Viviane da Silva Serafim

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8594266885204258
  • Última atualização do currículo em 16/06/2018


Mestranda em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa Estudos Sociais do Trabalho, da Tecnologia e da Expertise (ESTTE). É graduada em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Ouro Preto, no campus de João Monlevade - Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (ICEA. Atualmente é professora substituta do Departamento de Engenharia de Produção (DEENP) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) onde leciona as disciplinas de Logística; Engenharia de Processos, Riscos e Perdas e Gestão de Projetos Solidários. Atualmente orienta um projeto vinculado a INOVA Empresa Junior da UFOP. Atuou como bolsista no projeto de extensão intitulado Programa INCOP (Incubadora de Empreendimentos Sociais e Solidários da UFOP) por quatro anos, onde participou da incubação de um empreendimento voltado na área de Saúde Mental. Foi coordenadora discente da INCOP por dois anos onde auxiliou na gestão da incubadora. Participou como voluntária em um projeto de iniciação científica voltado sobre a viabilidade de implantação de um sistema de reaproveitamento da água da chuva. Realiza pesquisas nas áreas de: Economia Solidária, Catadores de Materiais Recicláveis, Gestão de Pessoas, Engenharia de Produção, Qualidade, Gestão de Projetos, Gestão de Projetos Sociais, Saúde Mental, Ética e Responsabilidade Social. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Viviane da Silva Serafim
Nome em citações bibliográficas
SERAFIM, V. S.


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Engenharia de Produção.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Orientador: Francisco de Paula Antunes Lima.
2013 - 2018
Graduação em Engenharia de Produção.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: Proposta de Gestão de Projetos para Implementação do Lean em uma Empresa de Calderaria.
Orientador: Carla Danielle Araújo Costa.
2010 - 2012
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Luiz Prisco de Braga, EELPB, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas Lecionadas: Logística; Engenharia de Processos, Riscos e Perdas e Gestão de Projetos Solidários



Projetos de pesquisa


2016 - 2017
Estudo de Viabilidade de Aproveitamento da Água da Chuva em uma Fábrica de Vassouras de João Monlevade
Descrição: A busca pelo aproveitamento de água deixou de ser uma questão apenas social e ecológica para uma questão de necessidade, isso não só com relação a ganhos econômicos. Mas, atualmente, a água não pode ser considerada mais um recurso renovável, uma vez que o consumo de água própria para consumo tem aumentado a cada dia, tanto que o número de cidades fazendo racionamento ou rodízios de abastecimento de água cresce consideravelmente. A água é responsável também pela geração de energia elétrica, e devido ao período de seca, tem sido utilizadas as usinas termoelétricas, saindo então um valor muito maior do bolso do consumidor por ser uma alternativa mais cara. Essa realidade é tão crítica que pessoas vêm buscando formas próprias e inteligentes de economizar água dentro de suas próprias casas. Neste contexto, é imprescindível buscar alternativas para economizar água, o presente projeto visa pesquisar a viabilidade de captação de água da chuva para reuso dentro de uma fábrica de Vassouras, situada em João Monlevade MG, em busca de melhorar a responsabilidade ambiental da organização e proporcionar um ganho econômico...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Viviane da Silva Serafim - Integrante / Jean Carlos Machado Alves - Integrante / Maressa Nunes Ribeiro Tavares - Coordenador / Brenda Oliveira Melo - Integrante.
2014 - 2016
ECONOMIA SOLIDÁRIA, TRADIÇÃO E INOVAÇÃO: A CONSOLIDAÇÃO DAS AÇÕES DA INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS SOCIAIS E SOLIDÁRIOS DA UFOP
Descrição: O projeto tem por objetivo consolidar as ações da Incubadora de Empreendimentos Sociais e Solidários da Universidade Federal de Ouro Preto tendo como objetivos os seguintes aspectos: - Desenvolver e tecnologia social a partir de um diálogo entre a Universidade e grupos de trabalhadores autogestionários nos três campi de atuações da UFOP; - Assessorar os empreendimentos sociais e solidários de maneira que eles possam alcançar níveis de autonomia nas diversas áreas que permeiam suas atividades; - Contribuir com a formação em Economia Solidária dos trabalhadores, docentes, técnicos e discentes envolvidos na realização deste projeto; - Fortalecer as redes de economia solidária com o intuito de aumentar o desenvolvimento local...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Viviane da Silva Serafim - Integrante / Jean Carlos Machado Alves - Coordenador.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Projeto Gráfica
Descrição: Projeto vinculado a INOVA Empresa Junior da UFOP com área de atuação em uma gráfica local. O projeto permite que os alunos do curso de Engenharia de Produção possam desenvolver projetos de consultoria para organizações da comunidade local de João Monlevade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Viviane da Silva Serafim - Coordenador / ISABELA AVELLAR DORICO - Integrante / ANA CAROLINA COSTA CALDEIRA - Integrante.
2016 - 2017
Economia Solidária e Saúde Mental: Uma 'loucura' pela vida e cidadania
Descrição: A Incubadora de Empreendimentos Sociais e Solidários da Universidade Federal de Ouro Preto- INCOP é um programa de extensão universitária que iniciou suas atividades no ano de 2011, composto por discentes e docentes de variados cursos da UFOP. Seu objetivo é auxiliar no desenvolvimento de associações, cooperativas e empreendimentos solidários na região de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade através da economia solidária, que surge como uma proposta de apoio aos segmentos que estão de alguma forma marginalizados na sociedade. A finalidade da proposta é desenvolver e fomentar as ações da INCOP junto aos grupos de saúde mental, especificamente, ASSUME e ASSUSSAM, para aprimoramento da forma de gestão dos empreendimentos visando o resgate da cidadania, geração de ocupação e renda, qualidade de vida, dentre outros, de forma sustentável. O trabalho da INCOP, portanto, utilizará conceitos da economia solidária (autogestão, solidariedade, cooperação e sustentabilidade) e o conhecimento vindo da multidi e interdisciplinaridade do programa na consolidação das associações. Partirá de um novo diagnóstico de suas realidades locais e da formação da comunidade participante de tais intervenções, tendo por base a construção social do conhecimento, pautada na crítica, emancipação e reflexividade das ações cotidianas desses grupos. As ações da INCOP buscam promover meios de desenvolvimento de maneira sustentável tendo como eixos os processos educativos, culturais e técnicos fundados nos preceitos da economia solidária e utilizando processos metodológicos de pesquisa ação e de educação popular..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Viviane da Silva Serafim - Integrante / Jean Carlos Machado Alves - Coordenador.
2015 - 2015
Transcender: Saúde Mental e Economia Solidária
Descrição: A finalidade do projeto é fomentar as ações da Incubadora de Empreendimentos Sociais e Solidários da Universidade Federal de Ouro Preto (INCOP) que pretende desenvolver e consolidar sua atuação em grupos de saúde mental nas regiões entorno dos 3 campi da Universidade Federal de Ouro Preto microrregião de Ouro Preto (Ouro Preto e Mariana, Itabirito e Diogo de Vasconcelos) e João Monlevade Através deste trabalho propõe se desenvolver ações de fortalecimento local e regional dos usuários de saúde mental através da valorização do trabalho, geração de renda, resgate da cidadania e construção de conhecimento. Além, disso, a proposta tem um caráter de apoio visando o aprimoramento da forma de gestão dos empreendimentos de usuários de saúde mental a partir de diagnósticos de suas realidades locais e da formação da comunidade participante de tais intervenções, tendo por base a construção social do conhecimento, pautada na crítica, emancipação e reflexividade das ações cotidianas desses grupos. As ações da INCOP buscam promover meios de desenvolvimento de maneira sustentável tendo como eixos os processos educativos, culturais e técnicos fundados nos preceitos da economia solidária e utilizando processos metodológicos de pesquisa ação e de educação popular..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Viviane da Silva Serafim - Integrante / Jean Carlos Machado Alves - Coordenador / Wesley Costa Santos - Integrante / Wagner Ragi Curi - Integrante.
2014 - 2014
Mentes Brilhantes
Descrição: O projeto MENTES BRILHANTES, tem por objetivo potencializar as ações de auxilio aos usuários da saúde mental através da ampliação e consolidação das atividades da Associação de Usuários de Saúde Mental - ASSUME, por meio de ações coletivas entre os usuários e consolidação da geração de ocupação e renda, entrando em consonância com as projeções necessárias para a evolução da mesma.. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Viviane da Silva Serafim - Integrante / Jean Carlos Machado Alves - Coordenador.
2013 - 2017
Incubadora de Empreendimentos Solidários da Universidade Federal de Ouro Preto
Descrição: Objetivo geral incubar grupos populares e/ou empreendimentos, sejam esses formalizados ou não, relacionados à temática da Economia Solidária - cujo foco é a geração de trabalho e renda para os que nela atuam pautados na autogestão (gestão democrática pelos envolvidos) - oriundos das microrregiões dos municípios de João Monlevade, Ouro Preto e Mariana..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Viviane da Silva Serafim - Coordenador / Jean Carlos Machado Alves - Integrante / Maressa Nunes Ribeiro Tavares - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
ALVES, J. C. M. ; ALMEIDA, T. A. A. ; SERAFIM, V. S. ; SANTOS, W. C. . Economia solidária, saúde mental e o processo de incubação: um relato da experiência junto à Associação dos Usuários do Serviço de Saúde Mental de João Monlevade/MG.. In: Jean Carlos Machado Alves; Wagner Ragi Curi Filho. (Org.). Interdisciplinaridade, Empoderamento e Tecnologia Social: Experiências de Economia Solidária em uma ITCP. 1ed.São Paulo: All Print, 2017, v. 1, p. 127-154.

2.
SERAFIM, V. S.; ALVES, J. C. M. ; ANDRADE, E. P. ; NASCIMENTO, L. I. A. ; SOUZA JUNIOR, P. R. . A ATUALIDADE DAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE EM ORGANIZAÇÕES VOLTADAS PARA O EMPODERAMENTO DE POPULAÇÕES VULNERÁVEIS.. In: Antonella Carvalho de Oliveira. (Org.). Coletânea nacional sobre engenharia de produção 6: ergonomia e segurança do trabalho, gestão do produto e gestão econômica. 6ed.Curitiba: Atena Editora, 2017, v. 6, p. 10-23.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MELO, B. O. ; TAVARES, M. N. R. ; ALVES, J. C. M. ; OLIVEIRA, V. L. ; SERAFIM, V. S. . ESTUDO DE VIABILIDADE DE APROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA EM UMA FÁBRICA DE VASSOURAS DE JOÃO MONLEVADE.. In: XXXVII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO, 2017, Joinville. XXXVII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO, 2017.

2.
SERAFIM, V. S.; ALVES, J. C. M. ; ANDRADE, E. P. ; NASCIMENTO, L. I. A. ; SOUZA JUNIOR, P. R. . QUALIDADE COMO VALOR UNIVERSAL: COMO APROPRIAR FERRAMENTAS DA QUALIDADE EM CONTEXTO DE SOLIDARIEDADE. In: XXIII Simpósio de Engenharia de Produção - SIMPEP,, 2016, Bauru. XXIII Simpósio de Engenharia de Produção - SIMPEP, 2016.

3.
ALVES, J. C. M. ; SERAFIM, V. S. ; AVELINO, R. J. M. ; ALMEIDA, T. A. A. ; MAGALHAES, L. S. . Processo de incubação em associações da área de saúde mental: experiências, desafios e perspectivas  de trabalho. In: 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2016, Ouro Preto. 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2016.

4.
ALVES, J. C. M. ; SERAFIM, V. S. ; PEGA, D. E. R. ; OLIVEIRA, D. C. ; SANTOS, W. C. . Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares e Saúde Mental: Um estudo de caso do processo de incubação de uma associação de usuários da saúde mental em João Monlevade. In: IV Congresso da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares e II Simpósio Internacional de Extensão Universitária e Economia Solidária, 2015, Salvador. IV Congresso da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares e II Simpósio Internacional de Extensão Universitária e Economia Solidária, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, J. C. M. ; SERAFIM, V. S. ; SANTOS, W. C. ; ALMEIDA, T. A. A. . Mentes Brilhantes: a Economia Solidária como proposta de inserção social. In: 2º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental. In: 2º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental, 2015, João Pessoa. 2º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
ALVES, J. C. M. ; SERAFIM, V. S. ; AVELINO, R. J. M. ; ALMEIDA, T. A. A. ; MAGALHAES, L. S. . Processo de incubação em associações da área de saúde mental: experiências, desafios e perspectivas  de trabalho. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SERAFIM, V. S.; ALVES, J. C. M. ; ANDRADE, E. P. ; NASCIMENTO, L. I. A. ; SOUZA JUNIOR, P. R. . QUALIDADE COMO VALOR UNIVERSAL: COMO APROPRIAR FERRAMENTAS DA QUALIDADE EM CONTEXTO DE SOLIDARIEDADE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
ALVES, J. C. M. ; SERAFIM, V. S. ; PEGA, D. E. R. ; OLIVEIRA, D. C. ; SANTOS, W. C. . Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares e Saúde Mental: Um estudo de caso do processo de incubação de uma associação de usuários da saúde mental em João Monlevade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Inovação



Projeto de extensão



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 2:04:24