Gabriel Caldeira Gomes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0494088390037092
  • Última atualização do currículo em 31/10/2018


Técnico Em Meio Ambiente (2013) pelo Colégio Metrópole e graduando em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas gerais (2015-2018). Atualmente é Monitor do Laboratório de Geologia da PUC Minas e Bolsista do Programa Residência Pedagógica da CAPES). Atuou como Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID CAPES (2015-2018) e trabalhou na coordenação do Projeto de Extensão Escola Integrada (PROEX- PUC Minas). Foi pesquisador BIC Júnior durante o Ensino Fundamental (2009 - 2010) Atua principalmente nos seguintes temas: Meio Ambiente, Análise Ambiental, Geotecnologias, Geomorfologia, Diagnóstico de Paisagens, Análise Urbana e Regional, Educação ambiental, Metodologia de Ensino de Geografia, Produção de conteúdo audiovisual. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gabriel Caldeira Gomes
Nome em citações bibliográficas
GOMES, G. C.


Formação acadêmica/titulação


2015
Graduação em andamento em Geografia.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Bolsista do(a): PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS, PROUNI, Brasil.
2013 interrompida
Graduação interrompida em 2015 em Geografia.
Faculdade Dom Pedro II (BH), FAPE2, Brasil.
Bolsista do(a): PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS, PROUNI, Brasil.
Ano de interrupção: 2015
2012 - 2013
Curso técnico/profissionalizante em TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE.
COLÉGIO METRÓPOLE, METRÓPOLE, Brasil.
Bolsista do(a): PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE, PEP, Brasil.
2010 - 2012
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Engenheiro Francisco Bicalho, EEEFB, Brasil.
2001 - 2009
Ensino Fundamental (1º grau).
ESCOLA MUNICIPAL UNIÃO COMUNITÁRIA, EMUC, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
AutoCAD para Mineração. (Carga horária: 72h).
Iaulas, IA, Brasil.
2015 - 2015
Ecoturismo. (Carga horária: 20h).
Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.
2014 - 2014
Saúde Vocal para Professores - turma 38. (Carga horária: 20h).
Escola de Saúde Pública de Minas Gerais, ESP/MG, Brasil.
2014 - 2014
Adubos e Adubação. (Carga horária: 50h).
Iaulas, IA, Brasil.
2012 - 2012
A geografia e os impactos ambientais urbanos. (Carga horária: 200h).
Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.
2012 - 2012
Breves considerações sobre o ICMS ecológico. (Carga horária: 10h).
Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.
2012 - 2012
Importância do sistema de gestão ambiental nas empresas. (Carga horária: 40h).
Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 8
Outras informações
Descrição: Estudou-se os significados constituídos pela comunidade escolar em uma unidade municipal de ensino para a avaliação dos alunos por meio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica nos últimos três anos. Configurou-se a investigação como uma pesquisa exploratória junto aos professores, alunos, funcionários e outros integrantes da comunidade da região da escola. Os entrevistados estavam, todos, envolvidos com o projeto da escola desde a identificação da necessidade de criá-la e participavam, no momento do estudo, de atividades significativas para o andamento dos trabalhos da escola. A pesquisa buscou compreender também a diferenciação do IDEB entre escolas da região do Barreiro, sobretudo, da Escola Municipal União Comunitária, local em que houve uma reversão do índice. As análises efetuadas pela equipe da pesquisa levaram à conclusão de que a comunidade escolar tem uma visão crítica dos instrumentos de avaliação, compreendendo o IDEB como imposição do Estado avaliador, sem relação com políticas públicas efetivas de melhorias das condições de trabalho e de interferência positiva nos destinos da educação pública. Foram feitas entrevistas, aplicação de questionários destinados à Comunidade Escolar e um longo relatório, que apontava as características da escola que eram responsáveis pelo seu desempenho no índice. Traçaram-se metas para melhor aproveitamento da escola.


Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor Remunerado, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolvimento de atividades de auxílio aos professores em aulas teóricas e práticas, nos trabalhos de campo e nas rotinas laboratoriais. Realização de ensino tutoreado por meio de monitoria nas matérias: Elementos de geologia, mineralogia e petrografia, Geomorfologia, geomorfologia climática e estrutural, pedologia e hidrologia.

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: técnico-científica, Enquadramento Funcional: Monitor Voluntário, Carga horária: 12
Outras informações
Monitoria Voluntária - 16° Seminário Claudio Peres de Praticas de Ensino e Geografia Aplicada

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: técnico-científica, Enquadramento Funcional: Monitor Voluntário, Carga horária: 14
Outras informações
Monitoria Voluntária - 15° Seminário Claudio Peres de Praticas de Ensino e Geografia Aplicada

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: técnico-científica, Enquadramento Funcional: Monitor Voluntário, Carga horária: 12
Outras informações
Monitoria Voluntária - 14° Seminário Claudio Peres de Praticas de Ensino e Geografia Aplicada


Consominas, CONSOMINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário Técnico Ambiental, Carga horária: 20
Outras informações
Participação no gerenciamento dos resíduos Sólidos e na atualização da planta baixa dos hangares 1,2,4 e 5 da empresa Líder no aeroporto da Pampulha. Foi componente da equipe responsável pelo levantamento e tratamento de dados primários para a realização do diagnóstico socioeconômico e ambiental do 3° trecho do empreendimento Boulevard Arrudas e das interseções geométricas da Av. Waldomiro Lobo.ais.

Atividades

04/2013 - 05/2013
Serviços técnicos especializados , Consominas, .

Serviço realizado
Composição gravimétrica e gerenciamento dos resíduos Sólidos; levantamento e tratamento de dados primários para a realização do diagnóstico socioeconômico e ambiental do 3° trecho do empreendimento Boulevard Arrudas; levantamento e tratamento de dados primários para a realização do diagnóstico socioeconômico e ambiental das interseções geométricas da Av. Waldomiro Lobo; atualização da planta baixa dos hangares 1,2,4 e 5 da empresa Líder Sgnature.


Projetos de pesquisa


2009 - 2010
BIC Júnior - Significados do IDEB no contexto escolar: Estudo de caso na Escola Municipal União Comunitária
Descrição: Estudou-se os significados constituídos pela comunidade escolar em uma unidade municipal de ensino para a avaliação dos alunos por meio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica nos últimos três anos. Configurou-se a investigação como uma pesquisa exploratória junto aos professores, alunos, funcionários e outros integrantes da comunidade da região da escola. Os entrevistados estavam, todos, envolvidos com o projeto da escola desde a identificação da necessidade de criá-la e participavam, no momento do estudo, de atividades significativas para o andamento dos trabalhos da escola. A pesquisa buscou compreender também a diferenciação do IDEB entre escolas da região do Barreiro, sobretudo, da Escola Municipal União Comunitária, local em que houve uma reversão do índice. As análises efetuadas pela equipe da pesquisa levaram à conclusão de que a comunidade escolar tem uma visão crítica dos instrumentos de avaliação, compreendendo o IDEB como imposição do Estado avaliador, sem relação com políticas públicas efetivas de melhorias das condições de trabalho e de interferência positiva nos destinos da educação pública. Foram feitas entrevistas, aplicação de questionários destinados à Comunidade Escolar e um longo relatório, que apontava as características da escola que eram responsáveis pelo seu desempenho no índice. Traçaram-se metas para melhor aproveitamento da escola..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) .
Integrantes: Gabriel Caldeira Gomes - Integrante / Júlio Flávio de Figueiredo Fernandes - Coordenador / Mauro Giffoni de Carvalho - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - 2017
Escola Integrada
Descrição: Trabalhei na coordenação do Projeto Escola Integrada da PUC Minas, auxiliei no cadastramento dos candidatos para as vagas disponíveis; preenchimento da ficha contratual e envio dos dados à PROEX para a emissão de contratos; realização de mapeamentos e analises cartográfica das Escolas Municipais em que os bolsistas atuavam; realização de encaminhamento das rescisões contratuais direcionadas à PROEX..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Projetos de ensino


2018 - Atual
Programa de Residência Pedagógica
Descrição: O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. Previsão de conclusão juntamente com a graduação..
Situação: Em andamento;
É um projeto em cooperação com: Agência de fomento, Instituição de Ensino, Empresa.
O projeto possui ações inovadoras no(a): Ensino Médio(2o grau), Graduação, Ensino Fundamental(1o grau).
Em relação a temática: Formação inicial ou continuada de professores, Ação inclusiva, Ensino e aprendizagem, Aprendizagem por projetos, Projetos de curso, Avaliação, Projeto de Intervenção, Integração social(escola, familia, comunidade), Inserção de tecnologias no ensino, Gestão.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: Aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, utilizando coleta de dados e diagnóstico sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias; Induzir a reformulação da formação prática nos cursos de licenciatura, tendo por base a experiência da residência pedagógica; Fortalecer, ampliar e consolidar a relação entre a IES e a escola, promovendo sinergia entre a entidade que forma e a que recebe o egresso da licenciatura e estimulando o protagonismo das redes de ensino na formação de professores; Promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de formação inicial de professores da educação básica às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)..
Alunos envolvidos: Ensino fundamental: (90) Ensino médio: (90) Graduação: (23) .
Integrantes: Gabriel Caldeira Gomes - Coordenador / Marcelo Eduardo Zanetti - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2015 - 2018
PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Descrição: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, realizado na Escola Estadual Lúcio dos Santos - BH. Dentre as atividades desenvolvidas estão: - Aulas sobre noções de escala; - Seminários de documentários; - Preparação para o ENEM; - Elaboração do Censo Escolar..
Situação: Concluído;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino, Empresa, Agência de fomento.
O projeto possui ações inovadoras no(a): Graduação, Ensino Fundamental(1o grau), Ensino Médio(2o grau).
Em relação a temática: Ação inclusiva, Avaliação, Aprendizagem por projetos, Integração social(escola, familia, comunidade), Inserção de tecnologias no ensino, Ensino e aprendizagem, Projetos de curso, Projeto de Intervenção, Formação inicial ou continuada de professores, Gestão.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: Objetivos do Programa: Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; contribuir para a valorização do magistério; elevar a qualidade da formação de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica; inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem; incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura..


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meio Ambiente.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
DESTAQUE ACADÊMICO, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GOMES, G. C.2016GOMES, G. C.; SOARES, T. P. ; OLIVEIRA, G. A. A. ; SILVA, G. S. A. E. . A influência da implantação do circuito cultural na percepção dos usuários da Praça da Liberdade. Revista Eletrônica do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, v. 3, p. 128-141, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
TRAVASSOS, L. E. P. ; GOMES, G. C. ; CALACA, G. E. ; SOUZA, J. T. . JOGOS DE TABULEIRO NA SALA DE AULA: PROPOSTA DE ENSINO DA GEOGRAFIA FÍSICA PELA ADAPTAÇÃO DO MONOPOLY®. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
GOMES, G. C.; SOARES, T. P. ; CAMPOS, R. L. ; SANTOS, G. ; SILVA, G. S. A. . Diagnóstico socioambiental do Território BH Cidadania - bairro Jardim Felicidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
GOMES, G. C.. Exposição: Paisagens, Imagens e Olhares.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
GOMES, G. C.; SOARES, T. P. ; SILVA, G. S. A. . Programa BH Cidadania e a relação com a rede comunitária do bairro Jardim Felicidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
GOMES, G. C.; CALACA, G. E. ; SOUZA, J. T. . A Expressão da Metamorfose Espacial na Avenida Afonso Pena. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
GOMES, G. C.; SOARES, T. P. ; SOUZA, J. T. ; REIS, R. A. P. ; CAMPOS, R. L. . A percepção socioambiental dos moradores do Bairro Jardim Canadá a respeito do próprio bairro e das áreas de proteção ambiental circundantes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
GOMES, G. C.. Geografando. 2013; Tema: Geografia, Meio Ambiente, Ecologia, Educação e Inovação.. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
GOMES, G. C.; CALACA, G. E. ; SILVA, G. S. A. E. . Tecnologias e educação: Google Earth, Google My Maps e Google Street View como recursos para aprendizagem na educação básica.. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
GOMES, G. C.; SILVA, G. S. A. E. ; CALACA, G. E. . Geotecnologia na Educação Básica - Uso do Google Earth como Ferramenta de Suporte Didático-Pedagógico. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
GOMES, G. C.; CALACA, G. E. ; SILVA, G. S. A. E. . Geotecnologia na Educação Básica: Google Earth como ferramenta didático-pedagógica.. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
GOMES, G. C.. Curso de orientação geográfica no cerrado. 2016. .

5.
GOMES, G. C.. Sistemas Da Terra. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
GOMES, G. C.. Gruta Laterítica no Parque Estadual Serra do Rola-Moça. 2014. Fotografia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Aula Inaugural do Instituto de Ciências Humanas: Novas possibilidades da política. 2018. (Outra).

2.
II Encontro Regional dos Mestrados Profissionais em Educação e Ensino de Minas Gerais. 2018. (Encontro).

3.
14° Seminári Claudio Peres de Práticas de ensino e Geografia Aplicada - Belo Horizonte: Os desafios da metrópole. 2016. (Seminário).

4.
Mostra de Pesquisa do Curso de Geografia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. 2016. (Outra).

5.
Noturno nos Museus. 2016. (Exposição).

6.
13° Seminário Cláudio Peres de Práticas de Ensino e Geografia Aplicada - Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade: desafios do milênio. 2015. (Seminário).

7.
Aula Inaugural: Geopolítica das Guianas. 2015. (Outra).

8.
Des-Territorialização em tempos de insegurança e contenção territorial terr. 2015. (Seminário).

9.
Mostra de Pesquisa do Curso de Geografia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. 2015. (Exposição).

10.
PUC Minas Sustentável. 2015. (Seminário).

11.
PUC Minas Sustentável. 2015. (Simpósio).

12.
Simpósio do ICH: Ensino, Pesquisa e Extensão - Diversidade cultural e sustentabilidade. 2015. (Simpósio).

13.
Simpósio das licenciaturas. 2014. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GOMES, G. C.; CALACA, G. E. . PUC Aberta. 2018. .

2.
GOMES, G. C.. PUC Aberta. 2017. .

3.
GOMES, G. C.. PUC Aberta. 2016. .




Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
GOMES, G. C.; CALACA, G. E. ; SILVA, G. S. A. E. . Tecnologias e educação: Google Earth, Google My Maps e Google Street View como recursos para aprendizagem na educação básica.. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
GOMES, G. C.. Sistemas Da Terra. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 09/12/2018 às 21:38:33