Lucas José Mendes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1766120519068585
  • Última atualização do currículo em 03/07/2017


Graduando em Engenharia Florestal na Universidade Federal do Espírito Santo. Possui qualificação técnica em Agropecuária pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2011). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lucas José Mendes
Nome em citações bibliográficas
MENDES, L. J.


Formação acadêmica/titulação


2014
Graduação em andamento em Engenharia Florestal.
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
2009 - 2011
Curso técnico/profissionalizante.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.
2009 - 2011
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica FAPES, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista do projeto "Introdução de leguminosas arbóreas não tradicionais no sul do Espírito Santo: Fixação biológica do nitrogênio e suas consequências na ciclagem de nutrientes e na fertilidade do solo."

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Graduando, Enquadramento Funcional: Engenharia Florestal - UFES, Carga horária: 40

Atividades

10/2015 - Atual
Extensão universitária , Centro de Ciências Agrárias e Engenharias, Departamento de Ciências Florestais e da Madeira.

Atividade de extensão realizada
Floema Jr. - Empresa Júnior de Engenharia Florestal/UFES.
05/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Agrárias e Engenharias, Departamento de Ciências Florestais e da Madeira.



Linhas de pesquisa


1.
Solos Florestais
2.
Nutrição Florestal
3.
Silvicultura


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Introdução de leguminosas arbóreas não tradicionais no sul do Espírito Santo: Fixação biológica do nitrogênio e suas consequências na ciclagem de nutrientes e na fertilidade do solo
Descrição: Considerando o uso silvicultural das espécies do presente estudo, bem como os trabalhos até o presente momento são incipientes ou escassos, neste contexto, destacam se o paricá e o angico-curtidor, espécies adaptadas a crescerem em ambientes diversos. Tais espécies apresentam crescimento moderado a rápido, e cerne resistente, possibilitando diversos usos da madeira. Estas características fazem com que as espécies em questão têm potencial para ser usada em plantios puros com fins comerciais, de recuperação de áreas degradadas e para sequestro de carbono. O presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral verificar a ocorrência de fixação biológica de nitrogênio em plantações monoespecíficas de angico-curtidor e paricá em idade adulta, bem como as alterações no ecossistema decorrentes dessa introdução. Como objetivos específicos têm-se: 1) estimar a proporção de N derivado da fixação simbiótica (%Ndfa) pela abundancia natural do 15N; 2) estimar a produção de serapilheira; 3) avaliar as mudanças nas propriedades químicas do solo após 6 anos de plantio; 4) estimar o estoque de N no solo e a taxa de mineralização do N; 5) avaliar o crescimento das plantas e a ocupação do dossel através de leituras do índice de área foliar e projeção de copa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Lucas José Mendes - Integrante / Marcos Vinicius Winckler Caldeira - Integrante / Tiago de Oliveira Godinho - Integrante / Ítalo Favoreto Campanharo - Integrante / Ranieri Ribeiro Paula - Coordenador / Marcos G. Pereira - Integrante / Jean-Pierre Bouillet - Integrante / Paulo Cesar Ocheuze Trivelin - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - Auxílio financeiro.
2015 - 2016
Superfície de resposta e utilização de EDTA e EDDS na otimização da fitorremediação induzida em feijão-de-porco em solo contaminado com Cádmio
Descrição: O presente estudo teve como objetivo avaliar o comportamento do feijão-de-porco (Canavalia ensiformis) cultivado em solo contaminado com metais pesados. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, com delineamento experimental em blocos ao acaso, em arranjo fatorial de 4x4+1, com o cádmio na dose de 400 mg.dm-3; dois agentes quelantes (EDTA e EDDS) combinados com quatro doses cada (2,5; 5; 7,5 e 10 mg kg-1), de modo a obter uma superfície de resposta com a melhor combinação entre os agentes quelantes; mais um controle, com três repetições, totalizando 51 unidades experimentais. Foram usados vasos de polietileno com capacidade de 3 dm³. O solo teve o pH corrigido, os níveis de nutrientes elevados e foi contaminado com o metal pesado. A espécie recebeu irrigação diária ao longo dos 90 dias de condução do experimento. Ao final do experimento o material coletado foi seco em estufa, pesado e triturado, para as análises do conteúdo de cádmio. As leituras do conteúdo do metal pesado na planta e no solo foram realizadas em espectrofotômetro de absorção atômica. Os resultados obtidos foram discutidos com base no método de otimização simplex..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Lucas José Mendes - Integrante / Diego Lang Burak - Coordenador.
2015 - 2015
Avaliação de indicadores químicos do solo na distinção dos níveis de degradação em pastagens na sub-bacia hidrográfica do Rio Alegre, ES
Descrição: O manejo da pecuária brasileira é, em sua maior parte, realizado de forma extensiva. Nessa situação, a degradação do solo influencia diretamente a quebra da sustentabilidade da produção forrageira sendo necessário entender os fatores que controlam os processos de degradação das pastagens. Diante disso, o objetivo desse trabalho foi avaliar os atributos químicos em locais com diferentes níveis de degradação das pastagens. A partir de resultados prévios, foram selecionados 35 locais de amostragem com diferentes níveis de degradação e relevo (declividade, altitude e faces de exposição) no distrito de Café e Roseira, Alegre/ES. Foram coletadas amostras deformadas em três profundidades (0-10; 10-20 e 60-80 cm) preferencialmente em Latossolos para avaliação dos atributos químicos. Os atributos foram avaliados pela estatística descritiva, teste de médias comparando faces de exposição e Análise de Componentes Principais para auxiliar a identificação do grupo de atributos que melhor consegue distinguir os níveis de degradação da pastagem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Lucas José Mendes - Integrante / Diego Lang Burak - Coordenador.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CAMPANHARO, I. F. ; CALDEIRA, M. V. W. ; CASTRO, K. C. ; AZEDIAS, J. R. ; RIBEIRO, A. C. ; MENDES, L. J. . Teor e redistribuição de nutrientes em folhas de Vochysia thyrsoidea e Vochysia bifalcata. In: IX Simpósio de Pós-Graduação em Ciências Florestais, 2017, Guarapari. Anais IX Simpósio Brasileiro de Pós-Graduação em Ciências Florestais. Alegre: CAUFES, 2016. v. 1. p. 1-1180.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX Simpósio Brasileiro de Pós-Graduação em Ciências Florestais.Teor e redistribuição de nutrientes em folhas de Vochysia thyrsoidea e Vochysia bifalcata. 2016. (Simpósio).

2.
Eucalipto Transgênico. Dá pra confiar?. 2015. (Outra).

3.
Jornada de Iniciação Científica - UFES. Avaliação de indicadores químicos do solo na distinção dos níveis de degradação em pastagens na sub-bacia hidrográfica do Rio Alegre, ES. 2015. (Exposição).

4.
Mudanças no Código Florestal Brasileiro. 2015. (Outra).

5.
Palestra de Empreendedorismo. 2015. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CALDEIRA, M. V. W. CORREIA, T. P. FERNANDES, M. R. M. SILVA, E. F. SOUZA, L. A. AOZANI, T. S. BELISARIO, A. V. SILVA, A. M. SILVA, A. M. BOA, A. C. BARRETO, A. M. R. LIMA, B. F. SILVA, G. M. A. MOREIRA, G. L. MATIAS, H. B. REBOLETO, I. D. MORO, I. P. MARQUES, J. L. OLIVEIRA, J. T. VINCO, J. S. BIGHI, K. N. LOPES, L. S. BERUDE, L. C. MENDES, L. J. PAULUCIO, M. C. , et al.NICACIO, M. A. MORAES, M. C. MORAES, M. C. CAPUCHO, M. E. O. V. JARDIM, M. C. GOMES, R. FALCAO, R. S. OLIVEIRA, S. B. NOGUEIRA, S. X. MARIANO, S. R. GOMES, V. O. ; I Simpósio de Ciências Florestais do Estado do Espírito Santo (SCIFLOR-ES). 2015. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 18:11:45