Joana Tassinari

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4608014470713197
  • Última atualização do currículo em 01/02/2018


Mestranda em Comunicação e Cultura no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCOM/ECO-UFRJ). Bolsista pela Capes. Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Atualmente, é membro do grupo de pesquisa Mídia, Jornalismo Audiovisual e Educação e sua pesquisa tem foco em novas tecnologias de comunicação audiovisual no ambiente transmidiático. Atua no mercado audiovisual há mais de 20 anos, com passagens por emissoras de televisão aberta, fechada e produtoras audiovisuais. No fim da década de 1990, ingressa no Grupo Bandeirantes de Comunicação, em São Paulo, onde exerce diversas funções ao longo de 12 anos: editora de texto, coordenadora de edição, diretora de externa e assistente de direção. Participa da transmissão dos eventos ao vivo da emissora, primeiramente como editora e coordenadora de edição. Depois como diretora de externa e coordenadora de links e transmissão. Em 2000, assume como redatora de chamadas e textos para trailers explicativos de programas culturais, em canal a cabo do Ministério da Cultura ? TV Cultura & Arte. Em 2011 integra importante projeto de difusão de acervos do MinC, como diretora de produção, entrevistadora e co-montadora da Coleção CTAv INCE/ INC, contendo 110 filmes com produzidos pelo Instituto Nacional do Cinema Educativo e Instituto Nacional do Cinema entre os anos de 1936 e 1984. O projeto incluiu a telecinagem em HD do acervo, preservação das matrizes e difusão do conteúdo de relevância histórica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Joana Tassinari
Nome em citações bibliográficas
TASSINARI, J.


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em Comunicação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Título: A TV ABERTA NA ERA TRANSMIDIÁTICA: RISCOS E IMPACTOS DA TRANSMISSÃO AO VIVO,Orientador: Professora Dra. Beatriz Becker.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Televisão, transmissão direta,audiências.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
1992 - 1995
Graduação em Comunicação Social - Jornalismo.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Jornalismo Investigativo em Televisão: Estudo de Caso do programa Documento Especial.
Orientador: Marta Campos de Quadros.




Atuação Profissional



Conspiração Filmes, CONSPIRA CORP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Finalizadora de filmes corporativos, Carga horária: 40
Outras informações
Contato com fornecedores de pós-produção: designers, locutores, produtores de trilha, gerentes de projeto e coordenadores de produção. Auxílio ao diretor e montador no processo de edição. Responsável pela entrega final do vídeo.


Centro Técnico Audiovisual, CTAV/SAV/MINC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Direção de produção; Externa; Edição, Carga horária: 40
Outras informações
Projeto de 20 DVD´s da Coleção CTAv INCE/ INC com filmes produzidos pelo (Instituto Nacional do Cinema Educativo e Instituto Nacional do Cinema) entre as décadas de 1930 e 1980.


Radio e Televisão Bandeirantes, BAND, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Edição; Direção de externa, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação em produtos jornalísticos, eventos e linha de show. Elaboração de roteiro, redação, edição de conteúdo e finalização de reportagens especiais e programas. Direção de externa, coordenação de transmissões ao vivo. Editora de jornalismo em programas de entretenimento.


Fundação Padre Anchieta, FPA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Redatora freelancer, Carga horária: 40
Outras informações
TV Cultura & Arte do Ministério da Cultura. Redação de chamadas e textos para traillers explicativos de programas culturais, em canal a Cabo do Ministério da Cultura


Escala Comunicação e Marketing, ECM, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Montadora de comerciais freelancer, Carga horária: 40
Outras informações
Direção e edição de comerciais da campanha Bem Estar & Sabor da Rede Dosul de Abastecimento com veiculação semanal em mídia regional.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão/Especialidade: Videodifusão.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


1995
1º Colocado - Categoria Radiojornalismo. Programa Sinal dos Tempos (Redação e Edição), 8º SET Universitário - Festival de Laboratórios do Conesul PUC/RS.
1994
2º Colocado - Categoria Vídeo Ficção. Vídeo Ficção "Nítido Instante". (Roteiro, Direção e Edição), 7º SET Universitário - Festival de Laboratórios do Conesul PUC/RS.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
TASSINARI, J.. Reconfigurações da centralidade e das mediações da TV em transição: O resgate das transmissões ao vivo. In: Conexão Pós: I Encontro de Pesquisas dos Programas de Pós-graduação da ECO/UFRJ, 2017, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: UFRJ, CFCH, Escola de Comunicação, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
BECKER, B. ; MACHADO, H. L. ; TASSINARI, J. ; WALTZ, I. . The centrality of TV News in the convergent media environment: rethinking how the links between production and reception assign meaning to the 2016 Olympic Games. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
TASSINARI, J.. Reconfigurações da centralidade e das mediações da TV em transição: O resgate das transmissões ao vivo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Conexão Pós: I Encontro de Pesquisas dos Programas de Pós-graduação da ECO/UFRJ.Reconfigurações da centralidade e das mediações da TV em transição: O resgate das transmissões ao vivo. 2017. (Encontro).

2.
XXVI Encontro Nacional da Compós. 2017. (Encontro).

3.
XXV Encontro Nacional da Compós. 2016. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BECKER, B. ; FONTELLA, A. ; TASSINARI, J. ; FARIAS, D. M. ; SALLES, D. ; MACHADO, H. L. ; WALTZ, I. ; SCHETTERT, M. ; FIGUEIRA, M. ; MILANI, W. . Conexão Pós: I Encontro de Pesquisas dos Programas de Pós-graduação da ECO/UFRJ. 2017. (Congresso).

2.
BECKER, B. ; TASSINARI, J. ; WALTZ, I. ; MACHADO, H. L. ; CODECA, G. ; SILVA, R. P. ; AMICO, R. ; MAGRINI, J. . Seminário Mídia e Educação. 2016. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 11:06:25