Fatima Regina Pivetta

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6297589290047057
  • Última atualização do currículo em 07/02/2018


Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1977) e mestrado em Química (Química Analítica Inorgânica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983). Ingressou na FIOCRUZ em 1982, no INCQS, e desde 1993 é tecnologista do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana- CESTEH, Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP. A experiência na área de Saúde Coletiva foi sendo conformada inicialmente na área da Saúde do Trabalhador e Ambiental, atuando principalmente na área da vigilância dos ambientes de trabalho. Atualmente dedica-se ao desenvolvimento teórico e metodológico na área da promoção da saúde no projeto "Laboratório Territorial de Manguinhos". (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fatima Regina Pivetta
Nome em citações bibliográficas
PIVETTA, F.;PIVETTA, FATIMA

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública, Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana.
Av. Leopoldo Bulhões, 1480
Manguinhos
21041210 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25982842
Fax: (21) 2703219


Formação acadêmica/titulação


1979 - 1983
Mestrado em Química.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Estudo da Composição Química de Águas do Morro do Ferro (MG): Transporte de Tório e de Diversos Elementos Traço em Solução,Ano de Obtenção: 1983.
Orientador: João Alfredo Medeiros.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: rejeito nuclear; ambiente; elementos traço.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Outros Setores.
1992 - 1992
Especialização em Monitoramento da Exposição a Substâncias Químicas. (Carga Horária: 360h).
Universita Degli Studi Di Brescia, USB, Itália.
Bolsista do(a): Ministero Degli Affari Steri, MAS, Itália.
1974 - 1977
Graduação em Química Industrial.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

1982 - Atual
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Tecnologista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2002 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola Nacional de Saúde Pública, .

7/1999 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Escola Nacional de Saúde Pública, Escola Nacional de Saúde Pública.

Atividade realizada
Consultora ad hoc do Centro Nacional de Epidemiologia - CENEPI/Ministério da Saúde.
5/2000 - 6/2000
Ensino, Especialização Em Vigilância Sanitária de Medicame, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Coordenação do Módulo I - Bases Teórico Metodológicas da Vigilância Sanitária
4/1997 - 4/1999
Direção e administração, Escola Nacional de Saúde Pública, Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana.

Cargo ou função
vice-coordenadora de desenvolvimento institucional do CESTEH.
8/1996 - 8/1996
Ensino, Especialização Em Vigilância Sanitária, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Monitoramento Ambiental e Ocupacional
7/1995 - 6/1996
Direção e administração, Escola Nacional de Saúde Pública, Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana.

Cargo ou função
Vice-coordenadora (substituta) de desenvolvimento institucional.
11/1995 - 11/1995
Ensino, Especialização Em Laboratório de Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Aspectos Administrativos dos Laboratórios de Avaliação da Exposição a Substâncias Químicas em Ambientes de Trabalho
8/1982 - 3/1993
Outras atividades técnico-científicas , Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde.

Atividade realizada
Responsável pelo setor de análise de metais.
8/1991 - 8/1991
Ensino, Especialização Em Laboratório de Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Vigilância Sanitária de Alimentos
9/1990 - 9/1990
Ensino, Especialização Em Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
O Laboratório Oficial e o Controle de Qualidade


Linhas de pesquisa


1.
Promoção da saúde
2.
Educação e comunicação em saúde
3.
Desigualdades sociais, modelo de desenvolvimento e saúde


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Vigilância Popular em Saúde, Produção e Circulação Compartilhada de Conhecimento
Descrição: A pesquisa é um sub projeto da Pesquisa em Saúde da Família, desenvolvida pela Escola Nacional de Saúde Pública dentro da Rede Teias Manguinhos. Nossa pesquisa tem como ponto de partida a necessidade de responder ao desencontro, entre a dinamicidade do território e a organização da Atenção Primária em Saúde, produzindo informações sobre problemas relevantes do território a partir dos pontos de vistas dos moradores, e onde a experiência e o conhecimento daqueles que vivem e trabalham no território sejam valorizadas, e a participação popular seja afirmada como princípio de construção de conhecimento e de mudança no modelo de gestão. A participação é então considerada além dos mecanismos representativos formais, dos conselhos e conferencias de saúde que, a despeito de serem relevantes, não esgotam o sentido da participação. O objetivo geral do projeto é produzir informações sobre os principais problemas de saúde relatados por moradores, bem como as respostas sociais desenvolvidas por moradores e coletivos, considerando as determinações sociais, as condições e experiências de vida da população. Tendo como objetivos específicos: 1) Identificar e monitorar os problemas, envolvendo a inter-relação entre saúde, ambiente e cidadania no território de Manguinhos; 2) Identificar e monitorar as respostas sociais elaboradas pelos moradores e coletivos locais nas mídias, em particular aos problemas da tuberculose, crack e saúde mental, e seus determinantes sociais; 3) Circular informação a respeito da situação de saúde e seus determinantes nas redes sociais, boletins informativos, promoção de debates em eventos locais, oficinas junto a profissionais de saúde e educação que atuam nas localidades; 4) Sistematizar as informações produzidas a respeito dos temas em foco, por meio de textos, relatos fotográficos, registros em fotos e vídeo, e de produção de filmetes; 5) Colaborar para a formação de médicos e equipes multiprofissionais de cursos de Residência em Saúde da Família e Comunidade.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Fatima Regina Pivetta - Integrante / Marcelo Firpo de Souza Porto - Integrante / Fabiana Melo Sousa - Integrante / Jairo Dias de Freitas - Integrante / Marize Bastos da Cunha - Coordenador / Lenira Zancan - Integrante / Mônica Santos Francisco - Integrante / Alan Brum Pinheiro - Integrante / Viviani Cristina Costa - Integrante.
Número de produções C, T & A: 7
2012 - 2014
Políticas Públicas, Moradia, Saneamento e Mobilidade: uma análise participativa do PAC Manguinhos-RJ na perspectiva da Promoção da Saúde e da Justiça Ambiental
Descrição: A proposta consiste em uma análise participativa do PAC Urbanização de Assentamentos Precários o chamado PAC Favelas nos Complexos de Manguinhos, Alemão e Rocinha, territórios vulneráveis do município do Rio de Janeiro, considerando as intervenções referentes a aspectos ambientais e de qualidade de vida particularmente o saneamento e a mobilidade urbana -, e seus desdobramentos sobre a ocupação do território e a moradia, bem como sobre a integração dos moradores a seu entorno e à cidade, a partir da perspectiva da Promoção da Saúde Emancipatória e da Justiça Ambiental. Projeto selecionado no âmbito da Chamada MCTI/CNPq/MCIDADES Nº 11/2012.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Fatima Regina Pivetta - Integrante / Marcelo Firpo de Souza Porto - Coordenador / Jairo Dias de Freitas - Integrante / Marize Bastos da Cunha - Integrante / Lenira Zancan - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 13
2012 - Atual
Saúde, Ambiente e Políticas Públicas: um estudo das experiências de morar no território de Manguinhos
Descrição: O estudo volta-se para a análise dos modos de produção da saúde e da doença através das experiências de morar em Manguinhos, no âmbito das atuais transformações do território. E busca contribuir para os processos de formação e fortalecimento das ações de promoção da saúde dos atores sociais locais. A pesquisa será desenvolvida através da pesquisa ação e procedimentos de metodologia qualitativa (como oficinas de trabalho, obedecendo à dinâmica do grupo focal, e entrevistas aprofundadas com análises de narrativas e uso do procedimento da história oral).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Fatima Regina Pivetta - Integrante / Marcelo Firpo de Souza Porto - Integrante / Gleide Guimarães - Integrante / Fabiana Melo Sousa - Integrante / Marize Bastos da Cunha - Coordenador / Lenira Zancan - Integrante / Mônica Santos Francisco - Integrante / Rosely Magalhães de Oliveira - Integrante / Anastácia Ferreira dos Santos - Integrante / Andrezza de Souza Piccoli - Integrante / Milena Junqueira Reis - Integrante / Natalia da Cunha Cidade - Integrante.
2010 - 2012
Produção, circulação e apropriação de conhecimento para a promoção da saúde e a justiça ambiental.
Descrição: Projeto de pesquisa-ação desenvolvido no âmbito da Rede de Pesquisa e Inovação PDTSP-TEIAS (Territórios de Atenção Integrada à Saúde) da FIOCRUZ, visando dois principais objetivos: 1) contribuir com metodologia de abordagem ecossocial e incorporação da temática da justiça ambiental, que envolva análise, planejamento, gestão, monitoramento e avaliação da saúde do território e dos impactos das intervenções públicas, a exemplo do monitoramento do PAC, e 2) contribuir para a formação de moradores e profissionais de saúde tendo a história e memória do território e das gerações como método de produção de conhecimento sobre o lugar, incluindo os recursos áudio-visuais (vídeos, fotografia, slideshow) nesta produção. ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
Jogos Virtuais Interativos sobre Saúde e Ambiente: popularização da ciência para a Promoção da Saúde
Descrição: O objetivo principal é a produção de jogos virtuais interativos como ferramenta didático-pedagógica para a popularização das ciências em torno de conhecimentos sobre o lugar, sua história e seus problemas de saúde e ambiente.No período 2009-2010 produziremos três jogos sobre a realidade sócio-ambiental e sanitária de Manguinhos, a saber: (a) a tuberculose, problema de saúde priorizado pelo Centro Saúde Escola da ENSP e equipes de Saúde da Família, Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde; (b) a dengue, doença de interesse para a vigilância epidemiológica do país, e um problema sério em Manguinhos; c) a temática do terceiro jogo será sobre saúde e ambiente associada aos possíveis impactos do atual Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Manguinhos. Selecionado no Edital FAPERJ. N.º 07/2009.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Fatima Regina Pivetta - Integrante / Marcelo Firpo de Souza Porto - Coordenador / Gleide Guimarães - Integrante / Jairo Dias de Freitas - Integrante / Marize Bastos da Cunha - Integrante / Lenira Zancan - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2008 - 2010
Território,Políticas Públicas e Promoção da Saúde: Análise dos Efeitos Potenciais do PAC para a Redução de Riscos Ambientais e Vulnerabilidades em Manguinhos, Rio de Janeiro
Descrição: O objetivo principal deste projeto é a realização do mapeamento e análise, de forma participativa, dos efeitos das obras de saneamento básico do PAC sobre as enchentes, no primeiro ano de implementação do programa. Visa também: ampliar o conhecimento sobre o território, priorizando o processo de implementação das obras de saneamento básico e seus efeitos sobre as enchentes; subsidiar os processos de acompanhamento da implementação do PAC, em particular os movimentos sociais organizados de Manguinhos; contribuir para a elaboração de micro-indicadores de mudanças e de qualidade de políticas públicas no nível local; contribuir para a interlocução entre os principais atores envolvidos na obra do PAC; produzir ferramentas didático-pedagógicas sobre o processo de implementação de uma política pública. Como produtos do projeto estão previstos: produção de um documentário e de uma publicação impressa sobre o PAC Manguinhos, para a circulação de conhecimento e como materiais político pedagógicos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
Ciência cidadã para a promoção da saúde e da Justiça Ambiental: atuação em redes envolvendo situações de vulnerabilidade sócio-ambiental
Descrição: O objeto central do projeto é a construção conceitual e metodológica da noção de uma ciência cidadã envolvendo a produção e difusão de conhecimentos voltados para a promoção da saúde e da justiça ambiental. O projeto pretende articular e aprofundar diversas temáticas relevantes para a Saúde Coletiva, como os determinantes sociais da saúde; a construção de práticas de promoção da saúde adequadas ao contexto brasileiro; o desenvolvimento conceitual e metodológico de uma ciência cidadã e suas implicações através de novas práticas de produção e difusão de conhecimentos compartilhados em redes sociais; e a análise integrada ? interdisciplinar e participativa - de problemas de saúde e ambiente em territórios urbanos e rurais envolvendo populações vulneráveis. A discussão sobre produção de conhecimento compartilhado como estratégia de fortalecimento da democracia e da cidadania vem conquistando espaço nas Ciências Sociais, e mais recentemente na Saúde Coletiva.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2005
Abordagem ecossocial em saúde e ambiente
Descrição: Objetivos Gerais(i) Desenvolvimento conceitual e metodológico de abordagem eco-social na investigação de problemas em saúde e ambiente, tendo por referenciais as discussões sobre complexidade, vulnerabilidade e integração de estudos qualitativos e quantitativos; (ii) Contribuir para a integração de diferentes grupos dentro da FIOCRUZ que trabalham com saúde ambiental, bem como formar profissionais dentro de enfoque multiprofissional, interdisciplinar, intersetorial e participativo; (iii) Fortalecer a capacidade de ação das instituições envolvidas e comunidades afetadas por problemas de saúde e ambiente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - Atual
Laboratório Territorial de Manguinhos
Descrição: Laboratório Territorial de Manguinhos iniciou-se em maio de 2002, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável - DLIS Manguinhos e do Programa FIOCRUZ SAUDÁVEL, buscando equacionar questões ambientais na pactuação de um futuro saudável para o território de Manguinhos. Em sua fase inicial, a instalação deste Projeto foi desenvolvida no âmbito do Convênio FIOCRUZ-FUNASA (2003-2004), tendo sido constituída uma equipe multiprofissional e interdisciplinar de pesquisa, além da seleção de estudantes do ensino fundamental para serem bolsistas do Programa de Vocação Científica - PROVOC/DLIS, como estratégia de inclusão dos atores locais no processo. A equipe formada vem se configurando como uma rede local envolvendo os pesquisadores de diversas unidades da FIOCRUZ (ENSP - DCS, CSEGSF e CESTEH; EPSJV; CICT - DCS e DIS; COC - Departamento de Pesquisa e Departamento de Patrimônio; Museu da Vida; Programa FIOCRUZ SAUDÁVEL / VPSRA; ASFOC - Rádio MareManguinhos), profissionais do IBGE, a Rede CCAP (ONG local) e moradores como estudantes do PROVOC DLIS e bolsistas do Projeto, formando uma comunidade ampliada de pares.A proposta do Laboratório Territorial articula três dimensões: a dimensão acadêmica, que incorpora a reflexão teórica acerca da elaboração da interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade pelo grupo de pesquisadores, bem como construção de métodos integrados de investigação e intervenção; a dimensão da formação/ensino: estabelecida pela relação entre orientadores e estudantes através de aulas, oficinas, seminários e pela relação entre orientador/estudantes para construção de mapas temáticos; e finalmente a dimensão da ação/intervenção envolve a produção de conhecimento através da organização coletiva da informação e elaboração de indicadores, criando instrumentos e mecanismos de disponibilização e disseminação dessas informações, capacitando a sociedade para a intervenção política na busca de alternativas saudáveis..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Fatima Regina Pivetta - Coordenador / Marcelo Firpo de Souza Porto - Integrante / Jairo Dias de Freitas - Integrante / Marize Bastos da Cunha - Integrante / Lenira Zancan - Integrante.


Projetos de extensão


2015 - 2016
Educação e Saúde em Territórios de Periferia Urbana
Descrição: O projeto é uma parceria entre o Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES), o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho e a Faculdade de Medicina, da UFRJ, com a Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz. As atividades foram desenvolvidas por meio de um Estágio de Vivência na Favela com a colaboração da Clínica Victor Valla, em Manguinhos, e da Clínica Adib Jatene, na Maré. Com carga horária de 90 horas.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2002 - Atual
Laboratório Territorial de Manguinhos
Descrição: Laboratório Territorial de Manguinhos iniciou-se em maio de 2002, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável - DLIS Manguinhos e do Programa FIOCRUZ SAUDÁVEL, buscando equacionar questões ambientais na pactuação de um futuro saudável para o território de Manguinhos. Em sua fase inicial, a instalação deste Projeto foi desenvolvida no âmbito do Convênio FIOCRUZ-FUNASA (2003-2004), tendo sido constituída uma equipe multiprofissional e interdisciplinar de pesquisa, além da seleção de estudantes do ensino fundamental para serem bolsistas do Programa de Vocação Científica - PROVOC/DLIS, como estratégia de inclusão dos atores locais no processo. A equipe formada vem se configurando como uma rede local envolvendo os pesquisadores de diversas unidades da FIOCRUZ (ENSP - DCS, CSEGSF e CESTEH; EPSJV; CICT - DCS e DIS; COC - Departamento de Pesquisa e Departamento de Patrimônio; Museu da Vida; Programa FIOCRUZ SAUDÁVEL / VPSRA; ASFOC - Rádio MareManguinhos), profissionais do IBGE, a Rede CCAP (ONG local) e moradores como estudantes do PROVOC DLIS e bolsistas do Projeto, formando uma comunidade ampliada de pares. A proposta do Laboratório Territorial articula três dimensões: a dimensão acadêmica, que incorpora a reflexão teórica acerca da elaboração da interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade pelo grupo de pesquisadores, bem como construção de métodos integrados de investigação e intervenção; a dimensão da formação/ensino: estabelecida pela relação entre orientadores e estudantes através de aulas, oficinas, seminários e pela relação entre orientador/estudantes para construção de mapas temáticos; e finalmente a dimensão da ação/intervenção envolve a produção de conhecimento através da organização coletiva da informação e elaboração de indicadores, criando instrumentos e mecanismos de disponibilização e disseminação dessas informações, capacitando a sociedade para a intervenção política na busca de alternativas saudáveis..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Promoção da Saúde.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


1998
Melhor trabalho apresentado no I Seminário Saúde e Ambiente no Processo de Desenvolvimento no Tema Saúde do Trabalhador e Biossegurança, FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PORTO, MARCELO FIRPO DE SOUZA2016 PORTO, MARCELO FIRPO DE SOUZA ; CUNHA, MARIZE BASTOS DA ; PIVETTA, FATIMA ; ZANCAN, LENIRA ; FREITAS, JAIRO DIAS DE . Comunidades ampliadas de pesquisa a??o como dispositivos para uma promo??o emancipat?ria da sa?de: bases conceituais e metodol?gicas. Ciencia & Saude Coletiva, v. 21, p. 1747-1756, 2016.

2.
CUNHA, M. B.2015CUNHA, M. B. ; PORTO, M. F. S. ; PIVETTA, F. ; ZANCAN, L. ; FRANCISCO, M. S. ; PINHEIRO, A. B. ; SOUSA, F.M. ; CALAZANS, R. . O desastre no cotidiano da favela: reflexões a partir de três casos no Rio de Janeiro. O SOCIAL EM QUESTÃO, v. 18, p. 95-122, 2015.

3.
PORTO, MARCELO FIRPO DE SOUZA2015PORTO, MARCELO FIRPO DE SOUZA ; CUNHA, MARIZE BASTOS DA ; PIVETTA, FATIMA ; ZANCAN, LENIRA ; FREITAS, JAIRO DIAS DE . Saúde e ambiente na favela: reflexões para uma promoção emancipatória da saúde. SERVIÇO SOCIAL & SOCIEDADE, v. 1, p. 523-543, 2015.

4.
ZANCAN, LENIRA2014ZANCAN, LENIRA ; PIVETTA, F. ; SOUSA, FABIANA MELO ; CUNHA, MARIZE BASTOS DA ; PORTO, M. F. S. ; FREITAS, JAIRO ; ALENTEJO, GLEIDE GUIMARÃES . Dispositivos de comunicação para a promoção da saúde: reflexões metodológicas a partir do processo de compartilhamento da Maleta de Trabalho ?Reconhecendo Manguinhos?. Interface (Botucatu. Online), v. 18, p. 1313-1326, 2014.

5.
FREITAS, C. M.2002 FREITAS, C. M. ; PORTO, M. F. S. ; MOREIRA, J. C. ; PIVETTA, F. ; MACHADO, J. M. H. ; FREITAS, N. B. B. ; ARCURI, A. S. . Segurança química, saúde e ambiente - perspectivas para a governança no contexto brasileiro. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ), Rio de Janeiro, v. 18, n.1, p. 249-258, 2002.

6.
MOREIRA, M. F. R.2002MOREIRA, M. F. R. ; MOREIRA, J. C. ; PIVETTA, F. ; COUTADA, L. . Influência da geometria da plataforma na determinação de chumbo em zidovudina (AZT) por ETAAS. Química Nova, Rio de Janeiro, v. 25, n.3, p. 379-383, 2002.

7.
PIVETTA, F.;PIVETTA, FATIMA2002PIVETTA, F.. Laboratório Territorial como Instância para a Promoção da Saúde: Contribuições para as Discussões Acerca do Programa DLIS Manguinhos, Rio de Janeiro, 2002.

8.
FREITAS, C. M.2001FREITAS, C. M. ; PORTO, M. F. S. ; FREITAS, N. B. B. ; PIVETTA, F. ; ARCURI, A. S. ; MOREIRA, J. C. ; MACHADO, J. M. H. . Chemical safety and governance in Brazil. JOURNAL OF HAZARDOUS MATERIALS, Estados Unidos, v. 86, p. 135-151, 2001.

9.
FREITAS, C. M.2001FREITAS, C. M. ; PORTO, M. F. S. ; PIVETTA, F. ; MOREIRA, J. C. ; MACHADO, J. M. H. . Poluição química ambiental - um problema de todos, que afeta uns mais que outros. Bahia Análise & Dados, Salvador, v. 10, n.4, p. 260-270, 2001.

10.
PIVETTA, F.;PIVETTA, FATIMA2001PIVETTA, F.; MACHADO, J. M. H. ; ARAÚJO, U. C. ; MOREIRA, M. F. R. . Monitoramento Biológico: Conceitos e Aplicações em Saúde Pública. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ), Rio de Janeiro, v. 17, n.3, p. 545-554, 2001.

11.
ARAÚJO, U. C.1999ARAÚJO, U. C. ; PIVETTA, F. ; MOREIRA, J. C. . Avaliação da Exposição Ocupacional ao Chumbo: Proposta de uma Estratégia de Monitoramento para a Prevenção de Efeitos Clínicos e sub-clínicos.. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ), Rio de Janeiro, v. 15, n.1, p. 123-131, 1999.

12.
MOREIRA, F. R.1998MOREIRA, F. R. ; PIVETTA, F. . Manganese Determination in Air, Blood, and Urine, Using Mg (NO3)2 as Modifier and In Situ Decontamination by Graphite Furnace Atomic Absorption Spectrometry.. Atomic Spectroscopy, EUA, v. 19, n.4, p. 137-142, 1998.

13.
MOREIRA, J. C.1997MOREIRA, J. C. ; PIVETTA, F. . Human and Environmental Contamination by Mercury from Industrial Uses in Brazil.. Water, Air and Soil Pollution, Noruega, v. 97, p. 241-246, 1997.

14.
MOREIRA, J. C.1997MOREIRA, J. C. ; PIVETTA, F. ; KURIYAMA, G. ; BARROCAS, P. R. ; NICOLA, F. ; ROSA, F. C. ; JACOB, S. C. . A presença do mercúrio em casa constitui um risco de contaminação humana e/ou ambiental? Relato de um caso. Química Nova, Brasil, v. 20, n.4, p. 420-422, 1997.

15.
CÂMARA, V.1997CÂMARA, V. ; SILVA, A. P. ; VINICIUS, M. ; PIVETTA, F. ; PEREZ, M. A. . Mercury Exposure and Health Effects Among Urban Residents due to Gold Commercialization in Poconè, MT, Brazil.. Tecnologia Ambiental, Rio de Janeiro, v. 19, p. 1-18, 1997.

16.
CÂMARA, V.1996CÂMARA, V. ; SILVA, A. P. ; PIVETTA, F. ; PEREZ, M. A. ; OUTROS . Estudo dos níveis de exposição e efeitos à saúde por mercúrio metálico em uma população urbana de Poconé, Mato Grosso, Brasil.. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ), Brasil, v. 12, n.1, p. 69-77, 1996.

17.
SILVA, A. P.1996SILVA, A. P. ; CÂMARA, V. ; NASCIMENTO, O. C. N. ; OLIVEIRA, L. J. ; PIVETTA, F. ; BARROCAS, P. R. . Emissões de mercúrio na queima de amálgama: estudo da contaminação de ar, solos e poeira em domicílios de Poconé, MT. Tecnologia Ambiental, Brasil, v. 13, p. 1-40, 1996.

18.
SEOUD, O. A. E.1979SEOUD, O. A. E. ; PIVETTA, F. ; SEOUD, M. I. E. ; FARAH, J. P. S. ; MARTINS, A. . Kinetics of the Aminolysis and Hydrolysis of p-Nitrophenyl Carboxylates in the Presence of Dodecylammonium Propionate and Aerosol-OT Agregates in Benzene. Journal of Organic Chemistry, Estados Unidos, v. 44, n.26, p. 4832-4836, 1979.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PIVETTA, F.; ZANCAN, L. (Org.) ; GUIMARAES, G. (Org.) . PAC Manguinhos: um relato fotográfico. 1. ed. Rio de Janeiro: ENSP/FIOCRUZ, 2012. 146p .

2.
CARVALHO, M. A. P. (Org.) ; PIVETTA, F. (Org.) . O Território Integrado de Atenção à Saúde em Manguinhos: somos todos aprendizes!. 1. ed. Rio de Janeiro: ENSP/FIOCRUZ, 2012. v. 01. 183p .

Capítulos de livros publicados
1.
CUNHA, M. B. ; PIVETTA, F. ; PORTO, M. F. S. ; ZANCAN, L. ; SOUSA, F.M. ; FRANCISCO, M. S. ; COSTA, V. C. . Vigilância Popular em Saúde: contribuições para repensar a participação no SUS. In: BOTELHO, BRUNO OLIVEIRA; VASCONCELOS, EYMAR MOURÃO; CARNEIRO, DANIELA GOMES DE BRITO; PRADO, ERNANDE VALENTIN; CRUZ, PEDRO JOSÉ SANTOS CARNEIRO. (Org.). Educação Popular no Sistema Único de Saúde. 1ed.São Paulo: Hucitec Editora Ltda, 2017, v. , p. 95-126.

2.
PIVETTA, F.; PORTO, M. F. S. ; SOUSA, F.M. ; ZANCAN, L. ; CUNHA, M. B. ; FREITAS, J. D. ; GUIMARAES, G. . Trilhas da promoção emancipatória da saúde em diálogo com a Atenção Básica. In: Isabela Soares Santos; Roberta Argento Goldstein. (Org.). Rede de Pesquisa em Manguinhos: sociedade, gestores e pesquisadores em conexão com o SUS. 1ed.São Paulo: Hucitec, 2016, v. , p. 209-230.

3.
PORTO, M. F. S. ; PIVETTA, F. ; ZANCAN, L. . Cidades Saudáveis e Promoção da Saúde Emancipatória: reinvenção cotidiana do (re)conhecimento nos territórios vulneráveis. In: Carmen Beatriz Silveira; Tania Maria Fernandes; Bárbara Pellegrini. (Org.). Cidades Saudáveis? Alguns olhares sobre o tema. 1ed.Rio de Janeiro: Fiocruz, 2014, v. , p. 269-299.

4.
Schütz, G ; PIVETTA, F. ; Engstrom, E . Contextos do TEIAS Escola Manguinhos. In: Maria Alice Pessanha Carvalho; Fatima Regina Pivetta. (Org.). O Território Integrado de Atenção à Saúde em Manguinhos: somos todos aprendizes!. 1ed.Rio de Janeiro: ENSP/FIOCRUZ, 2012, v. , p. 25-37.

5.
PORTO, M. F. S. ; PIVETTA, F. ; GUIMARAES, G. ; ZANCAN, L. ; NASCIMENTO, C. G. ; SOUSA, F.M. ; CARDOSO, L. ; CUNHA, M. B. ; FREITAS, J. D. . Produção compartilhada de conhecimento e cidadania: a experiência da comunidade ampliada de pesquisa-ação do Laboratório Territorial de Manguinhos, RJ. In: Renata Ferraz de Toledo; Pedro Roberto Jacobi. (Org.). A pesquisa-ação na interface da saúde, educação e ambiente: princípios, desafios e experiências interdisciplinares. 1ed.São Paulo: Annablume, 2012, v. , p. 193-229.

6.
PORTO, M. F. S. ; PIVETTA, F. . Por uma Promoção da Saúde Emancipatória em Territórios Vulneráveis. In: Dina Czeresnia; Carlos Machado de Freitas. (Org.). Promoção da Saúde: conceitos, reflexões, tendências. 2ed.Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2009, v. , p. 207-229.

7.
PIVETTA, F.. Laboratório Territorial de Manguinhoss como Instância para a Promoção da Saúde. In: Lenira Zancan; Regina Bodstein; Willer B. Marcondes. (Org.). Promoção da Saúde como Caminho para o Desenvolvimento Local. A experiência de Manguinhos, RJ. 1ed.Rio de Janeiro: ABRASCO/FIOCRUZ, 2002, v. 5, p. 247-271.

8.
MACHADO, J. M. H. ; PIVETTA, F. . Avaliação das Condições de Trabalho e de Saúde dos Trabalhadores de Far-Manguinhos. In: Carlos Machado Freitas; Marisa Soares. (Org.). Saúde e Ambiente no Processo de Desenvolvimento. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1999, v. 1, p. 197-209.

9.
PIVETTA, F.; CAMPOS, R. C. . Métodos de Coleta e Análise de Amostras de Sangue, Urina e Cabelo para Dosagem de Teores de Mercúrio. In: VOLNEY MAGALHÃES CÂMARA. (Org.). Mercúrio em Áreas de Garimpos de Ouro. México: ECO/OPAS, 1993, v. 12, p. -.

10.
LEITE, E. M. A. ; KATO, M. ; PIVETTA, F. ; SAKUMA, A. M. A. ; MAIO, F. D. ; ARCURI, A. S. A. ; NASCIMENTO, E. S. ; TRIVELATO, G. C. ; ECHTERNACHT, E. H. O. ; TOLEDO, H. H. B. . Manual de Coleta, Armazenamento e Transporte de Amostras.. In: Edna Maria Alvarez Leite; Maria Elisa Pereira Bastos de Siqueira; Hudson de Araújo Couto. (Org.). Guia Prático - Monitorização Biológica de Trabalhadores Expostos a Substâncias Químicas.. 1ed.Belo Horizonte: Ergo Editora Ltda, 1992, v. , p. 79-129.

11.
DELLAROSA, H. V. ; PIVETTA, F. ; JACOB, S. . Biological Monitoring of Workers Occupationally Exposed to Cadmium Fumes in São Paulo, Brazil. Occupational and Environmental Chemical Hazards: Cellular and Biochemical Indices for Monitoring Toxicity. CHICHESTER: E. Horwod/Hals-Ted Pr., 1987, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PIVETTA, F.; SOUSA, F.M. ; GUIMARAES, G. ; FREITAS, J. D. ; ZANCAN, L. ; PORTO, M. F. S. ; CARDOSO, L. ; CUNHA, M. B. ; TRINDADE, C. ; ALMEIDA, M.G ; SILVA, A. ; NASCIMENTO, C. G. . Saúde, Ambiente & Políticas Públicas: Uma Leitura do PAC Manguinhos-RJ. In: XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, 2011, Salvador. Diversidades e Desigualdades, 2011.

2.
PIVETTA, F.; PORTO, M. F. S. ; GUIMARAES, G. ; FREITAS, J. D. . Laboratório Territorial de Manguinhos. In: Seminário: Universidade, Sociedade e Produção de Conhecimento, 2006, Rio de Janeiro. Seminário: Universidade, Sociedade e Produção de Conhecimento.

3.
PIVETTA, F.; GUIMARAES, G. ; PORTO, M. F. S. ; MARTINS, I. C. F. ; SANTOS, J. L. M. ; MACHADO, J. M. H. . Promoção à Saúde: Vivências de (Im)Possibilidades Locais ? O Caso Complexo de Manguinhos, RJ. In: III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2005, Florianópolis. III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde.

4.
PORTO, M. F. S. ; PIVETTA, F. ; SOARES, M. ; MOREIRA, J. C. ; FREITAS, C. M. . Abordagem Ecossocial: Pensando a Complexidade na Estruturação de Problemas em Saúde e Ambiente. In: II Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade, 2004. Anais do II Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade (ANPPAS).

5.
PORTO, M. F. S. ; PIVETTA, F. ; SOARES, M. ; MOREIRA, J. C. ; FREITAS, C. M. . Repensando a complexidade ecológica, social e sanitária. In: VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2004, Recife. Anais do VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia, v. I, CDrom.. v. 1.

6.
PORTO, M. F. S. ; PIVETTA, F. . Environmental Complexity in a Slum: Is It Possible a Post-Normal Approach?. In: 8th Biennial Scientific Conference, International Society for Ecological Economics, 2004, Montreal. 8th Biennial Scientific Conference, International Society for Ecological Economics.

7.
PIVETTA, F.; MARTINS, I. C. F. ; FREITAS, J. D. ; ALVES, N. G. ; PORTO, M. F. S. ; BARBOSA, C. R. . A prática de iniciação científica para o ensino médio. In: V Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, 2004, Goiânia. Anais do V Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. Rede Brasileira de Educação Ambiental/Ministério do Meio Ambiente.

8.
PIVETTA, F.; PORTO, M. F. S. ; MACHADO, J. M. H. ; MOREIRA, J. C. ; FREITAS, C. M. ; FURTADO, J. S. . Perspectivas para a formulação de uma política nacional de segurança química. In: II Seminário Nacional de Saúde e Ambiente, 2002, Rio de Janeiiro. Série Fiocruz - Eventos Científicos. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2002. v. 4. p. 63-77.

9.
MACHADO, J. M. H. ; PIVETTA, F. . Avaliação das Condições de Trabalho e Saúde em Far-Manguinhos. In: I Seminário Saúde e Ambiente no Processo de Desenvolvimento, 1998, Rio de Janeiro. Série FIOCRUZ Eventos Científicos. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1998. v. 1.

10.
MACHADO, J. M. H. ; BARCELLOS, C. ; QUEIROZ, L. ; PIVETTA, F. . Arsenic Exposure in the Working Environment of a Zinc Smelting Planta; Homogeneous Group Analysis. In: Arsenic in the Environment and its Incidence on Health, 1992, Santiago. International Seminar Proceedings, 1992. v. único. p. 153-158.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PIVETTA, F.; CUNHA, M. B. ; PORTO, M. F. S. ; ZANCAN, L. ; FREITAS, J. D. . MORAR EM FAVELA E A DETERMINAÇÃO SOCIAL DA SAÚDE: REFLEXÕES ACERCA DAS INVISIBILIDADES. In: XI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015, Goiânia. Anais do 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015.

2.
CUNHA, M. B. ; PIVETTA, F. ; ZANCAN, L. ; PORTO, M. F. S. ; SOUSA, F.M. ; FREITAS, JAIRO DIAS DE ; FRANCISCO, M. S. . AS COMUNIDADES AMPLIADAS DE PESQUISA AÇÃO E OS ESPAÇOS DE PONTO DE VISTA: DEBATENDO METODOLOGIAS DE ANÁLISE PARTICIPATIVA. In: XI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015, Goiânia. Anais do 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015.

3.
PORTO, M. F. S. ; CUNHA, M. B. ; PIVETTA, F. ; ZANCAN, L. ; FREITAS, J. D. ; PINHEIRO, A. B. ; NASCIMENTO, C. A. ; SOUSA, F.M. ; NASCIMENTO, C. P. . LIMITES E DESAFIOS DA URBANIZAÇÃO EM FAVELAS: REFLEXÕES A PARTIR DA ANÁLISE DO PAC NO RIO DE JANEIRO. In: XI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015, Goiânia. Anais do 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015.

4.
ZANCAN, L. ; FREITAS, J. D. ; CUNHA, M. B. ; PIVETTA, F. ; PORTO, M. F. S. ; PINHEIRO, A. B. . PAC FAVELAS: UM PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE?. In: XI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015, Goiânia. Anais do 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015.

5.
PIVETTA, F.; PORTO, M. F. S. ; CUNHA, M. B. ; ZANCAN, L. ; SOUSA, F.M. ; PINHEIRO, A. B. ; FREITAS, J. D. . Políticas Públicas: Uma Análise Participativa do PAC Favelas no Rio de Janeiro na Perspectiva da Promoção da Saúde e da Justiça Ambiental.. In: Segundo Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente: Desenvolvimento, Conflitos Territoriais e Saúde: Ciência e Movimentos Sociais para a Justiça Ambiental nas Políticas Públicas, 2014, Belo Horizonte. Segundo Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente: Desenvolvimento, Conflitos Territoriais e Saúde: Ciência e Movimentos Sociais para a Justiça Ambiental nas Políticas Públicas, 2014.

6.
PORTO, M. F. S. ; PIVETTA, F. ; ZANCAN, L. ; MILANEZ, B. ; FREITAS, J. D. ; GUIMARAES, G. . Health promotion in urban vulnerable territories in Rio de Janeiro, Brazil. In: 12th World Congress on Public Health, 2009, Istambul. Making a Difference in Global Public Health: Education, Research, and Practice, 2009.

7.
PIVETTA, F.; SILVA, A. B. ; PORTO, M. F. S. ; ZANCAN, L. ; NASCIMENTO, C. G. ; NONATO, V. ; MILANEZ, B. . O TERRITÓRIO DE MANGUINHOS NA INTERNET: UM SÍTIO INTERATIVO PARA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO LOCAL.. In: XII CREAD MERCOSUR/SUL, 2008, Rio de Janeiro. XII CREAD MERCOSUR/SUL, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PORTO, M. F. S. ; PIVETTA, F. ; ZANCAN, L. ; CUNHA, M. B. ; FREITAS, J. D. . PROMOÇÃO EMANCIPATÓRIA DA SAÚDE: BASES TEÓRICO-METODOLÓGICAS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO LABORATÓRIO TERRITORIAL DE MANGUINHOS. In: 22nd IUHPE World Conference on Health Promotion, 2016, Curitiba. Anais da 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde: promovendo saúde e equidade, 2016. v. 1. p. 1248-1249.

2.
PIVETTA, F.; ZANCAN, L. ; SOUSA, F.M. ; PORTO, M. F. S. ; CUNHA, M. B. ; FREITAS, J. D. ; GUIMARAES, G. . DISPOSITIVOS DE COMUNICAÇÃO PARA A PROMOÇÃO EMANCIPATÓRIA DA SAÚDE: A MALETA DO LABORATÓRIO TERRITORIAL DE MANGUINHOS. In: 22nd IUHPE World Conference on Health Promotion, 2016, Curitiba. Anais 22° Conferência Mundial de Promoção da Saúde Promovendo Saúde e Equidade, 2016. v. 1. p. 1198-1199.

3.
CUNHA, M. B. ; PORTO, M. F. S. ; PIVETTA, F. ; ZANCAN, L. ; PINHEIRO, A. B. ; CALAZANS, R. ; FRANCISCO, M. S. ; GUIMARAES, G. . A DIALÉTICA DOS EXTREMOS NAS FAVELAS E OS DESAFIOS PARA A PROMOÇÃO EMANCIPATÓRIA DA SAÚDE. In: 22nd IUHPE World Conference on Health Promotion, 2016, Curitiba. Anais da 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde: Promovendo Saúde e Equidade, 2016. p. 1170-1170.

4.
FREITAS, J. D. ; PORTO, M. F. S. ; PIVETTA, F. ; ZANCAN, L. ; CUNHA, M. B. . Ressignificando a matriz de saúde e ambiente da OMS, em direção à uma matriz participativa, contextualizada e territorial: uma experiência com comunidades de favelas do Rio de Janeiro. In: 22nd IUHPE World Conference on Health Promotion, 2016, Curitiba. Anais da 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde: Promovendo Saúde e Equidade, 2016. v. 1. p. 1258-1258.

5.
PIVETTA, F.; CUNHA, M. B. ; PORTO, M. F. S. ; ZANCAN, L. ; FREITAS, J. D. . Morar em Favela e a Determinação Social da Saúde: Contribuições ao Debate. In: Segundo Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente: Desenvolvimento, Conflitos Territoriais e Saúde: Ciência e Movimentos Sociais para a Justiça Ambiental nas Políticas Públicas, 2014, Belo Horizonte. Saúde e Ambiente: Desenvolvimento, Conflitos Territoriais e Saúde: Ciência e Movimentos Sociais para a Justiça Ambiental nas Políticas Públicas, 2014.

6.
PIVETTA, F.; ZANCAN, L. ; PORTO, M. F. S. ; CARDOSO, L. ; GUIMARAES, G. ; CUNHA, M. B. ; FREITAS, J. D. . Produção de Conhecimento para a Promoção da Saúde Emancipatória: A Maleta de Trabalho 'Reconhecendo Manguinhos'. In: 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2012, Porto Alegre. Anais do 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2012.

7.
PIVETTA, F.; PORTO, M. F. S. ; GUIMARAES, G. ; ALMEIDA, M.G ; ZANCAN, L. ; NASCIMENTO, C. G. ; SOUSA, F.M. ; CARDOSO, L. ; CUNHA, M. B. ; SILVA, A. ; TRINDADE, C. . SAÚDE, AMBIENTE & POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA LEITURA DO PAC MANGUINHOS-RJ. In: 1º Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente, 2010, Belém. Anais 1º Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente, 2010.

8.
OSCAR JUNIOR, A. C. S. ; PORTO, M. F. S. ; PIVETTA, F. ; GUIMARAES, G. . IMPACTOS DAS ENCHENTES SOBRE ESPAÇOS URBANOS VULNERÁVEIS: O CASO DE MANGUINHOS/RJ.. In: 1º Simpósio Brasileiro de Saúde Ambiental, 2010, Belém. Anais do 1º Simpósio Brasileiro de Saúde Ambiental, 2010.

9.
PIVETTA, F.; PORTO, M. F. S. ; ZANCAN, L. ; FREITAS, J. D. ; GUIMARAES, G. . Construindo uma Comunidade Ampliada de Pesquisa-Ação: a experiência do Laboratório Territorial de Manguinhos. In: IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2007, Salvador. Equidade, Ética e Direito à Saúde: desafios à saúde coletiva na mundialização, 2007.

10.
MACHADO, J. M. H. ; ARAÚJO, U. C. ; MOREIRA, M. F. R. ; BARCELLOS, C. ; PIVETTA, F. . Questões Emergentes no Controle da Exposição ao Mercúrio: O Caso da Indústria Cloro-Soda. In: I Seminário Nacional Saúde e Ambiente no Processo de Desenvolvimento, 2000, Rio de Janeiro. Sério FIOCRUZ - Eventos Científicos. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2000. v. único. p. 190-190.

11.
PIVETTA, F.; MACHADO, J. M. H. ; FERREIRA, H. P. ; ARAÚJO, U. C. ; MOREIRA, M. F. R. ; MOREIRA, J. C. . Mercury as a Threat to Public Health in Brazil: Some Experiences of the Center for Studies of Workers'Health and Human Ecology. In: 5th International Conference Mercury as a Global Pollutant, 1999, Rio de Janeiro. Book of Abstracts. Rio de Janeiro: CETEM - Centro de Tecnologia Mineral, 1999. v. único. p. 403-403.

12.
MOREIRA, F. R. ; PIVETTA, F. . Determinação de Cu em Soro por Espectrometria de Absorção Atômica em Forno de Grafite. In: X Encontro Nacional de Química Analítica, 1999, Santa Maria. Anais, 1999.

13.
MOREIRA, F. R. ; PIVETTA, F. . Study of Matrix Interference on Cadmium Determination in Whole Blood Using Integrated Platform by GF-AAS. In: Fifth Rio Symposium on Atomic Spectrometry, 1998, Cancun, 1998.

14.
BARROCAS, P. R. ; IMENES, E. ; PIVETTA, F. ; MOREIRA, J. C. . Digestão de amostras de peixe em microondas e determinação de mercúrio total por espectrofotometria de absorção atômica.. In: IX Encontro Nacional de Química Analítica, 1997, São Carlos. Anais Encontro Nacional de Química Analítica, 1997. v. único. p. 177-177.

15.
CALDEIRA, C. N. ; MATTOS, R. C. O. ; SARCINELLI, P. N. ; PIVETTA, F. ; MOREIRA, M. F. R. ; ARAÚJO, U. C. ; SOLINO, M. ; MOREIRA, J. C. . Avaliação de Trabalhadores Expostos ao Chumbo:Utilização do ALA-U como Teste Screening. In: 10º Congresso Brasileiro de Toxicologia - 1º Encontro de Toxicologia do Mercosul, 1997, Salvador. Revista Brasileira de Toxicologia, 1997. v. 10. p. 37-37.

16.
CALDEIRA, C. N. ; MATTOS, R. C. O. ; SARCINELLI, P. N. ; ARAÚJO, U. C. ; PIVETTA, F. ; MOREIRA, J. C. . Determinação de ALA-U por Cromatografia de Alta Pressão (HPLC) e Correlação com Outros Indicadores de Exposição ao Chumbo.. In: XI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FESBE, 1996, Caxambú. FESBE 1996, 1996. v. único. p. 401-401.

17.
MOREIRA, F. R. ; PIVETTA, F. . Manganese Determination in Air, Blood and Urine, Using Mg(NO3)2 as modifier and I Situ Decontamination by GF-AAS. In: Fourth Rio Symposium on Atomic Spectrometry, 1996, Buenos Aires/Missiones, 1996.

18.
ARAÚJO, U. C. ; PIVETTA, F. ; ROSA, F. C. ; CALDEIRA, C. N. ; MOREIRA, J. C. . Indicadores de Dose e de Efeito como Ferramentas para Avaliação da Saúde dos Trabalhadores Expostos ao Chumbo. In: IX Congresso Brasileiro de Toxicologia, 1995, Ribeirão Preto. Revista Brasileira de Toxicologia, 1995. v. 8. p. 213-213.

19.
CALDEIRA, C. N. ; SARCINELLI, P. N. ; MATTOS, R. C. O. ; ARAÚJO, U. C. ; PIVETTA, F. ; MOREIRA, J. C. . Determinação de ALA-U por Cromatografia Líquida de Alta Pressão. In: IX Congresso Brasileiro de Toxicologia, 1995, Ribeirão Preto. Revista Brasileira de Toxicologia. São Paulo: Sociedade Brasileira de Toxicologia, 1995. v. 8. p. 213-213.

20.
FERREIRA, H. P. ; PIVETTA, F. ; SILVA, C. N. ; CURI, R. . Extravazamento Cutâneo de Glóbulos de Mercúrio como Complicação de Monitorização da Pressão Intra-Arterial. In: IX Congresso Brasileiro de Toxicologia, 1995, Ribeirão Preto. Revista Brasileira de Toxicologia. São Paulo: Sociedade Brasileira de Toxicologia, 1995. v. 8. p. 291-291.

21.
HACON, S. ; PIVETTA, F. ; CÂMARA, V. . Avaliação Preliminar da Exposição de Trabalhadores que Queimam Amálgama de Mercúrio e Ouro - Um Estudo de Caso em Alta Floresta - MT. In: VIII Congresso Brasileiro de Toxicologia, 1993, Curitiba. Revista Brasileira de Toxicologia. São Paulo: Sociedade Brasileira de Toxicologia, 1993. v. 6. p. 152-152.

22.
PIVETTA, F.; MEDEIROS, J. A. . Estudo da Composição Química de Águas do Morro do Ferro (MG): Migração de Elementos Traço em Solução. In: 35a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1983, Belém, 1983.

23.
PIVETTA, F.; MEDEIROS, J. A. . Estudo da Composição Química de Águas do Morro do Ferro (MG): Transporte de Tório e de Diversos Elementos Traço em Solução. In: I Encontro Nacional de Química Analítica, 1982, Rio de Janeiro, 1982.

24.
MEDEIROS, J. A. ; PIVETTA, F. . Determinação Condutimétrica Contínua de Vapor D'Água em H2 Em Estudos de Cinética de Redução Óxidos. In: 33a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1981, Salvador, 1981. p. 336-336.

Apresentações de Trabalho
1.
PIVETTA, F.; CUNHA, M. B. ; PORTO, M. F. S. ; ZANCAN, L. ; FREITAS, J. D. . MORAR EM FAVELA E A DETERMINAÇÃO SOCIAL DA SAÚDE: REFLEXÕES ACERCA DAS INVISIBILIDADES. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
PIVETTA, F.; CUNHA, M. B. ; PORTO, M. F. S. ; ZANCAN, L. ; FREITAS, J. D. . Morar em Favela e a Determinação Social da Saúde: contribuições ao debate. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
PIVETTA, F.; ZANCAN, L. ; PORTO, M. F. S. ; SOUSA, F.M. ; CARDOSO, L. ; GUIMARAES, G. ; CUNHA, M. ; FREITAS, J. D. . Produção de Conhecimento para a Promoção da Saúde Emancipatória: a Maleta de Trabalho 'Reconhecendo Manguinhos'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
PIVETTA, F.; PORTO, M. F. S. ; ZANCAN, L. ; SOUSA, F.M. ; GUIMARAES, G. ; CUNHA, M. B. ; FREITAS, J. D. ; TRINDADE, C. ; ALMEIDA, M.G . Saúde, Ambiente e Políticas Públicas: uma leitura do PAC Manguinhos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PIVETTA, F.; PORTO, M. F. S. ; CUNHA, M. B. ; CARDOSO, A. L. C. . PAC Manguinhos: problemas não resolvidos e recomendações (relatório). 2016.

2.
FERREIRA, H. P. ; PIVETTA, F. ; PORTO, M. F. S. ; MACHADO, J. M. H. ; COSTA, S. M. T. . Procedimento de Investigação Diagnóstica da Exposição ao Mercúrio. 1997.

Trabalhos técnicos
1.
PORTO, M. F. S. ; MATTTOS, U. ; PIVETTA, F. ; SILVA, C. R. S. ; MENEZES, M. A. C. ; SAMPAIO, E. ; SISINNO, C. ; KRAUSS, T. ; COSTA, F. B. ; RIBEIRO, F. S. . Indústrias Cimenteiras de Cantagalo que Realizam Co-Processamento de Resíduos Industriais. 1998.

2.
MACHADO, J. M. H. ; PIVETTA, F. ; OUTROS . Avaliação das Condições de Trabalho e de Saúde dos Trabalhadores de FAR-MANGUINHOS. 1997.

3.
PIVETTA, F.; ARAÚJO, U. C. ; MOREIRA, M. F. R. ; CURI, R. ; FERREIRA, H. P. ; HAIKEL, S. ; MATTOS, R. C. O. ; BARROS, L. ; OUTROS . Avaliação das condições de trabalho e de saúde de trabalhadores da TELERJ expostos ao chumbo. 1997.

4.
CÂMARA, V. M. ; SILVA, A. P. ; PIVETTA, F. ; PEREZ, M. A. ; LIMA, M. I. M. ; FILHOTE, M. I. F. ; TAVARES, L. M. ; MACIEL, M. V. ; ALHEIRA, F. V. ; DANTAS, T. ; MARTINS, M. S. . Projeto de Avaliação de Riscos à Saúde na Região Amazônica Relacionados com a Contaminação Ambiental por Mercúrio. 1996.

5.
MACHADO, J. M. H. ; PIVETTA, F. ; ARAÚJO, U. C. ; MOREIRA, M. F. R. ; MENEZES, M. A. C. ; SILVA, C. R. S. ; COSTA, M. F. B. ; MIRANDA, A. C. ; OUTROS . Avaliação da exposição das condições de trabalho e de saúde dos trabalhadores em jateamento e pintura do estaleiro Verolme. 1995.

6.
MACHADO, J. M. H. ; MACHADO, J. M. H. ; PIVETTA, F. ; PORTO, M. F. S. ; ARAÚJO, U. C. ; MOREIRA, M. F. R. ; OUTROS . Avaliação das condições de trabalho e de saúde dos trabalhadores de uma indústria de cloro-soda no Rio de Janeiro. 1994.

Redes sociais, websites e blogs
1.
SOUSA, F.M. ; CUNHA, M. B. ; PORTO, M. F. S. ; PIVETTA, F. ; ZANCAN, L. . LTM Territoriosemmovimento. 2014; Tema: EXPERIÊNCIAS, CONDIÇÕES DE VIDA E COTIDIANO DOS MORADORES EM FAVELAS DO RIO DE JANEIRO. (Rede social).

2.
SOUSA, F.M. ; CUNHA, M. B. ; PINHEIRO, A. B. ; SANTOS, A. F. ; CALAZANS, R. ; PIVETTA, F. ; NASCIMENTO, C. A. ; PORTO, M. F. S. ; NASCIMENTO, C. P. ; ZANCAN, L. ; FREITAS, J. D. ; GUIMARAES, G. . Territórios em Movimento. 2013; Tema: Mudanças, cotidiano e experiências no Alemão, Manguinhos e Rocinha. (Rede social).

3.
PIVETTA, F.; PORTO, M. F. S. ; ZANCAN, L. ; SOUSA, F.M. ; SILVA, A. B. ; FREITAS, J. D. ; MILANEZ, B. ; GUIMARAES, G. ; CUNHA, M. B. . Laboratório Territorial de Manguinhos. 2008; Tema: Promoção Emancipatória da Saúde. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
PIVETTA, F.; CUNHA, M. B. ; PORTO, M. F. S. ; ZANCAN, L. . Saúde, Ambiente e Políticas Públicas: um estudo das experiências de morar no território de Manguinhos. 2017. (Relatório de pesquisa).

2.
PIVETTA, F.; PORTO, M. F. S. ; CUNHA, M. B. ; ZANCAN, L. . Relatório Técnico do Projeto ?Políticas Públicas, Moradia, Saneamento e Mobilidade: uma análise participativa do PAC na perspectiva da Promoção da Saúde e da Justiça Ambiental?. 2015. (Relatório de pesquisa).

3.
PIVETTA, F.; PORTO, M. F. S. ; CUNHA, M. B. ; ZANCAN, L. ; FREITAS, J. D. . RELATO FOTOGRÁFICO DE URGÊNCIAS: PAC Manguinhos. 2014. (Relatório de pesquisa).

4.
PIVETTA, F.; CUNHA, M. B. ; PORTO, M. F. S. ; SOUSA, F.M. ; GUIMARAES, G. ; SANTOS, A. F. ; ZANCAN, L. ; FREITAS, J. D. . Caderno de Oficinas: Manguinhos. 2014. (Material político pedagógico).

5.
PORTO, M. F. S. ; NASCIMENTO, C. A. ; NASCIMENTO, C. P. ; CUNHA, M. B. ; PIVETTA, F. ; SOUSA, F.M. . Caderno de Oficinas: Rocinha. 2014. (Material político pedagógico).

6.
PIVETTA, F.; CUNHA, M. B. ; PORTO, M. F. S. ; PINHEIRO, A. B. ; SOUSA, F.M. . Caderno de Oficinas: Territórios em Movimento - Número 2. 2014. (Material político pedagógico).

7.
PIVETTA, F.; CUNHA, M. B. ; PORTO, M. F. S. ; PINHEIRO, A. B. ; SOUSA, F.M. . Caderno de Oficinas: Territórios em Movimento - Número 1. 2013. (Material político pedagógico).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Nacional de Educação Profissional Técnica: formação em vigilância em saúde.Território: intersetorialidade e formação em vigilância de base territorial. 2016. (Seminário).



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
PIVETTA, F.; ZANCAN, L. (Org.) ; GUIMARAES, G. (Org.) . PAC Manguinhos: um relato fotográfico. 1. ed. Rio de Janeiro: ENSP/FIOCRUZ, 2012. 146p .


Redes sociais, websites e blogs
1.
SOUSA, F.M. ; CUNHA, M. B. ; PORTO, M. F. S. ; PIVETTA, F. ; ZANCAN, L. . LTM Territoriosemmovimento. 2014; Tema: EXPERIÊNCIAS, CONDIÇÕES DE VIDA E COTIDIANO DOS MORADORES EM FAVELAS DO RIO DE JANEIRO. (Rede social).

2.
PIVETTA, F.; PORTO, M. F. S. ; ZANCAN, L. ; SOUSA, F.M. ; SILVA, A. B. ; FREITAS, J. D. ; MILANEZ, B. ; GUIMARAES, G. ; CUNHA, M. B. . Laboratório Territorial de Manguinhos. 2008; Tema: Promoção Emancipatória da Saúde. (Site).

3.
SOUSA, F.M. ; CUNHA, M. B. ; PINHEIRO, A. B. ; SANTOS, A. F. ; CALAZANS, R. ; PIVETTA, F. ; NASCIMENTO, C. A. ; PORTO, M. F. S. ; NASCIMENTO, C. P. ; ZANCAN, L. ; FREITAS, J. D. ; GUIMARAES, G. . Territórios em Movimento. 2013; Tema: Mudanças, cotidiano e experiências no Alemão, Manguinhos e Rocinha. (Rede social).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 14:29:02