Magdalena Sophia Ribeiro de Toledo

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  • Última atualização do currículo em 01/02/2019


É doutora em Antropologia Social (2014) pelo Museu Nacional (UFRJ), com pesquisa sobre percursos, artefatos e performances de artistas na Martinica contemporânea (Caribe) influenciados pela obra poética e política de Aimé Césaire. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina, com pesquisa sobre o grupo teatral "Oi Nóis Aqui Traveiz" da cidade de Porto Alegre (RS), a partir do processo de elaboração do espetáculo teatral "Aos que virão depois de nós - Kassandra in Process". Seus interesses de pesquisa são antropologia da arte e dos artefatos, antropologia do teatro e da performance. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Magdalena Sophia Ribeiro de Toledo
Nome em citações bibliográficas
TOLEDO, Magdalena Sophia Ribeiro de;TOLEDO, Magdalena;TOLEDO, M. S. R.


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2014
Doutorado em Antropologia Social.
Museu Nacional - Universidade Federal do Rio de Janeiro, MN / UFRJ, Brasil.
Título: Marronismos, bricolagens e canibalismos: percursos de artistas e apropriações de Aimé Césaire na Martinica contemporânea, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Olivia Maria Gomes da Cunha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das socialidades caribenhas.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia dos artefatos.
2005 - 2007
Mestrado em Antropologia Social.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Antropologia e Teatro: o grupo Ói Nóis Aqui Traveiz e(m) Kassandra in Process,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Alberto Groisman.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: antropologia; Teatro; performance.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia da Performance.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia da Performance / Especialidade: Antropologia do Teatro.
2000 - 2004
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Ói Nóis Aqui Traveiz: A Etnografia de um Grupo Teatral de Porto Alegre e sua relação com o Campo Artístico.
Orientador: Caleb Faria Alves.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2016 - 2017
Pós-Doutorado.
Instituto de Estudios Avanzados/ Universidad de Santiago, IDEA/USACH, Chile.
Bolsista do(a): Vicerrectoría de Investigación Desarrollo e Innovación/ Universidad de San, VRIDEI/USACH, Chile.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das socialidades caribenhas.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia dos artefatos.


Atuação Profissional



Museu Nacional, PPGAS/MN, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Bolsista doutorado, Enquadramento Funcional: Bolsista Doutorado Capes, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista Mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista Mestrado CNPq, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Bolsista Mestrado Capes, Enquadramento Funcional: Bolsista Mestrado Capes, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Bolsista CNPq, Enquadramento Funcional: Bolsista Mestrado CNPq, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Bolsista PIBIC/CNPq, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Bolsista PIBIC/CNPq, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidad Alberto Hurtado, UAH, Chile.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professora Colaboradora, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 20

Atividades

08/2017 - 08/2017
Ensino, Magíster en Antropologías Latinoamericanas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
?Seminario Teoría Antropológica I. Perspectivas Pioneras en Latinoamérica?/ Módulo ?La herencia evolucionista y racista: de José Vasconcelos a Oswald de Andrade?
08/2015 - 12/2015
Ensino, Antropología, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropología de la Performance: rituales, performances y teatralidades en la Antropología
03/2015 - 07/2015
Ensino, Psicología, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropología Sociocultural

Instituto de Estudios Avenzados / Universidad de Santiago, IDEA/USACH, Chile.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Investigadora Postdoctoral, Carga horária: 25


Instittuto de Estudios Avanzados /Universidad de Santiago de Chile, USACH, Chile.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Profesora colaboradora, Carga horária: 4



Projetos de pesquisa


2010 - Atual
Etnografias da Materialidade e da Transformação nas Guianas
Descrição: O projeto tem por objetivo entender a maneira pela qual trânsitos simbólicos e materiais ? envolvendo a circulação de objetos, mercadorias, pessoas e cosmologias vêm sendo experimentados em contextos liminares no Caribe e, em especial, nas Guianas. Um dos eixos que articula e atravessa as diferentes pesquisas que compõem o projeto é o de entender de que forma diversas noções de temporalidade e espacialidade estão associadas à circulação de pessoas e objetos por fronteiras de diferentes tipo. Ao contrário de representações, estas concepções são produzidas em experiências sociais concretas, evocando múltiplas e divergentes compreensões do Caribe como um constructo espaço-temporal. Interessa-nos entender de que maneira, através de estudos de caso específicos e em experiências cotidianas variadas, sujeitos e coletivos distintos elegeram categorias temporais e espaciais através das quais a natureza e as fronteiras do social vêm sendo repensadas. A proposta resulta das discussões e investimento em pesquisa de um grupo de pesquisadores vinculados ao Laboratório de Antropologia e História vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional (UFRJ)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (6) .

Integrantes: Magdalena Sophia Ribeiro de Toledo - Integrante / Olivia Maria Gomes da Cunha - Coordenador / Marcelo Moura Mello - Integrante / Thiago de Niemeyer Matheus Loureiro - Integrante / Alline Torres Dias da Cruz - Integrante / Mariana Vitor Renou - Integrante / Carlos Gomes - Integrante / Rogério Brittes Wanderley Pires - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia da Arte.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia da Performance/Especialidade: Antropologia do Teatro.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia da Performance.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Teoria Antropológica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2002
Destaque Sessão XIV Salão de Iniciação Científica, Propesq.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Eder Sumariva Rodrigues  Data: 01/12/2006

Artigos completos publicados em periódicos

1.
TOLEDO, Magdalena Sophia2018 TOLEDO, Magdalena Sophia. LÉGITIME DÉFENSE: SURREALISMO NEGRO, ANTICOLONIALISMO Y LA PRODUCCIÓN DE LA IDENTIDAD MARTINICANA. AISTHESIS (SANTIAGO. IMPRESO), v. 64, p. 119-137, 2018.

2.
TOLEDO, Magdalena2014TOLEDO, Magdalena. O nègre marron e as marronagens conceituais na Martinica contemporânea: reflexões sobre a teoria estética do marronismo moderno de René Louise. Teoria e Cultura, v. 9, p. 53-61-61, 2014.

3.
TOLEDO, Magdalena Sophia Ribeiro de2011TOLEDO, Magdalena Sophia Ribeiro de. Entre a Arte e a Terapia: as 'imagens do inconsciente' e o surgimento de novos artistas. PROA: Revista de Antropologia e Arte, v. 1, p. http://www.revi, 2011.

4.
TOLEDO, Magdalena Sophia Ribeiro de;TOLEDO, Magdalena;TOLEDO, M. S. R.2003TOLEDO, Magdalena Sophia Ribeiro de; ECKERT,C. . O Viver de Deficientes Visuais no Centro de Porto Alegre: trabalho ambulante e espaços de sociabilidade. Iluminuras (Porto Alegre), Internet, v. 4, p. http://seer.ufr, 2003.

Capítulos de livros publicados
1.
TOLEDO, Magdalena Sophia. 'Artefactos de historia', artefactos de relación: cimarronajes, bricolajes y canibalismos estéticos en la Martinica contemporánea. In: Giuliana Borea (ed.). (Org.). Arte y Antropología: Estudios, encuentros y nuevos horizontes. 1ed.Lima: Fondo Editorial PUCP, 2017, v. 1, p. 377-387.

2.
TOLEDO, Magdalena. El proyecto Video nas Aldeias y la producción de cineastas indígenas en Brasil. In: Pablo Corro; Constanza Robles. (Org.). Estética, medios masivos y subjetividades. 1ed.Santiago: Pontificia Universidad Católica de Chile, 2016, v. 1, p. 255-265.

3.
TOLEDO, Magdalena. Aimé Césaire: l'artiste créateur d'artistes. In: Archives départamentales de la Martinique, Conseil Général de la Martinique. (Org.). Aimé Césaire, cent regards, cinq continents. 1ed.Abbeville: F. Paillart, 2013, v. , p. 221-222.

4.
TOLEDO, Magdalena Sophia Ribeiro de. O Papel do Atuador na Sociedade Individualista. In: Valmir Santos. (Org.). Aos que Virão Depois de Nós - Kassandra in Process: O Desassombro da Utopia. 1ed.Porto Alegre: Tomo Editorial (2 ed.), 2004, v. , p. 193-199.

5.
TOLEDO, Magdalena Sophia Ribeiro de. O Legado do Questionamento. In: Valmir Santos. (Org.). Aos que Virão Depois de Nós - Kassandra in Process: O Desassombro da Utopia. Porto Alegre: , 2004, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
TOLEDO, Magdalena Sophia Ribeiro de. Um olhar sobre Kassandra. Cavalo Louco - Revista de Teatro, Porto Alegre, p. 12 - 18, 01 mar. 2007.

2.
TOLEDO, Magdalena Sophia Ribeiro de. A Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo. Revista Cavalo Louco, Porto Alegre - RS, p. 28 - 29, 31 mar. 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TOLEDO, Magdalena. Entre a Arte e a Terapia: as "imagens do inconsciente" e o surgimento de novos artistas. In: 27 RBA: Reunião Brasileira de Antropologia, 2010, Belém. 27 RBA: Reunião Brasileira de Antropologia, 2010.

2.
TOLEDO, Magdalena Sophia Ribeiro de. Atuador e personagem em processo: o caráter liminar do "teatro de vivência". In: VII RAM: Reunião de Antropologia do Mercosul, 2007, Porto Alegre. CD-ROM VII RAM: Reunião de Antropologia do Mercosul, 2007.

3.
TOLEDO, Magdalena Sophia Ribeiro de; ECKERT,C. . O Viver de Deficientes Visuais no Centro de Porto Alegre. In: XIV Salão de Iniciação Científica, 2002, Porto Alegre. XIV Salão de Iniciação Científica, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
TOLEDO, Magdalena Sophia. ?Artifacts and performances in the creation of Martinican history and culture?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
TOLEDO, Magdalena Sophia. Las artes plásticas en el proceso de construcción de historia e identidades martinicanas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
TOLEDO, Magdalena Sophia. Légitime défense y Tropiques: surrealismo, anticolonialismo y la producción de la identidad martinicana. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
TOLEDO, Magdalena Sophia. Performando negritudes en la Martinica contemporánea. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
TOLEDO, Magdalena Sophia. Un diablo en París: performando la memoria de la Martinica poscolonial en la performance Li Diab là de Christian Bertin. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
TOLEDO, Magdalena Sophia. El teatro de vivencia y el proceso de creación dramatúrgica del grupo teatral brasileño Ói Nóis Aqui Traveiz. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
TOLEDO, Magdalena. El proyecto 'Video nas Aldeias' y la producción de cineastas indígenas en Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
TOLEDO, Magdalena. 'Artefactos de historia', artefactos de relación: cimarronajes, bricolajes y canibalismos estéticos en la Martinica contemporánea. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
TOLEDO, Magdalena. As apropriações artísticas de Aimé Césaire no ano do seu centenário. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
TOLEDO, Magdalena. Por uma arte martinicana: notas sobre o marronismo moderno de René Louise. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
TOLEDO, Magdalena. Notas sobre Aimé Césaire e o surgimento da arte martinicana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
TOLEDO, Magdalena. Entre a Arte e a Terapia: as imagens do insconsciente e o surgimento de novos artistas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
TOLEDO, M. S. R.. 'Viver de maré': trabalho, família e gênero entre as pescadeiras de Tejucupapo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
TOLEDO, Magdalena. Atuador e personagem em processo: o caráter liminar do teatro de vivência. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
TOLEDO, Magdalena. El sentido metautilitarista de la Economía Social y Solidaria, 2014. (Tradução/Artigo).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo ; TOLEDO, Magdalena Sophia Ribeiro de . LorcaBodas. 2005. Teatral.

2.
Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo ; TOLEDO, Magdalena Sophia Ribeiro de . Exercício Cênico Terror e Miséria no Terceiro Reich. 2005. Teatral.

3.
Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo ; TOLEDO, Magdalena Sophia Ribeiro de . Exercício Cênico Terror e Miséria no Terceiro Reich. 2004. Teatral.

Outras produções artísticas/culturais
1.
TOLEDO, Magdalena Sophia Ribeiro de; NAVISUAL, E. . Organização (em conjunto com equipe Navisual / UFRGS) da mostra fotográfica "Virgílio Calegari: um olhar sobre Porto Alegre", de Márcia de Castro Borges. 2002 (Organização junto à equipe do Navisual de Exposição Fotográfica).

2.
TOLEDO, Magdalena Sophia Ribeiro de; NAVISUAL, E. . Organização (em conjunto com equipe Navisual / UFRGS) da mostra fotográfica "Para não perder o trem da história", de Lúcio Lord. 2002 (Organização de mostra fotográfica em conjunto com a equipe Navisual).

3.
TOLEDO, Magdalena Sophia Ribeiro de; NAVISUAL, E. . Organização (em conjunto com equipe Navisual / UFRGS) da mostra fotográfica "Geometrias Urbanas", de Sylvia Cayubi Novaes. 2002 (Organização de mostra fotográfica em conjunto com a equipe Navisual).

4.
TOLEDO, Magdalena Sophia Ribeiro de; NAVISUAL, E. . Organização (em conjunto com equipe Navisual / UFRGS) da mostra fotográfica "Gestos Mínimos", de Rumi Kubo. 2002 (Organização de exposição fotográfica junto à equipe Navisual - UFRGS).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Colóquio Performance, memoria y materialidades en el arte y la cultura.Un diablo en París: performando la memoria de la Martinica poscolonial en la performance Li diab là de Christian Bertin. 2015. (Outra).

2.
Seminario Cine Documental - Patricio Guzmán. 2015. (Seminário).

3.
VI Congreso internacional de Dramaturgia Hispanoamericana Actual. El teatro de vivencia y el proceso de creación dramatúrgica del grupo teatral brasileño Ói Nóis Aqui Traveiz. 2015. (Congresso).

4.
Seminario Internacional: Estudios y Encuentros entre Antropología y Arte."Artefactos de historia", artefactos de relación: cimarronajes, bricolajes y canibalismos estéticos en la Martinica contemporánea". 2014. (Seminário).

5.
Seminario Internacional: Políticas de la naturaleza: saberes en disputa y espacios vividos. 2014. (Seminário).

6.
V Simposio Internacional de Estética: "Estética, medios masivos y subjetividades".El proyecto "Video nas Aldeias" y la producción de cineastas indígenas en Brasil. 2014. (Simpósio).

7.
IV REA (Reunião Equatorial de Antropologia) / XIII ABANNE (Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste)(. As apropriações artísticas de Aimé Césaire no ano do seu centenário. 2013. (Congresso).

8.
Seminário "De arquivos e outras ocupações".Por uma arte martinicana: notas sobre o marronismo moderno de René Louise. 2013. (Seminário).

9.
37 Conférence Annuelle Caribbean Studies Association: Citoyennéte(s) Caribéenne(s): Droits, Participation et Appartenance. 2012. (Congresso).

10.
Colóquio Espíritos das Coisas: etnografias da materialidade e da transformação.Notas sobre Aimé Césaire e o surgimento da arte martinicana. 2012. (Outra).

11.
27 Reunião Brasileira de Antropologia. Entre a Arte e a Terapia: as imagens do inconsciente e o surgimento de novos artistas. 2010. (Congresso).

12.
II Congresso Brasileiro de Saúde Mental. 2010. (Congresso).

13.
Seminário "Arquivos pessoais: reflexões multidisciplinares e experiências de pesquisa". 2010. (Seminário).

14.
Seminário Territórios Sensíveis: diferença, agência e transgressão. 2009. (Seminário).

15.
VIII RAM: Reunión de Antropología del Mercosur. "Viver de maré": trabalho, família e gênero entre as pescadeiras de Tejucupapo (PE). 2009. (Congresso).

16.
VII RAM: Reunião de Antropologia do Mercosul. Atuador e personagem em processo: o caráter liminar do "teatro de vivência". 2007. (Congresso).

17.
13 Porto Alegre em Cena. 2006. (Outra).

18.
20 FUTB: Festival Univesitário de Teatro de Blumenau.20 FUTB: Festival Universitário de Teatro de Blumenau. 2006. (Outra).

19.
25 RBA: Reunião Brasileira de Antropologia. 25 RBA: Reunião Brasileira de Antropologia. 2006. (Congresso).

20.
58 Reunião Anual da SBPC. 58 Reunião Anual da SBPC. 2006. (Congresso).

21.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 7. 2006. (Seminário).

22.
12 Porto Alegre em Cena. 2005. (Outra).

23.
VI RAM: Reunião de Antropologia do Mercosul. VI RAM: Reunião de Antropologia do Mercosul. 2005. (Congresso).

24.
11 Porto Alegre em Cena. 2004. (Outra).

25.
10 Porto Alegre em Cena. 2003. (Outra).

26.
V RAM: Reunião de Antropologia do Mercosul. V Reunião de Antropologia do Mercosul. 2003. (Congresso).

27.
23 RBA: Reunião Brasileira de Antropologia. 23 RBA: Reunião Brasileira de Antropologia. 2002. (Congresso).

28.
9 Porto Alegre em Cena. 2002. (Outra).

29.
Ciclo de Conferências Etnogradia Audiovisual e Pesquisa Etnocinematográfica.Ciclo de Conferências Etnografia Audiovisual e a Pesquisa Etnocinematográfica. 2002. (Outra).

30.
Iniciação à Fotografia.Curso de Iniciação à Fotografia - Módulo I. 2002. (Oficina).

31.
IV Seminário Internacional de Comunicação: Cultura, Poder e Tolerância.IV Seminário Internacional de Comunicação: Cultura, Poder e Tolerância em um Mundo Complexo. 2002. (Seminário).

32.
XIV Salão de Iniciação Científica.XIV Salão de Iniciação Científica. 2002. (Outra).

33.
8 Porto Alegre em Cena. 2001. (Outra).

34.
II Seminário de Capacitação das Famílias Indígenas da Terra da Borboleta / RS.II Seminário de Capacitação das Famílias Indígenas da Terra da Borboleta/RS. 2001. (Seminário).

35.
Introdução ao Ensaio Fotográfico.Curso Básico de Fotografia: Introdução ao Ensaio Fotográfico. 2001. (Oficina).

36.
.Seminário "Dialogando sobre os outros 500". 2000. (Seminário).

37.
.Oficina "Fotografar para Descobrir/Descobrir para Fotografar". 2000. (Oficina).

38.
.Oficina "Ética e Procedimentos de Pesquisa". 2000. (Oficina).

39.
I Seminário Folha da História: Conflitos de Pós-Guerra Fria.I Seminário Folha da História: Conflitos de Pós-Guerra Fria. 2000. (Seminário).

40.
Seminário Formação do Brasil.Seminário Formação do Brasil. 2000. (Seminário).

41.
Seminário Internacional - Trabalho e Economia Solidária.Seminário Internacional - Trabalho e Economia Solidária. 2000. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TOLEDO, Magdalena Sophia; CRUZ, A.T.D. . Simposio ?Cuerpo y Corporalidades en el Caribe?. 2017. (Congresso).



Outras informações relevantes


2014:Docente convidada disciplina ?Metodología de la Investigación Cualitativa?. Departamento de Sociología - Universidad Andrés Bello / Santiago do Chile - Data: 5/11/2014 

2014: Docente convidada disciplina ?Teoría Sociológica V? / Aula ministrada: Teóricos caribeños de la negritud: Aimé Césaire y Frantz Fanon/ Departamento de Sociología - Universidad Alberto Hurtado / Santiago do Chile - Data: 8/10/2014

2012/1: Edital de Auxílio à Pesquisa PPGAS/MN/UFRJ e CAPES ? 2012/1 / Projeto: ?As apropriações de Aimé Césaire na Martinica contemporânea?

2011/1: Edital de Auxílio à Pesquisa PPGAS/MN/UFRJ e CAPES ? 2011/1 / Projeto: ?O olhar surrealista sobre a Martinica: uma análise a partir dos arquivos etnográficos de Michel Leiris? 

2010/2: Edital de Auxílio à Pesquisa PPGAS/MN/UFRJ e CAPES - 2010/2 / Projeto: ?Os Arquivos de Michel Leiris: o etnógrafo e sua relação com os movimentos de vanguarda artística do século XX? 

2007: Aluna Curso ?Possibilidades de conceituações do corpo em arte?. ECA (Escola de Comunicação e Artes) /USP. Ano: 2007/2. São Paulo, SP.

2005: Formada pela Oficina para Formação de Atores da Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz. Ano: 2004/2005. Porto Alegre, RS.



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