Samira Cassote Grandi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5070926101309283
  • Última atualização do currículo em 31/07/2018


Licenciada em Física pela Universidade Estadual de Maringá-UEM em 2014, Especialista em Metodologia para o Ensino de Física pela Faculdade Eficaz em 2015 e Especialista em Educação Especial pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação - ESAP em 2017. Mestre em Educação para o Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Maringá-UEM em 2017 e Doutoranda em Educação para o Ensino de Ciências e Matemática pela UEM. Atualmente é professora da Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná. Tem experiência nas áreas de Ensino de Física e Educação Especial. Atua nas linhas de pesquisa em Ensino, História da Ciência e Inclusão. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Samira Cassote Grandi
Nome em citações bibliográficas
GRANDI, S. C.


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Experiência de visitantes com deficiência visual na sala de Física do Museu de Ciências da Universidade Estadual de Maringá,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Prof. Dr. Luciano Carvalhais Gomes.
2017 - 2017
Especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL: ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES ESPECIAIS. (Carga Horária: 360h).
Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação, ESAP, Brasil.
Título: DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: sugestões para uma prática pedagógica enriquecedora.
2014 - 2015
Especialização em Metodologia para o Ensino de Física. (Carga Horária: 420h).
INSTITUTO EFICAZ, FEM_PPROV, Brasil.
Título: Instrumentos pedagógicos no Ensino de Física, como Utilizar? O caso das Leis de Newton.
Orientador: Prof. Mr. Rosilene da S. M. Cavalcanti.
2010 - 2014
Graduação em Física.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Uma proposta para a abordagem das Leis de newton no Ensino Médio: Em que o Principia pode auxiliar?.
Orientador: Prof. Dr. Luciano Carvalhais Gomes.
2006 - 2008
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Estadual Narcizo Mendes, PR, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PIBID, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Colégio Estadual Alberico Marques da Silva EFMP, CEAMS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora de física, Carga horária: 32


Colégio Estadual Paraná EFMP, CEP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora de física, Carga horária: 2


Colégio Estadual do Campo Narcizo Mendes EFM, CECNM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora de física, Carga horária: 8


Colégio Estadual Fernando de Azevedo EFM EJA, CEFA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora de física, Carga horária: 8


Colégio Estadual Santa Mônica EFM, CESM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora de física, Carga horária: 5
Outras informações
Ensino de Física


Colégio Loanda, CL, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: professora de física
Outras informações
Ensino de Física


Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná, FACINOR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 2
Outras informações
Pesquisa Operacional Metodologia de Pesquisa


Colégio Estadual Marechal Artur da Costa e Silva, CEMACS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora de física, Carga horária: 8



Projetos de extensão


2011 - 2012
PROMUD - Show de Física
Descrição: Descrição: O Show de Física realizado pelo grupo de professores e alunos da Universidade Estadual de Maringá - UEM resultou do amadurecimento do Projeto Ludoteca-Experimentoteca. Inicialmente foram selecionados experimentos de Óptica, Mecânica, Eletricidade, Magnetismo e Acústica. A seguir, com assessoria do Projeto RIPE da Universidade de São Paulo, os experimentos foram montados e disponibilizados para atendimento rotineiro aos professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio. Na seqüência elaborou-se um roteiro para que os experimentos pudessem ser apresentados ao público de forma interativa com características de um Show de Física . Como apresentadores foram selecionados estudantes do curso de física que colaboraram na concepção do show, tanto nos seus aspectos experimentais quanto na proposição de estratégias para motivar e tornar a linguagem empregada acessível a diferentes públicos. Visando avaliar a capacidade de interação com o público não vinculado a área de física realizou-se apresentação para professores e acadêmicos dos cursos de História, Biologia e Enfermagem. A partir de 1999, o Show passou a integrar a Mostra do Museu Dinâmico Interdisciplinar que acontece conjuntamente com a Semana de Artes da UEM. Atualmente novos experimentos e estratégias de apresentação estão sendo avaliados visando incrementar e diversificar as ações do Show de Física . Cotidianamente alguns experimentos são apresentados para os visitantes do Museu Dinâmico Interdisciplinar - MUDI. O Show é também apresentado na Semana da Física e em outros eventos...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2011
PROMUD - Show de Física
Descrição: O Show de Física realizado pelo grupo de professores e alunos da Universidade Estadual de Maringá - UEM resultou do amadurecimento do Projeto Ludoteca-Experimentoteca. Inicialmente foram selecionados experimentos de Óptica, Mecânica, Eletricidade, Magnetismo e Acústica. A seguir, com assessoria do Projeto RIPE da Universidade de São Paulo, os experimentos foram montados e disponibilizados para atendimento rotineiro aos professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio. Na seqüência elaborou-se um roteiro para que os experimentos pudessem ser apresentados ao público de forma interativa com características de um Show de Física . Como apresentadores foram selecionados estudantes do curso de física que colaboraram na concepção do show, tanto nos seus aspectos experimentais quanto na proposição de estratégias para motivar e tornar a linguagem empregada acessível a diferentes públicos. Visando avaliar a capacidade de interação com o público não vinculado a área de física realizou-se apresentação para professores e acadêmicos dos cursos de História, Biologia e Enfermagem. A partir de 1999, o Show passou a integrar a Mostra do Museu Dinâmico Interdisciplinar que acontece conjuntamente com a Semana de Artes da UEM. Atualmente novos experimentos e estratégias de apresentação estão sendo avaliados visando incrementar e diversificar as ações do Show de Física . Cotidianamente alguns experimentos são apresentados para os visitantes do Museu Dinâmico Interdisciplinar - MUDI. O Show é também apresentado na Semana da Física e em outros eventos...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (24) .
Integrantes: Samira Cassote Grandi - Integrante / Alice Sizuko Iramina - Coordenador.
2010 - 2010
Brincando e Aprendendo sobre Óptica do Museu Dinâmico Interdisciplinar
Descrição: Este projeto foi desenvolvido conjuntamente pelo Programa Museu Dinâmico Interdisciplinar e Departamento de Física. Representa um estímulo às atividades Interdisciplinares, devido ao intercâmbio com outras áreas do conhecimento que também integram o PROMUD. Possibilitará um convívio enriquecedor entre docentes e alunos que as promovem e com a comunidade em geral, em especial aos professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio ao visitarem o MUDI na UEM, e neste caso participarem de atividades onde poderão aprender óptica do ponto de vista da física e da Morfofisiológica humana. O ensino da Óptica será realizado através de brinquedos e experimentos, dentre eles: caleidoscópios de várias formas e modelos; inclusive um caleidoscópio gigante acoplado a um DVD onde serão projetados filmes voltados à educação ambiental; espelhos planos e espelhos esféricos cujas imagens geradas serão utilizadas para compreensão dos conceitos de ótica e dos tipos anatômicos, normilíneo, brevelíneo, longelíneo e nanico; Maquetes para o aprendizado de ótica da visão e defeitos visuais do ponto de vista da física e da morfofisiológica humana...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2010 - 2015
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência
Descrição: O projeto PIBID-Física da Universidade Estadual de Maringá teve como principal objetivo inserir os futuros professores no sistema de ensino. Desse modo, em 2010 iniciamos o projeto por meio de observações de aulas nos colégios e discussões de textos envolvendo métodos de ensino e práticas pedagógicas inovadoras. Também atuamos em organização de feira de ciências, monitorias, culminando com a preparação e aplicação de sequências didáticas em sala de aula partindo do princípio de que um aprendizado significativo dos conhecimentos científicos requer a participação dos estudantes na reconstrução dos conhecimentos que, habitualmente, se transmitem já elaborados...
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (24) .
Integrantes: Samira Cassote Grandi - Integrante / Alice Sizuko Iramina - Coordenador / Luciano Carvalhais Gomes - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Ensino de Física.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GRANDI, S. C.2017GRANDI, S. C.; GOMES, L. C. . Experiência de Visitantes com Deficiência Visual na Sala de Física do Museu de Ciências da Universidade Estadual de Maringá. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. vol.23, p. p.423-438-438, 2017.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GRANDI, S. C.. INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE FÍSICA, COMO UTILIZAR? O CASO DAS LEIS DE NEWTON. Revista Eficaz, p. 1 - 15.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GRANDI, S. C.; SILVA, B. K. da . O Conhecimento científico na visão epistemológica e o que revelam os livros didáticos: análises, discussões e sugestões. In: V Jornada de História da Ciência e Ensino:propostas, tendências e construções de Interfaces, 2015, São Paulo - SP. V Jornada de História da Ciência e Ensino, 2015. v. 11.

2.
GRANDI, S. C.. INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE FÍSICA, COMO UTILIZAR? O CASO DAS LEIS DE NEWTON. In: III Encontro de Educação: Formação e Ação Docente, 2015, Campo Mourão - PR. III Encontro de Educação: Formação e Ação Docente, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
GRANDI, S. C.. Instrumentos pedagógicos no ensino de Física, como utilizar? O caso das Leis de Newton.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GRANDI, S. C.; SILVA, B. K. da . O conhecimento Científico na visão epistemológica e o que revelam os livros didáticos: análises, discussões e sugestões. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Aula Magna do PCM. 2015. (Outra).

2.
III Encontro de Educação: Formação e Ação Docente. 2015. (Encontro).

3.
I SPEFA - I Simpósio Paranaense de Ensino de Física e Astrônomia.O conhecimento científico na visão epistemológica e o que revelam os livros didáticos: análises, discussões e sugestões. 2015. (Simpósio).

4.
IV Feira de Inovação das Ciências e Engenharias - Ficiencias. IV Feira de Inovação das Ciências e Engenharias - Ficiencias. 2015. (Feira).

5.
V Jornada de História da Ciência e Ensino: propostas, tendências e construção de Interfaces.O Conhecimento científico na visão epistemológica e o que revelam os livros didáticos: análises, discussões e sugestões. 2015. (Outra).

6.
V Jornada de História da Ciência e Ensino: propostas, tendências e construção de Interfaces.O conhecimento científico na visão epistemológica e o que revelam os livros didáticos: análises, discussões e sugestões. 2015. (Outra).

7.
V Jornada de História da Ciência e Ensino:Propostas, tendencias ee construção de interfaces. 2015. (Simpósio).

8.
II Seminário de Capacitação dos monitores de Física: atuação e práticas no Mudi. 2014. (Seminário).

9.
I Seminário de Avaliação do PIBID/UEM. 2014. (Seminário).

10.
Capacitação de Monitores para o atendimento na Astronomia. 2013. (Exposição).

11.
II Encontro do PIBID/UEM - PROJETO PIBID-FÍSICA DA UEM COMO INTERMEDIADOR ENTRE A REFLEXÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERACIONISTA: O CASO DAS AULAS DE TRANSMISSÃO DE CALOR.PROJETO PIBID-FÍSICA DA UEM COMO INTERMEDIADOR ENTRE A REFLEXÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERACIONISTA: O CASO DAS AULAS DE TRANSMISSÃO DE CALOR. 2013. (Encontro).

12.
II Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiencias). Museu Dinâmico Interdisciplinar. 20. II Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiencias). Museu Dinâmico Interdisciplinar.. 2013. (Feira).

13.
I Encontro do PIBID/UEM..I Encontro do PIBID/UEM. Experiências em preparar e aplicar sequências didáticas para dinâmica. 2012. (Encontro).

14.
I Encontro do PIBID/UEM.O projeto PIBID-Física da UEM como intermediador entre a reflexão e a prática pedagógica. 20.I Encontro do PIBID/UEM.O projeto PIBID-Física da UEM como intermediador entre a reflexão e a prática pedagógica.. 2012. (Encontro).

15.
III Seminário de capacitação aos monitores do MUDI - UEM. 2.III Seminário de capacitação aos monitores do MUDI - UEM.. 2012. (Seminário).

16.
I Seminário do PIBID do Paraná: O impacto na Educação Básica.O Projeto PIBID-Física da UEM como intermediador entre a Reflexão e a prática pedagógica interacionista: O Caso das aulas de Dinâmica. 2012. (Seminário).

17.
XXII Semana da Física - UEM..XXII Semana da Física/UEM. O Projeto PIBID-Física da UEM como intermediador entre a Reflexão e a prática pedagógica interacionista: O Caso das aulas de Dinâmica. 2012. (Outra).

18.
I Colóquio do PIBID-Física da UEM. 2011. (Outra).

19.
I Colóquio do PIBID-Física da UEM.O projeto PIBID-Fìsica da UEM como intermediador entre a reflexão e a prática pedagógica interacionista: o caso das aulas de eletromagnetismo. 2011. (Outra).

20.
IX Mostra do MUDI: Ciência e arte na construção da cidadania. 20. IX Mostra do MUDI: Ciência e arte na construção da cidadania.. 2011. (Exposição).

21.
XXI Semana da Física - UEM.O projeto PIBID-Física da UEM como intermediador entre a reflexão e a prática pedagógica interacionista: o caso das aulas de Dinâmica.. XXI Semana da Física - UEM.O projeto PIBID-Física da UEM como intermediador entre a reflexão e a prática pedagógica interacionista: o caso das aulas de Dinâmica.. 2011. (Exposição).

22.
Capacitação de Monitores de Física: Aspectos Gerais sobre o atendimento e disposição dos experimentos físicos do MUDI - UEM. 20. 2010. (Outra).

23.
I Educação Com Ciência. Camada de Ozônio. 2005. (Exposição).

24.
VIII Olimpíada Brasileira de Astronômia e de Astronautica. VIII Olimpíada Brasileira de Astronômia e de Astronautica. 2005. (Olimpíada).

25.
VII Olimpíada Brasileira de Astronomia. VII Olimpíada Brasileira de Astronomia. 2004. (Olimpíada).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GRANDI, S. C.. 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Física 2018 - OBF. 2018. .

2.
GRANDI, S. C.. 1ª Fase da Olimpiada Brasileira de Física 2017 - OBF. 2017. .

3.
GRANDI, S. C.. IV Feira de Inovação das Ciências e Engenharias. 2015. .



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GRANDI, S. C.. INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE FÍSICA, COMO UTILIZAR? O CASO DAS LEIS DE NEWTON. Revista Eficaz, p. 1 - 15.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 7:49:47