Danielle de Brito Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5442828095700769
  • Última atualização do currículo em 14/11/2018


Cursa Bacharelado em Física na Universidade de São Paulo (USP). Possui interesse na área de Astronomia, principalmente em Astrofísica Extragaláctica com foco em aglomerados globulares extragalácticos e populações estelares. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Danielle de Brito Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, D. B.;BRITO-SILVA, D. de;BRITO-SILVA, D.;Brito Silva, D.;Silva, D. de B.


Formação acadêmica/titulação


2015
Graduação em andamento em Física.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Orientador: Paula Rodrigues Teixeira Coelho.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2014 interrompida
Graduação interrompida em 2015 em Geofisica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Ano de interrupção: 2015
2011 - 2012
Curso técnico/profissionalizante em Eletroeletrônica.
SENAI - Departamento Regional de São Paulo, SENAI/DR/SP, Brasil.
2010 - 2012
Ensino Médio (2º grau).
Serviço Social da Indústria - Diretório Regional São Paulo, SESI/SP, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2015
Curso de inglês - série Graduation. (Carga horária: 455h).
Wizard, WIZARD, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de iniciação científica, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Uma pipeline para detectar aglomerados globulares extragalácticos em imagens do J-PLUS e S-PLUS
Descrição: A comunidade astronômica brasileira está atualmente envolvida em surveys fotométricos que juntos devem observar mais de 15000 graus quadrados do céu. O conjunto de filtros de dois desses surveys, J-PLUS e S-PLUS, é composto de 5 filtros de banda larga baseados nos filtros do SDSS, complementados por 7 filtros de banda estreita que cobrem os principais índices estelares de 3700 a 9000. Esses surveys irão produzir mais de 280 TB de novas imagens do céu e 12 TB de catálogos com dados científicos extraídos das imagens. Será possível estudar centenas de milhões de estrelas da nossa Galáxia, realizar estudos arqueológicos em galáxias próximas, e pesquisar uma multitude de objetos astronômicos com padrões de variabilidade, como estrelas variáveis, supernovas e quasares. Uma das áreas que pode ser revolucionada com essa nova geração de surveys é o estudo de aglomerados globulares extragalácticos. Aglomerados globulares (AGs) são encontrados na maioria das galáxias e podem ser usados para traçar a formação da galáxia hospedeira. No entanto, eles não serão detectados pela pipeline de redução de dados dos surveys. Nesse projeto propomos suprir essa carência, e desenvolver uma pipeline para detecção de candidatos a AGs baseadas nos softwares SExtractor, CHEFs e scripts em python. Há grande interesse por parte da comunidade em tal ferramenta, que será depois disponibilizada para uso público..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Danielle de Brito Silva - Integrante / Paula Rodrigues Teixeira Coelho - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Astronomia.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Astronomia / Subárea: Astrofísica Extragaláctica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
Menção Honrosa da Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC), 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
2018
Trabalho selecionado para representar a Universidade de São Paulo na Humboldt-Universitãt zu Berlin devido ao mérito no 25º SIICUSP, Pró-Reitoria de Pesquisa da USP.
2017
Destaque no XXII Simpósio de Iniciação Científica do IAG, IGc e IME (1ª Etapa do Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo - SIICUSP 2017), Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP).
2017
Menção Honrosa na área de Ciências Exatas e da Terra da etapa internacional do 25º SIICUSP, Pró-Reitoria de Pesquisa da USP.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
Brito Silva, D.; COELHO, P. R. T. ; CHIES-SANTOS, A. L. . Detecting extragalactic globular clusters in early-type galaxies in J-PLUS images. In: XLI Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira, 2017, São Paulo. Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira, 2017. v. 30. p. 168-169.



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SILVA, D. B.. 25º SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo. Participação como avaliadora júnior na fase internacional.. 2017. Universidade de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. DETECTANDO AGLOMERADOS GLOBULARES EM GALÁXIAS A PARTIR DE IMAGENS DO J-PLUS. 2018. (Congresso).

2.
Humboldt-Universitãt zu Berlin.Detectando aglomerados globulares em galáxias early-type a partir de imagens do J-PLUS. 2018. (Simpósio).

3.
Precision Spectroscopy: From the First stars to exoplanets. 2018. (Outra).

4.
XLII Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira. Studying colors of extragalactic globular cluster using J-PLUS images. 2018. (Congresso).

5.
XLII Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira. Ages and metallicities for 50 globular clusters in NGC 1023. 2018. (Congresso).

6.
XXIII Simpósio de Iniciação Científica do IAG, IGc e IME / 26º SIICUSPI.Desvendando aglomerados globulares extragalácticos com o J-PLUS. 2018. (Simpósio).

7.
14th J-PAS Collaboration Meeting. 2017. (Encontro).

8.
25º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP) - Etapa internacional.Detectando aglomerados globulares em galáxias early-type a partir de imagens do J-PLUS. 2017. (Simpósio).

9.
3rd International Workshop on Stellar Spectral Libraries. Chemical abundances in XSL: a preliminary study. 2017. (Congresso).

10.
Astronomy School on Photometric Redshift. 2017. (Outra).

11.
Third Winter School of the Valongo Observatory.A pipeline to detect extragalactic globular clusters in J-PLUS and S-PLUS images: a preliminary study. 2017. (Outra).

12.
XLI Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira. Detecting extragalactic globular clusters in early-type galaxies in J-PLUS images. 2017. (Congresso).

13.
XXII Simpósio de Iniciação Científica do IAG, IGc e IME / 25º SIICUSP.Detectando aglomerados globulares em galáxias early-type a partir de imagens do J-PLUS. 2017. (Simpósio).



Outras informações relevantes


O trabalho apresentado no 25º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP), intitulado "Detectando aglomerados globulares em galáxias early-type a partir de imagens do J-PLUS" foi escolhido como um dos 15 melhores trabalhos apresentados na edição correspondente do evento e foi escolhido para representar a Universidade de São Paulo em eventos Brasil e no exterior.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 1:13:18