Milena Cristina Carneiro Peres

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4174032820457667
  • Última atualização do currículo em 22/01/2019


Graduanda em Comunicação Social - Jornalismo pela FACHA - Faculdades Integradas Hélio Alonso. Integrante do projeto Núcleo de Inclusão Social - NIS, do NÓS: Dissidências Feministas e do Núcleo de Ética Aplicada - NEA, todos da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, coordenados pela Prof.ª Dr.ª Maria Clara Dias, e também integra o Laboratório de Ética Animal e Ambiental - LEA, da Universidade Federal Fluminense - UFF em parceria com a UFRJ, coordenado pelo Prof. Dr. Fabio A. G. Oliveira e pela Prof.ª Dr.ª Rita Leão. Pesquisadora do projeto de pesquisa Lesbocídio - As histórias que ninguém conta, também coordenado pela Prof.ª Dr.ª Maria Clara Dias. Tem interesse nas áreas ética aplicada, bioética, saúde coletiva, gênero, sexualidade e movimento de mulheres e políticas públicas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Milena Cristina Carneiro Peres
Nome em citações bibliográficas
PERES, M. C. C.;PERES, Milena C. C.;PERES, Milena Cristina Carneiro.


Formação acadêmica/titulação


2018
Graduação em andamento em Comunicação Social.
Faculdades Integradas Hélio Alonso, FACHA, Brasil.
2016 interrompida
Graduação interrompida em 2018 em Serviço Social.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Ano de interrupção: 2018
2012 interrompida
Graduação interrompida em 2014 em Serviço Social.
Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, CEUNSP, Brasil.
Ano de interrupção: 2014
2009 - 2012
Curso técnico/profissionalizante em Segurança do Trabalho.
Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura, FIEC, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em Cinema em Cores. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Justiça Social e Direitos Básicos: por uma perspectiva mais inclusiva. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Pensamento Lésbico Contemporâneo. (Carga horária: 88h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Cultura de Redes. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Justiça Social e Direitos Básicos: por uma perspectiva mais inclusiva. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2017 - 2017
Política Nacional de Saúde Integral de LGBTT. (Carga horária: 45h).
Universidade Aberta do SUS, UNA-SUS/UERJ, Brasil.
2017 - 2017
Abordagem da Violência na Atenção Domiciliar. (Carga horária: 45h).
Universidade Aberta do SUS, UNA-SUS/UERJ, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Gestão e Sustentabilidade das Organizações Feministas e das Mulheres. (Carga horária: 48h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Feminismo, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos. (Carga horária: 48h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2016 - 2016
Dialogando sobre a Lei Maria da Penha. (Carga horária: 60h).
Instituto Legislativo Brasileiro, ILB/INTERLEGIS, Brasil.
2016 - 2016
Introdução ao comportamento organizacional. (Carga horária: 1h).
Pearson, PEARSON, Brasil.
2016 - 2016
Educação para a Sexualidade:dos currículos escolares aos espaços educativos. (Carga horária: 48h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2016 - 2016
Técnicas de Seleção. (Carga horária: 1h).
Pearson, PEARSON, Brasil.
2016 - 2016
O processo decisório de consumo. (Carga horária: 1h).
Pearson, PEARSON, Brasil.
2015 - 2015
Responsabilidade Social. (Carga horária: 24h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.
2010 - 2010
Gestão Empresarial. (Carga horária: 32h).
Projeto Educar, EDUCAR, Brasil.
2010 - 2010
Treinamento prático de combate à incêncios. (Carga horária: 4h).
Centro de Treinamento em Segurança e Emergências Industriais, WORKSECURITY, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
A Perspectiva dos Funcionamentos: refinando o arcabouço teórico e ampliando as aplicações (Cientista do Nosso Estado - 2017)
Descrição: O objetivo geral deste projeto será desenvolver uma perspectiva de justiça mais inclusiva e mais compatível com os ideais de uma concepção moral universalista. Para tal, serão primeiramente analisadas as concepções de justiça disponíveis e apresentadas as suas limitações. Em seguida será apresentada a Perspectiva dos Funcionamentos, cujo foco será a realização plena dos diversos sistemas funcionais, em toda a sua singularidade e complexidade. O objetivo específico do projeto é fornecer um instrumento que permita uma melhor garantia da igual consideração ou respeito moral entre todos os integrantes da sociedade moral, em diversas esferas. Neste sentido, pretendo analisar a aplicação da perspectiva dos funcionamentos no âmbito da saúde, da educação, da ética animal e ambiental, das questões que concernem a utilização da tecnologia para o aprimoramento humano e, finalmente, das questões relativas a gênero, políticas de identidade e políticas de reparação. Ao elegermos este aspecto, ou melhor, o aspecto da integridade funcional de um sistema como foco de atribuição de valor moral, estaremos colocando de lado outros aspectos que nos distinguem das demais entidades ou formas de vida existentes. Neste sentido, já não teremos como restringir o âmbito da moralidade ao pequeno grupo dos seres que sob o ponto de vista funcional se assemelham a nós. Se pudermos identificar um sistema funcional, seja ele humano, animal ou não, teremos o compromisso moral de não impedir seu bom desempenho, ou ainda, de promover seu florescimento. Neste ponto, nossa principal dificuldade deixa de ser (i) encontrar uma justificativa para considerar ou incluir o outro no âmbito de nossas considerações morais, e passa a ser (ii) saber o que seria para cada sistema funcional em geral, ou para cada ser, em particular, sua plena realização.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Milena Cristina Carneiro Peres - Integrante / Suane Felippe Soares - Integrante / Carlos Dimas Martins Ribeiro - Integrante / Michelle Cecille Bandeira Teixeira - Integrante / Colin Crawford - Integrante / Príscila Carvalho - Integrante / Cristiane Maria Amorim Costa - Integrante / Sabine de Almeida Azevedo - Integrante / Murilo Mariano Vilaça - Integrante / Vera Cecília Frossard - Integrante / Diogo Mochcovitch - Integrante / Maria Clara Marques Dias - Coordenador / Fabio Alves Gomes de Oliveira - Integrante.
2016 - 2018
O movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina (Argentina, Colômbia, Brasil e Chile): determinantes históricos, interlocuções internacionais e memória
Descrição: O projeto propõe-se a tratar a história recente do Serviço Social das décadas de 1960 a 1980 caracterizada por movimentos contestatórios às suas bases conservadoras, com centralidade no Movimento de Reconceituação do Serviço Social latino-americano e respectivas interlocuções internacionais. Esta pesquisa congrega vinte pesquisadores de distintas instituições universitárias latino-americanas e europeias, articulando uma rede internacional de pesquisa em fundamentos do Serviço Social, que condiciona a amplitude desta proposta. Pretende-se apreender tanto a unidade do Movimento de Reconceituação do Serviço Social na história da América Latina quanto suas particularidades nacionais considerando seus antecedentes, expressões e desdobramentos. Isto implica o resgate de seus determinantes históricos, da memória dos sujeitos participantes e sua relação com movimento similares ocorridos no mesmo período na Europa e na América do Norte denominados de Serviço Social Crítico e Serviço Social Radical. O interesse recai sobre os fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social na história, as experiências de formação universitária e de pesquisa exemplares, identificando incidências no exercício profissional nos países considerados. Na América Latina serão focalizados Argentina, Brasil, Chile e Colômbia ressaltando os vínculos políticos e profissionais com as lutas desenvolvidas pelas classes subalternas. Na Europa o destaque volta-se a Portugal e Espanha e na América do Norte, EUA e Canadá. A pesquisa prevê trabalho de campo com entrevistas gravadas e filmadas, pautadas na técnica de história oral, resgatando a memória coletiva do período (1960-1980); pesquisa documental em arquivos universitários, centros de pesquisa e instâncias organizativas no Serviço Social; pesquisa bibliográfica em articulação com as instituições colaboradoras. Pretende-se ainda revisar depoimentos dos sujeitos profissionais já produzidos por pesquisadores e acervos pessoais e institucionais. Eventos internacionais, também, estão previstos como fonte de dados, propiciando a coleta de informações junto a participantes do movimento de Reconceituação e/ou do Serviço Social Crítico e Radical, eventualmente presentes. A equipe terá encontros periódicos, utilizando-se de reuniões presenciais e visitas nos diferentes locais, bem como o uso das ferramentas tecnológicas (como videoconferências ou reuniões online)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Milena Cristina Carneiro Peres - Integrante / Graziela Scheffer Machado - Integrante / Marilda Villela Iamamoto - Coordenador / Ana Paula Procópio - Integrante / Alexandra Aparecida Leite Toffanetto Seabra Eiras - Integrante / Elziane Olina Dourado - Integrante / Isabella de Sousa Maio - Integrante / Claudia Mônica dos Santos - Integrante / Sergio Andres Quintero Londono - Integrante / Víctor Alfredo Orellana Bravo - Integrante / Katia Iris Marro - Integrante / Maria Lúcia Duriguetto - Integrante / Carina Berta Moljo - Integrante / Thaís Pereira Reis - Integrante / Alexander Panez Pinto - Integrante / Rosana de Matos Silveira Santos - Integrante / Roberto Orlando Zampani - Integrante / Margarita Elena Rozas Pagaza - Integrante / Leticia Arancibia Martínez - Integrante / Pedro Gabriel Gonçalves Pedro Moreira da Silva - Integrante / Alcina Maria de Castro Martins - Integrante / Maria Carmelita Yazbek - Integrante / Maria Rosângela Batistoni - Integrante / Paula Francisca Vidal Molina - Integrante / Virgínia Alves Carrara - Integrante / Raquel Raichelis Degenszajn - Integrante / Roberth Wilson Salamanca Avila - Integrante / Antoniana Dias Defilippo - Integrante / Isaura Gomes de Carvalho Aquino - Integrante / Maria Helena Elpidio Abreu - Integrante / Manuel Villalobos Morales - Integrante / María Lorena Molina - Integrante.
2016 - 2018
Serviço Social, Memória e Reconceituação Latino-Americana: Antecedentes e expressões nas escolas de Porto Alegre e Recife
Descrição: O objetivo da pesquisa é analisar os antecedentes e expressões do movimento reconceituador nas escolas de Recife (UFPE) e Porto Alegre (PUCRS) por meio da história oral e documental visando reconstruir memória profissional em suas articulações históricas nas conjunturas nacionais, regionais brasileiras e latino-americana, no período de 1950 até 1975. Abordamos os indivíduos enquanto fruto de seu tempo histórico que se reproduz socialmente nos marcos de uma estrutura social determinada, mas que também recria e cria novas formas de ser na sociedade. Objetivo geral: O objetivo da pesquisa é analisar os antecedentes e expressões do movimento reconceituador nas escolas de Recife (UFPE) e Porto Alegre (PUCRS) privilegiando a história oral e documental visando reconstrução da memória profissional em suas articulações históricas nas conjunturas nacionais, regionais brasileiras e latino-americana no período de 1950 até 1975. Objetivos específicos: a) Identificar os sujeitos participantes no Movimento de Reconceituação visando verificar suas contribuições, disputas e rupturas no âmbito nacional e latino-americano. b) Dar visibilidade as posições teóricas, políticas e praticas dos brasileiros no debate reconceituador latino-americano pautado nas concepções sobre profissão, "questão social", estado, sociedade civil, subdesenvolvimento, desenvolvimento e transformação com finalidade de identificar as diferentes posicionamentos no processo renovação critica do Serviço Social brasileiro. c) Investigar os antecedentes, continuidades e rupturas do Movimento de Reconceituação no Brasil visando dar clareza ao processo no país..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Milena Cristina Carneiro Peres - Integrante / Graziela Scheffer Machado - Integrante / Marilda Villela Iamamoto - Coordenador.


Projetos de extensão


2018 - 2018
Cinema em Cores

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Clara Marques Dias em 01/09/2018.
Descrição: O curso pretende promover a sensibilização da comunidade, através do cinema, para os processos de discriminação e violação dos direitos básicos de indivíduos de orientação sexual e identidade de gênero que fogem à lógica no binarismo heteronormativo. Desta forma, pretendemos realizar quatro encontros, onde serem vistos e discutidos filmes que permitam visualizar os conflitos vivenciados os indivíduos/grupos cisheterodiscordantes. Com isso, estaremos apostando na produção de empatia como instrumento fundamental para formação de uma consciência moral ampliada e o desenvolvimento pleno de um senso de justiça mais abrangente. Aprovado com o Edital RUA 2018-1/UFRJ..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Milena Cristina Carneiro Peres - Integrante / Luciana Simas Chaves de Moraes - Integrante / Suane Felippe Soares - Integrante / Ana Luisa Rocha Mallet - Integrante / Michelle Cecille Bandeira Teixeira - Integrante / Marina Cortez Paulino - Integrante / Letícia Gonçalves - Integrante / Sabine de Almeida Azevedo - Integrante / Maria Clara Marques Dias - Coordenador / Fabio Alves Gomes de Oliveira - Integrante / Amiel Modesto Vieira - Integrante.
2017 - 2017
Justiça Social e Direitos Básicos: por uma perspectiva mais inclusiva

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Clara Marques Dias em 01/09/2018.
Descrição: O projeto visa associar teoria e prática da justiça social e dos direitos básico. Neste sentido, 42 horas serão destinas a aulas teóricas que forneçam o arcabouço conceitual para a produção de material didático, a ser utilizado nas ações sociais promovidas pelo grupo, a saber: (1) Nós na praça; (2) Sextas culturais e (3) Projeto Escola) comporão as 18 horas complementares do programa completo. O conteúdo pedagógico pretende discutir os seguintes temas: teorias de justiça e direitos Básicos; narrativas de gênero, etnia e classe; narrativas em saúde; ética animal e ambiental. Aprovado com o Edital RUA 2017-1/UFRJ..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Milena Cristina Carneiro Peres - Integrante / Wallace dos Santos de Moraes - Integrante / Luciana Simas Chaves de Moraes - Integrante / Suane Felippe Soares - Integrante / Ana Luisa Rocha Mallet - Integrante / Anna Bastos Faria - Integrante / Carlos Dimas Martins Ribeiro - Integrante / Michelle Cecille Bandeira Teixeira - Integrante / Maria Clara Marques Dias - Coordenador / Fabio Alves Gomes de Oliveira - Integrante.
2017 - 2017
Justiça Social e Direitos Básicos: por uma perspectiva mais inclusiva

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Clara Marques Dias em 01/09/2018.
Descrição: Descrição: O curso pretende promover a sensibilização da comunidade, através do cinema, para os processos de discriminação e violação dos direitos básicos de indivíduos de orientação sexual e identidade de gênero que fogem à lógica no binarismo heteronormativo. Desta forma, pretendemos realizar quatro encontros, onde serem vistos e discutidos filmes que permitam visualizar os conflitos vivenciados por indivíduos/grupos cisheterodiscordantes. Com isso, estaremos apostando na produção de empatia como instrumento fundamental para formação de uma consciência moral ampliada e o desenvolvimento pleno de um senso de justiça universal. Aprovado com o Edital RUA 2017-2/UFRJ..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Milena Cristina Carneiro Peres - Integrante / Luciana Simas Chaves de Moraes - Integrante / Suane Felippe Soares - Integrante / Ana Luisa Rocha Mallet - Integrante / Michelle Cecille Bandeira Teixeira - Integrante / Marina Cortez Paulino - Integrante / Cristiane Maria Amorim Costa - Integrante / Letícia Gonçalves - Integrante / Sabine de Almeida Azevedo - Integrante / Maria Clara Marques Dias - Coordenador / Fabio Alves Gomes de Oliveira - Integrante.


Outros Projetos


2017 - Atual
JUDIPP: Laboratório sobre Justiça, Diretos Básicos e Políticas Públicas

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Suane Felippe Soares em 01/09/2018.
Descrição: JUDIPP Justiça, Direitos Básicos e Pol​íticas Pblicas O JUDIPP, Laboratório sobre Justiça, Diretos Básicos e Políticas Públicas, envolve pesquisadores voltados para a pesquisa de políticas públicas que promovam justiça social e ambiental e a efetiva implementação dos direitos básicos, referentes tanto aos seres humanos, como aos animais não humanos. O laboratório conta com professores da UFRJ, UERJ, FIOCRUZ e UFF e professores estrangeiros, estabelecendo, assim, parcerias nacionais e internacionais. Além de uma abordagem teórica dos temas propostos, que inclui seminários, grupos de estudo e oficinas temáticas, o grupo desenvolve também atividades de extensão associadas ao Núcleo de Inclusão Social (NIS), que prevê atividades de promoção da cidadania realizadas em praças e locais públicos; produção e mostras de filmes; produção de cartilhas; atividades em escolas e unidades de saúde. O laboratório visa ainda a estabelecer um diálogo entre pesquisadores em bioética e ética aplicada e a sociedade, de forma a reforçar no contexto de sociedades atuais os ideais de uma concepção de justiça mais abrangente e a plena implementação dos direitos básicos.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.

Integrantes: Milena Cristina Carneiro Peres - Integrante / Maria Clara Dias - Integrante / Suane Felippe Soares - Coordenador / Fabio Alves Gomes de Oliveira - Integrante.
2017 - Atual
Lesbocídio - As histórias que ninguém conta

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Clara Marques Dias em 01/09/2018.
Descrição: O objetivo central é compreender a motivação desses crimes a partir da análise material da posição na qual a lésbica se encontra na sociedade ocidental contemporânea, da motivação lesbofobica dos crimes e do ódio às lésbicas. Parto do princípio que a ordem social da sexualidade é heterossexual e tudo o que se desvia dela é tido como uma afronta ao padrão social instituído. A lésbica, por sua vez, além de ser desviante, ainda sofre com a misoginia institucionalizada por fazer parte da classe mulher. Um exemplo disso é o nítido apagamento que as mídias reproduzem ao não identificar a violência contra lésbicas como lesbofobia, mas chamá-la de homofobia ? erroneamente, uma vez que são violências distintas. Pesquisa desenvolvida através do projeto Nós - Dissidências Feministas, da UFRJ.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Milena Cristina Carneiro Peres - Integrante / Suane Felippe Soares - Integrante / Maria Clara Marques Dias - Coordenador.
2016 - Atual
NIS - Núcleo de Inclusão Social

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Clara Marques Dias em 01/09/2018.
Descrição: Como o objetivo de promover a cidadânia, acesso a saúde, inclusão e justiça social, o Núcleo de Inclusão Social realiza eventos em comunidades e praças públicas; oferece cursos de curta duração e mostras de filmes abertos `a comunidade; disponibiliza um ambiente virtual para debate de temas relacionados a justiça; elabora material didático e editora uma revista (www.diversitates.com)..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (24) .

Integrantes: Milena Cristina Carneiro Peres - Integrante / Wallace dos Santos de Moraes - Integrante / Luciana Simas Chaves de Moraes - Integrante / Suane Felippe Soares - Integrante / Ana Luisa Rocha Mallet - Integrante / Anna Bastos Faria - Integrante / Alexandre da Silva Costa - Integrante / Carlos Dimas Martins Ribeiro - Integrante / Michelle Cecille Bandeira Teixeira - Integrante / Miriam Ventura - Integrante / Letícia Gonçalves - Integrante / Sabine de Almeida Azevedo - Integrante / Maria Clara Marques Dias - Coordenador / Jefferson Lopes Ferreira Junior - Integrante / Rebeca dos Santos Lima - Integrante / Fabio Alves Gomes de Oliveira - Integrante / Martina Davidson - Integrante / Claudia Borges e Souza Paraíso - Integrante / Diogo Gonçalves Vianna Mochcovitch - Integrante / Andreia Lima Campos - Integrante / Lucas Nascimento Ferreira Lopes - Integrante / Julianna Guimarães Henrique - Integrante / Leonardo Diniz do Couto - Integrante / Ellen Aparecida de Araujo Rosa - Integrante / Gabriela Andrade Adão - Integrante / Gabriela Bertti da Rocha Pinto - Integrante / Karynn Vieira Capilé - Integrante / Lumaira Maria Nascimento Silva - Integrante / Marcos Antônio de Souza Lopes - Integrante / Pedro Clemente Bessa Prado Lippmann - Integrante.
2016 - Atual
LEA - Laboratório de Ética Ambiental e Animal

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Fabio Alves Gomes de Oliveira em 02/09/2018.
Descrição: Primeiramente, busca disseminar o debate acerca da Ética Ambiental a partir de um resgate bibliográfico de grandes autoras e autores que contribuíram para a formulação de uma perspectiva ética centrada no debate ambiental. Tal resgate é um compromisso teórico, mas também prático, sobretudo se considerarmos o grande desafio climático que assola o mundo contemporâneo. Sendo assim, o LEA se compromete em perseguir uma concepção de ética aplicada, cujo enfoque principal seja a ampliação da comunidade moral à qual dirigimos nossos juízos e compromissos morais. Em segundo lugar, visa a preencher uma lacuna no cenário acadêmico nacional através da introdução do debate da ética ambiental à luz de uma perspectiva ecofeminista, que seja em um só tempo animalista e desconstrutivista.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Milena Cristina Carneiro Peres - Integrante / Maria Clara Dias - Integrante / Jaqueline Gomes de Jesus - Integrante / Colin Crawford - Integrante / Rita Leal Paixão - Integrante / Fabio Alves Gomes de Oliveira - Coordenador / Liliana Rodrigues - Integrante / Dionisio Furtado - Integrante / Gabriela Bertii - Integrante / Karynn Capilé - Integrante / Larissa Papazoglo - Integrante / Martina Davidson - Integrante / Thaline Fontenele - Integrante.
2016 - Atual
Nós: dissidências feministas

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Clara Marques Dias em 01/09/2018.
Descrição: O Grupo promove e participa de eventos acadêmicos e oferece cursos em questões de gênero. Entre os seus principais produtos, estão vídeos educativos e uma coleção de cartilhas, além de artigos acadêmicos publicados em revistas especializadas e livros.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Milena Cristina Carneiro Peres - Integrante / Suane Felippe Soares - Integrante / Ana Luisa Rocha Mallet - Integrante / Carlos Dimas Martins Ribeiro - Integrante / Michelle Cecille Bandeira Teixeira - Integrante / Miriam Ventura - Integrante / Cristiane Maria Amorim Costa - Integrante / Maria Clara Marques Dias - Coordenador / Fabio Alves Gomes de Oliveira - Integrante.
2016 - Atual
NEA - Núcleo de Ética Aplicada

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Clara Marques Dias em 19/01/2019.
Descrição: O Núcleo de Ética Aplicada visa a promover pesquisas relacionadas à aplicação da ética em diferentes esferas da sociedade. Sua principal preocupação é defender uma concepção abrangente de moralidade que inclua não apenas os seres humanos, como também animais não-humanos e o meio ambiente. Com este enfoque, o grupo tem desenvolvido trabalhos relacionados à inclusão socioeconômica, à discriminação racial, à identidade de gênero e à ética animal e ambiental. O NEA tem como projeto de extensão o NIS - Núcleo de Inclusão Social (www.nis-ufrj.org), criado em 2008 e incorpora pesquisadores de dois Projetos Integrados de Pesquisa do CNPQ: "Direitos Básicos, Justiça Social e Políticas Públicas" e o "NÓS: Dissidências feministas".
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Milena Cristina Carneiro Peres - Integrante / Suane Felippe Soares - Integrante / Maria Clara Marques Dias - Coordenador / Fabio Alves Gomes de Oliveira - Integrante.
2015 - Atual
Perspectiva dos Funcionamentos: Teoria e Prática

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Clara Marques Dias em 19/01/2019.
Descrição: O grupo reuni pesquisadores de diversas áreas que tem realizado pesquisas de caráter teórico e prático adotando como paradigma a perspectiva dos funcionamentos, desenvolvida por M. C. Dias. Através da aplicação da perspectiva dos funcionamentos, o grupo visa fornecer um instrumento que permita uma melhor garantia da igual consideração ou respeito moral aos entre diversos indivíduos, sejam eles seres humanos ou não. Destacamos aqui sua aplicação no âmbito da saúde, da educação, das questões que concernem a utilização da tecnologia para o aprimoramento humano, das questões relativas a gênero, políticas de identidade e políticas de reparação e da ética animal e ambiental..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (16) .

Integrantes: Milena Cristina Carneiro Peres - Integrante / Luciana Simas Chaves de Moraes - Integrante / Suane Felippe Soares - Integrante / Anna Bastos Faria - Integrante / Alexandre da Silva Costa - Integrante / Carlos Dimas Martins Ribeiro - Integrante / Michelle Cecille Bandeira Teixeira - Integrante / Vera Cecília Frossard - Integrante / Maria Clara Marques Dias - Coordenador / Fabio Alves Gomes de Oliveira - Integrante / Martina Davidson - Integrante / Amiel Modesto Vieira - Integrante / Claudia Borges e Souza Paraíso - Integrante / Diogo Gonçalves Vianna Mochcovitch - Integrante / Alice Borsato - Integrante / Andreia Lima Campos - Integrante / Eliane Barreto dos Santos - Integrante / Lucas Nascimento Ferreira Lopes - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Ética em Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Bioética.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Feminismo.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOARES, S. F.2018SOARES, S. F. ; PERES, M. C. C. . A condição lésbica e o acesso aos direitos sociais básicos brasileiros. METAXY: Revista Brasileira de Cultura e Políticas em Direitos Humanos, v. 1, p. 1-20, 2018.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PERES, M. C. C.; SOARES, S. F. ; DIAS, M. C. . Dossiê sobre lesbocídio no Brasil: de 2014 até 2017. 1. ed. Rio de Janeiro: Livros Ilimitados, 2018. v. 1. 116p .

Capítulos de livros publicados
1.
SCHEFFER, Graziela ; MARTINS, B. N. ; SANTOS, M. C. C. ; PERES, M. C. C. . Formação profissional & "geração 65". Críticas e propostas da reconceituação latino-americana. In: SILVA, C.; VECINDAY, L.; CARBALLO, Y.; BRENES, A.; MARIATTI, A.; OTORMÍN, F.. (Org.). Transformaciones Sociales Protección Social y Trabajo Social. 1ed.Montevideo: Departamento de Trabajo Social, 2017, v. , p. 512-526.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PERES, M. C. C.; SOARES, S. F. ; DIAS, M. C. . Lésbicas assassinadas: as histórias que ninguém conta.. In: 13º Mundos de Mulheres & Fazendo Gênero 11, 2017, Florianópolis-SC. Anais do Congresso 13º Mundos de Mulheres & Seminário Internacional Fazendo Gênero 11, 2017.

2.
PERES, M. C. C.; SOARES, S. F. ; DIAS, M. C. . Núcleo de Inclusão Social - NIS.. In: 8ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2017, Rio de Janeiro-RJ. Anais da 8ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2017.

3.
PERES, M. C. C.; SOARES, S. F. ; DIAS, M. C. . Núcleo de Inclusão Social.. In: Seminário A UFRJ Faz 100 anos, 2017, Rio de Janeiro-RJ. Anais do Seminário A UFRJ Faz 100 anos, 2017.

4.
PERES, M. C. C.; SOARES, S. F. ; DIAS, M. C. . Lesbocídio: As histórias que ninguém conta. In: V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades., 2017, Salvador-BA. Anais do V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades., 2017.

5.
SOARES, S. F. ; PERES, M. C. C. . Saúde e sobrevivência lésbica: uma questão de saúde pública. In: V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades, 2017, Salvador-BA. Anais do V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PERES, M. C. C.. Reconceituação Latino-Americana, Serviço Social e Memória: antecedentes e expressões nas escolas de Porto Alegre.. In: 26ª Semana de Iniciação Científica da UERJ, 2017, Rio de Janeiro. Anais da 26ª Semana de Iniciação Científica da UERJ, 2017.

2.
PERES, M. C. C.. Centro de Estudos Octávio Ianni - CEOI. In: 27a UERJ Sem Muros, 2017, Rio de Janeiro-RJ. Anais da 27a UERJ Sem Muros, 2017.

3.
PERES, M. C. C.; SOARES, S. F. ; DIAS, M. C. . Assassinatos de lésbicas: por uma abordagem bioética.. In: XII Congresso Brasileiro de Bioética., 2017, Recife-PE. Anais do XII Congresso Brasileiro de Bioética., 2017.

4.
PERES, M. C. C.; DIAS, M. C. . Lesbocídio: Lésbicas Assassinadas no Brasil. In: I Encontro Nacional do GT Filosofia e Gênero da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF), 2017, Rio de Janeiro. CADERNOS DE RESUMOS I Encontro Nacional do GT Filosofia e Gênero da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF), 2017. v. 1.

Artigos aceitos para publicação
1.
SOARES, S. F. ; DIAS, M. C. ; PERES, M. C. C. . Lesbocídio: o estudo dos crimes de ódio contra lésbicas no Brasil. REVISTA PERIÓDICUS, 2018.


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PERES, M. C. C.; SOARES, S. F. ; STACCIARINI, I. . Distrito Federal registra 1,2 mil mulheres que sofrem violência a cada mês. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
PERES, M. C. C.; DIAS, M. C. ; SOARES, S. F. . Dossie sobre lesbocídio no Brasil. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
PERES, M. C. C.; DIAS, M. C. ; SOARES, S. F. . Morta por ser lésbica: um dossiê inédito sobre o lesbocídio no Brasil. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
DIAS, M. C. ; PERES, M. C. C. ; SOARES, S. F. . Dossiê mostra crescimento da violência contra mulheres lésbicas no Brasil. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
PERES, M. C. C.. Homofobia: los asesinatos de lesbianas en Brasil aumentaron un 2.600 % desde el año 2000. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
PERES, M. C. C.. En 18 años aumenta el asesinato de lesbianas 2600% en Brasil. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
PERES, M. C. C.. 8 lésbicas assassinadas em 10 dias de 2018: como chegamos nessa situação?. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
PERES, M. C. C.. Cresce a violência contra mulheres lésbicas no Brasil. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

9.
PERES, M. C. C.. Estudo mostra crescimento do número de mulheres lésbicas assassinadas no Brasil. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

10.
PERES, M. C. C.. Lesbocídio cresce significativamente no país, alerta dossiê. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

11.
PERES, M. C. C.. Pesquisadora de dossiê sobre lesbocídio denuncia perseguições em redes sociais. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

12.
PERES, M. C. C.. Dossiê inédito sobre o lesbocídio no Brasil é apresentado na Assembleia Legislativa. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

13.
PERES, M. C. C.. Lesbocídio: a existência de lésbicas é uma afronta à ordem heteropatriarcal. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

14.
PERES, M. C. C.. Lesbocídio cresce 150% nos últimos quatro anos. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

15.
PERES, M. C. C.. Violência e invisibilidade marcam realidade de lésbicas no Brasil. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

16.
PERES, M. C. C.. VISIBILIDADE LÉSBICA As pautas do movimento e a produção de dados têm pressionado o agendamento público das mulheres lésbicas. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

17.
PERES, M. C. C.. Precisamos falar sobre visibilidade lésbica. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

18.
PERES, M. C. C.. Pesquisadoras sofrem ataques ao publicar dossiê sobre violência contra mulheres lésbicas. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

19.
PERES, M. C. C.. Estudo inédito revela números sobre lesbocídio no Brasil. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

20.
PERES, M. C. C.. Dossiê sobre assassinatos e suicídios de lésbicas no Brasil mostra 'crime de ódio coletivo'. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

21.
PERES, M. C. C.; AUN, H. . Projeto reúne dados de violência contra lésbicas no Brasil. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

22.
BERTHO, H. ; PERES, M. C. C. . 'Vai virar mulher de verdade': lésbicas são vítimas de estupro corretivo... - Veja mais em https://estilo.uol.com.br/noticias/redacao/2017/11/02/vai-virar-mulher-de-verdade-estupro-corretivo-vitimiza-mulheres-lesbicas.htm?cmpid=copiaecola. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
PERES, M. C. C.. Lesbocídio. 2017; Tema: Lesbocídio. (Site).


Demais tipos de produção técnica

Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
PERES, M. C. C.; MAGALHAES, P. M. P. ; GARCIA, J. L. ; MORAES, M. B. ; RANGEL, L. A. . Autopsicografia - Fernando Pessoa. 2018 (Vídeoclipe).

2.
PERES, M. C. C.. Conferência de Homenagem à Marilda Iamamoto - FSS/UERJ. 2018 (Evento).

3.
PERES, M. C. C.; OLIVEIRA, F. A. G. ; PULEO, A. H. . Ecofeminismo para otro mundo posible. 2017 (Conferência).

4.
PERES, M. C. C.. Justiça e Direitos Básicos. 2017 (Videoaula).

5.
PERES, M. C. C.. Teorias liberais de justiça: Ralws, Dworkin e Sen. 2017 (Videoaula).

6.
PERES, M. C. C.. Perspectivas marxistas de justiça. 2017 (Videoaula).

7.
PERES, M. C. C.. Análise de conjuntura. 2017 (Videoaula).

8.
PERES, M. C. C.. Narrativas de gênero. 2017 (Videoaula).

9.
PERES, M. C. C.. Narrativas étnico-raciais e culturais. 2017 (Videoaula).

10.
PERES, M. C. C.. Narrativas em saúde. 2017 (Videoaula).

11.
PERES, M. C. C.. Narrativas em educação. 2017 (Videoaula).

12.
PERES, M. C. C.. DESCONSTRUINDO PARADIGMAS - uma análise do conceito de 'pessoa com deficiência'. 2017 (Conferência).

13.
PERES, M. C. C.. Ética Animal. 2017 (Videoaula).

14.
PERES, M. C. C.. Ética ambiental. 2017 (Videoaula).

15.
PERES, M. C. C.. MARGENS DA CIDADE - Rio de Janeiro, uma cidade de todos?. 2017 (Conferência).

16.
PERES, M. C. C.. Fragmentos de um discurso corporativo. 2017 (Filme).

17.
PERES, M. C. C.. Crianças veganas e vegetarianas. 2017 (Filme).

18.
PERES, M. C. C.. I SEMINÁRIO DE ÉTICA ANIMAL [Mesa 1] - Ética Animal - Homenagem a Tom Regan. 2017 (Conferência).

19.
PERES, M. C. C.. I SEMINÁRIO DE ÉTICA ANIMAL - [Mesa 2] Educação, Saúde e Veganismo. 2017 (Conferência).

20.
PERES, M. C. C.. I SEMINÁRIO DE ÉTICA ANIMAL - [Mesa 3] Comunicações orais 1. 2017 (Conferência).

21.
PERES, M. C. C.. I SEMINÁRIO DE ÉTICA ANIMAL - [Mesa 4] Comunicações orais 2. 2017 (Conferência).

22.
PERES, M. C. C.. Cidade Ocupada. 2017 (Filme).

23.
PERES, M. C. C.. JORNADAS DE JUNHO: Um resgate da memória de 2013. 2017 (Filme).

24.
PERES, M. C. C.; DIAS, M. C. ; OLIVEIRA, F. A. G. ; COSTA, M. G. . Veganismo e Bioética. 2017 (Vídeo-palestra).

25.
PERES, M. C. C.. Stonewall, LGBT's na UERJ e Greve Geral. 2017 (Vídeo).

26.
PERES, M. C. C.. Perspectivas bem-estaristas e dos Funcionamentos. 2017 (Videoaula).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
8ª Conferencia latinoamericana y caribeña de ciencias sociales. As negligências da mídia, do Estado e o lesbocídio. 2018. (Congresso).

2.
8ª Conferencia latinoamericana y caribeña de ciencias sociales. 2018. (Encontro).

3.
Bioética, biotecnologia e biopolítica numa abordagem analítica e continental. 2018. (Outra).

4.
Donna Haraway e o Póshumanismo. 2018. (Encontro).

5.
I Encontro Paulista de Lesbofeminismo.Diagnósticos do Presente: Dossiê Lesbocídio e onde estão as resistências. 2018. (Outra).

6.
I Encontro Paulista de Lesbofeminismo. 2018. (Outra).

7.
I Seminário sobre assassinatos da população LGBT. 2018. (Seminário).

8.
IV Jornada de Bioética do PPGBios - Por que o outro importa?. 2018. (Encontro).

9.
Lançamento do Dossiê sobre lesbocídio no Brasil.Dossiê sobre lesbocídio no Brasil. 2018. (Outra).

10.
Lançamento do livro Dossiê sobre lesbocídio no Brasil.Dossiê sobre lesbocídio no Brasil. 2018. (Encontro).

11.
Perspectivas contemporâneas da filosofia da mente. 2018. (Encontro).

12.
Preta Prosa e Verso.Lesbocídio. 2018. (Encontro).

13.
Reflexões sobre a Libertação Animal. 2018. (Outra).

14.
Seminário Por um Brasil sem racismo e sem violência de gênero.Racismo, Violência e Lesbofobia: visibilidade e resistência. 2018. (Seminário).

15.
Violência Interseccional - Jornada do PPGBIOS - Por que o outro importa?. 2018. (Outra).

16.
XVIII Encontro Nacional da ANPOF.Lesbocídio - as histórias que ninguém conta. 2018. (Encontro).

17.
XXVI Seminário dos Estudantes do PPGF da UFRJ. 2018. (Seminário).

18.
13º Mundos de Mulheres & Fazendo Gênero 11: Transformações, Conexões, Deslocamentos.Lésbicas assassinadas: as histórias que ninguém conta. 2017. (Seminário).

19.
26ª Semana de Iniciação Científica.Reconceituação Latino-Americana, Serviço Social e Memória: antecedentes e expressões nas escolas de Porto Alegre. 2017. (Outra).

20.
27a UERJ Sem Muros. Centro de Estudos Octávio Ianni - CEOI. 2017. (Exposição).

21.
Conferência Ecofeminismo para otro mundo posible. 2017. (Seminário).

22.
I Encontro Nacional do GT de Filosofia e Gênero da ANPOF. 2017. (Encontro).

23.
I Encontro Nacional do GT de Filosofia e Gênero da ANPOF.Lesbocídio - Lésbicas Assassinadas no Brasil. 2017. (Encontro).

24.
II Encontro Nacional da ABL - 13 anos Construindo Pontes entre Mulheres. 2017. (Encontro).

25.
Intersexo em Prosa e Vida. 2017. (Encontro).

26.
I Seminário de Ética Animal: homenagem a Tom Regan. 2017. (Seminário).

27.
Margens da Cidade: Rio de Janeiro, uma cidade de todos?. 2017. (Simpósio).

28.
Minicurso Toward a Critical-Race Feminist Aesthetics. 2017. (Seminário).

29.
Palestra Lógica e Ética. 2017. (Outra).

30.
Palestra Quo Vadis, Universidade. 2017. (Outra).

31.
Palestra Riso e Resistência. 2017. (Outra).

32.
Roda de conversa com assistentes Sociais "Políticas Públicas e Violência Contra a Mulher, da vítima ao agressor". 2017. (Encontro).

33.
Simpósio "Críticas à colonialidade: corpos, poderes e saberes.Lesbocídio - Lésbicas Assassinadas no Brasil. 2017. (Simpósio).

34.
Veganismo e Bioética. 2017. (Encontro).

35.
V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades.Saúde e Sobrevivência Lésbica: Uma questão de saúde públicas. 2017. (Seminário).

36.
V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades. 2017. (Seminário).

37.
V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades.Lesbocídio: As histórias que ninguém conta. 2017. (Seminário).

38.
XII Congreso Nacional de Trabajo Social. Formação profissional & ?Geração65?: críticas e propostas da Reconceituação Latino-Americana. 2017. (Congresso).

39.
XII Congresso Brasileiro de Bioética. Assassinatos de lésbicas: por uma abordagem bioética. 2017. (Congresso).

40.
Ciclo de Debates: O Serviço Social na América Latina. 2016. (Encontro).

41.
Projeto Webeducaçãosexual 2016 - II ETAPA. 2016. (Outra).

42.
Simpósio "Crise do capital e conflitos de classe no contexto mundial e latino-americano (1960-1980)". 2016. (Simpósio).

43.
1a Semana de Formação do PSOL Indaiatuba "A Mulher e o Trabalho". 2015. (Seminário).

44.
XXXVII Encontro Nacional de Estudantes de Serviço Social. 2015. (Encontro).

45.
1º Debate sobre a Igualdade Racial na Sociedade Contemporânea. 2013. (Encontro).

46.
Curso de formação política. 2013. (Encontro).

47.
IX Conferência Municipal de Assistência Social "A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS". 2013. (Outra).

48.
Palestra "O Papel do Assistente Social no INSS". 2013. (Seminário).

49.
Encontro Local dos Estudantes de Serviço Social "Movimento Estudantil: Que Bicho é Esse?". 2012. (Encontro).

50.
Seminário "A comemoração do dia internacional da mulher". 2012. (Seminário).

51.
Seminário "Questão Urbana, Política Habitacional e Serviço Social". 2012. (Seminário).

52.
Feira de Tecnologias e Ações para a Preservação da Vida. 2010. (Feira).

53.
Feira dos Fornecedores dos Serviços de Atendimentos Móveis de Urgência. 2010. (Feira).

54.
IX Internacional Fire Fair. 2010. (Feira).

55.
XVIII FISP - Feira Internacional de Segurança e Proteção. 2010. (Feira).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PERES, M. C. C.; SOARES, S. F. ; DIAS, M. C. . Lançamento do livro Dossiê sobre lesbocídio no Brasil. 2018. (Outro).

2.
OLIVEIRA, F. A. G. ; PERES, M. C. C. . Reflexões sobre a Libertação Animal. 2018. (Outro).

3.
OLIVEIRA, F. A. G. ; PERES, M. C. C. . Violência Interseccional - Jornada do PPGBIOS - Por que o outro importa?. 2018. (Outro).

4.
PERES, M. C. C.; DIAS, M. C. . Donna Haraway e o Póshumanismo. 2018. (Outro).

5.
DIAS, M. C. ; MOCHCOVITCH, D. ; PERES, M. C. C. ; FERREIRA JUNIOR, J. L. . Perspectivas contemporâneas da filosofia da mente. 2018. (Outro).

6.
PERES, M. C. C.. Bioética, biotecnologia e biopolítica numa abordagem analítica e continental. 2018. (Outro).

7.
PERES, M. C. C.. Agroresistência na Palestina. 2018. (Outro).

8.
PERES, M. C. C.. V Jornada de Bioética. 2018. (Outro).

9.
PULEO, A. H. ; OLIVEIRA, F. A. G. ; PERES, M. C. C. . Conferencia Ecofeminismo para otro mundo posible. 2017. (Outro).

10.
DIAS, M. C. ; GOMES, N. G. ; PERES, M. C. C. ; SOARES, S. F. . Palestra Lógica e Ética. 2017. (Outro).

11.
DIAS, M. C. ; PERES, M. C. C. . Palestra Justiça Social e Direito Básicos. 2017. (Outro).

12.
DIAS, M. C. ; PERES, M. C. C. . Palestra Teorias Liberais de Justiça: Ralws, Dworkin e Sen. 2017. (Outro).

13.
DIAS, M. C. ; PERES, M. C. C. . Palestra Perspectivas Bem-Estaristas e da Perspectiva dos Funcionamentos. 2017. (Outro).

14.
DIAS, M. C. ; PERES, M. C. C. . Palestra Perspectivas Marxistas de Justiça. 2017. (Outro).

15.
DIAS, M. C. ; PERES, M. C. C. . Palestra Análise de Conjuntura. 2017. (Outro).

16.
DIAS, M. C. ; PERES, M. C. C. . Palestra Narrativas de Gênero. 2017. (Outro).

17.
DIAS, M. C. ; PERES, M. C. C. . Palestra Narrativas Étnico-Raciais e Culturais. 2017. (Outro).

18.
DIAS, M. C. ; PERES, M. C. C. . Palestra Narrativas em saúde. 2017. (Outro).

19.
DIAS, M. C. ; PERES, M. C. C. . Palestra Narrativas em educação. 2017. (Outro).

20.
DIAS, M. C. ; PERES, M. C. C. . Palestra Ética Animal. 2017. (Outro).

21.
DIAS, M. C. ; PERES, M. C. C. . Palestra Ética Ambiental. 2017. (Outro).

22.
DIAS, M. C. ; OLIVEIRA, F. A. G. ; SOARES, S. F. ; PERES, M. C. C. . I Seminário de Ética Animal - homenagem a Tom Regan. 2017. (Outro).

23.
DIAS, M. C. ; OLIVEIRA, F. A. G. ; PERES, M. C. C. . Palestra Margens da Cidade: Rio de Janeiro, uma cidade de todos?. 2017. (Outro).

24.
PERES, M. C. C.; DIAS, M. C. ; MODESTO, A. V. . Cinema em Cores: Transexualidade. 2017. (Outro).

25.
PERES, M. C. C.; DIAS, M. C. ; MODESTO, A. V. . Cinema em Cores: Intersexualidade. 2017. (Outro).

26.
PERES, M. C. C.; DIAS, M. C. ; SOARES, S. F. ; GONCALVES, L. ; AZEVEDO, S. A. . Cinema em Cores: Lesbianidade. 2017. (Outro).

27.
PERES, M. C. C.; OLIVEIRA, F. A. G. ; DIAS, M. C. . Cinema em Cores: Homossexualidade. 2017. (Outro).

28.
PERES, M. C. C.; DIAS, M. C. . Mostra de Vídeo-Ativismo. 2017. (Exposição).

29.
IAMAMOTO, M. V. ; SCHEFFER, Graziela ; PERES, M. C. C. ; MAIO, I. S. ; REIS, T. P. . Ciclo de Debates: Serviço Social na América Latina. 2016. (Outro).

30.
PERES, M. C. C.. 1º Debate sobre a Igualdade Racial na Sociedade Contemporânea a do CEUNSP. 2013. (Outro).

31.
PERES, M. C. C.; TRUJILLO FILHO, M. G. ; YAMAMOTO, M. I. . Palestra "Memória, Justiça e Verdade: A ditadura militar, direitos humanos e Serviço Social". 2012. (Outro).

32.
PERES, M. C. C.; IKEDO, F. . Exibição "Porque lutamos! Resistência à ditadura militar". 2012. (Exposição).

33.
PERES, M. C. C.. Palestra "Serviço Social e Questão Ambiental: A luta histórica em defesa da vida, da biodiversidade e dos povos originários, um debate necessário". 2012. (Outro).

34.
PERES, M. C. C.; SOUTHGATE, T. . Exibição "Soja, em nome do progre$$o". 2012. (Exposição).

35.
PERES, M. C. C.; FUZIWARA, A. S. . Palestra "Serviço Social e a Luta em Defesa de Direitos: Escuta ou inquirição? Infância e direitos humanos em debate". 2012. (Outro).

36.
PERES, M. C. C.; RENNER, E. . Exibição "Criança, a alma do negócio". 2012. (Exposição).

37.
PERES, M. C. C.. Exibição "Sem Terrinha em Movimento". 2012. (Exposição).

38.
PERES, M. C. C.; AMORIN, E. . Palestra "Dia Internacional de Combate à Homofobia". 2012. (Outro).



Outras informações relevantes


Semi-finalista. Apresentação de Pôster no 13º Mundos de Mulheres & Fazendo Gênero 11: Transformações, Conexões, Deslocamentos, 2017. Lésbicas assassinadas: as histórias que ninguém conta.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/02/2019 às 19:54:47