Iuro Baptista Pereira Nascimento

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  • Última atualização do currículo em 11/03/2018


Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Controle de Processos Eletrônicos, Retroalimentação (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Iuro Baptista Pereira Nascimento
Nome em citações bibliográficas
NASCIMENTO, I. B. P.;Iuro Nascimento;Luro Nascimento


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Orientador: Guilherme Vianna Raffo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Engenharias
2007 - 2016
Graduação em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Machine Learning. (Carga horária: 60h).
Stanford University, STANFORD, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Cálculo II, Carga horária: 12


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica Voluntária, Carga horária: 20
Outras informações
Orientador: Guilherme Vianna Raffo Projeto: Projeto de Sistemas VANTs na Configuração TiltRotor para Transporte de Cargas e Manipulação Aérea. Financiado pelo FAPEMIG, Edital Universal 2014 com número de Processo TEC - APQ-02903-14.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 15
Outras informações
Organização e Manutenção da rede de computadores dos laboratórios do grupo de pesquisa MACRO(Mechatronics, Control and Robotics).

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica Voluntária, Carga horária: 20
Outras informações
Orientador: Guilherme Vianna Raffo Projeto: Estratégias de Controle Robusto para VANTs na Configuração TiltRotor em Tarefas de Transporte de Cargas. Financiado pelo CNPq, Edital Universal 14/2013 com número de Processo 486440/2013-3.

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação CIentífica Voluntária, Carga horária: 12
Outras informações
Desenvolvimento da eletrônica embarcada da equipe de robótica Autobotz, tendo participado no Competição Brasileira de Robótica(CBR) de 2013, realizado entre 16 e 20 de outrubro em Fortaleza, CE (CBR 2013: http://sistemaolimpo.org/midias/uploads/e6dcfeb29759ec8f2bc49c3db7d3a745.pdf. Participação também no desenvolvimento da eletrônica embarcada da equipe que disputou o Latin American Robotics Competition(LARC) 2014.(LARC 2014: http://sistemaolimpo.org/midias/uploads/e28e3ad930c2d02528e7da96bb7fd76b.pdf)



Projetos de pesquisa


2015 - 2016
Projeto de Sistemas VANTs na Configuração TiltRotor para Transporte de Cargas e Manipulação Aérea

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Guilherme Vianna Raffo em 17/05/2017.
Descrição: Através do intenso desenvolvimento que vem ocorrendo no setor de aeronaves não tripuladas, justificado pelo baixo custo agregado e atuadores/sensores com elevada precisão, pesquisas relacionadas ao transporte de cargas e manipulação aérea por Veículos Aéreos Não Tripulados estão sendo impulsionadas pela necessidade de acessar zonas de risco, como, por exemplo, zonas de guerra e regiões afetadas por catástrofes químicas, biológicas, nucleares e naturais, que muitas vezes são inviáveis para veículos tripulados e de grande porte. O presente projeto de pesquisa propõe o desenvolvimento de um VANT de baixo custo com arquitetura de hardware e software aberta, voltados para aplicações civis de transporte de cargas e manipulação aérea. O projeto propõe a construção de um VANT com dois rotores encapsulados em dispositivos de propulsão denominados Ducted-Fan, constituindo assim uma aeronave de asas rotativas na configuração Ducted-Fan Tiltrotor. Ademais da concepção do VANT, propõe-se também o desenvolvimento de estratégias de controle não linear robusto para sistemas mecânicos subatuados, com o enfoque no problema de transporte de cargas suspensas por cabos flexíveis e manipulação aérea através de braços robóticos. Este problema será abordado através da teoria de controle H-infinito não linear para sistemas subatuados. Por outro lado, o projeto aqui proposto também pretende explorar questões relacionadas à estimação de estados na presença de estados desconhecidos e medidas incertas, onde a incerteza na medição está contida em um intervalo conhecido. Baseado na metodologia de set-membership e utilizando ferramentas baseadas na teoria de conjuntos e análise intervalar, pretende-se desenvolver estimadores de estado que computem um conjunto estimado que garanta conter todos os valores dos estados e que seja consistente com as observações disponíveis, dados os limites das incertezas de medição e o conjunto contendo o estado inicial do veículo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (6) .
Integrantes: Iuro Baptista Pereira Nascimento - Integrante / Guilherme Vianna Raffo - Coordenador / Leandro Buss Becker - Integrante / Bruno Vilhena Adorno - Integrante / Leonardo Antônio Borges Torres - Integrante / Luciano Cunha de Araújo Pimenta - Integrante / Bruno Otávio Soares Teixeira - Integrante / Paulo Henriques Iscold - Integrante / Guilherme Augusto Silva Pereira - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2014 - 2015
Estratégias de Controle Robusto para VANTs na Configuração TiltRotor em Tarefas de Transporte de Cargas
Descrição: Os chamados Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), popularmente conhecidos por Drones, têm se tornado cada vez mais frequentes. Através deste grande desenvolvimento que vem ocorrendo no setor de veículos aéreos não tripulados, devido ao baixo custo agregado e atuadores/sensores com elevada precisão, pesquisas relacionadas ao transporte de cargas usando cabos suspensos acoplados a VANTs estão sendo impulsionadas pela necessidade e possibilidade de acessar ambientes inóspitos, antes inviáveis para veículos tripulados e de grande porte. O presente projeto propõe o desenvolvimento de estratégias de controle robusto para sistemas mecânicos subatuados, com o enfoque no problema de transporte de cargas suspensas por cabos flexíveis. Este problema será abordado através da teoria de controle H-infinito não linear para sistemas subatuados. Ademais, tendo em vista que nem todos os estados do sistema são mensuráveis, esta problemática será estudada utilizando a abordagem via realimentação de saída. Além disso, o projeto aqui proposto também pretende explorar questões relacionadas à estimação de estados na presença de estados desconhecidos e medidas incertas, onde a incerteza na medição está contida em um intervalo conhecido. Baseado na metodologia de set-membership e utilizando ferramentas baseadas na teoria de conjuntos e análise intervalar, pretende-se desenvolver estimadores de estado que computem um conjunto estimado que garanta conter todos os valores dos estados e que seja consistente com as observações disponíveis, dados os limites das incertezas de medição e o conjunto contendo o estado inicial do veículo. O presente projeto de pesquisa também propõe o desenvolvimento de um VANT de baixo custo com arquitetura de hardware e software aberta, voltado para aplicações civis de transporte de cargas. Ao invés de se trabalhar com veículos aéreos em escala reduzida nas configurações comumente encontradas - por exemplo, aeronaves de asas fixas (aviões) ou aeronaves de asas rotativas, como os helicópteros com quatro rotores (comumente chamados quadrirrotores) - o presente projeto propõe a construção de um VANT com dois rotores, constituindo assim uma aeronave de asas rotativas na configuração Tiltrotor..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Iuro Baptista Pereira Nascimento - Integrante / Guilherme Vianna Raffo - Coordenador / Julio Elias Normey Rico - Integrante / Leandro Buss Becker - Integrante / Bruno Vilhena Adorno - Integrante / Leonardo Antônio Borges Torres - Integrante / Ricardo de Oliveira Duarte - Integrante.
2014 - 2014
Projeto de Estruturação da Equipe Autobotz
Descrição: A Autobotz é uma equipe acadêmica de robótica autônoma, formada no ano de 2012 por alunos de graduação da Escola de Engenharia da UFMG. A equipe surgiu da necessidade destes alunos adquirirem experiência prática em projeto de engenharia e robótica, além de ser uma ótima oportunidade para se aplicar o conhecimento adquirido ao longo do curso de graduação. É notável o crescimento tanto profissional quanto pessoal dos alunos engajados nesses projetos. Isto se dá, uma vez que inserido na Autobotz, o aluno deverá ser capaz de trabalhar em equipe, planejar atividades, estimular seu espírito empreendedor e de inovação, além de desenvolver aptidões com pesquisa. Além disso, a equipe conta com a coordenação e orientação técnica de professor do Departamento de Engenharia Eletrônica. Por outro lado, no meio acadêmico, um dos maiores espaços para troca de informações em robótica são os congressos e as competições, pois promovem um ensino moderno e eficiente de engenharia. Portanto, um dos objetivos da equipe é a elaboração e execução de projetos de pesquisa e desenvolvimento no âmbito da robótica autônoma, com ênfase no desenvolvimento de robôs a serem utilizados em eventos competitivos de cunho nacional e internacional. De forma específica e multidisciplinar, os participantes da equipe têm os seguintes objetivos: i) aprendizado em eletrônica analógica e digital; ii) desenvolvimento de software, firmware e hardware; iii )projeto de peças e estruturas mecânicas; iv) desenvolvimento de sistemas de controle, inteligência artificial, visão computacional; e v) metodologias de gestão de projeto. Em virtude disto, através da presente proposta objetiva-se a consolidação da equipe Autobotz, permitindo a criação de uma infraestrutura sólida de pesquisa e desenvolvimento de projetos na área de robótica de competição, além de viabilizar sua participação no torneio de maior relevância no Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Iuro Baptista Pereira Nascimento - Integrante / Guilherme Vianna Raffo - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos/Especialidade: Controle de Processos Eletrônicos, Retroalimentação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Matheus Lima Diniz Araujo ; Iuro Nascimento ; Gustavo Caetano Rafael ; Raquel de Melo-Minardi ; Fabrício Benevenuto . Emotional Fingerprint from Authors in Classical Literature. In: Webmedia, 2016, Teresina, PI, Brasil. Proceedings of the 22nd Brazilian Symposium on Multimedia and the Web. New York, NY, USA: ACM, 2016. v. 1. p. 263-270.

2.
Angelo Guimarães Silva ; Arthur Viana Lara ; Danielle Aguiar Carneiro Silva ; Iuro Nascimento ; Lucas Rosa ; Priscilla Maria Scarpelli ; Guilherme Vianna Raffo . Descrição do Robô para Transporte de Cargas em Ambiente Marítimo da Equipe Autobotz UFMG. In: Latin American Robotics Competition, 2014, São Carlos, SP. Latin American Robotics Competition / XII Campeonato Brasileiro de Robótica, 2014.

3.
Ana Claudia Abascal Gobetti ; Angelo Guimarães Silva ; Danielle Aguiar Carneiro Silva ; Iuro Nascimento ; Luiz Guilherme de Vasconcelos Moreira ; Guilherme Vianna Raffo . Descrição do Robô para Limpeza de Praias da Equipe Autobotz UFMG. In: Competição Brasileira de Robótica, 2013, Fortaleza, CE. Competição Brasileira de Robótica, 2013.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
20º Congresso Brasileiro de Automática. 2014. (Congresso).

2.
XI Competição Brasileira de Robótica.Descrição do Robô para Limpeza de Praias da Equipe Autobotz UFMG. 2013. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Guilherme Vianna Raffo ; DONOSO-GARCIA, P. F. ; Danielle Aguiar Carneiro Silva ; MURAKAMI, R. ; Iuro Nascimento ; ANDRADE, W. T. . I Competição de Robôs Autônomos. 2014. (Outro).




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