Camille da Costa Mello

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  • Última atualização do currículo em 18/10/2018


Atriz e pesquisadora da Placenta Cia de Teatro Ritual e Antropológico. Possui graduação em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (2017). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Camille da Costa Mello
Nome em citações bibliográficas
MELLO, C. C.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Graduação em Antropologia.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Sobre a plasticidade antropológica: uma revisão sobre a disciplina.
Orientador: Daniel Bitter.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2010 - 2012
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Pedro II, CP II, Brasil.




Formação Complementar


2018
Dança Contemporânea. (Carga horária: 45h).
Centro Cultural da UERJ, COART, Brasil.
2018
Dança Contemporânea com Paula Lopes.
Escola e Faculdade de Dança Angel Viana, FAV, Brasil.
2018 - 2018
Minicurso Introdução ao Patrimônio Cultural. (Carga horária: 20h).
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2018 - 2018
Oficina Deslocáveis com Rodrigo Maia e Tony Hewerton. (Carga horária: 2h).
Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, -, Brasil.
2018 - 2018
Oficina Contato e Manipulação de Objetos com Julia Franca. (Carga horária: 6h).
Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, -, Brasil.
2018 - 2018
Workshop Vocalidad y Palabra Significante en la Interpretacion Actoral. (Carga horária: 8h).
Centro Cultural Banco do Brasil, CCBB, Brasil.
2018 - 2018
Oficina As Histórias Secretas dos Objetos: origem, memória e identidade. (Carga horária: 8h).
Caixa Cultural, CAIXA, Brasil.
2018 - 2018
Oficina Princípios da Biomecânica Teatral de Meyerhold. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2017 - 2017
Curso de desenvolvimento do ator. (Carga horária: 260h).
ONG ECOA - Teatro Social, ECOA, Brasil.
2017 - 2017
Treinamento de atores Placenta Companhia de Teatro Ritual e Antropológico. (Carga horária: 100h).
Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo, CCLSL, Brasil.
2017 - 2017
Oficina de Teatro do Absurdo. (Carga horária: 16h).
Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian, -, Brasil.
2017 - 2017
Workshop O Ator e o Autor no Limite entre O Teatro e a Performance. (Carga horária: 7h).
Centro Cultural Banco do Brasil, CCBB, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Oficina Ateliê de Perfomance Módulo I. (Carga horária: 12h).
Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, CMAHO, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Arte relacional e Filosofia Pop #5. (Carga horária: 60h).
Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, CMAHO, Brasil.
2016 - 2016
Oficina de Teatro com José Araújo. (Carga horária: 32h).
Centro Cultural da UERJ, COART, Brasil.
2015 - 2015
O dramaturgo como trapeiro. (Carga horária: 3h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2013
Língua inglesa. (Carga horária: 350h).
Yielding English School LTDA, YES!, Brasil.
2008 - 2009
Iniciação ao teatro. (Carga horária: 520h).
ONG ECOA - Teatro Social, ECOA, Brasil.


Atuação Profissional



Museu de Astronomia e Ciências Afins, MAST, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2015 - 2017
A fronteira na história da Antropologia
Descrição: Considera-se aqui como um enigma sempre repetido e reformula pergunta sobre como a Antropologia constrói seu objeto, incluindo em seu foco os próprios pesquisadores e suas práticas (Fabian, 1983). O interesse desloca-se para o papel que objetos particulares desempenham na história de encontros do pesquisador com o outro,. Cabe indagar como determinados objetos aparecem na reflexão antropológica e quais as raízes históricas de tais debates. Esta análise visa a apresentar uma contribuição antropológica para a história da ciência. O objeto tangível dessa pesquisa envolve o enfoque da produção da etnografia de Curt Nimuendaju sobre os índios Ticuna em 1941 e 1942, referindo-a ao campo dos museus no contexto da segunda guerra mundial. A Amazônia, já aparecia então como uma área significativa do ponto de vista das potencialidades e limites das relações entre cultura e natureza, bem como para as políticas de desenvolvimento. Os conhecimentos dos índios da região faziam parte dos problemas que se colocavam na relação do pensamento ocidental com seus limites. A etnografia de Nimuendaju envolvia a tradução cultural de tais conhecimentos. São focalizados os artefatos Ticuna do Museu Goeldi e do Museu Nacional comparativamente com registros atuais do conhecimento Ticuna, correlacionando-os com as informações coletadas em arquivos com o conhecimento dos indígena sobre o céu, as estratégias socioambientais e o que se entende hoje por antropologia do clima. Em 2014 centrou-se na história da antropologia entre_guerras, que envolveu uma americanização da produção científica. Nimuendajú inseriu-se neste sistema como antropólogo, publicando artigos científicos nos EUA, mas os seus artefatos foram destinados a museus no Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Cênicas.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
MELLO, C. C.. Curt Nimuendajú, o conhecimento do céu Ticuna/Magüta e a observação do céu. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
HAZBOUN, A. ; BARROS, G. M. ; SIMÕES, D. ; ZANNI, L. ; LAGES, R. ; ALBUQUERQUE, R. ; RIBEIRO, T. ; TORRES, T. ; SHWAFATY, C. ; MELLO, C. C. . Da Cachola dos Pequenos. 2018. Teatral.

2.
TRINDADE, R. ; NAKASIMA, R. ; MENEZES, R. ; BAYONE, M. ; MOREIRA, G. ; DEYQUES, A. ; MELLO, C. C. . Corpo Marcado por Tentativas. 2018. Coreográfica.

3.
BARROS, G. M. ; LAGES, R. ; ALBUQUERQUE, R. ; ZANNI, L. ; RIBEIRO, T. ; VIEIRA, T. ; SIMÕES, D. ; MELLO, C. C. ; SOUZA, M. . Nona Nuvem. 2018. Teatral.

4.
BARROS, G. M. ; NEVES, R. ; MELLO, C. C. ; CAMPOS, A. ; LAGES, R. ; ALBUQUERQUE, R. ; RIBEIRO, T. ; SIMÕES, D. ; VIEIRA, T. ; SOUZA, M. . Nona Nuvem. 2017. Teatral.

5.
BELISÁRIO, A. ; MELLO, C. C. ; ZANNI, L. ; SOUZA, M. . Labéu - tempos em que é preciso dizer o ódio. 2017. Teatral.

6.
FERREIRA, E. ; HANZEN, A. ; DUTRA, R ; MELLO, C. C. ; COELHO, C. ; ESPOSITO, C. ; ITO, F. ; SOBROZA, I. ; TEÓFILO, J. ; CAPECE. R. ; LOPES, L. ; MELLO, M. ; CURCINO, T. ; MILET, V. ; GUIMARÃES, L. . O silêncio dos caranguejos devorados ou último suspiro. 2016. Teatral.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
28ª edição da UERJ Sem Muros. Corpo Marcado por Tentativas. 2018. (Feira).

2.
FENTA 80 - Festival Nacional de Teatro de Governador Valadares.Nona Nuvem. 2018. (Outra).

3.
FITU 2018 - Teatro e Periferia.Oficina "Princípios da Biomecânica Teatral de Meyerhold". 2018. (Outra).

4.
IV FESTA - Festival Internacional de Teatro de Palco e Rua de Araçuaí.Nona Nuvem. 2018. (Outra).

5.
Mostra Oficinas de Criação Artística da UERJ. Corpo Marcado por Tentativas. 2018. (Exposição).

6.
VII Festival Cena Brasil Internacional.Workshop Vocalidad y Palabra Significante en la Interpretacion Actoral. 2018. (Outra).

7.
14° Festival Nacional de Teatro de Duque de Caxias.Nona Nuvem. 2017. (Outra).

8.
I Congresso de Graduação em Antropologia. 2017. (Congresso).

9.
VI Festival Cena Brasil Internacional.Workshop O Ator e o Autor no Limite entre o Teatro e a Performance. 2017. (Oficina).

10.
FITU - Festival Integrado de Teatro da Unirio.Oficina "Mobilidade e Presença" com Laura Samy. 2016. (Oficina).

11.
Seminário Pontos, linhas e nós: etnografia, artes e cidades. 2016. (Seminário).

12.
XXI Jornada de Iniciação Científica PIBIC.Curt Nimuendajú, o conhecimento do céu Ticuna/ Magüta e a observação do céu. 2016. (Outra).

13.
70 anos da morte de Curt Nimuendajú. 2015. (Encontro).

14.
Diálogos transdisciplinares: Artista Pesquisador. 2015. (Seminário).

15.
III Jornada Interamericana de Astronomia Cultural. 2015. (Seminário).

16.
II Seminário de Estética e Crítica de Arte. 2015. (Seminário).

17.
IV Escuela Interamericana de Astronomia Cultural. 2015. (Congresso).

18.
Pontos, linhas e nós: etnografia, artes e cidades. 2015. (Seminário).

19.
29a Reunião Brasileira de Antropologia. 2014. (Congresso).

20.
Micropolítica do desejo e microfísica do poder (Deleuze e Foucault). 2014. (Seminário).




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