele Goller. A prática docente nas séries siniciais e seus determinantes.. 2003. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria das Mercês Ferreira Sampaio.

5.
Marcia Marin Rédua. A organização do ensino em ciclos e as práticas escolares: investigação em uma escola da rede municipal de São Paulo. 2003. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria das Mercês Ferreira Sampaio.

6.
Eridan da Costa Santos Maia. Ensino de Matemática: sua caracterização em quintas séries do Ensino Fundamental de Vitória da Conquista. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria das Mercês Ferreira Sampaio.

7.
Corina Dias Chagas Flores. PROCIEMA: propostas e trajetória do primeiro projeto de extensão da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria das Mercês Ferreira Sampaio.

8.
Angela Maria Gusmão Santos Martins. Experiências pedagógicas: um tema (re)visitado. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria das Mercês Ferreira Sampaio.

9.
Vanessa Carla Rodrigues Santamaria. A formação inicial do professor em nível médio: um estudo da proposta curricular das disciplinas de língua portuguesa e metodologias de ensino. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria das Mercês Ferreira Sampaio.

10.
Walmir Caio Xavier. Uma escola sem portão no interior de Goiás: aprendizado marista Padre Lancísio - a elaboração de sua proposta pedagógica e apercepção de seus componentes. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Maria das Mercês Ferreira Sampaio.

11.
Ana Maria Falsarella. Formação continuada e prática de sala de aula: um estudo sobre os efeitos da capacitação de professores no projeto de aceleração no Estado de São Paulo. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria das Mercês Ferreira Sampaio.

12.
Maria Virgínia Ortiz de Camargo. Conselho de Escola: sua participação na gestão de uma escola da Rede Municipal de São Paulo. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria das Mercês Ferreira Sampaio.

13.
Valéria Milena Röhrich Ferreira. Escola em movimento: a reelaboração da prática pedagógica na implementação da política do ciclo básico da alfabetização do Estado do Paraná.. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria das Mercês Ferreira Sampaio.

14.
Rivânia Kalil Duarte. A dimensão espacial dos programas de educação infantil: o espaço físico e as propostas político-pedagógicas das escolas de educação infantil do município de São Paulo, no período de 1975 a 1985. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria das Mercês Ferreira Sampaio.

15.
Marília Gonçalves Chiapetta. Ciências no ensino médio: prática pedagógica em química, física e biologia. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria das Mercês Ferreira Sampaio.

16.
Helena Maria Becker Albertani. Educação continuada, para quê?. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria das Mercês Ferreira Sampaio.

17.
Adelaide Jóia. Educação infantil em Caieiras: um estudo sobre as concepções e práticas de atendimento a criança pequena presentes em creches municipais. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria das Mercês Ferreira Sampaio.

18.
Zoraide Barboza de Souza. O Programa Centro de Juventude na cidade de São Paulo: a percepção de jovens usuários sobre sua função social. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria das Mercês Ferreira Sampaio.

19.
Neusa Maria Borges. A coordenação pedagógica nas escolas municipais de ensino fundamental em São Paulo. 1999. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria das Mercês Ferreira Sampaio.

Tese de doutorado
1.
Geovana Maria Lunardi. Nas trilhas da exclusão: as práticas curriculares da escola no atendimento às diferenças dos alunos. 2005. 0 f. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria das Mercês Ferreira Sampaio.

2.
Luiz Carlos Novaes. A escola perdida: a boa escola e o bom aluno no discurso de pais e professores. 2005. 0 f. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria das Mercês Ferreira Sampaio.

3.
Jussara Biagini. Reforma do ensino técnico: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a reestruturação curricular do CEFET de Minas Gerais. 2005. 0 f. Tese (Doutorado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria das Mercês Ferreira Sampaio.

4.
Ana Maria Falsarella. Autonomia escolar e elaboração do projeto pedagógico: o trabalho cotidiano da escola face à nova política educacional (Lei nª 9394/96). 2005. 0 f. Tese (Doutorado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria das Mercês Ferreira Sampaio.

5.
Wagner Wuo. A Física ensinada e a cultura: uma análise relacional do conhecimento de Física em escolas públicas de ensino médio. 2005. 0 f. Tese (Doutorado em Educação História Política Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Maria das Mercês Ferreira Sampaio.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SAMPAIO, M. M. F.; GALIAN, C. V. A. . Educação integral e impactos no currículo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 19:15:17