Fernanda Kagan Mallak

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6777480137508551
  • Última atualização do currículo em 03/04/2018


Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012), mestrado em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC (2017) e atualmente é doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos. Atuou entre os anos de 2015 a 2017 como pesquisadora do projeto Observatório de Remoções desenvolvido por LABCidade (Laboratórios do Espaço Público e Direito à Cidade), LABHAB (Laboratório de Habitação) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, e Universidade Federal do ABC. Tem experiência com temas relacionados à sociologia urbana, especialmente novas configurações de territórios em comunidades e favelas atingidas por obras de infraestrutura e urbanização. Área de interesse: planejamento urbano e regional, direito à moradia, conflitos fundiários urbanos e judicialização da moradia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernanda Kagan Mallak
Nome em citações bibliográficas
MALLAK, F. K.


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Sociologia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Os nômades urbanos no contexto de obras de urbanização de favelas da cidade de São Paulo: uma abordagem etnográfica,
Orientador: Cibele Saliba Rizek.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2015 - 2017
Mestrado em Planejamento e Gestão do Território.
Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
Título: O direito à moradia em colisão: o caso das famílias residentes em faixas de domínio e faixas non aedificandi da Rodovia dos Imigrantes, Diadema-SP,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Vanessa Elias de Oliveira.
Bolsista do(a): Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
Palavras-chave: Judicialização; Políticas Públicas; Direito à moradia; Remoções; Conflitos Fundiários Urbanos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Urbana.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional / Especialidade: Política Urbana.
2009 - 2012
Graduação em Ciências Sociais.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Programa de urbanização de favelas no setor Grotão 63: ?a periferia de Paraisópolis?.
Orientador: Matilde Maria Almeida Melo.




Atuação Profissional



Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora / Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista no Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território - Nível Mestrado. Bolsista UFABC.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Pesquisadora do Observatório de Remoções, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 10
Outras informações
Monitora em Regulação Ambiental e Urbana

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 5
Outras informações
Monitora em Arranjos Institucionais e o Marco Regulatório no Território

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 5
Outras informações
Monitora em Teoria do Planejamento Ambiental e Urbano


COMPANHIA BRASILEIRA DE PROJETOS E EMPREENDIMENTOS, COBRAPE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico Social, Carga horária: 44
Outras informações
Elaboração de estudos e diagnósticos socioeconômicos a partir de dados primários e secundários para subsidiar o planejamento das ações da Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo, tais como trabalho e gerenciamento social em obras de urbanização de favelas e regularização fundiária. Condução de pesquisas em campo para o cadastramento de famílias em áreas de intervenção urbanística. Contato com organizações e instituições (público e privado) para o estabelecimento de parcerias em ações sociais. Participação na construção de metodologias e indicadores para a elaboração do Planejamento Estratégico da Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Contrato de Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária de Ciências Socias, Carga horária: 30


UNYLEYA EDITORA E CURSOS S/A, Unyleya, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 5
Outras informações
Professora da disciplina Planejamento e Gestão Urbana para o curso de pós graduação em Recuperação Ambiental de Áreas Degradadas e Contaminadas. Professora da disciplina Políticas Publicas e Sustentabilidade para o curso de pós graduação em Gestão Integrada de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Sustentabilidade. Professora da disciplina Política Nacional de Recursos Hídricos e a Integração da Economia e da Ecologia para o curso de pós graduação em Gestão das Águas e Sustentabilidade dos Recursos Hídricos no Brasil.



Projetos de pesquisa


2015 - 2017
Observatório de Remoções
Descrição: O projeto Observatório de Remoções, desenvolvido por LABCidade (Laboratórios do Espaço Público e Direito à Cidade), LABHAB (Laboratório de Habitação) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, e Universidade Federal do ABC, com apoio da Fundação Ford, trata da identificação e do mapeamento, em diferentes escalas, de grupos com alto grau de vulnerabilidade socioambiental impactados por remoções urbanas involuntárias decorrentes da implantação de projetos de desenvolvimento, conflitos fundiários coletivos e incidência de riscos geológicos. Este projeto também tem como objetivo o apoio às comunidades atingidas pelas remoções, para compreensão dos seus impactos e defesa de seus direitos. Neste sentido, o Observatório de Remoções está estruturado a partir de quatro frentes de trabalho: ações colaborativas, mapeamento, articulação e multiplicação de metodologia. As ações colaborativas e de mapeamento serão realizadas nas cidades de São Paulo e ABC, mas as atividades de articulação e multiplicação de metodologias ultrapassam este recorte. Dentre as atividades de articulação e multiplicação de metodologias, já se encontra em andamento um trabalho de intercâmbio com o projeto Reestruturação Urbana e Social da Fronteira: Escola Popular de Planejamento da Cidade da UNILA (Universidade Federal da Integração Latino Americana)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Fernanda Kagan Mallak - Integrante / Francisco de Assis Comaru - Integrante / Ricardo Moretti - Integrante / Talita Anzei Golsales - Integrante / Delana Corazza - Integrante / Pedro Fonseca Moreira - Integrante / Tamires Barboza - Integrante / Ibis Cezario Lourenço - Integrante / Carolina Vigliar - Integrante / Carolina Moutinho Duque de Pinho - Integrante / Raquel Rolnik - Coordenador / Regina Dulce Lins - Integrante / Karina Leitão - Integrante / Stella Paterniani - Integrante / Carolina Sacconi - Integrante / Lara Ferreira - Integrante / Gabriel Negri - Integrante / Luciana Bedeschi - Integrante / Ana Carvalho - Integrante.
Financiador(es): Fundação Ford - Outra.


Projetos de extensão


2016 - 2017
Formação Popular em Planejamento Territorial
Descrição: Formação de integrantes de comunidades residentes em assentamentos precários, que desenvolverão, com assessoria dos docentes e monitores do curso, práticas pedagógicas junto a essas comunidades, nas temáticas de leitura/ entendimento do território e de formulação de propostas de transformação deste território com a utilização de instrumentais do planejamento..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Fernanda Kagan Mallak - Integrante / Francisco de Assis Comaru - Integrante / Ricardo Moretti - Integrante / Talita Anzei Golsales - Coordenador / Delana Corazza - Integrante / Ibis Cezario Lourenço - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Urbana.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional/Especialidade: Política Urbana.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
COMARU, F. A. ; MORETTI, R. ; GOLSALES, T. A. ; CORAZZA, D. ; MALLAK, F. K. ; MOREIRA, P. F. ; BARBOZA, T. ; DIAS, B. ; LOURENCO, I. C. ; VIGLIAR, C. ; PINHO, C. M. D. . Entre a informalidade e o direito de morar: Formas de resistência na cidade de São Paulo e no ABC. In: Vanessa Marx; Marco Aurelio Costa. (Org.). (Org.). Participação, conflitos e Intervenções urbanas: Contribuições à Habitat III. 1ed.Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016, v. I, p. 179-198.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MALLAK, F. K.; COMARU, F. A. ; MOREIRA, P. F. ; GOLSALES, T. A. . Conflito Fundiário, Ação Jurídica e Plano Popular em Diadema, SP. In: XVII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, 2017, São Paulo. Caderno de Resumos - XVII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional. São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, 2017.

2.
BARBOZA, T. ; MALLAK, F. K. ; GOLSALES, T. A. ; DIAS, B. ; PINHO, C. M. D. ; VIGLIAR, C. ; CORAZZA, D. ; COMARU, F. A. ; MOREIRA, P. F. ; MORETTI, R. . Cartografia e geoprocessamento como instrumentos mediadores entre técnicos e moradores no processo de construção de um plano popular alternativo: um estudo de caso em comunidades na margem da Rodovia dos Imigrantes em Diadema-SP. In: II Seminário nacional sobre urbanização de favelas, 2016, Rio de Janeiro. Anais do II URBFAVELAS. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2016. v. 1.

3.
MALLAK, F. K.; MOREIRA, P. F. . Urbanização alternativa: construção do Plano Popular como enfrentamento à remoção e à urbanização desigual em Diadema, SP. In: II Seminário nacional sobre urbanização de favelas, 2016, Rio de Janeiro. Anais do II URBFAVELAS. Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2016. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
MALLAK, F. K.; MOREIRA, P. F. . Urbanização alternativa: construção do Plano Popular como enfrentamento à remoção e à urbanização desigual em Diadema, SP. 2016. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MALLAK, F. K.; DIAS, B. ; GOLSALES, T. A. ; BARBOZA, T. ; LOURENCO, I. C. . Observatório de Remoções. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MALLAK, F. K.; GOLSALES, T. A. ; BARBOZA, T. ; LOURENCO, I. C. . Observatório de Remoções. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MALLAK, F. K.; GOLSALES, T. A. ; MOREIRA, P. F. ; SACCONI, C. ; FERREIRA, L. . Observando de perto: Açõs colaborativas e fortalecimento de resistências. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
MALLAK, F. K.. Trajetórias profissionais dos egressos do curso de Ciências Sociais da PUC-SP: dilemas e desafios. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MALLAK, F. K.. O Serviço Social na Habitação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
MALLAK, F. K.. Judicialização dos conflitos fundiários urbanos e o direito à moradia. 2017 (Capítulo de Livro no prelo).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
MALLAK, F. K.. De que lado está o Judiciário brasileiro? O caso da Ocupação Mauá. 2017. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
COMARU, F. A. ; NOGUEIRA, F. ; MORETTI, R. ; PINHO, C. M. D. ; MALLAK, F. K. ; DIAS, B. ; VIGLIAR, C. ; CORAZZA, D. ; LOURENCO, I. C. ; VARALLO, L. ; GOLSALES, T. A. ; BARBOZA, T. ; BEDESCHI, L. ; MOREIRA, P. F. . Precisamos falar sobre moradias nas áreas da Ecovias/ Imigrantes: Resistência Popular e alternativas técnicas (Relatório final da pesquisa Observatório das Remoções 2015-2017). 2017. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Apresentação Pública da Plataforma Observatório de Remoções.Ações colaborativas do Observando de Perto. 2017. (Outra).

2.
II Semana de Políticas Públicas UFABC. 2017. (Outra).

3.
XVII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional.Conflito Fundiário, Ação Jurídica e Plano Popular em Diadema, SP. 2017. (Encontro).

4.
1ª Semana de Planejamento Territorial - UFABC. 2016. (Seminário).

5.
II Seminário sobre Urbanização de Favelas.URBANIZAÇÃO ALTERNATIVA: CONSTRUÇÃO DO PLANO POPULAR COMO ENFRENTAMENTO A REMOÇÃO E A URBANIZAÇÃO DESIGUAL EM DIADEMA, SP. 2016. (Seminário).

6.
Migración, Cambio Climático y Desarrollo Sostenible. 2016. (Congresso).

7.
Seminário Internacional Desenvolvimento e governança regional: diagnósticos e perspectivas a partir da RMSP. 2016. (Seminário).

8.
Seminário Nacional ?Remoções, resistências e intervenções urbanas?.Observando de perto: Açõs colaborativas e fortalecimento de resistências. 2016. (Seminário).

9.
VII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población e XX Encontro Nacional de Estudos Populacionais. 2016. (Congresso).

10.
Ciclo de Eventos do BPT: Reflexões Sobre as ZEIS delimitadas no Plano Diretor de São Paulo e no Projeto de Lei de Zoneamento de São Paulo. 2015. (Seminário).

11.
Desafios para o Habitat III. 2015. (Seminário).

12.
Desigualdade Regional e as Políticas Públicas. 2015. (Seminário).

13.
Diálogos Transversais INPE, UFABC E USP: Geotecnologias para a análise do território.. 2015. (Outra).

14.
Políticas de Saúde Pública. 2015. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROLNIK, R. ; COMARU, F. A. ; LINS, R. ; LEITAO, K. ; PINHO, C. M. D. ; GOLSALES, T. A. ; MALLAK, F. K. ; MOREIRA, P. F. ; DIAS, B. ; VIGLIAR, C. ; PATERNIANI, S. ; LOURENCO, I. C. ; BARBOZA, T. ; SACCONI, C. ; FERREIRA, L. ; NEGRI, G. ; BEDESCHI, L. . Seminário Nacional: Remoções, Resistências e Intervenções Territoriais. 2016. (Outro).

2.
COMARU, F. A. ; MALLAK, F. K. ; CASTRO, R. F. ; BONICENHA, R. ; GOLSALES, T. A. . Desafios para o Habitat III. 2015. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MALLAK, F. K.; GOLSALES, T. A. ; BARBOZA, T. ; LOURENCO, I. C. . Observatório de Remoções. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 22:55:58