Samara Rech

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  • Última atualização do currículo em 19/04/2016


Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Vinculada ao projeto Mapa Estratégico da Educação Superior/MEES da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/CAPES - da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Samara Rech
Nome em citações bibliográficas
RECH, S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico.
UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Trindade
88040900 - Florianópolis, SC - Brasil
Telefone: (48) 37219365


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Administração.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Análise das estruturas de governança presentes na cadeia produtiva vitivinícola do Meio-Oeste de Santa Catarina: um estudo a partir dos segmentos produtor e beneficiador,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Silvio Antonio Ferraz Cario.
Coorientador: Angela Cristina Corrêa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Uva; Vinho; Cadeia produtiva; Meio-Oeste catarinense.
2008 - 2012
Graduação em Ciências Econômicas.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Análise econômica dos segmentos produtor e beneficiador da cadeia produtiva da maçã no meio oeste de Santa Catarina: aspectos produtivos, transacionais e competitivos.
Orientador: Silvio Antônio Ferraz Cario.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda - Bolsista Capes



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Mapa Estratégico da Educação Superior (MEES)
Descrição: O Mapa Estratégico da Educação Superior é a denominação de um sistema de gestão integrado para a administração de Instituições de Educação Superior (IES). Foi modelado para a operacionalização do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de IES brasileiras. A metodologia MEES se constitui em uma inovação científica e tecnológica à administração de Instituições de Educação Superior (IES). A inovação científica integra os seguintes elementos: sua concepção, arquitetura, configuração do mapa estratégico da educação superior e plano de implementação. A inovação tecnológica o site/software de suporte denominado Sistema Informacional de Gestão Integrada do Mapa Estratégico da Educação Superior (SIGMEES). O sistema de gestão integrado ora proposto tem a denominação da representação visual da sua arquitetura com o propósito de criar a consciencia estratégica. Sob este prisma a ferramenta MEES é tão importante quanto a totalidade dos elementos que constituem o sistema de gestão integrado. O projeto Mapa Estratégico da Educação Superior (MEES) fundamentado em um sistema de gestão integrado: uma proposta metodológica para a operacionalização do PDI, foi aprovado pelo edital Pró-Administração nº 09/2008 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível superior (CAPES), órgão vinculado ao Ministério da Educação cf. Publicação do Diário Oficial da União (DOU/Brasil) de 07/07/2009, seção 3, pág. 26. O MEES busca, de forma dual e complementar, integrar a missão institucional aos desejos e necessidades da comunidade acadêmica e da sociedade. Sob este prisma as Instituições de Educação Superior (IES) são sistemas organizacionais que se constituem da inteligencia racional (planos e metas) e três inteligencias que integram a dimensão humana (emocional, motivacional (atitudes reativas ou pró-ativas) e inteligência cognitiva). O PDI sob os pressupostos teóricos da abordagem quântica é concebido como um sistema, composto de dois subsistemas duais e complementares. - O subsistema de medição do desempenho agrega a inteligência racional do sistema (planos, objetivos, indicadores, metas tangíveis e iniciativas). - O subsistema de observação dos padrões comportamentais integra, de forma complementar, as inteligências emocional, cognitiva e motivacional emoções, conhecimento e atitudes próativas e reativas, respectivamente. O SIGMEES é um site/software - plataforma web de suporte denominado Sistema Informacional de Gestão do Mapa Estratégico da Educação Superior. O SIGMEES integra os seguintes componentes: formulário eletrônico, manual de ajuda e relatórios parciais e gerais do Plano de Desenvolvimento Institucional e do Plano de Desenvolvimento da(s) Unidade(s) - PDI/PDUs. O manual auto-explicativo disponibiliza ao usuário orientações sobre todas as fases, etapas e atividades que constituem o SIGMEES, bem como um glossário de termos e informações sobre a legislação da educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
Governança Pública: A aplicação de um Framework analítico às secretarias de desenvolvimento regional da mesorregião serrana do estado de Santa Catarina
Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo avaliar a relação entre a presença de elementos de Governança Pública e o Índice de Desenvolvimento Humano médio dos municípios que compõem a região serrana de Santa Catarina, especialmente aqueles que integram as Secretarias de Desenvolvimento Regional de Campos Novos, Curitibanos, Lages e São Joaquim. Para tanto, pretende-se aplicar um framework analítico de governança pública, composto de (a) uma matriz dos elementos que caracterizam uma estrutura conceitual dos determinantes deste movimento da administração pública e de (b) um sistema de avaliação por meio de indicadores que permita diagnosticar em que medida uma estrutura de governo pode ser considerada voltada para este movimento, que é tendência na administração pública desde as últimas décadas do século passado. A brevidade do tema e a inexistência de estudos que reduzam este campo teórico à realidade de administrações públicas de países em estágios de superação do desenvolvimento motivam a sua realização a partir da experiência catarinense das Secretarias de Desenvolvimento Regional. A construção teórica se desenvolverá a partir das publicações de autores nacionais e internacionais, cujos estudos analisam Governança Pública em administrações públicas de países considerados desenvolvidos, reduzindo-os sociologicamente à realidade latino-americana e à realidade catarinense enquanto unidade federativa de um país de vem se destacando em termos de superação do atraso de desenvolvimento. A pesquisa tende a se caracterizar como interpretativa de abordagem quali-quanti. As análises resultantes dela subsidiarão a validação de uma tecnologia para diagnóstico das administrações públicas, em relação ao movimento de Governança Pública, bem como para a construção de diretrizes norteadoras à elaboração de políticas públicas com o propósito de contribuir para o desenvolvimento regional. De modo a contribuir para a identificada demanda de maturação teórica e de redução à realidade latino-americana e de países em situação de atraso no desenvolvimento das suas regiões..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RECH, S.2014 RECH, S.; CARIO, S. A. F. ; AUGUSTO, C. A. . Avaliação conjuntural da produção e comercialização da maçã em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul: aspectos comparativos. Indicadores Econômicos FEE (Online), v. 42, p. -, 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RECH, S.; CARIO, S. A. F. ; AUGUSTO, C. A. . Avaliação conjuntural da produção e comercialização da mação em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul: aspectos comparativos. In: Encontro de Economia Catarinense, 2014, Rio do Sul. Anais VIII Encontro de Economia Catarinense, 2014.

2.
NISHIYAMA, M. A. ; RECH, S. ; BENTO, V. F. ; MORETTO NETO, L. . Complexidade e gestão: uma análise do caso da duplicação da Rua Deputado Antônio Edu Vieira - Pantanal, à luz da complexidade. In: XIV Colóquio Internacional de Gestão Universitária - CIGU, 2014, Florianópolis. Anais do XIV Colóquio Internacional de Gestão Universitária - CIGU, 2014.

3.
VIEGAS, C. V. ; CORREA, A. C. ; COELHO, C. C. S. R. ; RECH, S. . Benchmarking de qualidade e sustentabilidade da produção científica em Administração. In: Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação, 2014, Loja, Equador. Gestão do conhecimento e Capital intelectual como fonte de vantagem competitiva, 2014.

4.
RECH, S.; CARIO, S. A. F. ; AUGUSTO, C. A. . AVALIAÇÃO DOS CONDICIONANTES PRODUTIVOS E COMPETITIVOS DOS PRODUTORES E EMPRESAS BENEFICIADORAS DE MAÇÃ DO MEIO OESTE CATARINENSE. In: 51º Congresso da Sober 2013, 2013, Belém. Novas fronteiras da agropecuária no Brasil e na Amazônia, 2013.

5.
RECH, S.; CARIO, S. A. F. ; AUGUSTO, C. A. . CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DA CADEIA PRODUTIVA DA MAÇÃ NO BRASIL E EM SANTA CATARINA. In: VII Encontro de Economia Catarinense - Crescimento e Desindustrialização, 2013, Florianópolis. Crescimento e Desindustrialização, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
NISHIYAMA, M. A. ; RECH, S. ; BENTO, V. F. ; MORETTO NETO, L. . Complexidade e gestão: uma análise do caso da duplicação da Rua Deputado Antônio Edu Vieira - Pantanal, à luz da complexidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
RECH, S.; CARIO, S. A. F. ; AUGUSTO, C. A. . CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DA CADEIA PRODUTIVA DA MAÇÃ NO BRASIL E EM SANTA CATARINA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
CARIO, S. A. F. ; SILVA, H.C.da ; SEABRA, F. ; CARVALHO JÚNIOR, L.C. ; MARTIGNAGO, G. ; FERNANDES, R.L. ; CÂNDIDO, C.S. ; BORGES, W.J. ; RECH, S. . ESTUDOS SETORIAIS ? PEI CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS DA INDÚSTRIA DE SANTA CATARINA. Blumenau: Nova Letra, 2013 (Livro).




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