Luiz Henrique Amaral

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9236460697553047
  • Última atualização do currículo em 06/11/2018


Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Londrina (1988), mestrado e doutorado em Astrofísica pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Gestão e Liderança Universitária pela Organização Universitária Interamericana (OUI) em convênio com o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) e UNESP, com estágio profissional realizado na Universidade de Montreal - Canada. Realizou expedição em gestão acadêmica pelo SEMESP na Universidade de Harvard, EUA. É Professor titular do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, atuando como Reitor da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) e Universidade Cruzeiro do Sul (CRUZEIRO DO SUL). Atuou como Reitor do CEUNSP, no período de 2016-2017. Avaliador institucional do Ministério da Educação (MEC). É docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, orientando trabalhos de mestrado e de doutorado na área de Ensino. É professor adjunto da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação a distância, tecnologias de informação e comunicação, ensino médio e aglomerados abertos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luiz Henrique Amaral
Nome em citações bibliográficas
AMARAL, L. H.;AMARAL, LUIZ HENRIQUE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Cruzeiro do Sul, Pró-reitoria de Graduação.
R. Dr. Ussiel Cirilo, 225
São Miguel Paulista
08060-070 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 20375712
Fax: (11) 20375856


Formação acadêmica/titulação


1990 - 1995
Doutorado em Astronomia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Estudo da Estrutura Espiral da Galáxia, Ano de obtenção: 1995.
Orientador: Jacques Raymond Daniel Lépine.
Palavras-chave: estrutura espiral da galáxia.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Aeronáutica e Espaço.
1988 - 1990
Mestrado em Astronomia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Radio Mapa da Região G331.5.-0.1 no contínuo de 2 GHZ,Ano de Obtenção: 1990.
Orientador: Zulema Abraham.
Palavras-chave: radio-mapa.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Aeronáutica e Espaço.
2004 - 2005
Especialização em Gestão Acadêmica. (Carga Horária: 400h).
Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras Universidade Montreal Ca, CRUB/IGLU, Brasil.
Título: Implementação de uma Política Institucional de Documentação Acadêmico-Científica.
Orientador: Helena Ibiapina e Maria Emilia Engers.
1983 - 1988
Graduação em Física.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.


Pós-doutorado


1996 - 1996
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Astronomia / Subárea: Astrofísica Estelar.


Formação Complementar


2000 - 2000
Programação em Linguagem Idl Aplicações - Medicina. (Carga horária: 21h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1997 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Titular I, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor adjunto II, Carga horária: 20

Atividades

12/2017 - Atual
Direção e administração, Reitoria, .

Cargo ou função
Reitor.
03/2015 - Atual
Ensino, administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Financeira
Probabilidade e Estatística
8/2001 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Pós Graduação Pesquisa e Extensão, .

3/1996 - Atual
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem de Programação I
Técnicas de Programação I
Técnicas de Programação II
11/2009 - 02/2014
Direção e administração, Pró-reitoria de Graduação, .

Cargo ou função
Pró-Reitor de Graduação.
01/2008 - 12/2010
Direção e administração, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, .

Cargo ou função
Coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências.
11/2005 - 12/2010
Direção e administração, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, .

Cargo ou função
Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática.
4/2003 - 11/2009
Direção e administração, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, .

Cargo ou função
Pró-Reitor de Pós-graduação e Pesquisa.
4/2001 - 3/2003
Direção e administração, Centro de Pós Graduação Pesquisa e Extensão, .

Cargo ou função
Diretor de Unidade.
4/1999 - 4/2001
Direção e administração, Centro de Pós Graduação Pesquisa e Extensão, .

Cargo ou função
Assessor de Pós-graduação e Pesquisa.

Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

03/2012 - Atual
Direção e administração, Reitoria, .

Cargo ou função
Reitor.
08/2013 - 12/2017
Direção e administração, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, .

Cargo ou função
Pró-Reitor.

Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Avaliador Institucional, Carga horária: 0
Outras informações
De acordo com Portaria MEC N 1751, de 25 de outubro de 2006.

Atividades

12/2006 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, INEP, .

Cargo ou função
Avaliador Institucional.

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, FCMSCSP, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20

Atividades

01/2010 - Atual
Direção e administração, Diretoria da Faculdade, .

Cargo ou função
Coordenador do Programa PROUNI.
05/2008 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria da Faculdade, .

Cargo ou função
Membro de Comissão de Transferência - Curso de Medicina.
08/2007 - Atual
Direção e administração, Diretoria da Faculdade, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA).
01/2001 - Atual
Direção e administração, Diretoria da Faculdade, .

Cargo ou função
Procurador Institucional (PI) da Faculdade junto ao INEP/MEC.
8/1998 - Atual
Ensino, Medicina (Cirurgia), Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Informática Médica I
Informática Médica II
7/1996 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, .

Cargo ou função
Coordenador da Disciplina de Tecnologia da Informação.
6/1996 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Diretoria, .

6/1996 - Atual
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática Médica
Telemedicina
Processamento de imagens médicas
05/2008 - 03/2010
Direção e administração, Diretoria da Faculdade, .

Cargo ou função
Secretário Geral da Faculdade.
5/2000 - 5/2003
Direção e administração, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, .

Cargo ou função
Coordenador de Informática.
6/1996 - 5/2003
Serviços técnicos especializados , Diretoria, .

Serviço realizado
Sistema de Informatização Geral.

Faculdades Osvaldo Cruz, FOC, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1990
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

Atividades

2/1990 - 12/1990
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física moderna
Física aplicada

Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, CEUNSP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0

Atividades

12/2015 - 12/2017
Direção e administração, Reitoria, .

Cargo ou função
Reitor.


Linhas de pesquisa


1.
Computação Científica
2.
Tecnologia da Informação
3.
Elementos e Metodologias de Ensino de Física e Matemática
4.
Informática Médica
5.
Educação a Distância


Membro de corpo editorial


2003 - Atual
Periódico: Revista Unicsul (1414-1892)


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: Ciência e Educação (UNESP. Impresso)
2009 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
2010 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Matemática da Computação/Especialidade: Modelos Analíticos e de Simulação.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Lê Bem.


Prêmios e títulos


2001
Prêmio Mário Tolentino, Segundo lugar, como Orientador, ASSER.
1999
Paraninfo do Curso de Tecnologia em Processamento de Dados, Universidade Cruzeiro do Sul.
1997
Premiado como Membro da Associação Americana para o Avanço da Ciência, AAAS.
1988
Láurea Acadêmica no Curso de Física, Universidade Estadual de Londrina.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, J. F.2018SOUZA, J. F. ; JUNGER, A. P. ; SOUZA, J. F. F. ; AMARAL, L. H. . Ensino de cursos tecnológicos por meio de estilos de aprendizagem aplicados à estatística. Research, Society and Development,, v. 7, p. 01-28, 2018.

2.
JUNGER, A. P.2018JUNGER, A. P. ; AMARAL, L. H. ; LEITE, G. H. C. ; PETARNELLA, L. ; LUI, M. L. C. . A Geração Imediatista e a Comunicação Audiovisual. Research, Society and Development, v. 7, p. 01-27, 2018.

3.
JESUS, G. C.2018JESUS, G. C. ; CALEGARI, R. P. ; VECCHIA, M. D. ; AMARAL, L. H. . Validação do questionário de índice de Estilos de Aprendizagem de Felder (ILS) em uma Instituição de Ensino Superior. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 9, p. 235-249, 2018.

4.
S. I. M2018S. I. M ; AQUINO FILHO, G. F. ; AMARAL, L. H. . A ECONOMIA COMPARTILHADA E A GERAÇÃO Y CRIANDO OPORTUNIDADES DE MERCADO. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, v. 1, p. 1, 2018.

5.
S. I. M2018S. I. M ; AQUINO FILHO, G. F. ; AMARAL, L. H. . DESENVOLVIMENTO DE WEBSITE PARA APRESENTAÇÃO PROFISSIONAL E DIVULGAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO, v. 1, p. 1, 2018.

6.
JUNGER, ALEX PAUBEL2018JUNGER, ALEX PAUBEL ; AMARAL, LUIZ HENRIQUE ; FACÓ, JÚLIO FRANCISCO BLUMETTI ; DA FONSECA, DIEGO ZUCULIM ; DE SOUZA, JOSÉ FERREIRA . INOVAÇÂO NA EDUCAÇÃO. SOUTH AMERICAN DEVELOPMENT SOCIETY JOURNAL, v. 4, p. 01-15, 2018.

7.
AQUINO FILHO, G. F.2017AQUINO FILHO, G. F. ; AMARAL, L. H. . ANÁLISE SOBRE PESQUISAS COM USO DA PLATAFORMA ARDUINO PARA O ENSINO. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO, v. 1, p. 1, 2017.

8.
GERMANO, M. S.2016GERMANO, M. S. ; GARCIA, V. C. ; AQUINO FILHO, G. F. ; AMARAL, L. H. ; SCHIMIGUEL, J. . Análise Curricular do Curso de Graduação Presencial em Ciências Contábeis de Universidades da Baixada Santista. Unisanta Humanitas, v. 5, p. 54-67, 2016.

9.
AQUINO FILHO, G. F.2016AQUINO FILHO, G. F. ; AMARAL, L. H. ; Gardezani. R. . Acionamento de circuitos elétricos via web utilizando Arduino. Revista Caribeña de Ciencias Sociales, v. 1, p. 1-8, 2016.

10.
AMARAL, L. H.;AMARAL, LUIZ HENRIQUE2016AMARAL, L. H.; RAMOS, I. J. . Licenciatura no Cenário da Educação Superior Brasileira. Revista Internacional de Educación y Aprendizaje, v. 4, p. 1-15, 2016.

11.
AQUINO FILHO, G. F.2016AQUINO FILHO, G. F. ; SCHIMIGUEL, J. ; AMARAL, L. H. . Ambientes Colaborativos para Ensino de Eletrônica e Lógica de Programação. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 7, p. 31-39, 2016.

12.
AQUINO FILHO, G. F.2016AQUINO FILHO, G. F. ; AMARAL, L. H. ; SCHIMIGUEL, J. . AMBIENTES COLABORATIVOS PARA ENSINO DE ELETRÔNICA E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 7, p. 31-39, 2016.

13.
AQUINO FILHO, G. F.2015AQUINO FILHO, G. F. ; AMARAL, L. H. ; SCHIMIGUEL, J. . A importância do professor na educação a distância. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. maio, p. 1, 2015.

14.
AQUINO FILHO, G. F.2015AQUINO FILHO, G. F. ; AMARAL, L. H. ; MACHADO, J. T. ; MACIEL, M. D. ; CASTRO, L. C. G. . A relevância do controle de processo e aquisição de conhecimento para o meio ambiente. Unisanta Science & Technology, v. 4, p. 6-11, 2015.

15.
AQUINO FILHO, G. F.2015AQUINO FILHO, G. F. ; MACHADO, J. T. ; AMARAL, L. H. . O valor das coisas. Contribuciones a las Ciencias Sociales, v. 309, p. 1-1, 2015.

16.
SOUZA, J. F.2015SOUZA, J. F. ; MENDONCA, L. O. ; AMARAL, L. H. . Desenvolvendo competências para lidar com as finanças pessoais: contribuições de um ambiente de modelagem matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 6, p. 37-53, 2015.

17.
AQUINO FILHO, G. F.2015AQUINO FILHO, G. F. ; AMARAL, L. H. ; MACHADO, J. T. . Ausubel: Aprendizagem significativa e avaliação. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 1, p. 1, 2015.

18.
AQUINO FILHO, G. F.2015AQUINO FILHO, G. F. ; AMARAL, L. H. ; SCHIMIGUEL, J. . Plataforma arduino para ensino de lógica de programação. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 1, p. 1, 2015.

19.
AQUINO FILHO, G. F.2015AQUINO FILHO, G. F. ; AMARAL, L. H. ; SCHIMIGUEL, J. . Utilização de blog para construção de um ambiente colaborativo. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 1, p. 1, 2015.

20.
CAMPOS, L. S.2014CAMPOS, L. S. ; ARAÚJO, M. S. T. de ; AMARAL, L. H. . Levantamento de dissertações e teses envolvendo a Experimentação em Ensino de Física e o Laboratório didático de Física entre 2002 e 2011. Revista de Produção Discente em Educação Matemática, v. 3, p. 50-65, 2014.

21.
BARROQUEIRO, C. H.2012BARROQUEIRO, C. H. ; AMARAL, L. H. . O uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no processo de ensino-aprendizagem dos alunos nativos digitais nas aulas de Física e Matemática do ensino médio integrado do IFSP. REI. Revista de Educação do IDEAU, v. 7, p. 1-20, 2012.

22.
RAMOS, I. J.2012RAMOS, I. J. ; AMARAL, L. H. . Relações e interações dos professores de ciências e matemática com as tecnologias. Holos (Natal. Online), v. 4, p. 226-241, 2012.

23.
SANTOS, M. E. L.2012SANTOS, M. E. L. ; AMARAL, L. H. . Avaliação de objetos virtuais de aprendizagem no ensino de matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 3, p. 83-93, 2012.

24.
RAMOS, I. J.2012RAMOS, I. J. ; AMARAL, L. H. . RELAÇÕES E INTERAÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA COM AS TECNOLOGIAS. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 3, p. 579-593, 2012.

25.
ELIAS, D. C. N.2011ELIAS, D. C. N. ; ARAÚJO, M. S. T. de ; AMARAL, L. H. . Concepções de estudantes do Ensino Médio sobre conceitos de astronomia e as possíveis contribuições da articulação entre espaços formais e não formais de aprendizagem. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 2, p. 50-68, 2011.

26.
BARROQUEIRO, C. H.2011BARROQUEIRO, C. H. ; AMARAL, L. H. . O uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no processo de ensino-aprendizagem dos alunos nativos digitais nas aulas de Física e Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 2, p. 123-143, 2011.

27.
BARROQUEIRO, C. H.2011BARROQUEIRO, C. H. ; AMARAL, L. H. ; OLIVEIRA, C. A. S. . O uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no ensino de ciências e matemática. Tecnologia & Cultura (CEFET/RJ), v. 13, p. 45-58, 2011.

28.
MORRONE, W.2010MORRONE, W. ; ARAÚJO, M. S. T. de ; AMARAL, L. H. . Conceituando a passagem da corrente e a resistência elétrica por meio de sensações como recurso para a formação de professores. Revista de Enseñanza de la Física, v. 22, p. 43-53, 2010.

29.
GOMES, R. C.2010GOMES, R. C. ; COSTA, R.H. ; NEVES, A. A. ; SCHIMIGUEL, J. ; SILVEIRA, I. F. ; AMARAL, L. H. . Teorias de Aprendizagem: Pré-Concepções de Alunos da Área de Exatas do Ensino Superior Privado da Cidade de São Paulo. Ciência e Educação (UNESP. Impresso), v. 16, p. 695-708, 2010.

30.
OLIVEIRA, W. P.2009OLIVEIRA, W. P. ; SCHIMIGUEL, J. ; SILVEIRA, I. F. ; ARAUJO JR., C. F. ; AMARAL, L. H. ; OLIVEIRA, I. C. A. ; VEIGA, J. S. . Desenvolvimento de simulações web para uma atividade de ensino-aprendizagem. Revista Network Technologies, v. 3, p. 1-12, 2009.

31.
CARRARE, Ana Paula Galvão Damasceno2008CARRARE, Ana Paula Galvão Damasceno ; AMARAL, L. H. ; MOURA, L. A. . Imagens Médicas Digitais - Preservação, Ensino e Pesquisa. Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, v. 53, p. 58-63, 2008.

32.
OLIVEIRA, E. F.2007OLIVEIRA, E. F. ; VOELZKE, M. R. ; AMARAL, L. H. . Percepção Astronômica de um Grupo de Alunos do Ensino Médio da Rede Estadual de São Paulo da Cidade de Suzano. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, v. 1, p. 79-98, 2007.

33.
ELIAS, D. C. N.2007ELIAS, D. C. N. ; AMARAL, L. H. ; ARAÚJO, M. S. T. de . Criação de um espaço de aprendizagem significativa no Planetário do Parque Ibirapuera. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 7, p. 1-15, 2007.

34.
ROLIM, E. G.2007ROLIM, E. G. ; AMARAL, L. H. . A Gestão da Produção Acadêmico-Científica nas Instituições de Ensino Superior: A Experiência da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, v. 52, p. 3-7, 2007.

35.
ARAÚJO, M. S. T. de2006ARAÚJO, M. S. T. de ; AMARAL, L. H. . Impactos do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da UNICSUL sobre a atividade docente de seus estudantes: do processo de reflexão às transformações na prática pedagógica. RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 3, p. 150-166, 2006.

36.
ARAÚJO, M. S. T. de2006ARAÚJO, M. S. T. de ; AMARAL, L. H. . A influência do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Unicsul nas perspectivas de desenvolvimento profissional dos estudantes. Revista UNICSUL, v. 14, p. 186-202, 2006.

37.
AMARAL, C. L. C.2006AMARAL, C. L. C. ; AMARAL, L. H. . Abordagem da Origem dos Elementos Químicos no Ensino Médio. Boletim. Sociedade Astronômica Brasileira, v. 27, p. 24-25, 2006.

38.
CARRARE, Ana Paula Galvão Damasceno2006CARRARE, Ana Paula Galvão Damasceno ; MOURA, L. A. ; AMARAL, L. H. ; Sigulem, D. . Uma proposta para gerenciamento e preservação de imagens em medicina na EPM/Unifesp. Ciência da Informação, v. 35, p. 201-208, 2006.

39.
LOZADA, C. O.2006LOZADA, C. O. ; MORRONE, W. ; ARAÚJO, M. S. T. de ; AMARAL, L. H. . A Modelagem Matemática Aplicada ao Ensino de Física no Ensino Médio. Revista Logos (São Paulo), v. 14, p. 2-12, 2006.

40.
AMARAL, L. H.;AMARAL, LUIZ HENRIQUE2005AMARAL, L. H.; VOELZKE, M. R. . Como os alunos do Ensino Médio da Rede Estadual de São Paulo obtêm conhecimentos astronômicos?. Boletim. Sociedade Astronômica Brasileira, v. 25, p. 90-92, 2005.

41.
AMARAL, L. H.;AMARAL, LUIZ HENRIQUE2005AMARAL, L. H.; VOELZKE, M. R. . Percepção Astronômica de alunos do Ensino Médio da Rede Estadual de São Paulo.. Boletim. Sociedade Astronômica Brasileira, v. 25, p. 80-81, 2005.

42.
AMARAL, L. H.;AMARAL, LUIZ HENRIQUE2005AMARAL, L. H.; VOELZKE, M. R. . Uma Percepção do Universo Segundo um Grupo de Alunos do Ensino Médio de São Paulo.. Boletim. Sociedade Astronômica Brasileira, v. 25, p. 58-59, 2005.

43.
ELIAS, D. C. N.2005ELIAS, D. C. N. ; AMARAL, L. H. ; ARAÚJO JR, Carlos Fernando de ; MATSUURA, O. ; VOELZKE, M. R. . Um Projeto de Intervenção nos Espaços de Exposições do Planetário do Parque do Ibirapuera.. Boletim. Sociedade Astronômica Brasileira, v. 25, p. 73-74, 2005.

44.
CASTRO, M. V.2005CASTRO, M. V. ; ARAÚJO JR, Carlos Fernando de ; AMARAL, L. H. ; MATSUURA, O. ; SCHIMIGUEL, Juliano . Astroclass: um ambiente virtual de Ensino-Aprendizagem. Boletim. Sociedade Astronômica Brasileira, v. 25, p. 125-126, 2005.

45.
AMARAL, L. H.;AMARAL, LUIZ HENRIQUE1999AMARAL, L. H.; LÉPINE, Jacques Raymond Daniel . Constraints on the Mass of the Dark Halo from the Rotation Curve of the Galaxy. The Third Stromlo Symposium The Galactic Halo, v. 165, n.165, p. 337-337, 1999.

46.
AMARAL, L. H.;AMARAL, LUIZ HENRIQUE1997AMARAL, L. H.; LÉPINE, Jacques Raymond Daniel . A Self-Consistent Model of the Spiral Structure of the Galaxy. Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, v. 286, n.286, p. 886-886, 1997.

47.
AMARAL, L. H.;AMARAL, LUIZ HENRIQUE1997AMARAL, L. H.. Movimentos próprios de aglomerados abertos a partir de observações obtidas no observatório Abrahão de Moraes. Boletim. Sociedade Astronômica Brasileira, Brasil, v. 17, n.1, p. 97-97, 1997.

48.
AMARAL, L. H.;AMARAL, LUIZ HENRIQUE1997AMARAL, L. H.; ABRAHAM, Z. . Dinâmica e Cinemática de aglomerados abertos. Boletim. Sociedade Astronômica Brasileira, Brasil, v. 17, n.1, p. 114-114, 1997.

49.
AMARAL, L. H.;AMARAL, LUIZ HENRIQUE1997AMARAL, L. H.; LÉPINE, Jacques Raymond Daniel . A curva de rotação da galáxia e a matéria escura. Boletim. Sociedade Astronômica Brasileira, Brasil, v. 16, n.3, p. 3-4, 1997.

50.
AMARAL, L. H.;AMARAL, LUIZ HENRIQUE1996 AMARAL, L. H.; LÉPINE, Jacques Raymond Daniel . The Galactic Spiral Structure. Revista Mexicana de Astronomía y Astrofísica. Serie de Conferencias, México, v. 4, n.4, p. 121-121, 1996.

51.
AMARAL, L. H.;AMARAL, LUIZ HENRIQUE1996 AMARAL, L. H.. Downsizing Dark Matter ?. Sky Telescope Magazine, v. 1, p. 18-18, 1996.

52.
AMARAL, L. H.;AMARAL, LUIZ HENRIQUE1996AMARAL, L. H.; ORTIZ, R. ; LÉPINE, Jacques Raymond Daniel ; MACIEL, W. J. . The rotation curve of the Galaxy obtained from planetary nebulae and AGB stars. Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, Inglaterra, v. 4, n.4, p. 121-121, 1996.

53.
AMARAL, L. H.;AMARAL, LUIZ HENRIQUE1995 AMARAL, L. H.; LÉPINE, Jacques Raymond Daniel . The Rotation Curve of the Galaxy and the main Stellar Populations. Journal D Società Astron, v. 66, p. 649-649, 1995.

54.
AMARAL, L. H.;AMARAL, LUIZ HENRIQUE1995AMARAL, L. H.; LÉPINE, Jacques Raymond Daniel . Determinação da Velocidade Angular do Padrão Espiral para a Galáxia. Boletim. Sociedade Astronômica Brasileira, Brasil, v. 15, n.1, p. 58-58, 1995.

55.
AMARAL, L. H.;AMARAL, LUIZ HENRIQUE1995AMARAL, L. H.; LÉPINE, Jacques Raymond Daniel . A curva de rotação da galáxia obtida a partir de Nebulosas Planetárias e Estrelas AGB. Boletim. Sociedade Astronômica Brasileira, Brasil, v. 15, n.1, p. 59-59, 1995.

56.
AMARAL, L. H.;AMARAL, LUIZ HENRIQUE1994AMARAL, L. H.; LÉPINE, Jacques Raymond Daniel . Estrutura Espiral da Galáxia - II. Boletim. Sociedade Astronômica Brasileira, Brasil, v. 14, n.1, p. 69-69, 1994.

57.
AMARAL, L. H.;AMARAL, LUIZ HENRIQUE1993AMARAL, L. H.; LÉPINE, Jacques Raymond Daniel . Estrutura Espiral da Galáxia - I. Boletim. Sociedade Astronômica Brasileira, Brasil, v. 13, n.2, p. 57-57, 1993.

58.
AMARAL, L. H.;AMARAL, LUIZ HENRIQUE1991 AMARAL, L. H.; ABRAHAM, Z. . Radio-Map of the Region G331.5-0.1 at 22 Ghz. Astronomy & Astrophysics (Berlin), Inglaterra, v. 251, n.251, p. 259-259, 1991.

59.
AMARAL, L. H.;AMARAL, LUIZ HENRIQUE1990 AMARAL, L. H.; ABRAHAM, Z. . Região G331.5-0.1 no Contínuo de 22 GHz. Revista Mexicana de Astronomía y Astrofísica. Serie de Conferencias, México, v. 21, n.21, p. 511-511, 1990.

60.
AMARAL, L. H.;AMARAL, LUIZ HENRIQUE1990AMARAL, L. H.; ABRAHAM, Z. . Rádio Mapa da Região G331.5-0.1 em 22 GHz. Boletim. Sociedade Astronômica Brasileira, Brasil, v. 12, n.1, p. 56-56, 1990.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MACHADO, J. T. ; SCHIMIGUEL, J. ; AMARAL, L. H. . A utilização do GeoGebra no ensino do Cálculo de área: Um relato da minha práxis docente. 1. ed. Novas Edições Acadêmicas, 2017. v. 1. 116p .

2.
ALLEVATO, N. S. G. ; CURI, E. ; AMARAL, L. H. . Dez Anos de Mestrado Profissional: Contribuições da pesquisa para o ensino. 1. ed. São Paulo: TERRACOTA, 2014. v. 1. 149p .

3.
SANTOS, C. A. B. ; ALLEVATO, N. S. G. ; AMARAL, L. H. ; CURI, E. . Ensino de ciências e matemática: a produção discente na pós-graduação. 1. ed. São Paulo: TERRACOTA, 2012. v. 1. 168p .

4.
CURI, E. ; AMARAL, L. H. . Formação de Professores em Ciências e Matemática. 1. ed. São Paulo: Terracota Editora, 2011. v. 1. 110p .

5.
ARAÚJO Jr, C. F. de ; AMARAL, L. H. . Ensino de Ciências e Matemática: tópicos em ensino e pesquisa. 1. ed. São Paulo: Andross Editora, 2006. v. 1. 180p .

Capítulos de livros publicados
1.
JESUS, G. C. ; AMARAL, L. H. ; CALEGARI, R. P. . Apuração e Análise dos Estilos de Aprendizagem de Felder através do aplicativo EdA CS 1.0; seu impacto nas estratégias de ensino e na busca por diferenciais competitivos. In: Maria Angela Lourençoni; Ricardo Pereira Calegari; Rubens Pantano Filho. (Org.). Reflexões e Práticas Docentes. 1ed.Salto - SP: Fox Tablet Editora, 2018, v. 1, p. 223-240.

2.
SCHIMIGUEL, J. ; CALEJON, L. M. C. ; ARAUJO JR., C. F. ; AMARAL, L. H. . Contribuições das pesquisas de doutorado em Tecnologia da Informação e Comunicação para o ensino de Ciências e Matemática. In: Norma Suely Gomes Allevato; Edda Curi. (Org.). Ensino de Ciências e Matemática - O legado da Pesquisa em 10 anos de Doutorado. 1ed.São Paulo: Paco Editorial, 2018, v. 1, p. 1-132.

3.
LIMA, N. J. ; AMARAL, L. H. . Mapeamento da Oferta do Curso de Pedagogia no Brasil nas Modalidades Presencial e a Distância. In: Juliano Schimiguel, João José Ferreira De Aguiar, Marlene Rodrigues Da Silva Aguiar. (Org.). Contribuições para as Ciências Gerenciais - Volume 8. 1ed.Jundiaí: Edições Brasil, 2016, v. 1, p. 127-135.

4.
AMARAL, L. H.; CALEGARI, R. ; JESUS, G. C. . Diagnóstico de Estilos de Aprendizagem de Felder-Silverman para definição de estratégias de ensino. In: Carmem Lucia Costa Amaral; Rita de Cassia Frenedozo. (Org.). Estratégias para o Ensino de Ciências: propostas e relatos de experiências. 1ed.São Paulo: Terracota, 2016, v. 1, p. 1-180.

5.
SOUZA, E. C. ; AMARAL, L. H. ; SCHIMIGUEL, J. . Tecnologias e inovação educacional: metodologias ativas para nativos digitais na EAD no Ensino Superior. In: Araujo Jr, Carlos Fernando. (Org.). Tecnologias digitais e Educação a Distância: pesquisa e inovação no Ensino Superior. Volume II. 1ed.São Paulo: Terracota Editora, 2016, v. II, p. 1-180.

6.
SOUZA, J. F. ; AMARAL, L. H. . A Utilização da Modelagem Matemática para Elaboração de Dados Estatísticos em uma Pesquisa Salarial: Uma experiência com Estudantes do Ensino Superior. In: Celi Espasandin Lopes. (Org.). Os Movimentos da Educação Estatística na Escola Básica e no Ensino Superior. 1ed.Campinas - SP: Mercado de Letras, 2014, v. 1, p. 323-343.

7.
CURI, E. ; AMARAL, L. H. . Dez Anos do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática: Retrospectiva e Projeções. In: Norma Suely Gomes Allevato; Edda Curi; Luiz Henrique Amaral. (Org.). Dez Anos de Mestrado Profissional: Contribuições da pesquisa para o ensino. 1ed.São Paulo: TERRACOTA, 2014, v. 1, p. 13-34.

8.
SOUZA, J. F. ; AMARAL, L. H. . TRAJETÓRIA DO CURSO TECNOLÓGICO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NA UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL: EM BUSCA DE UM GERENCIAMENTO EFICAZ. In: Cintia Aparecida Bento dos Santos;Norma Suely Gomes Allevato;Luiz Henrique Amaral;Edda Curi. (Org.). Ensino de ciências e matemática: a produção discente na pós-graduação. 1ed.São Paulo: TERRACOTA, 2012, v. 1, p. 1-12.

9.
RAMOS, I. J. ; BARROQUEIRO, C. H. ; AMARAL, L. H. . As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e os Institutos e Centros Federais no Cenário de Formação de Professores de Ciências e Matemática. In: Curi. E.; Amaral, L.H.. (Org.). Formação de Crofessores em Ciências e Matemática. 1ed.São Paulo: Terracota Editora, 2011, v. 1, p. 59-68.

10.
SANTOS, M. E. L. ; SOUZA, J. F. ; AMARAL, L. H. . Análises dos índices de aprovação por faixa etária e gênero em disciplinas ofertadas na modalidade a distância no ensino superior. In: Lopes, C. E.; Allevato, N.. (Org.). Matemática e Tecnologias. 1ed.São Paulo: Terracota Editora, 2011, v. 1, p. 115-126.

11.
SANTOS, M. E. L. ; AMARAL, L. H. . Ambientes e Objetos de Aprendizagem Como Suporte ao Ensino de Matemática: um estudo de caso. In: Edda Curi; Norma Suely Gomes Allevato. (Org.). Pesquisas e Práticas em Educação Matemática, Física e Tecnologias Computacionais. 1ed.São Paulo: Terracota, 2009, v. 1, p. 71-84.

12.
AMARAL, L. H.; AMARAL, C. L. C. . Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação. In: Sueli Cristina Marquesi; Vanda Maria da Silva Elias; Ana Lúcia Tinoco Cabral. (Org.). Interações Virtuais: Perspectivas para o Ensino de Língua Portuguesa a Distância. 1ed.São Carlos: Editora Claraluz, 2008, v. 1, p. 11-20.

13.
CENATI, A. ; ARAÚJO Jr, C. F. de ; AMARAL, L. H. . Ambiente virtual no ensino de informática aplicada: ampliando o tempo e o espaço na prática. In: Jardênia, A.M.; Silveira, I.F.; Farias, L.A.; Sparano, M.; Di Lório, P.L.; Domingues, S.F.S.. (Org.). Aprender na Prática: Experiência de ensino e aprendizagem. 1ed.São Paulo: EI - Edições Inteligentes, 2007, v. 1, p. 257-264.

14.
SILVEIRA, Ismar Frango ; ARAÚJO Jr, C. F. de ; AMARAL, L. H. ; OLIVEIRA, Ivan C A ; SCHIMIGUEL, Juliano ; LEDÓN, M. F. P. ; FERREIRA, M. A. G. . Granularity and Reusability of Learning Objects. In: Alex Koohang;Keith Harman. (Org.). Learning Objects and Instructional Design. 1ed.Santa Rosa, California, EUA: Koohang, A. & Harman, K. (Eds.) - Informing Science Press, 2006, v. 1, p. 139-170.

15.
SILVEIRA, Ismar Frango ; ARAÚJO Jr, C. F. de ; AMARAL, L. H. ; OLIVEIRA, Ivan C A ; SCHIMIGUEL, Juliano ; LEDON, M F ; FERREIRA, M. A. G. . Granularidade e Reuso de Objetos de Aprendizagem. In: Carlos Fernando de Araujo Jr.; Ismar Frango Silveira. (Org.). Tecnologia da Informação e Educação: Pesquisas e Aplicações. 1ed.São Paulo: Andross Editora, 2006, v. 1, p. 65-83.

16.
AMARAL, L. H.; ELIAS, D. . Espaços não formais de aprendizem e alfabetização científica. In: Araújo Jr., C. F.; Amaral, L. H.. (Org.). Ensino de Ciências e Matemática: tópicos em ensino e pesquisa. 1ed.São Paulo: Andross, 2006, v. 1, p. 239-248.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARROQUEIRO, C. H. ; SCHIMIGUEL, J. ; VALE, I. ; FERREIRA, R. A. ; AMARAL, L. H. . A arte de aprender e ensinar Matemática: formulação e resolução de problemas na formação continuada de professores. In: VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2017, Madrid. Sociedades de Profesores de Matemáticas. Madrid, 2017. v. 8. p. 13-19.

2.
BARROQUEIRO, C. H. ; FERREIRA, R. A. ; VALE, I. ; SCHIMIGUEL, J. ; AMARAL, L. H. . Inovação Pedagógica: Trilhos Matemáticos e as Tecnologias. In: VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2017, Madrid. Sociedades de Profesores de Matemáticas, 2017. v. 8. p. 1-12.

3.
BARROQUEIRO, C. H. ; FERREIRA, R. A. ; VALE, I. ; SCHIMIGUEL, J. ; AMARAL, L. H. . Uso de Trilhos Matemáticos e Tecnologia na formação contínua de professores da Educação Inclusiva. In: VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2017, Madrid. Sociedades de Profesores de Matemáticas, 2017. v. 8. p. 1-15.

4.
AQUINO FILHO, G. F. ; MACHADO, J. T. ; AMARAL, L. H. ; ARAUJO JR., C. F. . Kweb - Aplicação de Software para Simplificação de Sistemas Digitais. In: I Simpósio em Ensino de Ciências e Matemática, 2016, São Paulo. Anais do I Simpósio em Ensino de Ciências e Matemática. São Paulo: São Paulo, 2016. v. 1. p. 1-10.

5.
BARUFFI, B. ; AQUINO FILHO, G. F. ; AMARAL, L. H. . SEPIR - SISTEMA ELETRÔNICO DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS EM RODOVIAS. In: I Simpósio em Ensino de Ciências e Matemática, 2016, São Paulo. Anais do I Simpósio em Ensino de Ciências e Matemática. São Paulo, 2016. v. 1. p. 33-39.

6.
LIMA, N. J. ; AMARAL, L. H. . O CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: I Simpósio em Ensino de Ciências e Matemática, 2016, São Paulo. Anais do I Simpósio em Ensino de Ciências e Matemática. São Paulo, 2016. v. 1. p. 248-255.

7.
LIMA, A. ; AQUINO FILHO, G. F. ; AMARAL, L. H. . CONTROLE DE USUÁRIOS DE REDES WIRELESS EM AMBIENTE ESCOLAR. In: I Simpósio em Ensino de Ciências e Matemática, 2016, São Paulo. Anais do I Simpósio em Ensino de Ciências e Matemática. São Paulo, 2016. v. 1. p. 256-261.

8.
SILVA, M. P. ; AQUINO FILHO, G. F. ; AMARAL, L. H. . INVISIBLE GLASSES - ÓCULOS COM SISTEMA DE ULTRASSOM. In: Simpósio em Ensino de Ciências e Matemática, 2016, São Paulo. Anais do I Simpósio em Ensino de Ciências e Matemática. São Paulo, 2016. v. 1. p. 328-331.

9.
WANG, A. L. ; AQUINO FILHO, G. F. ; AMARAL, L. H. . SISTEMA QUE EVITA ESQUECIMENTO DE CRIANÇAS E ANIMAIS EM VEÍCULOS. In: I Simpósio em Ensino de Ciências e Matemática, 2016, São Paulo. Anais do I Simpósio em Ensino de Ciências e Matemática. São Paulo, 2016. v. 1. p. 470-475.

10.
MACHADO, J. T. ; AQUINO FILHO, G. F. ; AMARAL, L. H. . A utilização do Geogebra na contextualização do ensino de química: um relato da práxis docente. In: III SIMPÓSIO NACIONAL DE GRUPOS COLABORATIVOS E DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA, 2015, São Paulo. SIMPÓSIO NACIONAL DE GRUPOS COLABORATIVOS E DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA. São Paulo, 2015. v. 1. p. 1-10.

11.
AQUINO FILHO, G. F. ; AMARAL, L. H. ; SCHIMIGUEL, Juliano . A importância do professor na educação a distância. In: III SIMPÓSIO NACIONAL DE GRUPOS COLABORATIVOS E DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA, 2015, São Paulo. III SIMPÓSIO NACIONAL DE GRUPOS COLABORATIVOS E DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA. São Paulo, 2015. v. 1. p. 1-10.

12.
AQUINO FILHO, G. F. ; AMARAL, L. H. ; MACIEL, M. D. . O valor das coisas. In: III SIMPÓSIO NACIONAL DE GRUPOS COLABORATIVOS E DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA, 2015, São Paulo. III SIMPÓSIO NACIONAL DE GRUPOS COLABORATIVOS E DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA. São Paulo, 2015. v. 1. p. 1-10.

13.
MACHADO, J. T. ; AMARAL, L. H. ; AQUINO FILHO, G. F. . A construção de uma sequência didática no estudo do cálculo de área utilizando o geogebra. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO CIENTIFICA E TECNOLOGICA, 2015, São Paulo. III CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO CIENTIFICA E TECNOLOGICA, 2015. v. 1.

14.
CAMPOS, L. S. ; ARAÚJO, M. S. T. de ; AMARAL, L. H. . Tendências das Pesquisas Envolvendo Experimentação em Ensino de Física Identificadas em Teses e Dissertações entre 2002 - 2011. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (IX ENPEC), 2013, Águas de Lindóia - SP. Anais - IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (IX ENPEC). São Paulo, 2013. v. 1. p. 1-8.

15.
CAMPOS, L. S. ; ARAÚJO, M. S. T. de ; AMARAL, L. H. . Tendências Mostradas nos Resumos das Teses e Dissertações Envolvendo Experimentação em Ensino de Física e Laboratório Didático de Física entre 2002 2011. In: III Encontro de Produção Discente - PUCSP/UNICSUL, 2013, São Paulo. Anais do III Encontro de Produção Discente. São Paulo, 2013. v. 1. p. 1-15.

16.
SOUZA, J. F. ; AMARAL, L. H. . TRAJETÓRIA DO CURSO TECNOLÓGICO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NA UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL: EM BUSCA DE UM GERENCIAMENTO EFICAZ. In: II - Encontro de Produção Discente PUCSP/ Cruzeiro do Sul, 2012, São Paulo. Anais do II - Encontro de Produção Discente PUCSP/UNICSUL. São Paulo, 2012. v. 1. p. 1-12.

17.
RAMOS, I. J. ; AMARAL, L. H. . RELAÇÕES E INTERAÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA COM AS TECNOLOGIAS. In: II Seminário Hispano-Brasileiro de Avaliação das Atividades Relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade e III Jornada Internacional de Ensino de Ciências e Matemática, 2012, São Paulo. Anais do II Seminário Hispano Brasileiro - CTS. São Paulo, 2012. v. 1. p. 579-593.

18.
COSTA, R.H. ; GOMES, R. C. ; NEVES, A. A. ; SILVEIRA, I. F. ; SCHIMIGUEL, J. ; AMARAL, L. H. . Pré-concepções de estudantes do ensino superior sobre as teorias de aprendizagem. In: XIII CONFERENCIA INTERAMERICANA DE EDUCACAO MATEMATICA, 2011, Recife. XIII CONFERENCIA INTERAMERICANA DE EDUCACAO MATEMATICA. Recife, 2011. v. 1. p. 1-10.

19.
BARROQUEIRO, C. H. ; BONICI, R. ; MELO, J. P. B. C. ; AMARAL, L. H. ; ARAÚJO JR, Carlos Fernando de . O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: UMA BENÇÃO OU UM PROBLEMA?. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis - SC. Anais do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências,. Florianópolis. v. 1. p. 1-10.

20.
MORRONE, W. ; ARAÚJO, M. S. T. de ; AMARAL, L. H. . Conceituando corrente e resistência elétrica por meio do conhecimento sensível: um experimento para aprendizagem significativa de alunos deficientes visuais.. In: XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2009, Vitória - ES. Anais do XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física. Vitória - ES, 2009. v. 1. p. 1-10.

21.
ARAÚJO, M. S. T. de ; AMARAL, L. H. . O Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Unicsul e Seus Impactos na Formação dos Professores. In: Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), 2007, São Luis - Maranhão. XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF). São Luis - Maranhão, 2007. v. 1. p. 1-10.

22.
MORRONE, W. ; LOZADA, C. O. ; AMARAL, L. H. ; ARAÚJO, M. S. T. de . Conceituando Corrente e a Resistência Elétrica por Meio de Sensações Utilizando Materiais do Dia-a-Dia: Um Experimento para Aprendizagem Significativa de Alunos do Ensino Médio.. In: Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), 2007, São Luis - Maranhão. XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF). São Luis - Maranhão, 2007. v. 1. p. 1-9.

23.
MORRONE, W. ; LOZADA, C. O. ; AMARAL, L. H. ; ARAÚJO, M. S. T. de . Modelagem Matemática e a Atividade Experimental Como um Modelo de Integração no Ensino de Física.. In: Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), 2007, São Luis - Maranhão. XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF). São Luis - Maranhão, 2007. v. 1. p. 1-11.

24.
ELIAS, D. C. N. ; ARAÚJO, M. S. T. de ; AMARAL, L. H. . Articulação entre Espaços Formais e Não Formais de Aprendizagem Visando o Ensino de Conceitos de Astronomia. In: Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), 2007, São Luis - Maranhão. XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF). São Luis - Maranhão, 2007. v. 1. p. 1-10.

25.
SANTOS, M. E. L. ; AMARAL, L. H. . Objetos e Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Um estudo de caso para o Estágio Supervisionado de Docência. In: Mortimer, E. F. (Org.). Anais do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis - SC. VI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Belo Horizonte - MG, 2007. v. 1. p. 1-10.

26.
ARAÚJO, M. S. T. de ; AMARAL, L. H. . O Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Unicsul e a formação docente: contribuições e perspectivas de desenvolvimento profissional dos estudantes. In: Mortimer, E. F. (Org.). Anais do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis - SC. VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte - MG, 2007. v. 1. p. 1-10.

27.
ELIAS, D. C. N. ; AMARAL, L. H. ; ARAÚJO, M. S. T. de ; ARAÚJO JR, Carlos Fernando de . Análise das propostas de utilização das ferramentas computacionais para o ensino de Física no nível médio e superior.. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC, 2005, BAURU. Atas do ... ENPEC. BAURU: CD - FC-UNESP, 2005. v. 5. p. 1-12.

28.
ELIAS, D. C. N. ; AMARAL, L. H. ; MATSUURA, O. . Planetário de São Paulo: contribuição como espaço não formal de aprendizagem e alfabetização científica.. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru. Atas do ... ENPEC. Bauru: CD-FC-UNESP, 2005. v. 5. p. 1-11.

29.
ARAUJO, M. A. A. ; ELIAS, D. C. N. ; AMARAL, L. H. ; ARAÚJO, M. S. T. de ; VOELZKE, M. R. . A visão do universo segundo a concepção de um grupo de alunos do ensino médio de São Paulo.. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru. Atas do ... ENPEC. Bauru: CD - FC/UNESP, 2005. v. 5. p. 1-11.

30.
AMARAL, L. H.; SCHIMIGUEL, Juliano ; ARAÚJO Jr, C. F. de . Critérios em Design da Interface para Ambientes Educacionais na Web. In: WCETE´2004 World Congress on Engineering and Tecnology Education, 2004, Guarujá, 2004.

31.
AMARAL, L. H.; SCHIMIGUEL, Juliano ; ARAÚJO JR, Carlos Fernando de ; SILVEIRA, Ismar Frango ; OLIVEIRA, Ivan Carlos Alcantara de ; VEIGA, Jaime Sandro da . Implementação de um Gerador de Gráficos para Fórmulas Matemáticas. In: GCETE2005 Global Congress on Engeneering and Technology Education, 2004, Bertioga, 2004.

32.
AMARAL, L. H.; SCHIMIGUEL, Juliano ; SILVEIRA, Ismar Frango ; ARAÚJO JR, Carlos Fernando de ; OLIVEIRA, Ivan Carlos Alcantara de ; LEDÓN, M. F. P. ; BARBOSA JR, A. T. . E-Tools: Ferramentas para o Ensino Aprendizagem na Web. In: IADIS WWW/Internet 2004 Conferência Ibero-Americana, 2004, Madrid, 2004.

33.
AMARAL, L. H.; SCHIMIGUEL, Juliano ; SILVEIRA, Ismar Frango ; ARAÚJO JR, Carlos Fernando de ; OLIVEIRA, Ivan Carlos Alcantara de ; LEDÓN, M. F. P. ; BARBOSA JR, A. T. . Objetos de Aprendizagem na Web como Ferramentas Auxiliares para o Ensino. In: CLEI2004 XXX Conferência Latinoamericana de Informática e CIESC2004 Congresso IberoAmericano de Educacion Superior em Computación, 2004, Arequipa, 2004.

34.
AMARAL, L. H.; SILVEIRA, Ismar Frango ; BARBOSA JR, A. T. ; ARAÚJO JR, Carlos Fernando de ; OLIVEIRA, Ivan Carlos Alcantara de ; SCHIMIGUEL, Juliano . O Professor no Centro dos Processos de Ensino-Aprendizagem Mediados por Computador - O Projeto e-Class. In: IADIS WWW/Internet 2004 Conferência Ibero-Americana, 2004, Madrid, 2004.

35.
AMARAL, L. H.; ANDRADE, C. A. B. de ; JARMENDIA, A. M. . Hipertexto: por uma escrita interacional e interativa. In: 4o. Congreso Inernacional de Educación Superior, 2004, Havana, 2004.

36.
AMARAL, L. H.; ARAÚJO, M. S. T. de . O mestrado profissionalizante em Ensino de Ciências e Matemática da Unicsul: Perfil e Motivação dos alunos ingressantes. In: XXII EFNNE Encontro de físicos do Norte e Nordeste, 2004, Feria de Santana, 2004.

37.
SILVEIRA, Ismar Frango ; ARAÚJO JR, Carlos Fernando de ; AMARAL, L. H. ; OLIVEIRA, Ivan C A . Development of Reusable Learning Objects. In: ITHET - 4th International Conference on Information Technology Based Higher Education and Training, 2003, Marrakech. Proceedings of ITHET 2003. Marrakech: APRIMT, 2003. p. 301-305.

38.
ARAÚJO JR, Carlos Fernando de ; SILVEIRA, Ismar Frango ; AMARAL, L. H. ; SCHIMIGUEL, Juliano ; OLIVEIRA, Ivan C A ; TURINE, Marcelo dos Santos . Projeto WEL (Web Engineering for Learning) - Um Framework para o Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem. In: OEB 2003 - Online Educa Barcelona, 2003, Barcelona. Proceedings do OEB 2003 - Online Educa Barcelona. Berlin: ICWE GmbH, 2003. p. 209-213.

39.
SCHIMIGUEL, Juliano ; AMARAL, L. H. ; ARAÚJO JR, Carlos Fernando de ; SILVEIRA, Ismar Frango ; LEDON, M F ; TURINE, Marcelo dos Santos . Simulações como um Recurso para a Educação a Distância. In: Conferência Ibero-Americana WWW/Internet, 2003, Algarve, 2003.

40.
SCHIMIGUEL, Juliano ; ARAÚJO JR, Carlos Fernando de ; AMARAL, L. H. . Desenvolvimento de Situações para o Aprendizado em Cursos na Web. In: International Conference on Engineering and Computer Education, 2003, São Vicente, 2003.

41.
ARAÚJO JR, Carlos Fernando de ; OLIVEIRA, Ivan C A ; AMARAL, L. H. ; SILVEIRA, Ismar Frango . Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação a Distância no Ensino Superior: experiências na área de Computação e Informática. In: VI Congreso de Educación a Distancia Mercosur, 2002, Antofagasta, 2002.

42.
ARAÚJO JR, Carlos Fernando de ; AMARAL, L. H. ; TURINE, Marcelo dos Santos . Projeto Unicsul Campus Virtual: Construindo uma Universidade Virtual. In: Virtual Educa 2001 - Conferencia Internacional sobre Educación, Formación y Nuevas Tecnologías, 2001, Madri, 2001.

43.
TURINE, Marcelo dos Santos ; ARAÚJO JR, Carlos Fernando de ; AMARAL, L. H. ; TOGNARELLI, V R . Análise dos Resultados da Avaliação Institucional para a Melhoria da Qualidade dos Cursos de Computação e Informática. In: International Conference on Engineering and Computer Education (ICECE), 2000, São Paulo, 2000. p. 873-876.

44.
AMARAL, L. H.; ARAÚJO JR, Carlos Fernando de ; TURINE, Marcelo dos Santos ; BEZERRA, L. N. . Seleção de Tecnologias para Educação a Distância Mediada por Computador (EDMC), WISE'99. In: Workshop Internacional sobre Educação Virtual, 1999, Fortaleza. WISE'99 - Workshop Internacional sobre Educação Virtual, 1999. v. 1. p. 265-276.

45.
AMARAL, L. H.; MARQUESI, S. C. ; CRESCITELLI, M. ; ELIAS, V. S. ; ANDRADE, C. . Refletindo sobre um metodologia para o ensino de Língua Portuguesa na Web. In: Workshop Internacional sobre Educação Virtual, 1999, Fortaleza. WISE'99 - Workshop Internacional sobre Educação Virtual, 1999. v. 1. p. 361.

46.
AMARAL, L. H.; ARAÚJO JR, Carlos Fernando de ; TURINE, Marcelo dos Santos ; BEZERRA, L. N. . Metodologia para Seleção de Tecnologias para Educação a Distância Mediada por Computador (EDMC), WISE'99. In: 1o Congresso Internacional de Telemedicina, Educação e Treinamento à Distância, 1999, São Paulo. Publicação Eletrônica: http://relacon.com/telmed99/, 1999.

47.
AMARAL, L. H.; ARAÚJO, F. . Simuladores - Laboratórios Baseados Por Computador. In: 1o Congresso Internacional de Telemedicina, Educação e Treinamento à Distância, 1999, São Paulo. Publicação Eletrônica:http://relacon.com/telmed99/, 1999.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BARROQUEIRO, C. H. ; SCHIMIGUEL, J. ; AMARAL, L. H. ; OLIVEIRA, C. A. S. . Coaching spu, tic e gestão do conhecimento ferramentas para aperfeiçoar a formação de professores do Instituto Federal de São Paulo com base teórica Ator-Rede. In: XXIV Colóquio da AFIRSE - Portugal, 2017, Lisboa. A escola: dinâmicas e atores. Lisboa, 2017. v. 24. p. 1-5.

2.
BARROQUEIRO, C. H. ; OLIVEIRA, C. A. S. ; SCHIMIGUEL, J. ; AMARAL, L. H. . Medida Provisória do Ensino Médio: Reflexão, Análise e Discussão do Novo Currículo do ensino médio brasileiro. In: XXIV Colóquio da AFIRSE - Portugal, 2017, Lisboa. A escola: dinâmicase atores, 2017. v. 24. p. 01-7.

3.
BARROQUEIRO, C. H. ; SHITSUKA, R. ; SCHIMIGUEL, J. ; AMARAL, L. H. ; ROMERO, F. . Uso da análise de redes sociais, coaching educacional e gestão do conhecimento com suporte da teoria Ator-Rede para aumentar e qualificar a produção científica do corpo docente do Instituto Federal de São Paulo. In: XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal, 2017, Lisboa. A escola: dinâmicas e atores. Lisboa, 2017. v. 24. p. 01-06.

4.
BARROQUEIRO, C. H. ; OLIVEIRA, C. A. S. ; AMARAL, L. H. ; SCHIMIGUEL, J. . Uma proposta inovadora de prática docente na formação de professores de Matemática da Educação Básica a Distância.. In: In: XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal, 2017, Lisboa. A escola: dinâmicas e atores, 2017. v. 24. p. 01-06.

5.
BARROQUEIRO, C. H. ; ROMERO, F. ; OLIVEIRA, C. A. S. ; SHITSUKA, R. ; AMARAL, L. H. ; SCHIMIGUEL, J. . O alinhamento entre tecnologias e o coaching servindo como metodologia inclusiva e combativa à evasão escolar. In: XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal, 2017, Lisboa. A escola: dinâmicas e atores, 2017. v. 24. p. 01-4.

6.
BARROQUEIRO, C. H. ; FERREIRA, R. A. ; AMARAL, L. H. ; SCHIMIGUEL, J. . Trilhos Matemáticos e o Coaching Educacional servindo como metodologia inclusiva e combativa à evasão escolar. In: XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal, 2017, Lisboa. A Escola: dinâmicas e atores. Lisboa, 2017. v. 24. p. 1-6.

7.
BARROQUEIRO, C. H. ; ROMERO, F. ; SCHIMIGUEL, J. ; AMARAL, L. H. ; SHITSUKA, R. . Ferramentas modernas para se ensinar resolução de problemas matemáticos para os futuros professores da Educação Básica.. In: XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal, 2017, Lisboa. A escola:dinâmicas e atores, 2017. v. 24. p. 1-4.

8.
BARROQUEIRO, C. H. ; ROMERO, F. ; SCHIMIGUEL, J. ; AMARAL, L. H. ; SHITSUKA, R. ; OLIVEIRA, C. A. S. . O alinhamento do campus Cubatão do Instituto Federal de São Paulo e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica: estudo, análise e discussão de relações de poder com utilização da Análise de Redes Sociais e Teoria Ator-Rede. In: XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal, 2017, Lisboa. A escola: dinâmicas e atores, 2017. v. 24. p. 1-4.

9.
BARROQUEIRO, C. H. ; SCHIMIGUEL, J. ; AMARAL, L. H. ; SOUZA, M. . Coaching especial, TICs e Artes ferramentas para formação de professores da Educação Especial. In: XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal, 2017, Lisboa. XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal - A Escola: dinâmicas e atores. Lisboa. Lisboa, 2017. v. 24. p. 1-6.

10.
BARROQUEIRO, C. H. ; SCHIMIGUEL, J. ; AMARAL, L. H. ; DIAS, R. . Objeto de aprendizagem na inclusão de alunos com deficiência visual no desenvolvimento cognitivo da Matemática.. In: 5º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos, 2017, Porto. 5º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos. Porto: Porto Editora, 2017. v. 5. p. 1-6.

11.
BARROQUEIRO, C. H. ; AMARAL, L. H. ; OLIVEIRA, C. A. S. ; SCHIMIGUEL, J. ; MANICOBA, A. . Trilhos Matemáticos, TICs e Coaching Educacional na aprendizagem da transformada de Laplace na Automação Industrial. In: XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal, 2017, Lisboa. XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal - A escola:dinâmicas e atores, 2017. v. 24. p. 1-6.

12.
BARROQUEIRO, C. H. ; AMARAL, L. H. ; SCHIMIGUEL, J. . O Alinhamento entre as TICs e o Coaching Educacional servindo como metodologia inclusiva e combativa à evasão escolar nos cursos de formação de professores de Matemática. In: Encontro de Investigação em Educação Matemática, 2016, Évora. Encontro de Investigação em Educação Matemática. Évora: Editora Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, 2016. v. 1. p. 1-8.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AMARAL, L. H.; ARAÚJO JR, F. C. ; SCHIMIGUEL, Juliano ; SILVEIRA, Ismar Frango ; ARAÚJO JR, Carlos Fernando de . Desenvolvimento de Jogos Educacionais para o Ensino-Aprendizagem de Física.. In: ENIC2004 VIII Evento de Iniciação Científica da UNICSUL, 2004, São Paulo, 2004.

2.
AMARAL, L. H.; COSTA, A. P. ; SILVEIRA, Ismar Frango ; SCHIMIGUEL, Juliano ; OLIVEIRA, Ivan Carlos Alcantara de . Editor de Equações para Web. In: ENIC2004 VIII Evento de Iniciação Científica da UNICSUL, 2004, São Paulo, 2004.

3.
AMARAL, L. H.; GOTARDI, A. ; SCHIMIGUEL, Juliano ; SILVEIRA, Ismar Frango ; ARAÚJO JR, Carlos Fernando de . Desenvolvimento de Avaliação Eletrônica para Cálculo Diferencial e Integral. In: ENIC2004 VIII Evento de Iniciação Científica da UNICSUL, 2004, São Paulo, 2004.

4.
AMARAL, L. H.; GOTARDI, A. ; SCHIMIGUEL, Juliano ; SILVEIRA, Ismar Frango ; ARAÚJO JR, Carlos Fernando de . Desenvolvimento de Avaliação Eletrônica para Cálculo Diferencial e Integral.. In: SIICUSP 12º Simpósio Internacional de Iniciação Científica, 2004, São Paulo, 2004.

5.
AMARAL, L. H.; HILDEBRAND, R ; SCHIMIGUEL, Juliano ; VEIGA, Jaime Sandro da ; ARAÚJO JR, Carlos Fernando de . Simulações como um Recurso para o Ensino-Aprendizagem. Estudo de caso na Disciplina de Cálculo I. In: ENIC2004 VIII Evento de Iniciação Científica da UNICSUL, 2004, São Paulo, 2004.

6.
CARRARE, Ana Paula Galvão Damasceno ; AMARAL, L. H. ; MOURA, Luiz Antonio Ribeiro de . Biblioteca virtual de imagens médicas (BVIM). In: VIII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2002, Natal, 2002.

7.
ARAÚJO JR, Carlos Fernando de ; SILVEIRA, Ismar Frango ; AMARAL, L. H. . A Framework for Developing and Managing Resource-Based Distance Learning Content in Higher Education. In: e-Learn 2002 - World Conference on e-Learning in Corporate, Goverment, Healthcare & Higher Education, 2002, Montreal. Proceedings of E-Learn 2002, 2002. p. 5-5.

8.
CARRARE, Ana Paula Galvão Damasceno ; AMARAL, L. H. ; MOURA, Luiz Antonio Ribeiro de . Biblioteca digital de imagens médicas (BDIM) - Uma proposta de democratização e conservação de imagens. In: Congresso Brasileiro de Computação, 2002, Itajaí, 2002.

9.
AMARAL, L. H.. Novas tecnologias comunicacionais e educação continuada. In: II Congresso Internacional da Abralin, 2001, Fortaleza. Anais do II Congresso Internacional da Abralin, 2001. p. 102-102.

10.
BOCZKO, R. ; DIAS, W. S. ; AMARAL, L. H. ; BENEVIDESSOARES, P. ; TEIXEIRA, R. . Determinação de memberships em aglomerados abertos por meio de movimentos próprios. In: Encontro Brasileiro de Astronomia Fundamental, 1998, Rio de Janeiro. Anais do Encontro Brasileiro de Astronomia Fundamental, 1998. v. 2. p. 173-176.

11.
BOCZKO, R. ; DIAS, W. S. ; AMARAL, L. H. ; BENEVIDESSOARES, P. ; TEIXEIRA, R. . Movimentos próprios de aglomerados abertos observados com o Círculo Meridiano de Valinhos. In: Encontro Brasileiro de Astronomia Fundamental, 1998, Rio de Janeiro. Encontro Brasileiro de Astronomia Fundamental, 1998. v. 2. p. 167-171.

12.
DIAS, W. S. ; BOCZKO, R. ; AMARAL, L. H. . Aglomerados Abertos: movimentos próprios detreminados pelo Círculo Meridiano do IAG, em Valinhos. In: Simpósio de Iniciação Científica do IAG-USP, 1997, São Paulo. Resumo do Simpósio de Iniciação Científica do IAG-USP, 1997. v. 2. p. 8.

13.
DIAS, W. S. ; AMARAL, L. H. ; TEIXEIRA, R. ; BENEVIDESSOARES, P. ; BOCZKO, R. . Aglomerados Abertos: Estudo de movimentos próprios e memberships. In: Simpósio de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 1997, São Paulo. Resumos do Simpósio de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo 5, 1997. v. 2. p. 158.

Apresentações de Trabalho
1.
COUTO JUNIOR, Wilton Aires Do ; OLIVEIRA, Wilson Antonio de ; AMARAL, L. H. ; SCHIMIGUEL, Juliano . Desenvolvimento de simulação para o aprendizado em cursos na Web. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
ARAÚJO JR, Carlos Fernando de ; SILVEIRA, Ismar Frango ; AMARAL, L. H. ; OLIVEIRA, Ivan C A . Desenvolvimento de material didáctico digital baseado na Web para área de computação e informática. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
AMARAL, L. H.. Banco de dados para análise morfológica de galáxias espirais de múltiplos braços. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
AMARAL, L. H.. Ondas de densidade como um mecanismo de formação do sistema solar. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
AMARAL, L. H.. Preparando os serviços de saúde para o próximo milênio. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
AMARAL, L. H.. Galactic Spiral Structure. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
AMARAL, L. H.. Cidades e Questões Sociais, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
AMARAL, L. H.. Pesquisas em Educação Matemática: Um Encontro entre a Teoria e a Prática. São Carlos, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

3.
AMARAL, L. H.. Tecnologia da Informação e Educação - Pesquisas e Aplicações. São Paulo, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

4.
AMARAL, L. H.. Metamorphosis: Guia para World Wide Web e Comércio Eletronico. São Paulo: Editora SENAC, 1996. (Tradução/Livro).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CARBONARI, A. ; AMARAL, L. H. . Pesquisa na Universidade. 2005. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
AMARAL, L. H.; MARTINS FILHO, J. . Ciência e Tecnologia. 2004. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
MARTINS FILHO, J. ; AMARAL, L. H. ; VOELZKE, M. R. . Astronomia. 2004. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
AMARAL, L. H.. Revista UNICSUL. 2005. (Editoração/Periódico).

2.
AMARAL, L. H.. Revista UNICSUL. 2004. (Editoração/Periódico).

3.
AMARAL, L. H.. A Família em dados. 2002. (Palestra).

4.
AMARAL, L. H.. Informática e o médico em formação. 2002. (Palestra).

5.
AMARAL, L. H.. Uniformização de currículos. 2001. (Palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
AMARAL, L. H.; SCHIMIGUEL, Juliano; CELONI, L.. Participação em banca de Alexandre Aparecido Neves. Uma proposta de uso de objetos de Aprendizagem no Ensino de Mecânica Aplicada: Um Estudo de Caso. 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Cruzeiro do Sul.

2.
AMARAL, C. L. C.; AMARAL, L. H.; CAMPOS, J. Q.. Participação em banca de Dionilson Mendes Gomes Pinheiro. A pesquisa de campo no processo de aprendizagem do profissional da área da saúde. 2011 - Universidade Cruzeiro do Sul.

3.
CURI, E.; PESSANHA, J. A. O.; AMARAL, L. H.. Participação em banca de Carlos Alberto de Campos. A abordagem conceitual do teletransporte quântico como tema motivador para a inserção da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio.. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul.

4.
AMARAL, L. H.; CURI, E.; PESSANHA, J. A. O.. Participação em banca de Silvio César Cecato. Uma estratégia para introdução de tópicos de FMC no EM: a utilização de textos de divulgação científica.. 2010. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul.

5.
VOELZKE, M. R.; AMARAL, L. H.; CELONI, L.. Participação em banca de Edson Pereira Gonzaga. Análise da Evolução das Concepções Astronômicas apresentadas por professores de algumas Escolas Estaduais (Mauá; Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra). 2009. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul.

6.
GUAZZELLI, I. R. B.; AMARAL, L. H.; PEDERIVA, A. B.. Participação em banca de José Moreira. Desafios do trabalho colaborativo em Educação Matemática. 2009. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul.

7.
AMARAL, L. H.; MACIEL, M. D.; BRAGA, S. A. M.. Participação em banca de Manoel de Araújo Oliveira. Uma proposta de análise de livros didáticos de Ensino de Física. 2008.

8.
VOELZKE, M. R.; AMARAL, L. H.; MATSURA, O. T.. Participação em banca de Edilene França de Oliveira. Percepção Astronômica de Um Grupo de Alunos do Ensino Médio de uma Escola da Rede Estadual de São Paulo. 2007.

9.
CURI, E.; AMARAL, L. H.; PIRES, C. M. C.. Participação em banca de Jucieny da Silva. Atitudes e Procedimentos de alunos do Ensino Médio frente à anunciados Matemáticos. 2007. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul.

10.
AMARAL, L. H.; ARAÚJO JR, Carlos Fernando de; CELONI, L.. Participação em banca de Marcio Eugen Klingenschmid Lopes dos Santos. Objetos e Ambientes Virtuais de Aprendizagem no Ensino de Matemática: Um Estudo de Caso para Estágio Supervisionado de Docência. 2007. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul.

11.
DIAS, M. A.; Campos, T. M.; AMARAL, L. H.. Participação em banca de Sirlene Neves de Andrade. Possibilidades de articulação entre as diferentes formas de conhecimento: a noção de função afim. 2006. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul.

12.
AMARAL, L. H.. Participação em banca de Cristina Pereira Loyola. Comércio eletrônico: Business to consumer - Um estudo sobre aquisição de produtos através da internet. 2001. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

13.
AMARAL, L. H.. Participação em banca de Cristina Loyola. Internet e Comércio Eletrônico. 2001. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

14.
AMARAL, L. H.; TURINE, Marcelo dos Santos. Participação em banca de Rosana Martins. Um Estudo de Caso para Educação a distância. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

15.
AMARAL, L. H.. Participação em banca de Luis Naito Mendes Bezerra. Metodologia para Seleção e Escolha de Tecnologia para Elaboração de Ensino à Distância. 1998. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Informação) - Universidade de Guarulhos.

16.
AMARAL, L. H.. Participação em banca de Rosana Martins. Um Estudo de Caso para Educação a distância.. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

17.
AMARAL, L. H.. Participação em banca de Jakov Trofo Surjan. Uma Contribuição para Procedimentos de Projetos de Redes Locais. 1997. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

18.
AMARAL, L. H.. Participação em banca de Jakov Trofo Surjan. Uma Contribuição para Procedimentos de Projetos de Redes Locais. 1997. Dissertação (Mestrado em Informatica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Teses de doutorado
1.
VOELZKE, M. R.; AMARAL, L. H.; VEIGA, Jaime Sandro da; BOCZKO, R.; BARRIO, J. B. M.. Participação em banca de Evonir Albrecht. Astronomia nas Propostas Curriculares dos Estados da Região Sul do Brasil: Uma Análise Comparativa. 2012. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Universidade Cruzeiro do Sul.

2.
CURI, E.; AMARAL, L. H.; NASCIMENTO, R. P.; SERRAZINA, M. L.; SILVA, M.. Participação em banca de Vera Maria Jarcovis Fernandes. Formação inicial de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental: a Matemática em questão. 2012.

3.
SHITSUKA, R.; VEIGA, J. S.; OLIVEIRA, C. A. S.; MELO, J. P. B. C.; AMARAL, L. H.. Participação em banca de Carlos Henrique Barroqueiro. O uso das Tecnolgias da Informação e da Comunicação na Formação de Professores de Física e Matemática do Instituto Federal de São Paulo. 2012. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Universidade Cruzeiro do Sul.

4.
CURI, E.; LOPES, C. A. E.; AMARAL, L. H.; NARDI, R.; MOREIRA, M. A.. Participação em banca de Cintia Aparecida Bento dos Santos. O ensino de Física na formação do professor de Matemática. 2010. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Universidade Cruzeiro do Sul.

5.
AMARAL, L. H.; MARQUESI, S. C.. Participação em banca de Vanda Maria da Silva Elias. Do hipertexto ao texto:uma metodologia para o ensino de Língua Portuguesa a distância. 2000. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
AMARAL, L. H.; Sigulem, D.. Presidente da banca avaliadora da prova didática apresentada pelo Professor Ivo Cipriano Branquinho, postulante à titulação de Professor Assistente. 2002. Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

2.
AMARAL, L. H.; DUARTE, M.. Membro da banca avaliadora da prova didática apresentada pela Professora Ana Paula Galvão Damasceno, postulante à titulação de Professor Instrutor. 2001. Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF). Teste. 2007. (Congresso).

2.
Encontro de Iniciação Científica.Encontro de Iniciciação Científica. 2001. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AMARAL, L. H.. Encontro do Iniciação Científica. 2008. (Exposição).

2.
AMARAL, L. H.. Encontro de Iniciação Científica. 2005. (Exposição).

3.
AMARAL, L. H.. ENIC - Encontro de Iniciação Científica. 2004. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Gilmar Ferreira de Aquino Filho. Ambientes Colaborativos para Ensino de Eletrônica e Lógica de Programação. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Cruzeiro do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Henrique Amaral.

2.
Jonatas Teixeira Machado. A utilização do GeoGebra no ensino de cálculo de área no curso de Química: um relato da práxis docente. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Orientador: Luiz Henrique Amaral.

3.
Alexandre Aparecido Neves. Uma proposta de uso de objetos de aprendizagem no ensino de mecânica aplicada: um estudo de caso. 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Cruzeiro do Sul, . Orientador: Luiz Henrique Amaral.

4.
Carlos Alberto de Campos. A abordagem conceitual do teletransporte quântico como tema motivador para a inserção da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio.. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, . Orientador: Luiz Henrique Amaral.

5.
Silvio César Cecato. Uma estratégia para introdução de tópicos de FMC no EM: a utilização de textos de divulgação científica.. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, . Orientador: Luiz Henrique Amaral.

6.
Salete Pagaime Gonçalves. Uso de Tecnologia no Ensinoe Aprendizagem de Trigonometria. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, Secertaria Estadual da Educação do Estado de São Paulo. Orientador: Luiz Henrique Amaral.

7.
Noêmia Naomi Senzaki. Estratégia de Ensino de Geometria por meio de Técnicas de Dobradura e Tecnologia. 2009. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, Secertaria Estadual da Educação do Estado de São Paulo. Orientador: Luiz Henrique Amaral.

8.
Manoel de Araújo Oliveira. Uma proposta de análise de livros didáticos de Ensino de Física. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, Secertaria Estadual da Educação do Estado de São Paulo. Orientador: Luiz Henrique Amaral.

9.
Márcio Eugen Klingenschmid Lopes dos Santos. Objetos e Ambientes Virtuais de Aprendizagem no Ensino de Matemática: Um Estudo de Caso Para o Estágio Supervisionado de Docência. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, Secertaria Estadual da Educação do Estado de São Paulo. Orientador: Luiz Henrique Amaral.

10.
Daniele Cristina Nardo Elias. Um projeto de intervenção nos espaços de exposições do planetário do Parque Ibirapuera. 2006. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, Fundação Vitae. Orientador: Luiz Henrique Amaral.

11.
Ana Paula Galvão Damasceno Carrare. Biblioteca virtual de imagens médicas. 2004. 0 f. Dissertação (Mestrado em Informática em Saúde) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Luiz Henrique Amaral.

Tese de doutorado
1.
José Ferreira de Souza. Estilos de Aprendizagem no Ensino de Estatística: Um estudo em um Curso Superior de Gestão de Recursos Humanos. 2015. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Universidade Cruzeiro do Sul, . Orientador: Luiz Henrique Amaral.

2.
Ivo de Jesus Ramos. Panorama das Licenciaturas de Ciências e Matemática no Brasil: Fragilidades, Ofertas e Tecnologias. 2014. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Universidade Cruzeiro do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Henrique Amaral.

3.
Marcio Eugen Klingenschmid Lopes dos Santos. Parâmetros para avaliação de objetos de aprendizagem. 2013. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Universidade Cruzeiro do Sul, . Orientador: Luiz Henrique Amaral.

4.
Carlos Henriques Barroqueiro. O uso das tecnologias da informação e da comunicação na formação de professores de física e matemática do instituto federal são paulo. 2012. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Universidade Cruzeiro do Sul, . Orientador: Luiz Henrique Amaral.

Iniciação científica
1.
Cristiane Pires Camilo. Banco de Dados Digital de Galáxias Espirais Externas para Análise Morfológicas. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Cruzeiro do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Luiz Henrique Amaral.

2.
Gemerson Pereira. Implantação de um Servidor de Banco de Dados Web Usando CGI. 1999. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Cruzeiro do Sul, Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Luiz Henrique Amaral.

3.
Wagner da Silva. Ferramentas de Autoria para Desenvolvimento de Aplicações Multimídia na Área Educacional. 1999. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Cruzeiro do Sul, Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Luiz Henrique Amaral.

4.
Rodrigo Tavares. Desenvolvimento de Games no ambiente de desenvolvimento Microsoft Visual Basic 5 - II. 1999. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Cruzeiro do Sul, Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Luiz Henrique Amaral.

5.
Rodrigo Tavares. Desenvolvimento de Games no ambiente de desenvolvimento Microsoft Visual Basic 5 - I. 1998. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Cruzeiro do Sul, Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Luiz Henrique Amaral.

6.
Wilton da Silva Dias. Movimentos Próprios de Aglomerados Abertos a partir de Observações Obtidas no Observatório Abrahão de Moraes. 1996. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Henrique Amaral.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SANTOS, M. E. L.2012SANTOS, M. E. L. ; AMARAL, L. H. . Avaliação de objetos virtuais de aprendizagem no ensino de matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 3, p. 83-93, 2012.

2.
CAMPOS, L. S.2014CAMPOS, L. S. ; ARAÚJO, M. S. T. de ; AMARAL, L. H. . Levantamento de dissertações e teses envolvendo a Experimentação em Ensino de Física e o Laboratório didático de Física entre 2002 e 2011. Revista de Produção Discente em Educação Matemática, v. 3, p. 50-65, 2014.


Livros e capítulos
1.
ALLEVATO, N. S. G. ; CURI, E. ; AMARAL, L. H. . Dez Anos de Mestrado Profissional: Contribuições da pesquisa para o ensino. 1. ed. São Paulo: TERRACOTA, 2014. v. 1. 149p .

1.
CURI, E. ; AMARAL, L. H. . Dez Anos do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática: Retrospectiva e Projeções. In: Norma Suely Gomes Allevato; Edda Curi; Luiz Henrique Amaral. (Org.). Dez Anos de Mestrado Profissional: Contribuições da pesquisa para o ensino. 1ed.São Paulo: TERRACOTA, 2014, v. 1, p. 13-34.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 11:19:02