Juliane da Cruz Oliveira

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  • Última atualização do currículo em 24/11/2018


Atualmente Mestranda em Educação em Ciências e Matemática, pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia/GO. Especialista em Educação Matemática, pela Universidade Federal do Tocantins, Campus Universitário de Arraias. Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins, Campus Universitário de Arraias. Atuou como professora no Programa de Acesso ao Ensino Técnico e emprego (PRONATEC), ministrando a disciplina de Estatística I, bem como atuando como professora do curso FIC Auxiliar Administrativo nas cidades de Arraias/TO e Combinado/TO, respectivamente. Atua como tutora do curso de Matemática EAD, pela UFT- UAB/Capes. Atualmente é servidora pública estadual concursada, lotada na Secretaria de Segurança Pública, função: Assistente Administrativo na 9ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Arraias, com licença para tratar de interesses particulares. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Juliane da Cruz Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, J. C.


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Educação em Ciências e Matemática.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Um estudo do uso do Geogebra e outras TIC's no curso de Licenciatura em Matemática,Orientador: Moema Gomes Moraes.
Palavras-chave: Aprendizagem em Matemática; Geogebra; Tecnologia.
2014 - 2016
Especialização em Educação Matemática. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
Título: O Geogebra e outras TIC's na formação do professor de Matemática.
Orientador: Maria Emília da Silva.
2010 - 2013
Graduação em Matemática.
Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
Título: O SOFTWARE GEOGEBRA COMO UMA FERRAMENTA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO.
Orientador: Maria Emília da Silva.
1995 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Estadual Dr. João D' Abreu, CEJA, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
O GOLPE DE 2016 E AS REFORMAS NEOLIBERAIS. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2018 - 2018
O Pensamento de Karl Marx. (Carga horária: 20h).
Núcleo de Pesquisa e Ação Cultural, NUPAC, Brasil.
2015 - 2015
Excelência no Atendimento. (Carga horária: 20h).
Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2015 - 2015
Análise Criminal I- VA. (Carga horária: 60h).
Rede Nacional de Educação a Distância para a Segurança Pública, SENASP, Brasil.
2015 - 2015
Postura e Imagem Profissional. (Carga horária: 59h).
Fundação Bradesco, FB, Brasil.
2009 - 2010
CURSO DE MONTAGEM, CONFIGURAÇÃO E INSTALAÇÃO. (Carga horária: 60h).
J. L. S. M. CENTRO DE TREINAMENTO EM INFORMÁTICA Ltda, DATA NEWS, Brasil.


Atuação Profissional



Colégio Estadual Joaquim de Sena e Silva, CEJSS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Regente, Enquadramento Funcional: PRONATEC, Carga horária: 20
Outras informações
Professor Regente do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), no Colégio Estadual Joaquim de Sena e Silva, na cidade de Combinado/ TO, ministrando o Curso FIC de Auxiliar Administrativo (160 h).


Colégio Estadual professora Joana Batista Cordeiro, JBC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Regente, Enquadramento Funcional: PRONATEC, Carga horária: 4
Outras informações
Professora Regente do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), no Colégio Estadual Professora Joana Batista Cordeiro, na cidade de Arraias/TO, ministrando a disciplina de Estatística I no Curso Técnico em Agroecologia (55 h)


SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA, SSP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Lotada na Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO)- 9ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Arraias/TO.


Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a Distância do Curso de Matemática UAB, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2015 - 2017
Construções de atividades didáticas no laboratório de ensino de Matemática
Descrição: Voluntária do projeto de pesquisa "Construções de atividades didáticas no laboratório de ensino de Matemática", sob orientação do professor Dailson Evangelista Costa, sob o número de registro 2034, com início em 01/01/2015 e término em 01/01/2017, com a carga horária de 10 horas semanais. PROJETO VINCULADO AO PRODOCÊNCIA - UFT - Edital 19/2013. Para Lorenzato (2006, p. 7), Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) é uma sala ambiente para estruturar, organizar, planejar e fazer acontecer o pensar matemático, é um espaço para facilitar, tanto ao aluno como ao professor, questionar, conjecturar, procurar, experimentar, analisar e concluir. Este ambiente, de acordo com o autor, é composto por uma grande quantidade de materiais podendo ser livros didáticos, livros paradidáticos, problemas interessantes, ilusões de ótica, falácias, sofismas e paradoxos, jogos, figuras, sólidos, materiais didáticos industrializados, computadores, materiais produzidos pelos alunos e professores, materiais e instrumentos necessários à produção de materiais didáticos, entre outros. Nesta pesquisa, buscamos utilizar este espaço para a produção de sequências didáticas para o ensino de matemática a partir dos materiais didáticos já existentes no Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) do curso, tendo em vista que o processo de construção das atividades (além das atividades em si) contribui para formação do professor de matemática em diversos aspectos, tais como a construção do repertório do conhecimento pedagógico do conteúdo, conhecimento específico do conteúdo e da articulação entre teoria e prática (COSTA, 2013). Portando, ancorados nesse propósito, pretendemos, com esta pesquisa, discutir e propiciar a construção de técnicas e métodos de ensino relacionado ao ensino da matemática, a partir das perspectivas didáticas e pedagógicas apontadas pelas contribuições teóricas da Educação Matemática, especialmente no que diz respeito ao Laboratório de Ensino de Matemática. Consequentemente, pretendemos desenvolver, no futuro professor, competências e habilidades que o permita construir sequências didáticas adequadas às demandas que a sociedade exige, pautadas no conhecimento científico, contemplando o processo de ensino e aprendizagem da Matemática em uma perspectiva disciplinar e/ou interdisciplinar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação em Ciências e Matemática.


Idiomas


Espanhol
Lê Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
OLIVEIRA, J. C.; SILVA, M. E. . O software geogebra como uma ferramenta no ensino de matemática. 1. ed. Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2018. v. 1. 88p .

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, J. C.; COSTA, D. E. . UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTIA PARA O ENSINO DE TRIÂNGULOS E SEUS ELEMENTOS COM O SOFTWARE GEOGEBRA. In: Kaled Sulaiman Khidir, Rochelande Felipe Rodrigues, Dailson Evangelista Costa. (Org.). Formação inicial e continuada de professores: contribuições do prodocência na UFT para a educação básica. 1ed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017, v. , p. 69-97.

2.
OLIVEIRA, J. C.; COSTA, D. E. ; SANTOS, L. C. . Uma proposta de sequência didática com a utilização do software geogebra para o ensino de função afim. In: KALED SULAIMAN KHIDIR; ROCHELANDE FELIPE RODRIGUES; DAILSON EVANGELISTA COSTA. (Org.). PRÁTICAS DE ENSINO E (NA) FORMAÇÃO DE PROFESSORES. -ed.São Paulo: Livraria da Física, 2016, v. , p. 133-154.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, J. C.; SILVA, M. E. . O SOFTWARE GEOGEBRA COMO UMA FERRAMENTA AUXILIAR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA 1° SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. In: 1º Simpósio da Formação do Professor de Matemática da Região Centro-Oeste, 2015, Catalão. Anais do I Simpósio da Formação do Professor de Matemática da Região Centro-Oeste, 2015. v. 1. p. 71-74.

2.
OLIVEIRA, J. C.. Obstáculo Epistemológico no Estudo das Quatro Operações. In: III Colóquio de Matemática da Região Sudeste, 2015, Uberlândia/MG. Revista Matemática e Estatística em Foco. Uberlândia/MG: Universidade Federal de Uberlândia, 2015. v. 3.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, J. C.; MORAES, M. G. . EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS: ALGUMAS QUESTÕES DE REFLEXÃO. In: 15º CONPEEX - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2018, Goiânia. Anais do Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão- 15º CONPEEX. Goiânia-GO: Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2018. v. 15. p. 127-127.

2.
OLIVEIRA, J. C.. O cubra 12 adaptado como um recurso metodológico no estudo das quatro operações. In: III Colóquio de Matemática da Região Sudeste, 2015, Uberlândia-MG. Matemática e Estatística em Foco. Uberlândia -MG: Universidade Federal de Uberlandia, 2015. v. v.3.

Artigos aceitos para publicação
1.
OLIVEIRA, J. C.. Obstáculo Epistemológico no Estudo das Quatro Operações. Matemática e Estatística em Foco, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, J. C.; MORAES, M. G. . EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS: ALGUMAS QUESTÕES DE REFLEXÃO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
OLIVEIRA, J. C.. Obstáculos Epistemológico no estudo das quatro operações. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
OLIVEIRA, J. C.. O cubra 12 adaptado como um recurso metodológico no estudo das quatro operações. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
OLIVEIRA, J. C.; SILVA, M. E. . O SOFTWARE GEOGEBRA COMO UMA FERRAMENTA AUXILIAR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA 1° SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
15º CONPEEX - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão,. 2018. (Congresso).

2.
15º CONPEEX - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão,. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS: ALGUMAS QUESTÕES DE REFLEXÃO. 2018. (Congresso).

3.
A educação partida pelo "movimento escola sem partido". 2018. (Outra).

4.
Economia Política do Agro-Extrativismo: A questão agrária do Século XXI. 2018. (Outra).

5.
Fórum Ser Professor: Reflexões sobre o processo formativo na Licenciatura em Ciências Biológicas. 2018. (Outra).

6.
Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação. 2018. (Outra).

7.
1º Simpósio da Formação do Professor de Matemática da Região Centro-Oeste.O SOFTWARE GEOGEBRA COMO UMA FERRAMENTA AUXILIAR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA 1° SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. 2015. (Seminário).

8.
2º Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática.O SOFTWARE GEOGEBRA COMO UM RECURSO METODOLÓGICO NAS AULAS DE GEOMETRIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. 2015. (Seminário).

9.
III Colóquio de Matemática da Região Sudeste.O cubra 12 adaptado como um recurso metodológico no estudo das quatro operações. 2015. (Outra).

10.
III Colóquio de Matemática da Região Sudeste.Obstáculos Epistemológico no estudo das quatro operações. 2015. (Outra).

11.
ÍII Colóquio de Matemática da Região Sudeste. 2015. (Outra).

12.
Formação de Professores de Matemática: Realidade Presente e Perspectivas futuras. 2012. (Seminário).

13.
II Seminário Integrado Ensino, Pesquisa e Extensão. 2012. (Seminário).

14.
PAPMEM- Programa de Aperfeiçoamento Professores de Matemática de Ensino Médio. 2011. (Outra).

15.
PAPMEM- Programa de Aperfeiçoamento Professores de Matemática do Ensino Médio. 2011. (Outra).

16.
Nivelamento em Matemática Básica 1/2010. 2010. (Outra).

17.
PAPMEM- Programa de Aperfeiçoamento Professores de Matemática do Ensino Médio. 2010. (Outra).

18.
VII Semana Acadêmica de Matemática: "A formação do Professor de Matemática: os desafios da formação continua". 2010. (Outra).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, J. C.; MORAES, M. G. . EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS: ALGUMAS QUESTÕES DE REFLEXÃO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).




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