Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4755267456860058
  • Última atualização do currículo em 22/09/2018


Emmanuel M.C.B. Sabino, oriundo da Universidade Autónoma de Lisboa, seu cooperado, Instituição de Ensino Superior portuguesa na qual desempenhou os cargos de Diretor da Biblioteca, Secretário de Departamento (Línguas e Literaturas Modernas), Diretor do Curso de Tradutores e Intérpretes e Vice-Diretor do Departamento de Línguas, Tradução e Administração. Tem Doutorado em Filologia Inglesa pela Universidade espanhola de Salamanca, com o estudo: In Search of Identities: Culture and History. A ?Journey? With Nadine Gordimer. Possui Doutorado em Filologia Inglesa - Universidad de Salamanca (1998). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino
Nome em citações bibliográficas
SABINO, E. M. C. B.


Formação acadêmica/titulação


1994 - 1998
Doutorado em Doutorado.
Universidad de Salamanca, USAL, Espanha.
Título: In Search of Identities: A "Journey" with Nadine Gordimer, Ano de obtenção: 1998.
Orientador: Catalina Montez Mozo.
1982 - 1986
Graduação em Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas.
Universidade Livre de Lisboa, ULL, Portugal.
1978 interrompida
Graduação interrompida em 1979 em Inglês/Português.
Universidade de Aveiro, UA, Portugal.
Ano de interrupção: 1979
1977 - 1978
Graduação em Inglês para Estudantes de Línguas Românticas.
UNIVERSIDADE DA AFRICA DO SUL, UNISA, África do Sul.




Atuação Profissional



Universidade Autónoma de Lisboa, UAL, Portugal.
Vínculo institucional

1985 - Atual
Vínculo: Cooperador, Enquadramento Funcional: Cooperador

Vínculo institucional

2005 - 2012
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor de Metodologia da Investigação
Outras informações
Professor da Disciplina de Metodologia da Investigação no Mestrado em Direito e Gestão

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Cooperador, Enquadramento Funcional: Professor do Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Deu aula no Mestrado em Estudos Britânicos com as Disciplinas: Culturas Africanas de Expressão Inglesa, Literaturas Africanas de Expressão Inglesa

Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Cooperador, Enquadramento Funcional: Vice-diretor Departamento, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Vice-diretor do Departamento de Línguas, Literaturas e Traduções

Vínculo institucional

1998 - 2005
Vínculo: Cooperador, Enquadramento Funcional: Diretor de Curso, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Diretor do Curso de Tradutores e Intérpretes.

Vínculo institucional

1986 - 2005
Vínculo: Cooperador, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Línguas e Literaturas M, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor do Curso de Línguas e Literaturas Modernas e de Tradutores e Interpretes das disciplinas; Inglês I, Inglês II, Inglês III, Inglês IV

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Cooperador, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Tradutores e Interprete, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Cooperador, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Línguas e Literaturas M, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor do Curso de Línguas e Literaturas Modernas e de Tradutores e Interpretes das disciplinas: Cultura Norte-Americana II

Vínculo institucional

1993 - 2002
Vínculo: Cooperador, Enquadramento Funcional: Secretario do Departamento, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Foi Nomeado Secretário do Departamento de Línguas, Literaturas e Tradução

Vínculo institucional

1986 - 2002
Vínculo: Cooperador, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Línguas e Literaturas M, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor do Curso de Línguas e Literaturas Modernas e de Tradutores e Interpretes da disciplina: Literatura Inglesa I

Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Cooperador, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Línguas e Literaturas M, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor do Curso de Línguas e Literaturas Modernas e de Tradutores e Interpretes da disciplina: Literatura Inglesa III

Vínculo institucional

1986 - 1997
Vínculo: Cooperador, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Línguas e Literaturas M, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor do Curso de Línguas e Literaturas Modernas e de Tradutores e Interpretes da disciplina: Literatura Inglesa I e II

Vínculo institucional

1990 - 1996
Vínculo: Cooperador, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Línguas e Literaturas M, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor do Curso de Línguas e Literaturas Modernas e de Tradutores e Interpretes das disciplinas: Cultura Inglesa I e II e Literatura Inglesa I e II

Vínculo institucional

1990 - 1992
Vínculo: Cooperador, Enquadramento Funcional: Diretor da Biblioteca, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Foi nomeado Diretor da Biblioteca Geral da Universidade Autónoma de Lisboa

Vínculo institucional

1988 - 1990
Vínculo: Cooperador, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Línguas e Literaturas M
Outras informações
Professor do Curso de Línguas e Literaturas Modernas e de Tradutores e Interpretes da disciplina: Técnicas de Expressão do Português

Vínculo institucional

1981 - 1982
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Lecionou a disciplina de língua Inglesa e Literatura Inglesa no Instituto Pré-universitário - IPU da Universidade autónoma de Lisboa - UAL


Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, ULHT, Portugal.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Orientador de Dissertações

Vínculo institucional

2005 - 2014
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor de Metodologia da Investigação
Outras informações
Professor da disciplina de Metodologia da Investigação no Mestrado em Ciências da Educação


Instituto Superior de Gestão, ISG, Portugal.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor de Metodologia da Investigação
Outras informações
Professor da disciplina de Metodologia da Investigação no Mestrado em Gestão


Universidade Portucalense Infante D. Henrique, U.PORTUCALENSE, Portugal.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor de Metodologia da Investigação
Outras informações
Professor da disciplina de Metodologia da Investigação no Mestrado em Direito


Escola da Associação dos Colonos Portugueses de Pretória, ACPP, África do Sul.
Vínculo institucional

1976 - 1978
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor


Instituto de Línguas de Algés, ILA, Portugal.
Vínculo institucional

1981 - 1985
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Lecionou Inglês Avançado para adultos, Inglês Intermediário para adultos e crianças e Inglês elementar para adultos e crianças e Português para estrangeiros.


Escola Secundária da Amadora, ESA, Portugal.
Vínculo institucional

1987 - 1988
Vínculo: Nomeação, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Nomeado Professor pelo Ministério da Educação Português.


Escola Secundária do Seixal, ESS, Portugal.
Vínculo institucional

1988 - 1989
Vínculo: Nomeação, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Nomeado Professor pelo Ministério da Educação Português.


Escola Secundária de Queluz, ESQ, Portugal.
Vínculo institucional

1990 - 1991
Vínculo: Nomeação, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Nomeado Professor pelo Ministério da Educação Português


FORUM, FORUM, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: socio, Enquadramento Funcional: Presidente


Faculdade Adelmar Rosado, FAR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Ministrou a disciplina de Metodologia do Trabalho Científico



Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: DIREITO EM AÇÃO (UCB/DF)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
Medalha do Mérito Legislativo Maçônico, Poderosa Assembléia Estadual Legislativa Macõnica do Grande Oriente do Brasil - Piauí.
2014
Medalha de mérito cultural Lucídio Freitas, Academis Piauiense de Letras.
2013
Comenda da Ordem Estadual do Mérito Renascença, Governo do Estado do Piauí.
2009
Títullo de Cidadão Teresinense, Câmara Municipal de Teresina.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SABINO, E. M. C. B.2016SABINO, E. M. C. B.. Proposta de Procedimentos: pesquisa e passsos para uma metodologia do trabalho científico para a elaboração de um trabalho de conclusão de curso. DIREITO EM AÇÃO (UCB/DF), v. 14, p. 126-153, 2016.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SABINO, E. M. C. B.. Interlúdios Poéticos. 1. ed. Lisboa: Universitária Editora, 2003. v. 1. 142p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SABINO, E. M. C. B.. O Homem, a Letra e a Lei. Direito Hoje.

Artigos aceitos para publicação
1.
SABINO, E. M. C. B.. Ética e Moral do Ensino: Vírgulas que Mudam Sentidos. DIREITO EM AÇÃO (UCB/DF), 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
SABINO, E. M. C. B.. Novos Rumos, Soluções Criativas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SABINO, E. M. C. B.. Escola: Novos Tempos, Novas Atitudes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SABINO, E. M. C. B.. A Ética e a Moral:'Vírgulas' que Mudam Sentidos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SABINO, E. M. C. B.. Eixo e Contexto da Educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SABINO, E. M. C. B.. Aprender para Saber Ser. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SABINO, E. M. C. B.. A Importância da Pesquisa na Formação do aluno. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SABINO, E. M. C. B.. O texto literário e a história viva: essa ligação existe?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SABINO, E. M. C. B.. O Homem, a Letra e a Lei. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
SABINO, E. M. C. B.. Da gestão demográfica à autonomia escolar. Teresina, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
SABINO, E. M. C. B.; CARRILHO, M. T. M. . Interlúdios Poéticos. Lisboa: Universitária Editora, 2003. (Tradução/Livro).

3.
SABINO, E. M. C. B.. Os Direitos da Criança e do Adolescente no Brasil. O Distanciamento entre a Lei e a Realidade Vivida, 1999. (Tradução/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Congresso Internacional de Trizidela do Vale. "Olhares sobre a Educação(ões). Quid Juris?. 2016. (Congresso).

2.
Encontro.A Importância a academia de haver pesquisa científica e as normas para apresentar trabalhos acadêmicos. 2015. (Encontro).

3.
Seminário."Ética e Moral no Ensinar: vírgulas que mudam sentidos.". 2013. (Seminário).

4.
III ENCONTRO DE COORDENADORES DE CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E II ENCONTRO DE PROFESSORES DE CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS.A Importância da Pesquisa Na Formação do Aluno. 2012. (Encontro).

5.
Seminário.Factos identificáveis na literatura. 2012. (Seminário).

6.
Congresso. "O Homem, a Letra e a Lei". 2009. (Congresso).

7.
V Seminário de Tradução Científica e Técnica em Língua Portuguesa: Novos Empregos para os Tradutores?.Nova Experiência: Língua em Renovação?. 2002. (Seminário).

8.
Towards a New Identily: An International Seminar on South Africa.Culture and politics in South Africa: De klerk vs. Mandela. 1997. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SABINO, E. M. C. B.. Semana das Humanidades - O Racismo na Literatura. 1998. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Lucia Maria Oliveira Ribeiro. Formação De Professores Em Língua Portuguesa: Uma Investigação Sobre As Dificuldades Sentidas Pelos Professores Que Ministram A Disciplina De Língua Portuguesa, No Ensino Fundamental II. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. (Orientador).

2.
Elisangela de Sousa Alves. Evasão Escolar: Evasão Escolar no Ensino Médio: Causas e Propostas para Sua Redução. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. (Orientador).

3.
Lisete Napoleão Medeiros. A Cultura popular Numa Perspectiva Educacional: A Narrativa e a Lenda na Formação da Identidade. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. (Orientador).

4.
Mary Vanda Damasceno Cavalcante Felix. A Visão Interexistencial do Ser e a Afetividade como Norteadores de uma Educação Efetiva: Um Paralelo entre Ciência e Espiritualidade. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. (Orientador).

5.
José Wagner Bona Morais. Atuação Intersetorial de Educação e Saúde: Entre Teoria e Prática: Um Estudo de Caso Entre uma Unidade de Saúde da Família e uma Escola de Teresina-Piauí. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. (Orientador).

6.
Marcus de Castro Costa. A Praxis do Professor Universitário:Práticas e Desafios para os Professores que Atuam em Universidades Particulares nos Cursos de licenciatura no Município de Manaus/AM. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. (Orientador).

7.
Conceição de Maria Souza Araújo. A Ética no Ambiente Escolar: Uma Reflexão Filosófica Sobre o Relacionamento Professor - Aluno Numa Escola Pública de Ensino Médio em Teresina/Piauí. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Francisco Benício Santos de Moraes Trindade. Educação Inclusiva: Os desafios e Práticas dos Professores do Ensino Médio de alunos Surdos da Escola Pública de Teresina ? Piauí. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino.

2.
Maria Juraci Alves Camara. Educação Fiscal nas Escolas: Um Contributo Para a Educação da Cidadania. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino.

3.
Rodrigo Antonio de Oliveira. Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE): Uma Análise de sua Contribuição, Enquanto política Pública, Para as Escolas Estaduais de ensino Médio da CREDE3 ? Acaraú. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino.

4.
Nívea Maria Ribeiro Rocha da Cunha. Terapia Ocupacional na Educação Inclusiva: Contribuições e Desafios. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino.

5.
Maria Erisvan Alves de Oliveira. O Diretor de Turma face à Educação Profissional integral e integrada ao Ensino Médio: sua intervenção para a melhoria da educação no estado do Ceará. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino.

6.
Weberson Fernandes de Freitas. Educação Corporativa: Ênfase na Formação Contínua de Empregados em uma Instituição Financeira na Cidade de Manaus/AM. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino.

7.
Izone dos Santos da Mata. O Trabalho do Assistente como Agente Transformador no contexto Educacional no Âmbito do Projeto ?SEM TERRA I?: Analisar a atuação do profissional frente ao projeto em Sobral-CE.. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino.

8.
Maria Nagila Mendes Coelho. Gestão Escolar Seus Reflexos No Processo Ensino-Aprendizagem Vivido Pelos Alunos. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino.

9.
Alessandra Meneses Pedreira. A Educação de Surdos na Cidade de Teresina: O Processo de Inclusão em uma Escola Estadual. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino.

10.
Jediã Ferreira Lima. PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA TAPIRI: DESCORTINANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANAUS/AMAZONAS. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino.

11.
Ana Patrícia Rodrigues Lopes Ferreira. Violência nas Escolas Municipais de Teresina/PIVIOLÊNCIA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE TERESINA (PI): Causas e Consequências. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino.

12.
Alzirene Almeida de Sousa Rocha. O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO HOSPITAL DE URGÊNCIA DE TERESINA: Construindo o saber e transformando a prática.. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino.

13.
Joubert Flávio de Sousa Veloso. Novas Tecnologias como Ferramentas para a Construção do Conhecimento: a visão do educador inserido neste novo ambiente de sala de aula. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino.

14.
Kelma Virgínia de Sousa Martins. O ENFERMEIRO COMO EDUCADOR NA PREVENÇÃO DO CONSUMO DE ÁLCOOL ENTRE OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA PÚBLICA VALE DO GURGUÉIA DA ZONA URBANA NO MUNICÍPIO DE CRISTINO CASTRO- PI.. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino.

15.
Cremildes Martins Nunes Piauilino. Da Criança da Rua a Meninos a Meninos de Rua: um estudo da problemática socioeducativa e familiar no município de Bom Jesus /PI. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino.

16.
ROSEMARY SALES UCHÔA DE CASTRO LIMA. A EDUCAÇÃO JESUÍTICA NO COLÉGIO SÃO FRANCISCO DE SALES ? DIOCESANO, EM TERESINA-PI: análise de uma experiência.. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino.

17.
Carmem Maria de souza Cavalcante. Educação Ambiental Nas Escolas de Ensino Fundamental do Município de Corrente, Piauí: Um Estudo Diagnóstico Junto A Professores e Alunos. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino.

18.
Maria de Fátima Martins Dias. Afrãnio Pessoa: Quando os Pincéis Pintam A Profissão E Fazem Escola. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino.

19.
Danilo Pessoa Ferreira de Souza. A Educação de Surdos Sob A Perspectiva da Sua Cultura e Identidade: Meios e Métodos Pedagógicos Para Uma Maior Aproximação de Mundos. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino.

20.
Maria Verônica Batista Xavier de Lima. A Educação Continuada de Educadores Sociais Que Atuam No Sistema Socioeducativo do Estado do Piauí: Da Teoria à Prática. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino.

21.
Paula Haro Arévalo. O Ensino-Aprendizagem de Inglês Instrumental Em Cursos de Graduação da Área de Saúde de Instituições de Ensino Superior ? IES em Manaus.. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino.

22.
Marta Sheila Muniz Dias. Inclusão Escolar: Entre o Respeito à Diversidade e uma Nova Forma de Exclusão. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino.

23.
Elenilza Maria de Araújo Sousa. Coesão Referencial em Textos Literários de alunos de 4.º Ano do Ensino Fundamental - Esperantina - Piauí. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino.

24.
Carmen Lúcia Carneiro Vasconcelos de Oliveira. Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras: Sua Contribuição Para o Ensino-Aprendizagem da Língua Inglesa Dos Alunos De Duas Escolas Da Rede Pública Estadual Na Cidade de Sobral, Ceará. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino.

25.
Cláudia Figueiredo Duarte Vieira. Desafios da Prática de Alfabetização Envolvendo A Leitura E A Escrita: Um Estudo Realizado na 1ª Série de Duas Escolas do Município de Bom Jesus, Piauí. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino.

26.
Edimar Campelo Araújo. Drogas Ilícitas E Suas implicações Na Vida de Jovens Estudantes: Uma Abordagem Na Comunidade Luz e Vida, Unidade Fazenda da Paz Em Teresina, Piauí. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino.

27.
Francinalda Aragão Carneiro. Problemas e Perspectiva Para o Ensino de Física No Município de Sobral, Ceará. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino.

28.
Maria Alexandra Fontinelle Pereira. Orientação Sexual Como tema Transversal Em Escolas Públicas de Curralinhos, Piauí. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino.

29.
Maria do Livramento De Carvalho Macedo Luna. Educação Ambiental Na Disciplina de Geografia: Um Estudo Nas Escolas da Rede Pública Estadual Na Cidade de Sobral, Ceará. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino.

30.
Maria Valdênia de Morais Fonseca. A Ação do Orientador educacional Para a Evolução da Educação: Análise das Dificuldades, Avanços e Desafios Em Seis Escolas Do Município de Sobral, Ceará. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino.

31.
Marinês Araújo da Costa Santos. O Assessor Pedagógico e Sua Atuação Em Escolas públicas da Cidade de Manaus: Imagem e Realidade. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino.

32.
Renato Antônio Brandão Medeiros Pinto. Limites e Possibilidades do Uso do Computador Para a Educação de Alunos Com Baixa Visão: Uma Experiência Realizada No Ensino Médio Com Alunos em Manaus, Amazônas. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino.

33.
Zeferina Maria Barros dos Santos. O Ensino-Aprendizagem da Leitura e Da Escrita Na Perspectiva de Gênero.. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino.

34.
Áurea Rita Silveira. Políticas Para Melhoria da Educação Pública: O Projeto de Escola Estadual de Educação profissional de Tempo Integral na 3ª Coordenadoria Regional de Educação do Ceará. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino.

35.
Edjôfre Coelho de Oliveira. O Bullying na Escola: A Visão de Professores e Alunos do Ensino Médio de São João do Piauí, Piauí. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino.

36.
José de Arimateas de Sousa Nunes. Ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental: Limites e Desafios. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino.

37.
Raiolanda Magalhães Pereira de Camargo. Programa de Letramento Reescrevendo o Futuro: Uma Experiência de Formação de Alfabetizadores No Estado do Amazonas. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino.

38.
Santana Elvira Amaral da Rocha. A Práxis Docente no 1º Ano Do Ensino Fundamental: Realidades e Desafios. Um Estudo Realizado Em Duas Escolas da Rede Pública Municipal de Manaus. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino.

39.
Jacqueline Rodrigues Moraes. A Contribuição da Topofilia e Terrafilia na Perspectiva de Uma Educação Para a Cidadania.. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Coorientador: Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino.

40.
Ana Vitória de Carvalho Santos. Da Autonomia à Gestão Democrática: o Retrato da Participação Democrática em Escolas Públicas Municipais do Ensino Fundamental em Teresina, Piauí. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino.

41.
Alainy Rosado Leitão. Inovação Da Gestão Escolar Para A Qualidade: O Caso Da Educação Pública Municipal de Teresina, Piauí. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino.

42.
Joilza Rodrigues Cunha Leitão. A Educação Física na 4ª Série Do Ensino Fundamental Das Escolas Governador Freitas Neto e Colégio Lerote Da Cidade de Teresina, Piauí: A Relação Entre Leitura e Expressão Corporal. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino.

43.
Maria do Perpétuo Socorro Batista Moreira da Fonseca. O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) No Município de Teresina (PI): Análise da Atuação dos Conselheiros No Desenvolvimento das Suas Atribuições. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino.

44.
Marisa Guimarães. Para uma (Re)Educação dos Idosos do Grupo ?PROGRAMA DA MELHOR IDADE? de Paraíso, Tocantins, Frente às Mudanças do mundo Contemporâneo. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino.

45.
Valdirene Pinheiro Dias. Os Itinerários de Reintegração Social de Adolescentes Privados de Liberdade em Teresina, Piauí, Brasil. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Emmanuel Maria Carlos Borrego Sabino.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SABINO, E. M. C. B.. Novos Rumos, Soluções Criativas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 24:34:10