Iselene Labres de Sousa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4497630939089625
  • Última atualização do currículo em 11/01/2019


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1999). Especialização em Orientação e Supervisão Escolar, Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territórias e Sociedade na Amazônia ? PDTSA; Areá Interdisciplinar na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-UNIFESSPA. Professora na Rede Municipal de Ensino de Marabá/PA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, Planejamento de Ensino e Avaliaçao da Aprendizagem, formação de professores e gestores e gestão escolar. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Iselene Labres de Sousa
Nome em citações bibliográficas
SOUSA, I. L.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia.
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA, Brasil.
Título: O DISCURSO DOCENTE FEMININO E A PRODUÇÃO DOS ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO NA ESCOLA,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Hildete Pereira dos Anjos.
Bolsista do(a): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa, FAPESPA, Brasil.
Palavras-chave: análise do discurso; gênero; discurso docente.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2011 - 2012
Especialização em Gestão e Orientação educacional. (Carga Horária: 530h).
Faculdade de Ciência e Educação do Caparaó, FACEC, Brasil.
Título: Gestão Democrática e Participativa na escola de Ensino Fundamental e Médio.
Orientador: João Batista Pestana Soares.
1994 - 1999
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Formação de Professores da rede Publica do Município de Marabá.
Orientador: Cleide Maria Pereira dos Anjos.




Formação Complementar


2011 - 2012
Formação Escola Ativa. (Carga horária: 80h).
PREFEITURA MUNICIPAL DE MARABÁ, PMM, Brasil.
2010 - 2011
Formação Escola Ativa.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2009 - 2010
Formação Escola Ativa. (Carga horária: 80h).
PREFEITURA MUNICIPAL DE MARABÁ, PMM, Brasil.
2001 - 2001
PROGRAMA ESCOLA QUE VALE. (Carga horária: 100h).
Fundação Vale do Rio Doce, FVRD, Brasil.
1995 - 1997
PROEPRE-. (Carga horária: 240h).
FACULDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, UNICAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Técnica Multiplicadora, Carga horária: 20

Atividades

01/2011 - 12/2011
Extensão universitária , Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, .

Atividade de extensão realizada
Formação continuada para professores de classes multisseriadas das Escolas do Campo do Municipal de Maraba com a orientação da Universidade Federal do Pará e Secretaria estadual de Educaçao.

Prefeitura Municipal de Marabá, PMM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora pedagógica, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Formadora, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1996 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora da EMEF São Francisco, Carga horária: 40

Atividades

02/2013 - Atual
Direção e administração, Escola Municipal de Ensino Fundamental São Francisco, .

Cargo ou função
Coordenadora do Programa Mais Educação.
03/2009 - 02/2013
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Educaçao, .

Serviço realizado
Formação e Acompanhamento Pedagógico com os professores das escolas do campo.
08/2006 - 03/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Geral
02/1996 - 08/2006
Direção e administração, Escola Municipal de Ensino Fundamental São Francisco, .

Cargo ou função
Diretora Escolar.

União dos escoteiros do Brasil, UEB, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Voluntariado, Enquadramento Funcional: Trabalho Voluntário, Carga horária: 4
Outras informações
Contribuição Voluntaria com o grupo de Escoteiro Carajás/17º PA. Exerço a função de Orientadora Educacional e Coordenadora pedagógica. Trabalho desenvolvido com crianças e jovens no sentido de ajudá-los a melhor entender os conflitos da vida em família e na sociedade. Com os monitores trabalho na coordenação e planejamento de atividades.


Prefeitura Municipal de Itupiranga, PMI, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 20

Atividades

01/1999 - 12/1999
Serviços técnicos especializados , SEMED, .

Serviço realizado
Orientação e acompanhamento Pedagógico para as escolas da rede Municipal; Planejamento de Ensino e Organização Curricular.

Prefeitura Municipal de São João do Araguaia, PMSJA, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica/ Professora formadora, Carga horária: 20

Atividades

01/1997 - 12/1998
Direção e administração, Secretaria Municipal de Educaçao, .

Cargo ou função
Técnica Coordenadora da Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de Educaçao.

Faculdade de Kurios, FAK, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora


Faculdade de Ciência e Educação do Caparaó, FACEC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora


Instituto Educacional América, IECA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
A escrita de si e processos de subjetivação: formação de professores na Amazônia Oriental
Descrição: CHAMADA UNIVERSAL MCTI/CNPq Nº 01/2016), desenvolvido na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará/Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia/Programa de Pós- Graduação em Linguagem e Sociedade, sob a coordenação das professoras Nilsa Brito Ribeiro e Hildete Pereira dos Anjos. Os membros do projeto reúnem-se, quinzenalmente, nas dependências da Universidade para discutirem questões relacionadas à pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (2) .
Integrantes: Iselene Labres de Sousa - Coordenador / Ingrid Fernandes G. Pereira Brandão - Integrante / Nilsa Brito Ribeiro - Integrante / Hildete Pereira dos Anjos - Integrante / Hildete Pereira dos Anjos - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.


Idiomas


Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1Hildete Pereira dos Anjos2015Hildete Pereira dos Anjos ; BRANDAO, I. F. G. P. ; SOUSA, I. L. . Gênero, identidade e Educação Especial: História de professoras. Revista Cocar (UEPA), v. N.1, p. 229-247, 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Hildete Pereira dos Anjos ; BRANDAO, I. F. G. P. ; SOUSA, I. L. . Genero.Identidade e Educaçao Especial:História de Professoras. In: Seminraio Produção e Incorporaçao da interdisciplinaridade na concepção da Pesquisa no PDTSA, 2014, Marabá/Pa. Anais do Seminário, 2014. v. 1.

2.
Hildete Pereira dos Anjos ; BRANDAO, I. F. G. P. ; SOUSA, I. L. . Gênero, Identidade e Educação Especial: Histórias de Professoras.. In: VIII Encuentro Internacional La educacion hoy: más allá de la diversidad,, 2014, Medelin. La Educación Hoy: más allá de la diversidad. Ciudad de México: RIIE, 2014. v. !. p. 1-20.

3.
SOUSA, I. L.. A construção da Identidade do Gênero Feminino no contexto da Cultura Local. In: Seminário de Incorporação da Interdisciplinaridade na Concepção da Pesquisa no PDTSA, 2014, Marabpa/PA. Anais do Seminrário do PDTSA. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUSA, I. L.. As minorias e seus desafios diante da industrialização cultural: um olhar sobre etnia e gênero.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SOUSA, I. L.. Discurso de Gênero e Pedagógico: Análise de Três Enunciados. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SOUSA, I. L.. A construção da identidade do Gênero Feminino no Contexto da Cultura Local. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
Hildete Pereira dos Anjos ; BRANDAO, I. F. G. P. ; SOUSA, I. L. . Gênero,Identidade e Educação Especial: História de Professoras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
Hildete Pereira dos Anjos ; BRANDAO, I. F. G. P. ; SOUSA, I. L. . Gênero,Identidade e Educaçao Especial:Histórias de Professoras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
Hildete Pereira dos Anjos ; BRANDAO, I. F. G. P. ; SOUSA, I. L. . Gênero,Identidade e Educção Especial:História de Professoras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUSA, I. L.. Participação em banca de Francimar Lima Silva.Conhecendo as dificuldades no aprendizado de história:Uma proposta para dinamizar o ensino. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.

2.
SOUSA, I. L.. Participação em banca de Jailma Vieira de Oliveira Correia.A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE HISTÓRIA NA FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.

3.
SOUSA, I. L.. Participação em banca de Edilson dos Santos Barroso.CONFLITOS PELA TERRA NO PARÁ Operação policial da curva do S. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.

4.
SOUSA, I. L.. Participação em banca de Edilson dos Santos Barroso.CONFLITOS PELA TERRA NO PARÁ Operação policial da curva do S. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.

5.
SOUSA, I. L.. Participação em banca de Elizângela Bandeira Oliveira.O ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA NO ENSINO MÉDIO: como é trabalhada a Lei 11. 645/8 na escola Gabriel Sales Pimenta em Marabá-PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.

6.
SOUSA, I. L.. Participação em banca de Francisco Chagas Ferreira de Abreu.BULLYING NAS ESCOLAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.

7.
SOUSA, I. L.. Participação em banca de José Menezes Brito.AS METODOLOGIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário Leonardo da Vinci.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário de Alinhamento Pedagógico em Rede da BNCC. 2018. (Seminário).

2.
?Discurso, Ensino e Formação de Professores?. 2015. (Outra).

3.
As cidades médias da Amazônia: Dinâmicas econômicas, Centralidades Urbano-regionais e modernização Sócio-espacialnal. 2015. (Outra).

4.
Colóquio Dinâmica Sociocultural na Amazonia.As minorias e seus desafios diante da industrialização cultural: um olhar sobre etnia e gênero. 2015. (Outra).

5.
CONJUNTURA ECONÔMICA DO BRASIL. 2015. (Outra).

6.
DEVIRESOUTROS: SPIVAK E AS CAMADAS DE SULBALTERNIDADES E DE INTELECTUALIDADE. 2015. (Outra).

7.
Discurso, Sujeitos e Produção de Identidades. 2015. (Outra).

8.
ENFOQUE DE LOS MEDIOS DE UMA VIDA SOSTENIBLES Y EXPERIENCIAS DE. 2015. (Outra).

9.
I Encontro de Pós-Graduaçao da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.Discurso de Gênero e Pedagógico: Análise de Três Enunciados. 2015. (Encontro).

10.
TRANSFOMAÇÕES REGIONAIS E REESTRUTURA DA CIDADE DE MARABÁ. 2015. (Outra).

11.
Análise do Discurso Enquanto Dispositivo Teórico e Metodológico na Pesquisa. 2014. (Outra).

12.
As cidades médias da Amazônia: Dinâmicas econômicas, centralidade urbano-regional e modernização sócio espacial. 2014. (Outra).

13.
Ditadura Civil-Militar no Brasil e a resistência armada no Araguaia. 2014. (Seminário).

14.
Expansão da Fronteira, Megaprojetos de Infraestrutura e Integração Sul-American. 2014. (Outra).

15.
Produção e Incorporação da Interdisciplinaridade na concepção da pesquisa no Programa de Pós Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia. 2014. (Seminário).

16.
Seminário de Incorporação da Interdisciplinaridade na Concepção da Pesquisa no PDTSA. 2014. (Seminário).

17.
Seminário de Incorporação da Interdisciplinaridade na Concepção da Pesquisa no PDTSA.A Construção da Identidade do Gênero Feminino no Contexto da Cultura Local. 2014. (Seminário).

18.
Seminário de Incorporação da Interdisciplinaridade na Concepção da Pesquisa no PDTSA.Gênero, Identidade e educação Especial:história de Professoras. 2014. (Seminário).

19.
VI jornada de Educação especial e Inclusão.Gênero, Identidade e Educação Especial: História de Professoras. 2014. (Encontro).

20.
VI Jornada de Educação Especial e Inclusão.GT Formação de Professores, Inclusão Escolar e defiiciencia. 2014. (Outra).

21.
Formação EMEF São Francisco.Avaliação da Aprendizagem e Planejamento de Ensino. 2013. (Encontro).

22.
Formação para Coordenadores do Programa Mais Educação. 2013. (Encontro).

23.
Formação Continuada para Gestores das Escolas do Campo.Formação Continuada para gestores das Escolas do Campo. 2012. (Encontro).

24.
Formação Continuada Programa Escola Ativa.Formação continuada do Programa Escola Ativa. 2012. (Encontro).

25.
I feira da Inovação Pedagógica. Inovações da Escola Básica. 2012. (Feira).

26.
Projeto Politico Pedagógico das Escolas do Campo.Projeto Politico Pedagógico das Escolas do Campo. 2012. (Oficina).

27.
Projeto Politico Pedagógico das Escolas do Campo/escolas Multiseriadacola.Projeto Politico Pedagógico das Escolas do Campo/Escolas Multiseriadas. 2012. (Oficina).

28.
Formação Programa Ação Educação.Formação do Programa Ação Educação. 2011. (Encontro).

29.
Formação Continuada Programa Escola Ativa.Formação continuada do Programa Escola Ativa. 2010. (Encontro).

30.
Formação de Gestores das Escolas do Campo. Formação de Gestores das Escolas do Campo. 2010. (Olimpíada).

31.
Congresso Estadual do SINTEPP. 2003. (Congresso).

32.
Curso: Metodologia do Ensino da Matemática. 2003. (Oficina).

33.
Curso de Pedagogia de Projetos. 2003. (Oficina).

34.
II Fórum de Interiorizaçao. 2002. (Seminário).

35.
IV Forum Municipal de Educação. 2002. (Congresso).

36.
Curso de Capacitação: Como Elaborar um PDE. 2001. (Oficina).

37.
III Fórum Municipal de Educação. 2001. (Congresso).

38.
Programa de Professores Alfabetizadores/PROFA. 2001. (Encontro).

39.
Programa Escola que Vale. 2001. (Encontro).

40.
XXI ENEPE. 2001. (Congresso).

41.
Desenvol vimento Gerencial para Administradores. 2000. (Exposição).

42.
Minicurso: Avaliação da Aprendizagem e Planejamento.Minicurso Avaliação e Planejamento. 1999. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUSA, I. L.. Diversidade Sociocultural Estética do Homem do Campo Industrialização Cultural Processos Educativos Formação de Identidade. 2015. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
Hildete Pereira dos Anjos ; BRANDAO, I. F. G. P. ; SOUSA, I. L. . Gênero,Identidade e Educação Especial: História de Professoras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
Hildete Pereira dos Anjos ; BRANDAO, I. F. G. P. ; SOUSA, I. L. . Gênero,Identidade e Educaçao Especial:Histórias de Professoras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 6:19:24