Josué Castagna Feltrin

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1192383925044999
  • Última atualização do currículo em 23/07/2017


Estudante do Curso de Educação Especial na Universidade Federal de Santa Maria-RS. Pesquisador no grupo Diferença, Educação e Cultura/DEC que desenvolve pesquisas no campo da educação e suas articulações com as questões contemporâneas sobre a centralidade da cultura e da diferença. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Josué Castagna Feltrin
Nome em citações bibliográficas
FELTRIN, J. C.


Formação acadêmica/titulação


2017
Graduação em andamento em Educação Especial.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2010 - 2011
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Coronél Pilar, CCP, Brasil.
2005 - 2010
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Metodista Centenário., CMC, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador no grupo DEC., Carga horária: 20
Outras informações
O grupo de pesquisa Diferença, Educação e Cultura/DEC desenvolve pesquisas no campo da educação e suas articulações com as questões contemporâneas sobre a centralidade da cultura e da diferença. Filia-se ao campo teórico-metodológico dos Estudos Culturais em Educação, problematizando diferentes práticas que vem produzindo formas de pensar a Educação e as noções contemporâneas sobre diferença como algo que é múltiplo, que está em ação, que produz, que se dissemina e prolifera e que se recusa a fundir-se com o idêntico. Na interseção entre educação, diferença e cultura o grupo investiga as especificidades dos campos da Educação e das Artes, da Educação Especial e da Educação Inclusiva, ao atentar para seus efeitos na produção de identidades e subjetividades nas diferentes pedagogias culturais.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Diferença, Educação e Cultura/DEC
Descrição: O grupo de pesquisa Diferença, Educação e Cultura/DEC desenvolve pesquisas no campo da educação e suas articulações com as questões contemporâneas sobre a centralidade da cultura e da diferença. Filia-se ao campo teórico-metodológico dos Estudos Culturais em Educação, problematizando diferentes práticas que vem produzindo formas de pensar a Educação e as noções contemporâneas sobre diferença como algo que é múltiplo, que está em ação, que produz, que se dissemina e prolifera e que se recusa a fundir-se com o idêntico. Na interseção entre educação, diferença e cultura o grupo investiga as especificidades dos campos da Educação e das Artes, da Educação Especial e da Educação Inclusiva, ao atentar para seus efeitos na produção de identidades e subjetividades nas diferentes pedagogias culturais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - 2014
Curso de Espanhol Além da Visão
Descrição: Neste projeto de extensão, vinculado ao projeto de pesquisa Para Além da Visão: um estudo do processo de ensino-aprendizagem de língua espanhola em EaD para deficientes visuais, registrado sob o número 25885, a partir das pesquisas previamente realizadas e dos materiais desenvolvidos, será proporcionado um curso básico de espanhol a pessoas com deficiência visual via internet, ou seja, na modalidade Educação a Distância..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2014
LEITURA E RECEPÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS E FORMAÇÃO DE MEDIADORES DE LEITURA
Descrição: O projeto se propõe a incentivar a inserção do aluno nos cursos de Literatura e prepará-lo para a pesquisa em leitura-recepção do texto literário. A finalidade prática compreendida pelo Projeto é contribuir para a teorização da prática de Ensino de Literaturas, para alunos brasileiros, com olhos postos na recepção dos textos literários. A outra finalidade é a de formar leitores que passarão a exercer a função de mediadores de leitura, na perspectiva de uma continuidade do projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Josué Castagna Feltrin - Integrante / SONIA INEZ GONCALVES FERNANDEZ - Coordenador / ALAN RICARDO COSTA - Integrante.


Outros Projetos


2012 - 2015
Curso de Espanhol Além da Visão
Descrição: Neste projeto de extensão, vinculado ao projeto de pesquisa Para Além da Visão: um estudo do processo de ensino-aprendizagem de língua espanhola em EaD para deficientes visuais, registrado sob o número 25885, a partir das pesquisas previamente realizadas e dos materiais desenvolvidos, será proporcionado um curso básico de espanhol a pessoas com deficiência visual via internet, ou seja, na modalidade Educação a Distância..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2009 - 2014
LEITURA E RECEPÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS E FORMAÇÃO DE MEDIADORES DE LEITURA
Descrição: O projeto se propõe a incentivar a inserção do aluno nos cursos de Literatura e prepará-lo para a pesquisa em leitura-recepção do texto literário. A finalidade prática compreendida pelo Projeto é contribuir para a teorização da prática de Ensino de Literaturas, para alunos brasileiros, com olhos postos na recepção dos textos literários. A outra finalidade é a de formar leitores que passarão a exercer a função de mediadores de leitura, na perspectiva de uma continuidade do projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica


Inovação



Outros projetos


Outras informações relevantes


Pesquisador presente no projeto de pesquisa DEC - Grupo de Pesquisa Diferença, Educação e Cultura/CNPq.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 23:14:19