Aline Araújo e Silva Liberato

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0314275133358612
  • Última atualização do currículo em 30/12/2017


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia Campus VII (2003), Especialização em Estudos Literários pela Faculdade Internacional de Curitiba (2008), Especialização em Gestão Educacional pela Faculdade João Calvino (2012), Especialização em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia. Servidora Pública pela Prefeitura Municipal de Miguel Calmon (licença sem remuneração). Atuei como professora do componente Curricular Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso na Faculdade Alfredo Nasser - Remanso. Tem experiência na docência da Plataforma Freire (PAFOR), com a disciplina de sociologia. Foi responsável pela Coordenação e Formação Pedagógica da Escola Girassol de Remanso nos segmentos: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II. Diretora/ Assessora Pedagógica da Empresa NeuroForma - A neurociência e formação docente. Realiza Formação de Professores pela Empresa Portal da Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em docência da educação infantil e ensino fundamental I, Coordenação e Formação Continuada Docente. Assessora responsável pela Proposta de formação: Neurociência e os processos de aprendizagem da leitura: um saber necessário na formação docente, no Município de Itaparica/Ba (edital de licitação). Atua principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, formação continuada, leitura literária, neurobiologia da leitura e neurociência aplicada aos processos da aprendizagem. Pesquisadora no DIVERSO - Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade da UNEB e no grupo DIFEBA - Diversidade, formação, educação básica e discursos - UNEB. Realizo acompanhamento de crianças com dificuldade de aprendizagem. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aline Araújo e Silva Liberato
Nome em citações bibliográficas
LIBERATO, ALINE A.S

Endereço


Endereço Profissional
Prefeitura Municipal de Miguel Calmon, Secretaria Municipal de Educação.
Avenida Odonel Miranda Rios, S/N
Centro
44720000 - Miguel Calmon, BA - Brasil
Telefone: (74) 991971356


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado profissional em Mestrado em Educação e Diversidade.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: A neurociência na pesquisa da prática docente: intervenções nas aprendizagens dos estudantes, Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Ana Lúcia Gomes da Silva.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.
Palavras-chave: FORMAÇÃO DOCENTE; Neurociência e Formação de Professor; Aprendizagem; Fracasso escolar.
Grande área: Ciências Humanas
2012 - 2014
Especialização em Docência na Educação Infantil. (Carga Horária: 480h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Processos do aprender: as contribuições da neurociência para a formação de professores da Educação Infantil.
Orientador: Profa Dra. Eliã Siméia M. dos S. Amorim.
2012 - 2012
Especialização em Gestão Educacional. (Carga Horária: 420h).
Faculdade Joao Calvino, FJC, Brasil.
Título: Prática Pedagógica no campo da leitura literária..
Orientador: Ana Karine Loula Torres Rocha.
2006 - 2008
Especialização em Estudos Literários. (Carga Horária: 420h).
Faculdade Internacional de Curitiba, FACINTER, Brasil.
Título: Leitura Literária: análise do projeto Literatura em Minha Casa.
Orientador: Ana Lúcia Gomes da Silva.
2005 interrompida
Especialização interrompida em 2006 em Psicanálise.
Instituto Summus, IS, Brasil.
Ano de interrupção: 2006
1999 - 2003
Graduação em Pedagogia.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: QUARTO SEXO: UMA ANÁLISE DA PERTINÊNCIA CONCEITUAL.
Orientador: Gilberto Lima dos Santos.




Formação Complementar


2014
Neurociência na sala de aula. (Carga horária: 30h).
Sistema de Ensino Pueri Domus, PUERI DOMUS, Brasil.
2016 - 2016
As contribuições da neurociência e da antropologia para o currículo no E F. (Carga horária: 140h).
CENTRO DE PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO E CULTURA, CEPAOS, Brasil.
2015 - 2015
Linguagem Escrita: diagnóstico do DPAC e dislexia. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2011 - 2011
Pacto Alfabetização na idade certa. (Carga horária: 160h).
Secretaria de Educação do Estado da Bahia, SEEBA, Brasil.
2010 - 2011
Programa de Capacitação para Gestores Escolar. (Carga horária: 300h).
Secretaria de Educação do Estado da Bahia, SEEBA, Brasil.
2008 - 2008
Programa de Formação Continuada para Coordenadores. (Carga horária: 160h).
Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, ICEP, Brasil.
2007 - 2007
Formação Continuada para Coordenadores Pedagógicos. (Carga horária: 40h).
Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, ICEP, Brasil.
2006 - 2006
Programa Intel Educação para o Futuro. (Carga horária: 40h).
Fundação Bradesco de Irecê, FB, Brasil.
2005 - 2005
Ambiência de Leitura. (Carga horária: 40h).
Fundação Bradesco de Irecê, FB, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Língua italiana. (Carga horária: 58h).
Centro Internacionale Studenti Giorgio La Pira, ONLUS, Itália.
2002 - 2003
Extensão universitária em Intercâmbio Científico Cultural. (Carga horária: 140h).
Università degli Studi di Firenze, UNIFI, Itália.
1999 - 1999
Extensão universitária em Introdução a espeleologia. (Carga horária: 30h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.


Atuação Profissional



NeuroForma - Assessoria Pedagógica, NEUROFORMA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Pessoa Jurídica, Enquadramento Funcional: Assessora Pedagógica, Carga horária: 40
Outras informações
Diretora/Assessoria Pedagógica da Proposta de Formação Continuada: Neurociência e os processos de aprendizagem da leitura: um saber necessário na formação docente.


Faculdades Alfredo Nasser, UNIFAN, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Orientação de Pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações
Professora dos componentes curriculares: Orientação de Pesquisa, Políticas Educacionais na Educação Brasileira

Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Pedagogia, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas ministradas: Fundamentos Metodológicos da Educação Infantil Filosofia da Educação Políticas Públicas Educacionais Políticas Educacionais da Educação Brasileira I Pesquisa Educacional I Pesquisa Educacional II Leitura e Produção de Texto Estágio Supervisionado na Educação Infantil Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental I Estágio Supervisionado em Geografia


Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora do componente curricular do curso de Pedagogia: Sociologia


Prefeitura Municipal de Itaparica, P/ITAPARICA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Assessoria Pedagógica, Enquadramento Funcional: Pessoa Jurídica, Carga horária: 20
Outras informações
Assessora Pedagógica e Formadora Docente nos segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II. Acompanhamento e formação da Proposta de formação continuada: Neurociência e os processos da aprendizagem da leitura: um saber necessário na formação docente.


Faculdade Presbiteriana Augusto Galvão, FPAG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16
Outras informações
Professora do componente curricular: Neurociência aplicada aos processos de aprendizagem Curso de Pós-Graduação Lato Senso - Especialização em Neuroaprendizagem


Àgora Núcleo de Conhecimento Brasileiro, ÀGORA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Professora: Ètica profissional, Carga horária: 20
Outras informações
Prática do pensamento matemático / Sociologia da Educação / Prática e Funcionamento da Educação Infantil / Literatura infantil /


Escola Girassol de Remanso, EGR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Coordenação e Formação Pedagógica, Carga horária: 40


FAculdade do Sertão BAhiano, FASB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Visitante, Carga horária: 4
Outras informações
Pós-graduação lato sensu Educação Infantil creche e pré escola Disciplina ministrada: Políticas para a infância: perspectivas históricas - culturais da educação infantil (30h)


Fundação Bradesco de Irecê, FB, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora da Eucação Infantil, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Prefeitura Muncipal de Piritiba, PMP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Prefeitura Municipal de Miguel Calmon, PMMC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40
Outras informações
Afastamento sem remuneração (2013/2015).


Prefeitura Municipal de Ponto Novo, PMPN, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Coordenação e Formação Pedagógica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Prefeitura Municipal de Remanso, PMR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Contrato de serviço, Enquadramento Funcional: Formação em serviço de professores municipais, Carga horária: 4
Outras informações
Compreendendo a avaliação externa: Prova Brasil


Secretaria de Educação do Estado da Bahia, SEEBA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Supervisora de Aplicação do Avalie Alfa Bahia, Carga horária: 30
Outras informações
Supervisão do processo de aplicação do Avalie Alfa Bahia na cidade de Miguel Calmon


Secretaria Municipal de Educação de Senhor do Bonfim, SMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Secretária do Secretário de Educação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Prefeitura Municipal de ibititá, PMI, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Prestação de serviço jurídico, Enquadramento Funcional: Prestação de Serviço Empresa R F Oliveira
Outras informações
Desenvolvimento do Projeto de Formação docente: Neurociência e os processos da aprendizagem da leitura: um saber necessário na formação docente. Público envolvido: professores da educação infantil e ensino fundamental I.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
PROFISSÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PIEMONTE DA DIAMANTINA: formação, contextos de diversidade e práticas pedagógicas
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objeto de estudo a profissão docente na Educação Básica no território do Piemonte da Diamantina , tendo como recorte investigativo a cidade de Jacobina e como lócos as escolas da rede pública estadual e municipal. A importância e relevância deste estudo investigativo se justificam pela lacuna existente quanto a dados sistematizados que caracterizem o docente da Educação Básica seus perfis profissiográficos, realizando mapeamento estatístico nos bancos de dados sobre a profissão docente na cidade de Jacobina - Bahia. Objetiva, além de contribuir com a criação do Observatório da profissão docente na Educação Básica, realizar cartografia da profissão docente no Piemonte da Chapada, diagnosticar seus perfis profissiográficos e os contextos de diversidade, de modo a mapear estatisticamente a presença das interseccionalidades de gênero, sexualidades e raça/etnia. Dada a sua característica e objetivos pretendidos, esse projeto se ancora no horizonte da pesquisa qualitativa, tendo como pressuposto epistemológico a pesquisa formativo-emancipatória Franco (2003). Assim, a pesquisa colaborativa corrobora com esta concepção, haja vista que esta pressupõe a colaboração entre os ?práticos? e os pesquisadores, visando o desenvolvimento de conhecimentos que resultam da avaliação recíproca dos atores e que podem reinvestir-se nas práticas. (DESGAGNÉ, 1997, 2001). Considerando sua amplitude, os resultados esperados irão emergir das etapas e fases, caracterizando, mapeando estatisticamente, levantando e analisando dados que revelem a profissionalização docente no cenário contemporâneo, bem como os contextos territoriais diversos em que estão inseridos os sujeitos da pesquisa. Palavras-chave: Profissão docente. Educação Básica. Profissionalização. Diversidade...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (4) .
Integrantes: Aline Araújo e Silva Liberato - Integrante / ANA LÚCIA GOMES DA SILVA - Coordenador / Jane Adriana V. Pacheco Rios - Integrante / Izanete Marques Souza - Integrante / Cecília Cabral Mascarenhas de Santana - Integrante / Roberto Santos Teixeira Filho - Integrante.
2014 - Atual
A NEUROCIÊNCIA NA PESQUISA DA PRÁTICA DOCENTE: INTERVENÇÕES NAS APRENDIZAGENS DOS ESTUDANTES
Descrição: A pesquisa em andamento vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade no Mestrado Profissional em Educação e diversidade da Universidade do Estado da Bahia ? UNEB. Este projeto de pesquisa investiga quais contribuições a neurociência pode trazer para a formação continuada de professores. A pesquisa toma como objeto de estudo as práticas pedagógicas dos docentes do 3º ano de Ensino Fundamental I, de alunos multirrepetentes. Temos como objetivo central da pesquisa analisar os fundamentos da neurociência buscando compreender suas contribuições para o planejamento de intervenções das aprendizagens de estudantes com distorção idade/série (multirreptentes) no cenário da contemporaneidade, bem como trazer ao campo pedagógico as inovações e conclusões dessa nova ciência. Pretende-se organizar colaborativamente uma proposta de intervenção de cunho formativo, a qual poderá subsidiar a organização do trabalho pedagógico num contexto neurocientífico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Neurobiologia da Leitura e os processos de aprendizagem
Descrição: Este Projeto de Extensão tem como objetivo desenvolver a Proposta de Formação Docente: Neurociência e os processos da aprendizagem da leitura: um saber necessário na formação docente, junto aos professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental I da Escola Girassol de Remanso. Professoras envolvidas: 17.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Coordenação e Formação Pedagógica.


Idiomas


Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
LIBERATO, ALINE A.S; SILVA, A. L. G. ; CARVALHO, F. A. H. . NEUROCIÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM DESAFIO CONTEMPORÂNEO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. In: Sandra Regina Gardacho Pietrobon; Damaris Beraldi Godoy Leite. (Org.). Coletânea NAcional sobre Formação Docente. 01ed.Curitiba: Atena Editora, 2016, v. 01, p. 05-18.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIBERATO, ALINE A.S; SILVA, A. L. G. ; CARVALHO, F. A. H. . NEUROCIÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM DESAFIO CONTEMPORÂNEO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. In: III CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2016, NATAL. III CONEDU. PB: Editora Realize, 2016. v. 1. p. 01-12.

2.
LIBERATO, ALINE A.S. Desafios de ensinar: a diversidade no contexto escolar. In: II Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica: políticas, práticas e formação, 2015, Salvador. II Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica: políticas, práticas e formação. Salvador: PPGEduc/UNEB, 2015. v. 01. p. 23-37.

3.
LIBERATO, ALINE A.S; SILVA, A. L. G. . Fracasso escolar: uma possível configuração equivocada dos processos de ensino e aprendizagem. In: IV Seminário Internacional A Educação Medicalizada: DESVER O MUNDO, PERTURBAR OS SENTIDOS, 2015, Salvador. ANAIS SEMINÁRIO INTERNACIONAL A EDUCAÇÃO MEDICALIZADA. SALVADOR: UFBA, 2015. v. 2015. p. 127-260.

4.
LIBERATO, ALINE A.S; SOUZA, K. . Prática pedagógica no campo da leitura literária: análise do Projeto Literatura em Minha Casa. In: Colóquio Desleituras em série, 2015, Jacobina. Desleituras em série. Jacobina - Campus - IV: Universidade do Estado da Bahia, 2015. v. 01. p. 30-41.

5.
LIBERATO, ALINE A.S; SILVA, A. L. G. . PROCESSOS DO APRENDER: AS CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO ? SIRSSE, IX ENCONTRO NACIONAL SOBRE ATENDIMENTO ESCOLAR HOSPITALAR - I CONGRESSO NACIONAL SOBRE O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO, 2015, CURITIBA. FORMAÇÃO DE PROFESSORES, COMPLEXIDADE E TRABALHO DOCENTE. CURITIBA, 2015. p. 11102-11118.

6.
OLIVEIRA, R. S. ; SALES, M. ; LIBERATO, ALINE A.S . A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFSSIONAL E TECNOLÓGICA: FORMAÇÃO, SABERES E EXPERIÊNCIAS. In: XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO ? SIRSSE, IX ENCONTRO NACIONAL SOBRE ATENDIMENTO ESCOLAR HOSPITALAR - I I CONGRESSO NACIONAL SOBRE O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO, 2015, CURITIBA. FORMAÇÃO DE PROFESSORES, COMPLEXIDADE E TRABALHO DOCENTE. CURITIBA, 2015.

7.
MASCARENHAS, C. C. ; LIBERATO, ALINE A.S ; OLIVEIRA, R. S. . DOCÊNCIA: REFLEXÕES INICIAIS SOBRE A FORMAÇÃO EM EXERCÍCIO. In: XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ? EDUCERE, III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO ? SIRSSE, IX ENCONTRO NACIONAL SOBRE ATENDIMENTO ESCOLAR HOSPITALAR - I CONGRESSO NACIONAL SOBRE O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO, 2015, CURITIBA. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: COMPLEXIDADE E TRABALHO DOCENTE. CURITIBA, 2015. p. 21563-21575.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LIBERATO, ALINE A.S; SILVA, A. L. G. . DIÁLOGOS FORMATIVOS: ANÁLISE DA PALAVRA-COMPARTILHADA E SEUS SENTIDOS VINCULADOS AO PARA QUE FAZER. In: VI SIMPÓSIO BAIANO DAS LICENCIATURAS E O VI SEMINÁRIO BAIANO DO PIBID/IAT, 2016, Barreiras. VI SIMPÓSIO BAIANO DAS LICENCIATURAS E O VI SEMINÁRIO BAIANO DO PIBID/IAT, 2016.

2.
PEREIRA, S. S. ; SILVA, A. L. G. ; LIBERATO, ALINE A.S . IMPLICAÇÕES DA NEUROCIÊNCIA COM A PESQUISA IMPLICADA. In: III Diálogos sobre a Pesquisa ? Formação Docente em cena 20 anos após a LDB 9394/96, 2016, Salvador. III DIÁLOGOS SOBRE A PESQUISA ? FORMAÇÃO DOCENTE EM CENA 20 ANOS PÓS 9394/96, 2016.

3.
LIBERATO, ALINE A.S; SILVA, A. L. G. . Trajetória formativa na profissão docente: as intrínsecas dimensões das nossas memórias. In: III Seminário sobre formação de professores em exercício: relações entre a Universidade e a Escola Básica, 2015, Salvador. III Seminário sobre formação de professores em exercício: relações entre a Universidade e a Escola Básica, 2015. v. 01.

Apresentações de Trabalho
1.
LIBERATO, ALINE A.S. Autoestima: uma compreensão neurocientífica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
LIBERATO, ALINE A.S. Autoestima: uma compreensão neurocientífica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LIBERATO, ALINE A.S. Autoestima: uma compreensão neurocientífica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
LIBERATO, ALINE A.S. As Bases Neurobiológicas da Aprendizagem da Leitura. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
LIBERATO, ALINE A.S. As bases neurobiológicas envolvidas na aprendizagem da leitura. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
LIBERATO, ALINE A.S. As contribuições da neurociência para a Educação Infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
LIBERATO, ALINE A.S. Neurociência e os processos do aprender: um saber necessário na Formação do Professor. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
LIBERATO, ALINE A.S. As contribuições da neurobiologia para o processo de alfabetização. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
LIBERATO, ALINE A.S. A neurociência na pesquisa da prática docente: intervenções nas aprendizagens dos estudantes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
LIBERATO, ALINE A.S. Avaliação do desempenho das aprendizagens dos estudantes do Município de Vera Cruz. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
LIBERATO, ALINE A.S. A NEUROCIÊNCIA NA PESQUISA DA PRÁTICA DOCENTE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
LIBERATO, ALINE A.S. Os contos de fadas e seus aspectos neurocientíficos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
PEREIRA, S. S. ; LIBERATO, ALINE A.S ; SILVA, A. L. G. . IMPLICAÇÕES DA NEUROCIÊNCIA COM A PESQUISA IMPLICADA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
LIBERATO, ALINE A.S. RODA DE CONVERSA COM MESTRES DA PRIMEIRA TURMA DO PPED O campo empírico e a pesquisa implicada: desdobramentos e desvelamentos ou Da pesquisa pós-defesa ? percursos, percalços, persistências. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
LIBERATO, ALINE A.S. Desafios de ensinar: a diversidade no contexto escolar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
LIBERATO, ALINE A.S; NERE, A. ; LIMA, C. ; FREITAS, A. L. ; CAVALCANTE, T. ; SOUZA, K. . INSTRUMENTOS DE PESQUISA: QUESTIONÁRIOS - ELABORAÇÃO, APLICAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE RESULTADOS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
LIBERATO, ALINE A.S; SILVA, A. L. G. . PROCESSOS DO APRENDER: AS CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
LIBERATO, ALINE A.S; ALVES, E. ; CORDEIRO, E. ; ALMEIDA, J. ; ARAUJO, P. . Educação Infantil para além de letras e números: De qual currículo estamos falando?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
LIBERATO, ALINE A.S; SILVA, A. L. G. . A neurociência na pesquisa da prática docente: intervenções nas aprendizagens dos estudantes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
OLIVEIRA, M. E. S. ; LIBERATO, ALINE A.S ; OLIVEIRA, R. S. . A docência na educação profissional e tecnológica: formação, saberes e experiências. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
MASCARENHAS, C. C. ; LIBERATO, ALINE A.S ; OLIVEIRA, R. S. . DOCÊNCIA: REFLEXÕES INICIAIS SOBRE A FORMAÇÃO EM EXERCÍCIO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
LIBERATO, ALINE A.S; SILVA, A. L. G. . PROCESSOS DO APRENDER: AS CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
LIBERATO, ALINE A.S. Trabalho infantil: impactos psicológicos e cognitivos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
LIBERATO, ALINE A.S; SOUZA, K. . Prática Pedagógica no campo da leitura literária: análise do projeto Literatura em minha casa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
LIBERATO, ALINE A.S. A NEUROCIÊNCIA NA PESQUISA DA PRÁTICA DOCENTE: INTERVENÇÕES NAS APRENDIZAGENS DOS ESTUDANTES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

26.
LIBERATO, ALINE A.S; SOUZA, A. J. ; MASCARENHAS, C. C. ; TEIXEIRA FILHO, R. . A PESQUISA QUANTITATIVA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
LIBERATO, ALINE A.S. Por uma outra leitura da leitura. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
LIBERATO, ALINE A.S; SILVA, A. L. G. . Neurociência e os processos de aprendizagem da leitura: Um saber necessário na Formação Docente. Jacobina: Mped Uneb, 2016 (Proposta de Formação Docente).

2.
LIBERATO, ALINE A.S; SILVA, A. L. G. . A neurociência na pesquisa da prática docente: intervenções nas aprendizagens dos estudantes 2015 (Resumo Expandido).

3.
LIBERATO, ALINE A.S; VALOIS, DENYERE DE LIMA ALMEIDA . PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: LEITURA E BIBLIOTECA NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS 2012 (PRÁTICAS PEDAGÓGICAS).

4.
LIBERATO, ALINE A.S; ARAUJO, J. S. C. . PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CAMPO DA LEITURA LITERARIA: ANÁLISE DO PROJETO LITERATURA EM MINHA CASA 2012 (Leitura).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LIBERATO, ALINE A.S; SILVA, A. L. G. . Neurociência e os processos da aprendizagem da leitura: um saber necessário na formação docente. 2016.

2.
LIBERATO, ALINE A.S; SILVA, A. L. G. ; CAVALCANTE, J. J. . Construção e uso dos dispositivos e instrumentos de Pesquisa. 2015.

3.
LIBERATO, ALINE A.S. Proposta Curricular do Ensino Fundamental I. 2011.

Redes sociais, websites e blogs
1.
LIBERATO, ALINE A.S; SILVA, A. L. G. . A neurociência e leitura. 2016; Tema: A neurociência e leitura. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
LIBERATO, ALINE A.S. Implantação do Projeto Aprova Brasil: Encontro com docentes do Ensino Fundamental I. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
LIBERATO, ALINE A.S. As contribuições da neurociência para a Educação. 2017. .

3.
LIBERATO, ALINE A.S. Implantação do Projeto Aprova Brasil: Encontro com coordenadores. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
LIBERATO, ALINE A.S. Litura e escrita: competências de todas as áreas. 2014. .

5.
LIBERATO, ALINE A.S. LEitura e escrita: competências de todas as áreas.. 2014. .

6.
LIBERATO, ALINE A.S. Leitura e escrita: competências de todas as áreas.. 2014. .

7.
LIBERATO, ALINE A.S. Processos de Leitura. 2013. .

8.
LIBERATO, ALINE A.S. Formação de Coordenadores. 2013. .

9.
LIBERATO, ALINE A.S. Contribuições da Neuroceência para o processo de aprendizagem. 2013. .

10.
LIBERATO, ALINE A.S. Os neurônios da leitura. 2013. .

11.
LIBERATO, ALINE A.S. Planejamento de Feira de Ciencias. 2013. .

12.
LIBERATO, ALINE A.S. PACTO - Todos pela educação. 2012. .

13.
LIBERATO, ALINE A.S. A Prática de linguagem em sala de aula. 2012. .

14.
LIBERATO, ALINE A.S. Avaliação Institucional. 2012. .

15.
LIBERATO, ALINE A.S. Analise de descritores e habilidades da Provinha e Prova Brasil.. 2011. .

16.
LIBERATO, ALINE A.S. Consciência ou conhecimento fonológico?. 2011. .

17.
LIBERATO, ALINE A.S. Os gêneros textuais nas classes de alfabetização. 2011. .

18.
LIBERATO, ALINE A.S. Leitura muito além de uma simples decodificação: Questões explícitas, implícitas e avaliativas. 2011. .

19.
LIBERATO, ALINE A.S. Jogos na alfabetização. 2011. .

20.
LIBERATO, ALINE A.S. Organização da Proposta Curricular. 2011. .

21.
LIBERATO, ALINE A.S. Organização da Proposta Curricular. 2011. .

22.
LIBERATO, ALINE A.S. Alunos do 5º ano lendo para estudar e lendo para aprender. 2011. .

23.
LIBERATO, ALINE A.S. Psicogênese: Construção da Língua Escrita e suas implicações. 2010. .

24.
LIBERATO, ALINE A.S. O Processo de Leitura: Uma perspectiva interativa. 2010. .

25.
LIBERATO, ALINE A.S. Psicogênese da Língua Escrita. 2010. .

26.
LIBERATO, ALINE A.S. Como a criança escreve sem saber escrever?. 2008. .

27.
LIBERATO, ALINE A.S. Guia Orientador do Planejamento. 2008. .

28.
LIBERATO, ALINE A.S. Ensino Fundamental de Nove Anos: Orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade.. 2008. .

29.
LIBERATO, ALINE A.S. A organização do trabalho Pedagógico: Alfabetização e letramento como eixos orientadores. 2008. .

30.
LIBERATO, ALINE A.S; Jambeiro, Rita de Cássia . O prazer de conhecer o próprio corpo. 2002. .

31.
LIBERATO, ALINE A.S; Jambeiro, Rita de Cássia . Relação professor aluno. 2001. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIBERATO, ALINE A.S; SANTIAGO, T.. Participação em banca de Gisla Paula Teixeira Ferreira de Souza.Dificuldade na construção dos saberes matemáticos de alunos oriundos do campo no 6º do Ensino Fundamental II. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em matemática) - Faculdade Alfredo Nasser.

2.
LIBERATO, ALINE A.S; SANTIAGO, T.. Participação em banca de Laís Arcanjo Silva Vargas.Dificuldades de aprendizagem da matemática dos alunos diagnosticados com TDAH. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em matemática) - Faculdade Alfredo Nasser.

3.
LIBERATO, ALINE A.S; SANTIAGO, T.. Participação em banca de Wanderson Batista Barboza de Souza.Resolução de situação problema: equações do primeiro grau, dificuldades enfrentadas pelos alunos do 7º ano. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em matemática) - Faculdade Alfredo Nasser.

4.
LIBERATO, ALINE A.S; SANTIAGO, T.. Participação em banca de Andreza de Brito Amorim.Dificuldades de aprendizagem na divisão dos números decimais na turma de 6º ano. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em matemática) - Faculdade Alfredo Nasser.

5.
LIBERATO, ALINE A.S; SANTIAGO, T.. Participação em banca de Diego Alves Oliveira.Dificuldades dos alunos do 6º ano na resolução de problemas envolvendo adição e subtração com números naturais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em matemática) - Faculdade Alfredo Nasser.

6.
LIBERATO, ALINE A.S; SANTIAGO, T.. Participação em banca de Joelton da Costa Brito.A organização e estrutura dos números, símbolos e sinais da matemática. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em matemática) - Faculdade Alfredo Nasser.

7.
LIBERATO, ALINE A.S; SANTIAGO, T.. Participação em banca de Cleriston Brandão da Silva.Dificuldade dos alunos na resolução de problemas envolvendo as quatro operações da matemática no 6º ano. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em matemática) - Faculdade Alfredo Nasser.

8.
LIBERATO, ALINE A.S; SANTIAGO, T.. Participação em banca de Cleomar da Costa Souza.Ensinando a gostar de matemática: resolução de problemas matemáticos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em matemática) - Faculdade Alfredo Nasser.

9.
LIBERATO, ALINE A.S; SANTIAGO, T.. Participação em banca de Auricélia Freitas Nunes de Farias.A matemática dos números racionais no dia a dia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em matemática) - Faculdade Alfredo Nasser.

10.
LIBERATO, ALINE A.S; SANTIAGO, T.. Participação em banca de Silvio Costa Silva.Influência da música na matemática. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em matemática) - Faculdade Alfredo Nasser.

11.
LIBERATO, ALINE A.S; SANTIAGO, T.. Participação em banca de Roberto Almeida Costa.Jogos no ano inicial do Ensino Fundamental II. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em matemática) - Faculdade Alfredo Nasser.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro Nacional entre Cientistas e Educadores. 2016. (Outra).

2.
I Encontro Família e Escola da Escola Municipal Infantil Chapeuzinho Vermelho.As contribuições da neurociência para a Educação Infantil. 2016. (Encontro).

3.
III Diálogos sobre a Pesquisa ? Formação Docente em cena 20 anos após a LDB 9394/96.IMPLICAÇÕES DA NEUROCIÊNCIA COM A PESQUISA IMPLICADA. 2016. (Seminário).

4.
III SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO PESQUISA IMPLICADA EM EDUCAÇÃO: TRAJETÓRIAS E DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE.RODA DE CONVERSA COM MESTRES DA PRIMEIRA TURMA DO PPED O campo empírico e a pesquisa implicada: desdobramentos e desvelamentos ou Da pesquisa pós-defesa ? percursos, percalços, persistências. 2016. (Seminário).

5.
Jornada PEdagigoca de São José do Jacuípe. As bases neurobiológicas envolvidas na aprendizagem da leitura. 2016. (Exposição).

6.
Jornada Pedagógica de Antônio Gonçalves.A neurobilogia da leitura e os processos de alfabetização. 2016. (Outra).

7.
Jornada Pedagógica de Saúde.As Bases Neurobiológicas da Aprendizagem da Leitura. 2016. (Outra).

8.
Simpósio Diálogos e Saberes Transdisciplinares. 2016. (Simpósio).

9.
9TH IBRO WORLD CONGRESS ON NEUROSCIENCE. 2015. (Congresso).

10.
Audiência Pública para erradicação do trabalho infantil.Trabalho infantil: impactos psicológicos e cognitivos. 2015. (Outra).

11.
Colóquio internacional de alfabetização. 2015. (Outra).

12.
Colóquio Leituras e Letramentos Múltiplos: textos dos outros, outros textos.PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CAMPO DA LEITURA LITERÁRIA: ANÁLISE DO PROJETO LITERATURA EM MINHA CASA. 2015. (Outra).

13.
II ATELIÊ DE PESQUISA.INSTRUMENTO DE PESQUISA: QUESTIONÁRIO - ELABORAÇÃO, APLICAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE DADOS. 2015. (Outra).

14.
II ATELIÊ DE PESQUISA. 2015. (Outra).

15.
II Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica: políticas, práticas e formação. 2015. (Outra).

16.
III Seminário sobre formação de professores em exercício: relações entre a Universidade e a Escola Básica. 2015. (Seminário).

17.
III Seminário sobre formação de professores em exercício: relações entre Universidade e a Escola Básica.Minha prática na formação, minha atuação na Escola - MPED. 2015. (Seminário).

18.
II Workshop do Mestrado em Educação e Diversidade - Avaliação Capes/Plataforma Sucupira: Desafios e perspectivas. 2015. (Outra).

19.
INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON SCIENCE FOR EDUCATION. 2015. (Simpósio).

20.
IV Seminário internacional a educação medicalizada: desver o mundo, perturbar os sentidos. 2015. (Seminário).

21.
IV Seminário internacional a educação medicalizada: desver o mundo, perturbar os sentidos. 2015. (Outra).

22.
Jornada Acadêmica do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Educação e Diversidade - PPED. 2015. (Outra).

23.
Jornada Pedagógica de Antônio Gonçalves.O que é necessário para que o aluno aprenda? Fundamentos da aprendizagem humana. 2015. (Oficina).

24.
Jornada Pedagógica de Filadélfia.As contribuições da neurociência para o ensino da novas TICs. 2015. (Oficina).

25.
Jornada Pedagógica de Umburanas.O papel do coordenador pedagógico na Educação Básica. 2015. (Oficina).

26.
Movimento científico cultural de Remanso - MOOCRE.Educação Infantil para além de letras e números: De qual currículo estamos falando?. 2015. (Seminário).

27.
Movimento científico cultural de Remanso - MOOCRE.A neurociência na formação de professores da Educação Infantil. 2015. (Seminário).

28.
VIII Simpósio Internacional de Neurociências.A neurociência na pesquisa da prática docente: intervenções nas aprendizagens dos estudantes. 2015. (Simpósio).

29.
VIII Simpósio Internacional de Neurociências. 2015. (Simpósio).

30.
XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE. A docência na educação profissional e tecnológica: formação, saberes e experiências. 2015. (Exposição).

31.
XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE. A neurociência na pesquisa da prática docente: intervenções nas aprendizagens dos estudantes. 2015. (Exposição).

32.
Capacitação para o Processo de Inclusão, Assessoria e Discussão de Caso. 2014. (Outra).

33.
I Ateliê de Pesquisa.A pesquisa quantitativa. 2014. (Outra).

34.
I Seminário Internacional de Formação: Pesquisa aplicada em Educação e sues impactos na Educação Básica.A NEUROCIÊNCIA NA PESQUISA DA PRÁTICA DOCENTE: INTERVENÇÕES NAS APRENDIZAGENS DOS ESTUDANTES. 2014. (Seminário).

35.
I Simpósio de Neurociências do Maranhão. 2014. (Simpósio).

36.
Seminário de Integração do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade. 2014. (Seminário).

37.
XV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2012. (Olimpíada).

38.
IV Seminário de Educação Especial "Discriminação em questão": Aprendendo a conviver com a diferença. 2001. (Seminário).

39.
Jornada Pedagógica de São José do Jacuípe.A neurociência na prática docente.. 2001. (Oficina).

40.
Seminário Internacional Institucional Universitá degli Studi dei Pádova e a Uneb. 2001. (Seminário).

41.
Seminário Internacional de Pesquisa Brasil/Itália/Moçambique. 1999. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SALES, M. ; LIBERATO, ALINE A.S . III Diálogos sobre a Pesquisa ? Formação Docente em cena 20 anos após a LDB 9394/96. 2016. (Outro).

2.
LIBERATO, ALINE A.S. Jornada PEdagógica da Escola Girassol de Remanso. 2015. (Outro).

3.
LIBERATO, ALINE A.S. II Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica: políticas, práticas e formação. 2015. (Outro).

4.
LIBERATO, ALINE A.S; SILVA, A. L. G. ; CAVALCANTE, J. J. . II Ateliê de pesquisa. 2015. (Outro).

5.
LIBERATO, ALINE A.S. IDENTIDADES TERRITORIAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE. 2015. (Outro).

6.
LIBERATO, ALINE A.S; SILVA, A. L. G. ; CAVALCANTE, J. J. . Palestra: Educação, formação e as tic - Programa de Pós-graduação stricto sensu em Educação e Diversidade. 2015. (Outro).

7.
LIBERATO, ALINE A.S; SILVA, A. L. G. ; CAVALCANTE, J. J. . Jornada Acadêmica do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Educação e Diversidade - PPED. 2015. (Outro).

8.
LIBERATO, ALINE A.S. Jornada Pedagógica da Escola Girassol de Remanso. 2014. (Outro).

9.
LIBERATO, ALINE A.S. A matemática na educação infantil. 2014. (Outro).

10.
LIBERATO, ALINE A.S. Feira de Ciências: O papel das profissões. 2014. .

11.
LIBERATO, ALINE A.S; SILVA, A. L. G. ; CAVALCANTE, J. J. . I Ateliê de pesquisa. 2014. (Outro).

12.
LIBERATO, ALINE A.S. Feira de Ciênica: As invenções. 2013. .

13.
LIBERATO, ALINE A.S. JOrnada PEdagógica de Piritiba. 2012. (Outro).

14.
LIBERATO, ALINE A.S. Jornada PEdagógica de Piritiba. 2011. (Outro).

15.
LIBERATO, ALINE A.S; BARRETO, PAtrícia . Jornada Pedagógica de Miguel Calmon. 2010. (Outro).

16.
LIBERATO, ALINE A.S. Jornada Pedagógica de Miguel Calmon. 2009. (Outro).

17.
LIBERATO, ALINE A.S. Jornada Pedagógica de Miguel Calmon. 2008. (Outro).

18.
LIBERATO, ALINE A.S. Conferência Municipal de Educação Básica. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gabriella Requião Rocha. Neurociência: contribuições para a aprendizagem da leitura na educação infantil. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Alfredo Nasser. (Orientador).

2.
Daniele Souza Andrade. A criança autista: estudo do processo de interação na aprendizagem da música. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Alfredo Nasser. (Orientador).

3.
Simone Souza Evangelista. Os processos de avaliação na Educação Infantil. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Alfredo Nasser. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Daiane Oliveira Lima. O Uso das Tecnologias na Educação Infantil e as contribuições da neurociências. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Alfredo Nasser. Orientador: Aline Araújo e Silva Liberato.

2.
Sandra Silva Pereira. Neurociência e medicalização: como a criança em processo de alfabetização aprende a ler?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Alfredo Nasser. Orientador: Aline Araújo e Silva Liberato.

3.
Maic Ribeiro da Silva. O esporte na Escola e suas interfaces. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Alfredo Nasser. Orientador: Aline Araújo e Silva Liberato.

4.
Beatriz Lima de Brito. O brincar no contexto da Educação Infantil: uma temática para a Formação Docente. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Alfredo Nasser. Orientador: Aline Araújo e Silva Liberato.

5.
Milena Ferreira de Souza. A expressão corporal como eixo de trabalho na educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Alfredo Nasser. Orientador: Aline Araújo e Silva Liberato.

6.
Daniela Batista R. de Lima. A música no processo de desenvolvimento cognitivo das crianças da educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Alfredo Nasser. Orientador: Aline Araújo e Silva Liberato.

7.
Mariene Freitas do Nascimento Santos. A introdução da leitura formal na educação infantil: estudo da pertinência da prática pedagógica recorrente no Brasil.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Alfredo Nasser. Orientador: Aline Araújo e Silva Liberato.

8.
Danilo Ferreira de Souza. Educação infantil: a sexualidade no contexto da sala de aula. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Alfredo Nasser. Orientador: Aline Araújo e Silva Liberato.

9.
Michel Diego dos Santos Marques. As TICs no cotidiano dos alunos do 1º ano da Escola Municipal Professora Alice Dantas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Alfredo Nasser. Orientador: Aline Araújo e Silva Liberato.

10.
Cleidimara da Costa Brito. Processo de aprendizagem da leitura dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I: um estudo de caso na Escola do Campo Professora Vera Castelo Branco. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Alfredo Nasser. Orientador: Aline Araújo e Silva Liberato.

11.
Cláudia Ferreira dos Santos. O ensino da leitura em classes multisseriadas: contribuições da neurociência.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Alfredo Nasser. Orientador: Aline Araújo e Silva Liberato.

12.
Cristiana Viana do NAscimento. O brincar na educação infantil: um estudo bibliográfico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Alfredo Nasser. Orientador: Aline Araújo e Silva Liberato.

13.
Evalda Teixeira Cordeiro. A prática do cuidar na Educação Infantil e suas influências no desenvolvimento das crianças de 03 a 05 anos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Alfredo Nasser. Orientador: Aline Araújo e Silva Liberato.

14.
Edilene Alves Silva. Conhecimentos básicos para o aprendizado da leitura na alfabetização: uma abordagem da neurociêntífica.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Alfredo Nasser. Orientador: Aline Araújo e Silva Liberato.

15.
Rejane Pereira Muniz. O diagnóstico de dislexia e suas consequências no processo de alfabetização. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Alfredo Nasser. Orientador: Aline Araújo e Silva Liberato.

16.
Josivânia Almeida Ribeiro. A relação do desenho infantil com a aprendizagem da escrita: um enfoque neurocientífico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Alfredo Nasser. Orientador: Aline Araújo e Silva Liberato.

17.
Pauliana dos Santos Lopes. Etapas do ensino da leitura: uma visão neurobiológica da aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Alfredo Nasser. Orientador: Aline Araújo e Silva Liberato.

18.
Elizangela Dias Santos. Evolução do processo de escrita no processo de alfabetização: contribuições da neurociência. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Alfredo Nasser. Orientador: Aline Araújo e Silva Liberato.

19.
Francisco José da Silva. Educação Infantil no Campo e a perspectiva da sustentabilidade territorial: um estudo de caso na Escola Municipal Carlos Mariguella em Remanso/Ba. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Alfredo Nasser. Orientador: Aline Araújo e Silva Liberato.

20.
Raiana Campos de Almeida. Alfabetização: o que é necessário ensinar para uma criança aprender a ler?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Alfredo Nasser. Orientador: Aline Araújo e Silva Liberato.

21.
Silvanei Freire de Lima. A construção da identidade de gênero na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Alfredo Nasser. Orientador: Aline Araújo e Silva Liberato.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
LIBERATO, ALINE A.S. Psicogênese: Construção da Língua Escrita e suas implicações. 2010. .

2.
LIBERATO, ALINE A.S. O Processo de Leitura: Uma perspectiva interativa. 2010. .

3.
LIBERATO, ALINE A.S. Como a criança escreve sem saber escrever?. 2008. .

4.
LIBERATO, ALINE A.S. Guia Orientador do Planejamento. 2008. .

5.
LIBERATO, ALINE A.S. Ensino Fundamental de Nove Anos: Orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade.. 2008. .

6.
LIBERATO, ALINE A.S. A organização do trabalho Pedagógico: Alfabetização e letramento como eixos orientadores. 2008. .

7.
LIBERATO, ALINE A.S. Analise de descritores e habilidades da Provinha e Prova Brasil.. 2011. .

8.
LIBERATO, ALINE A.S. Consciência ou conhecimento fonológico?. 2011. .

9.
LIBERATO, ALINE A.S. Os gêneros textuais nas classes de alfabetização. 2011. .

10.
LIBERATO, ALINE A.S. Leitura muito além de uma simples decodificação: Questões explícitas, implícitas e avaliativas. 2011. .

11.
LIBERATO, ALINE A.S. Jogos na alfabetização. 2011. .

12.
LIBERATO, ALINE A.S. Organização da Proposta Curricular. 2011. .

13.
LIBERATO, ALINE A.S. Organização da Proposta Curricular. 2011. .

14.
LIBERATO, ALINE A.S. Alunos do 5º ano lendo para estudar e lendo para aprender. 2011. .

15.
LIBERATO, ALINE A.S. Litura e escrita: competências de todas as áreas. 2014. .

16.
LIBERATO, ALINE A.S. LEitura e escrita: competências de todas as áreas.. 2014. .

17.
LIBERATO, ALINE A.S. Leitura e escrita: competências de todas as áreas.. 2014. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 18:30:40