Debora dos Reis Cordeiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4018297935184340
  • Última atualização do currículo em 16/11/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2008) e mestrado em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (2017). Atualmente é docente em pós-graduação na Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da Ufma (FSADU), do Instituto Universitário Atlântico (IUA), do Instituto de Educação Carlos Chagas Filho (INCAR) e docente de graduação na Uninassau; Coordenadora pedagógica do Curso de Pedagogia (Fescemp). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Debora dos Reis Cordeiro
Nome em citações bibliográficas
CORDEIRO, D. R.


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia.
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA, Brasil.
Título: PRÁTICA CULTURAL DOCENTE: o habitus professoral dos egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo/UNIFESSPA,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Hildete Pereira dos Anjos.
Palavras-chave: Educação do Campo; Prática docente; Habitus docente; Resistência.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2010 - 2011
Especialização em Supervisão escolar. (Carga Horária: 660h).
Faculdade Integrada Jacaré Paguá, FIJ, Brasil.
Título: A SUPERVISÃO ESCOLAR NO COTIDIANO: Um estudo de caso da supervisão na unidade Raimundo Franco Teixeira.
Orientador: Solange Brito de Azevedo.
2004 - 2008
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Título: Infância e TV: uma análise sobre a influência da televisão no processo de formação sócio-cultural de crianças..
Orientador: Jovelina Maria Oliveira dos Reis.




Formação Complementar


2012
Extensão universitária em Pedagogia Empresarial. (Carga horária: 800h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Elvaldo Lodi - Núcleo Regional do Maranão, IEL/MA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pedagoga (Técnico de Nível Superior), Carga horária: 40
Outras informações
Coordenando Pedagogicamente cursos de Educação Executiva de Aperfeiçoamento Profissional.


SENAI - Departamento Regional do Maranhão, SENAI/DR/MA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Orientadora Educacional, Carga horária: 40


Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora PRONERA, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenadora de quatro pólos do Estado do Maranhão no Projeto "Curso técnico em Agropecuária para jovens e adultos de áreas de reforma agrária do Maranhão.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40
Outras informações
Ministrando a disciplina de Sociologia, no curso de Técnico em Agropecuária. No pólo de Barreirinhas, pelo PRONERA.


Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: DOCENTE, Carga horária: 96
Outras informações
96h da disciplina Teoria e Metodologia da Língua Portuguesa, ministrada pelo II Projeto de Formação de Educadores e Educadoras em Educação do Campo no Estado do Maranhão. Convênio PRONERA/UFMA/MST/ASSEMA no pólo de Nina Rodrigues/MA.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: DOCENTE, Carga horária: 48
Outras informações
Professor no II Projeto de Formação de Educadores e Educadoras em Educação do Campo no Estado do Maranhão - PRONERA/UFMA/MST/ASSEMA, na disciplina Teoria e Metodologia da Matematica, no município de Esperantinólopis/MA


Centro de Ensino Upaon Açu, UA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Séries Iniciais, Carga horária: 24
Outras informações
Professora do 4º ano e 2 º das disciplinas Matemática e Ciências


Instituto de Educação Carlos Chagas Filho, IECCF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Prestador de serviço autônomo, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Professora de Metodologia Científica para pós-graduandos.


Instituto Universitário Atlântico, IUA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor autônomo, Enquadramento Funcional: professora
Outras informações
Professora de Metodologia da Pesquisa em Educação para o curso de Especialização Gestão em Educação - Conducente ao Mestrado.


Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA, FSADU, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente


Centro universitário Maurício de Nassau - Recife, UNINASSAU, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente


Faculdade de Estudos Superiores do Maranhão, FESCEMP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenação Pedagógica curso Pedagogia

Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO, Carga horária: 20
Outras informações
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA
Outras informações
PROFESSORA DO CURSO DE PEDAGOGIA



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CORDEIRO, D. R.. A UNIVERSIDADE COMO ESPAÇO DE DISPUTA DO PODER O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA DINÂMICA DO CONFLITO SÓCIO ESPACIAL ACADÊMICO. In: I Seminário Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: o pensamento crítico latino-americano, 2017, Niterói, RJ. Anais do I Seminário Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: o pensamento crítico latino-americano. Niterói, RJ.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CORDEIRO, D. R.. PRÁTICA CULTURAL DOCENTE: o habitus professoral dos egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo/UNIFESSPA. In: I Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão da Unifesspa, 2015, Marabá. Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão da Unifesspa v, 2015. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
CORDEIRO, D. R.. A universidade como espaço de disputa do poder: o currículo da educação do campo na dinâmica do conflito sócio espacial acadêmico?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
CORDEIRO, D. R.. A ORDEM IDEOLÓGICA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO E A REORGANIZAÇÃO ESTATAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CORDEIRO, D. R.. PRÁTICA CULTURAL DOCENTE: o habitus professoral dos egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo/UNIFESSPA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
CORDEIRO, D. R.; MARTINS, T.J.S . Re) conhecendo os sujeitos da EJA: docentes-educadores e educandos em formação política e pedagógica resistentes na luta por uma vida justa. Tocantins: Revista Êxitus - UFOPA, 2018 (Resenha).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
CORDEIRO, D. R.. Educadoras. 2018; Tema: Educadoras: a educação pela visão da mulher. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
CORDEIRO, D. R.. A afetividade e disciplina no espaço escolar. 2018. .

2.
CORDEIRO, D. R.. Trabalho em Equipe no Ambiente Escolar. 2018. .

3.
CORDEIRO, D. R.. PLANEJAMENTO DOCENTE: A REFLEXÃO COMO BASE PARA A AÇÃO DO PROFESSOR. 2018. .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
?RURALIDADES, PODER Y RESISTÊNCIA EM EL SUDESTE DEL PARÁ, DESDE LA EXPERIÊNCIA VIVIDA Y NARRADA POR LAS MUJERES. 2017. (Exposição).

2.
I Seminário Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento:: o pensamento crítico latino-americano.A universidade como espaço de disputa do poder: o currículo da educação do campo na dinâmica do conflito sócio espacial acadêmico?. 2017. (Seminário).

3.
Análise de Discurso e Dinâmicas Socioterritoriais na Amazônia. 2016. (Seminário).

4.
?NEODESENVOLVIMENTISMO NUMA PERSPECTIVA CRÍTICA?. 2015. (Outra).

5.
?RESISTENCIA?. 2015. (Outra).

6.
?TRANSFOMAÇÕES REGIONAIS E REESTRUTURA DA CIDADE DE MARABÁ?. 2015. (Seminário).

7.
I Encontro de Pós Graduação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.PRÁTICA CULTURAL DOCENTE: o habitus professoral dos egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo/UNIFESSPA. 2015. (Encontro).

8.
I JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIFESSPA.PRÁTICA CULTURAL DOCENTE: o habitus professoral dos egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo/UNIFESSPA. 2015. (Outra).

9.
Mesa redonda ?A TERRA E SEUS DIFERENTES USOS? no colóquio ?NEODESENVOLVIMENTISMO E DINÂMICAS CAPITALISTAS NO SUDESTE PARAENSE?. 2015. (Outra).

10.
palestra ?CONJUNTURA ECONÔMICA DO BRASIL?. 2015. (Outra).

11.
palestra ?ESTADO, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO NO SUDESTE PARAENSE?. 2015. (Outra).

12.
I Colóquio Internacional de Educação.O colégio Batista e a análise das políticas de educação tecnológica. 2008. (Encontro).

13.
27º Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia.A influência da TV na formação crítica da infância: um tratado teórico. 2007. (Encontro).

14.
6º Encontro Maranhense dos Estudantes de Pedagogia. 2007. (Encontro).

15.
VI Semana de Pedagogia Ufma - Formação Política de Cientistas da Educação. 2006. (Outra).

16.
I Encontro de Educadores do Maranhão: Pesquisas e Experiêncências. 2004. (Encontro).

17.
V Semana de Pedagogia da Ufma -Repensando as finalidades da Pedagogia.Analisando o Programa Nacional do Livro Didático na efetividade. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARANHAO, U. F. ; CORDEIRO, D. R. . Jornada Acadêmica de Pedagogia Ufma. 2006. (Outro).

2.
MARANHAO, U. F. ; CORDEIRO, D. R. . Jornada Acadêmica de Pedagogia Ufma. 2006. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CORDEIRO, D. R.. A ORDEM IDEOLÓGICA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO E A REORGANIZAÇÃO ESTATAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CORDEIRO, D. R.. PRÁTICA CULTURAL DOCENTE: o habitus professoral dos egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo/UNIFESSPA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Cursos de curta duração ministrados
1.
CORDEIRO, D. R.. PLANEJAMENTO DOCENTE: A REFLEXÃO COMO BASE PARA A AÇÃO DO PROFESSOR. 2018. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 5:11:31