Diogo Abelar Belmonte

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6841708782220043
  • Última atualização do currículo em 30/11/2016


Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Diogo Abelar Belmonte
Nome em citações bibliográficas
BELMONTE, D. A.


Formação acadêmica/titulação


2014
Graduação em andamento em Relações Públicas.
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2009 - 2011
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Estadual São Borja, CESB, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de extensão


2014 - Atual
Comunicação e Sociabilidades
Descrição: Descrição: Comunicação e Sociabilidades Coordenador: Prof Dr. Postdoc Geder Parzianello Descrição: Compreendem a articulação com a Rede Nacional de Observatórios de Imprensa-RENOI para a realização de um conjunto de ações sociais em Comunicação que visem à sociabilidade do conhecimento, formação cidadã e gestão da informação crítica de mídia. Aprovado em março de 2014 e registrado inicialmente como Projeto de Extensão e posteriormente como projeto de Pesquisa trata da investigação e mapeamento das narrativas midiáticas, linguagens e produções de sentido e representa a materialidade de um conjunto de ações coordenadas de professores e alunos em torno do Núcleo G.E.R.A. o Grupo de Estudos em Retórica Avançada ligado ao Grupo de Pesquisa Diálogos do Pampa Unipampa/CNPq, criado em 2009 e que já contou com parte de recursos da Capes e apoios de instituições europeias de pesquisa para o desenvolvimento, entre elas o IKK de Berlim e a Universität Paderborn da Renânia do Norte, Alemanha, bem como do próprio CNPq. O Grupo Diálogos do Pampa encontra-se registrado no Diretório de Pesquisa do CNPq e renova periodicamente seus colaboradores e pesquisadores, bolsistas e voluntários, tendo organizado eventos e incentivado a participação de trabalhos de alunos e professores no Brasil e no exterior, publicado livros como resultado das pesquisas financiadas e artigos científicos, e assim tendo fomentado a Iniciação Científica e a divulgação da Ciência. Entre as temáticas na linha de pesquisa figura o eixo: comunicação, linguagem e poder. Tanto o projeto de Extensão como o de Pesquisa e as ações de Ensino a eles correlatas buscam sistematicamente cruzamentos transdisciplinares de questões filosóficas da Comunicação Teorias da Comunicação e da Linguagem, com base na Semiótica, na Retórica e no Discurso com ênfase em investigações aplicadas ao Jornalismo, à Ciência Política e ou às Relações Públicas. ..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2015 - 2015
ATIVIDADES CRIATIVAS E CULTURAIS MISSIONEIRAS EM DEBATE
Descrição: Este projeto de ensino tem por objetivo promover o debate com a comunidade acadêmica do campus São Borja a partir de bibliografias relacionada a atividades criativas e culturais missioneiras. Como objetivos específicos visa-se: mapear bibliografias sobre as temáticas: atividades criativas e culturais, cultura, cultura missioneira, comunicação e cultural e econômica política da cultura; nuclear os discentes e docentes e formar o grupo de estudo; realizar, mensalmente, encontros de estudo e, ao final de cada encontro, realizar a produção de ensaios acadêmicos, os quais suscitarão a compilação e publicação online no site www.omicult.org; promover, ao final do projeto, evento público, para a apresentação dos resultados obtidos pelo coletivo. Metodologicamente, este projeto será conduzido pela técnica de grupos de discussão, possibilitando, assim, a expressão da opinião e do diálogo entre os participantes. A leitura individual dos textos será orientada previamente, assegurando com antecedência o debate durante os encontros presenciais. A escrita também será instrumento um metodológico importante, que facilitará o registro, bem como a partilha dos resultados obtidos durante os encontros presenciais. A forma de participação ou ingresso será comunicada a toda a comunidade acadêmica, através de comunicação oral nos espaços públicos da universidade, como sala de aulas, departamentos, laboratórios, etc. O projeto também será divulgado em murais, nos sites institucionais. Os indicadores são: divulgação pública e nucleação dos interessados em participar do projeto; pesquisa bibliográfica individual e apresentação ao coletivo durante encontro presencial; sequência dos encontros presencias mensais; produção de ensaios acadêmicos; compilação e publicação online dos textos no site: www.omicult.org e a realização de um evento público, para exposição dos conteúdos produzidos pelo coletivo..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Diogo Abelar Belmonte - Coordenador / Joel Felipe Guindani - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.


Produções



Produção bibliográfica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Encontro brasileiro de educomunicação e III educom sul.Projeto de Extensão em Mídia e Educação com crianças e jovens em idade escolar no RS. 2015. (Encontro).

2.
VII SIEPE - Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.ATIVIDADES CRIATIVAS E CULTURAIS MISSIONEIRAS EM DEBATE. 2015. (Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 5:05:49