Samira Cassote Grandi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5070926101309283
  • Última atualização do currículo em 27/01/2019


Licenciada em Física pela Universidade Estadual de Maringá-UEM em 2014, Especialista em Metodologia para o Ensino de Física pela Faculdade Eficaz em 2015 e Especialista em Educação Especial pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação - ESAP em 2017. Mestre em Educação para o Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Maringá-UEM em 2017 e Doutoranda em Educação para o Ensino de Ciências e Matemática pela UEM. Atualmente é professora da Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná. Tem experiência nas áreas de Ensino de Física e Educação Especial. Atua nas linhas de pesquisa em Ensino, História da Ciência e Inclusão. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Samira Cassote Grandi
Nome em citações bibliográficas
GRANDI, S. C.


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Experiência de visitantes com deficiência visual na sala de Física do Museu de Ciências da Universidade Estadual de Maringá,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Prof. Dr. Luciano Carvalhais Gomes.
2017 - 2017
Especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL: ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES ESPECIAIS. (Carga Horária: 360h).
Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação, ESAP, Brasil.
Título: DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: sugestões para uma prática pedagógica enriquecedora.
2014 - 2015
Especialização em Metodologia para o Ensino de Física. (Carga Horária: 420h).
INSTITUTO EFICAZ, FEM_PPROV, Brasil.
Título: Instrumentos pedagógicos no Ensino de Física, como Utilizar? O caso das Leis de Newton.
Orientador: Prof. Mr. Rosilene da S. M. Cavalcanti.
2010 - 2014
Graduação em Física.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Uma proposta para a abordagem das Leis de newton no Ensino Médio: Em que o Principia pode auxiliar?.
Orientador: Prof. Dr. Luciano Carvalhais Gomes.
2006 - 2008
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Estadual Narcizo Mendes, PR, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PIBID, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Colégio Estadual Alberico Marques da Silva EFMP, CEAMS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora de física, Carga horária: 32


Colégio Estadual Paraná EFMP, CEP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora de física, Carga horária: 2


Colégio Estadual do Campo Narcizo Mendes EFM, CECNM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora de física, Carga horária: 8


Colégio Estadual Fernando de Azevedo EFM EJA, CEFA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora de física, Carga horária: 8


Colégio Estadual Santa Mônica EFM, CESM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora de física, Carga horária: 5
Outras informações
Professora de Física


Colégio Loanda, CL, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: professora de física
Outras informações
Atividades: Professora de Física 1º, 2º e 3º anos Curso de Física Básica Curso Pré-vestibular - Física


Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná, FACINOR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 2
Outras informações
Atividades: Pesquisa Operacional Metodologia de Pesquisa Ética


Colégio Estadual Marechal Artur da Costa e Silva, CEMACS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora de física, Carga horária: 8
Outras informações
Professora de Física



Projetos de extensão


2011 - 2012
PROMUD - Show de Física
Descrição: Descrição: O Show de Física realizado pelo grupo de professores e alunos da Universidade Estadual de Maringá - UEM resultou do amadurecimento do Projeto Ludoteca-Experimentoteca. Inicialmente foram selecionados experimentos de Óptica, Mecânica, Eletricidade, Magnetismo e Acústica. A seguir, com assessoria do Projeto RIPE da Universidade de São Paulo, os experimentos foram montados e disponibilizados para atendimento rotineiro aos professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio. Na seqüência elaborou-se um roteiro para que os experimentos pudessem ser apresentados ao público de forma interativa com características de um Show de Física . Como apresentadores foram selecionados estudantes do curso de física que colaboraram na concepção do show, tanto nos seus aspectos experimentais quanto na proposição de estratégias para motivar e tornar a linguagem empregada acessível a diferentes públicos. Visando avaliar a capacidade de interação com o público não vinculado a área de física realizou-se apresentação para professores e acadêmicos dos cursos de História, Biologia e Enfermagem. A partir de 1999, o Show passou a integrar a Mostra do Museu Dinâmico Interdisciplinar que acontece conjuntamente com a Semana de Artes da UEM. Atualmente novos experimentos e estratégias de apresentação estão sendo avaliados visando incrementar e diversificar as ações do Show de Física . Cotidianamente alguns experimentos são apresentados para os visitantes do Museu Dinâmico Interdisciplinar - MUDI. O Show é também apresentado na Semana da Física e em outros eventos...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Samira Cassote Grandi - Integrante / Alice Sizuko Iramina - Coordenador.
2010 - 2011
PROMUD - Show de Física
Descrição: O Show de Física realizado pelo grupo de professores e alunos da Universidade Estadual de Maringá - UEM resultou do amadurecimento do Projeto Ludoteca-Experimentoteca. Inicialmente foram selecionados experimentos de Óptica, Mecânica, Eletricidade, Magnetismo e Acústica. A seguir, com assessoria do Projeto RIPE da Universidade de São Paulo, os experimentos foram montados e disponibilizados para atendimento rotineiro aos professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio. Na seqüência elaborou-se um roteiro para que os experimentos pudessem ser apresentados ao público de forma interativa com características de um Show de Física . Como apresentadores foram selecionados estudantes do curso de física que colaboraram na concepção do show, tanto nos seus aspectos experimentais quanto na proposição de estratégias para motivar e tornar a linguagem empregada acessível a diferentes públicos. Visando avaliar a capacidade de interação com o público não vinculado a área de física realizou-se apresentação para professores e acadêmicos dos cursos de História, Biologia e Enfermagem. A partir de 1999, o Show passou a integrar a Mostra do Museu Dinâmico Interdisciplinar que acontece conjuntamente com a Semana de Artes da UEM. Atualmente novos experimentos e estratégias de apresentação estão sendo avaliados visando incrementar e diversificar as ações do Show de Física . Cotidianamente alguns experimentos são apresentados para os visitantes do Museu Dinâmico Interdisciplinar - MUDI. O Show é também apresentado na Semana da Física e em outros eventos...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (24) .

Integrantes: Samira Cassote Grandi - Integrante / Alice Sizuko Iramina - Coordenador.
2010 - 2010
Brincando e Aprendendo sobre Óptica do Museu Dinâmico Interdisciplinar
Descrição: Este projeto foi desenvolvido conjuntamente pelo Programa Museu Dinâmico Interdisciplinar e Departamento de Física. Representa um estímulo às atividades Interdisciplinares, devido ao intercâmbio com outras áreas do conhecimento que também integram o PROMUD. Possibilitará um convívio enriquecedor entre docentes e alunos que as promovem e com a comunidade em geral, em especial aos professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio ao visitarem o MUDI na UEM, e neste caso participarem de atividades onde poderão aprender óptica do ponto de vista da física e da Morfofisiológica humana. O ensino da Óptica será realizado através de brinquedos e experimentos, dentre eles: caleidoscópios de várias formas e modelos; inclusive um caleidoscópio gigante acoplado a um DVD onde serão projetados filmes voltados à educação ambiental; espelhos planos e espelhos esféricos cujas imagens geradas serão utilizadas para compreensão dos conceitos de ótica e dos tipos anatômicos, normilíneo, brevelíneo, longelíneo e nanico; Maquetes para o aprendizado de ótica da visão e defeitos visuais do ponto de vista da física e da morfofisiológica humana...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Samira Cassote Grandi - Integrante / Alice Sizuko Iramina - Coordenador.


Outros Projetos


2010 - 2015
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência
Descrição: O projeto PIBID-Física da Universidade Estadual de Maringá teve como principal objetivo inserir os futuros professores no sistema de ensino. Desse modo, em 2010 iniciamos o projeto por meio de observações de aulas nos colégios e discussões de textos envolvendo métodos de ensino e práticas pedagógicas inovadoras. Também atuamos em organização de feira de ciências, monitorias, culminando com a preparação e aplicação de sequências didáticas em sala de aula partindo do princípio de que um aprendizado significativo dos conhecimentos científicos requer a participação dos estudantes na reconstrução dos conhecimentos que, habitualmente, se transmitem já elaborados...
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (24) .

Integrantes: Samira Cassote Grandi - Integrante / Alice Sizuko Iramina - Coordenador / Luciano Carvalhais Gomes - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Ensino de Física.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GRANDI, S. C.2018GRANDI, S. C.; FRANCA JUNIOR, M. C. ; ANDRADE, C. C. ; GOMES, L. C. . Levantamento das abordagens e tendências referente ao conceito de Energia para o Ensino de Física nas atas do SNEF de 2013 a 2017. Revista Valore, v. 3, p. 38-48, 2018.

2.
ANDRADE, C. C.2018ANDRADE, C. C. ; SILVA, S. ; GRANDI, S. C. ; OBARA, A. T. . Mulheres na pesquisa: um estudo sobre a presença feminina no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da UEM. Revista Valore, v. 3, p. 119-129, 2018.

3.
GRANDI, S. C.2018GRANDI, S. C.; FRANCA JUNIOR, M. C. ; ANDRADE, C. C. ; GOMES, L. C. . Levantamento das abordagens e tendências referente ao conceito de Energia para o Ensino de Física nas atas do SNEF de 2013 a 2017. Revista Valore, v. 3, p. 38-48, 2018.

4.
GRANDI, S. C.2017GRANDI, S. C.; GOMES, L. C. . Experiência de Visitantes com Deficiência Visual na Sala de Física do Museu de Ciências da Universidade Estadual de Maringá. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. vol.23, p. p.423-438-438, 2017.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GRANDI, S. C.. INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE FÍSICA, COMO UTILIZAR? O CASO DAS LEIS DE NEWTON. Revista Eficaz, p. 1 - 15.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GRANDI, S. C.; SILVA, B. K. da . O Conhecimento científico na visão epistemológica e o que revelam os livros didáticos: análises, discussões e sugestões. In: V Jornada de História da Ciência e Ensino:propostas, tendências e construções de Interfaces, 2015, São Paulo - SP. V Jornada de História da Ciência e Ensino, 2015. v. 11.

2.
GRANDI, S. C.. INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE FÍSICA, COMO UTILIZAR? O CASO DAS LEIS DE NEWTON. In: III Encontro de Educação: Formação e Ação Docente, 2015, Campo Mourão - PR. III Encontro de Educação: Formação e Ação Docente, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
GRANDI, S. C.; FRANCA JUNIOR, M. C. ; ANDRADE, C. C. ; GOMES, L. C. . Levantamento das abordagens e tendências referente ao conceito de Energia para o Ensino de Física nas atas do SNEF de 2013 a 2017. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GRANDI, S. C.; FRANCA JUNIOR, M. C. . TDIC na Educação: Utilização de aplicativos ANDROID no Ensino de Física. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
GRANDI, S. C.; FRANCA JUNIOR, M. C. ; ANDRADE, C. C. . UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO AUXÍLIO DIDÁTICO NO ENSINO DE TERMOLOGIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ANDRADE, C. C. ; SILVA, S. ; SANTOS, D. M. ; GRANDI, S. C. . O CONSUMISMO COMO TEMA NAS AULAS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA: EDUCANDO PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ANDRADE, C. C. ; SILVA, S. ; GRANDI, S. C. ; OBARA, A. T. . ?MULHERES NA PESQUISA: UM ESTUDO SOBRE A PRESENÇA FEMININA NO PROGRAMA DE PÓSGRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA E A MATEMÁTICA DA UEM. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
GRANDI, S. C.; SILVA, B. K. da . O conhecimento Científico na visão epistemológica e o que revelam os livros didáticos: análises, discussões e sugestões. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
GRANDI, S. C.; SILVA, B. K. da . O conhecimento científico epistemológica que revelam os livros didáticos: análises, discussões e sugestões. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
GRANDI, S. C.; SILVA, B. K. da . O Conhecimento Cientifico na visão epistemológica e o que revelam os livros didáticos: análises, discussões e sugestões. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
GRANDI, S. C.; SILVA, B. K. da . O conhecimento Cientifico na visão epistemológica e o que revelam os livros didáticos: análises, discussões e sugestões. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
GRANDI, S. C.; SILVA, B. K. da . O conhecimento Cientifico na visão epistemológica e o que revelam os livros didáticos: análises, discussões e sugestões. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
GRANDI, S. C.. Instrumentos pedagógicos no ensino de Física, como utilizar? O caso das Leis de Newton.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
GRANDI, S. C.. PROJETO PIBID-FÍSICA DA UEM COMO INTERMEDIADOR ENTRE A REFLEXÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERACIONISTA: O CASO DAS AULAS DE TRANSMISSÃO DE CALOR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
VIERA, D. S. ; CALSAVARA, F. S. ; COLLOMBELLI, G. ; KALEDI, J. P. ; GRANDI, S. C. ; ANVERSI, T. L. ; IRAMINA, A. S. . O Projeto PIBID-Física da UEM como intermediador entre a reflexão e a prática pedagógica interacionista: o caso das aulas de dinâmica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
GRANDI, S. C.; ANVERSI, T. L. ; IRAMINA, A. S. . O Projeto PIBID-FÌSICA da UEM como intermediador entre a reflexão e a prática pedagógica interacionista: o caso das aulas de dinâmica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
GRANDI, S. C.; ANVERSI, T. L. ; IRAMINA, A. S. . O Projeto PIBID-FÌSICA da UEM como intermediador entre a reflexão e a prática pedagógica interacionista: o caso das aulas de dinâmica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
GRANDI, S. C.. O projeto PIBID-Física da UEM como intermediador entre a reflexão e a prática pedagógica interacionista: o caso das aulas de eletromagnetismo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
GRANDI, S. C.. II Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência - SIPEC. 2018.

2.
GRANDI, S. C.. I Ciclo de Estudos em Ciências Empresariais - 2018. 2018.

3.
GRANDI, S. C.. Programa Institucional de Bolsas de Extensão e Cultura - Edital PIBExC 2018. 2018.

4.
GRANDI, S. C.. IV Feira de Inovação das Ciências e Engenharias - FICIENCIAS. 2015.

5.
GRANDI, S. C.. IV Feira de Inovação das Ciências e Engenharias - FICIENCIAS. 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
VIERA, D. S. ; CALSAVARA, F. S. ; RODRIGUES, F. ; COLLOMBELLI, G. ; AZEVEDO, H. M. C. ; KALEDI, J. P. ; MARTINS, M. ; LEITE, R. A. ; GRANDI, S. C. ; ANVERSI, T. L. . Como elaborar sequências didáticas inovadoras: mecânica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Aula Magna do PCM 2018. 2018. (Outra).

2.
II Ciclo de estudos do curso de Pedagogia da Facinor.Oficina 2: A matemática é fácil sim - Ensinando Geometria. 2018. (Outra).

3.
II Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência (SIPEC). 2018. (Simpósio).

4.
IV SEA - Simpósio Nacional de Ensino e Aprendizagem: Atualidades, prospectivas e desafios. 2018. (Simpósio).

5.
IV SEA - Simpósio Nacional de Ensino e Aprendizagem: Atualidades, prospectivas e desafios. 2018. (Simpósio).

6.
VI Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia. 2018. (Simpósio).

7.
VI Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia.Minicurso - CTS na Educação Infantil e no Ensino Fundamental: Relações possíveis para aulas de Ciências. 2018. (Simpósio).

8.
VI Congresso Regional de Administração - CONREAD. 2016. (Congresso).

9.
Aula Magna do PCM. 2015. (Outra).

10.
III Encontro de Educação: Formação e Ação Docente. 2015. (Encontro).

11.
I SPEFA - I Simpósio Paranaense de Ensino de Física e Astrônomia.O conhecimento científico na visão epistemológica e o que revelam os livros didáticos: análises, discussões e sugestões. 2015. (Simpósio).

12.
IV Feira de Inovação das Ciências e Engenharias - Ficiencias. IV Feira de Inovação das Ciências e Engenharias - Ficiencias. 2015. (Feira).

13.
V Jornada de História da Ciência e Ensino: propostas, tendências e construção de Interfaces.O conhecimento científico na visão epistemológica e o que revelam os livros didáticos: análises, discussões e sugestões. 2015. (Outra).

14.
V Jornada de História da Ciência e Ensino: propostas, tendências e construção de Interfaces.O Conhecimento científico na visão epistemológica e o que revelam os livros didáticos: análises, discussões e sugestões. 2015. (Outra).

15.
V Jornada de História da Ciência e Ensino:Propostas, tendencias ee construção de interfaces. 2015. (Simpósio).

16.
II Seminário de Capacitação dos monitores de Física: atuação e práticas no Mudi. 2014. (Seminário).

17.
I Seminário de Avaliação do PIBID/UEM. 2014. (Seminário).

18.
Capacitação de Monitores para o atendimento na Astronomia. 2013. (Exposição).

19.
II Encontro do PIBID/UEM - PROJETO PIBID-FÍSICA DA UEM COMO INTERMEDIADOR ENTRE A REFLEXÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERACIONISTA: O CASO DAS AULAS DE TRANSMISSÃO DE CALOR.PROJETO PIBID-FÍSICA DA UEM COMO INTERMEDIADOR ENTRE A REFLEXÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERACIONISTA: O CASO DAS AULAS DE TRANSMISSÃO DE CALOR. 2013. (Encontro).

20.
II Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiencias). Museu Dinâmico Interdisciplinar. 20. II Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiencias). Museu Dinâmico Interdisciplinar.. 2013. (Feira).

21.
I Encontro do PIBID/UEM..I Encontro do PIBID/UEM. Experiências em preparar e aplicar sequências didáticas para dinâmica. 2012. (Encontro).

22.
I Encontro do PIBID/UEM.O projeto PIBID-Física da UEM como intermediador entre a reflexão e a prática pedagógica. 20.I Encontro do PIBID/UEM.O projeto PIBID-Física da UEM como intermediador entre a reflexão e a prática pedagógica.. 2012. (Encontro).

23.
III Seminário de capacitação aos monitores do MUDI - UEM. 2.III Seminário de capacitação aos monitores do MUDI - UEM.. 2012. (Seminário).

24.
I Seminário do PIBID do Paraná: O impacto na Educação Básica.O Projeto PIBID-Física da UEM como intermediador entre a Reflexão e a prática pedagógica interacionista: O Caso das aulas de Dinâmica. 2012. (Seminário).

25.
XXII Semana da Física - UEM..XXII Semana da Física/UEM. O Projeto PIBID-Física da UEM como intermediador entre a Reflexão e a prática pedagógica interacionista: O Caso das aulas de Dinâmica. 2012. (Outra).

26.
I Colóquio do PIBID-Física da UEM.O projeto PIBID-Fìsica da UEM como intermediador entre a reflexão e a prática pedagógica interacionista: o caso das aulas de eletromagnetismo. 2011. (Outra).

27.
I Colóquio do PIBID-Física da UEM. 2011. (Outra).

28.
IX Mostra do MUDI: Ciência e arte na construção da cidadania. 20. IX Mostra do MUDI: Ciência e arte na construção da cidadania.. 2011. (Exposição).

29.
XXI Semana da Física - UEM.O projeto PIBID-Física da UEM como intermediador entre a reflexão e a prática pedagógica interacionista: o caso das aulas de Dinâmica.. XXI Semana da Física - UEM.O projeto PIBID-Física da UEM como intermediador entre a reflexão e a prática pedagógica interacionista: o caso das aulas de Dinâmica.. 2011. (Exposição).

30.
Capacitação de Monitores de Física: Aspectos Gerais sobre o atendimento e disposição dos experimentos físicos do MUDI - UEM. 20. 2010. (Outra).

31.
I Educação Com Ciência. Camada de Ozônio. 2005. (Exposição).

32.
VIII Olimpíada Brasileira de Astronômia e de Astronautica. VIII Olimpíada Brasileira de Astronômia e de Astronautica. 2005. (Olimpíada).

33.
VII Olimpíada Brasileira de Astronomia. VII Olimpíada Brasileira de Astronomia. 2004. (Olimpíada).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GRANDI, S. C.. 27º Encontro Anual de Iniciação Científica e 7º Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior,. 2018. (Congresso).

2.
GRANDI, S. C.. 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Física 2018 - OBF. 2018. .

3.
GRANDI, S. C.. 1ª Fase da Olimpiada Brasileira de Física 2017 - OBF. 2017. .

4.
GRANDI, S. C.. IV Feira de Inovação das Ciências e Engenharias. 2015. .

5.
GRANDI, S. C.. IX Mostra do Mudi: Ciência e Arte na construção da Cidadania. 2011. .



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Daiana da Rocha Fernandes. O SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO NO AMBIENTE ESCOLAR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná. Orientador: Samira Cassote Grandi.



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GRANDI, S. C.. INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE FÍSICA, COMO UTILIZAR? O CASO DAS LEIS DE NEWTON. Revista Eficaz, p. 1 - 15.


Apresentações de Trabalho
1.
GRANDI, S. C.. PROJETO PIBID-FÍSICA DA UEM COMO INTERMEDIADOR ENTRE A REFLEXÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERACIONISTA: O CASO DAS AULAS DE TRANSMISSÃO DE CALOR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GRANDI, S. C.; SILVA, B. K. da . O conhecimento científico epistemológica que revelam os livros didáticos: análises, discussões e sugestões. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
GRANDI, S. C.; SILVA, B. K. da . O Conhecimento Cientifico na visão epistemológica e o que revelam os livros didáticos: análises, discussões e sugestões. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
GRANDI, S. C.; FRANCA JUNIOR, M. C. ; ANDRADE, C. C. ; GOMES, L. C. . Levantamento das abordagens e tendências referente ao conceito de Energia para o Ensino de Física nas atas do SNEF de 2013 a 2017. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
GRANDI, S. C.; FRANCA JUNIOR, M. C. . TDIC na Educação: Utilização de aplicativos ANDROID no Ensino de Física. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
GRANDI, S. C.; FRANCA JUNIOR, M. C. ; ANDRADE, C. C. . UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO AUXÍLIO DIDÁTICO NO ENSINO DE TERMOLOGIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ANDRADE, C. C. ; SILVA, S. ; SANTOS, D. M. ; GRANDI, S. C. . O CONSUMISMO COMO TEMA NAS AULAS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA: EDUCANDO PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ANDRADE, C. C. ; SILVA, S. ; GRANDI, S. C. ; OBARA, A. T. . ?MULHERES NA PESQUISA: UM ESTUDO SOBRE A PRESENÇA FEMININA NO PROGRAMA DE PÓSGRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA E A MATEMÁTICA DA UEM. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 1:07:41