Vanessa da Luz Vieira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1428295912865727
  • Última atualização do currículo em 13/12/2018


Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestre em Educação Matemática pela UFOP. Tem interesse nas áreas de Educação Matemática, Educação do Campo, Pedagogia da Alternância e Etnomatemática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vanessa da Luz Vieira
Nome em citações bibliográficas
VIEIRA, V. L.

Endereço


Endereço Profissional
Prefeitura Municipal de Ipatinga.
Rua Maria Jorge Selim de Sales
Centro
35160011 - Ipatinga, MG - Brasil
Telefone: (31) 38291000


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Matemática.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: O ENSINO DA GEOMETRIA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOMÉTRICO SOB A PERSPECTIVA DA ALTERNÂNCIA, Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Milton Rosa.
Palavras-chave: Pedagogia da Alternância; Etnomatemática; Educação do Campo; Fundos de Conhecimento; Conhecimento Geométrico.
Grande área: Ciências Humanas
2011 - 2015
Graduação em Matemática.
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2008 - 2010
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Romeu Perdigão, EERP, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Capacitação em Tópicos de Matemática p/ Prof. E.B. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2013 - 2013
Minicurso introdutório de libras. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2011 - 2011
II Seminário Temático, Formação de Professores. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2009 - 2009
Curso Desenvolvimento e Gestão Cultural. (Carga horária: 158h).
Observatório da Diversidade Cultural, ODC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Trabalho e Alternâncias Educativas, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Monitora Voluntária, Enquadramento Funcional: Auxiliando Prof. no Ens. de Geometria no E.F

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Observatório dos Movimentos Sociais, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Monitora Voluntária, Enquadramento Funcional: Capacit Est. de 6º e 7º anos no E.F p/ OBMEP


Associação Regional Escola Família Agrícola Paulo Freire, AREFAP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 8


Centro Educacional Rainha da Paz, CERPAZ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de matemática, Carga horária: 13


Centro Educacional Génesis, CEG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 24


Escola Estadual Romeu Perdigão, EERP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 26


Escola Estadual José Leandro, EEJL, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de MAtemática, Carga horária: 25


Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, SEEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 28


Prefeitura Municipal de Ipatinga, PMI, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
O ENSINO DA GEOMETRIA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOMÉTRICO SOB A PERSPECTIVA DA ALTERNÂNCIA E DA ETNOMATEMÁTICA
Descrição: O presente projeto, que será desenvolvido na Linha de Pesquisa 2 ? Formação de Professores de Matemática, Cultura e Ensino-aprendizagem de Matemática do Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP, justifica-se pois diariamente, os professores questionam para si mesmos se a metodologia de ensino adotada está correspondendo às suas expectativas, isto é, se os alunos estão aprendendo de maneira efetiva. Então, os educadores procuram utilizar alternativas de ensino, que os auxiliem no processo de ensino e aprendizagem. No entanto, existe uma lacuna com relação às amostras das metodologias pedagógicas diferenciadas que os professores podem implantar e implementar em escolas tradicionais nas EFAs. Assim, evidencia-se a importância dessa pesquisa para as escolas, bem como para a Educação Matemática, pois são as investigações científicas que se propõem a investigar o ensino de matemática em escolas de famílias agrícolas com metodologias de trabalho baseadas na Pedagogia da Alternância são em número reduzido. Quando lecionei na EFAP, percebi que havia uma alternativa para tentar solucionar os problemas encontrados na aprendizagem em matemática que ocorre nas escolas, pois nessa instituição educacional, os conhecimentos que os alunos trazem das suas experiências são valorizados para a construção de novos conhecimentos de maneira transdisciplinar. Portanto, essa metodologia pode contribuir para o desenvolvimento de alunos e professores da EFA, bem como para profissionais da área de educação matemática. Todavia, para concretizar essa prática diferenciada, existe a necessidade da condução de uma pesquisa detalhada sobre a EFA relacionada com o ensino e aprendizagem da matemática com a utilização da Pedagogia da Alternância e de seus instrumentos pedagógicos. Assim, essa pesquisa pode ser de grande valia para os profissionais da matemática que lecionam em EFAs, que necessitam de esclarecimentos sobre a pedagogia adotada, bem como para os professores que procuram por alternativas diferenciadas de ensino...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Vanessa da Luz Vieira - Coordenador / Milton Rosa - Integrante.
2014 - 2014
Grupos de Isometria Plana
Descrição: Neste projeto de iniciação científica, foi feito um estudo de grupos de isometrias planas. No seu desenvolvimento fizemos um estudo de isometrias planas, sendo: as reflexões, translação, rotação e rotação com deslizamento. E de grupos de isometrias planas: grupos de rosáceas, grupos de fitas e grupos cristalográficos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Vanessa da Luz Vieira - Integrante / Simone Maria de Moraes - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2011 - Atual
Etnomodelagem: Um conceito de pesquisa para a etnomatematica e a modelagem
Descrição: Esse projeto des pesquisa tem como objetivo estabelecer um relacionamento entre a etnomatematica e o modelagem matematica por meio de etnomodelagem. A utilizacao das perspectivas emica, etica e dialogica sao importantes abordagens a fundamentadao teorica para o campo de pesquisa de etnomodelagem. Esse projeto tambem visa a elaboracao de uma fundamentacao teorica para a etnomodelagem posteriormente verificar como a praxis desse campo de pesquisa esta vinculada com a sua teoria...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2011 - 2013
O Princípio Educativo do Trabalho
Descrição: O Projeto tinha como objetivo entender, ajudar e aprender o que era o Princípio Educativo do Trabalho, através de visitas e trabalhos desenvolvidos na Escola Família Agrícola Paulo Freire, na qual todos os atores sociais do ambiente escolar estavam envolvidos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Vanessa da Luz Vieira - Integrante / Geraldo Márcio Alves dos Santos - Coordenador.


Outros Projetos


2013 - 2013
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Descrição: Neste projeto de Ensino, buscamos se aproximar do ambiente escolar. Nesse projeto, cada grupo de bolsista atua em uma escola, observando aulas e dando monitorias para os alunos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Vanessa da Luz Vieira - Coordenador / Luciana Maria Mendonça Bragança - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VIEIRA, V. L.. O ensino da geometria na Escola Família Agrícola: a construção do conhecimento geométrico sob a perspectiva da alternância e da Etnomatemática. In: XX ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (EBRAPEM), 2016, Curitiba. ANAIS XX EBRAPEM, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VIEIRA, V. L.. ENSINO DA GEOMETRIA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA: a construção do conhecimento geométrico sob a perspectiva da alternância e da etnomatemática. In: VIII ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2018, Ituiutaba. O ENSINO DE MATEMÁTICA NA DIVERSIDADE E NO COMBATE À INJUSTIÇA: REFLEXÃO E AÇÃO, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
VIEIRA, V. L.. ENSINO DA GEOMETRIA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA: a construção do conhecimento geométrico sob a perspectiva da alternância e da etnomatemática. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
VIEIRA, V. L.. Educação Matemática: Campo de conhecimento e suas tendências.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
VIEIRA, V. L.. O ensino da geometria na Escola Família Agrícola: a construção do conhecimento geométrico sob a perspectiva da alternância e da Etnomatemática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
VIEIRA, V. L.; NASCIMENTO, M. . O Ensino Integral na EScola Estadual Raul de Leoni. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA VIII EMEM.ENSINO DA GEOMETRIA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA: a construção do conhecimento geométrico sob a perspectiva da alternância e da etnomatemática. 2018. (Encontro).

2.
VI ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE OURO PRETO E DO VIII ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2017. (Encontro).

3.
VI ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE OURO PRETO E DO VIII ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.Uma Proposta para o ensino da Matemática na Escola Família Agrícola. 2017. (Encontro).

4.
A Didática da matemática na corrente francesa: breve histórico e principais características. 2016. (Outra).

5.
Professores que ensinam Matemática e materiais curriculares (educativos). 2016. (Outra).

6.
VII Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática. 2016. (Encontro).

7.
XX ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (EBRAPEM).O ensino da geometria na Escola Família Agrícola: a construção do conhecimento geométrico sob a perspectiva da alternância e da Etnomatemática. 2016. (Encontro).

8.
Aula Inaugural do Semestre - Matemática 2014 II - UFV. 2014. (Encontro).

9.
I Fórum PIBID UFV. 2014. (Seminário).

10.
IV Encontro Nacional das Licenciaturas e III Seminário Nacional do PIBID.Cinema e Matemática: uma nova estratégia para auxiliar alunos e professores do ensino básico. 2013. (Seminário).

11.
Simpósio de Integração Acadêmica SIA UFV.Cursinho Popular Paulo Freire. 2013. (Simpósio).

12.
Simpósio de Integração Acadêmica SIA UFV.Cinema e Matemática: uma nova estratégia para auxiliar alunos e professores do ensino básico. 2013. (Simpósio).

13.
Simpósio de Integração Acadêmica - SIA UFV.Alternâncias Educativas e Movimentos Sociais: Dialogando com a Juventude das EFA´S. 2012. (Simpósio).

14.
Simpósio de Integração Acadêmica - SIA UFV.O Trabalho na Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola Paulo Freire. 2012. (Simpósio).

15.
VI Encontro Mineiro de Educação Matemática - VI EMEM.O Ensino da Matemática no Cursinho Popular Paulo Freire. 2012. (Encontro).

16.
II Encontro Internúcleos do Observatório da Educação do Campo Práticas em Educação de Jovens e Adultos, Letramento e Alternâncias Educativasram. 2011. (Encontro).

17.
III Workshop de Matemática da UFV, do IV Encontro de Ex-Alunos - Prata da Casa e da II Semana Acadêmica da Matemáti da UFV. vca. 2011. (Encontro).

18.
II Semana Paulo Freire: Os diferentes saberes se encontrando na formação para a vida.. 2011. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIEIRA, V. L.. VI ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE OURO PRETO E DO VIII ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2017. (Outro).

2.
VIEIRA, V. L.. IV Mostra Interativa de Matemática da Escola Edmundo Lins. 2014. .

3.
VIEIRA, V. L.. Gincana de Matemática da Escola Genesis. 2014. .

4.
VIEIRA, V. L.. Recursos Didáticos no Ensino da Matemática. 2014. (Outro).

5.
VIEIRA, V. L.. Curso de Relatoria da Troca de Saberes. 2013. (Festival).

6.
VIEIRA, V. L.. Oficina do Teatro do Oprimido. 2012. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 5:11:20