Jean Prette

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7720283912285338
  • Última atualização do currículo em 04/11/2018


Doutorando em Educação - UDESC, Mestre em Educação pela Univille - Joinville - SC. Possui graduação em Teologia (Bacharel) pela Faculdade Católica de Santa Catarina (2010) e graduação (Bacharel) em Filosofia pelo Centro Universitário de Brusque (2005), com (Licenciatura) pela Centro Universitário Claretiano de Batatais (2015), como também, Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (Uninter). Atua como Administrador Educacional na Rede Municipal de Educação (Araquari - SC); e, como docente nos cursos de Odontologia, Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia e Educação Física na Faculdade Jangada - Jaraguá do Sul - SC, lecionando as disciplinas de Metodologia do Trabalho Acadêmico, Dimensões Filosóficas, Antropológicas e Sociológicas, Saúde e Espiritualidade, Ética e Bioética, Psicologia Psicologia do desenvolvimento e Tanatologia. Bolsista CAPES - Tutor Curso Filosofia UFSC (Polo Joinville / SC) (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jean Prette
Nome em citações bibliográficas
PRETTE, J.

Endereço


Endereço Profissional
Prefeitura Municipal de Araquari, E.M. Amaro Coelho.
BR 280, km 27, 3
Porto Grande
89245000 - Araquari, SC - Brasil
Telefone: (047) 34340568


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: Ensino Secundário (1950-1960) e os processos de ressignificação no atual Ensino Médio,
Orientador: Norberto Dallabrida.
Palavras-chave: Educação; Ensino Médio.
Grande área: Ciências Humanas
2015 - 2017
Mestrado em Educação.
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Brasil.
Título: (Auto) biografia e processos de subjetivação de jovens inseridos na proposta curricular do Colégio Marista São Luís - Jaraguá do Sul,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Dra. Raquel ALS Venera.
Setores de atividade: Educação.
2017 - 2018
Especialização em Especialização em Orientação Educacional, Supervisão e Gestão Escolar. (Carga Horária: 840h).
Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
Título: Processos de gestão democrática e participativa: o desafio do gestor.
Orientador: Silvia Sofia Scheid da Silva.
2006 - 2007
Especialização em Cultura e meios de comunicação. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: O uso dos meios de comunicação na formação do futuro presbitero - um estudo de caso no regional sul IV.
Orientador: Dr. Joana Puntel.
2016 - 2017
Graduação em Pedagogia.
Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
Título: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO POPULAR NA PERSPECTIVA DOS PENSADORES BRASILEIROS DA EDUCAÇÃO.
Orientador: Gisele Cordeiro.
2014 - 2015
Graduação em Filosofia.
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
Título: A EDUCAÇÃO POPULAR E A CONTRIBUIÇÃO DOS PENSADORES BRASILEIROS.
Orientador: Leonardo Pellegrinello Camargo.
2006 - 2010
Graduação em Teologia.
Faculdade Católica de Santa Catarina, FACASC, Brasil.
Título: Jesus no meio - eclesiologia de comunhão.
Orientador: Dr. Vitor Feller.
2001 - 2005
Graduação em FILOSOFIA.
Centro Universitário de Brusque, UNIFEBE, Brasil.
Título: A NOÇÃO NIETZSCHEANA DE BOM/MAU E BOM/RUIM NA PRIMEIRA DISSERTAÇÃO DA GENEALOGIA DA MORAL.
Orientador: Adilson Koslowski.




Formação Complementar


2018 - 2018
XIX SECOD - SEMANA DO CORPO DOCENTE. (Carga horária: 12h).
Instituto Educacional Santa Catarina ? Faculdade Jangada,, IESC, Brasil.
2018 - 2018
FORMACAO DE COORDENADORES E PROFESSORES - EDUCACAO INTEGRAL EM TEMPO INTEGR. (Carga horária: 12h).
Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SEDE/SC, Brasil.
2018 - 2018
A BCNN e a construção do currículo para o território de SC. (Carga horária: 4h).
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Brasil.
2018 - 2018
O poder e o risco das redes sociais: uma conversa com profissionais da educ. (Carga horária: 3h).
Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus, IELUSC, Brasil.
2018 - 2018
1a JORNADA DO ENSINO MÉDIO EM SANTA CATARINA. (Carga horária: 8h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2017 - 2017
XXIII SECOD ? Semana do Corpo Docente. (Carga horária: 12h).
Instituto Educacional Santa Catarina ? Faculdade Jangada,, IESC, Brasil.
2016 - 2016
XXII SECOD ? Semana do Corpo Docente. (Carga horária: 12h).
Faculdade Jangada, FJ, Brasil.
2016 - 2016
Filosofia da Educação. (Carga horária: 40h).
Prime Cursos, PRIME, Brasil.
2016 - 2016
Coordenação Pedagógica. (Carga horária: 35h).
Prime Cursos, PRIME, Brasil.
2016 - 2016
Educação Especial. (Carga horária: 40h).
Prime Cursos, PRIME, Brasil.
2016 - 2016
Mestrado em Educação. (Carga horária: 4h).
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Brasil.
2016 - 2016
Programa de Formação Continuada - CAMAR. (Carga horária: 40h).
Colégio Marista São Luis, MARISTA, Brasil.
2015 - 2015
Mestrado em Educação. (Carga horária: 3h).
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Brasil.
2015 - 2015
Sexualidade. (Carga horária: 4h).
Colégio Marista São Luis, MARISTA, Brasil.
2015 - 2015
Estudos do Museu da Pessoa: a Tecnologia Social da Memória?. (Carga horária: 12h).
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Brasil.
2015 - 2015
Programa de Formação Continuada - CAMAR. (Carga horária: 20h).
Colégio Marista São Luis, MARISTA, Brasil.
2015 - 2015
Programa Gestão em Ação Colégios. (Carga horária: 44h).
EXODUS Treinamentos, EXODUS, Brasil.
2015 - 2015
?Para ler Foucault: chaves de leitura?. (Carga horária: 12h).
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Brasil.
2014 - 2014
AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA SALA DE AULA. (Carga horária: 60h).
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
2014 - 2014
NOÇÕES DE INTERNET, TÉCNICAS DE ESTUDO E REDAÇÃO A. (Carga horária: 10h).
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
2014 - 2014
NOÇÕES DE INTERNET, TÉCNICAS DE ESTUDO E REDAÇÃO A. (Carga horária: 15h).
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
2014 - 2014
NOÇÕES DE INTERNET, TÉCNICAS DE ESTUDO E REDAÇÃO A. (Carga horária: 20h).
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
2014 - 2014
Programa de Formação Continuada - CAMAR. (Carga horária: 20h).
Colégio Marista São Luis, MARISTA, Brasil.


Atuação Profissional



E.M. Amaro Coelho, EMAC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Administrador Educacional, Carga horária: 40
Outras informações
Administrador Educacional


Faculdade Jangada, FJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor (Ensino Superior), Carga horária: 12
Outras informações
Disciplinas: * Dimensões Filosóficas, Antropológicas e Sociológicas; * Metodologia do Trabalho Acadêmico; * Ética e Bioética; * Tanatologia; * Estudos das Diversidades Étnicas; * Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem; * Saúde e espiritualidade * Laboratório Aprendizagem Integral (LAI) Cursos: Fisioterapia; Farmácia; Enfermagem; Odontologia; Educação Física (Bacharel x Licenciatura; Biomedicina;


EEB Presidente Médici, PRES. MÉDICI, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Orientador Educacional, Carga horária: 40
Outras informações
Orientador Educacional


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Tutor Polo UFSC - Filosofia, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor Presencial do Curso de Filosofia EaD no POLO da UFSC - Joinville.


Colégio Marista São Luis, MARISTA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor (Ensino Fundamental e Médio), Carga horária: 12
Outras informações
Disciplinas: Ensino Religioso / Filosofia / Sociologia; Atividades: Professor Titular/Regência 9º ano Ensino Fundamental; 2º ano Ensino Médio (2ª série)


SESI - Departamento Regional do Estado de Santa Catarina, SESI-DRSC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: MOBILIZADOR EDUCACIONAL - EJA, Carga horária: 44


MITRA DIOCESANA DE JOINVILLE, MTR, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: REITOR, Regime: Dedicação exclusiva.


Prefeitura Municipal de Itajaí, SS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 20
Outras informações
Professor Ensino Fundamental II - Educação de Jovens e Adultos.



Projetos de pesquisa


2015 - 2018
MEMÓRIA - A pesquisa (auto) biográfica: desafios epistemológicos da Educação e da Memória
Descrição: MEMÓRIA: é um projeto interdepartamental e interdisciplinar, ele nasce no diálogo entre as áreas da Educação e do Patrimônio cultural. Por essa razão é um guarda-chuva que articula as propostas de pesquisas de duas linhas de pesquisas distintas, quais sejam, a Política e Prática Educativa, no Mestrado em Educação e a Patrimônio Cultural e Memória Social no Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade. O objetivo da pesquisa é analisar e organizar acervos de Histórias de Vida em uma aposta de que o registro (auto) biográfico se configure uma produção heurística diante dos mais diversos contextos de produção subjetiva. A pesquisa está alçando no tabuleiro do jogo da Memória e Educação considerando subjetividades atravessadas pelos discursos contemporâneos relacionados: (i) às políticas de formação profissional; (ii) aos discursos de superações; (iii) às carreiras; (iv) à organização para o futuro e, ao mesmo tempo, (v) com as implicações epistemológicas desse tipo de pesquisa. Desse modo, se propõe contribuir para articular e fortalecer duas tendências que atravessam as trajetórias de pesquisa com essa característica: (i) a centralidade e valorização da História de Vida de pessoas comuns como Patrimônio Cultural e (ii) a compreensão de que a (auto) biografia apresenta desafios metodológicos no fazer pesquisa que demandam necessariamente diálogos interdisciplinares. Assumindo o território ?borrado? entre sujeito pesquisador e sujeitos pesquisados essa pesquisa se coloca no lugar interdisciplinar do campo do Patrimônio Cultural e Educação e se propõe aberta a diálogos entre campos de conhecimentos, mas, sobretudo, uma voz múltipla que comunicará as próprias (auto) biografias. No campo da Educação, especialmente no campo das políticas educacionais, como problematizar, através das narrativas dos jovens em processos de formação, as subjetividades atravessadas por exigências rápidas de consumo e sentidos de tempo presente/futuro muito latente, ao mesmo tempo em que os currículos de formação tencionam nos sentidos de tempo presente/passado, nas técnicas, saberes e experiências já existentes e demandas descartáveis, fugazes do mundo do consumo As questões dessa pergunta já foram observadas em análises de pesquisas anteriores do grupo Políticas e Práticas Educativas . No campo do Patrimônio Cultural, como conquistar democraticamente um mundo onde as histórias de pessoas comuns se tornem reconhecidas e suas memórias contadas Como considerar as formas como as subjetividades se fazem no contexto contemporâneo, nos discursos do mundo do trabalho, do sucesso, da conquista, da superação Em um cenário contemporâneo de exigência produtiva, rapidez e competitividade, o intenso fluxo de informações nos oferece a sensação de domínio da História e das riquezas culturais da humanidade, além do impacto subjetivo de exigência de excelência e da realização de si. A perspectiva de assumir que a História possui múltiplas vozes, e cada uma delas se faz partícipe de uma teia social de onde subjetividades são construídas, em forma rizomáticas, é assumida por essa pesquisa. A interlocução estabelecida entre as instituições envolvidas oferece uma ampliação do leque de diálogos teóricos. Isso significa considerar a atual e potente agenda política de nosso presente expressa na possibilidades de empiria dessa pesquisa e assim se assume também três frentes: (i) a escolha metodológica da História Oral; (ii) o compromisso com a proposta da memória em rede para que as Histórias de Vida sejam acolhidas, visibilizadas como Patrimônios Culturais; (iii) a escolha do recorte empírico como opção subjetiva em uma aposta de que contar e ouvir as histórias e vida como partilha de uma experiência são possibilidades de ressignificação de um presente político..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (6) .
Integrantes: Jean Prette - Integrante / Janaina Guiguer - Integrante / Raquel Alvarenga Sena Venera - Coordenador / José Roberto Severino - Integrante / Pedro de Souza - Integrante / Ilanil Coelho - Integrante / Elizabete Tamanini - Integrante / Renilson Rosa Ribeiro - Integrante.


Projetos de extensão


2015 - 2016
Projeto Sexualidade
Descrição: Projeto desenvolvido nas disciplinas de Filosofia, Ensino Religioso e Ciências com as turmas do 8o Ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista São Luís.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Jean Prette - Coordenador / Ana Karolina Rucks - Integrante.
2015 - 2016
Marista Atualidades
Descrição: Descrição: O Marista Atualidades tem por objetivo de vincular o Colégio Marista São Luís de aliar o saber formal dos livros didáticos ao conhecimento atual das revistas, jornais e outros meios de comunicação, numa tentativa de adaptar os temas em estudo com a realidade social vivenciada pelos alunos do Ensino Fundamental II (9º Ano) e Médio bem como construir opiniões baseadas em fatos históricos e dessa forma, desenvolver práticas de escrita e entendimento sobre o seu espaço sócio-escolar.. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Jean Prette - Coordenador / Sandra Micheluzzi Biazotto - Integrante / Bruno Roque Younes - Integrante / Alexandre Macedo Pinto - Integrante.


Outros Projetos


2015 - 2015
Conhecer o Mundo mais de perto
Descrição: Projeto desenvolvido com alunos do Ensino Médio do Colégio Marista São Luís - Jaraguá do Sul/SC, referente aos cuidados do meio ambiente, para isso é necessário conhecer o mundo mais de perto. Na qual, os jovens estudantes puderam pensar e desenvolver atividades que estivessem realmente relacionadas a uma mudança de postura na atual conjuntura da sociedade referente ao cuidado com o meio ambiente.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Jean Prette - Coordenador.
2014 - 2014
Estética Filosófica
Descrição: Projeto desenvolvido com alunos do Ensino Médio do Colégio Marista São Luís - Jaraguá do Sul/SC, referente à Estética Filosófica. Porém, o Projeto levou o título: "A nova geração do Belo". Na qual, os jovens estudantes puderam pensar e desenvolver atividades que estivessem realmente relacionadas a uma mudança de postura na atual conjuntura da sociedade referente aos conceitos de estética hoje. TROFÉU AMIGOS DA FILOSOFIA 4o LUGAR (PRÊMIO NACIONAL).
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Jean Prette - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: Conjectura: Filosofia e Educação (UCS)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Teologia.


Idiomas


Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Grego
Compreende PoucoLê Bem, Escreve Razoavelmente.
Latim
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
TROFÉUS AMIGOS DA FILOSOFIA, EDITORA SOPHOS.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PRETTE, J.2018PRETTE, J.; BIAZOTTO, S. M. . UMA PROPOSTA CURRICULAR DE ENSINO MÉDIO À LUZ DE UMA NARRATIVA JUVENIL: LIMITES E POSSIBILIDADES. OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP, v. 6, p. 114-129, 2018.

2.
PRETTE, J.2005PRETTE, J.. 'Deus está morto': uma expressão nietscheana. Revista da UNIFEBE, v. 1, p. 119-128, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
PRETTE, J.. A UTILIZAÇÃO DAS NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS COMO MÉTODO DE COMPREENSÃO DOS JOVENS ESTUDANTES DE UMA PROPOSTA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO. In: ANTONELLA CARVALHO DE OLIVEIRA. (Org.). Grandes Temas da Educação Nacional 2. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2018, v. 1, p. 12-27.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PRETTE, J.. A UTILIZAÇÃO DAS NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS COMO MÉTODO DE COMPREENSÃO DOS JOVENS ESTUDANTES DE UMA PROPOSTA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO. In: EDUCERE - XIII Congresso Nacional de Educação - PUCPR, 2017, Curitiba. Formação de Professores: contextos, sentidos e práticas. Curitiba: FTD, 2017. v. Único. p. 7547-7564.

2.
PRETTE, J.. Narrativas (auto)biográficas de jovens estudantes do ensino médio - uma perspectiva de se conhecer o currículo e seus processos de subjetivação. In: III Seminário Internacional - História do tempo presente, 2017, Florianópolis. Seminário Internacional - História do tempo presente. Florianópolis: UDESC, 2017. v. 1.

3.
PRETTE, J.; BIAZOTTO, S. M. . JOVENS EM AÇÃO: UMA VIVÊNCIA DE SOLIDARIEDADE NO COLÉGIO MARISTA SÃO LUÍS. In: 5o. Congresso Internacional de Educação Marista e 2o. Congresso Marista de Educandos e Famílias, 2016, Olinda. ANAIS DO CONGRESSO INTERNACIONAL MARISTA DE EDUCAÇÃO. v. 5.

4.
PRETTE, J.; VENERA, Raquel Alvarenga Sena . (Auto)Biografia e processos de subjetivação de jovens inseridos na proposta curricular do Colégio Marista São Luiz - Jaraguá do Sul, SC.. In: VII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, 2016, Cuiabá. Anais VII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica Narrativas (Auto)biográfica: conhecimentos, experiências e sentidos. Cuiabá: Biograph, 2016.

Artigos aceitos para publicação
1.
AMORIM, F. V. ; PRETTE, J. . REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. INTERFACES CIENTÍFICAS - EDUCAÇÃO, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
PRETTE, J.. A UTILIZAÇÃO DAS NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS COMO MÉTODO DE COMPREENSÃO DOS JOVENS ESTUDANTES DE UMA PROPOSTA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PRETTE, J.; BIAZOTTO, S. M. . PROTAGONISMO JUVENIL: UMA VIVÊNCIA DE SOLIDARIEDADE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
PRETTE, J.. Experiências de um pesquisador (Mestrado Univille - Seminário II). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PRETTE, J.. Narrativas (auto)biográficas de jovens estudantes do ensino médio - uma perspectiva de se conhecer o currículo e seus processos de subjetivação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PRETTE, J.. Casa Comum: nossa responsábilidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
PRETTE, J.; VENERA, Raquel Alvarenga Sena . (Auto)biografia e processos de subjetivação de jovens inseridos na proposta curricular do Colégio Marista São Luís - Jaraguá do Sul / SC. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PRETTE, J.; VENERA, Raquel Alvarenga Sena . Narrativas (auto)biográficas: uma estratégia para conhecer o currículo e seus efeitos de subjetivação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PRETTE, J.. Campanha da Fraternidade 2016 - 'Casa comum: nossa responsabilidade'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
PRETTE, J.; BIAZOTTO, S. M. . JOVENS EM AÇÃO: UMA VIVÊNCIA DE SOLIDARIEDADE NO COLÉGIO MARISTA SÃO LUÍS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
GUIGUER, J. ; PRETTE, J. . Um diálogo entre pesquisas: processos de subjetivações juvenis em currículos do Ensino Médio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
PRETTE, J.; SANTOS, J. T. . Estética Filosófica - A nova geração do Belo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
PRETTE, J.. A importância do Estudo na Educação de Jovens e Adultos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
CARPINEJAR, F. ; PRETTE, J. . Exercício da fantasia como observação da realidade - Tema abordado pelo professor e poeta Fabrício Carpinejar (palestra satelitária). 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
PRETTE, J.. Sequência Didática - 'A nova geração do belo - Estética Filosófica'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PRETTE, J.. Propostas Curriculares para o Ensino Médio?. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PRETTE, J.. Participação em banca de Jean Carlos de Freyn e Leandro Raundz.Fé, Espiritualidade e Ciência interligadas no Tratamento Oncológico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Jangada.

2.
PRETTE, J.. Participação em banca de Vanderlei A. de Oliveira e Janice Wink.Conhecimento das Puérperas sobre Mitos e Crenças a Respeito do Aleitamento Materno. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Jangada.

3.
PRETTE, J.. Participação em banca de Raquel Pommerening & Carolina Cavagnoli.A influência dos meios eletrônicos na qualidade de vida das crianças. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Jangada.

4.
PRETTE, J.. Participação em banca de Jonatan Rosa & Jonathan S. Franzner.Níveis de aptidão física relacionada ao desempenho motor de adolescentes na faixa etária de 09 a 12 anos em praticantes de Karatê-dô e Taekwondo no município de Jaraguá do Sul / SC. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Jangada.

5.
PRETTE, J.. Participação em banca de Débora J. Ferreira & Heloisa Vogel.Educação Especial e Inclusiva na Rede Municipal de Ensino de Guaramirim. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Jangada.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1a JORNADA DO ENSINO MÉDIO EM SANTA CATARINA. 2018. (Outra).

2.
MMETA. 4a MMETA - Mostra de Metodologia dos Trabalhos Acadêmicos. 2018. (Exposição).

3.
Palestra: Bases epistemológicas no campo de pesquisa em Educação de Jovens e Adultos no Brasil. 2018. (Outra).

4.
V Seminário Regional do Programa de Desenvolvimento Regional/Licenciatura. 2018. (Seminário).

5.
XXVI Seminário Estadual das/os Orientadoras/es Educacionais de Santa Catarina. 2018. (Seminário).

6.
ECUDECE - XIII Congresso Nacional de Educação. "A UTILIZAÇÃO DAS NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS COMO MÉTODO DE COMPREENSÃO DOS JOVENS ESTUDANTES DE UMA PROPOSTA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO". 2017. (Congresso).

7.
III Seminário Internacional - História do Tempo Presente.Narrativas (auto)biográficas de jovens estudantes do ensino médio - uma perspectiva de se conhecer o currículo e seus processos de subjetivação. 2017. (Seminário).

8.
5o. Congresso Internacional Marista de Educação e 2o. Congresso Marista de Educandos e Famílias. 2016. (Congresso).

9.
VII CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (auto)biográfica. (Auto)biografia e processos de subjetivação de jovens inseridos na proposta curricular do Colégio Marista São Luís - Jaraguá do Sul / SC. 2016. (Congresso).

10.
XI Anped Sul. Narrativas (auto)biográficas: uma estratégia para conhecer o currículo e seus efeitos de subjetivação. 2016. (Congresso).

11.
37a Reunião Nacional da ANPED. 2015. (Congresso).

12.
37a Reunião Nacional da ANPED. UM DIÁLOGO ENTRE PESQUISAS: PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÕES JUVENIS EM CURRÍCULOS DO ENSINO MÉDIO. 2015. (Congresso).

13.
37a Reunião Nacional da ANPED - Minicurso. 2015. (Oficina).

14.
EDUCERE - XII Congresso Nacional de Educação. 2015. (Congresso).

15.
Formação Educacional - CAMAR. 2015. (Encontro).

16.
III Congresso Nacional de Educação Católica (ANEC). 2015. (Congresso).

17.
Troféu Amigos da Filosofia - 6a. ed.. Projeto - Conhecer o Mundo mais de perto. 2015. (Olimpíada).

18.
VIII Encontro Regional Sul de História Oral. 2015. (Encontro).

19.
"Troféu Amigos da Filosofia" 2014 - 5ª Edição. Estética Filosófica: "A nova geração do belo" - Colégio Marista São Luís - Jaraguá do Sul - IV Lugar;. 2014. (Olimpíada).

20.
Formação Educacional.Sequência Didática - Estética Filosófica. 2014. (Encontro).

21.
Formação Educacional - CAMAR. 2014. (Encontro).

22.
X Anped Sul. 2014. (Congresso).

23.
Semana Teológica: Teologia, economia e ecologia. 2010. (Outra).

24.
Semana Teológica - Arte Sacra e Liturgia: Nas origens e na Evangelização. 2008. (Simpósio).

25.
XXI Curso de Verão - Juventude: caminhos para outro mundo possível - CESEP & PUC-SP. 2008. (Outra).

26.
Curso de Atualização: Comunicação: o humano e os novos paradigmas. 2007. (Oficina).

27.
Semana Teológica - Documento de Aparecida: Análises e Perspectivas. 2007. (Simpósio).

28.
IV Café Filosófico - Unifebe - A ideologia política no governo Lula. 2005. (Outra).

29.
Parapsicologia e Religiao. 2005. (Oficina).

30.
Seminário - Educação Inclusiva - Prefeitura Municipal de Itajaí. 2005. (Seminário).

31.
V Encontro Catarinense de Filosofia. 2005. (Encontro).

32.
V Encontro Catarinense de Filosofia - Unifebe.A noção nietzcheana de bom/mau e bom/ruim na primeira dissertação da Genealogia da Moral. 2005. (Encontro).

33.
Encontro Catarinense de Filosofia - UFSC. 2004. (Encontro).

34.
Formação Continuada - EJA - Prefeitura Municipal de Itajaí. 2004. (Seminário).

35.
IV Encontro Catarinense de Filosofia. 2004. (Encontro).

36.
VIII Seminário Municipal de Educação de Itajaí. 2004. (Seminário).

37.
Diálogos Belicos I: Guerra, Civilização e Racionalidade: Perspectivas Filosóficas. 2003. (Outra).

38.
Diálogos Belicos II: Bem vindo ao deserto do real: (Re) visitando a Matrix. 2003. (Outra).

39.
O Sagrado e o Profano na Contemporaneidade. 2003. (Outra).

40.
II Encontro Catarinense de Filosofia - Unisul. 2002. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Filipi Vieira Amorim. Reflexões sobre as contribuições da Filosofia à Educação de Jovens e Adultos.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Internacional. Orientador: Jean Prette.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
AMORIM, F. V. ; PRETTE, J. . REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. INTERFACES CIENTÍFICAS - EDUCAÇÃO, 2018.


Livros e capítulos
1.
PRETTE, J.. A UTILIZAÇÃO DAS NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS COMO MÉTODO DE COMPREENSÃO DOS JOVENS ESTUDANTES DE UMA PROPOSTA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO. In: ANTONELLA CARVALHO DE OLIVEIRA. (Org.). Grandes Temas da Educação Nacional 2. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2018, v. 1, p. 12-27.


Apresentações de Trabalho
1.
GUIGUER, J. ; PRETTE, J. . Um diálogo entre pesquisas: processos de subjetivações juvenis em currículos do Ensino Médio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
PRETTE, J.; VENERA, Raquel Alvarenga Sena . Narrativas (auto)biográficas: uma estratégia para conhecer o currículo e seus efeitos de subjetivação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PRETTE, J.. Campanha da Fraternidade 2016 - 'Casa comum: nossa responsabilidade'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PRETTE, J.; BIAZOTTO, S. M. . JOVENS EM AÇÃO: UMA VIVÊNCIA DE SOLIDARIEDADE NO COLÉGIO MARISTA SÃO LUÍS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Outras informações relevantes


Cursou a disciplina "Memória e Identidade" no Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade da UNIVILLE (2016), com o objetivo de aprimorar as discussões teóricas acerca do processo de constituição identitária de jovens, que perpassa o tema de sua dissertação de mestrado. Estou cursando a disciplina "S.E. Wilhelm Dilthey, Friedrich Nietzsche, Vida e Educação" no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC (Filosofia da Educação), com o objetivo de adensar a compreensão acerca da leitura de Foucault em Nietzsche e o retorno ao pensamento grego. Participou do Processo Seletivo para Professor Substituto de Filosofia no Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC - Jaraguá do Sul / SC - Edital 70/2016, nos termos da Lei no. 8.745, de 09/12/93 a que se refere o Edital n° 53/2016, de 10 de junho 2016, publicado no Diário Oficial no 111 de 13 de junho de 2016, estando classificado em 2º lugar.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 5:08:33