Fabricio Roosevelt Melo da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7471475507811924
  • Última atualização do currículo em 20/04/2018


Possui Mestrado em Engenharia Elétrica/Computação pela UFRN na área de Automação e Sistemas (2017); Graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Atualmente é tecnico em eletronica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, de Automação e Química, com ênfase em Automação em Tratamento de Água e ENGENHARIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS. Experiencia de 18 anos como técnico de manutenção em TI, destes, 10 anos acumulando os cargos de Encarregado de equipe de manutenção e técnico. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fabricio Roosevelt Melo da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, F. R. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Tecnologia, DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO E AUTOMAÇÃO.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Lagoa Nova
59078900 - Natal, RN - Brasil
Telefone: (84) 32153696
URL da Homepage: http://www.dca.ufrn.br/


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2017
Mestrado em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Implantação e Desenvolvimento de uma Rede de Automação Industrial e Sistema SCADA para Estação de Tratamento de Água Purificada,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Andres Ortiz Salazar.
Palavras-chave: automação; clp; scada; Redes Industriais; Condutividade; Água Purificada.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação / Especialidade: Sistemas Eletrônicos de Medida e de Controle.
Setores de atividade: Captação, tratamento e distribuição de água; Fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos.
2007 - 2015
Graduação em Engenharia de Alimentos.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: CAJUINA: UM PRODUTO NATURAL.
Orientador: BEATRIZ DE CASSIA MARTINS SALOMÃO.
1992 - 1994
Curso técnico/profissionalizante em Curso Técnico de Eletronica.
Escola Técnica Redentorista, ETER, Brasil.
1992 - 1994
Ensino Médio (2º grau).
Escola Técnica Redentorista, ETER, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: TECNICO EM ELETRONICA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ENGENHEIRO DE AUTOMAÇÃO, Carga horária: 10
Outras informações
ATUANDO COMO BOLSISTA NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE AGUA (ETA) DO NUPLAM. IMPLEMENTANDO MODIFICAÇÕES E ADEQUAÇÕES NECESSARIAS A PLANTA DO ETA PARA VALIDAÇAO JUNTO A ANVISA. EFETUANDO MANUTENÇAO E CONFIGURAÇÕES EM DIVERSOS EQUIPAMENTOS DESTA PLANTA, COMO: ANALISADORES, CONDUTIVIMETORS E CLPs.

Atividades

09/2015 - 03/2017
Pesquisa e desenvolvimento , Nucleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos - NUPLAM, .

09/2016 - 12/2016
Serviços técnicos especializados , Centro de Tecnologia, DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO E AUTOMAÇÃO.

Serviço realizado
DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE QUADRO DE COMANDOS PARA PROJETO PIG DO LAMP/UFRN..

Scopus Tecnologia - Matriz, SCOPUS, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ENCARREGADO DE MANUTENÇÃO E TEC.ELETRONICA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
DE 1996 A 2004, ATUANDO COMO TÉCNICO EM ELETRONICA DE CAMPO EFETUANDO MANUTENÇÃO EM EQUIPAMENTOS DE ELETRONICA E INFORMATICA EM TODO O ESTADO DO RN E PARTE DA PARAIBA. EFETUANDO CONSERTOS EM CAMPO, CONSERTOS EM LABORATORIO, ALEM DA PARTE BUROCRATICA E LOGISTICA NA REPOSIÇÃO DE PEÇAS DO ESTOQUE. EM 2004, ACUMULANDO TAMBEM A FUNÇÃO DE TÉCNICO RESPONSAVEL PELA FILIAL (ENCARREGADO), ALEM DE TÉCNICO DE CAMPO. EM 2015, SAIDA DA EMPRESA PARA UM NOVO DESAFIO, DESTA FEITA NA UFRN.



Linhas de pesquisa


1.
APRIMORAMENTO E ADEQUAÇÃO DE SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO.
2.
ESTUDO DE VIABILIDADE DE INSTALAÇÃO DE NOVOS EQUIPAMENTOS DE AUTOMAÇÃO.
3.
DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA SUPERVISÓRIO DE MONITORAMENTO REMOTO DA ETA


Projetos de pesquisa


2015 - 2016
DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DE MEDICAMENTOS
Descrição: Este teve por objetivo estudar a Estaçao de Tratamento de Água do NUPLAM e implementar modificações em diversas etapas do sistema para tornar o sistema contínuo e assim trabalhar 24 horas por dia, todos os dias da semana. As modificações ocorreram na parte instrumental e na automação do sistema, através de configurações no CLP´s instalados ao longo da planta..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Fabricio Roosevelt Melo da Silva - Integrante / Andres Ortiz Salazar - Coordenador / DIEGO ANTONIO MOURA FONSECA - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2015 - Atual
DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DE MEDICAMENTOS
Descrição: Automatizar parte da Estação de Tratamento para Água Purificada do NUPLAM na UFRN. Fazendo com que o sistema de controle fique quase em sua totalidade automatizado e controlado. Além de algumas melhorias na planta desta unidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação / Subárea: Eletronica.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Automação.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Controle de Processos.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Processos Industriais de Engenharia Química/Especialidade: ENGENHARIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, F. R. M.; DIEGO MOURA ; Pr. Dr. Ortiz . MODERNIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA ATRAVES DA IMPLANTAÇAO DE REDE INDUSTRIAL E SISTEMA SCADA EM WINCC RT. In: CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA E INDUSTRIAL, 2017, ARACAJU. ANAIS VII CONEMI, 2017.

2.
SILVA, W. L. A. ; SOUZA, F. E. C. ; SILVA, F. R. M. ; SILVA, D. P. ; Pr. Dr. Ortiz . MÓDULO DIDÁTICO DE LEVITAÇÃO MAGNÉTICA UTILIZANDO O PROCESSADOR DIGITAL DE SINAIS TMS320F28335. In: CONEMI, 2017, ARACAJU. XVII CONEMI 2017, 2017. v. XVII.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, F. R. M.; DIEGO MOURA ; Pr. Dr. Ortiz . MODERNIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA ATRAVES DA IMPLANTAÇAO DE REDE INDUSTRIAL E SISTEMA SCADA EM WINCC RT. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CONEMI. MODERNIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA ATRAVES DA IMPLANTAÇAO DE REDE INDUSTRIAL E SISTEMA SCADA EM WINCC RT. 2017. (Congresso).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, F. R. M.; DIEGO MOURA ; Pr. Dr. Ortiz . MODERNIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA ATRAVES DA IMPLANTAÇAO DE REDE INDUSTRIAL E SISTEMA SCADA EM WINCC RT. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Outras informações relevantes


Em 1994 - Concluídos o 2º Grau e o Curso Técnico - Certificado como Técnico em Eletrônica.

1995 - Estágios Curriculares para obtenção do diploma, Empresas locais (Mastec e Cande).

1996 - Diplomado Técnico em Eletrônica.

1996 - Após processo seletivo, admitido na Empresa Scopus Tecnologia, para o cargo de Técnico em Eletrônica, na cidade de Natal/RN.

De 1996 a 2004, Atuando como Técnico em Eletrônica de Campo, efetuando manutenções preventivas e corretivas em equipamentos de eletrônica e informatica em diversas empresas atendidas pela Scopus Tecnologia em todo o estado do RN e parte da PB. Atuando também na parte burocrática da empresa, como prestações de contas, logística reversa de peças com defeito e controle de estoque da sede da empresa.

A partir de 2004, Acumulando as funções de Técnico em Eletrônica de Campo e Encarregado de Manutenção na Scopus Tecnologia, coordenando, planejando e agendando os atendimentos diários de 15 técnicos de campo nas sede de Natal e Mossoró e dando apoio as Sedes de João Pessoa e Campina Grande. Além de continuar efetuando atendimentos externos como técnico de campo.

De 2007 a 2015 - Cursando o curso de Graduação em Engenharia de Alimentos, pela UFRN. Em 2015, Conclusão do Curso de Graduação em Engenharia de Alimentos pela UFRN.

Em 2015, saída da empresa Scopus Tecnologia para fazer parte do quadro de técnicos administrativo da UFRN, exercendo o cargo de técnico em eletrônica, efetuando manutenção em diversos equipamentos de eletrônica e informatica do Departamento de Computação e Automação da UFRN, além de dar apoio aos discentes em trabalhos de pesquisa do departamento.

Em 2016, admitido no processo de seleção do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação (PPGEEC) da UFRN.

Em 2017, efetuada a defesa da dissertação de mestrado para obtenção do Título de Mestre.

Em Janeiro de 2018, obtido o diploma de Mestre no PPGEEC da UFRN, na área de Automação e Sistemas.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 11:48:10