Cláudia Luisa Mendes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0055476369623165
  • Última atualização do currículo em 08/08/2018


Graduada em Engenharia Mecânica pela UNESP-Bauru (2015) e Mestre em Processos de Fabricação pela UNESP-Bauru (2018), no programa de pós graduação em Engenharia Mecânica. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Cálculo Estrutural por Elementos Finitos e em Materiais. Trabalha desde julho de 2012 na empresa Núcleo de Cálculos Especiais Ltda. (NCE) como Coordenadora de CAE, onde coordenou Projetos e Cálculos aplicados a inúmeras empresas das mais variadas áreas de aplicação mecânica, dentre eles estão: Valeo, Cummins, MWM, Volkswagen Caminhões, Ford, Magnetti Marelli, Eaton, ZF, Modine, Flacon Conexões de Aço Ltda, Atlas Copco, Alfa Instrumentos, DaimlerChrsler, TyssenKrupp, Amsted-Maxion, Maxion Componentes, EMBRAER, ELEB, Unipac, Bepo, Sandvick, Alstom, Caterpillar, Hawtal Whiting, International, Petroquímica União, Sig Beverages, Dana Nakata, Dana Stevoux, Starret, Tupy Fundições, Scanmetal, Rack Elevadores, Grupo Randon, Sangati, CAIO Induscar, entre outros. Na área de Materiais possui experiência em novos materiais (fibra de carbono, fibra de vidro e fibra de aramida com matrizes poliméricas). Tem Experiência com os Softwares de desenho Solid Edge e Solid Works, e com os Software de CAE FEMAP - NX Nastran. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cláudia Luisa Mendes
Nome em citações bibliográficas
MENDES, C. L.


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2018
Mestrado em Engenharia Mecânica.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: ANÁLISE EM ELEMENTOS FINITOS DE PROJETOS EM FIBRA DE CARBONO COM VALORES DE PROPRIEDADES OBTIDAS EXPERIMENTALMENTE,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Prof. Dr. Cesar Renato Foschini.
Coorientador: Prof. Dr. Gilberto de Magalhães Bento Gonçalves.
Palavras-chave: Fibra de Carbono; Compósitos; Laminados; Elementos Finitos; Critério de Falha.
Grande área: Engenharias
2009 - 2015
Graduação em Engenharia Mecânica.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: PROPRIEDADES MECÂNICAS EM LAMINADOS DE FIBRA DE CARBONO EM RESINA EPÓXI..
Orientador: Prof. Dr. Carlos Alberto Soufen.
2003 - 2005
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Adventista de Piracicaba, CAP, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Método dos Elementos Finitos - Projeto Prático Contra Fadiga. (Carga horária: 40h).
Núcleo de Cálculos Especiais, NCE, Brasil.
2013 - 2013
Método dos Elementos Finitos - (Análise Dinâmica). (Carga horária: 40h).
Núcleo de Cálculos Especiais, NCE, Brasil.
2011 - 2011
Método dos Elementos Finitos - (Análise Estática). (Carga horária: 40h).
Núcleo de Cálculos Especiais, NCE, Brasil.


Atuação Profissional



Núcleo de Cálculos Especiais, NCE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Prestadora de Serviço, Enquadramento Funcional: Coordenadora de CAE, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenadora de CAE na empresa NCE (Núcleo de Cálculos Especiais Ltda). Empresa de Cálculo Estrutural e Desenvolvimento de Novos Produtos usando técnicas de simulação avançadas. Simulação de Componentes e Sistemas pelo Método dos Elementos Finitos e Aplicação da Metodologia no Desenvolvimento de Novos Produtos e Cálculos não normatizados e aplicações não convencionais.


Fundação para o Desenvolvimento de Bauru, FUNDEB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 12
Outras informações
Desenvolvimento da concepção de um novo arranjo mecânico e estudo da viabilidade da nova solução tecnológica a ser aplicada em aerogeradores de grande porte para ventos do Estado de São Paulo, por meio de modelagem matemática aplicada a componentes mecânicos estáticos e dinâmicos.


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Aluno Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 12



Projetos de pesquisa


2015 - 2018
ANÁLISE EM ELEMENTOS FINITOS DE PROJETOS EM FIBRA DE CARBONO COM VALORES DE PROPRIEDADES OBTIDAS EXPERIMENTALMENTE
Descrição: A exigência dos requisitos de desempenho em estruturas aeroespaciais, navais e automobilísticas vem proporcionando o desenvolvimento de novos materiais, bem como de novas técnicas de fabricação. Normalmente, elevados valores de resistência e rigidez específicas aliados ao baixo peso específico são procurados em projetos estruturais, obtendo-se soluções por meio da utilização de materiais compósitos, particularmente polímeros termo fixos dotados de reforços fibrosos. O entendimento do que é um material composto é necessário, pois trata-se da combinação de no mínimo dois materiais com fase heterogênea, que separados possuem propriedades e características distintas e sua combinação é desejada para a confecção de um material único, com a conformidade das propriedades de ambos os materiais, tornando atrativa sua aplicação. Para otimizar a confecção do laminado em cada projeto, é imprescindível a utilização do modelo em elementos finitos para a obtenção da faixa de tensões, pelo método do critério de falha, sofrida pela amostra e assim obter-se a melhor propriedade mecânica para o seu uso. O presente trabalho tem por objetivo elaborar um estudo comparativo entre os resultados obtidos experimentalmente e os obtidos virtualmente, para validar o uso do software de elementos finitos na execução de um projeto utilizando como material principal o compósito estrutural de fibra de carbono com resina epóxi. Para isso, foram realizados ensaios para obter as propriedades mecânicas, e a melhor temperatura de cura da resina SQ 2004. Posteriormente foram feitos laminados de fibra de carbono com esta resina e extraído suas propriedades mecânicas. Por fim, utilizou-se as propriedades obtidas como entrada do software de elementos finitos e comparou-se o resultado através de três critérios de falha: Hill, Hoffman e Tsai-Wu. Como resultado, constata-se que o critério de falha de Tsai-Wu é o mais indicado para o cálculo da integridade estrutural de um componente de compósito que utiliza fibra de carbono..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .
Integrantes: Cláudia Luisa Mendes - Coordenador / Carlos Alberto Soufen - Integrante / Marcelo Capella de Campos - Integrante / Guilherme de Lima Lopes - Integrante.
2012 - 2014
COMPARAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS EXPERIMENTALMENTE COM OS OBTIDOS EM ELEMENTOS FINITOS NOS COMPÓSITOS DE FIBRA DE CARBNO
Descrição: Dentre os materiais compósitos, a fibra de carbono se destaca pelas propriedades mecânicas, estabilidade química e a não condutividade térmica, sendo deu uso cada vez mais frequente na indústria aeronáutica, naval e automobilística.(1,2) Com a finalidade de empregar os materiais compósitos com segurança é importante determinar as suas propriedades mecânicas, e para maior confiabilidade dos resultados foi escolhido determinar também através da modelagem em elementos finitos. Este estudo caracterizou a laminação da fibra de carbono do tipo sarja com a resina SQ2004.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
PROPRIEDADES MECÂNICAS EM LAMINADOS DE FIBRA DE CARBONO EM RESINA EPÓXI.
Descrição: O reconhecimento da funcionalidade dos compósitos de fibra de carbono está estabelecido, mas o desenvolvimento do processamento deste material e a produção de compósitos laminados, nos últimos anos, com melhores propriedades mecânicas das resinas, alcançou resultados mais satisfatórios, estimulando o estudo e investigação do material. Ensaios de tração foram preparadas com três tipos de resina epóxi, para formar laminados de 4 camadas para comparações das propriedades mecânicas. Nos dados obtidos foram observados que há quase uma relação matemática demonstrando pequenas variações nos valores. As três resinas estudadas apresentaram melhores propriedades mecânicas no sentido do urdume. A de melhores resultados gerais, juntamente com o melhor manuseio é a resina SQ 2004..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Cláudia Luisa Mendes - Integrante / Carlos Alberto Soufen - Coordenador.
2011 - 2012
INFLUÊNCIA DOS ELEMENTOS DE LIGA NA RESISTÊNCIA AO DESGASTE DOS AÇOS HADFIELD.
Descrição: São aços resistentes ao desgaste muito utilizados em componentes fundidos para aplicações severas, tais como na indústria ferroviária, construção, mineração (mordente de britadores e sistemas de moagem nosso trabalho ), dragagem, fabricação de cimento e produtos cerâmicos, indústrias de perfuração de poços de petróleo entre outras. Este trabalho objetiva determinar a influência dos elementos de liga Cr, Mo e Ti nas condições de resistência ao desgaste proveniente do ensaio de desgaste pino-disco, complementadas por análise metalográfica, elaborada por microscopia óptica necessária para as devidas conclusões. ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
ANÁLISE DOS EFEITOS DA CORROSÃO E EROSÃO EM TUBOS DE AÇO-CARBONO ASTM-A179 DE UM CONDENSADOR
Descrição: Os Condensadores têm um papel importantíssimo em diversos setores industriais. Hoje em dia, muitas pesquisas buscam o desenvolvimento de novos projetos que atendam à crescente preocupação com a conservação de energia. Um grande problema que ocorre nos condensadores e que afeta diretamente o seu projeto é a corrosão. A corrosão deteriora as paredes dos tubos metálicos por uma ação química ou eletroquímica do meio. Esse problema pode ser causado por diversos fatores e quando isso acontece, a troca de calor entre os fluidos fica prejudicada, reduzindo a eficiência do processo. A erosão é um tipo de corrosão que acontece nas superfícies de troca de calor devido principalmente à velocidade de escoamento do fluido e o poder abrasivo do mesmo. Neste trabalho, foram executados ensaios para verificar qual a influência da corrosão e erosão na microestrutura de um dos aços mais utilizados em trocadores de calor, o aço-carbono ASTM A-179. Partindo das metalografias obtidas, uma análise minuciosa foi feita para determinar as possíveis causas do problema. Dispondo de três tipos de amostras, foi possível fazer a comparação com o aço novo sem uso. Verificou-se uma perda de carbono que provocou uma diminuição de dureza e consequentemente aumento da corrosão por erosão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2009 - 2013
AEROMODELO RADIOCONTROLADO DESTINADO A PORTAR EQUIPAMENTO DE USOS MÚLTIPLOS
Descrição: O objetivo principal é fomentar a iniciação científica e a pesquisa na área aeronáutica, através da participação dos integrantes deste projeto e, assim, difundir os conhecimentos da área aeronáutica no meio acadêmico e na sociedade, através da publicação de trabalhos, também, incentivar os membros envolvidos no projeto a aprender e colocar em prática os conhecimentos que serão adquiridos. Difundir os conhecimentos da área aeronáutica no meio acadêmico e na sociedade, juntamente com professor e alunos da Instituição Toledo do Ensino de Bauru, incentivando os membros envolvidos no projeto, a aprender e colocar em prática os conhecimentos que serão adquiridos durante o seu desenvolvimento e a construir um aeromodelo cargueiro, radio-controlado, capas de transportar equipamentos diversos, e, também, com o produto da materialização do projeto (aeromodelo)iremos participar do evento nacional AeroDesign SAE Brasil. Trata-se de um projeto desafiador para os alunos do curso de Engenharia Mecânica e de inigualável bagagem de conhecimento técnico para membros da sociedade. O objetivo do projeto é estudar, projetar, documentar e construir um aeromodelo radiocontrolado, que decole com a maior carga possível, tendo como limitações, algumas características construtivas, como: potência do motor e área projetada, assim, os alunos necessitam pesquisar e analisar a influência de cada elemento que contribui para o desempenho do vôo e a sustentação do aeroplano. O produto deste projeto poderá ser aplicado em diversas áreas que envolvam reconhecimentos aeronáuticos, disponibilizando o conhecimento adquirido para a sociedade, de trabalhos publicados e através da página do Departamento de Engenharia Mecânica, também, irá participar do evento AeroDesign, de âmbito nacional, entre estudantes de Engenharia, promovido pela Society of Automotive Engineers - SAE Brasil. Deve ser ressaltado que, divulgando o nome da UNESP na mídia, e, principalmente, no meio Empresarial, tanto a Universidade como..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2014 - 2015
Desenvolvimento de Arranjo Mecânico de Novo Aerogerador para as Condições de Vento do Estado de São Paulo
Descrição: Desenvolvimento da concepção de um novo arranjo mecânico e estudo da viabilidade da nova solução tecnológica a ser aplicada em aerogeradores de grande porte para ventos do Estado de São Paulo, por meio de modelagem matemática aplicada a componentes mecânicos estáticos e dinâmicos..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Outros Projetos


2018 - 2018
Cálculo Estrutural - Estrutura de Parada de Trem e Metrô SP- Hewitt
Descrição: Cálculo Estrutural e melhorias pelo Método dos elementos finitos da estrutura denominada "Estrutura de Parada de Trem e Metrô - SP" para a empresa Hewitt..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Cláudia Luisa Mendes - Integrante / Marco Tosati - Integrante / Avelino Alves Filho - Coordenador / Lincoln Sadao Mazakina China - Integrante.
2018 - 2018
Cálculo Estrutural - Estrutura Metálica Izadas - Guardian do Brasil
Descrição: Cálculo Estrutural pelo Método dos elementos finitos da estrutura denominada "Izadas" para a empresa Guardian do Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2018 - 2018
Cálculo Estrutural - Estrutura de Espaçador de Cabo de Alta Tenção - PLP Brasil
Descrição: Cálculo Estrutural pelo Método dos elementos finitos da estrutura denominada "Espaçador" para a empresa PLP do Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2017 - 2018
Cálculo Estrutural - Estrutura de Parada de Trem e Metrô RJ- Hewitt
Descrição: Cálculo Estrutural pelo Método dos elementos finitos da estrutura denominada "Estrutura de Parada de Trem e Metrô - RJ" para a empresa Hewitt.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2017 - 2017
Cálculo Estrutural - Ponteira de Vagão Ferroviário - Usiminas Mecânica
Descrição: Cálculo Estrutural pelo Método dos elementos finitos da estrutura denominada "Ponteira de Vagão Ferroviário" para a empresa Usiminas Mecânica.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2017 - 2017
Cálculo Estrutural - Estrutura de Parada de Trem e Metrô VLT - Hewitt
Descrição: Cálculo Estrutural pelo Método dos elementos finitos da estrutura denominada "Estrutura de Parada de Trem e Metrô - VLT" para a empresa Hewitt.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2017 - 2017
Cálculo Estrutural - Estrutura de Parada de Trem e Metrô - FIXO - Hewitt
Descrição: Estrutural pelo Método dos elementos finitos da estrutura denominada "Estrutura de Parada de Trem e Metrô - Para-choque FIXO" para a empresa Hewitt.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2017 - 2017
Cálculo Estrutural - Silo- M. Dias Branco
Descrição: Cálculo Estrutural pelo Método dos elementos finitos da estrutura denominada "Silo" para a empresa M. Dias Branco.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2017 - 2017
Cálculo Estrutural - Estrutura de Parada de Trem e Metrô - Hewitt
Descrição: Cálculo Estrutural pelo Método dos elementos finitos da estrutura denominada "Estrutura de Parada de Trem e Metrô - Sapara Frenante" para a empresa Hewitt.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2017 - 2017
Cálculo Estrutural - Cilindro Hidráulico - Consórcio Montcalm/MIP
Descrição: Cálculo Estrutural pelo Método dos elementos finitos da estrutura denominada "Cilindro Hidráulico" para a empresa Consórcio Montcalm/MIP.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2017 - 2017
Cálculo Estrutural - Feixe de Molas - ThyssenKrupp
Descrição: Cálculo Estrutural pelo Método dos elementos finitos da estrutura denominada "Feixe de Molas" para a empresa ThyssenKrupp.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2017 - 2017
Cálculo Estrutural - Funil de Carga e Estrutura Metálica - Guardian do Brasil
Descrição: Cálculo Estrutural pelo Método dos elementos finitos da estrutura denominada "Funil de Carga e Estrutura Metálica" para a empresa Guardian do Brasil.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2016 - 2017
Cálculo Estrutural - Carroceria de ônibus - CAIO Induscar
Descrição: Cálculo Estrutural pelo Método dos elementos finitos da estrutura denominada "Carroceria de ônibus" para a empresa CAIO Induscar.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2016 - 2017
Cálculo Estrutural - Nacelle de Aerogerador de Grande Porte - Magnaplásticos
Descrição: Cálculo Estrutural pelo Método dos elementos finitos da estrutura denominada "Nacelle de Aerogerador de Grande Porte" para a empresa Magnaplásticos.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2016 - 2016
Cálculo Estrutural - Tanques em Material Compósito de Saneamento Básico - Mizumo
Descrição: Cálculo Estrutural pelo Método dos elementos finitos da estrutura denominada "Tanques em Material Compósito de Saneamento Básico" para a empresa Mizumo.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2016 - 2016
Cálculo Estrutural - Spinner de Aerogerador de Grande Porte - Magnaplásticos
Descrição: Cálculo Estrutural pelo Método dos elementos finitos da estrutura denominada "Spinner de Aerogerador" para a empresa Magnaplásticos.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2016 - 2016
Cálculo Estrutural - Hops - Stara
Descrição: Cálculo Estrutural pelo Método dos elementos finitos da estrutura denominada "Hops" para a empresa Stara.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2016 - 2016
Cálculo Estrutural Porta Pallet - Falcão Bauer
Descrição: Cálculo Estrutural pelo Método dos elementos finitos da estrutura denominada "Porta Pallet" para a empresa Falcão Bauer.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2016 - 2016
Cálculo Estrutural - Estrutura de Parada de Trem e Metrô SP- Hewitt
Descrição: Cálculo Estrutural pelo Método dos elementos finitos da estrutura denominada "Estrutura de Parada de Trem e Metrô - SP" para a empresa Hewitt.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2015 - 2016
Cálculo Estrutural - Carroceria de Ônibus CAIO Induscar
Descrição: Cálculo Estrutural da Carroceria de ônibus para empresa CAIO Induscar.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2015 - 2016
Cálculo Estrutural - Plantadeira CNH
Descrição: Cálculo Estrutural de equipamento denominado Plantadeira para a empresa CNH.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2015 - 2015
Cálculo Estrutural - Brasil Terminal Portuário
Descrição: Modelagem pelo Método dos Elementos Finitos de um Semireboque..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2015 - 2015
Cálculo Estrutural - Carroceria para Caminhão de Transporte - Brasil Terminal Portuário
Descrição: Cálculo estrutural da estrutura denominada "Carroceria para Caminhão de Transporte" para a empresa Brasil Terminal Portuário.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2015 - 2015
Cálculo Estrutural - Carroceria de Caminhão - Falcão Bauer
Descrição: Cálculo estrutural da estrutura denominada "Carroceria de Caminhão" para a empresa Falcão Bauer.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2015 - 2015
Cálculo Estrutural - Coxins - Truck Bus
Descrição: Cálculo Estrutural pelo Método dos elementos finitos da estrutura denominada "Coxins" para a empresa Truck Bus.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2015 - 2015
Cálculo Estrutural - Porta Pallets - Falcão Bauer
Descrição: Cálculo Estrutural da estrutura denominada "Porta Pallets" para a empresa Falcão Bauer.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2015 - 2015
Projeto e Dimensionamento Estrutural - Plataforma de Segurança - Guardian
Descrição: Projeto e Dimensionamento Estrutural de uma estrutura de segurança denominada Plataforma de Segurança para a empresa Guardian.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2014 - 2015
Cálculo Estrutural - Ponte Pensil - Falcão Bauer
Descrição: Cálculo estrutural da estrutura denominada Ponte Pênsil para a empresa Falcão Bauer.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2014 - 2015
Cálculo Estrutural - Underframe de Locomotiva - MGE Progress
Descrição: Cálculo Estrutural da estrutura denominada "Underframe de Locomitiva" para a empresa MGE Progress..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2014 - 2015
Cálculo Estrutural - MGE Progress
Descrição: Cálculo Estrutural pelo Método dos Elementos Finitos de uma Locomotiva. Análise estática, análise de fadiga e análise de colisão..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2014 - 2015
Cálculo Estrutural - Carroceria e sobrechassi - Guiton
Descrição: Cálculo Estrutural das estruturas denominadas "Carroceria e sobrechassi de máquina elevatória" para a empresa Guiton.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2014 - 2014
Cálculo Estrutural - Dormente de Trem
Descrição: Cálculo Estrutural da estrutura denominada "Dormente de Trem".
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2014 - 2014
Cálculo estrutural - Carroceria de Caminhão - Schwing
Descrição: Cálculo estrutural da estrutura denominada "Carroceria de Caminhão" para a empresa Schwing..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2013 - 2013
Cálculo Estrutural - Estruturas em Alumínio
Descrição: Cálculo de estruturas armadas de alumínio pelo Método dos Elementos Finitos. (Alutent)..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2012 - 2014
Cálculo Estrutural - Rack Elevadores
Descrição: Cálculo Estrutural pelo Método dos Elementos Finitos de Torres de Elevadores, Elevadores de Aplicação na Construção Civil, Plataformas de Trabalho para aplicação em Obras Civis para Rack Elevadores..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2012 - 2013
Cálculo Estrutural - FORD - Chassi e Cabine de caminhões
Descrição: Modelagem pelo Método dos Elementos Finitos de Família de 12 Chassis de Caminhões para a Ford Brasil. Cálculo de agregados de Cabine de Caminhões..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2012 - 2013
Cálculo Estrutural - Volkswagen do Brasil
Descrição: Execução de Análise Estrutural pelo Método dos Elementos Finitos em diversos componentes de Caminhões e Chassis para vários programas de engenharia, totalizando 2.000 horas de serviços (VOKSWAGEN DO BRASIL )..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2012 - 2012
Cálculo Estrutural - Análise de Turbinas para setor petroleiro
Descrição: Cálculo de Turbinas para aplicação em Indústria de Petróleo utilizando o Método dos Elementos Finitos utilizando Análise Térmica Estrutural.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2012 - 2012
Cálculo Estrutural - Equipamentos de proteção para construção civil
Descrição: Cálculo Estrutural pelo Método dos Elementos Finitos de Sistema de Proteção de Borda para aplicação em Construção Civil..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2012 - 2012
Cálculo Estrutural - Agragados de Locomotivas
Descrição: Cálculo Estrutural pelo Método dos Elementos Finitos em Armários de Equipamentos para Locomotiva. Análise estática, fadiga e modos de Trabalho para aplicação em Obras Civis para Rack Elevadores..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecânica dos Sólidos/Especialidade: Análise de Tensões.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas/Especialidade: CAE (ENGENHARIA AUXIIADA POR COMPUTADOR).


Prêmios e títulos


2013
Menção Honrosa, Congresso de Iniciação Científica UNESP.
2010
Menção Honrosa, Congresso de Iniciação Científica UNESP.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MENDES, C. L.; SOUFEN, C. A. ; CAMPOS, M. C. ; BRANDINO, T. ; LOPES, G. L. . Voids characterization by optical microscopy on glass fiber composites. In: XV Brazil MRS Meeting, 2016, Campinas - SP. XV Brazil MRS Meeting, 2016. p. 1-2.

2.
CAMPOS, M. C. ; SOUFEN, C. A. ; MENDES, C. L. . AVALIAÇÃO DE DEGRADAÇÃO DA INTERFACE REFORÇO POR MÉTODO ÓXIDATIVO MOLHADO. In: WORKSHOP: A PÓS-GRADUAÇÃO EM MATERIAIS NA UNESP - EVOLUÇÃO E TENDÊNCIAS, 2015, Bauru. WORKSHOP: A PÓS-GRADUAÇÃO EM MATERIAIS NA UNESP - EVOLUÇÃO E TENDÊNCIAS, 2015. v. 1. p. 21-21.

3.
SOUFEN, C. A. ; CAMPOS, M. C. ; MENDES, C. L. ; IMAIZUMI, F. ; PINTAO, C. A. F. . COMPARATIVE STUDY OF MECHANICAL PROPERTIES OF THREE DIFFERENTS RESINS IN LAMINATES OF CARBON FIBER FABRIC WITH TWILL WEAVE. In: XII ENCONTRO DA SBPMAT, 2013, Campos de Jordão - SP. XII ENCONTRO DA SBPMAT, 2013. p. 1-2.

Apresentações de Trabalho
1.
MENDES, C. L.; SOUFEN, C. A. ; BRANDINO, T. ; CAMPOS, M. C. ; LOPES, G. L. . Voids characterization by optical microscopy on glass fiber composites. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MENDES, C. L.. Análise fractográfica em ensaio de tração e flexão executada em compósito de fibra de carbono.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
PIRES, A. P. ; MENDES, C. L. . Propriedades Mecânicas em Laminados Fibras de Vidro e Fibra de Carbono em Resina Epóxi. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MENDES, C. L.; TOSATI, M. . Comparação dos resultados obtidos experimentalmente com os obtidos em elementos finitos nos compósitos de fibra de carbono.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MENDES, C. L.; TOSATI, M. . Comparação dos resultados obtidos experimentalmente com os obtidos em elementos finitos nos compósitos de fibra de carbono. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MENDES, C. L.; SALES, G. V. C. ; LIMA, G. R. . INFLUÊNCIA DOS ELEMENTOS DE LIGA NA RESISTÊNCIA AO DESGASTE DOS AÇOS HADFIELD.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MENDES, C. L.; SOUSSUME, V. Y. N. . ANÁLISE DOS EFEITOS DA CORROSÃO E EROSÃO EM TUBOS DE AÇO-CARBONO ASTM-A179 DE UM CONDENSADOR. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
MENDES, C. L.; SOUSSUME, V. Y. N. . ANÁLISE DOS EFEITOS DA CORROSÃO E EROSÃO EM TUBOS DE AÇO-CARBONO ASTM-A179 DE UM CONDENSADOR. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ALVES FILHO, A. ; MENDES, C. L. ; SOUFEN, C. A. ; MELLO, H. J. ; BRANDINO, T. . Ensaios Mecânicos para Caracterização dos Materiais Utilizados para a Construção das Estruturas de Tratamentos de Esgoto. 2016.

Trabalhos técnicos


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso de Iniciação Cientifica da UNESP. Análise fractográfica em ensaio de tração e flexão executada em compósito de fibra de carbono.. 2014. (Congresso).

2.
Congresso de Iniciação Cientifica da UNESP. Propriedades Mecânicas em Laminados Fibras de Vidro e Fibra de Carbono em Resina Epóxi. 2014. (Congresso).

3.
Congresso de Iniciação Cientifica da UNESP. COMPARAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS EXPERIMENTALMENTE COM OS OBTIDOS EM ELEMENTOS FINITOS NOS COMPÓSITOS DE FIBRA DE CARBNO. 2013. (Congresso).

4.
Congresso de Iniciação Cientifica da UNESP. Comparação dos resultados obtidos experimentalmente com os obtidos em elementos finitos nos compósitos de fibra de carbono.. 2013. (Congresso).

5.
13º Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica de São Paulo. Caracterização da Camada Encruada e Microdureza na Usinagem do Aço Inoxidável 304 usando Porta Ferramenta Refrigerado.. 2011. (Congresso).

6.
Congresso de Iniciação Cientifica da UNESP. INFLUÊNCIA DOS ELEMENTOS DE LIGA NA RESISTÊNCIA AO DESGASTE DOS AÇOS HADFIELD.. 2011. (Congresso).

7.
Congresso de Iniciação Cientifica da UNESP. ANÁLISE DOS EFEITOS DA CORROSÃO E EROSÃO EM TUBOS DE AÇO-CARBONO ASTM-A179 DE UM CONDENSADOR. 2010. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 6:31:04