Hellen Balbinotti Costa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1763483754403218
  • Última atualização do currículo em 19/02/2019


Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na linha de Estado, Trabalho-Educação e Movimentos Sociais. Pesquisadora do Coletivo de Estudos em Educação e Marxismo (Colemarx) e do Grupo de Trabalho Financeirização da Educação. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2017). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Hellen Balbinotti Costa
Nome em citações bibliográficas
COSTA, H. B.


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Financeirização da Educação Básica,Orientador: Roberto Leher.
Palavras-chave: Financeirização da Educação; Educação Básica; Organizações privadas educacionais.
2012 - 2017
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Financeirização e o negócio da formação docente..
Orientador: Jocemara Triches.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Mestranda


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC.


Prefeitura Municipal de Florianópolis, PMF, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Admitido em Caráter Temporário, Enquadramento Funcional: Auxiliar de sala, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Admitido em Caráter Temporário, Enquadramento Funcional: Auxiliar de sala, Carga horária: 30



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Reestruturação da educação superior de capital aberto e com participação dos fundos de investimentos
Descrição: O presente projeto particulariza e aprofunda novos problemas advindos da pesquisa desenvolvida no projeto da bolsa de produtividade do edital de 2014, contando com apoio do Edital Universal do CNPq (2015-2017) e da FAPERJ (Cientista de Nosso Estado ? 2015-2018). A pesquisa investiga as mudanças na educação superior privada no Brasil, examinando a entrada do capital financeiro no setor, por meio de fundos de investimentos. Examina a dinâmica temporal do capital comércio de dinheiro nos negócios educacionais empreendidos por organizações educacionais de capital aberto e com participação de fundos de investimentos, focalizando as reestruturações dessas empresas e as ações das entidades corporativas para captar o fundo público..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Hellen Balbinotti Costa - Integrante / Roberto Leher - Coordenador / Thayse Ancila Maria de Melo Gomes - Integrante / Vania Cardoso Motta - Integrante / Simone Maria da Silva - Integrante / Pedro Henrique de Souza Tavares - Integrante / Inny Bello Accioly - Integrante / Giovane Saionara Ramos - Integrante / Luciane da Silva Nascimento - Integrante.
2014 - 2018
MAPAS DA FORMAÇÃO DOCENTE NO GOVERNO LULA (2002/2010)
Descrição: O presente projeto objetiva construir mapas sobre o professor no Brasil, sistematizando dados coligidos nas fontes disponíveis, particularmente nos micro-dados do Educacenso e do Censo do Ensino Superior do INEP. O propósito não é produzir o dado, mas extraí-los das bases existentes, compilá-los, organizá-los e interpretá-los articuladamente às políticas educacionais. Além dos INEP, outros bancos serão consultados, como os do Banco Mundial (BM) e da OCDE. Da equipe fazem parte membros treinados para uso do sistema SPSS e planilhas flexíveis, para o tratamento estatístico dos dados e uma geógrafa. O trabalho receberá a contribuição de pesquisadores do Laboratório de Geoprocessamento (LabGeop) da UFSC, para a realização dos mapas, em particular os anamórficos . As fontes documentais atinentes à política educacional coletadas para o projeto em finalização serão comparadas afim de se verificar seu impacto sobre os números. Este impacto será verificado entre 2000 e 2011, período que captará os resultados finais do Governo FHC e Lula. Verificar-se-á a evolução dos vários aspectos relativos ao professor, bem como as rupturas e permanências nos dois governos. Verificar-se-á ademais como essas questões se organizam regionalmente e por Estado da Federação, evidenciando desigualdades, concentrações, carências e desequilíbrios em termos de divisão de recursos econômicos e de professores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Hellen Balbinotti Costa - Integrante / Allan Kenji Seki - Integrante / Olinda Evangelista - Coordenador / Marilda Merência Rodrigues - Integrante / Jocemara Triches - Integrante / Aline Inacio Decker - Integrante / Keila Berwanger - Integrante / Fenando Santos - Integrante / Jennifer Pereira - Integrante / Carla Zannata - Integrante / Fábio Luciano Oliveira Costa - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COSTA, H. B.2017COSTA, H. B.; MELGAREJO, M. M. ; SEKI, A. K. ; EVANGELISTA, O. . O BID e a agenda do capital na Rede Municipal de Educação de Florianópolis.. TRABALHO NECESSÁRIO, v. 15, p. 30-50, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
COSTA, H. B.; MELGAREJO, M. M. ; SEKI, A. K. ; EVANGELISTA, O. . O acordo da prefeitura municipal de Florianópolis com o Banco Interamericano de Desenvolvimento: uma abordagem preliminar.. In: Olinda Evangelista; Elizangela Pereira.. (Org.). Nós da rede: a educação básica municipal na voz de seus professores.. 1ed.Florianópolis: NUP Núcleo de Publicações, 2016, v. 1, p. 207-245.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, H. B.. Financeirizaçaão e o negócio da formação docente. In: IX Colóquio Internacional Marx Engels, 2018, Campinas. Anais do IX Colóquio Internacional Marx e Engels, 2018.

2.
COSTA, H. B.; MELGAREJO, M. M. ; SEKI, A. K. . A via sacra do professor: o acordo PMF-BID. In: XI Seminario Internacional da Rede ESTRADO, 2016, Cidade do México. Anais do XI Seminario Internacional da Rede ESTRADO, 2016. v. 1. p. 1-25.

Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, H. B.. Financeirização e negócio da formação docente.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
COSTA, H. B.. Os desafios atuais da Educação Pública no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
COSTA, H. B.; MELGAREJO, M. M. ; SEKI, A. K. . A infância para o capital: o acordo PMF-BID.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
COSTA, H. B.; MELGAREJO, M. M. ; SEKI, A. K. . A infância para o capital: o acordo PMF-BID. 2016 (Resumos expandidos publicados em anais de congressos).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminário Políticas do Tempo Presente. 2018. (Seminário).

2.
IX Colóqui Internacional Marx Engels.Financeirizaçaão e o negócio da formação docente. 2018. (Outra).

3.
V Encontro de Pré-Universitários Populares: Educação Popular em Tempos de Resistência. 2017. (Encontro).

4.
II Encontro Nacional de Educação. 2016. (Encontro).

5.
Seminários "Gramsci, a educação e a política".. 2016. (Seminário).

6.
VII Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo.A infância para o capital: o acordo PMF-BID. 2016. (Encontro).

7.
I Encontro Nacional de Educação. 2014. (Encontro).

8.
OS LIMITES DO CAPITAL E O DIREITO À CIDADE. 2013. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA, H. B.. Encontros Preparatórios para o II Encontro Nacional de Educação - Etapa Florianópolis. 2016. (Outro).

2.
COSTA, H. B.. Semana Estudantil de Pedagogia 2014. 2014. (Outro).

3.
COSTA, H. B.. Encontros Preparatórios ao Encontro Nacional de Educação - Etapa Florianópolis. 2014. (Outro).

4.
COSTA, H. B.. SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO DO CAMPO/EDUCACIÓN RURAL NOS PAÍSES DO MERCOSUL E EM CUBA. 2014. (Outro).

5.
COSTA, H. B.. Semana Acadêmica de Pedagogia - A formação docente e a prática pedagógica.. 2013. (Congresso).

6.
COSTA, H. B.. 11ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC. 2012. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/02/2019 às 4:12:45