Robson da Silva Rodrigues

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  • Última atualização do currículo em 27/11/2018


É Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2017) e Pedagogo pela Universidade Federal de São Carlos (2013). Integra o "Grupo de Pesquisas e Estudos Marxismo, Educação e Cultura" da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e é Assistente em Administração da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na análise de Políticas Educacionais, estudos sobre Trabalho, Trabalho Docente, Associativismo e Sindicalismo de Trabalhadores em Educação. Recentemente passou a pesquisar sobre a situação da leitura no Brasil com o objetivo de propor ações para o incentivo da leitura entre estudantes do Ensino Médio e de Graduação, assim como ações para o auxílio no desenvolvimento de rotinas de estudo, e atualmente também integra a equipe do Projeto de Pesquisa "Estratégias para a compreensão leitora e formação de professores". Tem realizado estudos sobre Música, Fotografia e Design de Moda, na perspectiva de compreensão dessas áreas em suas dimensões Históricas, Sociológicas, Culturais e Estéticas, e em suas interfaces com os processos educativos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Robson da Silva Rodrigues
Nome em citações bibliográficas
RODRIGUES, R. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas.
Rodovia Washington Luís, km 235 - SP-310
Jardim Guanabara
13565905 - São Carlos, SP - Brasil
Telefone: (16) 33518358


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A valorização do trabalho do professor? Considerações a partir de uma análise das políticas federais, das políticas estaduais e da APEOESP,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Áurea de Carvalho Costa.
Palavras-chave: Educação e Estado; Trabalho docente; Política educacional; Valor; Sindicato.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional / Especialidade: Política Educacional.
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2013
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: A ?valorização dos profissionais da educação?: reflexões a partir do Plano Nacional de Educação 2001-2010.
Orientador: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes.
2004 interrompida
Graduação interrompida em 2005 em Ciências Sociais.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Ano de interrupção: 2005




Formação Complementar


2016 - 2016
Extensão universitária em Educação em Antônio Gramsci e seus conceitos nas pesquisas educacionais. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em A categoria classes sociais e a pesquisa em Políticas Educacionais. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2014 - 2014
Treinamento para aplicadores dos testes TOEFL ITP (tm) Assessment Serires. (Carga horária: 20h).
MasterTest - Certificação Internacional - ETS Authorized Center, MASTERTEST, Brasil.
2010 - 2010
Qualidade nas relações humanas. (Carga horária: 180h).
Centro de Ensino Tecnológico de Brasília - Escola Aberta, CETEB, Brasil.
2009 - 2009
Curso Básico de Leitura e Percepção Musical a Distância. (Carga horária: 42h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2008 - 2008
Español Básico para Viajes. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente em Administração
Outras informações
Prestação de Colaboração Técnica junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense entre janeiro/2018 - janeiro/2019.


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Participante de Grupo de Pesquisa

Atividades

03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Biociências de Rio Claro, .



Linhas de pesquisa


1.
Políticas públicas em educação

Objetivo: Análise e avaliação de políticas públicas concretizadas na forma de leis, programas, projetos à luz do materialismo histórico e dialético, numa análise classista..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional / Especialidade: Política Educacional.
Setores de atividade: Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: Educação; Políticas Educacionais.
2.
Marxismo, educação e cultura

Objetivo: Estudar o fenômeno da educação no contexto do modo de produção capitalista, a partir de seus determinantes históricos, econômicos, políticos, filosóficos, sociológicos, psicológicos utilizando como objeto as políticas educacionais, as relações entre ideologia e linguagem e a psicologia histórico-cultural dos conteúdos na educação..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Setores de atividade: Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: Educação; Cultura.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Estratégias para a compreensão leitora e formação de professores: compromisso de todas as áreas
Descrição: Este projeto está inserido no Grupo de Pesquisa Linguagem, Cognição e Tecnologia, na linha de pesquisa Processamento cognitivo da linguagem, do Instituto Federal Catarinense, decorrente de uma parceria entre servidores dos Campi Ibirama e Blumenau das áreas de Letras e Pedagogia com o objetivo de atuar na formação de professores em estratégias para a compreensão leitora. Seu tema é a leitura, uma habilidade cognitiva a ser ensinada por professores de todas as áreas, sendo seu ensino uma atividade coletiva e interdisciplinar. O problema de pesquisa é o baixo índice de competência leitora dos jovens de 15 anos no Brasil, de acordo com os resultados PISA (OCDE, 2016), e a hipótese é que os professores não recebem formação sobre como ensinar leitura aos estudantes da educação básica. O projeto atua em duas frentes: pesquisas sobre leitura, especificamente quanto as estratégias para sua compreensão, e a formação dos professores para o ensino da leitura, a partir de uma oficina de formação com estratégias para o ensino da compreensão leitora. O projeto foi contemplado com uma bolsa de Iniciação Científica para uma estudante de graduação pelo Edital 32/2018 IFC/PIBIC/CNPQ e conta com a participação de professores e técnico-administrativos colaboradores.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Robson da Silva Rodrigues - Coordenador / Francisleth Pereira Battisti - Integrante / Chris Royes Schardosim - Integrante / Gicele Vergine Vieira - Integrante / Jairo Perin - Integrante / Jeniffer Duwe Radloff - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende PoucoLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
RODRIGUES, R. S.. Ciclo de palestras e estudos sobre a categoria classes sociais e sua aplicação para pesquisas em Políticas Educacionais: Trabalhadores do Estado. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
RODRIGUES, R. S.; PRESTES, J. D.; RODRIGUES, L. C.. Participação em banca de Juliana Ribeiro da Silva. A Educação Física no Projeto Político-pedagógico Escolar: uma análise entre a rede federal e estadual de ensino de Ibirama. 2018 - Instituto Federal Catarinense.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Fórum de Formação de Professores / IFC. 2018. (Encontro).

2.
Encontro de Pesquisadores Rumo ao VI Seminário Internacional da Rede de Pesquisadores em Associativismo e Sindicalismo de Trabalhadores em Educação / UNINOVE.Concepções de valorização docente que permeiam a atuação do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - APEOESP. 2016. (Encontro).

3.
III Intercrítica - Intercâmbio Nacional dos Núcleos de Pesquisa em Trabalho e Educação / GT9 ANPEd e UTFPR. 2016. (Encontro).

4.
X Congresso Internacional de Teoria Crítica / UFSCar. 2016. (Congresso).

5.
III Congresso Regional de Educação de Pessoas Adultas / UFSCar. 2013. (Congresso).

6.
II Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo e IV Jornada de Educação Especial no Campo / UFSCar. 2013. (Seminário).

7.
XI Semana da Educação / UFSCar. 2013. (Encontro).

8.
I Seminário de Estágio em Gestão Escolar e Docência em Educação Infantil / UFSCar.Apresentação dos Relatórios Finais do "Estágio Supervisionado em Administração Educacional-Educação Infantil" e da "Prática de Ensino e Estágio Docente na Educação Infantil". 2012. (Seminário).

9.
XIX Encontro Paulista dos Estudantes de Pedagogia / USP-UNICAMP-UNESP-UFSCar. 2012. (Encontro).

10.
V Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo / UFSC. 2011. (Encontro).

11.
II Seminário sobre Políticas Públicas - Financiamento da Educação Básica / UFSCar. 2010. (Seminário).

12.
IV Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo / UNESP. 2009. (Encontro).

13.
Pedagogia histórico-crítica: 30 anos / UNESP. 2009. (Encontro).

14.
VIII Semana da Educação / UFSCar. 2009. (Encontro).

15.
XIII Encontro Paulista de Estudantes de Pedagogia / USP-UNICAMP-UNESP-UFSCar. 2006. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BATTISTI, F. P. ; RODRIGUES, R. S. ; DOMINGUES, A. C. ; BERGO, L. F. ; BOMBARDI, M. M. ; MONTESANO, B. M. ; MOLONHE, T. . X Semana de Educação / UFSCar. 2012. (Outro).

2.
RODRIGUES, R. S.; PAES, M. V. ; BORIN, V. B. R. ; MONTEIRO, P. M. . 9ª Semana da Educação / UFSCar. 2010. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
RODRIGUES, R. S.. Ciclo de palestras e estudos sobre a categoria classes sociais e sua aplicação para pesquisas em Políticas Educacionais: Trabalhadores do Estado. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BATTISTI, F. P. ; RODRIGUES, R. S. ; DOMINGUES, A. C. ; BERGO, L. F. ; BOMBARDI, M. M. ; MONTESANO, B. M. ; MOLONHE, T. . X Semana de Educação / UFSCar. 2012. (Outro).

2.
RODRIGUES, R. S.; PAES, M. V. ; BORIN, V. B. R. ; MONTEIRO, P. M. . 9ª Semana da Educação / UFSCar. 2010. (Outro).



Outras informações relevantes


- 15º colocado na Primeira Etapa do Concurso Público Edital 33/2017 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) para o cargo de Professor da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Área Pedagogia, conforme resultado parcial disponível em http://www.ifsc.edu.br/arquivos/contratacao/ConcursoEdital33-2017/docente_ps_48_lista_classificacao_por_cargo_ampla_Retificado.pdf

- 1º colocado no Processo Seletivo para Contratação Temporária de Professor (14/2014) da Prefeitura Municipal de São Carlos, SP, para o cargo de Professor IV ? Séries Iniciais do Ensino Fundamental / Educação de Jovens e Adultos, conforme Diário Oficial da Prefeitura Municipal de São Carlos, SP, de 21 de janeiro de 2014, Ano 6, nº 653, disponível em http://www.saocarlos.sp.gov.br/images/stories/diario_oficial_2014/DO_21012014_certificado.pdf



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